Não autenticado |

Wilson Mesquita de Almeida

    • Professor da Universidade Federal do ABC (UFABC). Pós-Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), com bolsa FAPESP. Doutor e Mestre em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de São Paulo. Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Autor de ProUni e o Ensino Superior Privado Lucrativo em São Paulo: Uma Análise Sociológica (SP: Musa/FAPESP, 2014) e USP para todos? Estudantes com Desvantagens Socioeconômicas e Fruição da Universidade Pública (SP: Musa/FAPESP, 2009). É membro do Comitê Gestor do Programa de Ensino e Aprendizagem Tutorial (PEAT), ligado à Pró-Reitoria de Graduação da UFABC. Possui ampla experiência em pesquisa e metodologias qualitativas de investigação. Linhas de pesquisa: acesso e permanência no Ensino Superior; políticas públicas de inclusão e assistência estudantil no Ensino Superior; ensino superior brasileiro; ensino superior privado lucrativo; ensino superior privado; educação brasileira, desigualdades educacionais; ações afirmativas; sociologia da educação; sociologia política.

       

      Links:    

    • ALMEIDA, W. M. . ProUni e o ensino superior privado lucrativo em São Paulo: uma análise sociológica. São Paulo : Musa;FAPESP, 2014 . 304p. ISBN: 9788578710194.
    • ALMEIDA, W. M. . USP para todos?: estudantes com desvantagens socioeconômicas e educacionais e fruição da universidade pública. São Paulo : Musa;Fapesp, 2009 . 208p. ISBN: 9788578710019.
    • FREITAS, J. A. X. ; ALMEIDA, W. M. . Sendo Doutor no exterior: brasileiros estudando Medicina na Argentina PÉRIPLOS, REVISTA DE PESQUISAS SOBRE MIGRAÇÃO , v. 7 , p. 122 - 144 , 2023. ISSN: 25947443.
    • MESQUITA DE ALMEIDA, WILSON . The Impact of For-Profit Higher Education on Brazilian Education Latin American Perspectives , v. 49 , p. 84 - 98 , 2022. ISSN: 1552678X.
    • ALMEIDA, WILSON MESQUITA DE . Revisitando -USP para Todos?- Revista de Ciências Sociais (UFC) , v. 51 , p. 21 - 62 , 2020. ISSN: 23184620.
    • ALMEIDA, WILSON MESQUITA DE . ABOUT THE END OF FREE PUBLIC HIGHER EDUCATION IN BRAZIL CADERNOS DE PESQUISA (FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS. IMPRESSO) , v. 49 , p. 10 - 27 , 2019. ISSN: 01001574.
    • ALMEIDA, W. M. . PROUNI E O ACESSO DE ESTUDANTES NEGROS AO ENSINO SUPERIOR. REVISTA CONTEMPORÂNEA DE EDUCAÇÃO , v. 12 , p. 89 - , 2017. ISSN: 18095747.
    • JARDIM, F. A. A. ; ALMEIDA, W. M. . Expansão recente do ensino superior brasileiro: (novos) elos entre educação, juventudes, trabalho? Linhas Críticas (Online) , v. 22 , p. 63 - 85 , 2016. ISSN: 19810431.
    • ANDREWS, C. W. ; REZENDE, S. ; ALMEIDA, W. M. . Delivering education to the poor: investigating the role of self-motivation in Brazil International Review of Administrative Sciences , v. 83 , p. 1 - 17 , 2015. ISSN: 00208523.
    • ALMEIDA, WILSON MESQUITA DE . Os Herdeiros e os bolsistas do ProUni na cidade de São Paulo Educação e sociedade , v. 36 , p. 85 - 100 , 2015. ISSN: 16784626.
    • ALMEIDA, W. M. . Acesso à universidade pública: posições em disputa Estudos de Sociologia (Recife) , v. 2 , p. 75 - 92 , 2012. ISSN: 1415000X.
    • ALMEIDA, W. M. . Estudantes com desvantagens econômicas e educacionais e fruição da universidade Cadernos CRH , v. 20 , p. 35 - 46 , 2007. ISSN: 01034979.
    • ALMEIDA, W. M. . Desigualdades Educacionais. As Contínuas Desigualdades Regionais do Brasil, v. 1, p. 15 - 42, 2022.
    • ALMEIDA, W. M. . Estudantes com desvantagens sociais e os desafios da permanência na universidade pública. Camadas Populares e Universidades Públicas: trajetórias e experiências escolares, v. , p. 239 - 272, 2014.
    • ALMEIDA, W. M. . ProUni sob balanço: avanços e limites à luz de experiências estudantis na cidade de São Paulo. O Negócio da Educação, v. , p. 115 - 127, 2017.
    • ALMEIDA, W. M. . Estudantes desprivilegiados e fruição da universidade: elementos para repensar a inclusão no ensino superior. Educação para a Diversidade e Cidadania - Concurso Nacional de Monografias MEC/SECAD;ANPED, v. , p. 175 - 229, 2007.
    • ALMEIDA, W. M. . Bahia tem 798 inscritos no Enem maiores de 60 anos . Jornal Correio , Salvador - Bahia , . .
    • ALMEIDA, W. M. . Direito 'não passa' no Enade; MEC quer criar agência para supervisionar faculdades . O Estado de S. Paulo , São Paulo , 31 out. 2023.
    • ALMEIDA, W. M. . Enade: um terço dos cursos privados de Direito tem notas baixas em exame com concluintes, aponta MEC . . O Estado de S. Paulo , São Paulo , 30 out. 2023.
    • ALMEIDA, W. M. . Os avanços e desafios após 10 anos da Lei de Cotas . Zero Hora - GZH , , . .
    • ALMEIDA, W. M. . O estudante de Medicina que já estampou outdoor e hoje luta para se manter no curso . BBC News Brasil , , . .
    • ALMEIDA, W. M. . Sonho do diploma vira pesadelo para jovens endividados com o Fies . O Estado de S. Paulo , São Paulo , . .
    • ALMEIDA, W. M. . Sem as cotas, eu não estaria fazendo uma dissertação de mestrado?, diz assistente social . O Estado de S. Paulo - Estadão Expresso , São Paulo , . .
    • ALMEIDA, WILSON MESQUITA DE . Bolsonaro edita MP e Prouni passa a aceitar estudantes de escola privada sem bolsa integral . O Estado de S. Paulo , , 07 dez. 2021.
    • ALMEIDA, W. M. . Geração Reprovada . Revista Galileu , , 17 jun. 2021.
    • ALMEIDA, W. M. . Em mudança histórica, maioria dos novos alunos da USP é de escola pública . O Estado de S. Paulo , , 06 jun. 2021.
    • ALMEIDA, W. M. . 'Me formar virou um pesadelo': os brasileiros endividados com o Fies . BBC News Brasil , São Paulo , 23 ago. 2021.
    • ALMEIDA, W. M. . Número de vagas não ocupadas em graduações de universidades públicas do Paraná cresce 75%, em 2021 . Portal G1 , , 17 set. 2021.
    • ALMEIDA, W. M. . Lei da Liberdade Econômica cria brecha para aprovar curso superior sem análise do MEC . Folha Press , , 01 dez. 2020.
    • ALMEIDA, W. M. . Negros são maioria na universidade pública, mas não nos cursos concorridos . O Globo , Rio de Janeiro , 20 nov. 2019.
    • ALMEIDA, W. M. . ?Nem Temer teve coragem de mexer, rebate Haddad a críticas ao Prouni: Elogiada por incluir estudantes carentes, uma das principais ações do petista é questionada por isenção fiscal às entidades privadas . Metrópoles , , . .
    • ALMEIDA, W. M. . Educação cada vez mais mercadoria . Jornal ExtraClasse , , 18 mar. 2018.
    • ALMEIDA, W. M. ; REIS, C. F. B. . RELATÓRIO DO BANCO MUNDIAL: OS INTERESSES QUE SUSTENTAM AS TESES PELO FIM DA GRATUIDADE NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO NO BRASIL ( PARTE 2) . Plataforma Política Social , São Paulo , 28 nov. 2017.
    • ALMEIDA, W. M. ; REIS, C. F. B. . RELATÓRIO DO BANCO MUNDIAL: OS INTERESSES QUE SUSTENTAM AS TESES PELO FIM DA GRATUIDADE NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO NO BRASIL ( PARTE 1) . Plataforma Política Social , São Paulo , 28 dez. 2017.
    • ALMEIDA, W. M. . Especialistas rebatem relatório do Banco Mundial que prega o fim do ensino superior gratuito . Jornal do Brasil , Rio de Janeiro , 26 nov. 2017.
    • ALMEIDA, W. M. . Bird sugere fim da universidade pública . O Estado de S. Paulo , , 22 nov. 2017.
    • ALMEIDA, W. M. . Deixe de ser aluno e venha ser FIES . Sô Foca - Jornal Acadêmico Curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Mato Grosso , Mato Grosso , . .
    • ALMEIDA, W. M. . 4 análises sobre a proposta de acabar com o ensino superior gratuito . Nexo , , 30 jul. 2016.
    • ALMEIDA, W. M. . Encontro sobre Direitos Humanos: cotas nas universidades é debate na Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo . Notícias da Faculdade , São Bernardo do Campo , 08 nov. 2015.
    • ALMEIDA, W. M. . Prouni criou milionários em troca de má qualidade na educação . Carta Capital , , 19 dez. 2014.
    • ALMEIDA, W. M. . Opinião N16 ? PROUNI: LIMITES, AVANÇOS E DESAFIOS EM UMA DÉCADA DE EXISTÊNCIA . Artigos GEA/FLACSO - Grupo Estratégico de Análise da Educação Superior no Brasil , Rio de Janeiro , 14 set. 2015.
    • ALMEIDA, W. M. . ProUni completa dez anos com o desafio de ser reavaliado . O Tempo , , 11 jan. 2015.
    • ALMEIDA, W. M. . Exame único para as universidades . Jornal do Campus - Escola de Comunicações e Artes - USP , São Paulo , 04 abr. 2009.
    • ALMEIDA, W. M. . Escola Pública e o Acesso à Universidade de São Paulo: dos programas de inclusão às cotas. In: 40ª Reunião Anual da ANPED , 2021 , Belém - Evento OnLine. 40ª Reunião Anual da ANPED - "Educação como Prática da Liberdade": cartas da Amazônia para o Mundo. : , 2021.
    • ALMEIDA, W. M. . Recursos FIE(I)S: Estado e Financiamento do Ensino Superior Lucrativo Brasileiro. In: 44º Encontro Anual da ANPOCS. , 2020 , Evento Online. 44º Encontro Anual da ANPOCS.. : , 2020.
    • ALMEIDA, WILSON MESQUITA DE . Os programas de inclusão social nas universidades públicas estaduais paulistas: Inclusp, PAAIS e cursinhos pré-vestibulares gratuitos. In: 39º Encontro Anual da ANPOCS , 2015 , Caxambu, Minas Gerais. 39º Encontro Anual da ANPOCS. : , 2015.
    • ANDREWS, C. W. ; REZENDE, S. ; ALMEIDA, W. M. . Delivering Education to the Poor: Lessons from Local Governments in Brazil. In: 2013 Joint Congress of IIAS-IASIA , 2013 , Bahrein.. Joint Congress of IIAS-IASIA-Papers. : , .
    • ALMEIDA, W. M. . Dificuldades da permanência no ensino superior público: do material ao simbólico. In: II Seminário de Educação Brasileira , 2009 , Campinas. Educação & Sociedade (Impresso). Campinas : CEDES-UNICAMP, 2009.
    • ALMEIDA, W. M. . O ProUni e a Democratização do Ensino Superior: explorações empíricas e conceituais. In: 33a. Reunião Anual da ANPED , 2010 , Caxambu. Anais da 33a. Reunião Anual da Anped. RIO DE JANEIRO : ANPED, 2010.
    • ALMEIDA, W. M. . Ensino Superior Privado Atual: tentáculos e novas configurações de um velho ator. In: 31ª Reunião Anual da ANPED , 2008 , Caxambu. 31ª Reunião Anual da ANPED. : , 2008.
    • ALMEIDA, W. M. . Ampliação do acesso ao ensino superior público no Brasil: posições em disputa. In: 32º Encontro Anual da ANPOCS , 2008 , Caxambu, Minas Gerais. 32º Encontro Anual da Associação de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais. : , 2008.
    • ALMEIDA, W. M. . Estudantes com desvantagens sócio-econômicas e educacionais e fruição da universidade pública. In: VIII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional , 2007 , São João Del Rei. ABRAPEE. : , 2007.
    • ALMEIDA, W. M. . "O olhar interno" - estudantes desprivilegiados e fruição da universidade pública : (re)discutindo a inclusão do ensino superior. In: 30º Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação em Pesquisa em Ciências Sociais , 2006 , Caxambu. Anais do 30º Encontro Anual da Anpocs. : , 2006.
    • ALMEIDA, W. M. . Que elite é essa de que tanto se fala? - sobre o uso indiscriminado do termo a partir de perfis dos alunos das universidades públicas. In: 29ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação , 2006 , Caxambu. Anais da 29ª Reunião da ANPED. : , 2006.
    • ALMEIDA, W. M. . A vida acadêmica do estudante: o caso dos segmentos populares. In: II Semana da Educação , 2004 , São Paulo. Anais da II Semana da Educação da Faculdade de Educação da USP. : , 2004.
    • ALMEIDA, W. M. . Gestão da Política Educacional do Governo Luiza Erundina (1989-1992). In: VII Simpósio de Pesquisa da FEUSP - Faculdade de Educação da USP , 2001 , São Paulo. Anais do VII Simpósio de Pesquisa da FEUSP. : , 2001.
    • ALMEIDA, W. M. . Gestão da Política Educacional do Governo Luiza Erundina (1989-1992). In: 9º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP , 2001 , São Paulo. Anais do 9º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP. : , 2001.
    • ALMEIDA, W. M. . Gestão da Política Educacional do Governo Luiza Erundina (1989-1992). In: 8º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP , 2000 , São Paulo. Anais do 8º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP. : , 2000.
    • ALMEIDA, W. M. . Os filhos de Dona Silva. São Paulo : Departamento de Sociologia - USP , 2008 (Resenha)
    • ALMEIDA, W. M. . Estudantes desprivilegiados e fruição da universidade : elementos para repensar a inclusão no ensino superior. RIO DE JANEIRO : BRASÍLIA : ANPED : MEC/SECAD , 2006 (Monografia)
    • MESQUITA DE ALMEIDA, WILSON . Parecerista Ad Hoc Dados - Revista de Ciências Sociais. 2023 (Parecer)
    • ALMEIDA, W. M. . Parecerista Ad Hoc Revista de Educação PUC-Campinas. 2023 (Parecer)
    • ALMEIDA, W. M. . Parecerista Ad Hoc Cadernos de Pesquisa. 2023 (Parecer)
    • ALMEIDA, W. M. . Parecerista Ad Hoc Cadernos de Pesquisa. 2022 (Parecer)
    • ALMEIDA, W. M. . Parecerista Ad Hoc Educação e Sociedade. 2022 (Parecer)
    • ALMEIDA, W. M. . Parecerista Ad Hoc Opinião Pública. 2022 (Parecer)
    • ALMEIDA, W. M. . Parecerista Ad Hoc Cadernos de Pesquisa. 2021 (Parecer)
    • ALMEIDA, W. M. . Parecerista ad hoc Sociedade e Estado. 2021 (Parecer)
    • ALMEIDA, W. M. . Parecerista ad hoc Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (RBPAE). 2021 (Parecer)
    • ALMEIDA, W. M. . Parecerista ad hoc Cadernos de Pesquisa. 2020 (Parecer)
    • ALMEIDA, W. M. . Parecerista ad hoc Sociedade e Estado. 2020 (Parecer)
    • ALMEIDA, W. M. . Parecerista ad hoc Sociologias. 2020 (Parecer)
    • ALMEIDA, W. M. . Parecerista ad hoc Sociologias. 2019 (Parecer)
    • ALMEIDA, W. M. . Parecerista ad hoc Educação e Pesquisa. 2020 (Parecer)
    • ALMEIDA, W. M. . Parecerista ad hoc Educação e Pesquisa. 2019 (Parecer)
    • ALMEIDA, W. M. . Parecerista Concurso Brasileiro ANPOCS de Obras Científicas e Teses Universitárias em Ciências Sociais ? Edital 2019.. 2019 (Parecer)
    • ALMEIDA, W. M. . Parecerista ad hoc Revista do Serviço Público. 2019 (Parecer)
    • ALMEIDA, W. M. . Parecerista ad hoc Educação em Revista - UFMG. 2019 (Parecer)
    • ALMEIDA, W. M. . Parecerista ad hoc Educação e Sociedade. 2018 (Parecer)
    • ALMEIDA, W. M. . Parecerista ad hoc Revista PerCursos - Centro de Ciências Humanas e da Educação (FAED/UDESC). 2018 (Parecer)
    • ALMEIDA, W. M. . Parecerista ad hoc Cadernos de Pesquisa. 2018 (Parecer)
    • ALMEIDA, W. M. . Parecerista ad hoc Educação e Sociedade. 2017 (Parecer)
    • ALMEIDA, W. M. . Parecerista ad hoc Educação e Pesquisa. 2016 (Parecer)
    • ALMEIDA, W. M. . Parecerista ad hoc Serviço Social e Sociedade. 2016 (Parecer)
    • ALMEIDA, W. M. . Parecerista ad hoc Cadernos de Pesquisa. 2016 (Parecer)
    • ALMEIDA, W. M. . Parecerista ad hoc Pró-Posições. 2015 (Parecer)
    • ALMEIDA, W. M. . Parecerista ad hoc Estudos em Avaliação Educacional. 2015 (Parecer)
    • ALMEIDA, W. M. . Parecerista ad hoc Cadernos de Pesquisa - Fundação Carlos Chagas. 2012 (Parecer)
    • ALMEIDA, W. M. . Parecerista ad hoc Educação e Pesquisa - FEUSP. 2014 (Parecer)
    • ALMEIDA, W. M. . Parecerista ad hoc Educação em Revista - UFMG.. 2014 (Parecer)
    • ALMEIDA, W. M. . Parecista XXI SIICUSP - Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP. 2013 (Parecer)
    • ALMEIDA, W. M. . Parecerista ad hoc Cadernos de Pesquisa - Fundação Carlos Chagas. 2013 (Parecer)
    • ALMEIDA, W. M. . Parecerista XX SIICUSP - Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP. 2012 (Parecer)
    • ALMEIDA, W. M. . Parecerista ad hoc Caderno CRH - UFBA. 2012 (Parecer)
  • Apresentações de Trabalho: 30
    • ALMEIDA, W. M. . Aula Pública - Prova Escrita: pontos básicos a considerar. 2023 (Outra)
    • ALMEIDA, W. M. ; SAMPAIO, H. . 2º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação - Ensino Superior: como expandir com qualidade?. 2018 (Congresso)
    • ALMEIDA, W. M. . Planejamento de estudos: apoio pedagógico e técnicas para estudar. 2018 (Conferência)
    • ALMEIDA, W. M. . Orientações para os Estudos - Programa de Ensino e Aprendizagem Tutorial (PEAT). 2018 (Conferência)
    • ALMEIDA, W. M. . Os 'Brasis' e suas Desigualdades Parte II - Desigualdades Educacionais. 2017 (Seminário)
    • ALMEIDA, W. M. ; ESTEVAN, F. . Ensino Superior Gratuito - Qual o futuro das Universidades Públicas brasileiras?. 2016 (Comunicacao)
    • ALMEIDA, W. M. . Desafios do acesso aos cursos de Direito no Brasil. 2016 (Simposio)
    • ALMEIDA, W. M. . III Encontro Paulista de Estudantes da Área de Políticas Públicas do Estado de São Paulo. 2016 (Simposio)
    • ALMEIDA, W. M. . II Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia.. 2016 (Seminário)
    • ALMEIDA, W. M. . Seminário de Acesso ao Ensino Superior - SAES 2016. 2016 (Seminário)
    • ALMEIDA, WILSON MESQUITA DE ; MARTINS, Heloisa H. T.S . Colóquio 'CQ04 Sistema Educacional Brasileiro: contextos de ensino e financiamento. 2015 (Outra)
    • ALMEIDA, W. M. . A conjuntura atual da educação pública. 2015 (Simposio)
    • ALMEIDA, W. M. . Ensino Superior Privado Lucrativo e o ProUni. 2015 (Seminário)
    • ALMEIDA, W. M. . ProUni e o acesso ao ensino superior. 2015 (Seminário)
    • ALMEIDA, W. M. . Desafios da Conjuntura: 10 anos de ProUni - balanços e perspectivas do acesso ao ensino superior no Brasil. 2015 (Conferência)
    • ALMEIDA, W. M. . Autografias - ProUni e o Ensino Superior Privado Lucrativo em São Paulo. 2014 (Outra)
    • ALMEIDA, W. M. . Tendências Atuais do Ensino Superior Brasileiro:onde se encontram o CUFSA e seus professores?. 2015 (Conferência)
    • MARTINS, Heloisa H. T.S ; MARTINS, Carlos Benedito ; NEVES,C. E. B. ; ALMEIDA, W. M. . Diversificação do sistema de oferta de ensino superior: novos modelos para o Brasil?. 2013 (Congresso)
    • ALMEIDA, W. M. . Acesso e Permanência de Estudantes com Desvantagens SócioEconômicas na Universidade Pública. 2010 (Seminário)
    • ALMEIDA, W. M. ; NEVES,C. E. B. ; MARTINS, Heloisa H. T.S ; LIMA, M. R. . Políticas Públicas de Acesso ao Ensino Superior: Cotas e PROUNI. 2011 (Congresso)
    • ALMEIDA, W. M. . A vida acadêmica do estudante : o caso dos segmentos populares. 2004 (Comunicacao)
    • ALMEIDA, W. M. . Gestão da Política Educacional do Governo Luiza Erundina (1989-1992). 2001 (Comunicacao)
    • ALMEIDA, W. M. . Gestão da política educacional da Secretaria de Educação do Município de São Paulo no governo Luiza Erundina (1989-1992). 2000 (Comunicacao)
    • ALMEIDA, W. M. . Dificuldades da permanência no ensino superior público: do material ao simbólico. 2009 (Comunicacao)
    • ALMEIDA, W. M. . Que elite é essa de que tanto se fala ? - sobre o uso indiscriminado do termo a partir de perfis dos alunos da universidade públicas. 2006 (Comunicacao)
    • ALMEIDA, W. M. . "O olhar interno" - estudantes desprivilegiados e fruição da universidade pública : (re)discutindo a inclusão do ensino superior. 2006 (Comunicacao)
    • ALMEIDA, W. M. . Ensino Superior privado atual: tentáculos e novas configurações de um velho ator. 2008 (Comunicacao)
    • ALMEIDA, W. M. . Ampliação do acesso ao ensino superior público no Brasil: posições em disputa. 2008 (Comunicacao)
    • ALMEIDA, W. M. . O ProUni e a democratizaçaõ do acesso ao ensino superior: explorações empíricas e conceituais. 2010 (Comunicacao)
    • ALMEIDA, W. M. . Dificuldades da permanência no ensino superior público: dimensões materiais e simbólicas. 2009 (Comunicacao)
    • ALMEIDA, W. M. . Estudantes de escolas públicas já são 50% nas universidades federais. 2016 Rede TVT
    • ALMEIDA, W. M. . Sala de Professores - O negócio da educação. 2017 TV FEPESP - Canal YouTube
    • ALMEIDA, W. M. . Documentário - A Maratona USP. 2017 YouTube
    • ALMEIDA, W. M. . Na Frequência COPOM - Educação Superior. 2020 Jornal de Economia Crítica - UFSCAR Sorocaba
    • ALMEIDA, W. M. . Instituições particulares de educação querem novas regras para o FIES no Governo Bolsonaro. 2018 Jovem Pan - Jornal da Manhã
    • ALMEIDA, W. M. . Governo de SP corta 21,3 milhões de projeto que dá bolsas a universitários. 2018 Portal Fiquem Sabendo
    • ALMEIDA, WILSON MESQUITA DE . Crédito estudantil privado cresce, mas não cobre lacuna do público. 2019 Globo News
    • ALMEIDA, W. M. . Número de vagas não ocupadas em graduações de universidades públicas do Paraná cresce 75%, em 2021. 2021 Portal G1
    • ALMEIDA, W. M. . Um baluarte da escola pública. 2012
    • ALMEIDA, W. M. . Dinâmica da Fruição. 2010 Agência Fapesp
    • ALMEIDA, W. M. . Estudantes de baixa renda têm dificuldade de acesso às universidades públicas. 2010 Agência Toque da Ciência - Unesp
    • ALMEIDA, W. M. . A desigualdade dentro das instituições. 2011 Jornal Gazeta do Povo
    • ALMEIDA, W. M. . ProUni oferta cursos reprovados pelo MEC. 2013 Jornal Correio Braziliense
    • ALMEIDA, W. M. . Prouni não garante mudanças estruturais no ensino superior. 2013 Agência USP de Notícias
    • ALMEIDA, W. M. . Sociólogo discute real eficácia do ProUni. 2013 Rádio
    • ALMEIDA, W. M. . Prova de Fogo: USP começa 2013 de olho no polêmico debate sobre o novo sistema de cotas. 2013 Revista São Paulo - semanal
    • ALMEIDA, W. M. . ProUni ajuda a conquistar diploma, mas não garante mudanças estruturais, diz sociólogo. 2013 Jornal
    • ALMEIDA, W. M. . MEC tenta melhorar qualidade ao excluir do ProUni 186 cursos mal avaliados. 2013 Portal Terra
    • ALMEIDA, W. M. . Além da Bolsa: o ProUni precisa enfrentar a pouca abrangência, a falta de apoio ao estudante e a baixa qualidade dos cursos. 2013 Carta Capital - Carta na Escola
    • ALMEIDA, W. M. . Cursinho da USP reaviva debate sobre inclusão. 2013 Jornal do Campus
    • ALMEIDA, W. M. . ProUni: acesso traz desafios. 2013 Jornal O Estado de São Paulo
    • ALMEIDA, W. M. . Pesquisas da UFABC investigam trajetória de estudantes de baixa renda na USP e de bolsistas ProUni. 2023 CLICK CIÊNCIA Projeto de divulgação e popularização da Ciência produzido pelo Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico da Universidade Federal de São Carlos (LAbI - UFSCar).
    • ALMEIDA, W. M. . Leitura e Escrita na Graduação. 2019 (Divisão de Ensino e Aprendizagem Tutorial - DEAT - ProGrad- UFABC)
    • SOUZA, R. ; ALMEIDA, W. M. . Guia Tô no Rumo - Jovens e escolha profissional - Subsídios para educadores. 2014 (Guia)
    • Nome do projeto: Juventude, Escolarização e Poder Local (2003 - 2004
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ALMEIDA, W. M. , SPOSITO, M. P. .
      Descrição: Participei desse Projeto Interinstitucional, com apoio da Fapesp/CNPq. Minha participação como bolsista de Treinamento Técnico no projeto mais amplo reportou-se aos aspectos relativos à documentação na montagem e consolidação da base de dados. Na consecução de tais tarefas, foram contempladas a coleta, o recebimento, a verificação e o registro sistemáticos de dados oriundos dos roteiros específicos de entrevista dos eixos de pesquisa - políticas públicas de juventude e educação de jovens e adultos. As seguintes atividades foram desenvolvidas: cadastro dos atores envolvidos diretamente com as temáticas pesquisadas; auxílio na definição do roteiro de coleta das informações, o qual serviu de base para composição do banco de dados; coleta de informações disponíveis em diversas fontes sobre políticas públicas de juventude e EJA; recebimento de dados via meio eletrônico; consistência e classificação das informações coletadas e recebidas; auxílio na conclusão da estrutura de registro da informações do banco de dados; acompanhamento e indexação das informações; participação de reuniões de trabalho e seminários com as equipes constituintes do projeto e sistematização das informações que serviram de subsídios para a fase posterior de aprofundamento mediante estudos de caso.
    • Nome do projeto: Gestão da Política Educacional da Secretaria de Educação do Município de São Paulo no Governo Luiza Erundina (1989-1992) (1999 - 2002
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ALMEIDA, W. M. , Coordenador .
      Descrição: Vinculado ao Projeto Temático Fapesp "Banco de Dados sobre Experiências Significativas de Professores da Universidade Pública na Administração da Educação Pública nos últimos anos". Objetivos 1. Coletar e registrar sistematicamente as informações disponíveis sobre as atividades de professores das universidades públicas na elaboração e na execução de políticas públicas nas últimas décadas. 2. Iniciar, a partir desse mapeamento, a construção de um banco de dados mais abrangente sobre políticas públicas em educação. 3. Possibilitar acesso público às informações do banco de dados via internet 4. Sistematizar as informações sobre experiências de inovação na gestão da educação pública no Brasil nas últimas décadas. 5. Cruzar as informações levantadas com uma relação das questões educacionais relevantes para as políticas públicas: procedimentos para a universalização do atendimento; alfabetização de crianças; educação de jovens e adultos; seriação; ciclos; promoção automática; aceleração da aprendizagem; sistema de recuperação; carreira do magistério; construções escolares; avaliação escolar etc. 6. Possibilitar a realização de estudos temáticos mais aprofundados sobre as diversas modalidades de atuação de universitários na administração do ensino público, nas diferentes questões recobertas pelas informações do banco de dados. 7. Oferecer subsídios concretos para a discussão sobre as relações entre a universidade pública e a sociedade no Brasil, no campo das políticas públicas em educação.
    • Nome do projeto: Avaliação da Municipalização do Ensino Fundamental e Identificação de Melhores Práticas com Base nos Resultados do Índice de Educação Básica (IDEB) (2010 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ALMEIDA, W. M. , ANDREWS, C. W. , REZENDE, S. .
      Descrição: A pesquisa teve como meta contribuir para o aperfeiçoamento das políticas públicas para o ensino fundamental, em especial para o sucesso do processo de municipalização desse nível de ensino. Para tanto, propõe-se a realização de um diagnóstico do desempenho das escolas municipais e estaduais nos municípios brasileiros de modo a apresentar um retrato realista das condições para a expansão do processo de municipalização do ensino fundamental. Outra lacuna que o projeto procurou preencher foi a identificação de práticas capazes de promover o bom desempenho escolar, considerando-se as condições socioeconômicas dos municípios. Tratou-se, portanto, de identificar práticas de ensino e instrumentos de gestão que já estão sendo utilizados por municípios brasileiros com resultados positivos. Assim, pretendeu-se fornecer informações capazes de orientar futuras políticas educacionais, seja por meio do diagnóstico das condições pertinentes à municipalização do ensino, seja pela identificação das melhores práticas adotadas em escolas municipais. Minha participação no projeto reportou-se à parte qualitativa na segunda fase do projeto, efetuando pesquisa empírica em três dos oito municípios-alvo: Santa Rita D´Oeste, Itápolis e Ouro Verde.
    • Nome do projeto: A vida acadêmica do estudante: o caso dos segmentos populares (2004 - 2006
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ALMEIDA, W. M. , MARTINS, Heloisa H. T.S .
      Descrição: O projeto teve como objetivo refletir sobre quais condições alunos oriundos das camadas populares desenvolvem sua vida universitária, esta entendida de um modo mais amplo do que estritamente a freqüência ao curso. Para tal, foram investigadas os processos de socialização e sociabilidade acadêmicas de um grupo de estudantes provenientes de segmentos pouco favorecidos presentes em cursos de baixa concorrência pela vaga na USP. Mediante pesquisa empírica, foram apreendidos os elementos de suas vidas como possíveis dificuldades e facilidades enfrentadas, limites e estratégias mobilizadas para levar adiante o curso freqüentado, formas de iniciação e socialização na academia, traços de sociabilidade construídos tanto interna quanto externamente ao ambiente universitário, dentre outros aspectos pertinentes. Após a realização de um grupo focal com alunos moradores do CRUSP (conjunto residencial da USP) e de perfil popular que moram com a família, forma feitas entrevistas semi-estruturadas com o grupo de estudantes escolhidos, tendo como resultante indicativos profícuos no sentido de responder às indagações presentes no problema da pesquisa.
    • Nome do projeto: O olhar interno:os programas de inclusão em universidades pública paulistas e seus usuários (2013 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ALMEIDA, W. M. , SPOSITO, M. P. .
      Descrição: O objetivo da pesquisa é sistematizar as principais propostas e programas, já realizados e os que estão em andamento, relativos ao ingresso e permanência nas universidades públicas estaduais paulistas, intentando fazer um balanço crítico dos mesmos, ao percorrer seus avanços, limites e desafios, relacionando-os com as principais pesquisas empíricas existentes - nacionais e internacionais - que investigam as trajetórias dos segmentos com desvantagens sociais nas universidades públicas. De forma articulada, por meio de dados empíricos obtidos no trabalho de campo a ser feito com alunos selecionados dos programas mais consolidados, propiciar subsídios para um diálogo mais frutífero entre tais experiências, mediante a análise dos diversos elementos presentes na questão do acesso e da permanência a partir das experiências estudantis de egressos e participantes dos programas de inclusão.
    • Nome do projeto: Estudantes com Desvantagens Socioeconômicas no Ensino Superior (2000-2020): desafios científicos na produção do conhecimento e nas políticas de inclusão. Programas Especiais/PNGP - Programa Nova Geração de Pesquisadores/PI - FAPESP (2023 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ALMEIDA, W. M. , HERINGER, R. R. , NEVES, P. S. C. , BERTONCELO, E. R. E. , CORREA, D. S. .
      Descrição: Nos últimos anos, houve um crescimento de estudos sobre acesso e permanência das camadas sociais de baixa renda no ensino superior brasileiro. Também no exterior, estudos ingleses e franceses apontam o crescimento das pesquisas sobre percursos escolares dos alunos da classe trabalhadora. Por um lado, essa ampliação propicia um ganho para o campo temático. Todavia, tal crescimento, sem uma reflexão crítica que permita organizar o material já existente em termos metodológicos, teóricos e empíricos, concorre para que tenhamos pouco aprofundamento em alguns tópicos decisivos desse objeto de pesquisa. Assim, o problema de investigação procura verificar os desafios científicos ? metodológicos, conceituais e empíricos - que permeiam os estudos e as políticas inclusivas no ensino superior dos estudantes com desvantagens socioeconômicas. Tenciona-se fazer um esforço de exposição e sistematização, por meio de uma revisão crítica das principais pesquisas desenvolvidos no campo - no exterior e em solo brasileiro - extraindo o que de relevante foi produzido, lacunas a serem preenchidas e novos rumos a perseguir. Elaboração de análises comparativas do contexto francês, inglês e brasileiro serão feitas. O trabalho de sistematização metodológica do campo, tanto aqui quanto no exterior, pretende contribuir para a consistência e o alcance interpretativo das investigações, levando a um avanço científico da área.
    • Graduacao:
      • Curso: Ciências Sociais
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2002
    • Mestrado:
      • Curso: SOCIOLOGIA
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2006
    • Doutorado:
      • Curso: Sociologia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2012
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Faculdade de Educação da USP
        Ano de conclusão: 2015
    • Faculdade de Educação:
      • Tipo de vínculo: Livre (1999 - 2002 ).
        Outras informações: Bolsista de Iniciação Científica
    • Ação Educativa, Assessoria, Pesquisa e Informação:
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Universidade Nove de Julho:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - 2008 ).
        Outras informações: Professor Ensino Superior
    • Centro de Estudos de Cultura Contemporânea:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2012 ).
        Outras informações: Contratado para realização da parte qualitativa da pesquisa constante na segunda fase do projeto
        Outras informações: Pesquisador
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - 2015 ).
        Outras informações: Bolsista de Pós-Doutorado
    • Universidade Federal do ABC:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2015 - Atual ).
        Outras informações: Professor Adjunto
    • Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - Atual ).
    • Caderno CRH (UFBA):
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - Atual ).
    • CADERNOS DE PESQUISA (FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS. IMPRESSO):
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - Atual ).
    • Revista de Educação PUC CAMPINAS:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - Atual ).
    • EDUCAÇÃO & SOCIEDADE:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - Atual ).
    • Revista do Serviço Público:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - Atual ).
    • Educação em Revista:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - Atual ).
    • Educação em Pesquisa:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - Atual ).
    • Pró-Posições:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - Atual ).
    • Estudos em Avaliação Educacional:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - Atual ).
    • Serviço Social e Sociedade:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - Atual ).
    • Revista PerCursos FAED/UDESC:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - Atual ).
    • Sociologias (UFRGS):
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - Atual ).
    • Sociedade e Estado:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).
    • Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (RBPAE):
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - Atual ).
    • Opinião Pública:
      • Tipo de vínculo: Livre (2022 - Atual ).
    • DADOS - REVISTA DE CIÊNCIAS SOCIAIS:
      • Tipo de vínculo: Livre (2023 - Atual ).