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Felipe Mendes Pinto

    • Doutorando em Artes Performáticas (演劇学) no Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade de Osaka, Japão (大阪大学人文学研究科・芸術学専攻), no qual desenvolve estudo sobre relações interculturais Japão-Brasil a partir do teatro nō 能楽. Mestre em Letras (Língua, Literatura e Cultura Japonesa) pela Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Com financiamento da CAPES, realizou pesquisa sobre arte nipo-brasileira, estética japonesa e tradução intersemiótica com foco na concepção estética yūgen 幽玄. Graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (Instituto de Cultura e Arte UFC). É pesquisador vinculado ao GEAA: Grupo de Estudos Arte Ásia (Unifesp/USP) e ao Imago: Laboratório de Estudos de Estética e Imagem (UFC), ambos cadastrados no CNPq. Realizou formação extensionista em língua japonesa nos centros de línguas da Universidade de Osaka, da USP e da Uece. Foi bolsista do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino da USP (Literatura Japonesa) e da UFC (Fotografia). Tem interesse nas áreas de Comunicação, História da Arte e Teatro, com ênfase em tradução intersemiótica, imagem, estética, literatura e arte japonesa.

       

      Links:    

    • MENDES P., Felipe. ; JALES, C. . Entre a Foto e o Choque: A Construção da Imagem do Refugiado Sírio na Mídia Ocidental Tensões Mundiais (Impresso) , v. 14 , p. 149 - 166 , 2019. ISSN: 18093123.
    • MENDES P., Felipe. . Escritas imagéticas, linguagens híbridas: Códigos metamórficos em experiências visuais japonesas. Múltiplas faces de pesquisa japonesa internacional: integralização e convergência, v. 1, p. 467 - 487, 2022.
    • MENDES P., Felipe. . O voo tradutório da fênix através dos tempos: o Pavilhão Dourado, de Mishima a Ohtake e Campos. In: VI Encontro de Pós-graduandos em Estudos Japoneses USP , 2021 , São Paulo. VI Encontro de Pós-graduandos em Estudos Japoneses USP - Caderno de resumos. : , 2021. p. 26 - 28.
    • PEREIRA, Josieldo S. ; MENDES P., Felipe. ; IWAKAMI, L. T. . Por Sobre Névoas e Colinas: Transcriação do Ocidente no Oriente em O Castelo Animado. In: EJHIB 2019 - Simpósio Internacional sobre Ensino-aprendizagem de Língua Japonesa como Língua de Herança, Identidade e Bilinguismo , 2019 , São Paulo. EJHIB 2019. São Paulo : EJHIB, 2019. p. 1 - 4.
    • MENDES P., Felipe. ; REINALDO, G. F. . Chihiro e Viagens de Trem: Espaços Intervalares na Cultura Japonesa. In: XXI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste , 2019 , São Luís. Anais do XXI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste. São Paulo : Intercom, 2019. p. 1 - 13.
    • MENDES P., Felipe. ; BATISTA, N. S. ; PEREIRA, S. L. . A Simbologia das Cores em Avatar: A Lenda de Aang. In: XXI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste , 2019 , São Luís. Anais do XXI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste. São Paulo : Intercom, 2019. p. 1 - 15.
    • VILLELA, J. H. ; MENDES P., Felipe. ; CONRADO, Guilherme F. ; RIOS, J. R. A. C. . Consumo Indireto de Cultura Pop por Meio das Redes Sociais. In: XX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste , 2018 , Juazeiro. Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. : , 2018. p. 1028-1 - .
    • SOARES, Davi C. B. ; MENDES P., Felipe. ; CARVALHO, Lívia ; ARAÚJO, Yasmin ; COSTA, R. R. . Comitê de Imprensa Internacional (CII). In: XXVII Encontro de Extensão , 2018 , Fortaleza. Encontros Universitários da UFC. : , 2018. p. 4089 - .
    • MENDES P., Felipe. ; MACHADO, Elian de C. . Acesso a Equipamento Fotográfico Para Aprendizado do Fotojornalismo. In: XXVII Encontro de Iniciação à Docência , 2018 , Fortaleza. Encontros Universitários da UFC. : , 2018. p. 2595 - .
    • BERQUE, A. ; MENDES P., Felipe. . Expandir ma e aida para a lógica das ciências exatas? ? por um paradigma da razão sensível. São Paulo : Universidade Federal de São Paulo , 2021 (Tradução)
    • LEAL, Jocélio ; LEAL, Joelma ; FERREIRA, A. ; GADELHA, C. ; BRITO, C. ; MENDES P., Felipe. ; PEREIRA, N. ; LEIROS, S. . Anuário do Ceará 2019-2020. Fortaleza : Fundação Demócrito Rocha , 2019 (Anuário)
    • MENDES P., Felipe. . O animismo e a natureza nos filmes de Hayao Miyazaki a partir de Shoko Yoneyama. 2021 (Conferência)
    • MENDES P., Felipe. . Escritas Imagéticas, Linguagens Híbridas: Códigos Metamórficos em Experiências Visuais Japonesas. 2021 (Congresso)
    • MENDES P., Felipe. . Estética japonesa em transcriação na arte nipo-brasileira: yū-gen (幽玄), de Tomie Ohtake e Haroldo de Campos. 2020 (Congresso)
    • MENDES P., Felipe. . Anime: alguns diálogos acadêmicos possíveis. 2020 (Conferência)
    • PEREIRA, Josieldo S. ; MENDES P., Felipe. ; IWAKAMI, L. T. . Por Sobre Névoas e Colinas: Transcriação do Ocidente no Oriente em O Castelo Animado. 2019 (Simposio)
    • MENDES P., Felipe. ; JALES, C. . Fotojornalismo: Cobertura Humanizada. 2019 (Conferência)
    • MENDES P., Felipe. ; FERREIRA, Ana Júlia D. ; JALES, C. ; FALCONERY, L. ; CONRADO, Guilherme F. . Quais os limites do Jornalismo? Por uma abordagem humanizada. 2018 (Outra)
    • MENDES P., Felipe. ; JALES, C. . Entre a Foto e o Choque: A Construção da Imagem do Refugiado Sírio na Mídia Ocidental. 2018 (Congresso)
    • MENDES P., Felipe. . Acesso a Equipamento Fotográfico Para Aprendizado do Fotojornalismo. 2018 (Seminário)
    • MENDES P., Felipe. . Simulação da Organização das Nações Unidas - SONU. 2018 (Universidade Federal do Ceará)
    • MENDES P., Felipe. . Simulação da Organização das Nações Unidas Beta - SONU BETA. 2018 (Universidade Federal do Ceará)
    • HASHIMOTO, L. ; OTA, J. ; PEREIRA, Josieldo S. ; MENDES P., Felipe. ; YOKOYAMA, A. C. ; LOPES, B. K. M. ; GASSERT, L. G. ; OLIVEIRA, L. L. ; HELEODORO, M. ; SANTOS, R. T. A. ; SILVA, T. B. G. E. ; CABRAL, T. C. . VI Encontro de Pós-graduandos em Estudos Japoneses USP. 2021 (Universidade de São Paulo)
    • MENDES P., Felipe. ; GARCEZ, K. . I Congresso Internacional de Direito, Economia, Educação e Geopolitica - Refugiados, Transformações Globais. 2018 (Universidade Federal do Ceará)
    • MENDES P., Felipe. . O teatro Nō e o Yūgen: formação estética e percursos históricos. 2021 (Universidade de São Paulo)
    • PEREIRA, Josieldo S. ; MENDES P., Felipe. ; MINDLIN, H. ; ITO, N. ; NISHIE, K. ; SANTOS, R. F. ; JOBB, M. I. ; KUROHIJI, J. V. ; YMANAKA, L. ; IDEGUCHI, C. . Pluralidades artísticas no Japão: expressões literárias, visuais e sonoras. 2021 (Universidade de São Paulo)
    • Nome do projeto: SONU - Simulação da Organização das Nações Unidas (2018 - 2018
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MENDES P., Felipe. , CARVALHO, Lívia , SANTANA, Isabela , NOGUEIRA, David , MELO, Letícia , PINHEIRO, Letícia , HENRIQUE, Pedro , ALVES, Rodrigo , MARINHO, Letícia , ARAÚJO, Yasmin , FEITOSA, G. R. P. .
      Descrição: O Programa Simulação da Organização das Nações Unidas, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC) e realizado em parceria com a Universidade de Fortaleza (Unifor), é o primeiro modelo de simulação de organismos internacionais no estado do Ceará, sendo organizada por alunos bolsistas e voluntários de diversas instituições de Ensino Superior de Fortaleza, sob a orientação de docentes da UFC.
    • Nome do projeto: Imago - laboratório de estudos de estética e imagem (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MENDES P., Felipe. , REINALDO, G. F. , GONCALVES, O. , ACSELRAD, M. , CUNHA, F. L. M. .
      Descrição: O Laboratório Imago analisa a imagem a partir da estética e da comunicação, é um desdobramento do grupo de pesquisa Vilém Flusser que teve início em 2010 e está ligado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará. A partir das pesquisas iniciais, interessadas pelos temas da fotografia, da linguagem e da estética na obra de Flusser, outros autores entraram no nosso repertório como Walter Benjamin, Aby Warburg, Didi-Huberman. Esse percurso nos fez perceber a necessidade de criar um laboratório que pudesse abraçar uma diversidade maior de temas de pesquisas afins. Como grupo Vilém Flusser promovemos o Seminário Flusser em Fluxo (2012) que reuniu pesquisadores nacionais e internacionais e foi publicado pela revista suíça Flusser Studies. Atualmente o Laboratório abriga as seguintes pesquisas: Faces do rosto (G. Reinaldo), Palavra e Imagem (G. Reinaldo), Narrativas sensoriais (O. Reis). Análise de Imagens, o Gaeic (F. Maia) e Labgraça (M. Acserald). Este projeto está abrigado no Imago - laboratório de estudos de estética e imagem (CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3220389528083591)
    • Nome do projeto: CII - Comitê de Imprensa Internacional (2018 - 2019
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MENDES P., Felipe. , CARVALHO, Lívia , ARAÚJO, Yasmin , SOUSA, Alice , NASCIMENTO, Ana Clarice do , CESAR, D. , CONRADO, Guilherme F. , CARVALHO, Larissa , CASTRO, Victor , FERREIRA, Ana Júlia D. , COSTA, R. R. .
      Descrição: O CII é um modelo de simulação de Organismos Internacionais Jornalísticos voltado aos estudantes de comunicação de Ensino Superior do estado do Ceará. Trata-se de um projeto de extensão a ser vinculado à Simulação da Organização das Nações Unidas ? SONU, programa vinculado a esta Pró-Reitoria, que busca, por meio de uma metodologia de aprendizagem baseada em problemas, permitir que estudantes do ensino médio e superior se apropriem de temáticas ligadas às relações internacionais, ao jornalismo internacional e aos direitos humanos.
    • Nome do projeto: CAFCA - Célula de Análise em Ficção Científica Audiovisual (2018 - 2019
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MENDES P., Felipe. , PEREIRA, Josieldo S. , LUCAS, R. J. L. .
      Descrição: O Grupo de Estudos em Ficção Científica Audiovisual tem como objetivo possibilitar um ambiente de estudos sistemáticos aos interessados na investigação da Ficção Científica como campo possível na acadêmia. Nosso foco pelo audiovisual, seja em obras cinematográficas, animações ? ocidentais e orientais ?, e outros objetos que apresentem o conteúdo de ficção científica através de imagem e som, dá-se pela constatação de que os conteúdos de FC encontram-se mais representados no contexto midiático atual através da imagem, após uma longa apreciação do conteúdo escrito. Sendo um campo de estudos relacionado à Cibercultura, o Projeto visa auxiliar e expandir o conteúdo teórica a seus participantes, de modo que se sintam amparados em uma pesquisa que, apesar do forte apelo que faz ao lazer, à infância e ao consumo imediato de cultura popular, apresenta possibilidades concretas de interação com estudos de várias áreas do saber como Sociologia, Semiótica e Teoria do Cinema.
    • Nome do projeto: A arte da catástrofe e a cultura japonesa (2020 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MENDES P., Felipe. , OKANO, M. , CORDARO, M. H. .
      Descrição: O projeto de pesquisa do Grupo de Estudos Arte Ásia (GEAA), iniciado em janeiro de 2020, tem por objetivo o estudo da "arte da catástrofe", uma busca para analisar e compreender o significado dos acontecimentos desastrosos de grandes proporções. Existem os desastres naturais como terremotos, tsunamis e maremotos ou aqueles causados pelo homem, como é o caso da bomba atômica de Hiroshima e Nagasaki, e também uma combinação dos dois, que podem ser verificadas no caso de terremoto e acidente nuclear de Fukushima e na recente epidemia do novo coronavírus. O cientista político Mikuriya Takashi especifica a mudança de paradigma no Japão entre os dois acontecimentos: do sengo, longo período do pós-guerra, ao saigo, pós-desastre de Fukushima. Em alguns casos, a arte pode ser a representação do horror, dor, estupor, desesperança, mas também pode refletir a ressignificação de valores, resistência crítica ou ressurgimento de sentimentos como, por exemplo, a solidariedade
    • Nome do projeto: Japão: conexões, interações e transnacionalismos (2018 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MENDES P., Felipe. , OKANO, M. , BRADAOUIL, L. R. A. , JOBB, M. I. , SANTOS, R. F. .
      Descrição: Este projeto estuda as conexões e as interações artísticas tanto no eixo diacrônico quanto no sincrônico, tanto temporal quanto espacial, e os transnacionalismos ocorridos entre o Japão e o Ocidente. O contato entre os dois ocorre com a chegada dos portugueses na Era Muromachi (1333-1573), intensificado na Era Meiji (1868-1912) com a abertura dos portos às nações estrangeiras, após mais de 200 anos de reclusão. Os deslocamentos e as intersecções ocorridos no campo artístico, traz um hibridismo com uma mescla de referências tradicionais e contemporâneas ou ocidentais e japonesas. O estudo de artistas nipo-brasileiros traz a questão de identidade e sua representação. Em alguns artistas, há um rico hibridismo, dentro do denominado transnacionalismo da minoria (conceito de Lionnet e Shih), no estabelecimento de relações horizontais.
    • Nome do projeto: A arte japonesa em conexão (2021 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MENDES P., Felipe. , OKANO, M. , BRADAOUIL, L. R. A. , JOBB, M. I. , SANTOS, R. F. , KUROHIJI, J. V. , ISHIKAWA, E. .
      Descrição: Este projeto estuda a arte japonesa e suas conexões tanto espacial quanto temporal, no território nipônico ou fora dele, bem como na sua interação com outros países. A arte japonesa é compreendida de modo amplo, sem distinções entre as belas artes e artes aplicadas, incluindo moda, design, artesanato, fotografia, cerâmica, tingimento, cinema, animes, etc. Os diálogos podem ser entre artes de tempos distintos, por exemplo entre obras tradicionais japonesas e modernas ou contemporâneas, bem como de espacialidades diferentes, como as pesquisas sobre as artes da diáspora japonesa
    • Nome do projeto: Arte japonesa: espacialidades, temporalidades e inter-relações (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MENDES P., Felipe. , OKANO, M. , CORDARO, M. H. , AVANCINI, A. , WOLKOFF, G. .
      Descrição: O projeto de pesquisa do Grupo de Estudos Arte Ásia, iniciado em fevereiro de 2022, tem por objetivo estudar as conexões e interações que ocorrem a partir de deslocamentos ora no eixo diacrônico, ora no sincrônico, abarcando temporalidades ou espacialidades distintas no que se refere à arte japonesa. Os diálogos estabelecidos enfocam inter-relações que podem ocorrer entre o Japão e outras regiões geográficas, como a relação Oriente-Ocidente ou a arte da diáspora japonesa; entre o Japão em diferentes territórios ou temporalidades, como a conexão entre arte tradicional, moderna ou contemporânea, incluindo-se vários campos artísticos. Pretendemos mapear e pensar como se transporta uma cultura a partir da sua produção e de seu local de origem a outros centros de recepção, como se tem vindo a traduzir transculturalmente o que se entende por arte japonesa e como esta estabelece diálogos com as de outros países, tanto ao lhes servir de inspiração quanto em sua participação de outros intertextos, intratextos, alusões/ comparações ou adaptações (em gêneros, meios e linguagens). Ou, ainda, considerar a recriação do universo japonês em contextos locais. Também pretendemos observar e analisar como a arte japonesa apropria-se das artes de outros países e de outras temporalidades, em movimentos de adaptação e recriação ao longo de tempos e espaços díspares, de maneira análoga à reflexão sobre intertextos, adaptações, e diálogos transculturais e transtemporais. Para tanto, valerá estudarmos alguns conceitos-chave à compreensão da transculturalidade, a qual nos levará à interpretação dos casos particulares destacados pelos pesquisadores ao longo do projeto. Palavras-chave: Artes transculturais. Temporalidades. Espacialidades. Diálogos culturais. Comparativismos.
  • Outras produções técnicas: 1
    • MENDES P., Felipe. ; FARIAS, Adélia ; SOUSA, Alice ; CONRADO, Guilherme F. ; VILLELA, J. H. . Especial Projeções. 2018 - Webdocumentário
    • Graduacao:
      • Curso: Comunicação Social - Jornalismo
        Nome da Instituição: Universidade Federal do Ceará
        Título: Deslocamentos Espaço-Temporais: Espacialidades Ma (間) em A Viagem de Chihiro, de Hayao Miyazaki
        Ano de conclusão: 2019
    • Mestrado:
      • Curso: Letras (Língua Literatura e Cultura Japonesa)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2022
    • Doutorado:
      • Curso: Artes 芸術学
        Nome da Instituição: Osaka University 大阪大学
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Universidade Federal do Ceará:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Grupo de Comunicação O Povo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - 2019 ).
        Outras informações: Repórter
    • Universidade Federal de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).
        Outras informações: Integrante do Grupo de Estudos Arte Ásia
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Osaka University:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).