Não autenticado |

Paula Alegria Bento

    • Doutora em Antropologia Social (Ciência Social) pela Universidade de São Paulo (USP) e mestra em Ciências Sociais (ênfase em Antropologia) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio (PUC-Rio). Possui graduação (bacharelado) em Comunicação Social/Jornalismo pela PUC-Rio (2013). Pesquisadora Visitante no Laboratoire Mondes Américains (MA) da École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) entre 2019 e 2020 e pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre Marcadores Sociais da Diferença (Numas/USP) de 2016 a 2022. Tem experiência na área de Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: juventude, gênero, sexualidade e práticas políticas. É ex-integrante da comissão editorial da Revista Cadernos de Campo (PPGAS/USP) e ex-integrante da comissão da Sexta do Mês (PPGAS/USP).Dedicou-se a pesquisas etnográficas em escolas sobre as configurações do movimento estudantil e das práticas políticas entre jovens a partir dos temas da sexualidade e do gênero de 2013 a 2023. Hoje, desenvolve atividades profissionais de pesquisa e consultoria em direitos humanos e igualdade de gênero para organizações internacionais, ONGs, empresas e universidades.

       

      Links:    

    • ALEGRIA, P. ; BULGARELLI, L. ; PINHEIRO-MACHADO, R. . Movimentos Sociais Contemporâneos: Um balanço da produção de teses e dissertações em Antropologia nos últimos dez anos (2008-2018) REVISTA BRASILEIRA DE INFORMAÇÃO BIBLIOGRÁFICA EM CIÊNCIAS SOCIAIS - BIB , v. 93 , p. 1 - 27 , 2020. ISSN: 23176644.
    • GIMENES, CARLOS E. R. ; FREIRE, GABRIELA ; GUERRERO, NATÁLIA RIBAS ; ALEGRIA, PAULA ; HUPSEL, RAFAEL ; ALMEIDA, HELOÍSA BUARQUE DE ; THOMAZ, OMAR RIBEIRO ; ABREU, LUIZ EDUARDO LACERDA DE ; SALVADOR, ZULMARA ; REDKO, CRISTINA . -A antropologia que estava lá não cabia para a gente- CADERNOS DE CAMPO (USP) , v. 25 , p. 18 - , 2017. ISSN: 23169133.
    • ALEGRIA, P. . -Vai ter viado se beijando, sim!-: gênero, sexualidade e juventude entre alunos do movimento estudantil secundarista de uma escola pública federal do Rio de Janeiro Teoria e Cultura , v. 13 , p. 36 - , 2018. ISSN: 2318101X.
    • ARANHA, ALINE ; MURILLO, ALINE LOPES ; COSTA, ANA CAROLINA ESTRELA DA ; BONFIM, ANA CAROLINE ; RAMOS, CALLIANDRA ; GIMENES, CARLOS E. R. ; MACIEL, DIOGO ; FREIRE, GABRIELA ; BERBEL, GUSTAVO ; COSTA, IGOR ; GUERRERO, NATÁLIA RIBAS ; ALEGRIA, PAULA ; ALMEIDA, PRISCILA ALVES DE ; HUPSEL, RAFAEL ; QUINTANILHA, RAFAEL ; BRUSCO, RODRIGO . Cerrar fileiras, aprender com os que lutam: reflexões sobre direitos em xeque no Brasil hoje Cadernos de Campo (USP) , v. 25 , p. 29 - , 2017. ISSN: 01045679.
    • ALEGRIA, P. . A educação como direito e os direitos como ?ideologia?: gênero e sexualidade na luta por educação do movimento estudantil secundarista no Brasil. In: II Congresso ABRE (Paris) , 2019 , Paris. II Congresso ABRE - Associação Brasilianistas na Europa. : , 2019.
    • ALEGRIA, P. . Forjar o corpo para a luta: Uma etnografia sobre as dinâmicas da disposição do corpo como coreografia de combate no movimento estudantil secundarista do Brasil. In: V Congreso Internacional de Antropología AIBR (Madrid) , 2019 , Madrid. V Congreso Internacional de Antropología AIBR - PENSAR CULTURAS, CAMBIAR MUNDOS. : , 2019.
    • ALEGRIA, P. . ?A nossa luta é todo dia! / Contra o racismo / O machismo / E a homofobia!?: A emergência dos marcadores sociais da diferença no movimento estudantil secundarista do Brasil. In: V Congreso Internacional de Antropología AIBR (Madrid) , 2019 , Madrid. V Congreso Internacional de Antropología AIBR - PENSAR CULTURAS, CAMBIAR MUNDOS. : , 2019.
    • ALEGRIA, P. . Gender, sexuality and youth: An ethnography on the political practices of the student movement in the fight for public education in Brazil. In: International Conference Historical Materialism , 2019 , Barcelona. International Conference Historical Materialism - Thinking emancipation. Radicalities and Social Movements in a Polarised World. : , 2019.
    • ALEGRIA, P. . ?Eu tenho o direito de estar aqui?: Uma etnografia sobre a construção de uma ?política institucional de gênero e diversidade sexual? em uma escola pública do Rio de Janeiro. In: 31ª RBA - Reunião Brasileira de Antropologia , 2018 , Brasília. Anais da 31ª RBA - Reunião Brasileira de Antropologia. : , 2018.
    • ALEGRIA, P. . ?Agora, a aula é na rua!': Reforma e Resistência entre o Movimento de Secundaristas em Ocupações de Escolas Públicas de São Paulo e do Rio de Janeiro. In: I Encontro Internacional da Rede Escola Pública e Universidade - Reformas de ensino e movimentos de resistência: Diálogos entre Brasil e América Latina , 2017 , Santo André. Anais do I Encontro Internacional da Rede Escola Pública e Universidade - Reformas de ensino e movimentos de resistência: Diálogos entre Brasil e América Latina. : , 2017.
    • ALEGRIA, P. . ?Lute como uma mina!?: Gênero, sexualidade e práticas políticas em ocupações de escolas públicas. In: 13º Mundos de Mulheres & Fazendo Gênero 11 , 2017 , Florianópolis. Anais do 13º Mundos de Mulheres & Fazendo Gênero 11. : , 2017.
    • ALEGRIA, P. . Sexualidade, gênero e juventude: uma etnografia sobre a desestabilização das categorias de identidade e o lugar da diferença entre jovens de uma escola pública do Rio de Janeiro. In: XVI Congreso de Antropología en Colombia y V Congreso de la Asociación Latinoamericana de Antropología , 2017 , Bogotá. Anais do XVI Congreso de Antropología en Colombia y V Congreso de la Asociación Latinoamericana de Antropología. : , 2017.
    • ALEGRIA, P. . ?Vai ter viado se beijando, sim!?: Sexualidade, política e juventude em uma escola pública federal do Rio de Janeiro. In: 30ª Reunião Brasileira de Antropologia (RBA) , 2016 , João Pessoa. ABA - Associação Brasileira de Antropologia. Anais 30ª RBA. : , 2016.
    • ALEGRIA, P. . Parecer ad hoc de artigo para o periódico CADERNOS DE CAMPO (UNESP). 2020 (Parecer)
    • ALEGRIA, P. . Parecer ad hoc de artigo para o periódico Sociologias Plurais (UFPR). 2019 (Parecer)
    • ALEGRIA, P. . Gênero, sexualidade e bullying no ambiente escolar. 2022 (Conferência)
    • ALEGRIA, P. . Interseccionalidades: pesquisa e educação. 2021 (Simposio)
    • ALEGRIA, P. . Juventude e politica. 2021 (Comunicacao)
    • ALEGRIA, P. . Repensando masculinidades. 2022 (Conferência)
    • ALEGRIA, P. . Pratiques politiques, genre et sexualité au sein du mouvement lycéen au Brésil. 2020 (Seminário)
    • ALEGRIA, P. ; MARTINS, A. ; ROCHA, C. . SEXTA DO MÊS/USP: Chega de mimimi? Narrativas em disputa. 2019 (Conferência)
    • ALEGRIA, P. ; BULGARELLI, L. . Semana Paulo Freire. 2019 (Conferência)
    • ALEGRIA, P. . Configurations de genre et mobilisations sociales LGBTQIF+ dans le Brésil contemporain. 2019 (Conferência)
    • ALEGRIA, P. . A educação como direito e os direitos como ?ideologia?: gênero e sexualidade na luta por educação do movimento estudantil secundarista no Brasil. 2019 (Congresso)
    • ALEGRIA, P. . A emergência dos marcadores sociais da diferença como prática de protesto no movimento secundarista no Brasil. 2019 (Congresso)
    • ALEGRIA, P. . Forjar o corpo para a luta: Uma etnografia sobre as dinâmicas da disposição do corpo como coreografia de combate no movimento estudantil secundarista do Brasil. 2019 (Congresso)
    • ALEGRIA, P. . ?A nossa luta é todo dia! / Contra o racismo / O machismo / E a homofobia!?: A emergência dos marcadores sociais da diferença no movimento estudantil secundarista do Brasil. 2019 (Congresso)
    • ALEGRIA, P. . Educational reforms and the place of difference in the secondary students' movement. 2018 (Congresso)
    • ALEGRIA, P. . Compondo uma ?escola comum?: uma etnografia sobre resistências e práticas políticas na luta por educação entre estudantes do movimento estudantil secundarista. 2018 (Congresso)
    • ALEGRIA, P. . Encontro para Formação de Lideranças. 2018 (Conferência)
    • ALEGRIA, P. . Semana Paulo Freire. 2018 (Conferência)
    • ALEGRIA, P. ; CORTES, M. ; MILLER, J. P. . Do Brasil à África do Sul: As ocupações estudantis pelo mundo. 2017 (Conferência)
    • ALEGRIA, P. . Gênero, sexualidade e práticas políticas entre o movimento de secundaristas nas experiências de ocupações em São Paulo e no Rio de Janeiro. 2017 (Comunicacao)
    • ALEGRIA, P. . ?Autonomia / Auto-Gestão / É Nóis Por Nóis / Defendendo A Educação?: Uma Etnografia Sobre As Práticas Políticas Do Movimento Estudantil Secundarista. 2017 (Seminário)
    • ALEGRIA, P. . ?Descobrir-se negra?: Os feminismos e a constituição da identidade negra entre estudantes do movimento de secundaristas do Rio de Janeiro. 2017 (Congresso)
    • ALEGRIA, P. . ?Lute como uma mina!?: Gênero, sexualidade e práticas políticas em ocupações de escolas públicas. 2017 (Congresso)
    • ALEGRIA, P. . ?Agora, a aula é na rua!': Reforma e Resistência entre o Movimento de Secundaristas em Ocupações de Escolas Públicas de São Paulo e do Rio de Janeiro. 2017 (Congresso)
    • ALEGRIA, P. . Sexualidade, gênero e juventude: uma etnografia sobre a desestabilização das categorias de identidade e o lugar da diferença entre jovens de uma escola pública do Rio de Janeiro. 2017 (Congresso)
    • ALEGRIA, P. . SEXTA DO MÊS/USP: Antropologia e Formas de Ocupação. 2016 (Conferência)
    • ALEGRIA, P. . ?Vai ter viado se beijando, sim!?: Sexualidade, política e juventude em uma escola pública federal do Rio de Janeiro. 2016 (Congresso)
    • ALEGRIA, P. . Sexualidade e política na juventude: reflexões sobre o movimento estudantil em uma escola pública federal do Rio de Janeiro. 2015 (Comunicacao)
    • ALEGRIA, P. . ?Os mil sexos?: a sexualidade como modo de constituição da subjetividade. 2014 (Comunicacao)
    • ALEGRIA, P. . As ocupações de secundaristas no Paraná. 2016 Portal Comunicare
    • ALEGRIA, P. . A onda de ocupações de escolas estaduais em SP. 2016 TV Brasil
    • ALEGRIA, PAULA . El discurso de la ideología de género a Brasil. 2018 El Espectador
    • ALEGRIA, P. ; MURILLO, A. ; MARINI, M. ; SOBRAL, L. F. ; LOPES, A. . Sexta do Mês: Antropologia e Patrimônio Cultural. 2017 (Universidade de São Paulo)
    • ALEGRIA, P. ; MURILLO, A. ; MARINI, M. ; SOBRAL, L. F. ; LOPES, A. . Sexta do Mês: Antropologia e Formas de Ocupação. 2017 (Universidade de São Paulo)
    • ALEGRIA, P. ; MACIEL, D. ; FREIRE, G. ; HUPSEL, R. ; GIMENES, C. . Cadernos de Campo 25 anos. 2017 (Universidade de São Paulo)
    • ALEGRIA, P. ; FONSECA, B. ; LIMA, L. F. ; PATRIARCA, L. . Numas 10 anos: Educação e Extensão. 2018 (Universidade de São Paulo)
    • ALEGRIA, P. ; FONSECA, B. ; LIMA, L. F. ; PATRIARCA, L. . Numas 10 anos: Histórias, Memórias e Projetos. 2018 (Universidade de São Paulo)
    • ALEGRIA, P. . II Congresso ABRE (Paris). 2019 (Associação Brasilianistas na Europa)
    • ALEGRIA, P. ; FONSECA, B. . Gênero, sexualidade e diversidade sexual: desafios para a escola contemporânea - Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. 2016 (Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo)
    • ALEGRIA, P. ; FONSECA, B. . Introdução aos Estudos sobre os Marcadores Sociais da Diferença: Educação e Resistências - FFLCH/USP. 2017 (FFLCH)
    • MOUTINHO, L. ; ALEGRIA, P. ; TIRIBA, T. . Introdução aos Marcadores Sociais da Diferença. 2018 (Museu de Arqueologia e Etnologia)
    • ALEGRIA, P. ; BULGARELLI, L. . IV Curso de Especialização em Direitos Humanos e Segurança Pública no Brasil. 2019 (Polícia Civil do Estado de São Paulo)
    • ALEGRIA, P. ; VARJÃO, J. V. G. . Não existe pecado do lado de baixo do Equador? Gênero e sexualidade em disputas no Brasil contemporâneo,. 2021 (FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo)
    • ALEGRIA, P. . Educação museal em tempos de crise: reflexões sobre novas práticas educativas. 2023 (Instituto Butantan USP)
    • ALEGRIA, P. ; BULGARELLI, L. . Gênero, sexualidade e movimentos sociais: reconfigurações e resistências de lutas feministas e LGBTI. 2019 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP)
    • ALEGRIA, P. ; BULGARELLI, L. . Gênero, sexualidade e movimentos sociais. 2019 (Material didático)
    • Nome do projeto: Sexualidade, política e juventude: configurações de experimentação da sexualidade e do movimento estudantil entre alunos de escola pública (2014 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ALEGRIA, P. , ALMEIDA, M. I. M. .
      Descrição: O campo de trabalho deste projeto baseia-se em uma pesquisa etnográfica realizada entre os alunos de uma escola pública federal do Rio de Janeiro. Buscou-se privilegiar o olhar sobre as configurações de experimentação da sexualidade e das identidades de gênero e do movimento estudantil, bem como as suas relações com a tradicional instituição, professores, servidores e técnicos, e com o mundo para além dos seus muros. O eixo central desta investigação colocou-se no desafio de acompanhar e perceber as diversas formas de expressar-se, mover-se e afirmar-se através das performances de gênero, das práticas sexuais e das primeiras experimentações participativas de construção da ação política no âmbito escolar e nas suas relações com a realidade da sociedade contemporânea.
    • Nome do projeto: Políticas, direitos e sujeitos: formas de gestão e ativismo relacionadas a LGBT e HIV-aids (2018 - 2023
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ALEGRIA, P. , SIMOES, J. , BULGARELLI, L. , Garcia, Luiz Felipe .
      Descrição: Trata-se de articular dois campos diferentes de pesquisa, bem como investimentos de reflexão sobre formas de gestão, subjetivação e ação coletiva relacionadas a gênero, sexualidade e geração, com vistas a comparar e discutir processos contemporâneos de ressignificação dos sentidos de "autonomia" e "participação" que incidem tanto no âmbito da gestão de políticas quanto na constituição de sujeitos e atores políticos. Definem-se dois recortes que dizem respeito a questões de ação política e cidadania relacionadas à diversidade sexual e de gênero: (1) as políticas contemporâneas de controle e prevenção da epidemia HIV-aids voltadas às populações definidas como "gays" e "outros HSH" e sua relação com os ativismos em defesa dos direitos das pessoas que vivem com HIV-aids; (2) a atuação política institucional do movimento LGBT em relação à produção e gestão de políticas voltadas a LGBT, no contexto de São Paulo. De um lado, busca-se situar preocupações e investimentos de regulação moral que visam constituir as pessoas implicadas nas políticas de prevenção ao HIV-aids como coparticipantes e corresponsáveis dos processos de gestão de si e de preservação do coletivo, bem como analisar a emergência de novos ativismos articulados por jovens vivendo com HIV-aids que manejam a exposição de sua sorologia. De outro, trata-se de reinterpretar a atuação institucional do movimento LGBT com vistas a situar suas possibilidades e limites em relação às perspectivas de um modelo de gestão assentado na promoção à participação democrática.
    • Nome do projeto: ?Autonomia / Autogestão / É nóis por nóis / Defendendo a educação?: Práticas políticas, gênero e sexualidade no movimento estudantil secundarista (2016 - 2023
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ALEGRIA, P. , SIMOES, J. .
      Descrição: O projeto de pesquisa situa-se na articulação entre antropologia, educação, práticas políticas, gênero e sexualidade, e consiste em analisar as experiências de secundaristas que compõem ativamente o movimento estudantil em São Paulo e no Rio de Janeiro. Privilegio o olhar sobre as configurações de organização, mobilização e ação, considerando suas dinâmicas e práticas discursivas internas. Trata-se de uma tentativa de compreender, a partir do olhar da juventude, os efeitos das experiências de participação de estudantes secundaristas para os usos e sentidos de política e as suas conexões com as reformas educacionais e os movimentos feministas e LGBTs na contemporaneidade.
    • Nome do projeto: Numas na Escola (2016 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: ALEGRIA, P. , ZAMBONI, M. , TEIXEIRA, G. , LIMA, L. F. , PATRIARCA, L. , TIRIBA, T. , ZEYTOUNLIAN, L. , MACEDO, S. O. , MACHADO, B. F. .
      Descrição: O Numas na Escola, vinculado ao Núcleo de Estudos sobre os Marcadores Sociais da Diferença (Numas), desenvolve cursos de extensão universitária, oficinas e formações de curta e média duração no âmbito da produção social da diferença e da articulação de categorias, como: raça, gênero, sexualidade, geração e classe. As atividades são destinadas a profissionais da educação e estudantes das escolas das redes pública e privada de ensino.
    • Nome do projeto: Momento COVID-19 (2020 - 2020
      Natureza: Extensao
      Integrantes: ALEGRIA, P. , PARREIRAS, C. .
    • ALEGRIA, P. ; MORESCO, Marcielly . Occupy and Resist! School occupations in Brazil - Open Democracy/CELS. 2017 - Coluna de opinião
    • ALEGRIA, P. ; SOUZA, I. C. P. ; LAGO, N. B. ; TEIXEIRA, G. . Introdução aos Marcadores Sociais da Diferença. 2016 - Curso de difusão
    • ALEGRIA, P. ; FONSECA, B. ; BIANCA, K. ; ZAMBONI, M. . Numas na Escola. 2016 - Curso de difusão
    • FONSECA, B. ; ALEGRIA, P. ; TEIXEIRA, G. ; ZEYTOUNLIAN, L. . Numas na Escola. 2016 - Curso de difusão
    • FONSECA, B. ; ALEGRIA, P. ; TEIXEIRA, G. ; ZEYTOUNLIAN, L. . Numas na Escola. 2017 - Curso de difusão
    • ALEGRIA, P. ; TIRIBA, T. ; TEIXEIRA, G. ; ZEYTOUNLIAN, L. . Numas na Escola. 2018 - Curso de difusão
    • BULGARELLI, L. ; FONTGALAND, A. ; BIANCONI, G. ; FAHEL, M. ; ALEGRIA, P. . Violência contra LGBTs+ nos Contextos Eleitoral e Pós-eleitoral. 2019 - Aplicação de questionário
    • Graduacao:
      • Curso: Comunicação Social - Jornalismo
        Nome da Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
        Título: ?Cérebro Eletrônico?: comunicação, ciência e tecnologia nas composições de Gilberto Gil
        Ano de conclusão: 2013
    • Mestrado:
      • Curso: Ciências Sociais
        Nome da Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
        Ano de conclusão: 2016
    • Doutorado:
      • Curso: Ciência Social (Antropologia Social)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2023
  • Atuação Profissional: 7
    • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante ( - ).
    • Cadernos de Campo (USP. 1991):
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - Atual ).
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Sociologias Plurais (UFPR):
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - 2019 ).
    • Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - 2020 ).
        Outras informações: Pesquisadora Visitante no Centre de Recherches sur le Brésil Contemporain (CBRC/EHESS) e no Groupe de travail Migrations et espaces urbains, vinculados ao Laboratoire Mondes Américains (MA/EHESS), sob a supervisão da professora doutora Monica Schpun.
        Outras informações: Pesquisadora Visitante
    • CADERNOS DE CAMPO (UNESP):
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - Atual ).
    • Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da USP:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - 2020 ).