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Milena Mateuzi Carmo

    • Graduada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (2005), com mestrado (2016) e doutorado (2022) em Antropologia Social pela mesma universidade. Atuou como Coordenadora de Políticas de Juventude na Secretaria de Participação Cidadã no Município de Embu das Artes (2011-2012) e em organizações da sociedade civil ligadas à Educação e Direitos Humanos, tais como Ação Educativa (2006-2009), Centro de Direitos Humanos e Educação Popular do Campo Limpo - CDHEP (2012-2016), Pastoral Carcerária (2019), dentre outras. Possui experiência com docência e pesquisa na área de Ciências Sociais em temas relacionados à Antropologia, Periferias, Marcadores Sociais da Diferença, Violência e Movimentos Sociais, contando com publicações em periódicos nacionais e internacionais. Foi coordenadora de campo da pesquisa Social Mobility, Poverty Reduction, and Democracy in an Emerging Middle Class Nacional Science Foundation-NSF/Portland State University, financiada pela NSF/USA e articulada a Acordo de Cooperação Internacional com a FFLCH/USP (2016-2020). É pesquisadora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais (PPGCHS) da Universidade Federal do ABC (desde 2023) com bolsa de pós-doutorado pela Fapesp. Atuou como professora visitante no Programa de Pós-graduação em Antropologia Social FFLCH-USP (2023). Participou do projeto de extensão universitária A pandemia do Covid-19 sob perspectiva interseccional em territórios periféricos diálogos entre Brasil e África do Sul financiado pela Pró-reitoria de cultura e extensão universitária da USP (2021-2022), onde dirigiu o podcast Ecos Pandêmicos.

       

      Links:    

    • CARMO, MILENA MATEUZI . Tramas do cuidado nos limiares da vida e da morte: violência, gênero e tempo nas periferias da cidade de São Paulo ANTROPOLÍTICA: REVISTA CONTEMPORÂNEA DE ANTROPOLOGIA , v. 55 , p. 1 - 25 , 2023. ISSN: 21797331.
    • CARMO, MILENA MATEUZI . -Hunger doesn?t wait-: the struggle of women in the peripheries of São Paulo during the Covid-19 Pandemic VIBRANT (FLORIANÓPOLIS) , v. 19 , p. 1 - 22 , 2022. ISSN: 18094341.
    • CARMO, M. M. ; MOUTINHO, L. ; KLEIN, C. . Periferias nas universidades ecos femininos das políticas de ações afirmativa https://doi.org/10.20336/rbs.906 , v. 10 , p. 124 - , 2022. ISSN: 23180544.
    • Oliveria, Alessandra K. T. ; CARMO, M. M. . ?Dar conta?: cuidado, afeto e redes de ativismo em tempos de pandemia Boletim cientistas sociais - a questão étnico racial em tempos de crise , v. 37 , p. 1 - 0 , 2020. ISSN: 26754339.
    • KLEIN, CHARLES H. ; CARMO, M. M. ; Oliveria, Alessandra K. T. . Between -us- and -them-: political subjectivities in the shadows of the 2018 brazilian election REVISTA DE ANTROPOLOGIA , v. 63 , p. e160722 - , 2020. ISSN: 16789857.
    • KLEIN, CHARLES H. ; CARMO, MILENA MATEUZI . -I never thought this could be for me-: aspirational capital, identities, and political engagement among first-generation college students in São Paulo International Studies in Sociology of Education , v. 28 , p. 259 - 278 , 2019. ISSN: 09620214.
    • MOUTINHO, L. ; ALVES, V. ; CARMO, M. M. . ?Quanto Mais Você Me Nega, Mais Eu Me Reafirmo?: Visibilidade e Afetos na Cena Negra Periférica Paulistana REVISTA TOMO , v. 1 , p. 265 - , 2016. ISSN: 23189010.
    • CARMO, M. M. . Família, gênero e cuidado na periferia de São Paulo. In: 13o Reunião de Antropologia do Mercosul , 2019 , Porto Alegre - RS. 13o Reunião de Antropologia do Mercosul. : , 2019.
    • CARMO, M. M. . Tecendo redes: gênero, cuidado e estado na periferia de São Paulo. In: 31a RBA - Direitos Humanos e Antropologia em Ação , 2019 , Brasília-DF. Anais da 31ªRBA. : , 2018.
    • CARMO, M. M. . Margens Adentro: Notas de uma Pesquisa em Curso. In: Encontro de Pesquisadores e Pesquisadoras de Políticas de Juventude , 2014 , Brasília. Anais do Encontro de Pesquisadores e Pesquisadoras de Políticas de Juventude. : Presidência da República, 2014. p. 1 - 539.
    • CARMO, M. M. . Práticas restaurativas na resolução de conflitos. 2019 (Assessoria)
    • CARMO, M. M. . Orientação técnica em EJA para professores coordenadores pedagógicos da rede estadual de São Paulo de educação. 2011 (Assessoria)
    • CARMO, M. M. . Discursos dominantes e caminhos de resistências e potências - justiça restaurativa e violências estruturais - justiça restaurativa e comunidade. 2021 (Conferência)
    • CARMO, M. M. . Tecendo redes: gênero e violência nas periferias de São Paulo. 2020 (Comunicacao)
    • CARMO, M. M. . Encarceramento em massa e seus efeitos nas famílias de pessoas presas. 2020 (Conferência)
    • CARMO, M. M. . Tecendo redes de cuidado: gênero e violência nas periferias de São Paulo. 2020 (Conferência)
    • CARMO, M. M. . Cultura punitivista: reprodução e desconstrução. 2020 (Conferência)
    • CARMO, M. M. . Práticas não punitivas de resolução de conflitos. 2020 (Conferência)
    • CARMO, M. M. . Anti-punitivismo e diversidade. 2019 (Conferência)
    • CARMO, M. M. . Educação e violência nas instituições educacionais. 2019 (Conferência)
    • CARMO, M. M. . Margens adentro: políticas sociais, sujeitos e resistências nas periferias. 2019 (Conferência)
    • CARMO, M. M. . Violência e cuidado: redes produzidas por mulheres nas periferias da cidade. 2019 (Conferência)
    • CARMO, M. M. . Tecendo redes de cuidado: gênero e violência em território segregados. 2018 (Comunicacao)
    • CARMO, M. M. ; PENIDO, E. A. ; LAENDER, F. . Afinal, o que é justiça restaurativa?. 2018 (Conferência)
    • CARMO, M. M. ; MARTINS, A. . Práticas Comunitárias não Punitivas. 2018 (Comunicacao)
    • CARMO, M. M. . Relações Interpessoais no Cotidiano Escolar. 2015 (Conferência)
    • CARMO, M. M. . Direitos humanos: o que eu tenho a ver com isso?. 2016 (Conferência)
    • CARMO, M. M. . Fundamentos da Justiça Restaurativa. 2013 (Comunicacao)
    • CARMO, M. M. . Justiça Restaurativa para uma Educação Democrática. 2014 (Conferência)
    • KLEIN, C. ; CARMO, M. M. ; TIRIBA, T. . First-Gen University Students in Brazil: Community Support and Student Activism. 2023
    • CARMO, M. M. ; BRITTO, M. . Mais Direitos, Mais Humanos - Jovens Facilitadores. 2014 Televisão
    • CARMO, M. M. . Curso de formação inicial para educadores do programa federal Projovem Urbano. 2009 (Secretaria Municipal de Educação de Taboão da Serra)
    • CARMO, M. M. . Fundamentos da Justiça Restaurativa. 2015 (CDHEP - Centro de Direitos Humanos do Campo Limpo)
    • CARMO, M. M. . Justiça Restaurativa e a Reprodução da Violência. 2015 (Casa Crescer e Brilhar - Projeto Capacitando a Rede para Cultura de Paz)
    • CARMO, M. M. . Juventude e Mundo do Trabalho. 2011 (UNIFESP e Prefeitura Municipal de Embu das Artes)
    • CARMO, M. M. . Sistema de Garantia de Direitos da Criança e Adolescente e Justiça Restaurativa. 2012 (Secretaria de Educação do Município de Santos)
    • CARMO, M. M. ; RIVELLINO, P. . Justiça Restaurativa, Poder e Violência. 2017 (Pastoral Carcerária)
    • CARMO, M. M. . Adolescência, Família e Escola. 2017 (Pós graduação em gestão escolar - UNICID)
    • CARMO, M. M. ; Oliveria, Alessandra K. T. ; OLIVEIRA-MACEDO, S. . Curso de Verão FFLCH 2023 (Curso de difusão): Leituras interseccionais sobre as periferias da cidade de São Paulo. 2023 (Universidade de São Paulo)
    • CARMO, M. M. ; Oliveria, Alessandra K. T. ; OLIVEIRA-MACEDO, S. . Leituras interseccionais sobre as periferias da cidade de São Paulo. 2023 (Universidade de São Paulo)
    • CARMO, M. M. . Sistema de Garantia de Direitos da Criança e Adolescente e Justiça Restaurativa. 2013 (Secretaria de Educação do Município de Vacaria)
    • CARMO, M. M. . Tecendo Redes de Cuidado: Fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente e Práticas de Justiça Restaurativa. 2013 (Revista)
  • Projetos de Pesquisa: 4
    • Nome do projeto: Caleidoscópio das ações afirmativas: avaliações, experiências ealcances das políticas de cotas nas universidades públicas (2023 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CARMO, M. M. , COSTA, J. B. , MESSEDER, S. A. , CONCEICAO, S. H. , SANTANA, R. O. , SANTOS, R. M. R. , BARRETO, P. C. S. , SILVA, M. N. , MELO, L. G. , SANTOS, L. C. A. , OLIVEIRA, L. T. B. , GOMES, J. D. , MOUTINHO, L. , TAUKANE, I. T. C. , MULLER, H. R. , SILVA, G. M. , DOURADO, G. B. , ROCHA, E. F. , LOPES, E. T. , LIMA, D. C. , SANTOS, A. S. A. , LOPES, P. , NEVES, P. S. C. , COSTA, A. L. .
      Descrição: Nessa pesquisa pretende-se realizar uma série de estudos de casos sobre as transformações sociais provocadas, direta ou indiretamente, pela introdução de ações afirmativas no país. Visa-se, portanto, investigar e avaliar as consequências dessas políticas públicas, sobretudo o modo como elas afetaram a compreensão da questão racial em nossa sociedade. A ideia inicial é de proceder a uma reflexão sobre os efeitos e impasses das ações afirmativas, tanto no interior das universidades como fora delas. Serão abordados temas, tais como: 1) a expansão das ações afirmativas para outros grupos que não os negros de escolas públicas (quilombolas, indígenas, pessoas com deficiência, etc.); 2) avaliação do desempenho de cotistas e não-cotistas; 3) especificidades das ações afirmativas em universidades estaduais; 4) as ações afirmativas na pós-graduação e seus impactos nas pesquisas; 5) as demandas por mudanças nos currículos (virada decolonial); 6) os impactos na composição do alunado; 7) os coletivos e o feminismo negro que se fortalecem; 8) situação dos egressos cotistas no mundo do trabalho; 9) bancas de heteroidentificação e o jogo das classificações raciais;- os efeitos no ensino médio; 10) a história da África como espaço para contextualizar o racismo no Brasil; 11) o modo como o debate público se tornou mais aberto aos temas ligados às desigualdades raciais, etc. Essa lista não exaustiva dialoga com alguns dos temas que são desenvolvidos pelos membros da equipe em pesquisas anteriores e que serão aqui reatualizadas em uma perspectiva dialógica e comparativa. Esse esforço conjunto se torna possível pelas parcerias já existentes entre os membros do grupo e serão reforçadas pelas possibilidades de organização de encontros, simpósios e de divulgação conjunta dos resultados obtidos (livros, dossiês em revistas, podcasts, homepages, etc.). Além disso, espera-se que essa pesquisa impactea compreensão atual sobre o tema das ações afirmativas nas ciências humanas..
    • Nome do projeto: De faxineira a universitária: os efeitos das políticas de acesso ao ensino superior nas periferias urbanas de São Paulo (2023 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CARMO, M. M. .
      Descrição: Este projeto de pesquisa de pós-doutorado tem por objetivo analisar os impactos das políticas de acesso ao ensino superior, com ênfase nas ações afirmativas, a partir das periferias urbanas da cidade de São Paulo. Por meio de uma análise multissituada, isto é, que considere aspectos locais e globais, sobretudo a partir da perspectiva Sul-Sul, propõe compreender como tais ações de inclusão se articulam a outras políticas sociais e processos de produção de territórios periféricos, sobretudo no que se refere à ampliação de direitos e ao surgimento de novas pautas e sujeitos políticos. Desse modo, parte-se da hipótese de que a ampliação do acesso a educação superior constitui dimensão produtiva das periferias da cidade, seja por uma via ambígua que amplia o acesso, mas mantém a desigualdade (formação em instituições privadas de baixa qualidade), seja amplificando e diversificando as possibilidades de produção de lutas e resistências ao aproximar ativismo estudantil e periférico cada vez mais forjados em termos raça, gênero, sexualidade e território
    • Nome do projeto: A pandemia do Covid-19 sob perspectiva interseccional em territórios periféricos: diálogos entre Brasil e África do Sul (2021 - 2022
      Natureza: Extensao
      Integrantes: CARMO, M. M. , MOUTINHO, L. , Oliveria, Alessandra K. T. , FALCAO, M. T. C. , OLIVEIRA, E. , TIRIBA, T. , AMORIM, C. C. S. , LUZ, L. , MARTINELLI, F. , LOPES, P. , OLIVEIRA JUNIOR, C. L. , GONCALVES, B. A. , LEITE, P. W. .
      Descrição: O presente projeto de extensão tem por objetivo construir espaços colaborativos nos quais ativistas, profissionais de políticas sociais nas periferias da cidade e pesquisadoras e pesquisadores, possam avaliar os impactos da pandemia COVID-19 em seus locais de atuação. Mais especificamente, interessa-nos analisar e articular as ações de enfrentamento produzidas por esses sujeitos desde o início da crise sanitária. O projeto justifica-se tendo em vista as poucas possibilidades de reflexão coletiva sobre tais práticas nessas frentes (serviços públicos e mobilizações sociais) não apenas pela intensidade de demandas, como também pelo ineditismo da crise sanitária. Serão realizados grupos focais em três regiões da cidade: zona sul de São Paulo, distrito do Capão Redondo; na zona leste, Sapopemba; e na zona oeste, nas imediações da USP, através da UBS Vila Dalva e do Centro Escola Samuel Barnsley Pessoa. Objetiva-se também produzir uma temporada de 10 episódios de podcast não apenas como canal de divulgação científica, cuja a importância em si já é justificada tendo em vista os poucos canais de propagação do conhecimento acadêmico ao público geral, mas sobretudo como produção conjunta sobre os efeitos da pandemia no cotidiano da cidade. Esta proposta de extensão universitária visa compartilhar com tais profissionais e ativistas não apenas as ferramentas de diálogo e pesquisa, mas também refletir sobre a pandemia e seus efeitos a partir dos marcadores sociais da diferença, sobretudo de classe, raça e gênero (e também deficiência) pelos quais a pandemia tem sido vivida de forma diversa e desigual. Além disso, objetiva-se produzir uma ponte de diálogo e troca de experiências entre pesquisadores, militantes e profissionais da cidade de São Paulo e de Stellenbosch, na África do Sul, através da atuação de pesquisadores em projeto similar na região. Trata-se de uma proposta de troca e colaboração que envolve também o Sul Global em perspectiva comparada internacional..Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
    • Nome do projeto: Vidas conectadas em duas diferentes temporalidades: exclusões e medos, doenças e perdas no sul da África (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CARMO, M. M. , MOUTINHO, L. , Oliveria, Alessandra K. T. , TIRIBA, T. , MARTINELLI, F. , OLIVEIRA JUNIOR, C. L. , LUZ, L. P. M. .
      Descrição: Essa proposta tem por objetivo geral explorar, em redes desiguais de relações, os interstícios burocráticos, sociais e econômicos do sistema da burocracia racial sul-africana. Será focalizada especialmente, a economia moral que coloca o gênero e sexualidade como operador das relações raciais na produção da desigualdade de classe em província do Cabo Ocidental, na África do Sul. Mais especificamente, em meio a processos de violência por parte do Estado (que oscila entre os modos racionais e mágicos), seguidos pela epidemia do HIV-Aids e, atualmente, pelas perdas impostas pela pandemia de Covid 19, objetivo compreender de que modo os sujeitos atingidos e suas famílias vêm reocupando signos de violação. Interessa, nesse projeto, interpelar a consciência moral humanista que sustenta a recente democracia, seguindo o ponto de vista destes sujeitos.
    • Graduacao:
      • Curso: Ciências Sociais
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: Iniciação Científica - Analfabetos na Cidade
        Ano de conclusão: 2005
    • Mestrado:
      • Curso: Antropologia Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2016
    • Doutorado:
      • Curso: Doutorado em Antropologia Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2022
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Universidade Federal do ABC
        Ano de conclusão: 2023
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2023
      • Nome da Instituição: Universidade Federal do ABC
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Ação Educativa, Assessoria, Pesquisa e Informação:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2006 - 2009 ).
        Outras informações: Coordenação de projetos de formação de educadores junto à redes municipais e estaduais na área de Educação de Jovens e Adultos.
        Outras informações: Assessora
    • Prefeitura da Estância Turística de Embu:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2009 - 2011 ).
        Outras informações: Articulação de setores do governo e sociedade civil para construção de diretrizes das políticas municipais de juventude; coordenação de programas e projetos voltados para juventude nas áreas de trabalho, cultura, direitos humanos, comunicação e participação cidadã; realização de formações, conferências e seminários junto a jovens, educadores e gestores de políticas sociais sobre o temas relacionados à juventude; e monitoramento e avaliação das políticas municipais voltadas para juventude
        Outras informações: Coordenadora de Políticas Estratégicas e Soci
    • Centro de Direitos Humanos e Educação Popular do Campo Limpo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2014 ).
        Outras informações: Articulação de Redes de Proteção da Criança e Adolescente do Campo Limpo; Realização de cursos sobre fundamentos e práticas de justiça restaurativa; Assessorias a setores do poder público em projetos de articulação do sistema de garantia dos direitos da criança e do adolescente envolvendo práticas de justiça restaurativa
        Outras informações: Educadora Plena
    • Portland State University:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2016 - 2020 ).
        Outras informações: Coordenadora de pesquisa
    • LEVIATHAN (SÃO PAULO):
      • Tipo de vínculo: Livre (2022 - Atual ).
    • Ciencia & Saude Coletiva:
      • Tipo de vínculo: Livre (2022 - Atual ).
    • Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2023 - 2023 ).
        Outras informações: Professor visitante
    • CADERNOS PAGU:
      • Tipo de vínculo: Livre (2023 - Atual ).
    • Universidade Federal do ABC:
      • Tipo de vínculo: Livre (2023 - Atual ).
        Outras informações: Pesquisadora Colaboradora
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2022 - Atual ).