Não autenticado |

Katia Bruginski Mulik

    • Doutora em Estudos Linguísticos e Literários na Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Possui graduação em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná e graduação em Comunicação Institucional pela mesma instituição. Atua como professora de língua inglesa na educação básica (SEED-PR), como professora convidada em cursos de pós-graduação (especialização) e em parcerias com atividades voltadas para a formação de professores. Áreas de interesse: pesquisa no espaço escolar, autoetnografia, crenças no ensino,formação de professores, letramento crítico, avaliação, ensino-aprendizado de língua estrangeira, textos multimodais e comunicação.

       

      Links:    

    • Ensino crítico de línguas estrangeiras na pós-modernidade
    • MULIK, K. B. ; ROCHA, G. G. S. ; OLIVEIRA, T. J. S. . Questões de língua(gem) na contemporaneidade: ampliando olhares e perspectivas. Santa Maria : Arco Editores, 2021 . 140p. ISBN: 9786589949077.
    • MULIK, K. B. . Linguística aplicada: diálogos contemporâneos. Curitiba : Intersaberes, 2019 . 372p. ISBN: 9788559729948.
    • KADRI, M. S. E. ; CALVO, L. C. S. ; CHIMENTAO, L. K. ; MULIK, K. B. . A formação de professores de inglês no contexto do PIBID: relatos de pesquisas acadêmicas. Campinas : Pontes Editores, 2018 . 206p. ISBN: 9788521700395.
    • MULIK, K. B. ; RETORTA, M. S. . Avaliação no Ensino-Aprendizagem de Línguas Estrangeiras: Diálogos, Pesquisas e Reflexões. Campinas : Pontes Editores, 2014 . 292p. ISBN: 9788571135031.
  • Artigos completos publicados em periódicos: 14
    • MULIK, K. B. . Internacionalização do Ensino Superior no Contexto Brasileiro: repercussões na mídia digital REVISTA DESEMPENHO , v. 1 , p. 1 - 14 , 2019. ISSN: 16779797.
    • MULIK, K. B. ; REIS, E. I. . LETRAMENTO CRÍTICO, ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS E QUESTÕES FILOSÓFICAS: DIÁLOGOS COM BOURDIEU E DERRIDA / Critical literacy, foreign language teaching and philosophical questions: dialogues with Bourdieu and Derrida Pensares em revista , v. , p. 143 - 162 , 2019. ISSN: 23172215.
    • MULIK, K. B. . 'ELES NÃO SABEM NADA!': CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA NA PERSPECTIVA BAKHTINIANA MUITAS VOZES , v. 6 , p. 321 - 331 , 2017. ISSN: 2238717X.
    • MULIK, K. B. ; SOUZA, S. . Problematizando os conceitos de texto e discurso nas Diretrizes Curriculares Estaduais do Paraná para o ensino de Língua Estrangeira Moderna Revista Philologus , v. 22 , p. 145 - 157 , 2016. ISSN: 14136457.
    • SANTOS, E. ; MULIK, K. B. . A PESQUISA COMO ATIVIDADE DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIO REVISTA X , v. 1 , p. 67 - 81 , 2016. ISSN: 19800614.
    • MULIK, K. B. ; FERNANDES, K. A. R. . (Re) thinking the oral production activities in English course books CONTEXTURAS , v. 24 , p. 136 - 153 , 2015. ISSN: 01047485.
    • MULIK, K. B. ; VIANI, J. P. . AUTOAVALIAÇÃO E AVALIAÇÃO DOCENTE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM: UMA EXPERIÊNCIA NO PIBID-INGLÊS DA UFPR REVISTA X , v. 1 , p. 156 - 170 , 2015. ISSN: 19800614.
    • MULIK, K. B. . HERMES E BONECAS RUSSAS: PARA COMPREENDER A FORMAÇÃO DOCENTE REVISTA X , v. 2 , p. 75 - 80 , 2013. ISSN: 19800614.
    • MULIK, K. B. ; FERNANDES, K. A. R. . (Re)Pensando a avaliação no ensino de língua estrangeira na perspectiva do letramento crítico Revista Versalete , v. 1 , p. 36 - 51 , 2013. ISSN: 23181028.
    • MULIK, K. B. . O autoritarismo ?camuflado? e a interdiscursividade presentes no discurso do professor Letras Escreve: Revista de Estudos Linguísticos e Literários da UNIFAP , v. 01 , p. 06-16 - , 2011. ISSN: 22388060.
    • MULIK, K. B. . O ensino da língua inglesa na educação de jovens e adultos: Enfatizando o letramento crítico e a interculturalidade Caminhos em Linguística Aplicada , v. 5 , p. 142-157 - 157 , 2012. ISSN: 21768625.
    • MULIK, K. B. . O papel dos materiais nas aulas de língua: encontrando o equilíbrio (The role of materials in the language classroom: finding the balance) REVISTA X , v. 2 , p. 115 - 117 , 2011. ISSN: 19800614.
    • MULIK, K. B. . LETRAMENTO CRÍTICO E INTERCULTURALIDADE NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS REVISTA X , v. 2 , p. 11 - 19 , 2011. ISSN: 19800614.
    • MULIK, K. B. . O ensino de língua estrangeira no contexto brasileiro: um passeio pela história Crátilo (Patos de Minas) , v. 5 , p. 14 - 22 , 2012. ISSN: 19840705.
    • MULIK, K. B. . Diários de bordo on-line como ferramentas de reflexão: um estudo com os participantes do Pibid-Inglês da UFPR. Formação de professores de inglês no contexto do PIBID: relatos de pesquisas acadêmicas, v. 1, p. 47 - 74, 2018.
    • MULIK, K. B. ; EDMUNDO, E. S. G. . Beyoncé turned black: empoderamento feminino e letramento crítico na formação inicial de professores. Letramentos em prática na formação inicial de professores de inglês, v. 1, p. 229 - 246, 2018.
    • MULIK, K. B. . Multimodalidade e multiletramentos nas aulas de língua inglesa: práticas e reflexões. GÊNEROS, ENTRE O TEXTO E O DISCURSO, v. 1, p. 322 - 345, 2016.
    • SOUZA, S. ; MULIK, K. B. . Gêneros, entre o texto e o discurso: apontamentos. GÊNEROS, ENTRE O TEXTO E O DISCURSO, v. 1, p. 122 - 135, 2016.
    • MULIK, K. B. . Crenças sobre avaliação em língua inglesa: um estudo com professores da Educação de jovens e Adultos. Avaliação no Ensino-Aprendizagem de Línguas Estrangeiras: Diálogos, Pesquisas e Reflexões, v. , p. 123 - 150, 2014.
    • CABRAL, E. A. ; MULIK, K. B. . A avaliação de línguas estrangeiras na perspectiva das inteligências múltiplas. Avaliação no Ensino-Aprendizagem de Línguas Estrangeiras: Diálogos, Pesquisas e Reflexões, v. , p. 49 - 76, 2014.
    • MULIK, K. B. . Nova lei multa quem jogar lixo na rua . AG Comunique , , 06 ago. 2013.
    • MULIK, K. B. . UTFPR promove Encontro de Avaliação em Línguas Estrangeiras em agosto . AG Comunique , Curitiba , 25 jul. 2013.
    • MULIK, K. B. . O jornalista como tradutor de fatos . AG Comunique , Curitiba , 05 jul. 2013.
    • MULIK, K. B. . UTFPR promove oficina sobre cultura americana em inglês . AG Comunique , Curitiba , 13 jun. 2013.
    • MULIK, K. B. ; MENINI, Alessandra ; RABELO, Edson de Lima. ; REIS, Susan. ; Debeterco ; GONÇALVES,, Débora C. da S. . " Lights, camera and action:the critical approach of the Diretrizes Curriculares da Rede Pública de educação Básica do Paraná in leading a class with movies" . Braz-Tesol Regional Chapter Newsletter , Curitiba , 01 jun. 2007.
    • MULIK, K. B. ; Debeterco ; GONÇALVES,, Débora C. da S. ; MENINI, Alessandra ; RABELO, Edson de Lima. ; Saes, Gilton. ; REIS, Susan. . "Once upon a time...: Teaching English Using Fairy Tales" . BRAZ-TESOL REGIONAL CHAPTER Newsletter , Curitiba , 01 dez. 2006.
    • HIBARINO, D. A. ; MULIK, K. B. . Concepções de língua, ensino e criticidade de professores de língua inglesa de escolas internacionais e bilíngues brasileiras. In: Educere - XIII Congresso Nacional de EducaçãoIV SIRSSE, VI SIPD ? Cátedra UNESCO - Formação de professores: contextos, sentidos e práticas , 2017 , Curitiba. Educere - XIII Congresso Nacional de Educação - IV SIRSSE, VI SIPD ? Cátedra UNESCO - Formação de professores: contextos, sentidos e práticas. Curitiba : Champagnat, 2017. p. 25120 - 25136.
    • MULIK, K. B. ; EDMUNDO, E. S. G. . Agência docente e criticidade na formação inicial de professores de línguas. In: XIII EDUCERE, IV SIRSSE, VI SIPD ? Cátedra UNESCO - Formação de professores: contextos, sentidos e práticas , 2017 , Curitiba. XIII EDUCERE, IV SIRSSE, VI SIPD ? Cátedra UNESCO - Formação de professores: contextos, sentidos e práticas. Curitiba : PUCPR, 2017. p. 24703 - 24717.
    • MULIK, K. B. ; MALCUT, B. F. . O texto publicitário no contexto escolar: promovendo práticas de letramento e cidadania. In: Encontro de Pesquisa em Comunicação - ENPECOM , 2016 , Curitiba. Anais do VIII Encontro de Pesquisa em Comunicação - ENPECOM. Curitiba : UFPR, 2016. p. 309 - 407.
    • MULIK, K. B. . Experiências pedagógicas nas aulas de inglês no ensino médio: entre multimodalidades e multiletramentos. In: 1º Seminário de Multiletramentos, Hipermídia e Ensino , 2016 , Campinas. Caderno de resumos: 1º Seminário de Multiletramentos, Hipermídia e Ensino. : , 2016. p. 59 - 59.
    • MULIK, K. B. ; EDMUNDO, E. S. G. . Letramento crítico, formação inicial de professores de línguas e os ambientes virtuais de aprendizagem. In: XII - Educere , 2015 , Curitiba. XII - Educere. Curitiba : Champagnat, 2015. p. 27362 - 27374.
    • MULIK, K. B. . Comunidades de prática, espaços virtuais e formação de professores de língua inglesa. In: XII - Educere , 2015 , Curitiba. XII - Educere. Curitiba : Champagnt, 2015. p. 12222 - 12235.
    • MULIK, K. B. ; LUCHESA, M. M. . Oral ability in English as a second language (l2) acquisition through practices reflected from the first language (l1) acquisition. In: Congresso Internacional Linguagem e Interação , 2015 , São Leopoldo. Caderno de resumos - Congresso Internacional Linguagem e Interação. São Leopoldo : Unisinos, 2015. p. 301 - 301.
    • MULIK, K. B. ; LUCHESA, M. M. . Oral ability in English as a second language (L2) acquisition through practices reflected from the first language (L1) acquisition. In: Congresso Internacional de Linguagem e Interação III , 2015 , São Leopoldo - Porto Alegre. Congresso Internacional de Linguagem e Interação III. São Leopoldo - Porto Alegre : Unisinos, 2015. p. 4 - 17.
    • MULIK, K. B. ; BRUZ, I. M. . Mapeamento dos estudos sobre o PIBID na área de língua inglesa: lacunas e perspectivas. In: III CIELLI - Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários , 2014 , Maringá. III CIELLI - Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários - Anais Eletrônicos. : , 2014. p. 1 - 9.
    • HIBARINO, D. A. ; MULIK, K. B. . Práticas de Língua Inglesa no PIBID-UFPR: impactos e perspectivas na formação inicial e continuada. In: Colóquio Internacional Educação e Justiça Social , 2014 , Curitiba. Colóquio Internacional Educacão e Justiça Social - Anais Artigos completos. Curitiba : Pucpr, 2014. p. 910 - 925.
    • MULIK, K. B. . Cultura brasileira nas aulas de língua inglesa?: diálogos possíveis.. In: Centro de Estudos Linguísiticos e Literários do Paraná - CELLIP , 2013 , Paranaguá. XXI Seminário do CELLIP - Caderno de resumos. : , 2013. p. 1 - 1.
    • MULIK, K. B. ; FERNANDES, K. A. R. ; DAGIOS, M. G. . (Re) pensando as atividades de produção oral no livro.. In: XI Congresso Nacional de Educação - Educere, II Seminário Internacional de Representações Sociais, IV Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente , 2013 , Curitiba. XI Congresso Nacional de Educação Educere, II Seminário Internacional de Representações Sociais, IV Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente. Curitiba : , 2013. p. 16876 - 16890.
    • BRUZ, I. M. ; MULIK, K. B. ; DAGIOS, M. G. ; FERNANDES, K. A. R. . Inglês como língua internacional/ franca no livro didático. In: XI Congresso Nacional de Educação - Educere, II Seminário Internacional de Representações Sociais, IV Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente , 2013 , Curitiba. XI Congresso Nacional de Educação Educere, II Seminário Internacional de Representações Sociais, IV Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente. Curitiba : , 2013. p. 16988 - 17002.
    • DAGIOS, M. G. ; BRUZ, I. M. ; MULIK, K. B. ; FERNANDES, K. A. R. . O livro didático de língua inglesa e questões de cultura e interculturalidade. In: XI Congresso Nacional de Educação - Educere, II Seminário Internacional de Representações Sociais, IV Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente , 2013 , Curitiba. XI Congresso Nacional de Educação Educere, II Seminário Internacional de Representações Sociais, IV Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente. Curitiba : , 2013. p. 17032 - 17048.
    • MULIK, K. B. . A prática reflexiva do professor de língua inglesa: uma análise a partir de diários de bordô de acadêmicos do PIBID. In: 10o Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada , 2013 , Rio de Janeiro. Caderno de Resumos. : , 2013. p. 157 - 157.
    • DEOSTI, Aline ; MARQUES, A. N. ; MULIK, K. B. . Perspectivas de ensino e a formação de sujeitos críticos: reflexões sobre o ensino de língua estrangeira moderna. In: 10o Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada , 2013 , Rio de Janeiroa. Caderno de Resumos. : , 2013. p. 12 - 12.
    • MULIK, K. B. . Ser ou não ser professor de inglês? Eis a questão! - a construção da identidade do professor a partir de representações de alunos de Letras. In: IV Congresso Latino-americano de Formação de Professores de Línguas , 2013 , Brasília. Livro de Resumos do IV Congresso Latino-americano de Formação de Professores de Línguas. Brasília: UNB, 2013. Brasília. : UnB, 2013. p. 104 - 105.
    • MULIK, K. B. . Gêneros textuais e letramento crítico nas propostas de produção escrita no livro didático de língua inglesa. In: 2º CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários 5º CELLI - Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários , 2012 , Maringá. Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários - CIELLI / Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários - CELLI. : , 2012. p. 1 - 12.
    • MULIK, K. B. . A formação do professor na era digital: (re) pensando a questão do letramento no ensino de língua inglesa. In: III Jornada sobre Ensino e Aprendizagem de Línguas em Ambientes Virtuais , 2012 , São Paulo. III Jornada sobre Ensino e Aprendizagem de Línguas em Ambientes Virtuais - USP- Caderno de Resumos. : , 2012.
    • MULIK, K. B. . Percepções sobre o letramento crítico na escola pública: um estudo com os docentes de língua inglesa do Programa de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID/UFPR. In: III Fórum de Produção Discente ? Programa de Pós-Graduação em Letras , 2012 , Curitiba. CADERNO DE RESUMOS DO III FÓRUM DE PRODUÇÃO DISCENTE ? 2012 - ESTUDOS LINGUÍSTICOS. : , 2012.
    • MULIK, K. B. . Identidade do professor de inglês: representações sobre a profissão no discurso de alunos de Letras. In: Semana de Letras UFPR , 2012 , Curitiba. Cadernos de Resumos da Semana de Letras (individuais e coordenadas). : , 2012.
    • MULIK, K. B. . Gêneros textuais e letramento crítico nas propostas de produção escrita no livro didático de língua inglesa. In: 2º CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários 5º CELLI - Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários , 2012 , Maringá. 2º CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários 5º CELLI - Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários. : , 2012.
    • DEOSTI, Aline ; MULIK, K. B. . Letramento e leitura: um olhar sobre atividades de compreensão textual no livro didático de língua portuguesa. In: 2º CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários 5º CELLI - Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários , 2012 , Maringá. 2º CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários 5º CELLI - Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários. : , 2012.
    • FERNANDES, K. A. R. ; MULIK, K. B. . A aprendizagem de línguas estrangeiras na idade adulta: fatores envolventes. In: X EDUCERE - Congresso Nacional de Educação I SIRSSE - seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação , 2011 , Curitiba. Anais do ... Congresso Nacional de Educação. Curitiba : Champagnat, 2011. p. 5975 - 5987.
    • MULIK, K. B. . O compromisso social do professor de língua inglesa diante da prática avaliativa na Educação de Jovens e Adultos. In: X EDUCERE - Congresso Nacional de Educação I SIRSSE - seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação , 2011 , Curitiba. Anais do ... Congresso Nacional de Educação. Curitiba : Champagnat, 2011. p. 3028 - 3041.
    • MULIK, K. B. . O ensino da língua inglesa na Educação de Jovens e Adultos. In: X EDUCERE - Congresso Nacional de Educação I SIRSSE - seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação , 2011 , Curitiba. Anais do ... Congresso Nacional de Educação. Curitiba : Champagnat, 2011. p. 5192 - 5203.
    • MULIK, K. B. . O uso de textos publicitários nas aulas de língua inglesa: explorando a intertextualidade. In: III Jornada da Red Cobinco - Rede do Corredor Oceânico Norte de Comunicação , 2011 , Curitiba. Red Cobinco PUCPR 2011. : , 2011.
    • MULIK, K. B. . O uso de textos publicitários nas aulas de língua inglesa: explorando a intertextualidade. In: III Jornada da Red Cobinco - Rede do Corredor Oceânico Norte de Comunicação , 2011 , Curitiba. Red Cobinco PUCPR 2011. : , 2011.
    • MULIK, K. B. . Professores em formação e suas crenças sobre lugares de aprendizagem de língua inglesa. In: IX Congesso de Educação-EDUCERE III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagia - ESBPp , 2009 , Curitiba. Anais do ... Congresso Nacional de Educação. Curitiba : CHAMPAGNAT, 2009.
    • MULIK, K. B. . Crenças de professores em formação sobre o ensino-aprendizado de língua estrangeira. In: VIII Congresso Nacional de Educação da PUCPR- EDUCERE e III Congresso Ibero-Americano sobre Violências nas Escolas - CIAVE , 2008 , Curitiba. VIII Congresso Nacional de Educação da PUCPR- EDUCERE e III Congresso Ibero-Americano sobre Violências nas Escolas - CIAVE-FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Curitiba : Champagnat, 2008.
    • MULIK, K. B. ; Debeterco . Bilinguismo no ambiente familiar: desmistificando algumas crenças em torno da aquisição billíngue na infância. In: XV EPLE - Encontro de Professores de Línguas Estrangeiras do Paraná , 2007 , Curitiba. XV EPLE - Línguas: cultura, diversidade e integração. Curitiba : Lastro Ltda - CELIN - UFPR, 2007. p. 91 - 92.
    • MULIK, K. B. ; SOUSA, M. B. G. . Narrativas de educadoras/es no ensino remoto: criando espaços para a escuta sensível. 2021 (Comunicacao)
    • MULIK, K. B. . Práticas multimodais críticas: experiências na formação de professores de Língua Inglesa. 2021 (Comunicacao)
    • MULIK, K. B. . Critical Literacy in practice: sharing some possibilities in a High School context. 2021 (Conferência)
    • MULIK, K. B. ; EDMUNDO, E. S. G. ; DISSENHA, E. . Teachers 2teachers Across Borders: Um conto a três - vivências de letramento crítico em aulas de inglês. 2021 (Outra)
    • MULIK, K. B. ; FERNANDES, A. C. ; HAUS, C. ; BARELA, J. A. S. . Multiletramentos e Multimodalidade na sala de aula: práxis na (e para além da) pandemia. 2021 (Conferência)
    • MULIK, K. B. . Bate-papo sobre avaliação e letramento crítico. 2021 (Conferência)
    • MULIK, K. B. . Políticas educacionais no contexto paranaense ? sob as lentes de uma professora de língua inglesa da Educação Básica. 2021 (Conferência)
    • MULIK, K. B. . Professora, eu não tenho internet!': criticidade no ensino de inglês no Ensino Médio em contexto pandêmico. 2021 (Comunicacao)
    • MULIK, K. B. . Brechas para encurtar distâncias: práticas pedagógicas de língua inglesa no Ensino Médio no contexto pandêmico. 2020 (Comunicacao)
    • FERRAZ, D. ; ONO, F. ; FERRARI, L. ; PARDO, F. ; MULIK, K. B. ; MERLO, M. . Autoetnografia e formação docente: espelhos, inovações, desnudando emoções. 2021 (Conferência)
    • MULIK, K. B. . Letramentos (auto) críticos no ensino de língua inglesa no Ensino Médio: uma pesquisa autoetnográfica. 2020 (Seminário)
    • MULIK, K. B. . Ensino de língua inglesa no Paraná: onde estamos? Para onde vamos?. 2019 (Comunicacao)
    • MULIK, K. B. . Linguística aplicada e multimodalidade na formação de professores de inglês: construindo diferentes sentidos e práticas. 2019 (Comunicacao)
    • MULIK, K. B. . Internacionalização do ensino superior no contexto brasileiro: repercussões na mídia digital. 2018 (Comunicacao)
    • HIBARINO, D. A. ; MULIK, K. B. . Concepções de língua, ensino e criticidade de professores de língua inglesa de escolas internacionais e bilíngues brasileiras. 2017 (Comunicacao)
    • MULIK, K. B. ; EDMUNDO, E. S. G. . Agência docente e criticidade na formação inicial de professores de línguas. 2017 (Comunicacao)
    • MULIK, K. B. . Letramentos e resistências: olhando para a sala de aula de língua inglesa de uma escola pública. 2017 (Comunicacao)
    • MULIK, K. B. ; HIBARINO, D. A. . Formação de professores de línguas estrangeiras na contemporaneidade: desafios e possibilidades no trabalho do professor-pesquisador. 2017 (Simposio)
    • MULIK, K. B. ; HIBARINO, D. A. ; DAGIOS, M. G. ; PAZELLO, E. ; EDMUNDO, E. S. G. . Formação de professores de línguas: entre rupturas, saberes e práticas. 2017 (Outra)
    • MULIK, K. B. . Entre letramentos e multimodalidades: formação inicial e continuada de professores de línguas. 2017 (Comunicacao)
    • MULIK, K. B. . Multiletramentos e multimodalide na Formação Inicial e continuada de professores de línguas: reflexões e práticas. 2016 (Comunicacao)
    • MULIK, K. B. . Concepções de criticidade na formação inicial: percepções de alunos graduandos em Letras. 2016 (Comunicacao)
    • MULIK, K. B. . Experiências pedagógicas na produção de textos multimodais e audiovisuais no ensino da língua inglesa. 2016 (Comunicacao)
    • MULIK, K. B. . Perspectivas colaborativas na formação de professores: um olhar sobre o PIBID-Inglês/UFPR. 2016 (Comunicacao)
    • MULIK, K. B. . Ensino de línguas: reflexões e práticas. 2015 (Outra)
    • MULIK, K. B. . Multimodalidade e multiletramentos nas aulas de língua inglesa no Ensino Médio. 2015 (Comunicacao)
    • MULIK, K. B. . Comunidades de prática, espaços virtuais e formação de professores de língua inglesa. 2015 (Comunicacao)
    • MULIK, K. B. ; EDMUNDO, E. S. G. . Letramento crítico, formação inicial de professores de línguas e os ambientes virtuais de aprendizagem. 2015 (Comunicacao)
    • BRUZ, I. M. ; MULIK, K. B. . (Des)construções no ensino de língua inglesa internacional/franca: reflexões e expectativas de professores e alunos. 2015 (Comunicacao)
    • MULIK, K. B. . Agência docente no PIBID-Inglês da UFPR: o professor supervisor entre a formação inicial e continuada. 2015 (Comunicacao)
    • MULIK, K. B. ; LUCHESA, M. M. . Oral ability in English as a second language (l2) acquisition through practices reflected from the first language (l1) acquisition. 2015 (Comunicacao)
    • MULIK, K. B. . Língua: o que é isso que tentamos ensinar?. 2014 (Conferência)
    • MULIK, K. B. ; BRUZ, I. M. . Mapeamento dos estudos sobre o PIBID na área de língua inglesa: lacunas e perspectivas. 2014 (Comunicacao)
    • MULIK, K. B. . Perspectivas de formação continuada no cenário brasileiro e seus impactos na formação de professores de língua inglesa. 2014 (Outra)
    • DAGIOS, M. G. ; BRUZ, I. M. ; MULIK, K. B. . Letramento crítico e ensino intercultural da língua inglesa no PIBID UFPR. 2014 (Comunicacao)
    • MULIK, K. B. ; FERNANDES, K. A. R. ; MALCUT, B. F. . Abordagens Educacionais na Formação Cidadã: Sobre a Noção de Sujeito Emancipado. 2014 (Comunicacao)
    • HIBARINO, D. A. ; MULIK, K. B. . Práticas de Língua Inglesa no PIBID-UFPR: impactos e perspectivas na formação inicial e continuada. 2014 (Comunicacao)
    • DEOSTI, Aline ; MULIK, K. B. ; MARQUES, A. N. . Perspectivas de ensino e a formação de sujeitos críticos: reflexões sobre o ensino de língua estrangeira moderna. 2013 (Comunicacao)
    • MULIK, K. B. . A prática reflexiva do professor de língua inglesa: uma análise a partir de diários de bordo de acadêmicos do PIBID. 2013 (Comunicacao)
    • MULIK, K. B. . Cultura brasileira nas aulas de língua inglesa?: diálogos possíveis.. 2013 (Comunicacao)
    • MULIK, K. B. . Ser ou não ser professor de inglês, eis a questão - a construção da identidade do professor a partir de representações de alunos de Letras. 2013 (Comunicacao)
    • MULIK, K. B. ; FERNANDES, K. A. R. ; DAGIOS, M. G. . (Re)pensando as atividades de produção oral no livro didático de língua inglesa. 2013 (Outra)
    • BRUZ, I. M. ; MULIK, K. B. ; DAGIOS, M. G. ; FERNANDES, K. A. R. . Inglês como língua internacional/franca no livro didático: algumas reflexões. 2013 (Outra)
    • DAGIOS, M. G. ; BRUZ, I. M. ; MULIK, K. B. ; FERNANDES, K. A. R. . O livro didático de língua inglesa e questões de cultura e interculturalidade. 2013 (Outra)
    • MULIK, K. B. ; FERNANDES, K. A. R. ; BRUZ, I. M. ; DAGIOS, M. G. . O livro didático de língua inglesa: múltiplos olhares. 2013 (Outra)
    • MULIK, K. B. . PIBID na formação de professores de língua inglesa: expectativas e impactos na carreira docente. 2013 (Comunicacao)
    • MULIK, K. B. . O programa institucional de bolsas de iniciação a docência (PIBID) como espaço de formação continuada de professores de língua inglesa.. 2013 (Comunicacao)
    • MULIK, K. B. ; JESUS, K. W. C. . A construção da imagem do professor nas propagandas do mec sob a ótica da análise crítica do discurso. 2012 (Comunicacao)
    • MULIK, K. B. . O autoritarismo ?camuflado? e a interdiscursividade presentes no discurso do professor. 2012 (Comunicacao)
    • MULIK, K. B. . A formação do professor na era digital: (re)pensando a questão do letramento no ensino de língua inglesa. 2012 (Comunicacao)
    • MULIK, K. B. . Identidade do professor de inglês: representações sobre a profissão no discurso de alunos de Letras. 2012 (Comunicacao)
    • MULIK, K. B. . Gêneros textuais e letramento crítico nas propostas de produção escrita no livro didático de língua inglesa. 2012 (Comunicacao)
    • MULIK, K. B. ; DEOSTI, Aline . Letramento e leitura: um olhar sobre atividades de compreensão textual no livro didático de língua portuguesa. 2012 (Comunicacao)
    • MULIK, K. B. . Percepções sobre o letramento crítico na escola pública: um estudo com os docentes de língua inglesa do Programa de Bolsas de Iniciação A Docência - PIBID/UFPR. 2012 (Comunicacao)
    • MULIK, K. B. . O ensino da língua inglesa na Educação de Jovens e Adultos. 2011 (Comunicacao)
    • FERNANDES, K. A. R. ; MULIK, K. B. . A aprendizagem de línguas estrangeiras na idade adulta: fatores envolventes. 2011 (Comunicacao)
    • MULIK, K. B. . O compromisso social do professor de língua inglesa diante da prática avaliativa na Educação de Jovens e Adultos. 2011 (Comunicacao)
    • MULIK, K. B. ; BATISTA, Juliano Moro . Projeto interdisciplinar de leitura e literatura na Educação de Jovens e Adultos: um relato de experiência. 2011 (Comunicacao)
    • MULIK, K. B. . Letramento visual nas aulas de língua inglesa. 2011 (Comunicacao)
    • MULIK, K. B. . O ensino da língua inglesa na Educação de Jovens e Adultos: enfatizando o letramento crítico e a interculturalidade. 2011 (Comunicacao)
    • MULIK, K. B. . O uso de textos publicitários nas aulas de língua inglesa: explorando a intertextualidade. 2011 (Comunicacao)
    • MULIK, K. B. . Crenças sobre avaliação em língua inglesa: um estudo com professores da educação de jovens e adultos. 2010 (Comunicacao)
    • MULIK, K. B. . Crenças sobre avaliação em língua inglesa: um estudo com professores da educação de jovens e adultos. 2010 (Comunicacao)
    • MULIK, K. B. . Professores em formação e suas crenças sobre lugares de aprendizagem de língua inglesa. 2009 (Comunicacao)
    • MULIK, K. B. . A tradução domesticadora do conto "Fiesta, 1980" de Junot Díaz. 2009 (Comunicacao)
    • MULIK, K. B. ; Debeterco . "No palco da morte: ambições e conflitos nas tragédias shakesperianas". 2007 (Comunicacao)
    • MULIK, K. B. ; REIS, Susan. ; MENINI, Alessandra ; GONÇALVES,, Débora C. da S. ; RABELO, Edson de Lima. ; Debeterco . "Luzes, câmera, ação = praticidade e diversão nas aulas de inglês". 2006 (Comunicacao)
    • MULIK, K. B. . "Crenças de professores em formação sobre o ensino-aprendizado de língua estrangeira. 2008 (Comunicacao)
    • MULIK, K. B. ; Debeterco . Bilinguismo no ambiente familiar:desmistificando algumas crenças em torno da aquisição bilingue na infância. 2007 (Comunicacao)
    • MULIK, K. B. . Crenças dos formandos de Letras da PUC-PR sobre o ensino-aprendizado de língua estrangeira. 2008 (Comunicacao)
    • MULIK, K. B. . I Noite Cultural e Literária da EJA. 2010 (Colégio Estadual Professor Francisco Manoel de Lima Camargo)
    • MULIK, K. B. ; RETORTA, M. S. ; CHICHORRO, F. D. . I EALE: Encontro de Avaliação em Línguas Estrangeiras. 2013 (Universidade Tecnológica Federal do Paraná)
    • MULIK, K. B. . V SALET - Semana Acadêmica de Letras da FACEL. 2015 (Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras)
    • MULIK, K. B. . 2º Encontro do Projeto Nacional de Letramentos - ciclo 2: Linguagem, Educação, Cultura e Tecnologia. 2017 (Universidade de São Paulo)
    • MULIK, K. B. . IV Encontro do Projeto Nacional de Letramentos: Linguagem, Cultura, Educação e Tecnologia / Ciclo II - Os Estudos de Letramentos e o Contexto Brasileiro: Expandindo Interpretações. 2019 (USP)
    • MULIK, K. B. . IX ENCOM: DNA Institucional: a comunicação interna nas organizações. 2011 (UTFPR)
    • MULIK, K. B. ; FERNANDES, K. A. R. . (Re) Pensando a avaliação de língua estrangeira na perspectiva do letramento crítico. 2012 (PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ)
    • MULIK, K. B. ; FERNANDES, K. A. R. . Práticas de reflexão crítica no ensino de língua estrangeira. 2013 (PUCPR)
    • MULIK, K. B. ; CABRAL, E. A. . Avaliação de línguas estrangeiras na perspectiva das múltiplas inteligências. 2013 (Universidade Tecnológica Federal do Paraná)
    • MULIK, K. B. . Formação em Ação disciplinar: LEM - Inglês. 2017 (SEED - PR)
    • MULIK, K. B. . Formação em Ação disciplinar: LEM - Inglês. 2018 (SEED - PR)
    • MULIK, K. B. . Multimodalidade e letramento digital nas aulas de inglês: algumas possibilidades. 2019 (UFPR)
    • MULIK, K. B. . Pesquisar o Ensino de Línguas com a Escola Pública: Perspectivas da Linguística Aplicada. 2019 (PUCPR)
    • MULIK, K. B. ; BRUZ, I. M. . Ferramentas Tecnológicas para o Ensino Remoto na Educação Básica. 2020 (UFPR)
    • MULIK, K. B. . Oficina no ENLE: A prática da avaliação nas aulas de língua inglesa: integrando habilidades. 2011 (PUCPR)
    • MULIK, K. B. . BOLETIM DE LEITURA ORIENTADA. 2007 (Ler e pensar gazeta do povo)
    • Nome do projeto: Identidade e leitura (2012 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MULIK, K. B. , BRAHIM, A. C. S. M. , FOGAÇA, F.C , NODARI, J. I , MARTINEZ, J. Z. , HALI, R. C. , JORDÃO, C. M. .
      Descrição: Este grupo tem por objetivo analisar processos de formação de professores de LE, como currículos de cursos de Letras Estrangeiras, cursos universitários de extensão para formação continuada de professores, e programas governamentais; construir novas metodologias para auxiliar o processo de formação inicial e continuada de professores de LE.
    • Nome do projeto: Letramento Crítico na Escola Pública: uma proposta colaborativa (2009 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MULIK, K. B. , JORDÃO, C. M. .
      Descrição: Descrição: Esta pesquisa se propõe a estabelecer uma relação colaborativa entre pesquisadores e professores de inglês da rede pública com o objetivo de selecionar uma abordagem de ensino consoante às novas DCE-PR (2009). Para tanto, partiremos da leitura e análise crítica das DCE-PR, investigando sua relação com diferentes discursos educacionais e assim situando o documento em sua filiação com determinada(s) perspectiva(s) de ensino/aprendizagem de inglês. Tal análise será feita pelos pesquisadores juntamente com professores voluntários atuantes em escolas públicas na educação básica, a fim de trocar experiências e leituras críticas com vistas à elaboração e publicação de artigos acadêmicos em co-autoria. Esta pesquisa faz parte de um projeto nacional envolvendo várias IES públicas coordenado pelos professores Walkyria Monte Mór e Lynn Mario T. M. de Souza, intitulado "Formação de professores nas teorias dos novos letramentos e multiletramentos: o ensino crítico de línguas estrangeiras na escola . Resultados parciais publicados em JORDÃO, C.M. Discurso e Identidade em Língua Estrangeira: Crusoé e Sexta-Feira na sociedade em rede. DOS SANTOS & ANDRELINO (orgs.). Linguagens em Interação II: leitura e ensino de línguas. Maringá: Clichetec, 2010..
    • Nome do projeto: Novos e Multiletramentos, Multimodalidade e Formação de Professores de Línguas (2020 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MULIK, K. B. , FERNANDES, A. C. , HAUS, C. , PONTES, V. F. , CRUZ, F. R. , CAMPOS, B. , MUHLEN, L. V. , KINDINGER, B. A. , RAIMUNDO, C. M. , BARELA, J. A. S. , LENHARO, R. I. , ROSA, I. C. N. .
      Descrição: Este projeto de pesquisa, com duração de cinco anos ? de junho de 2020 a junho de 2025, está inserido no contexto maior da Linguística Aplicada, e especificamente no contexto das discussões concernentes ao trabalho com os novos e multiletramentos e com a multimodalidade na formação inicial e continuada de professores de línguas. Há cerca de duas¬¬ décadas, pesquisadores nas áreas dos novos e multiletramentos e da multimodalidade (COPE & KALANTZIS, 2000, 2009, 2015; KALANTZIS & COPE, 2008, 2016; KNOBEL & LANKSHEAR, 2011; LANKSHEAR & KNOBEL, 2013; KRESS, 2003, 2009; MONTE-MÓR, 2015, ROSE, 2012, ROWSELL 2013; UNSWORTH & THOMAS, 2014) têm chamado atenção para as diversas mudanças que têm acontecido nas esferas da vida cotidiana, da economia e do trabalho, argumentando que, sob risco de perder relevância, a escola precisa se reinventar para preparar as pessoas para viver e trabalhar em um mundo que tem passado por transformações dramáticas em consequência das novas tecnologias e da instensificação da globalização. Essas transformações têm alterado a forma como as pessoas se relacionam, se movimentam ao redor do globo, agem socialmente e produzem sentido a partir de suas experiências. Nesse contexto, a formação de professores em geral, e de línguas em específico, precisa contemplar discussões, reflexões críticas e práticas que preparem os atuais e futuros profissionais da educação para lidarem com os crescentes desafios da contemporaneidade. Tais desafios requerem que a educação e seus profissionais tornem menos visíveis as fronteiras que separam o mundo da vida do mundo da escola, incluam as novas tecnologias em processos de ensino/aprendizagem e promovam um maior equilíbrio entre a agência do professor e a agência dos alunos ? de forma que as diferenças entre os alunos possam ser contempladas no ambiente escolar, facilitando a aprendizagem. Todas essas questões fazem parte do escopo dos estudos dos novos e multiletramentos e da multimodalidade, e subjazem a este projeto, que tem como objetivo principal contribuir para a pesquisa acadêmica e a prática pedagógica no âmbito das temáticas dos novos e multiletramentos e da multimodalidade na formação inicial e continuada de professores de línguas..
    • Nome do projeto: Professores sem fronteiras: formação inicial e continuada em línguas estrangeiras e adicionais (2020 - 2020
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MULIK, K. B. , HIBARINO, D. A. , WALESKO, A. M. H. .
      Descrição: Prof.ª colaboradora, pesquisadora e autora de capítulo de livro sobre o projeto.
    • Nome do projeto: Narrativas de educadoras/es no Ensino Remoto: criando espaços para a escuta sensível (2021 - 2021
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MULIK, K. B. , CANATO, A. P. M. B. , GONCALVES, H. C. , SOUSA, M. B. G. , MOHR, D. .
    • Nome do projeto: Revista Versalete (2012 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MULIK, K. B. , STROPARO, S. M. , PEDRA, N. T. S. .
      Descrição: O projeto propõe a criação de uma revista acadêmica, ligada ao Curso de Letras da Universidade Federal do Paraná, que pretende criar um espaço de divulgação de trabalhos de alunos de Graduação e Pós-graduação do Curso de Letras da Universidade Federal do Paraná, mas aberta também a outros intercâmbios possíveis, entre Cursos e Universidades, e considerando as grandes ênfases de formação do Curso de Letras da UFPR: Linguística/Linguística aplicada, Literatura e Tradução. Apresentado ao Departamento de Linguística, Letras Clássicas e Vernáculas e ao Departamento de Letras Estrangeiras Modernas. Como uma forma de apresentar working papers, trabalhos completos, resenhas e ensaios, a revista cria um espaço de reconhecimento do processo de formação desses alunos e uma oportunidade para sua aprendizagem de pesquisa e dos processos de publicação.
    • Nome do projeto: Novos letramentos, multiletramentos e o ensino de línguas estrangeiras (2009 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MULIK, K. B. , SOUZA, L. M. T. M. , MONTE MOR, W. .
      Descrição: A proposta tem por base os estudos dos novos letramentos e multiletramentos (LUKE & FREEBODY 1997; LANKSHEAR & KNOBEL 2003; GEE 2004; KRESS 2003) que se volta para o ensino dos modos culturais de ver, descrever, explicar, compreender representações textuais, valores, ideologias, discursos, assumir posições, ter visão de mundo e compreender as relações entre conhecimento e poder na sociedade. Os objetivos desta pesquisa envolvem 1) investigação e 2) colaboração por meio de um programa de educação continuada. A investigação volta-se para a compreensão sobre a relação entre ensino de línguas estrangeiras na escola pública e a relação desta com a educação; a concepção de língua e linguagem presente no ensino de línguas estrangeiras; o desenvolvimento de cidadania e a promoção de inclusão por meio de línguas estrangeiras. Esses resumem-se portanto em 1) verificar os conhecimentos praticados localmente sobre o ensino de línguas estrangeiras e como estes se constroem na atuação de alunos e professores, nas regiões investigadas; 2) registrar a noção que professores e alunos têm sobre a relação global-local na atuação pedagógica; 3) realizar um levantamento sobre os perfis dos professores no que se refere à formação destes para o ensino de línguas estrangeiras; 4) realizar um levantamento sobre as epistemologias e metodologias regionais no que se refere ao ensino de línguas estrangeiras. A proposta de colaboração por meio de um programa de educação continuada prevê o desenvolvimento dos professores para 1) a elaboração de planos de ensino de língua inglesa segundo propósitos educacionais críticos, de modo a atender necessidades e especificidades de suas localidades ou regiões; 2) elaboração de planos de aulas e adequação de materiais local e regionalmente , aulas e materiais que reflitam concepções de língua e linguagem em conformidade com a sociedade global e local em que vivem, com vistas a promover educação inclusiva e crítica por meio da língua inglesa.
    • Nome do projeto: Línguas, Culturas e Sociedade: Estudos em ensino-aprendizagem (2013 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MULIK, K. B. , DEOSTI, Aline , MARQUES, A. N. .
      Descrição: O grupo se caracteriza como um coletivo docente interessado em investigar e socializar diferentes aspectos do ensino-aprendizagem de línguas, abordando diversas perspectivas educacionais e objetivos didático-pedagógicos nas sub-áreas da Lingüística Aplicada, não se limitando a elas.
    • Nome do projeto: Ensino Crítico de Línguas Estrangeiras na Pós-modernidade (2015 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MULIK, K. B. , NASCIMENTO, G. , CAETANO, F. C. S. , PROENCA, A. B. , MASRIERA, E. V. , SILVA, F. G. L. B. .
      Descrição: Este grupo visa a discussão de aspectos relacionados a formação de professores e o ensino de línguas estrangeiras dentro de uma perspectiva crítica. Partimos da concepção de que a formação voltada para a cidadania que é orientada pelos documentos oficiais de ensino precisam se voltar para as concepções dos sentidos do 'ser crítico' nessa sociedade pós-moderna.
    • MULIK, K. B. . Resistências e reexistências: práticas no ensino de língua inglesa na escola pública. 2018 - Curso de curta duração ministrado
    • Graduacao:
      • Curso: Letras - Português
        Nome da Instituição: Claretiano Centro Universitário
        Ano de conclusão: 2017
      • Curso: Comunicação Institucional
        Nome da Instituição: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
        Título: Estratégias visuais e discursivas em peças publicitárias de escolas de inglês
        Ano de conclusão: 2016
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Paraná
        Título: Crenças dos formandos de Letras da PUC-PR sobre o ensino-aprendizado de língua estrangeira
        Ano de conclusão: 2008
    • Mestrado:
      • Curso: Estudos Linguísticos (CONCEITO CAPES 5)
        Nome da Instituição: Universidade Federal do Paraná
        Ano de conclusão: 2014
    • Doutorado:
      • Curso: Estudos Linguísticos e Literários em Inglês
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2021
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
        Ano de conclusão: 2010
    • Gazeta do Povo:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2007 - 2007 ).
        Outras informações: Projeto voltado a produção de um tablóide quinzenal com sugestões a serem utilizadas por professores de educação básica das escolas públicas e particulares do Estado do Paraná.
        Outras informações: estagiário
    • Centro Estadual de Educação Básica de Jovens e Adultos:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2008 - 2010 ).
        Outras informações: professora
    • Centro Cultural Brasil Estados Unidos de Curitiba:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2008 ).
        Outras informações: Projeto de estágio realizado na área de tradução em parceria com a escola InterAmericano e a PUC-PR.
        Outras informações: colaborador
    • Universidade Federal do Paraná:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2014 ).
        Outras informações: Este cadastro é apenas para fins de registro de bolsa fornecida pelo Conselho de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Letras - Estudos Linguísticos da UFPR.
        Outras informações: Aluna pesquisadora na área de Letras
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - Atual ).
        Outras informações: Pesquisadora
    • Instituto Federal do Paraná:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - 2016 ).
        Outras informações: Pesquisadora colaboradora
    • Universidade Tecnológica Federal do Paraná:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - 2014 ).
        Outras informações: Revisão e editoração de materiais produzidos pelo grupo de pesquisa do Departamento de Comunicação e Expressão (DACEX).
        Outras informações: estagiária do curso de Comunicação Inst.
    • Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2015 - 2017 ).
        Outras informações: *Disciplinas - 1º semestre de 2015 Língua Inglesa VII Prática de Ensino II Introdução a gramática *Disciplinas - 2º semestre de 2015 Língua Inglesa I - EAD Língua Inglesa II - EAD Língua Inglesa IV - EAD Língua Inglesa VI -EAD Linguística Textual Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa II Prática de Ensino de Língua Inglesa I *Disciplinas - 1º semestre de 2016 Lingua Inglesa VII Produção de textos - Psicologia *Discplinas - 2º semestre de 2016 Lingua Inglesa III - Tutoria EAD Língua Inglesa IV - Tutoria EAD Língua Inglesa V - Conteudista EAD Língua Inglesa VI - Conteudista EAD Prática de Ensino IV - Inglês - Conteudista EAD
        Outras informações: Professora Assistente I
    • Línguas & Letras (Online):
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - Atual ).
    • Revista Versalete:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - Atual ).
    • Revista X:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - Atual ).
    • Instituto Tecnológico e Educacional de Curitiba:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2016 - 2016 ).
        Outras informações: Professora no curso de Especialização em Assessoria Linguística: revisão textual e ortográfica Disciplinas ministradas -Texto Argumentativo - Revisão textual: gêneros textuais - Revisão textual geral Orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso
        Outras informações: colaboradora
    • Diálogo das Letras:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - Atual ).
    • Pontifícia Universidade Católica do Paraná:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2017 - 2017 ).
        Outras informações: Professora do módulo de Linguística Aplicada no curso de Especialização em Língua Inglesa: Metodologia e Tradução - carga horária 30 horas
        Outras informações: Professora convidada
    • Colégio Estadual do Campo Prof. Francisco Manoel de Lima Camargo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2012 - Atual ).
        Outras informações: Professora de língua inglesa na Educação Básica
        Outras informações: professora
    • Universidade Positivo:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2017 - 2017 ).
        Outras informações: Professora do módulo de "Avaliação e concepção de material didático para a Educação Bilíngue" com carga horária de 30 horas no curso de Especialização em Educação Bilíngue - Turma 2016.
        Outras informações: Professora no curso de Especialização
    • REVISTA DESEMPENHO:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - Atual ).
    • Pontifícia Universidade Católica do Paraná:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2019 - Atual ).
        Outras informações: Atuou como professora no curso de Especialização em Ensino Bilíngue e Metodologia em Língua Inglesa ministrando o módulo de Linguística Aplicada. Carga horária: 30 hrs
        Outras informações: Professora convidada