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Mônica Maria Soares Santos

    • Pós-Doutora pela Universidade de São Paulo (USP). Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo (USP). Doutora em Linguística pela Universidade de Évora (UÉvora) - Portugal. Mestra em Letras pela Universidade Federal de Sergipe - UFS (2012). Especialista em Língua Portuguesa, pela Faculdade Pio X (2010) e Licenciada em Letras Português-Vernáculas, pela Universidade Federal de Sergipe - UFS (2006). Experiência acadêmica na área de Letras, com ênfase em Ciências da Linguagem (Linguística, Linguística Cognitiva, Psicolinguística, Neurolinguística, Sociolinguística), Ensino de Língua Portuguesa como Língua Materna, como Língua Não Materna e como Língua de Herança. Em seu Mestrado, trabalhou com as Políticas Públicas para a Alfabetização e o Letramento (Literácia), avaliando a aplicação da Provinha Brasil e analisando as concepções linguísticas a ela subjacentes, nomeadamente, Consciência Fonológica, Gêneros Textuais e Sociolinguística. Em seu doutoramento pela USP, em convénio de Dupla Titulação com Universidade de Évora, que lhe conferiu, respectivamente, os títulos de Doutora em Letras e Doutora em Linguística, direciona seu olhar para a Linguística Cognitiva, a Psicolinguística, a Neurolinguística e a Consciência Linguística, as quais ancorarão sua pesquisa sobre a influência da Música na linguagem de idosos brasileiros e portugueses afetados pela Doença de Alzheimer. Atualmente, em seu Pós-Doutoramento, tem se aprofundado em estudos atrelados ao Português como Língua de Herança, onde procura averiguar se o a variedade linguística do aluno brasileiro em contextos sociais portugueses pode ser considerada um fenômeno de Língua de Herança, visto que, embora se trate do mesmo idioma, os falantes do português do Brasil são imigrantes. É membro permanente da Diretoria Executiva do Simelp. É Pesquisadora do Grupo de Pesquisa LinC - Linguagem e Cognição, cuja linha de pesquisa intitula-se: Complexidades cognitivas e contato linguístico, coordenado pela Profa. Dra. Maria Célia Lima-Henandes (Universidade de São Paulo). É membro da AILP - Associação Internacional de Linguística do Português. Presidente da VIII Edição do Simelp.

       

      Links:    

    • Cunha, Adan Phelipe ; Mano, Andréia Hiromi ; Oliveira, Anna Karolina Miranda ; Defendi, Cristina Lopomo ; Abraçado, Jussara ; Spaziani, Lídia ; Lima¿Hernandes, Maria Célia ; Ribeiro, Marcello ; SANTOS, MÔNICA MARIA SOARES ; Dias, Nilza Barrozo ; Nogueira, Priscilla de Almeida ; Silva, Sérgio Duarte Julião da ; Gomes, Thamires Rodrigues ; Xiang, Zhang ; VICENTE, RENATA BARBOSA . Cognition, complexity and context as other minds: a tribute to T. Givón. SÃO PAULO : FFLCH-USP, 2022 . 153p. ISBN: 9786587621845.
    • FREITAG, R. M. K. ; ALMEIDA, A. N. S. ; SOARES, M.M. . Contribuições para o aprimoramento da Provinha Brasil enquanto instrumento diagnóstico do nível de alfabetização e letramento nas séries iniciais REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS RBEP-INEP , v. 94 , p. 390 - 416 , 2013. ISSN: 21766681.
    • FREITAG, R. M. K. ; SOARES, M.M. . A Provinha Brasil na visão dos professores PROLÍNGUA (JOÃO PESSOA) , v. 8 , p. 3 - 18 , 2013. ISSN: 19839979.
    • FREITAG, R. M. K. ; SOARES, M.M. ; ANDRADE, S. R. J. ; LIMA, M. G. B. ; LIMA, M. . Culto à avaliação, patologização da alfabetização e fracasso escolar Revista Fórum Identidades , v. 15 , p. 2 - , 2014. ISSN: 19823916.
    • ROSÁRIO, M.M.S . PROVINHA BRASIL: APRENDENDO A LER PARA COMPREENDER Revista do GELNE , v. 24 , p. 28 - , 2012. ISSN: 22360883.
    • ROSÁRIO, M.M.S . CULTO À AVALIAÇÃO, PATOLOGIZAÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO E FRACASSO ESCOLAR REVISTA FÓRUM IDENTIDADES , v. 15 , p. 42 - 59 , 2014. ISSN: 19823916.
    • FREITAG, R. M. K. ; SOARES, M.M. . A PROVINHA BRASIL NA VISÃO DOS PROFESSORES PROLÍNGUA (JOÃO PESSOA) , v. 8 , p. 3 - 18 , 2013. ISSN: 19839979.
    • FREITAG, R. M. K. ; ALMEIDA, A. N. S. ; SOARES, M.M. . Contribuições para o aprimoramento da Provinha Brasil enquanto instrumento diagnóstico do nível de alfabetização e letramento nas séries iniciais REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS RBEP-INEP , v. 94 , p. 390 - 416 , 2013. ISSN: 21766681.
    • SOARES, M.M. . UMA TENTATIVA SOCIOLINGUÍSTICA DE DECIFRAR O ENIGMA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA Interdisciplinar , v. 12 , p. 179 - 194 , 2010. ISSN: 19808879.
    • MARCALO, M. J. B. ; VICENTE, RENATA BARBOSA ; Lima-Hernandes, Maria Célia ; SOARES SANTOS, M.M. . Consciência e autonomia no contexto da cognição: discutindo o papel da linguagem. Linguagem, cognição e interações, v. , p. 8 - 142, 2020.
    • FREITAG, R. M. K. ; SOARES, M.M. ; ALMEIDA, A. N. S. . PROVINHA BRASIL: VILÃ OU MOCINHA? / TIRANDO PROVEITO DA PROVINHA BRASIL NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. Leitura, letramento e cidadania : explorando a provinha Brasil, v. 1, p. 1 - 160, 2013.
  • Textos em jornais de notícias/revistas: 1
    • SOARES, M.M. . UMA TENTATIVA SOCIOLINGUÍSTICA DE DECIFRAR O ENIGMA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA . Interdisciplinar : Revista de Estudos em Língua e Literatura , , 17 dez. 2010.
    • SOARES, M.M. . A FORMAÇÃO DO AGENTE-APLICADOR DA PROVINHA BRASIL: A IMPORTÂNCIA DA BASE (SÓCIO)LINGUÍSTICA E FONOLÓGICA DO PROFESSOR ALFABETIZADOR. In: IV ENCONTRO NORTE/NORDESTE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO , 2012 , ARACAJU. A FORMAÇÃO DO AGENTE-APLICADOR DA PROVINHA BRASIL: A IMPORTÂNCIA DA BASE (SÓCIO)LINGUÍSTICA E FONOLÓGICA DO PROFESSOR ALFABETIZADOR. : , .
    • SOARES, M.M. ; Matos, Carla Mirelle de Oliveira ; DORIA, Silvana Faria . O ensino de Língua Portuguesa: Olhar para o presente e retificar o futuro. In: IV Colóquio Internacional , 2010 , Laranjeiras. IV Colóquio Internacional: "Educação e Contemporaneidade". : , 2010.
    • SOARES, M.M. ; SANTANA, J. F. . LEITURA E INTERTEXTUALIDADE: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO 6º ANO. In: II SENALIC - Seminário Nacional Literatura e Cultura , 2010 , SÃO CRISTÓVÃO. EDUFS: 21754128. SÃO CRISTÓVÃO : EDUFS, 2010.
    • SOARES SANTOS, M.M. ; FARIAS, CLOTILDES . AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A ALFABETIZAÇÃO: FORMAÇÃO DO PROFESSOR ALFABETIZADOR. 2022 (Comunicacao)
    • SOARES SANTOS, M.M. . OS EFEITOS DA MÚSICA NA DOENÇA DE ALZHEIMER: RESULTADOS DOS TESTES DE CONSCIÊNCIA LINGUÍSTICAS EM IDOSOS NO BRASIL E EM PORTUGAL. 2022 (Comunicacao)
    • SOARES SANTOS, M.M. . LINGUAGEM E ALZHEIMER: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. 2022 (Comunicacao)
    • SOARES, M.M. . Fanerolaliologia x Parâmetros de Libras. 2020 (Conferência)
    • SOARES, M.M. . Usando a Semântica no Ensino de Língua Portuguesa. 2017 (Outra)
    • SOARES, M.M. . Entendendo a contribuição dos Estudos Linguísticos para o ensino de Língua Portuguesa. 2017 (Conferência)
    • SOARES, M.M. . A Especialização em LIBRAS - Tradução, Interpretação e Ensino: uma proposta pautada nos estudos Linguísticos. 2017 (Conferência)
    • BEZERRA, A. P. ; ROSÁRIO, M.M.S . A EXPANSÃO ATUAL DO ENSINO DE PORTUGUÊS NA ÁSIA: O CASO DE MACAU. 2015 (Comunicacao)
    • SOARES, M.M. . O Ensino de Língua Portuguesa e a Relação com os Gêneros Textuais. 2011 (Outra)
    • SOARES, M.M. . A formação do agente-aplicador da Provinha Brasil: A importância da base (sócio)linguística e fonológica do professor alfabetizador. 2012 (Comunicacao)
    • SOARES, M.M. ; SANTOS, C. C. . O INTERNETÊS E A SUA INTERFERÊNCIA NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA NORMA CULTA. 2010 (Comunicacao)
    • SOARES, M.M. ; Oliveira, C. . MESA REDONDA: O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA E AS TIC. 2009 (Comunicacao)
    • SOARES, M.M. ; Oliveira, C. . MESA REDONDA: O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA E AS TIC. 2009 (Comunicacao)
    • SOARES, M.M. . O TRATAMENTO DAS VARIEDADES ESTIGMATIZADAS/PRESTIGIADAS EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2010 (Comunicacao)
    • SOARES, M.M. ; SANTOS, C. C. . A grafia da internet e o ensino da norma padrão: uma reflexão variacionista. 2010 (Comunicacao)
    • SOARES, M.M. ; SANTOS, C. C. ; RIBEIRO, S. S. . O INTERNETÊS E A SUA INTERFERÊNCIA NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA NORMA CULTA. 2009 (Comunicacao)
    • SOARES, M.M. ; Oliveira, C. . Contribuição do jogo The Sims no desenvolvimento da Competência Narrativa. 2009 (Comunicacao)
    • SOARES, M.M. ; BEZERRA, K. P. . O enigma da Língua Portuguesa: O que ensinar? Como ensinar?. 2009 (Outra)
    • SOARES, M.M. . O enígma da Língua portuguesa: O que ensinar? Como ensinar?. 2008 (Outra)
    • SOARES, M.M. . I EXPESO - PRIMEIRA EXPOSIÇÃO DE PESQUISAS EM SOCIOLINGUÍSTICA: A HETEROGENEIDADE EM FOCO. 2009 (Universidade Federal de Sergipe/Departamento de Letras)
    • SOARES, M.M. . Festival de Poesias. 2010 (Secretaria Municipal de Educação)
    • SOARES, M.M. ; CAMPOS, V.M.L. . A consciência morfológica em poesias de Cecília Meireles. 2011 (Faculdade Pio Décimo)
    • SOARES, M.M. ; COLARES, L. . I ENCONTRO DE LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA - BRASIL, PORTUGAL E ÁFRICA. 2015 (Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe ( FANESE))
    • SOARES, M.M. . I CICLO DE OFICINAS DE LÍNGUA MATERNA: Um convite à reflexão do ato de Ensinar a Língua Portuguesa. 2017 (Prefeitura Municipal de Capela)
    • SOARES, M.M. . Neurociência e Alfabetização - A formação do Professor, com a Professora Leonor Scliar Cabral. 2017 (Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe)
    • SOARES, M.M. . I Encontro de Gênero, Sexualidade e Educação. 2017 (Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe)
    • SOARES SANTOS, M.M. . I CONFERÊNCIA INTERNACIONAL ENCONTRO COM AS CIÊNCIAS HUMANAS & IV LINCOG ? SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE LINGUAGEM E COGNIÇÃO. 2021 (INSTITUTO POLITÉCNICO DE MACAU)
    • SOARES, M.M. . I ENCONTRO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE HERANÇA: Reflexões sobre falantes de Português no mundo. 2017 (Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe)
    • SOARES SANTOS, M.M. . A consciência linguística que emerge da música em idosos com Doença de Alzheimer (DA) no Brasil e em Portugal. 2022 (UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO)
    • SOARES SANTOS, M.M. ; VICENTE, RENATA BARBOSA . COGNIÇÃO: INTERFACE ENTRE LINGUAGEM HUMANA, CONCIÊNCIA E EMOÇÃO. 2021 (INSTITUTO POLITÉCNICO DE MACAU)
    • SOARES, M.M. . O enígma da Língua portuguesa: O que ensinar? Como ensinar?. 2008 (VIIII SEMANA DE LETRAS (CENTRO ACADÊMICO DE LETRAS))
    • SOARES, M.M. ; BEZERRA, K. P. . O enigma da Língua Portuguesa: O que ensinar? Como ensinar?. 2009 (XXX ENEL)
    • SOARES, M.M. ; SANTOS, C. C. . O internetês e a sua interferência no processo de aquisição da norma culta.. 2009 (NPGL - NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS)
    • SOARES, M.M. ; Oliveira, C. . THE SIMS E PRODUÇÃO TEXTUAL: UMA EXPERIÊNCIA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS NARRATIVOS COM ALUNOS DA 4ª SÉRIE. 2009 (NPGL - NÚCLEO DE PÓS GRADUAÇÃO EM LETRAS)
    • SOARES, M.M. ; Oliveira, C. . CONTRIBUIÇÃO DO JOGO THE SIMS NO DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA NARRATIVA. 2009 (NPGL - NÚCLEO DE PÓS GRADUAÇÃO EM LETRAS)
    • SOARES, M.M. . O Ensino de Língua Portuguesa e a Relação com os Gêneros Textuais. 2011 (Secretaria Municipal de Educação)
    • SOARES, M.M. . Gramática e Ensino da Língua. 2010 (Associação de Ensino e Cultura Pio Décimo)
    • SOARES, M.M. . Introdução à Literatura: Uma abordagem teórica. 2010 (Associação de Ensino e Cultura Pio Décimo)
    • SOARES, M.M. . Compreensão e Produção de Texto. 2010 (Associação de Ensino e Cultura Pio Décimo)
    • SOARES, M.M. . Metodologia Científica. 2010 (Associação de Ensino e Cultura Pio Décimo)
    • SOARES, M.M. . Epistemologia. 2010 (Associação de Ensino e Cultura Pio Décimo)
    • SOARES, M.M. . Gramática e Ensino da Língua. 2011 (Associação de Ensino e Cultura Pio Décimo)
    • SOARES, M.M. . Tipologia e Texto. 2010 (Associação de Ensino e Cultura Pio Décimo)
    • Nome do projeto: Cognição e música: implicações para método de estudo da língua e da linguagem. (2019 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SOARES, M.M. , Lima-Hernandes, Maria Célia , GOLFETTI, V. .
      Descrição: Estudo das relações entre música e cognição, suas implicações para o desenvolvimento de métodos de estudos da linguagem. Projetos no campo da memória autobiográfica interessam-nos sobretudo
    • Graduacao:
      • Curso: LETRAS VERNÁCULAS
        Nome da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
        Título: A Literatura infanto-juvenil como fonte de prazer para a formação de leitores
        Ano de conclusão: 2006
    • Mestrado:
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
        Ano de conclusão: 2012
    • Doutorado:
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: ?Essa música me faz lembrar...? A ?Consciência Linguística? que emerge da Música: Idosos com Alzheimer no Brasil e em Portugal
        Ano de conclusão: 2021
      • Curso: Linguística
        Nome da Instituição: Universidade de Évora
        Título: ?Essa música me faz lembrar...? A ?Consciência Linguística? que emerge da Música: Idosos com Alzheimer no Brasil e em Portugal
        Ano de conclusão: 2021
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Faculdade Pio Décimo
        Ano de conclusão: 2010
    • Colégio Imaculada Conceição:
      • Tipo de vínculo: Livre (1998 - 2000 ).
        Outras informações: Professor
    • Colégio José Olino:
      • Tipo de vínculo: Livre (2000 - 2003 ).
        Outras informações: Lecionou na 4ª série do Ensino Fundamental.
        Outras informações: Professor Polivalente
    • Colégio Módulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2003 - 2004 ).
        Outras informações: Professora de Língua Portuguesa e Literatura
    • Grupo Escolar Coelho e Campos:
      • Tipo de vínculo: Livre (1999 - 1999 ).
        Outras informações: Lecionou as disciplinas de História, Cultura e Arte,Ensino Religioso e Redação no projeto EJAp ( Educação de Jovens e Adultos de 5ª a 8ª série).
        Outras informações: Professor
    • Colégio Amadeus:
      • Tipo de vínculo: Livre (2004 - 2004 ).
        Outras informações: Disciplinas lecionadas: Língua Portuguesa e Redação (Ensino Fundamental )
        Outras informações: Professora
    • EMEF Antônio Carvalho Neto:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Universidade Federal de Sergipe:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2014 ).
        Outras informações: DISCIPLINAS LECIONADAS: 08/2010 - 12/2010 Ensino, CURSO DE LETRAS, Nível: Graduação Disciplinas ministradas: 404721 - A0 - ESTILÍSTICA 03/2010 - 06/2010 Ensino, CURSO DE FONOLOGIA, Nível: Graduação Disciplinas ministradas: 404720 - I0 - LINGUÍSTICA I 03/2010 - 06/2010 Ensino, CURSO DE LETRAS, Nível: Graduação Disciplinas ministradas: 404771 - A0 - ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LÍNGUA PORTUGUESA I 404728 - B0 -LABORATÓRIO PARA O ENSINO DE GÊNEROS TEXTUAIS 404703 -A0 : LABORATÓRIO PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA 08/2009 - 12/2009 Ensino, CURSO DE LETRAS, Nível: Graduação Disciplinas ministradas: LÍNGUA PORTUGUESA/D0 LÍNGUA PORTUGUESA/F0 LÍNGUA PORTUGUESA/G0 SOCIOLINGUÍSTICA/G0 08/2009 - 12/2009 Ensino, CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS, Nível: Graduação Disciplinas ministradas: PORTUGUÊS INSTRUMENTAL 03/2009 - 06/2009 Ensino, CURSO DE LETRAS, Nível: Graduação Disciplinas ministradas: Língua Portuguesa II Produção e Recepção de Texto I 09/2008 - 01/2009 Ensino, CURSO DE LETRAS, Nível: Graduação Disciplinas ministradas: LÍNGUA PORTUGUESA I LÍNGUA PORTUGUESA II LÍNGUA PORTUGUESA V 04/2008 - 08/2008 Ensino, CURSO DE LETRAS, Nível: Graduação Disciplinas ministradas: Língua Portuguesa II Produção de Texto III 04/2008 - 08/2008 Ensino, CURSO DE SECRETARIADO EXECUTIVO, Nível: Graduação Disciplinas ministradas: Português Instrumental 2014.3 LETRV0096 PORTUGUÊS INSTRUMENTAL 60h 23456N1234 2014.2 LETRV0078 LABORATÓRIO PARA O ENSINO DE GÊNEROS TEXTUAIS 60h 4N1234 LETRV0063 LÍNGUA PORTUGUESA I 60h 3N12 5N34 LETRV0068 LÍNGUA PORTUGUESA II 60h 2N1234 LETRV0064 PRODUÇÃO E RECEPÇÃO DE TEXTO II 60h 3N34 5N12 2014.1 LETRV0058 HISTÓRIA DA LÍNGUA PORTUGUESA 60h 46N34 LETRV0068 LÍNGUA PORTUGUESA II 60h 2M56 6M12 LETRV0059 PRODUÇÃO E RECEPÇÃO DE TEXTO I 60h 25N12 LETR0340 PRODUÇÃO E RECEPÇÃO DE TEXTO I 60h 25N34 2013.2 LETRV0078 LABORATÓRIO PARA O ENSINO DE GÊNEROS TEXTUAIS 60h 3N34 4N12 LETRV0063 LÍNGUA PORTUGUESA I 60h 2N12 6N
        Outras informações: Professor Substituto
    • EMEF Presidente Vargas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2015 ).
        Outras informações: Professor efetivo da rede municipal de ensino
    • Faculdade Pio Décimo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2012 ).
        Outras informações: LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS - ESPANHOL 2010/1 SEMINÁRIO DE PRÁTICA EM LÍNGUA PORTUGUESA 2010/2 SEMINÁRIO DE PRÁTICA EM LÍNGUA PORTUGUESA SOCIOCIOLINGUÍSTICA MORFOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA LINGUÍSTICA I 2011/1 SEMINÁRIO DE PRÁTICA EM LÍNGUA PORTUGUESA SOCIOCIOLINGUÍSTICA MORFOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA LINGUÍSTICA II SINTAXE DA LÍNGUA PORTUGUESA
        Outras informações: PROFESSOR
    • Faculdade Pio Décimo - Campus I:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2010 - 2012 ).
        Outras informações: JUNHO/ 2010: Gramática e Ensino da Língua (ESPECIALIZAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA). AGOSTO/2010: Tipologia e Texto (ESPECIALIZAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA). Introdução à Literatura: Uma abordagem teórica (ESPECIALIZAÇÃO EM LITERATURAS BRASILEIRA E PORTUGUESA). SETEMBRO/2010: Compreensão e Produção de Texto(ESPECIALIZAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA). DEZEMBRO/2010: Metodologia Científica(ESPECIALIZAÇÃO EM LITERATURAS BRASILEIRA E PORTUGUESA). Epistemologia(ESPECIALIZAÇÃO EM LITERATURAS BRASILEIRA E PORTUGUESA). JANEIRO/2011: Gramática e Ensino da Língua(ESPECIALIZAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA).
        Outras informações: Professor
    • REVISTA LETRAS & LETRAS:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2015 ).
        Outras informações: Professor associado da Revista Letras & Letras da Universidade Federal de Uberlândia tento contribuído com o parecer do artigo "TERÇOS RURAIS CANTADOS: IDENTIDADE LINGUÍSTICA CULTURAL"
    • Revista letras & letras:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - Atual ).
    • COLÉGIO SÃO PAULO - COC:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - 2012 ).
        Outras informações: COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
    • Faculdade São Luis de França:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2012 - 2015 ).
        Outras informações: Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Diversidade Linguística Especialização em Tradução, Cultura e Ensino de Língua Espanhola Especialização em Literatura Infantil e Juvenil Especialização em Literatura Brasileira e Ensino
        Outras informações: Coordenador do Núcleo de Pós-Graduação
    • Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe:
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
    • Prefeitura Municipal de Aracaju:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
    • CESAD - UFS:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - Atual ).
        Outras informações: PÓS-DOUTORANDA
    • Universidade de Santiago - Cabo Verde:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2022 - Atual ).
        Outras informações: Mestrado em Português como Segunda Língua
        Outras informações: Professor
    • INSTITUTO MERITUS BRASIL:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2012 - Atual ).
        Outras informações: Diretor