Não autenticado |

Ígor Carastan Noboa

    • Doutor em História Social - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP (2019), Mestre em História Social - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP (2010). Atualmente é professor de História da Prefeitura Municipal de São Paulo lotado na EMEF Emiliano Di Cavalcanti desde 2008, professor no Centro Universitário Sumaré nos cursos de Licenciatura em Pedagogia e História, exerceu cargo atribuído de Coordenador Pedagógico entre outubro de 2014 até dezembro de 2015 na EMEF Emiliano Di Cavalcanti. Pesquisa História Contemporânea, História dos Estados Unidos, especificamente os seguintes temas: cinema, literatura e televisão de ficção científica e horror, Guerra Fria e bomba atômica.

       

      Links:    

    • NOBOA, I. C. . Filmes do Fim do Mundo: Ficção Científica e Guerra Fria (1951-1964). São Paulo : LCTE Editora, 2013 . 189p. ISBN: 9788585908232.
    • NOBOA, Igor Carrastan ; DA SILVA, MARCOS ANTONIO . Uma curta distância de Willoughby: viagem no tempo nostálgica na série Além da Imaginação ÍCONE (RECIFE. ONLINE) , v. 17 , p. 348 - 364 , 2019. ISSN: 2175215X.
  • Capítulos publicados: 5
    • NOBOA, Igor Carastan . Retorno à Zona Proibida (O Planeta dos Macacos na sala de aula). Ensino de História e Poéticas, v. 1, p. 181 - 202, 2016.
    • NOBOA, I. C. ; NOBOA, Igor Carastan . Além das ruínas da zona proibida. Sessão Dupla [recurso eletrônico] : o original e a cópia, o remake, a sátira, a paródia, v. , p. 205 - 218, 2016.
    • NOBOA, I. C. ; NOBOA, Igor Carastan . O terror não tem forma. Sessão Dupla [recurso eletrônico] : o original e a cópia, o remake, a sátira, a paródia, v. , p. 473 - 486, 2016.
    • NOBOA, I. C. . Filmes para Guerra Fria ou como utilizei dois filmes para ensinar o segundo pós-guerra (Limite de Segurança e Dr. Fantástico). Ver história: o ensino vai aos filmes, v. 1, p. 25 - 37, 2011.
    • NOBOA, I. C. . ?Do you want to know more?? - Adaptação e Visões de Futuro em Tropas Estelares. Metamorfoses das linguagens (Histórias, Cinemas, Literaturas), v. 1, p. 155 - 168, 2009.
    • NOBOA, I. C. . RETORNO À ZONA PROIBIDA Uma apresentação de O Planeta do Macacos na sala de aula. In: XXII Encontro Estadual de História - APNUH-SP , 2014 , Santos. Anais eletrônico do XXII Encontro Estadual de História - APNUH-SP. : , 2014.
    • NOBOA, I. C. . O significado dos pods em Vampiros de Almas ? Desafios orgânicos. In: XXVI SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA , 2011 , São Paulo. Anais do XXVI simpósio nacional da ANPUH - Associação Nacional de História. : , 2011. p. 1 - 9.
    • NOBOA, Igor Carastan . insólito será televisionado: a importância e influência de Rod no audiovisual insólito. 2019 (Simposio)
    • NOBOA, Igor Carastan . A Guerra Fria nos filmes de ficção científica. 2019 (Conferência)
    • NOBOA, Igor Carastan . 7,000 millions stories in the world... or just only one? Los Parecidos, irony and The Twilight Zone. 2019 (Conferência)
    • NOBOA, I. C. . O significado dos pods em Vampiros de Almas ? Desafios orgânicos. 2011 (Simposio)
    • Nome do projeto: Mitos e pensamento Cético (2016 - 2016
      Natureza: Outra
      Integrantes: NOBOA, I. C. , CANEPA, L. L. .
      Descrição: Projeto de ensino para a escola de ensino e tempo integral EMEF Emiliano Di Cavalcanti, com disciplina eletiva sobre discussão da função social dos mitos (antigo e atual), bem como desenvolvimento do pensamento crítico e científico através do debate sobre fatos e situações consideradas sobrenaturais. Partindo do interesse dos alunos. O curso discutiu desde mitologias de civilizações europeias, africanas, indígenas e asiáticas, até disco voadores, gravações de fantasmas, curas espirituais, astronautas do passado, viagem no tempo. Ancorado nas obras escritas e audiovisuais de Michael Shermer, Steven Pinker, James Randi, Penn Jillette e Raymond Joseph Teller, dentre outros.
    • Nome do projeto: Jogos de tabuleiro e "Card Games" (2017 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: NOBOA, I. C. .
      Descrição: Curso de "Território de Saber" com apresentação de jogos de tabuleiro e "card games" dentro da proposta de escola de ensino integral realizado na rede municipal de ensino para jovens de 11 a 17 anos.
    • Nome do projeto: Projeto Found Footage (2016 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: NOBOA, I. C. , CANEPA, L. L. .
      Descrição: Atividade extracurricular eletiva para alunos do Ensino Fundamental II dentro do projeto de escola de ensino e tempo integral da EMEF Emiliano Di Cavalcanti. Projeto envolveu a realização de palestras com acadêmicos e realização de atividades supervisionadas, repetindo o esquema dos programas de televisão de "ghost hunting" e filmes de gravações encontradas.
    • Graduacao:
      • Curso: Pedagogia
        Nome da Instituição: Universidade Nove de Julho
        Ano de conclusão: 2011
      • Curso: História
        Nome da Instituição: Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP
        Ano de conclusão: 2003
    • Mestrado:
      • Curso: História Social
        Nome da Instituição: Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP
        Ano de conclusão: 2010
    • Doutorado:
      • Curso: História Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2019
    • Prefeitura Municipal de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2008 - Atual ).
        Outras informações: Professor de História
    • Faculdade Sumaré:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2015 - Atual ).