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Patricia Nakayama

    • Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP), mestrado e doutorado pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP em Ética e Filosofia Política. Atualmente coordena o grupo de pesquisa ANTIGOS E MODERNOS: QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS (GP-CNPQ) e integra o NARRATIVES AND SOCIAL CHANGES - International Research Group (NaSC-IRG). Tem experiência e publicações na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia moderna e política, atuando principalmente nos seguintes temas: Thomas Hobbes, democracia, Estado e direito, política, Retórica antiga e moderna.

       

      Links:    

    • NAKAYAMA, Patricia . Collective Memory Narratives in Contemporary Culture. Cham, Switzerland : Springer 978-3-031-41923-2, 2023 . 222p. ISBN: 9783031419.
    • NAKAYAMA, Patricia . Questões sobre a liberdade, a necessidade e o acaso, de Thomas Hobbes: resenha da tradução de Celi Hirata CADERNOS ESPINOSANOS (USP) , v. 49 , p. 253 - 260 , 2023. ISSN: 14136651.
    • NAKAYAMA, Patricia . Sobre o conatus de Thomas Hobbes e as artes retóricas DOISPONTOS , v. 20 , p. 150 - 160 , 2023. ISSN: 27649792.
    • NAKAYAMA, Patricia . Thomas Hobbes: Pensador da liberdade? Estudos sobre a arte retórica e a liberdade civil Ethic@ (UFSC) , v. 22 (2) , p. 944-â??970, - -‌970 , 2023. ISSN: 16772953.
    • NAKAYAMA, Patricia . ESPINOSA E HOBBES: CONSIDERAÇÕES SOBRE A DEMOCRACIA E A MONARQUIA Ethic@ (UFSC) , v. 20 , p. 818 - 844 , 2021. ISSN: 16772953.
    • NAKAYAMA, Patricia . ACERCA DEL THOMAS HOBBES DEMÓCRATA...¿O MONÁRQUICO? BOLETÍN DE LA ASOCIACIÓN DE ESTUDIOS HOBBESIANOS , v. 37 , p. 10 - 15 , 2017. ISSN: 18538169.
    • NAKAYAMA, Patricia . THE ANTILOGY IN THE IUSPOSITIVISM AND THE IUSNATURALISM IN THOMAS HOBBES lastorresdelucca , v. 5 , p. 119 - 144 , 2016. ISSN: 22553827.
    • NAKAYAMA, Patricia . SOBRE A SEDIÇÃO, A ARTE DA RETÓRICA E O MÉTODO CIENTÍFICO EM THOMAS HOBBES Revista Reflexões , v. 10 , p. 101-116 - 116 , 2017. ISSN: 22386408.
    • NAKAYAMA, Patricia . Acerca da ideia de história em Hobbes e Espinosa Polymátheia (UECE) , v. III , p. 251 - 276 , 2007. ISSN: 1808804X.
    • NAKAYAMA, Patricia ; PICARELLA, L. ; GONZALEZ, P. G. ; DEMENCHONOK, E. ; SANTASILIA, S. ; DOMINGUEZ, F. B. A. ; RAMAGLIA, D. ; ASTRAIN, R. S. ; VELASCO, S. L. ; FERNANDEZ, E. R. R. ; CANO, E. R. ; GAMBOA, L. B. D. ; RUBIO, D. S. ; DALMAU, R. M. ; PENA, A. I. . Determinismo y Libertad: nuevos paradigmas. LIBERTAD Y JUSTICIA SOCIAL PARA EL CAMBIO SOCIAL Teoría y conceptos, v. 2, p. 07 - 446, 2022.
    • BERTELLONI, F. ; ESTRADA, Laura Corso ; NAKAYAMA, Patricia ; STIER, M. L. L. de ; RAZUK, A. L. ; COLODRERO, A. J. ; ROSLER, A. ; LIMONGI, M. I. M. P. ; ZAVALIA, D. ; ROSANOVICH, D. J. . Sobre la representación (phantasía) en la filosofía de Thomas Hobbes: notas sobre la recepción del estoicismo vía Francisco Suárez. Tradición y modernidad de la teología política, v. 1, p. 1 - 208, 2020.
    • NAKAYAMA, Patricia . Considerações sobre o método científico em thomas hobbes e a inventio latina .. Filosofia do renascimento e moderna/, v. , p. 447 - 458, 2013.
    • NAKAYAMA, Patricia . Nossas palavras. MELHORIA DA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO, v. 1, p. - , 2003.
    • SARTORELLI, E. C. ; SILVARES, L. ; FRYDMAN, P. S. ; PAGOTTO-EUZEBIO, M. S. ; DIVINO, M. D. A. ; NAKAYAMA, Patricia . III Congresso Brasileiro de Retórica. In: III Congresso Nacional de Retórica , 2014 , São Paulo. Caderno de Resumos do III Congresso Brasileiro de Retórica. São Paulo : USP; UNIFESP, Mackenzie, 2014. p. 2 - 97.
    • NAKAYAMA, Patricia ; SILVA, Monika Dowbor da ; RODRIGUES, Vanusia A. . Os estudantes de Ciências Sociais e a Iniciação Científica. In: 3º SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO , 1995 , São Paulo. 3º SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. SÃO PAULO : OFICINA EDITORIAL, 1995. p. 3 - 452.
    • NAKAYAMA, Patricia . O Estado como obra de arte do povo. In: Palestra anual da ANPOF , 2002 , São Paulo. ATAS DO X ENCONTRO NACIONAL DE FILOSOFIA. : ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA, 2002. p. 5 - 405.
    • NAKAYAMA, Patricia ; GONZALEZ, P. G. . Cultura integracionista en el pensamiento latinoamericano. Bogotá : , 2021 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • NAKAYAMA, Patricia . Chamada Pública 09/2016 da Fundação Araucária - Programa Institucional de Pesquisa Básica e Aplicada. 2017 (Consultoria)
    • NAKAYAMA, Patricia ; Braga e Braga, Tomás . MAPA DAS VIVÊNCIAS CULTURAIS DA JUVENTUDE DE SÃO CAETANO DO SUL. 2012 (Assessoria)
    • AMADERA, João Eduardo Daud ; NAKAYAMA, Patricia . Avaliação de aprendizagem da disciplina eletiva "Introdução à acupuntura:Bases Fisiológicas e Aplicações na Prática Clínica MSP 0668" da Faculdade de medicina da USP. 2009 (Relatorio_tecnico)
    • NAKAYAMA, Patricia ; SAKURAI, K. ; PRETTE, Marco Stevam Del ; TEIXEIRA, Elenice e . Aspectos Ambientais e Urbanos do Estado de São Paulo. 1998 (Relatorio_tecnico)
    • NAKAYAMA, Patricia ; SAKURAI, K. ; AMARAL, R. ; FERRER, J. ; NIGOSKI, O. . Macro zoneamento ecológico econômico do Pontal do Paranapanema. 1999 (Assessoria)
    • NAKAYAMA, Patricia . Da atopia à utopia: sobre a descrição do ser ameríndio. 2020 (Conferência)
    • NAKAYAMA, Patricia . Recepção da ideia de phùsis de Demócrito de Abdera na modernidade. 2020 (Conferência)
    • NAKAYAMA, Patricia . Sobre a antilogia de Antifonte: inflexões sobre democracia e a concórdia política. 2019 (Conferência)
    • NAKAYAMA, Patricia . Sobre a ideia de phantasma: notas sobre a recepção do estoicismo em Hobbes. 2019 (Conferência)
    • NAKAYAMA, Patricia . Sobre la representación en la filosofía primera de Hobbes: notas sobre la recepción del estoicismo. 2019 (Conferência)
    • NAKAYAMA, Patricia . Thomas Hobbes leitor da antiguidade sofística: o caso da justiça de Protágoras à Platão. 2018 (Simposio)
    • NAKAYAMA, Patricia . A perspectiva cosmológica do ser no discurso ameríndio. 2018 (Conferência)
    • NAKAYAMA, Patricia . The reception of Antiphon?s Antilogy by Thomas Hobbes in the controversy over the types of government. 2018 (Comunicacao)
    • NAKAYAMA, Patricia . Acerca del Thomas Hobbes monárquico o demócrata. 2017 (Comunicacao)
    • NAKAYAMA, Patricia . Hobbes defensor da democracia? Ou da monarquia?. 2017 (Conferência)
    • NAKAYAMA, Patricia . Thomas Hobbes: jusnaturalista ou juspositivista?. 2016 (Conferência)
    • NAKAYAMA, Patricia . Gênero e Identidade? Uma reflexão para tod@s. 2016 (Conferência)
    • NAKAYAMA, Patricia . Contribuição ameríndia à história da filosofia clássica e moderna. 2016 (Conferência)
    • NAKAYAMA, Patricia . NOTES ON THE IDEA OF PHÙSIS IN DEMOCRITUS AND IN EARLY MODERN PHILOSOPHY. 2016 (Seminário)
    • NAKAYAMA, Patricia . A arte da retórica na querela sobre a ciência experimental entre Boyle e Hobbes. 2015 (Conferência)
    • NAKAYAMA, Patricia . Um estudo comparativo entre os alunos de história e geografia da FFLCH - USP. 1996 (Comunicacao)
    • Monika Dowbor da Silva ; NAKAYAMA, Patricia ; Vanuzia A. Rodrigues . Os estudantes de Ciências Sociais e a Iniciação Científica. 1995 (Comunicacao)
    • NAKAYAMA, Patricia . Para una nueva lectura de Thomas Hobbes. 2007 (Comunicacao)
    • NAKAYAMA, Patricia . O Populi Motus de Francis Bacon. 2007 (Comunicacao)
    • NAKAYAMA, Patricia . O Populi Motus em Thomas Hobbes. 2009 (Comunicacao)
    • NAKAYAMA, Patricia . Sobre a recepção do Estado de Natureza de Thomas Hobbes. 2009 (Comunicacao)
    • NAKAYAMA, Patricia . Sobre a origem da eloquência e o nascimento da política. 2010 (Comunicacao)
    • NAKAYAMA, Patricia . Sobre o Estado de Natureza de Thomas Hobbes. 2011 (Comunicacao)
    • NAKAYAMA, Patricia . Sobre o nascimento da eloquência e da vida civil em Thomas Hobbes. 2011 (Comunicacao)
    • NAKAYAMA, Patricia . A presença do enthymema aristotélico na invenção do método científico de Thomas Hobbes. 2012 (Comunicacao)
    • NAKAYAMA, Patricia . Considerações sobre o método científico em Thomas Hobbes e a Inventio Latina. 2012 (Comunicacao)
    • NAKAYAMA, Patricia . Falar às Paixões: o exercício político na República de Cícero e na Politéia de Platão. 2011 (Comunicacao)
    • NAKAYAMA, Patricia . Gênese da Ideia de Centralização Política: sobre a tópica da Origem do Discurso e a Política de Thomas Hobbes. 2014 (Comunicacao)
    • NAKAYAMA, Patricia . LA RETÓRICA ANTIGUA EN EL CONATUS Y EN LA ANTROPOLOGÍA DE THOMAS HOBBES. 2013 (Comunicacao)
    • NAKAYAMA, Patricia . A Filosofia Política e a Arte Retórica de Thomas Hobbes. 2013 (Comunicacao)
    • NAKAYAMA, Patricia . El diálogo filosófico critico en Thomas Hobbes. 2009 (Simposio)
    • MONACO, G. ; NAKAYAMA, Patricia ; PARADIS, C. ; NACIF, P. G. ; LOURENCO, E. . O povo na Universidade Viemos para ficar. 2021 You Tube - Canal Geringonça SP
    • NAKAYAMA, Patricia ; SCHUTZ, R. ; UTTEICH, L. C. ; WELTER, N. K. ; LOBATO VILHENA, A. . Emergências Filosóficas - Contribuição do pensamento ameríndio à história da filosofia política. 2023 Emergêsncias Filosófica - Programa de Pós-Graduação em Filosofia - UNIOESTE
    • NAKAYAMA, Patricia ; FREITAS, Any ; VASCONCELOS, Alvaro de ; Dodsworth, Alxey . ?Jovens líderes Brasileiros?, do projeto do ESPAS (European Strategy and Policy Analysis System). 2011
    • NAKAYAMA, Patricia . Projeções Relativas à Dinâmica da Dimensão Institucional e Visualização Prospectiva para 2007, 2015 e 2022.. 2003 http://www.iea.usp.br/publicacoes/textos/projecoes-relativas-a-dinamica-da-dimensao-institucional-e-visualizacao-prospectiva-para-2007-2015-e-2022
    • NAKAYAMA, Patricia ; AGULLÒ, Juan ; TAVARES, J. V. . Situação atual do Brasil. 2022 Radio Universidad de Guadalajara
    • NAKAYAMA, Patricia ; LEIVAS, C. R. C. ; SANTOS, I. T. . IV CONGRESSO INTERNACIONAL THOMAS HOBBES. 2017 (Universidade Federal da Integração Latino-Americana / GT HOBBES ANPOF)
    • CAMPOS, R. G. ; NAKAYAMA, Patricia . I Encontro de Estética da UNILA. 2017 (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)
    • NAKAYAMA, Patricia ; TONI, G. J. ; MORAN, J. O. O. ; HERRERA, M.L. M. ; SANTOS, I. T. . PRIMEIRO CONGRESSO INTERNACIONAL DE FILOSOFIA LATINO-AMERICANA UNILA. 2018 (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)
    • PICARELLA, L. ; MANGONE, E. ; DIAZ, C. R. ; CUBEDDO, F. ; NAKAYAMA, Patricia . SPERIMENTARE L?INATTESO. Narrazioni sociali, sfide, incertezze del presente. 2022 (University of Bologna (Italy))
    • NAKAYAMA, Patricia ; HERRERA, M.L. M. ; SERPA, V. ; MORAN, J. O. O. . SEGUNDO CONGRESSO INTERNACIONAL DE FILOSOFIA LATINO-AMERICANA DA UNILA. 2020 (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)
    • NAKAYAMA, Patricia . OFICINA PARA PROFESSORES EM FILOSOFIA. 2007 (Colégio Augusto Laranja)
    • NAKAYAMA, Patricia . A RECEPÇÃO DE ANTIFONTE EM THOMAS HOBBES. 2017 (Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Pará)
    • NAKAYAMA, Patricia . A filosofia e a arte retórica em Thomas Hobbes. 2019 (Departamento de Filosofia da Universidade Federal da Paraíba)
    • NAKAYAMA, Patricia . A RECEPÇÃO DE ANTIFONTE EM THOMAS HOBBES. 2017 (GRUPO POIESIS - PPGFIL UFPA, PROPESP)
    • Nome do projeto: Sobre a descrição do ser (Estudo sobre filósofos modernos e o pensamento ameríndio contemporâneo) (2018 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NAKAYAMA, Patricia .
      Descrição: O presente projeto pretende discutir alguns aspectos da história da filosofia moderna, sob a perspectiva da descrição do ser. Nosso trajeto guia-se pelas passagens relativas à descrição do ser no pensamento de filósofos modernos como Thomas Hobbes, bem como suas fontes antigas, em especial Demócrito e Antifonte. Além de Hobbes, estudaremos também Rousseau e Espinosa. Igualmente, buscaremos estas descrições dentre os ameríndios. Para que esta proposta de atuação se consolide em condições profícuas, este percurso dividir-se-á em dois momentos: um primeiro relativo ao Ensino, a bem dizer, à abordagem da história filosofia moderna junto ao corpo discente, um segundo, que pretende desenvolver um projeto de Pesquisa acadêmica Passemos a eles. O tema geral desta proposta tem consonância com nossa pesquisa de doutorado, cujo conteúdo versou sobre a descrição do ser em Thomas Hobbes e como isto se dá entre os ameríndios. Neste estudo desenvolveu-se as bases desta empreitada que se concretizou com êxito, não só do ponto de vista da aprovação unânime de sua banca julgadora, composta pelas autoridades nos temas abordados mas, sobretudo, por colocar os temas latino-americanos no debate acadêmico num mesmo patamar que os tradicionais temas da história da filosofia moderna. A cadeira de história da filosofia moderna na Universidade Federal da Integração Latino?Americana nos parece, deste modo, um verdadeiro kairós para o desenvolvimento deste projeto, que envolve temas incomuns aos cursos de filosofia.
    • Nome do projeto: História da Filosofia Latino-Americana (Organização e sistematização dos clássicos aos contemporâneos) (2016 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NAKAYAMA, Patricia , MORAN, J. O. O. , TELES, E. L. A. .
      Descrição: O presente projeto dividir-se-á em duas frentes, uma que pretende levantar e sistematizar a produção da Filosofia latino-americana e discutir alguns aspectos da história da filosofia latino-americana, a saber, a da política e a da teoria do conhecimento. Esta empreitada de fôlego parte da necessidade de não existir uma organização documental digitalizada da pesquisa em filosofia acerca dos temas latino-americanos. Cremos no papel protagonista da UNILA como referência sobre o tema e esta preocupação, que vai além de organizar um banco de dados, promove e incentiva a pesquisa e o debate sobre o assunto. Esta proposta tem, como fim pedagógico e como pesquisa acadêmica, a necessária participação dos alunos e professores, bem como atividades que envolvem Seminários e Colóquios divulgando os resultados do banco de dados.
    • Nome do projeto: PEQUENOS FILÓSOFOS EM TORNO DO RELÓGIO DE SOL (2017 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: NAKAYAMA, Patricia , CAMPOS, R. G. , RIBEIRO, L. , OLIVEIRA, A. D. , MIRANDA, A. M. P. , SILVA, M. V. .
      Descrição: O tema a ser trabalhado será uma introdução à filosofia, em especial através dos filósofos da natureza (ou Pré-socráticos), partindo da observação e práticas para despertar a curiosidade epistemológica e apropriação de conhecimentos significativos para o aluno. A justificativa que embasa o projeto refere-se principalmente ao limitado conhecimento que os alunos possuem sobre seu meio e a dificuldade de situar-se enquanto cidadãos ativos no processo de construção da sociedade. Os principais objetivos são estimular: 1) leitura e escrita. 2) a curiosidade epistemológica; 3) facilitar a compreensão do conhecimento científico e sua importância, e experimentar descobertas científicas por meio da observação da natureza. As estratégias utilizadas serão diferenciadas ferramentas que possibilitem aos alunos a experimentação na prática de conceitos que sejam importantes para o seu dia a dia, aproximando o conhecimento com a vivência do aluno. Os agentes envolvidos são docentes e discentes da escola municipal Jorge Amado, pais e comunidade, professores e alunos do curso de filosofia da Universidade Federal da Integração Latino Americana, além de representantes do Pólo Astronômico.
    • Nome do projeto: PEQUENOS FILÓSOFOS EM TORNO DO RELÓGIO DE SOL (2017 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: NAKAYAMA, Patricia , CAMPOS, R. G. , RIBEIRO, L. , OLIVEIRA, A. D. , SILVA, M. V. , COSTA, A. L. .
      Descrição: Neste projeto proporcionamos uma introdução à filosofia, em especial, através dos filósofos da natureza (ou Pré-socráticos), partindo da observação e das práticas com vistas a despertar a curiosidade epistemológica e a apropriação de conhecimentos significativos para a criança. A justificativa que embasa o projeto refere-se principalmente ao limitado conhecimento acerca da filosofia que é proporcionado aos alunos do ensino público municipal, bem como sobre seu meio e a dificuldade de situar-se enquanto cidadãos ativos no processo de construção da sociedade. Consideramos a introdução à Filosofia Pré-Socrática um importante elemento na formação das crianças justamente pelo fato de que, por estar na raiz da história da Filosofia, conjuga interdisciplinarmente todas as áreas do conhecimento a saber: matemática, ciências naturais, música, linguagem, artes e filosofia.Os principais objetivos são estimular: 1) leitura e escrita. 2) a curiosidade epistemológica; 3) a compreensão do conhecimento científico e sua importância, 4) as descobertas científicas bem como pequenos experimentos por meio da observação da natureza. Os agentes envolvidos são docentes e discentes da escola municipal Jorge Amado, pais e comunidade, três professores e os alunos da UNILA, além de representantes do Polo Astronômico.
    • Nome do projeto: Curso de língua Grega Clássica ? Flexão Verbal & Oficina de tradução (2015 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: NAKAYAMA, Patricia , CAMPOS, R. G. , MACHADO, L. S. , COSTA, A. L. .
      Descrição: O Curso de língua Grega Clássica ? Flexão Verbal e Oficina de tradução procurará coordenar dois eixos: a) uma apresentação da flexão verbal para quem não viu esse conteúdo e b) continuar a oficina de tradução, procurando uma convergência e união desses dois grupos em níveis diferentes. O curso justifica-se também pela iniciação científica em andamento, desde Agosto de 2016, ministrada pelo mesmo professor/coordenador, "Os Fragmentos de Heráclito de Éfeso", um grupo de pesquisa voltado para os estudantes de licenciatura em Filosofia, mas não exclusiva a eles, que exigirá um conhecimento continuado da língua grega para a apreciação do texto original, de onde parte o exercício da Iniciação Científica. Um pré-requisito para toda e qualquer pesquisa em ambinte clássico é o domínio, mesmo que instrumental num primeiro momento, do idioma em questão. Espera-se também que os alunos possam aprimorar seus conhecimentos da língua grega ao longo da sua formação. Na Unila especialmente justifica-se o estudo do Grego porque é o principal parâmetro epistemológico ocidental, de modo que até mesmo o vocabulário da ciência, e a medicina é um bom exemplo disso, é quase que inteiramente proveniente da nomenclatura grega, atravessando muitas vezes para o latim sem muitas modificações morfológicas. O estudo das letras clássica, em especial o grego, pode ser fonte de interesse e parâmetro de estudo de outras línguas, sejam elas ou não do chamado tronco Indo-Europeu (IE). Nesse sentido, qualquer tipo de decolonização espistêmica necessariamente deverá dominar os paradigmas epistêmicos ocidentais para, a partir daí, ser capaz de pensar algo fora desse amplo paradigma linguístico-cultural ocidental, no caso Indo-europeu.
    • Nome do projeto: Formação docente sobre o projeto PEQUENOS FILÓSOFOS EM TORNO DO RELÓGIO DE SOL (2019 - 2019
      Natureza: Extensao
      Integrantes: NAKAYAMA, Patricia , CAMPOS, R. G. .
      Descrição: A execução do objetivo, a execução da formação em filosofia pré-socrática de docentes da escola municipal Jorge Amado, foi alcançada com êxito. Com relação aos principais objetivos, houve o estímulo: a) do trabalho da leitura e escrita Na segunda etapa da formação, após os docentes serem solicitados em aplicar algo do primeiro encontro, estes relataram que os alunos foram instigados em função da novidade do conteúdo, que não se limitava somente ao aprendizagem da linguagem. b) da curiosidade epistemológica: Os experimentos executados pelos primeiros filósofos (os pré-socráticos) instigam as crianças em pequenas experiências científicas com brincadeiras, trabalhadas no primeiro encontro. c) da interdisciplinariedade. Por sua própria natureza, os primeiros filósofos são todos interdisciplinares, por tratarem de todos os temas relativos ao conhecimento humano, desde o pensamento até as descobertas científicas, como o relógio de Sol.
    • Nome do projeto: Pequenos filósofos em torno do Relógio de sol (2020 - 2020
      Natureza: Extensao
      Integrantes: NAKAYAMA, Patricia , CAMPOS, R. G. .
      Descrição: Neste projeto proporcionamos uma introdução à filosofia, em especial, através dos filósofos da natureza (ou Pré-socráticos), partindo da observação e das práticas com vistas a despertar a curiosidade epistemológica e a apropriação de conhecimentos significativos para a criança. A justificativa que embasa o projeto refere-se principalmente ao limitado conhecimento acerca da filosofia que é proporcionado aos alunos do ensino público municipal, bem como sobre seu meio e a dificuldade de situar-se enquanto cidadãos ativos no processo de construção da sociedade. Consideramos a introdução à Filosofia Pré-Socrática um importante elemento na formação das crianças justamente pelo fato de que, por estar na raiz da história da Filosofia, conjuga interdisciplinarmente todas as áreas do conhecimento a saber: matemática, ciências naturais, música, linguagem, artes e filosofia.Os principais objetivos são estimular: 1) leitura e escrita. 2) a curiosidade epistemológica; 3) a compreensão do conhecimento científico e sua importância, 4) as descobertas científicas bem como pequenos experimentos por meio da observação da natureza. As metodologias empregadas são atividades lúdicas na escola municipal Irio Manganelli; Como público direto alcançamos os alunos da escola e seus docentes, além dos alunos da UNILA, e indireto de cerca de 300 pessoas, entre alunos e potenciais alunos de alunos da licenciatura em filosofia da UNILA que participam do projeto. Os agentes envolvidos são docentes e discentes da escola municipal Irio Manganelli, pais e comunidade, três professores e os alunos da UNILA
    • Nome do projeto: Curso de iniciação de língua grega clássica (2022 - 2022
      Natureza: Extensao
      Integrantes: NAKAYAMA, Patricia , CAMPOS, R. G. .
      Descrição: O Curso de iniciação de língua grega clássica procurará apresentar a flexão nominal grega e preparar para o conhecimento da flexão verbal.O curso é voltado voltado para os estudantes da licenciatura em Filosofia da UNILA e para interessados da comunidade externa.Espera-se que os alunos possam aprimorar seus conhecimentos da língua grega ao longo da sua formação. Na Unila especialmente justifica-se o estudo do Grego porque é o principal parâmetro epistemológico ocidental, de modo que até mesmo o vocabulário da ciência, e a medicina é um bom exemplo disso, é quase que inteiramente proveniente da nomenclatura grega, atravessando muitas vezes para o latim sem muitas modificações morfológicas. O estudo das letras clássica, em especial o grego, pode ser fonte de interesse e parâmetro de estudo de outras línguas, sejam elas ou não do chamado tronco Indo-Europeu (IE). O curso justifica-se especialmente pela importância da língua e cultura gregas dentro do universo científico desde a antiguidade, a ponto de o vocabulário científico mesmo ser quase que totalmente baseado nas raízes greco-latinas, mas também pela importância da cultura literária, medicinal, histórica, filosófica, linguística, econômica, política, astronômica etc., estarem todas ligadas à grandes autores da civilização grega, como Homero, Hipócrates, Heródoto, Platão, Górgias, Xenofonte, Aristóteles, Hiparco, entre outros. No âmbito acadêmico esses saberes podem e devem enriquecer a abordagem e a profundidade com que se pode manusear esses documentos do passado, muitas vezes tão atuais ainda, ao passo que fora da sua aplicação acadêmica esses saberes também podem trazer aprimoramento aos alunos que atuam em diversas áreas, potencialmente entre aqueles que atuam na área da educação, pois naturalmente fomentam e enriquecem interesses em terceiros, bem como se tornam naturalmente vetores de novos paradigmas dentro de uma perspectiva de formação humana que seja capaz de transformar constantemente suas relações consigo e com o mundo. O curso também justifica-se por fornecer aparato ferramental para a leitura de textos clássicos em todas as áreas do conhecimento (História, Medicina, Filosofia, Física), para alunos de graduação, Iniciação científica e pós-graduação, especialmente por permitir observar que, entre os gregos, na época clássica, não havia essa divisão dos saberes em compartimentos, quase sempre estanques, os quais também afastaram gradativamente a possibilidade de um saber mais integrado como era o dos gregos.
    • Nome do projeto: Filosofia grega (pré-socrática, clássica, helenística e neoplatônica), sua recepção e conexão entre saberes. (2023 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NAKAYAMA, Patricia , CAMPOS, R. G. .
      Descrição: Trata-se de investigar como alguns parâmetros epistêmicos tem sido reformulados ao longo das últimas décadas, especialmente com novas publicações especializadas, novas traduções e estudos. Também trataremos de como outros saberes, como astronomia, literatura, medicina, geometria, se relacionam historicamente com o conhecimento estritamente filosófico. Veremos como o léxico das transposições entre saberes, entre epistemologias, se manifesta nos textos clássicos e helenísticos.
    • Nome do projeto: Filosofias helenísticas em contraste: fundamentos, confrontos e releituras. (2023 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NAKAYAMA, Patricia , CAMPOS, R. G. .
      Descrição: Procuraremos mapear as assim chamadas escolas filosóficas helenísticas para aprofundarmos (i) o estudo dos seus fundamentos e das suas conexões com o passado pré-socrático e com Sócrates, (ii) sua reelaboração e suas respostas em relação à filosofia clássica (notadamente em relação a Platão e a Aristóteles), (iii) a coabitação nem sempre harmoniosa entre as diferentes matrizes e/ou escolas helenísticas, (iv) o léxico específico de cada uma das diferentes tendências, matrizes e/ou escolas e (v) os diversos modos pelos quais essas filosofias foram recebidas nas diferentes épocas, começando pelos neoplatônicos, chegando aos modernos (séculos XVI, XVII, XVIII) e, eventualmente, às tendências contemporâneas que reivindicam conceitos partilhados por diversas escolas helenísticas, tais como imperturbabilidade (ataraxia), vida conforme à natureza (bios kata physin), entre outros.
    • Nome do projeto: Sonorização e interpretação de textos de filosofia antiga. Confecção de Audiolivro (2023 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: NAKAYAMA, Patricia , CAMPOS, R. G. , VILLENA, M. R. .
      Descrição: Acessibilidade a partir de audiobooks (audiolivros) parciais e podcasts de conteúdo filosófico. Sonorização, interpretação e performance a partir de textos da filosofia antiga.
    • Nome do projeto: Filosofia grega (pré-socrática, clássica, helenística e neoplatônica), sua recepção e conexão entre saberes. (2021 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NAKAYAMA, Patricia , CAMPOS, R. G. .
      Descrição: Destruições e alterações no "De Aeternitate mundi" (113-116) de Fílon de AlexandriaRealizaremos uma abordagem especial da obra De aeternitate mundi de Fílon de Alexandria. Nosso objetivo é descrever como o autor conjuga e elenca algumas importantes concepções de destruição, especialmente porque defende a tese contrária, de que o cosmo é eterno. Veremos como Fílon em Aet. 113-116 (i) apresenta um outro tipo de argumento estoico, caracterizado como menos radical, que aceitará a alteração (alloi#333;sis) em sua defesa da ekpyr#333;sis e da eternidade do cosmo, refutando entretanto a paligganesía. Realizaremos (ii) uma aproximação com outras destruições descritas anteriormente na obra, especialmente com a atribuída a Boetos e aos estoicos dissidentes (Aet.79-84), observando, por fim, (iii) como a descrição de Fílon se aproxima da filosofia de Possidônio de Rodes, cuja visão sintética acerca das destruições reinsere elementos aristotélicos e platônicos em um estoicismo heterodoxo. Nessa leitura defenderá que o léxico conceitual das destruições de Possidônio alimenta o esquema interpretativo de Fílon, que teria rearranjado esse léxico de uma maneira específica.
    • Nome do projeto: Curso de língua Grega Clássica Flexão Verbal Oficina de tradução (2023 - 2025
      Natureza: Extensao
      Integrantes: NAKAYAMA, Patricia , CAMPOS, R. G. .
      Descrição: O Curso de língua Grega Clássica Flexão Verbal e Oficina de tradução procurará coordenar dois eixos: a) uma apresentação da flexão verbal e b) uma oficina de tradução, procurando a convergência desses dois momentos. O curso justifica-se também pela continuação do curso sobre a flexão nominal grega, ofertado em 2022, sendo o passo seguinte o estudo dos verbos.
    • Nome do projeto: Pensamento Ameríndio: a visão cosmológica nas relações de ensino e aprendizagem (2023 - 2023
      Natureza: Extensao
      Integrantes: NAKAYAMA, Patricia , CAMPOS, R. G. , VILLENA, M. R. , VASQUEZ, L. H. L. .
      Descrição: Este projeto tem como objetivo proporcionar, à comunidade UNILA e especialmente aos estudantes provindos de povos indígenas, a viabilização do ensino e da aprendizagem a partir de uma perspectiva distinta das que foram trabalhadas até o presente momento, a saber, uma não perspectiva, a cosmológica. Em função das dificuldades apresentadas por estes estudantes e docentes no ato de educar, esta proposta pretende trazer novas visões de como conhecer, através de pesquisadores oriundos de povos indígenas e, a partir disto, fomentar a discussão e a necessária pesquisa em torno do tema do pensamento indígena e sua relação direta com a música e a filosofia. Estes dois eixos nos parecem centrais pois são disciplinas que ocupam um papel importante na transmissão de saberes ocidentais e que poderiam viabilizar um caminho possível para a questão da abordagem aqui proposta.
    • Graduacao:
      • Curso: Ciências Sociais
        Nome da Instituição: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP
        Ano de conclusão: 2000
    • Mestrado:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2009
    • Doutorado:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP
        Ano de conclusão: 2014
    • Centro de Estudos e Pesquisa em Educação Cultura e Ação Comunitária:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Universidade Federal da Integração Latino-Americana:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2015 - Atual ).
        Outras informações: Professor Adjunto A do Magistério Público
    • Revista de Antropologia (USP. Impresso) ( 003-4770):
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • DOIS PONTOS (UFPR) DIGITAL:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
    • EM TESE (FLORIANÓPOLIS):
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - 2019 ).
        Outras informações: Título "Estado de Natureza e Estado Civil: Reflexões na Perspectiva dos Contratualistas para a Celebração do Contrato Social" Resumo Este trabalho tem como objetivo entender as razões que levaram os homens a instituir o Estado na perspectiva dos contratualistas, partindo da concepção de homem no Estado de Natureza até o surgimento do Estado Civil por meio da celebração do Contrato Social. Por Contrato Social neste trabalho, entende-se a existência de um acordo firmado entre pessoas, a fim de regulamentar as relações existentes em uma sociedade organizada a partir de um estado de natureza. Utilizamos como base autores clássicos que marcaram a historia da teoria política: Hobbes, Locke e Rousseau. Na teoria hobessiana o motivo que justifica a criação do Estado é a garantia de proteção da vida, John Locke defende a tese de proteção da propriedade e Rousseau tem como principal argumento para a criação do Estado a asseguração da liberdade e a manutenção da propriedade.
    • IDEIAS (UNICAMP):
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - Atual ).
        Outras informações: Título "Reflexões sobre os dualismos República/Democracia; Liberalismo/Socialismo sob a perspectiva brasileira" Resumo Resumo Resenha do livro "A boa política: ensaios sobre a democracia na era da internet. O livro, escrito pelo Professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP) e ex-ministro da Educação, Doutor Renato Janine Ribeiro, aborda uma série de reflexões acerca dos dualismos República/Democracia; Liberalismo/Socialismo. O filósofo reúne um apanhado histórico do contexto brasileiro à luz dessas discussões, embora muitos dos textos são ?atualizações? ou reedições de ensaios já publicados em outros períodos pelo autor e atualizados de acordo com as perspectivas recentes. Dividido em 19 capítulos além de introdução e conclusão, somando 279 páginas com as notas ao final, a obra teve sua primeira edição em 2017. O livro se mostra relevante instrumento para reflexão, mesmo para aqueles leitores ?avessos à leitura?, pois a abordagem das temáticas foi realizada de forma não tão densa e de mais fácil compreensão, não eximindo-se de aprofundar-se, quando necessário. ___________________________________________________________ Idéias http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ideias
    • Revista Educação e Filosofia:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - 2020 ).
        Outras informações: Revista da Universidade Federal de Uberlândia - MG, sob a direção de Dr. Marcos Cesar Seneda
    • Kinesis:
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - Atual ).
    • Las Torres de Lucca, Revista Internacional de Filosofía Política:
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - Atual ).
    • Trans/Form/Ação: revista de Filosofia da Unesp:
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - Atual ).
        Outras informações: "REPRESENTAÇÃO, SOBERANIA E GOVERNO EM THOMAS HOBBES" Resumo O texto trata sobre o conceito de representação em sua relação com os conceitos de representação e soberania, em Thomas Hobbes (1588-1679). A obra estudada é o Leviatã, de 1651. O estudo apresenta que a soberania se funda através do ato jurídico originário que estabelece uma pessoa artificial para representar a todos. Essa pessoa artificial é o Estado. O Estado, porém, é diferente do seu governo, embora sejam funcionamente a mesma coisa.