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Igor Sacha Florentino Cruz

    • Professor de Geografia do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), campus Recife, já trabalhou na rede particular e estadual de ensino. Com 15 anos de experiência docente no ensino básico e superior, concentrando sua atuação na formação de professores, prática de ensino, currículo, livro didático e educação geográfica. Em 2007, concluiu o Mestrado em Ciências Geográficas pela UFPE, com a pesquisa "A Geografia dos Serviços e sua Transposição Didática para o Livro Didático de Geografia do Ensino Fundamental". Doutor em Geografia pela Universidade de São Paulo, no ano de 2015, com pesquisa na área do ensino da Geografia, concentrando sua atenção na análise dos currículos estaduais de Geografia do ensino médio e sua estruturação voltada para a formação cidadã. Desde de 2013 leciona na Licenciatura em Geografia do IFPE, campus Recife, nas disciplinas de Laboratório de Prática de Ensino de Geografia I e II.

       

      Links:    

    • CRUZ, I. S. F. . Ventura: o sobrenome da aventura - o segredo da pedra furada. Recife-PE : Prazer de Ler, 2010 . 143p. ISBN: 9788577973682.
    • CRUZ, I. S. F. ; ALBUQUERQUE, M. Z. A. ; GANGORRA, A. . Turismo Geocientífico: (re)descobrindo o Litoral Norte da Região Metropolitana do Recife-PE. In: XII Encontro Nacional de Geógrafos , 2000 , Florianópolis. Os Outros 500 na Formação do Território Brasileiro. : , 2000.
    • CRUZ, I. S. F. ; ALBUQUERQUE, M. Z. A. ; GANGORRA, A. . Um Estudo Bibliográfico Sobre o Professor Mário Lacerda de Melo. In: XII Encontro Nacinal de Geógrafo , 2000 , Florianópolis. Os Outros 500 na Formação do Território Brasileiro. : , 2000.
    • CRUZ, I. S. F. ; ALBUQUERQUE, M. Z. A. . Análise e Interpretção da Dinâmica Sócio-Espacial da Avenida Norte - Recife/PE. In: XII Encontro Nacional de Geógrafos , 2000 , Florianópolis. Os Outros 500 na Formação do Território Brasileiro. : , 2000.
    • CRUZ, I. S. F. ; ALBUQUERQUE, M. Z. A. . Análise da Dinâmica Sócio-Espacial da Avenida Norte - Recife/Pe. In: 52º Reunão Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC , 2000 , Brasília. . : , 2000.
    • CRUZ, I. S. F. ; SALVADOR, Natália Karoline ; SILVA, Gustavo Leonardo . Geografia Escolar e a Compreensão de Estado no Ensino Médio. 2018 (Comunicacao)
    • CRUZ, I. S. F. . A educação geográfica e a formação cidadã: uma análise dos currículos estaduais de ensino médio.. 2016 (Comunicacao)
    • CRUZ, I. S. F. . O Currículo nas Licenciaturas: contribuições na formação do estudante. 2015 (Conferência)
    • CRUZ, I. S. F. . I Encontro de Práticas de Ensino de Geografia da UFPE. 2013 (Conferência)
    • CRUZ, I. S. F. ; ALBUQUERQUE, M. Z. A. . Análise e Interpretção da Dinâmica Sócio-Espacial da Avenida Norte - Recife/PE. 2000 (Congresso)
    • Nome do projeto: A formação cidadã e a Geografia Escolar no ensino médio: que tipo de cidadãos formamos? (2017 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CRUZ, I. S. F. .
      Descrição: Um dos objetivos da educação básica brasileira, estabelecido pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB) em 1996, é o da formação voltada para o exercício da cidadania e, sem segundo plano, sua qualificação para o trabalho. Neste sentido, cabe os seguintes questionamentos: o que esperamos de um bom cidadão brasileiro? Que tipo de cidadania estamos desenvolvendo na educação básica? Os educandos estão sendo, verdadeiramente, empoderados para consolidar a democracia brasileira, agindo diretamente e indiretamente no governo? Tais questionamentos se tornam ainda mais pertinentes, no atual contexto de polarização política vivida no país. Falta embasamento conceitual para realizar uma leitura da realidade política que preze pelo respeito à Constituição Federal do Brasil e ao Estado Democrático de Direito se distanciando de bandeiras partidárias. Diante desta problemática que ameaça os princípios éticos, políticos e democráticos, esta pesquisa busca analisar a compreensão, por parte dos estudantes concluintes do Ensino Médio, de cinco conceitos fundamentais para a leitura da dimensão política da realidade, são eles: Estado, Governo, Democracia, Tripartição de Poder e Organização Político-Administrativa do Brasil. Num primeiro momento, a pesquisa elaborará e aplicará um questionário junto aos estudantes da rede estadual de ensino, visando a criação de um indicador que revele a compreensão dos mesmos a cerca da dimensão política da realidade. Tal investigação visa a garantir aos estudantes do Ensino Médio, os conhecimentos básicos necessários para o exercício da cidadania, presente no texto constitucional de 1988. Em seguida, com estes dados compilados e interpretados, será projeto de formação cidadão modular a ser oferecido nas escolas conveniadas para o exercício de uma cidadania participativa, crítica, democrática e solidária; baseada em princípios republicanos e de valorização da coisa pública e do bem comum. A discussão e a contribuição desta pesquisa em termos educacionais e sociais é de grande relevância para o país, pois somente através da constatação do nível de entendimento dos educandos concluintes do Ensino Médio poderemos propor novos caminhos na educação básica brasileira.
    • Nome do projeto: Cidadania (in)desejada: fortalecendo a democracia (2017 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: CRUZ, I. S. F. .
      Descrição: O curso "Cidadania Indesejada" é fruto do projeto de pesquisa em desenvolvimento no IFPE pelo Prof.º Drº Igor Sacha F. Cruz, intitulado "A formação cidadã e a Geografia escolar no ensino médio: que tipo de cidadãos formamos", que analisa a compreensão dos estudantes do terceiro ano sobre Estado, Democracia, Governo, Tripartição de Poder e Organização Político- Administratitva; através da aplicação da Prova Civitas que trabalhou com uma amostragem de 825 estudantes, o instrumento de pesquisa analisou cinco conceitos fundamentais para uma formação cidadã crítica, participativa e solidário; comprometida com a consolidação da democracia fundamentada nos princípios constitucionais. O presente curso trabalhará com a metodologia de aprendizagem baseada em problemas, partindo de situações problemas, serão discutidos conceitos e temas referentes a formação cidadã, buscando analisar a realidade política brasileira alicerçado na Constituição Federal de 1988 e nos fundamentos democráticos. Em cada escola parceira serão oferecidas 40 vagas, os encontros ocorrerão semanalmente com duração de duas horas, totalizando 32 horas/aula. Nesta carga horária estão previstas visitas a Câmara de Vereadores, Assembleia Legislativa, participação de audiência pública, encontro com parlamentares e líderes de movimentos sociais. Espera-se que através do curso os estudantes adquiram uma nova compreensão sobre sua cidadania, entendendo o processo político como uma construção na qual há diversos interesses envolvidos, mas que o bem comum e a coletividade devem ser os princípios priorizados por todos os atores sociais.
    • Graduacao:
      • Curso: Licenciatura em Geografia
        Nome da Instituição: Universidade Federal de Pernambuco
        Ano de conclusão: 2003
    • Mestrado:
      • Curso: Geografia
        Nome da Instituição: Universidade Federal de Pernambuco
        Ano de conclusão: 2007
    • Doutorado:
      • Curso: Geografia (Geografia Humana)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2015
    • Colégio Equipe:
      • Tipo de vínculo: Livre (2003 - 2010 ).
        Outras informações: Professor do Ensino Fundamental
    • Grupo Gênese de Ensino:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2004 - 2011 ).
        Outras informações: Professor de Geografia do 1º e 2º ano do Ensino Médio nas unidades de Paissandu e Boa Viagem I.
        Outras informações: Professor do Ensino Fundamental e Médio
    • Colégio Santa Maria:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2012 ).
        Outras informações: Leciona a 8ª série do Ensino Fundamental na instituição.
        Outras informações: Professor do Ensino Fundamental
    • Colégio Marista São Luís:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2012 ).
        Outras informações: Professor do 1º ano do Ensino Médio.
        Outras informações: Professor do Ensino Médio
    • Colégio Atual:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2001 - 2003 ).
        Outras informações: Professor do Ensino Fundamental
    • Escola Monsenhor Leonardo Barreto:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2010 - 2011 ).
        Outras informações: Professor de Geografia de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental.
        Outras informações: Professor do Ensino Fundamental
    • Universidade Federal de Pernambuco:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2012 ).
        Outras informações: Geografia Humana do Brasil - 60h - Curso História - 1º/2010 Geografia Agrária - 60h - Geografia Lic. - 1º/ 2010 Metodologia do Ensino de Geografia Física - 60h - Geografia Lic. - 1º/ 2010 Geografia Econômica do Mundo Atual - 60h - Geografia Bel. - 1º/2010 Geografia de Pernambuco - 60h - Geografia Lic. - 2º/2010 Geografia dos Continentes - 60h - Geografia Lic. - 2º/2010 Metodologia do Ensino de Geografia Humana - 60h - Geografia Lic. - 2º/2010 Prática de Ensino de Geografia II - 60h - Geografia Lic. - 2º/2012 Geografia de Pernambuco - 60h - Geografia Lic. - 2º/2012
        Outras informações: Professor Substituto
    • Colégio Madre de Deus:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - 2012 ).
        Outras informações: Professor do Ensino Médio
    • Instituto Federal de Pernambuco:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2012 - Atual ).
        Outras informações: Professor de ensino básico e superior