Não autenticado |

Cristina Arcuri Eluf

    • Possui Pós-Doutorado (2017-2019), Doutorado e Mestrado em Letras Modernas - Língua Inglesa - pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Universidade de São Paulo (USP). Professor Adjunto de Língua Inglesa na Universidade do Sudoeste da Bahia (UESB) de Junho de 2011-junho 2014. A partir de Junho de 2014 passa a compor o quadro docente como professor adjunto de Língua Inglesa da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Professor adjunto da Universidade Paulista de 1996 a 2010 nas áreas de ensino de língua inglesa e formação do professor. Professor Adjunto da Universidade Mackenzie de 1988 a 1995. Professor conteudista de Língua Inglesa para sistema EAD da Universidade Paulista em São Paulo (2005-2011). Desenvolveu sua dissertação de Doutoramento na Universidade de Manitoba, em Winnipeg, Canadá como "visiting student" de Fevereiro até Junho de 2009 sobre o tema "Linguística de Corpus e Multiletramentos: uma nova interface pedagógica para a formação do professor de Língua Inglesa".

       

      Links:    

    • KINDERMANN, C. A. E. ; SANDES, F. N. . Barking up the wrong tree: por uma reflexão crítica da avaliação normativa Leitura , v. 53 , p. 57 - 80 , 2014. ISSN: 23179945.
    • SANDES, F. N. ; KINDERMANN, C. A. E. . Letramentos transnacionais: trespassando fronteiras no ensino/aprendizagem de EFL Web-Revista Discursividade: Estudos Linguísticos , v. 2 , p. 1 - 18 , 2013. ISSN: 19836740.
    • KINDERMANN, C. A. E. ; SANDES, F. N. . Avaliação de Língua Inglesa: rupturas e perspectivas Leia Escola , v. 14 , p. 115 - 126 , 2014. ISSN: 23585870.
    • KINDERMANN, C. A. E. ; ANDRADE, S. F. . Multiletramento do professor de Línguas: interfaces e práxis em comunidades múltiplas Web-Revista SOCIODIALETO , v. 5 , p. 255 - 276 , 2014. ISSN: 21781486.
    • KINDERMANN, C. A. E. . Educador de Língua Inglesa: uma proposta de mudança para a escola pública brasileira Leia Escola (UFCG) , v. 12 , p. 61 - 76 , 2012. ISSN: 15187144.
    • KINDERMANN, C. A. E. . Linguística de Corpus e as novas tecnologias de informação e comunicação (ICTs): uma interface necessária na formação do professor de Língua Inglesa sob uma perspectiva crítica, social e educacional Domínios de Lingu@Gem , v. 2 , p. 1 - 15 , 2008. ISSN: 19805799.
    • KINDERMANN, C. A. E. . Corpora de aprendizes: uma ferrmenta para o ensino de língua inglesa e formação do futuro professor Veredas (UFJF. Online) , v. 13 , p. 36 - 49 , 2009. ISSN: 19822243.
    • KINDERMANN, C. A. E. ; NASCIMENTO, T. F. . (Multi)Letramentos, multimodalidade: re-designing, o ensino de Língua Inglesa em Escolas Baianas: uma releitura dos pôsteres das campanhas dos Estados Unidos da Segunda Guerra Mundial. Metodologias, abordagens e práticas pedagógicas no ensino de Língua Inglesa, v. , p. 1 - , 2019.
    • KINDERMANN, C. A. E. ; LIMA, D. C. ; LIMA, G. F. ; SCHMITZ, J. R ; OLIVEIRA, A. P. ; ECKE, P. ; SANTOS, C. A. B. ; PAIVA, V. L. M. O. . Teaching and Learning English as a Foreign Language: an interface between Corpus Linguistics and Multiliteracies from an intercultural perspective. Language and its Cultural Substrate: Perpectives for a Globalized World, v. 21, p. 141 - 154, 2012.
    • NASCIMENTO, T. F. ; KINDERMANN, C. A. E. . A inserção das tecnologias na formação do professor sob a ótica dos (multi)letramentos no Ensino de Língua Inglesa. In: IV Seminário do ForTEC - Tecnologias Digitais, Redes e Educação: perspectivas contemporâneas , 2018 , Salvador - BA. Anais do IV Seminário do ForTEC - Tecnologias Digitais, Redes e Educação: perspectivas contemporâneas. Salvador - BA : Uneb, 2018. p. 109 - 119.
    • NASCIMENTO, T. F. ; KINDERMANN, C. A. E. . Práxis Pedagógica e Ensino de Língua Inglesa: epistemologias digitais, (multi)letramentos críticos e multimodalidade na construção de espaços 'alternativos' de aprendizagem. In: Abralin em Cena Bahia 2018 , 2018 , Feira de Santana - BA. Cadernos de Resumos do Abralin em Cena Bahia 2018. Feira de Santana - BA : , 2018. p. 185 - 185.
    • KINDERMANN, C. A. E. ; PASSOS, J. ; ALMEIDA, T. ; NASCIMENTO, T. F. . A Linguística Aplicada e os Multiletramentos no/em contexto de formação de professores: um recorte de práxis (re)construídas em duas universidades baianas. In: III Encontro do Projeto Nacional de Letramentos: Linguagem, Cultura, Educação e Tecnologia , 2018 , São Paulo - SP. Anais do III Encontro do Projeto Nacional de Letramentos: Linguagem, Cultura, Educação e Tecnologia. São Paulo - SP : USP, 2018. p. 13 - 14.
    • SANTOS, C. B. ; COELHO, F. C. B. ; KINDERMANN, C. A. E. . O trabalho com collocations na iniciação à docência: avanços e proposições. In: 65ª Reunião Anual da SBPC , 2013 , Recife - PE. Anais da 65ª Reunião Anual da SBPC. Recife - PE : UFPE, 2013. p. 1 - 1.
    • SANDES, F. N. ; KINDERMANN, C. A. E. . Rethinkings digital epistemologies for pre-service teaching in Bahia communities: role-playing games in renegotiating meanings. In: 18th AILA World Congress of Applied Linguistics , 2017 , Rio de Janeiro - RJ. Abstract Booklet 18th AILA World Congress of Applied Linguistics. Rio de Janeiro - RJ : , 2017. p. 357 - 358.
    • KINDERMANN, C. A. E. ; SANDES, F. N. . Communities of practice in teaching english in bahia?s educational environments: rethinking epistemologies of a digital era. In: 5th International Conference on Multicultural Discourses 2016 , 2016 , São Paulo - SP. Caderno do Resumos do 5th International Conference on Multicultural Discourses 2016. São Paulo - SP : , 2016. p. 20 - 20.
    • KINDERMANN, C. A. E. ; SANDES, F. N. . O que está por trás da política de avaliação de Língua Inglesa: o caso do ENEM. In: 25ª Jornada Nacional do GELNE , 2014 , Natal - RN. Anais da 25ª Jornada Nacional do GELNE. Natal - RN : , 2014. p. 1 - 12.
    • KINDERMANN, C. A. E. . Corpus Linguistics in pre-service teaching in Bahia communities of practice: challenges, innovation and autonomous learning. In: Corpus Linguistics Fest (CLIF 2016) , 2016 , Indiana. Corpus Linguistics Fest (CLIF 2016). Indiana : , 2016. p. 22 - 25.
    • SANDES, F. N. ; KINDERMANN, C. A. E. . Da avaliação e dos múltiplos letramentos em Língua Inglesa. In: II Seminário Formação de Professores de Língua Inglesa , 2013 , São Cristóvão - SE. Anais do II Seminário Formação de Professores de Língua Inglesa. São Cristóvão - SE : , 2013. p. 197 - 208.
    • ALABI, R. ; KINDERMANN, C. A. E. . O Ensino da Língua Inglesa dentro da Universidade: um projeto de voluntariado. In: IX Encontro Científico / XI Encontro de Iniciação Científica UNIP/PIBIC-CNPq , 2009 , Vergueiro. Anais do IX Encontro Científico / XI Encontro de Iniciação Científica UNIP/PIBIC-CNPq. Vergueiro : , 2009. p. 1 - 1.
    • SANDES, F. N. ; KINDERMANN, C. A. E. . Multiletramentos e multimodalidades em Língua Inglesa como uma proposta de ressignificação da avaliação. In: IX Congreso Latinoamericano de Lingüística Sistémico Funcional: gramática, discurso y alfabetización , 2013 , Santiago - Chile. Anais do IX Congreso Latinoamericano de Lingüística Sistémico Funcional: gramática, discurso y alfabetización. Santiago - Chile : , 2013. p. 193 - 194.
    • KINDERMANN, C. A. E. . Transnational Literacies: going beyond borders in EFL Teaching and Learning. In: III Conferência Internacional Brasil-Canadá Transletramentos, Fronteiras, Ensino de Línguas e Literaturas , 2013 , Campo Grande. Anais da III Conferência Internacional Brasil-Canadá Transletramentos, Fronteiras, Ensino de Línguas e Literaturas. Campo Grande : , 2013.
    • KINDERMANN, C. A. E. . Reflexões sobre ensino e aprendizagem de Língua Inglesa na formação do professor e no ensino da escola pública sob a perspectiva dos Multiletramentos e o Redesign da linguística de Corpus. In: VIII Congresso Internacional da ABRALIN , 2013 , Natal. VIII Congresso Internacional da ABRALIN. : , 2013.
    • KINDERMANN, C. A. E. ; SOUZA, E. M. F. ; COELHO, F. C. B. . (Multi)Letramentos Críticos e(m) discursivizações sobre o exercício da docência de línguas: (re)visitando fronteiras. In: III Conferência Internacional Brasil-Canadá- Transletramentos, Fronteiras e Ensino de Línguas , 2013 , Campo Grande. III Conferência Internacional Brasil-Canadá- Transletramentos, Fronteiras e Ensino de Línguas. : , 2013. p. 17 - 17.
    • KINDERMANN, C. A. E. . Reflexões sobre Ensino e Aprendizagem da Língua Inglesa na formação do professor e no ensino da escola pública sob a perspectiva dos multiletramentos e o redesign da Linguística dos corpus. In: III Congresso Internacional da ABRAPUI , 2012 , Florianópolis - SC. Anais do III Congresso Internacional da ABRAPUI. Universidade Federal de Santa Catarina. BECK, M. S.; SILVEIRA, R.; FUNCK, S. B.; XAVIER, R. P. (Organizadoras). Florianópolis, 2012. ISBN: 978-85-98703-12-1. Florianópolis - SC : , 2012. p. 1 - 17.
    • KINDERMANN, C. A. E. . Parecerista ad hoc junto à Revista Palimpsesto, avaliando o artigo 54136 submetido ao v. 19, n. 34. 2020 (Parecer)
    • KINDERMANN, C. A. E. . Parecer acerca de artigo submetido com vistas à publicação na Revista Estudos Linguísticos e Literários. 2020 (Parecer)
    • KINDERMANN, C. A. E. . Parecer acerca do artigo: Fottball and Web: Lexical Analysis of a Genre through Time. 2019 (Parecer)
    • KINDERMANN, C. A. E. . Pareceristas de 3 resumos submetidos ao V Congresso Internacional de Fraseologia e Paremiologia & IV Congresso Brasileiro de Fraseologia. 2018 (Parecer)
    • KINDERMANN, C. A. E. . Parecerista da Revista Estudos Anglo-Americanos da Associação Brasileira de Professores Universitários de Inglês - Abrapui. 2016 (Parecer)
    • KINDERMANN, C. A. E. . Parecer acerca do artigo: Casting out demons: homage to Shirley Jackson. 2011 (Parecer)
    • JESUS, D. S. ; KINDERMANN, C. A. E. . Pedagogia Crítica, Multiletramentos e Tecnologias tripés para base educacional na contemporaneidade. 2022 (Comunicacao)
    • KINDERMANN, C. A. E. . As pesquisas e os projetos da Rede BaTocan. 2023 (Conferência)
    • KINDERMANN, C. A. E. . Formação de e com professores de línguas em tempos de (ainda) pandemia. 2021 (Conferência)
    • KINDERMANN, C. A. E. ; NASCIMENTO, T. F. . Multiletramentos e interfaces tecno-pedagógicas: virada digital e a formação do professor de língua inglesa (LI) em comunidade de prática na Bahia. 2019 (Comunicacao)
    • KINDERMANN, C. A. E. ; NASCIMENTO, T. F. . Reconstruindo significado: multiletramentos, multimodalidade e epistemologia de performance em programas de formação de professores em Inglês na Bahia: rumo à cidadania e à justiça social. 2019 (Comunicacao)
    • KINDERMANN, C. A. E. . Epistemologia de performance e a prática pedagógica na profissionalização do docente de Língua Inglesa: ressignificando saberes em comunidades de práticas na Bahia e no Tocantins. 2018 (Comunicacao)
    • NASCIMENTO, T. F. ; KINDERMANN, C. A. E. . A inserção das tecnologias na formação do professor sob a ótica dos multi(letramentos) no ensino de Língua Inglesa. 2018 (Outra)
    • KINDERMANN, C. A. E. ; PASSOS, J. . Linguística Aplicada, Letramento Crítico & (multi)letramentos/semiosis: complexidade, ação & agência na Educação Linguística do Professor de Língua Inglesa. 2018 (Comunicacao)
    • NASCIMENTO, T. F. ; KINDERMANN, C. A. E. . Práxis Pedagógica e Ensino de Língua Inglesa: epistemologias digitais, (multi)letramentos críticos e multimodalidade na construção de espaços 'alternativos' de aprendizagem. 2018 (Comunicacao)
    • NASCIMENTO, T. F. ; KINDERMANN, C. A. E. . Letramentos múltiplos no Ensino de Língua Inglesa, uma releitura dos pôsteres das campanhas publicitárias dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial: um estudo baseado em corpus. 2018 (Comunicacao)
    • KINDERMANN, C. A. E. ; PASSOS, J. ; ALMEIDA, T. ; NASCIMENTO, T. F. . A Linguística Aplicada e os Multiletramentos no/em contexto de formação de professores: um recorte de práxis (re)construídas em duas universidades baianas. 2018 (Comunicacao)
    • SANDES, F. N. ; KINDERMANN, C. A. E. . Rethinking digital epistemologies for pre-service teaching in Bahia communities: role-playing games in renegotiating meanings. 2017 (Comunicacao)
    • KINDERMANN, C. A. E. . Corpus Linguistics in pre-service teaching in Bahia communities of practice: challenges, innovation and autonomous learning. 2017 (Comunicacao)
    • SANTOS, C. B. ; COELHO, F. C. B. ; KINDERMANN, C. A. E. . O trabalho com collocations na iniciação à docência: avanços e proposições. 2013 (Outra)
    • KINDERMANN, C. A. E. ; SANDES, F. N. . Pre service Teacher Education: opening up new vistas through Critical Literacies 'eyes' in English Language teaching in Bahia and Tocantins communities. 2017 (Comunicacao)
    • KINDERMANN, C. A. E. . Multiletramentos numa comunidade de prática de Conceição do Coité. 2017 (Comunicacao)
    • KINDERMANN, C. A. E. ; SANDES, F. N. . Reconstruindo praxis a partir da epistemologia de performance: estudos de caso em programas de formação de professores em Língua Inglesa nos estados da Bahia e Tocantins. 2017 (Comunicacao)
    • KINDERMANN, C. A. E. . Práxis Pedagógica e Ensino de Língua Inglesa: dos letramentos críticos e multiletramentos à re-leituras de pôsteres da 2ª Guerra Mundial: re-designing meaning making em escolas públicas do interior da Bahia. 2017 (Comunicacao)
    • KINDERMANN, C. A. E. ; SANDES, F. N. . Communities of practice in teaching english in bahia?s educational environments: rethinking epistemologies of a digital era. 2016 (Comunicacao)
    • KINDERMANN, C. A. E. . Helpers Communities Project, in search of autonomy for teachers and learners of English, an interface between Multiliteracies an corpus Linguistics. 2015 (Conferência)
    • KINDERMANN, C. A. E. . (Multi)Letramentos e a Multimodalidade na formação do professor de Língua: relato de uma Práxis da Universidade às Escolas Públicas do Sudoeste da Bahia. 2014 (Comunicacao)
    • KINDERMANN, C. A. E. . Multiletramentos e multimodalidades em Língua Inglesa como uma proposta de ressignificação da avaliação. 2013 (Comunicacao)
    • KINDERMANN, C. A. E. . Transnational literacies: going beyond borders in efl teaching and learning. 2013 (Comunicacao)
    • KINDERMANN, C. A. E. . (Multi)letramentos críticos e(m) discursivizações sobre o exercício da docência de línguas: (re)visitando fronteiras. 2013 (Comunicacao)
    • KINDERMANN, C. A. E. . Reflexões sobre Ensino e Aprendizagem da Língua Inglesa na formação do professor e no ensino da escola pública sob a perspectiva dos multiletramentos críticos e o redesign na Linguística de Corpus. 2013 (Comunicacao)
    • KINDERMANN, C. A. E. . Multiliteracies and Corpus Linguistics: a praxis on the teaching of english as a foreign language; preservice teaching in a Brazilian Public School. 2012 (Comunicacao)
    • KINDERMANN, C. A. E. . Praxis in EFL for Pre-Service Teaching in Two Brazilian Universitites: a critical perspective from a pedagogical interface Berween Multiliteracies and Corpus Lingustics. 2012 (Comunicacao)
    • KINDERMANN, C. A. E. . Letramento Crítico, Multiletramentos e Linguística de Corpus: uma interface para ensino e prática em língua inglesa. 2009 (Comunicacao)
    • KINDERMANN, C. A. E. . Praxis e Multiletramentos no ensino de lingua inglesa. 2010 (Comunicacao)
    • KINDERMANN, C. A. E. . Interface pedagógica = Linguística de corpus + multiletramentos. 2010 (Comunicacao)
    • KINDERMANN, C. A. E. . Ensino e aprendizagem da língua inglesa no ensino fundamental da escola pública sob a perspectiva dos multiletramentos. 2011 (Comunicacao)
    • KINDERMANN, C. A. E. . Possibilidades de Multiletramentos Críticos na Iniciação à Docência. 2012 (Comunicacao)
    • KINDERMANN, C. A. E. . Reflexões sobre os multiletramentos e a criticidade na formação do professor-cidadão: transformação da prática docente, técnicas, métodos ou receitas mágicas?. 2013 (Conferência)
    • KINDERMANN, C. A. E. . Compilação de um corpus de aprendizes de Língua Inglesa na plataforma COMET_USP: uma alternativa pedagógica contemporânea na formação de LI. 2012 (Conferência)
    • KINDERMANN, C. A. E. . Projeto COMET - CoMaprend - Corpus Multilíngue de Arpendizes: pesquisas em ensino de língua usando a linguística de corpus. 2008 (Conferência)
    • KINDERMANN, C. A. E. . Multiletramentos Críticos na formação de professores. 2012 (Conferência)
    • KINDERMANN, C. A. E. . An Alternative Interface of Multiliteracies, Multimodality and Corpus Linguistics in ELT. 2013 (Conferência)
    • KINDERMANN, C. A. E. . On the necessity of a cultural and intercultural approach in the teaching of EFL. 2011 (Conferência)
    • KINDERMANN, C. A. E. . Modality in the English Language. 2004 (Conferência)
  • Programa de Rádio ou TV: 5
    • KINDERMANN, C. A. E. . Línguas Estrangeiras. 2012 II Semana de Letras
    • KINDERMANN, C. A. E. . Práticas Curriculares e formação de professores na perspectiva dos letramentos. 2014 V Seminar Developing new leteracies in cross-cultural contexts - V Encontro do Projeto Nacional Novos Letramentos, Multiletramentos e Ensino de Línguas
    • KINDERMANN, C. A. E. . Debate Temático: Perspectivas críticas em tempo de incertezas: desdobramentos e formas de resistência. 2019 IV Encontro do Projeto Nacional de Letramentos: Linguagem, Cultura, Educação e Tecnologia / Ciclo II - Os Estudos de Letramentos e o Contexto Brasileiro: Expandindo Interpretações
    • KINDERMANN, C. A. E. . Jornal das profissões: A formação do professor de língua inglesa e do tradutor. 2008 TV UNIP
    • KINDERMANN, C. A. E. . Linguística de Corpus de Aprendizes. 2008 X Encontro de Alunos de Graduação de Inglês como Língua Estrangeira
    • KINDERMANN, C. A. E. . XIX Semana de Letras da Universidade Paulista- Campus Vergueiro. 2005 (Universidade Paulista)
    • KINDERMANN, C. A. E. . XX Semana de Letras -Universidade Paulista- Campus Vergueiro. 2006 (Universidade Paulista)
    • KINDERMANN, C. A. E. . I Simpósio de Tradução. 2008 (Universidade Paulista)
    • KINDERMANN, C. A. E. . I Sarau do Curso de Letras (noturno). 2006 (Universidade Paulista)
    • KINDERMANN, C. A. E. . II Sarau do Curso de Letras (noturno). 2006 (Universidade Paulista)
    • KINDERMANN, C. A. E. . III Sarau do Curso de Letras. 2007 (Universidade Paulista)
    • KINDERMANN, C. A. E. . IV Sarau do Curso de Letras. 2008 (Universidade Paulista)
    • KINDERMANN, C. A. E. . Sarau de Língua Inglesa. 2010 (Universidade Paulista)
    • KINDERMANN, C. A. E. . II SELED Seminário de Estudos em Linguagem e Educação. 2011 (UESB_Campus Vitória da Conquista)
    • ALMEIDA, G. M. B. ; KINDERMANN, C. A. E. . Workshop WordSmith Tools - uma ferramenta de Análise Linguística para a Exploração de Textos Informatizados. 2005 (PPGL)
    • NASCIMENTO, A. K. O. ; KINDERMANN, C. A. E. ; LANDIM, D. S. P. ; REIS, E. I. ; PARDO, F. S. ; JUCA, L. C. V. ; ZENOBIO, L. F. S. ; OLIVEIRA, L. F. ; SAITO, R. T. . III Encontro do Projeto Nacional de Letramentos: Linguagem, Cultura, Educação e Tecnologia. 2018 (Universidade do Estado de São Paulo)
    • MOR, W. M. M. ; SOUZA, L. M. T. M. ; KINDERMANN, C. A. E. . IV Encontro do Projeto Nacional de Letramentos: linguagem, Cultura, Educação e Tecnologia / Ciclo II - Os Estudos de Letramentos e o Contexto Brasileiro: Expandindo Interpretações. 2019 (Universidade de São Paulo)
    • KINDERMANN, C. A. E. . Palestra: Trançado Formativo: sobre formação, curricularidade e ensino. 2021 (Universidade do Estado da Bahia)
    • KINDERMANN, C. A. E. . Legendary Lives. 2022 (Universidade do Estado da Bahia)
    • KINDERMANN, C. A. E. . A modalidade na Língua Inglesa. 1999 (Universidade de São Paulo)
    • KINDERMANN, C. A. E. . A modalidade na Língua Inglesa. 2000 (Universidade de São Paulo)
    • KINDERMANN, C. A. E. . A modalidade na Língua Inglesa. 1996 (Universidade de São Paulo)
    • KINDERMANN, C. A. E. . Práxis na formação do professor de Língua Inglesa: nova interface pedagógica entre Multiletramentos e Linguística de Corpus. 2012 (Universidade do Estado da Bahia)
    • KINDERMANN, C. A. E. . Uma abordagem prática das questões locais e críticas na perspectiva dos multiletramentos críticos. 2012 (Universidade Federal de Sergipe)
    • KINDERMANN, C. A. E. . New Pedagogic Interface for Pre-Service English Teachers Education: Corpus Lingustics and Multiliteracies - bridging the gap between insiders learners and immigrant teachers. 2011 (Universidade do Estado da Bahia)
    • KINDERMANN, C. A. E. . Introdução à Linguística de corpus. 2014 (Universidade Federal da Bahia)
    • KINDERMANN, C. A. E. . Material didático para a Disciplina Língua Inglesa: Gramática e Aplicações. 2010 (Material didático para disciplina na modalidade ead)
    • KINDERMANN, C. A. E. . Material didático para a Disciplina Língua Inglesa: Gramática e Aplicações. 2007 (Material didático para disciplina na modalidade ead)
    • KINDERMANN, C. A. E. . Material didático para a Disciplina Compreensão Oral em Língua Inglesa. 2007 (Material didático para disciplina na modalidade ead)
    • KINDERMANN, C. A. E. . Material didático para a Disciplina Língua Inglesa: Gramática do Uso. 2008 (Material didático para disciplina na modalidade ead)
    • KINDERMANN, C. A. E. . Material didático para a Disciplina Língua Inglesa: Língua Inglesa: Linguagens e Contexto. 2009 (Material didático para a disciplina na modalidade ead)
    • KINDERMANN, C. A. E. . Material didático para a disciplina Morfossintaxe e Semântica da Língua Inglesa. 2009 (Material didático para a disciplina na modalidade ead)
    • KINDERMANN, C. A. E. . Material didático para a disciplina Língua Inglesa: Aspectos Discursivos. 2010 (Material didático para a disciplina na modalidade ead)
    • KINDERMANN, C. A. E. . Material didático para a disciplina Língua Inglesa: Desenvolvimento da Competência. 2010 (Material didático para a disciplina na modalidade ead)
    • KINDERMANN, C. A. E. . Material didático para a disciplina Morfossintaxe e Semântica da Língua Inglesa. 2010 (Material didático para a disciplina na modalidade ead)
    • Nome do projeto: Projeto Helpers [Voluntário] Ensino de Língua Inglesa na Universidade (1996 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: KINDERMANN, C. A. E. .
      Descrição: O Projeto Helpers fio criado em 1996. Foi desenvolvido com o propósito de minimizar a dificuldade de aquisição da LI por parte de alunos ingressantes na graduação de Letras e também para viabilizar a integração entre os alunos que apresentavam maior facilidade e fluência na LI com aqueles que iniciavam a graduação sem conhecimento de Língua Inglesa.As dificuldades resultantes dessa heterogeneidade em salas compostas por até cem alunos tornavam as aulas de LI um desafio em vários aspectos, dentre eles o da aquisição da oralidade, da integração das habilidades em aulas teórico-estruturais das disciplinas de Língua Inglesa etc. O objetivo do Projeto é habilitar os alunos que apresentam maior facilidade na LI a se tornarem alunos-formadores. Esses alunos-formadores, que no Projeto recebem o nome de Helpers, ministram aulas de reforço e de acompanhamento para os colegas de sala inscritos no Programa. O Projeto existe oficialmente na Universidade Paulista des 2005 em 12 diferentes campii do Brasil.Foi reconhecido pelo MEC, em 2005, com avaliação nota dez como sendo Projeto Voluntário de Apoio à Comunidade Acadêmcia [Projeto de Nivelamento no Aprendizado de Línguas vinculado às Atividades Acadêmico Científicas-Culturais-AACC. Do Projeto Helpers desennvolveram-se outros Projetos: o Prolip (Ensino de Língua Portuguesa), o Prolit (Ensino Crítico de Literaturas) e o Projeto Libras. No mês de abril do ano de 2010, o Projeto Helpers expandiu-se, por meio do Projeto COMET- FFLCH-USP para o curso de Letras da USP-SP
    • Nome do projeto: Letramento Crítico, Multiletramentos e Linguística de Corpus: uma interface para ensino e prática em língua inglesa (2008 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: KINDERMANN, C. A. E. .
      Descrição: Esta pesquisa analisa o processo de produção textual em língua inglesa de alunos universitários como prática social para analisar a relação entre a produção da linguagem e a reflexão sobre concepções contemporâneas, multiletramentos e multimodalidade (Kress 2003). Para isso, procurou-se estabelecer uma interface com a Linguística de Corpus usada como ferramenta para a coleta do corpus. Segundo Lankshear e Knobel (2003) estudos sobre multiletramentos são aqueles que têm como objeto a relação entre a educação e as linguagens digitais, estabelecendo novos parâmetros sobre a construção do conhecimento; então a proposta de pedagogia de Multiletramentos conceituará a investigação objetivando inserir aprendizes em práticas situadas no âmbito sociocultural contemporâneo regido pelas novas tecnologias de informação e de comunicação.
    • Nome do projeto: Projeto EMEF - Aprendendo Inglês com a Internet (2009 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: KINDERMANN, C. A. E. .
      Descrição: Projeto que envolve a práxis do futuro professor de Língua Inglesa a partir do planejamento e da aplicação de aulas em Inglês, que compreendem a inserção da Interface Pedagógica, para alunos de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) da rede pública de São Paulo. A EMEF situa-se na Vila Dalva, região na divisa entre a cidade de São Paulo com o município de Osasco.O Projeto envolve atividades em Inglês ministradas por alunas graduandas em fase de desenvolvimento de seus projetos de Iniciação Científica e de seus Trabalhos de Conclusão de Curso sobre a Língua Inglesa, sob minha orientação.O Projeto ?Aprendendo Inglês com a internet? conta com a participação de 21 alunos da 5ª à 8ª séries (atuais 6º ao 9º anos do ensino fundamental); as aulas acontecem no laboratório de informática da Escola, que possui 30 computadores, 20 deles com conexão à internet. A práxis envolve abordagens pedagógicas da Linguística de Corpus e da Pedagogia de Multiletramentos por meio das TICs e da inclusão da Interface Pedagógica. O aluno graduando, como educador e herdeiro de padrões e convenções de significado e, ao mesmo tempo, criador ativo de significado, repensa suas práticas. As atividades são fundamentadas em uma relação de ensino-aprendizagem com potencial para a criação de condições que conduzam à aprendizagem plena e equitativa participação social. A execução do Projeto EMEF ?Aprendendo inglês com a internet? foi autorizada pelo diretor, por meio da Prefeitura do Município de São Paulo e da Secretaria Municipal de Educação ? Diretoria Regional de Educação do Butantã (BT), no final de outubro de 2009.
    • Nome do projeto: Compilação de corpus de aprendizes - Letras - UESB (2013 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: KINDERMANN, C. A. E. .
      Descrição: A partir deste projeto de pesquisa pretende-se a construção de um Corpus de Aprendizes compostos por textos de alunos da graduação de Letras da UESB.
    • Nome do projeto: Projeto Helpers Comunidades Educacionais de Vitória da Conquista (2012 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: KINDERMANN, C. A. E. .
    • Nome do projeto: Compilação de Corpus de Aprendizes na Letras Modernas da UESB (2011 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: KINDERMANN, C. A. E. .
    • Nome do projeto: Helpers (2022 - 2022
      Natureza: Extensao
      Integrantes: KINDERMANN, C. A. E. .
      Descrição: Realizado no período de setembro a dezembro de 2022.
    • Graduacao:
      • Curso: Letras Português e Inglês
        Nome da Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
        Ano de conclusão: 1982
    • Mestrado:
      • Curso: Letras - Língua Inglesa e Literaturas Inglesa
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1993
    • Doutorado:
      • Curso: Letras Modernas
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2011
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2019
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1984
    • Universidade Paulista:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Universidade Presbiteriana Mackenzie:
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
    • Escola Americana e Colégio Mackenzie:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1985 - 1988 ).
        Outras informações: Professora de Inglês nos 1o e 2o graus da Escola Americana Mackenzie Tamboré.
        Outras informações: Professor
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2011 - 2014 ).
        Outras informações: Professor Adjunto
    • Folio (Online): revista de letras:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - Atual ).
    • Universidade do Estado da Bahia:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - Atual ).
        Outras informações: Professor Adjunto
    • Pensares em revista:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - Atual ).