Não autenticado |

Elaine Lourenço

    • Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (2011) e Professora do Departamento de História da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (EFLCH - Unifesp), onde atua nos cursos de Licenciatura e Bacharelado e no Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória. Foi coordenadora do curso de graduação em História - Licenciatura (gestão 2015/2018). Graduada em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986), com especialização em Ciências Sociais pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1994), mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1999) e doutora em História (História Social) pela Universidade de São Paulo ( 2011). Pesquisa, ensina e orienta na área de História, com ênfase em Ensino e Prática de Ensino de História, História do Ensino de História, Metodologia da História, História da Educação no Brasil e História do Brasil Republicano. Tem experiência com Educação à Distância (EaD), tanto como Professora quanto como elaboradora de material didático, com atividades de extensão universitária e com a gestão acadêmica. Desde 2011, vincula-se também ao GT de Ensino de História e Eduçação da Anpuh - Seção São Paulo e foi coordenadora do grupo (Gestão 2018-2020). Pertence ao Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Basis) para os atos de Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento de Cursos de Graduação em História desde 2018. Foi coordenadora do Subprojeto História do PIBD Unifesp no período 2018-2020, no período 2020-2022 e é novamente a coordenadora do projeto no período 2022-2024. Foi vice-coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória/Unifesp (2020-2022) e é atualmente coordenadora (2022-2024).

       

      Links:    

    • História e Ensino de História
    • LOURENÇO, Elaine. . Diversidade, equidade e ensino de história. São Paulo : Comissão Editorial Depto História Unifesp, 2023 . p. ISBN: 9786585919135.
    • LOURENÇO, Elaine. . PIBID História Unifesp: um projeto artesanal e compartilhado. São Paulo : Comissão Editorial Depto História Unifesp, 2023 . p. ISBN: 9786585919104.
    • LOURENÇO, Elaine. ; GODOY, Alexandre Pianelli ; CARVALHO, J. P. F. . Ensino de História: currículos em disputa. Guarulhos : Comissão editorial Depto História Unifesp, 2021 . p. ISBN: 9786580423170.
    • LOURENÇO, Elaine. ; CARVALHO, J. P. F. ; ALMEIDA NETO, Antonio Simplicio de . Ensino de História em tempos torpes: leituras e reflexões. Uberlândia : Editora Navegando, 2020 . p. ISBN: 9786586678505.
    • VAZQUEZ, DANIEL ARIAS ; CAETANO, SHEILA C. ; SCHLEGEL, ROGERIO ; LOURENÇO, ELAINE ; NEMI, ANA ; SLEMIAN, ANDRÉA ; SANCHEZ, ZILA M. . Vida sem escola e saúde mental dos estudantes de escolas públicas na pandemia de Covid-19 SAÚDE EM DEBATE , v. 46 , p. 304 - 317 , 2022. ISSN: 23582898.
    • LOURENÇO, Elaine. . História e memória das greves do magistério público estadual paulista - 1970/1980 FRONTEIRAS E DEBATES , v. 7 , p. 217 - , 2021. ISSN: 24468215.
    • FRANZINI, F. ; LOURENÇO, Elaine. . Quando historiadores foram à escola: A História do Brasil de Octávio Tarquínio de Sousa e Sérgio Buarque de Holanda (1944) e os ecos da nova historiografia brasileira EXPEDIÇÕES: TEORIA DA HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA , v. 8 , p. 174 - 192 , 2017. ISSN: 21796386.
    • LOURENÇO, Elaine. ; CUSTODIO SOBRINHO, Juliano . Para além da história da Princesa: o saber histórico escolar e as disputas de memórias LOCUS (UFJF) , v. 22 , p. 435 - 459 , 2016. ISSN: 14133024.
    • LOURENÇO, Elaine. . Formação e atuação de Professores: o jogo dos currículos Mosaico (Goiânia) , v. 8 , p. 123 - 133 , 2015. ISSN: 19837801.
    • LOURENÇO, Elaine. . O ensino de História encontra seu passado: memórias da atuação docente durante a ditadura civil-militar Revista Brasileira de História (Impresso) , v. 30 , p. 97 - 120 , 2010. ISSN: 01020188.
    • LOURENÇO, Elaine. . "História Nova do Brasil: Revisitando uma obra polêmica" Revista Brasileira de História , v. 28 , p. 385 - 406 , 2008. ISSN: 01020188.
    • LOURENÇO, Elaine. ; FRANZINI, F. . "A formação de professores de História no ensino superior privado na cidade de São Paulo: Um estudo de caso" Cadernos de História (UFU) , v. 1 , p. 41 - 54 , 2004. ISSN: 01036300.
    • LOURENÇO, Elaine. ; FRANZINI, F. ; ALVES, G. ; SANTOS, E. . "As Ciências Humanas no Brasil e a formação do pensamento nacional - Entrevista com Fernando Novais" Dialogia (UNINOVE) , v. 2 , p. 08 - 14 , 2003. ISSN: 16771303.
    • LOURENÇO, Elaine. . "40 anos de História: A trajetória da formação de professores de História para a escola básica" Dialogia (UNINOVE) , v. 1 , p. 169 - 180 , 2002. ISSN: 16771303.
    • LOURENÇO, Elaine. . "São Paulo migrante e imigrante" Eccos. Revista Científica , v. 2 , p. 135 - 138 , 2000. ISSN: 15171949.
    • LOURENÇO, Elaine. ; SILVA, Jorge Lúzio Matos . Práticas docentes no Ensino de História. Os presentes do Ensino de História: (re)construções em novas bases, v. , p. 293 - , 2023.
    • LOURENÇO, Elaine. . Cara leitora. Cartas do Ensino de História, v. , p. 93 - , 2023.
    • LOURENÇO, Elaine. . Uma instituição de história e memória. O sonho dos pesquisadores - Instituto Cultural Boanerges Sena - 40 anos de história, v. , p. 60 - , 2021.
    • LOURENÇO, Elaine. . Existe pioneirismo nos currículos paulistas?. Ensino de História em tempos torpes: leituras e reflexões, v. , p. 40 - 64, 2021.
    • LOURENÇO, Elaine. . BNCC paulista: a história se repete. BNCC de História nos estados: o futuro do presente, v. , p. 107 - , 2021.
    • LOURENÇO, Elaine. . Déa Ribeiro Fenelon - Militância no presente, herança para o futuro. Mulheres que interpretam o Brasil, v. , p. 125 - , 2021.
    • ALMEIDA NETO, Antonio Simplicio de ; LOURENÇO, Elaine. . Direitos Humanos e Cultura Escolar. Direitos Humanos e Cultura Escolar, v. 1, p. 15 - 41, 2017.
    • LOURENÇO, Elaine. . Diferentes cenários, mesmos atores? Professores de História na escola pública paulista. História: Que ensino é esse?, v. , p. 279 - 304, 2013.
    • LOURENÇO, Elaine. ; FRANZINI, F. . Narradores de Javé: entre a memória e a história. Ver história: o ensino vai aos filmes, v. , p. 232 - 246, 2011.
    • LOURENÇO, Elaine. ; RAZZINI, Marcia de Paula Gregorio . Leitura e formação do cidadão republicano na escola elementar paulista. História do Estado de São Paulo: A Formação da Unidade Paulista - Vol. 2: República, v. 2, p. 497 - 529, 2010.
    • LOURENÇO, Elaine. ; FRANZINI, F. . A formação de professores de História no ensino superior privado na cidade de São Paulo: um estudo de caso. Dez Anos de Pesquisas em Ensino de História, v. , p. 499 - 505, 2005.
    • LOURENÇO, Elaine. . A base, as versões e a história . EntreTeses , São Paulo , 10 nov. 2016.
    • LOURENÇO, Elaine. . Educação . História Viva: Coleção História de A a Z - Volume 4: Idade Contemporânea de A a Z , São Paulo , . .
    • LOURENÇO, Elaine. . "Epopéia Amazônica" . Revista de História da Biblioteca Nacional , Rio de Janeiro , 20 mai. 2006.
    • LOURENÇO, Elaine. . O projeto PIBID e a formação de professores - um encontro escola e universidade. In: 9ª Conferencia Latinoamericana y Caribeña de Ciencias Sociales , 2022 , Cidade do México. 9ª Conferencia Latinoamericana y Caribeña de Ciencias Sociales. : , 2022.
    • LOURENÇO, Elaine. . Currículos de formación de profesores en el Brasil del siglo xxi – identidades y diversidades. In: Tercer Encuentro Internacional de Educación Histórica e Historia de la Educación , 2022 , México - Web. Memoria del Tercer Encuentro Internacional de Educación Histórica e Historia de la Educación La educación histórica como campo de conocimiento - Tomo III. Ciudad do México : Instituto Nacional de Estudios Históricos de las Revoluciones de México (INEHRN)rm), 2021. p. 161 - 169.
    • LOURENÇO, Elaine. . Curriculums et identité dans la formations des enseignants au Brésil. In: Colloque Citoyenneté, Ientité, Alterité , 2018 , Paris. Citoyenneté, identité et altérité - Livret du colloque. Paris : Université Paris Diderot, 2018. p. 71 - 71.
    • LOURENÇO, Elaine. . O prescrito, o desejado e o realizado: atuação docente em tempos de ditadura (São Paulo, Brasil, 1964-1985). In: XI Congreso Ibero Americano de Historia de la Educación Latinoamericana: Sujetos, Poder y Disputas por la Educación , 2014 , Toluca, MX. Anais do XI Congreso Ibero Americano de Historia de la Educación Latinoamericana: Sujetos, Poder y Disputas por la Educación. Zinacantepec, MX : El Colegio Mexiquense, 2014. p. 497 - 510.
    • LOURENÇO, Elaine. . O prescrito, o desejado e o realizado: atuação docente em tempos de ditadura (São Paulo, Brasil, 1964-1985). In: XI CIHELA - Congreso Iberoamericano de la Historia de la Educación Latinoamericana , 2014 , Toluca, MX. XI Congreso Iberoamericano de Historia de la educación latinoamericana: Sujetos, poder y disputas por la educación - Libro de resúmenes. Zinacantepec, MX : El Colegio Mexiquense, 2014. p. 147 - 148.
    • LOURENÇO, Elaine. . O que a História Oral pode nos revelar? Memórias de docentes e História da Educação. In: XIII Encontro Nacional de História Oral , 2016 , Porto Alegre. XIII Encontro Nacional de História Oral - História Oral, Práticas Educacionais e Interdisciplinaridade - Caderno de Resumos. São Leopoldo : Oikos, 2016. p. 196 - 196.
    • LOURENÇO, Elaine. . A História Oral e a História da Educação: aproximações. In: XI COngresso Luso-Brasileiro de História da Educação , 2016 , Porto - Portugal. Investigar, intervir, preservar: caminhos da História da Educação Luso-brasileira. Porto : CITCEM, 2016. p. 28 - 28.
    • LOURENÇO, Elaine. . A História Oral e a História da Educação: aproximações. In: XI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação , 2016 , Porto - Portugal. Investigar, intervir e preservar: caminhos da História da Educação Luso-Brasileira. Porto : CITCEM, 2016. p. 347 - 360.
    • LOURENÇO, Elaine. ; ALMEIDA, Jaqueline de . Os docentes frente à cultura escolar: suas práticas e seus materiais (Texto norteador do GD 9). In: IX Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História e IV Encontro Internacional do Ensino de História: Questões socialmente vivas e o ensino de História , 2015 , Belo Horizonte. Anais do IX Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História e IV Encontro Internacional do Ensino de História: Questões socialmente vivas e o ensino de História. Belo Horizonte : Centro Pedagógico da UFMG, 2015. p. 784 - 790.
    • LOURENÇO, Elaine. . O que a História Oral pode nos revelar? Memórias de docentes e História da Educação. In: XIII Encontro Nacional de História Oral - História Oral, Práticas Educacionais e Interdisciplinaridade , 2016 , Porto Alegre. Anais Eletrônicos do XIII Encontro Nacional de História Oral - História Oral, Práticas Educacionais e Interdisciplinaridade. : , 2016. p. 1 - 17.
    • LOURENÇO, Elaine. . A História Oral e a História da Educação: diálogos possíveis. In: 7º Seminário Brasileiro de História da Historiografia – Teoria da história e história da historiografia: diálogos Brasil-Alemanha , 2013 , Mariana. Anais do 7º Seminário Brasileiro de História da Historiografia – Teoria da história e história da historiografia: diálogos Brasil-Alemanha. Ouro Preto : EdUFOP, 2013.
    • LOURENÇO, Elaine. . Os anos 1980: redemocratização política e novos horizontes para o debate em torno do ensino de História. In: XXII Encontro Estadual de História da ANPUH-SP , 2014 , Santos. Anais do XXII Encontro Estadual de História da ANPUH-SP. São Paulo : ANPUH-SP, 2014.
    • LOURENÇO, Elaine. ; ALMEIDA, Jaqueline de . Os docentes frente a cultura escolar: suas práticas e seus materiais. In: IX Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História / IV Encontro Internacional do Ensino de História , 2015 , Belo Horizonte. Caderno de Programação e Resumos - IX Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História / IV Encontro Internacional do Ensino de História. Belo Horizonte : Centro Pedagógico da UFMG, 2015. p. 120 - 126.
    • LOURENÇO, Elaine. . A formação de professores: entre a licenciatura e a sala de aula. In: X Encontro Nacional de Pesquisadores do Ensino de História , 2013 , Aracaju. Anais do X Encontro Nacional de Pesquisadores do Ensino de História. Aracaju : Diário Oficial, 2013.
    • LOURENÇO, Elaine. . História e historiografia da Educação: entre a memória e as práticas. In: 6o. Seminário Brasileiro de História da Historiografia - O giro linguístico e a historiografia: balanço e perspectivas , 2012 , Mariana, MG. Caderno de resumos & Anais do 6º Seminário Brasileiro de História da Historiografia – O giro-linguístico e a historiografia: balanço e perspectivas. Ouro Preto : EdUFOP, 2012.
    • LOURENÇO, Elaine. . Das memórias nasce uma nova história: a historiografia da educação brasileira à luz da atuação de professores de História e Estudos Sociais durante a ditadura civil-militar no Brasil. In: IX Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação: Rituais, Espaços e Patrimónios Escolares , 2012 , Lisboa. Rituais, Espaços e Patrimónios Escolares. IX Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação (Livro do Congresso). CD-ROM de Atas.. Lisboa : Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2012. p. 6201 - 6213.
    • LOURENÇO, Elaine. . O cotidiano da sala de aula de História (1970-1990). In: XXI Encontro Regional de História - Anpuh/SP , 2012 , Campinas. Anais do XXI Encontro Estadual de História: trabalho, cultura e memória - ANPUH-SP. São Paulo : Anpuh-SP, 2012.
    • LOURENÇO, Elaine. ; MENEZES, J. L. S. . Prática de Ensino em História: história de uma disciplina em busca da formação de um novo educador. In: VIII Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História / III Encontro Internacional de Ensino de História , 2012 , Campinas, SP. Anais do ... Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História. Campinas : Faculdade de Educação da Unicamp / Centro de Memória da Unicamp, 2012.
    • LOURENÇO, Elaine. . Quando as salas de aula foram às ruas: memórias das greves e mobilizações docentes em São Paulo nas décadas de 1970 e 1980. In: IX Encontro Regional Sudeste de História Oral: Diversidade e Diálogo , 2011 , São Paulo. Anais do IX Encontro Regional Sudeste de História Oral: Diversidade e diálogo. : , 2011.
    • LOURENÇO, Elaine. . Salários e greves: memórias dos professores da escola pública paulista nas décadas de 1970 e 1980. In: XXVI Simpósio Nacional de História , 2011 , São Paulo. Anais do XXVI simpósio nacional da ANPUH - Associação Nacional de História. São Paulo : ANPUH-SP, 2011.
    • LOURENÇO, Elaine. . Diferentes cenários, mesmos atores? Carreira e identidade docente na escola pública paulista entre as décadas de 1960 e 1990 por seus protagonistas. In: IX ENPEH - Encontro Nacional dos Pesquisadores do Ensino de História , 2011 , Florianópolis. Anais do IX ENPEH - América Latina em Perspectiva: culturas, memórias e saberes. : , 2011.
    • LOURENÇO, Elaine. . Memorias de la enseñanza de la Historia durante la dictadura militar en Brasil. In: II Jornadas Internacionales de Enseñanza de la Historia y XI Jornadas de Investigación y Docencia de la Escuela de Historia , 2010 , Salta (ARG). II Jornadas Internacionales de Enseñanza de la Historia y XI Jornadas de Investigación y Docencia de la Escuela de Historia. Salta (ARG) : Universidad Nacional de Salta, 2010.
    • LOURENÇO, Elaine. . O regime militar e a memória dos professores. In: IV Seminário Nacional de Pesquisa: Formação Científica como Fator de Inovação e Mobilidade Social , 2010 , São Paulo. IV Seminário Nacional de Pesquisa: Formação Científica como Fator de Inovação e Mobilidade Social. São Paulo : Universidade Nove de Julho, 2010. p. 163 - 173.
    • LOURENÇO, Elaine. . Reflexões sobre a avaliação escolar: memórias de docentes da rede pública paulista (1970/1980). In: XX Encontro Regional de História da ANPUH - SP , 2010 , Franca - SP. Anais do XX Encontro Regional de História da ANPUH - SP: História e Liberdade. : , 2010.
    • LOURENÇO, Elaine. . O ensino de Estudos Sociais/História em São Paulo – Década de 1970. In: XXV Simpósio Nacional de História - ANPUH , 2009 , Fortaleza - CE. Anais do ... Simpósio Nacional de História. Fortaleza : ANPUH, 2009.
    • LOURENÇO, Elaine. . "A história de um curso de História". In: VII Encontro Nacional Perspectivas para o Ensino de História , 2009 , Uberlândia. Anais do VII Encontro Nacional "Perspectivas do Ensino de História" - Ensino de História, Cidadania e Consciência Histórica. Uberlândia : Editora da Universidade Federal de Uberlândia - EDUFU, 2009.
    • LOURENÇO, Elaine. . "A escola pública paulista sob a Lei 5692/71: documentos e memórias". In: III Seminário Nacional de Pesquisa - Uninove , 2009 , São Paulo. III Seminário Nacional de Pesquisa: Cooperação entre professores e estudantes no processo da pesquisa. São Paulo : Universidade Nove de Julho, 2009. p. 101 - 109.
    • LOURENÇO, Elaine. . "Os Guias Curriculares do Estado de São Paulo nos anos de 1970: Entre a CERHUPE e a CENP". In: VIII Encontro Nacional de Pesquisadores de Ensino de História , 2008 , São Paulo/SP. VIII Encontro Nacional de Pesquisadores de Ensino de História - Anais. : , 2008.
    • LOURENÇO, Elaine. . "A coleção História Nova do Brasil: uma nova História?". In: Simpósio Internacional , 2007 , São Paulo. Livro Didático: Educação e História. : , 2007.
    • LOURENÇO, Elaine. . "Os currículos de História e Estudos Sociais nos anos 70: entre a formação dos professores e a atuação na escola". In: XXIV Simpósio Nacional de História da ANPUH , 2007 , São Leopoldo/RS. XXIV Simpósio Nacional de História da ANPUH - História e Multidisciplinaridade - Anais Complementares. : , 2007.
    • LOURENÇO, Elaine. . "A formação docente entre a legislação e o currículo: História e Estudos Sociais nos anos 1970". In: VII Encontro Nacional dos Pesquisadores em Ensino de História - Novos Problemas e Novas Abordagens , 2006 , Belo Horizonte - MG. Anais do II Encontro Nacional de Pesquisadores em Ensino de História. : , 2006.
    • LOURENÇO, Elaine. . A educação e o ensino de História em São Paulo nos anos 1970. In: XIX Encontro Regional de História da ANPUH-SP , 2008 , São Paulo. XIX Encontro Regional de História - Poder, Violência e Exclusão. : , 2008.
    • LOURENÇO, Elaine. . "As licenciaturas e a expansão do ensino superior privado no Brasil nos anos 1970". In: XVIII Encontro Regional de História - ANPUH Núcleo São Paulo , 2006 , Assis - SP. Anais do XVIII Encontro Regional de História - O Historiador e seu Tempo. : , .
    • LOURENÇO, Elaine. . A primavera do Pibid - História. São Paulo : Comissão Editorial Depto História Unifesp , 2023 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • LOURENÇO, Elaine. . Parecer de artigo científico - Revista História Hoje. 2023 (Parecer)
    • LOURENÇO, Elaine. . Avaliação de Reconhecimento de curso EAD. 2023 (Relatorio_tecnico)
    • LOURENÇO, Elaine. . Avaliação de Reconhecimento de Curso Presencial de História. 2022 (Relatorio_tecnico)
    • LOURENÇO, Elaine. . Avaliação de Reconhecimento de Curso de História EAD. 2022 (Relatorio_tecnico)
    • LOURENÇO, Elaine. . Parecer Projeto Fapesp. 2022 (Parecer)
    • LOURENÇO, Elaine. . Revista Hydra. 2022 (Parecer)
    • LOURENÇO, Elaine. . Avaliação de Reconhecimento de Curso de História EAD. 2021 (Relatorio_tecnico)
    • LOURENÇO, Elaine. . Avaliação de Reconhecimento de Curso de História EAD. 2019 (Relatorio_tecnico)
    • LOURENÇO, Elaine. . Avaliação de Reconhecimento de Curso Presencial de História. 2019 (Relatorio_tecnico)
    • LOURENÇO, Elaine. . Avaliação de Reconhecimento de Curso Presencial de História. 2018 (Relatorio_tecnico)
    • LOURENÇO, Elaine. . Parecer Editora Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP. 2020 (Parecer)
    • LOURENÇO, Elaine. . Revista Tempo e Argumento. 2020 (Parecer)
    • LOURENÇO, Elaine. . Revista História, Histórias. 2020 (Parecer)
    • LOURENÇO, Elaine. . Parecer Revista História Hoje. 2020 (Parecer)
    • LOURENÇO, Elaine. . Parecer Revista História Hoje. 2018 (Parecer)
    • LOURENÇO, Elaine. . Parecer Revista História Hoje. 2019 (Parecer)
    • LOURENÇO, Elaine. . Parecer Revista Hydra. 2020 (Parecer)
    • LOURENÇO, Elaine. . Revista Faces da História. 2019 (Parecer)
    • LOURENÇO, Elaine. . Parecer para a revista Urutágua. 2018 (Parecer)
    • LOURENÇO, Elaine. . Parecer para a revista Tempo e Argumento (Udesc). 2016 (Parecer)
    • LOURENÇO, Elaine. . Parecer para a revista Educação Básica Revista. 2015 (Parecer)
    • LOURENÇO, Elaine. . Parecer para a Revista Eletrônica de Ciência Política (PPGCP-UFPR). 2015 (Parecer)
    • LOURENÇO, Elaine. . Parecerista ad hoc do IX Encotro de Iniciação Científica e VI Seminário Nacional de Pesquisa - Uninove. 2012 (Parecer)
    • LOURENÇO, Elaine. . Parecerista ad hoc do Comitê Científico Multidisciplinar da Diretoria de Pesquisa da Uninove. 2012 (Parecer)
    • LOURENÇO, Elaine. . Parecer para a Editora da Universidade Estadual de Londrina. 2012 (Parecer)
    • LOURENÇO, Elaine. . Banco de Assessoria da Editora da Universidade Estadual de Londrina - EdUEL. 2012 (Assessoria)
    • LOURENÇO, Elaine. . Pareceres para o XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino. 2012 (Parecer)
    • ANDRADE, Marinho ; AUGUSTO, Daniel ; LOURENÇO, Elaine. . Consultoria para a produção do documentário "Fordlândia" (dir. Marinho Andrade, 2009). 2007 (Consultoria)
    • LOURENÇO, Elaine. . Parecerista ad hoc do Comitê Científico Multidisciplinar do VIII Encontro de Iniciação Científica e V Seminário Nacional de Pesquisa - Uninove. 2011 (Parecer)
    • LOURENÇO, Elaine. . Parecerista ad hoc do Comitê Científico Multidisciplinar para análise e revisão de projetos de Iniciação Científica - Uninove. 2011 (Parecer)
    • LOURENÇO, Elaine. . Parecerista ad hoc do Comitê Científico Multidisciplinar para análise e seleção de projetos de Iniciação Científica - Uninove. 2010 (Parecer)
    • LOURENÇO, Elaine. . Parecerista ad hoc do Comitê Científico Multidisciplinar do VII Encontro de Iniciação Científica e IV Seminário Nacional de Pesquisa - Uninove. 2010 (Parecer)
    • LOURENÇO, Elaine. . Parecer para EccoS - Revista Científica (Uninove). 2011 (Parecer)
    • LOURENÇO, Elaine. . Parecer para a Revista Brasileira de História - ANPUH. 2009 (Parecer)
    • LOURENÇO, Elaine. . Os professores de História e a pandemia. 2022 (Comunicacao)
    • LOURENÇO, Elaine. . O projeto PIBID e a formação de professores – um encontro Escola e universidade. 2022 (Comunicacao)
    • LOURENÇO, Elaine. . Juventude sem máscara: escola, universidade e pesquisa - Webnário. 2020 (Conferência)
    • LOURENÇO, Elaine. . História Oral: teoria e prática. 2017 (Conferência)
    • LOURENÇO, Elaine. . "Práticas dos alunos (Material didático, instituições de pesquisa e história oral)". 2007 (Comunicacao)
    • LOURENÇO, Elaine. . "A pesquisa em História". 2002 (Comunicacao)
    • LOURENÇO, Elaine. . Enseñanza de la Geografía. 1997 (Comunicacao)
    • LOURENÇO, Elaine. . "As diferentes formas de resistência dos trabalhadores da Companhia Ford Industrial do Brasil em Fordlândia e Belterra". 2000 (Comunicacao)
    • LOURENÇO, Elaine. . "A Companhia Ford Industrial do Brasil e a diversidade instalada na Amazônia Brasileira". 2001 (Outra)
    • LOURENÇO, Elaine. . "Yankees e caboclos: Encontros e desencontros na Amazônia Brasileira". 2002 (Comunicacao)
    • LOURENÇO, Elaine. . "A formação de Professores de História no Centro Universitário Nove de Julho - Uninove". 2002 (Comunicacao)
    • LOURENÇO, Elaine. . "A formação de Professores de História no ensino superior privado na cidade de São Paulo - Um estudo de caso". 2003 (Comunicacao)
    • LOURENÇO, Elaine. . "A formação de Professores para o ensino de História no Brasil: dos currículos mínimos às atuais Diretrizes Curriculares". 2005 (Comunicacao)
    • LOURENÇO, Elaine. . As novas Diretrizes Curriculares para a Formação de Professores e os novos ingressantes nos cursos de História: Perfis e expectativas no ensino superior privado". 2004 (Comunicacao)
    • LOURENÇO, Elaine. . BNCC de História nos estados: Sessão 2. 2020 WEB
    • LOURENÇO, Elaine. . Notícias da Escola Real: ser professor, ser professora, de História, em tempos de pandemia. 2020 WEB
    • LOURENÇO, Elaine. . Mesa Redonda 3: Ensino de História: enfrentamentos e afrontamentos. 2020 WEB
    • LOURENÇO, Elaine. . Lançamento do livro 'Ensino de História e currículo em tempos torpes: leituras e reflexões'. 2021 WEB
    • LOURENÇO, Elaine. . Proletarização, precarização, uberização: para onde vai a docência?. 2021 WEB
    • LOURENÇO, Elaine. . Lançamento e debate dos livros do ProfHistória - Unifesp. 2021 WEB
    • LOURENÇO, Elaine. . Webnário covid-19 | Juventude sem máscara: escola, universidade e pesquisa. 2020 WEB
    • LOURENÇO, Elaine. . I Seminário Permanente em Ensino e Pesquisa do ProfHistória da UFU 2021 Mesa Redonda Ensino e Aprendizagem. 2021 WEB
    • LOURENÇO, Elaine. ; ALMEIDA NETO, Antonio Simplicio de ; FONSECA, A. L. . Ensino de História e Educação em Tempos de Ditadura Militar: revisitando os 60 anos do golpe. 2024 Canal Youtube
    • LOURENÇO, Elaine. . Dentro e fora dos muros da escola: reflexões sobre o ensino médio e a BNCC. 2021 WEB
    • LOURENÇO, Elaine. ; LAVORATO JR., S. . 1a. Convenção Discente da Uninove. 2008 (Universidade Nove de Julho - Uninove)
    • LOURENÇO, Elaine. . Nove de Julho: Revolução Constitucionalista - Exposição de Fotos e Objetos. 2001 (Centro Universitário Nove de Julho - Uninove)
    • LOURENÇO, Elaine. . 20a. Oficina de Ensino de História: Desarquivando a ditadura civil-militar na escola. 2014 (GT de Ensino de História e Educação da ANPUH-SP)
    • ALMEIDA NETO, Antonio Simplicio de ; LOURENÇO, Elaine. . 23a. Oficina de Ensino de História do GT de Ensino de História e Educação da ANPUH-SP: Cultura de história e a (des)informação em sala de aula. 2015 (GT de Ensino de História e Educação da ANPUH-SP)
    • LOURENÇO, Elaine. ; ALMEIDA NETO, Antonio Simplicio de . 24a. Oficina de Ensino de História do GT de Ensino de História e Educação da ANPUH-SP: #HistóriaÉImportante! #SóQueNão. 2015 (ANPUH - Seção São Paulo)
    • LOURENÇO, Elaine. ; ALMEIDA NETO, Antonio Simplicio de . 3a. Jornada de Ensino de História: "Ensino, História e Direitos Humanos". 2015 (GT de Ensino de História e Educação da ANPUH-SP)
    • LOURENÇO, Elaine. ; ALMEIDA NETO, Antonio Simplicio de . 25a. Oficina de Ensino de História e Educação do GT de Ensino de História e Educação - ANPUH-SP. 2016 (ANPUH-SP)
    • LOURENÇO, Elaine. ; FRANZINI, F. . Roda de conversa - "Narradores de Javé". 2015 (Departamento de História - EFLCH-Unifesp)
    • LOURENÇO, Elaine. . Minicurso "Educação escolar e ensino de História na ditadura civil-militar". 2015 (Departamento de História - EFLCH-Unifesp)
    • ALMEIDA NETO, Antonio Simplicio de ; LOURENÇO, Elaine. . IV Jornada "Ensino de História e as Narrativas de Golpe". 2016 (GT de Ensino de História e Educação da ANPUH-SP)
    • LOURENÇO, Elaine. ; VILARDAGA, José Carlos . Aula Inaugural do Curso de História: Exibição e debate do filme "Menino 23". 2017 (Departamento de História - EFLCH-Unifesp)
    • LOURENÇO, Elaine. ; ABREU, Marcelo Santos de . Coordenação do Simpósio Temático "História: Teoria e Ensino" no XXIX Simpósio Nacional de História - Contra os Preconceitos: História e Democracia. 2017 (Associação Nacional de História (ANPUH-Brasil))
    • LOURENÇO, Elaine. ; VILARDAGA, José Carlos . Aula inaugural do Curso de História da Unifesp: "O golpe de 2016 e o eclipse da democracia no Brasil", ministrada pelo Prof. Dr. Francisco Foot Hardman. 2018 (Universidade Federal de São Paulo)
    • LOURENÇO, Elaine. ; MARQUES, Pedro . Fórum de Licenciatura. 2017 ()
    • LOURENÇO, Elaine. ; MARQUES, Pedro . Fórum de Licenciatura. 2018 (Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCH - Unifesp)
    • LOURENÇO, Elaine. . XXIV Encontro Estadual da ANPUH - Seção São Paulo - História & Democracia: precisamos falar sobre isso. 2018 (Associação Nacional de História - Seção São Paulo)
    • LOURENÇO, Elaine. . I Encontros de História - Anpuh/SP. 2019 (Associação Nacional de História - Anpuh/SP)
    • LOURENÇO, Elaine. . I Encontro Pibid História - A educação, a escola e o Ensino de História - construindo novos caminhos. 2019 (Universidade Federal de São Paulo)
    • LOURENÇO, Elaine. . Escola pública e ensino de História: a construção de diálogos - Encontro de Encerramento do Subprojeto Pibid História. 2019 (Universidade Federal de São Paulo)
    • LOURENÇO, Elaine. ; SILVESTRE, Magali Aparecida . A Base Nacional Comum para Formação de Professores 2019: a mercadorização da formação e do trabalho docente. 2019 (Universidade Federal de São Paulo)
    • LOURENÇO, Elaine. . Juventude sem máscara: um diálogo entre Escolas, Universidade e Movimentos Sociais. 2020 (Universidade Federal de São Paulo)
    • LOURENÇO, Elaine. ; SLEMIAN, Andrea. ; JORGE, Janes . História na Web. 2020 (Departamento de História - Unifesp)
    • LOURENÇO, Elaine. . Notícias da Escola Real: ser professor, ser professora, de História, em tempos de pandemia. 2020 (Grupo de Trabalho de Ensino de História e Educação (GTEH) - Associação Nacional de História - Seção São Paulo)
    • LOURENÇO, Elaine. ; CERASOLI, J. F. . Fórum de Graduação. 2020 (XXV Encontro Estadual de História - Anpuh/SP)
    • LOURENÇO, Elaine. . Mesa Redonda 3: Ensino de História: enfrentamentos e afrontamentos. 2020 (XXV Encontro Estadual de História - Anpuh/SP)
    • LOURENÇO, Elaine. . Mesa Ensino Digital e Humanidades. 2020 (Unifesp; Unicamp; UEPG)
    • LOURENÇO, Elaine. . Mediação debate - Dentro e fora dos muros da Escola, reflexões sobre a reforma do Ensino Médio e a BNCC. 2021 (GTEH - Anpuh São Paulo)
    • LOURENÇO, Elaine. ; ABREU, Marcelo Santos de . Coordenação do ST 22 - Aula de História - Teoria e Ensino. 2021 (Associação Nacional de História - Anpuh)
    • LOURENÇO, Elaine. ; SILVA, Jorge Lúzio Matos . Coordenação do GPD 14: Práticas docentes em Ensino de História - XIII Encontro Nacional de Pesquisadores de Ensino de História – a pesquisa em Ensino de História em tempos presentes: tensões e (re)construções. 2022 (Associação Brasileira de Ensino de História)
    • LOURENÇO, Elaine. . II Congresso Nacional do ProfHistória - Coordenação GRD Ensino de História e Formação Docente. 2022 (Coordenação Acadêmica Nacional do ProfHistória)
    • LOURENÇO, Elaine. ; ABREU, Marcelo Santos de . Coordenadora do Simpósio Temático “ST 021. Aula de História: teorias, práticas e ensino”. 2023 (Associação Nacional de História - Anpuh)
    • LOURENÇO, Elaine. ; CONTIERI, Roberto Pepi ; MONTERO, Eduardo Gunther ; CARVALHO, André Paulo Corrêa de ; SANT'ANNA, Magali Rosa de ; GUISELINI, Maria Elena Roberto ; ZÉGGIO, Maria Teresa . Semana da Educação 2005 - Formação de Professores para a Educação Básica: Teoria e Prática. 2005 (Centro Universitário Nove de Julho - Uninove)
  • Curso de curta duração ministrado: 1
    • LOURENÇO, Elaine. . Amazônia Brasileira: Estudo Integrado. 1996 (Centro de Pesquisas Ambientais - CEPA / Grêmio das Faculdades Associadas Ipiranga - FAI / Laboratório de Ensino e Material Didático - Departamento de Geografia/FFLCH-USP)
    • LOURENÇO, Elaine. . Metodologia do Ensino de História. 2009 (Material didático para disciplina de educação à distância (ead))
    • LOURENÇO, Elaine. . Módulo 'Metodologia de pesquisa e projetos de intervenção' (Módulo VII). 2015 (Material para aulas de ead)
    • LOURENÇO, Elaine. . Metodologia de Pesquisa e Projeto de Intervenção. 2016 (Materialdidáticoparadisciplinadeeducaçãoàdistância(ead))
    • LOURENÇO, Elaine. . Trabalho de Conclusão de Curso. 2016 (Materialdidáticoparadisciplinadeeducaçãoàdistância(ead))
    • LOURENÇO, Elaine. . Módulo 'Metodologia de pesquisa e projetos de intervenção'. 2015 (Material para aulas de ead)
    • Nome do projeto: A Escola Pública Paulista (1971-1986): História e Memória (2009 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LOURENÇO, Elaine. .
      Descrição: A escola pública paulista passou por uma grande renovação na década de 1970. Esta reformulação vincula-se a todas as mudanças ocorridas a partir do golpe civil-militar de 1964 e se expressam, nos termos da educação fundamental, na Lei 5692/71, que criou o ensino de 1º e 2º graus. A partir de então temos uma expansão desta escola, seja em número de alunos, seja em número de professores. A própria rede física se amplia com a construção de novos prédios. O objetivo deste projeto, então, é verificar como se processaram estas mudanças do ponto de vista quantitativo, a fim de apurar a expansão e seus números, e do ponto de vista quantitativo, em relação ao cotidiano escolar. O que se busca é entender como se modificou a rede pública escolar no período escolhido (1971-1986), que se inicia com a promulgação da referida lei e se fecha com as novas reformulações promovidas pela Secretaria da Educação de São Paulo no período de abertura política.
    • Nome do projeto: Uninove e Escolas Técnicas Estaduais de São Paulo (Etecs) (2012 - 2013
      Natureza: Extensao
      Integrantes: LOURENÇO, Elaine. , LAVORATO JR., S. , MENEZES, J. L. S. .
      Descrição: O projeto é uma parceria entre a Uninove e Escolas Técnicas Estaduais de São Paulo que prevê um diálogo entre alunos das duas instituições para discussão dos conteúdos das disciplinas envolvidas.
    • Nome do projeto: A Escola Pública Paulista (1971-1986): História e Memória (2014 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LOURENÇO, Elaine. .
      Descrição: A escola pública paulista passou por uma grande renovação na década de 1970. Esta reformulação vincula-se a todas as mudanças ocorridas a partir do golpe civil-militar de 1964 e se expressa, nos termos da educação fundamental, na Lei 5692/71, que criou o ensino de 1º e 2º graus. A partir de então temos uma expansão desta escola, seja em número de alunos, seja em número de professores. A própria rede física se amplia com a construção de novos prédios. O objetivo deste projeto é verificar como se processaram estas mudanças do ponto de vista quantitativo, a fim de apurar a expansão e seus números, e do ponto de vista qualitativo, em relação ao cotidiano escolar. O que se busca é entender como se modificou a rede pública escolar no período escolhido (1971-1986), que se inicia com a promulgação da referida lei e se encerra com as novas reformulações promovidas pela Secretaria da Educação de São Paulo no período de abertura política.
    • Nome do projeto: Ensino de História: memórias e escritos de um campo de pesquisa (2015 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LOURENÇO, Elaine. , ALMEIDA NETO, Antonio Simplicio de , MELLO, Paulo Eduardo Dias de , CARVALHO, João do Prado Ferraz de , ROCHA, Raimundo Nonato Araújo da , FERREIRA, Angela Ribeiro , SALES NETO, Francisco Firmino .
      Descrição: Trata-se de projeto de pesquisa (CNPq processo nº 471240/2014-1), cujo propósito é investigar os processos de constituição do campo do ensino de história e mapear como se configuram as dinâmicas de sua delimitação ?territorial? na área de pesquisa a partir de registros diversos, enfatizando aspectos históricos e socioculturais com destaque para suas origens e transformações, a constituição de sua comunidade, os programas de pesquisa, os eventos, as publicações e os projetos, suas relações com a formação dos professores e as formas de intervenção nas políticas educacionais da Educação Básica. Assim, intentamos: a) identificar e b) mapear alguns dos principais autores dessa área no Brasil, bem como promover um c) levantamento de sua obra e d) coletar suas narrativas orais, sempre que possível, de modo a construirmos um e) amplo painel das contribuições desses pesquisadores em suas f) várias tendências e g) transformações, produzindo um h) banco de dados de obras e relatos orais organizados em i) 3 polos de pesquisa localizados em São Paulo (UNIFESP), Paraná (UEPG) e Rio Grande do Norte (UFRN) e a constituição de j) acervos de livros e outras publicações.
    • Nome do projeto: A escola pública em São Paulo: cotidianos e práticas (2016 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LOURENÇO, Elaine. , CORREA JUNIOR, R. L. A. , CASTRO, D. H. , KRONEMBERGER, A. B. , SILVA, C. E. , ZUCHINI, V. P. , NUVOLARI JUNIOR, D. S. , OLIVEIRA, G. R. , SERAFIM, J. S. , REIS, Gabriela Passos dos , ALVES, Milena Simões .
      Descrição: A escola pública paulista é composta de uma vigorosa rede estadual, que é a maior do país e é complementada, na capital do estado, pela rede municipal paulistana. Estes dois modelos convivem simultaneamente e expressam diferentes culturas escolares advindas de suas regulamentações, de suas práticas, da atuação de seus agentes. O objetivo deste projeto é analisar o cotidiano da escola pública paulista, em ambos os recortes (estadual e municipal), a partir do conceito de cultura escolar, com ênfase no período que se inicia com a redemocratização em meados dos anos 1980 e prossegue até os dias atuais. Inserem-se neste projeto as práticas docentes, a análise de materiais e metodologias de ensino, dos currículos - tanto na fase de construção quanto na de desenvolvimento e aplicação – e tudo mais que se vincule ao Ensino de História. Em síntese, a reflexão se centra na História ensinada nas escolas públicas paulistas, com ênfase especial nas práticas dos docentes da área. A História Oral, como metodologia de pesquisa, constitui um ponto de apoio importante para os estudos e reflexões do projeto.
    • Nome do projeto: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID (2018 - 2019
      Natureza: Ensino
      Integrantes: LOURENÇO, Elaine. , BRANDÃO, F. F. , SOUSA, W. M. , ALVES, J. V. C. .
      Descrição: O Subprojeto Pibid História Unifesp tem como objetivo favorecer a formação inicial docente na Licenciatura História por meio da aproximação com as escolas públicas de Guarulhos. Para tal, realiza reuniões semanais com discentes da universidade, a coordenação do Subprojeto e os professores supervisores das três escolas participantes. Além disso, os discentes da universidade participam de atividades semanais, com os professores supervisores, nas escolas, em diálogos e interações no campo do Ensino de História.
    • Nome do projeto: JUVENTUDE SEM MÁSCARA. O impacto do isolamento social da COVID-19 na vida dos jovens nas periferias de São Paulo e de Guarulhos (2020 - 2021
      Natureza: Extensao
      Integrantes: LOURENÇO, Elaine. , SLEMIAN, A. .
    • Nome do projeto: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - Pibid - Subprojeto História (2020 Atual)
      Natureza: Ensino
      Integrantes: LOURENÇO, Elaine. .
    • Nome do projeto: Programa de bolsas institucionais de iniciação à docência - PIBID Unifesp (2018 - 2020
      Natureza: Extensao
      Integrantes: LOURENÇO, Elaine. , BRANDÃO, F. F. , SOUSA, W. M. , ALVES, J.V.C. .
      Descrição: Programa de iniciação à docência que inclui a universidade e a escola, realizando um diálogo entre docentes e discentes de ambas as instituições, com apoio de bolsas CAPES. O Subprojeto Pibid História Unifesp foi desenvolvido sob minha coordenação, junto com docentes supervisores Fernando Ferro Brandão, João Victor Caetano Alves e William Meireles de Souza. Contou com a atuação de 32 discentes, ao longo do projeto, em reuniões semanais de reflexão, na Unifesp, e atuação junto aos docentes e discentes das escolas estaduais Professora Alice Chuery e Professor Antônio Viana de Souza e Instituto Federal de São Paulo.
    • Nome do projeto: Programa de Bolsas Institucionais de Iniciação à Docência - Subprojeto História Unifesp (2022 - 2024
      Natureza: Extensao
      Integrantes: LOURENÇO, Elaine. , BRANDÃO, F. F. , SOUSA, W. M. , ALVES, J. V. C. .
      Descrição: O objetivo do projeto é incentivar os estudantes do curso de História a seguir na carreira docente. O projeto é desenvolvido com 3 escolas de Guarulhos, duas estaduais e uma federal, e tem como meta integrar alunos e professores dos dois segmentos, Ensino Médio e Universidade, dialogando e propondo soluções relativas ao Ensino de História.
    • Nome do projeto: Programa de Bolsas Institucionais de Iniciação à Docência - Subprojeto História Unifesp (2020 - 2022
      Natureza: Extensao
      Integrantes: LOURENÇO, Elaine. , BRANDÃO, F. F. , SOUSA, W. M. , ALVES, J. V. C. .
      Descrição: O objetivo do projeto é incentivar os estudantes do curso de História a seguir na carreira docente. O projeto é desenvolvido com 3 escolas de Guarulhos, duas estaduais e uma federal, e tem como meta integrar alunos e professores dos dois segmentos, Ensino Médio e Universidade, dialogando e propondo soluções relativas ao Ensino de História.
    • Nome do projeto: Grupo de Trabalho Projeto EducaSP (2019 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: LOURENÇO, Elaine. .
      Descrição: Grupo de trabalho formado por docentes da Unifesp para celebrar convênio com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo visando à oferta de cursos para estudantes do Ensino Médio da rede
    • Nome do projeto: Grupo de Trabalho em Ensino de História e Educação (2011 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: LOURENÇO, Elaine. .
      Descrição: Grupo vinculado à Associação Nacional de História - Anpuh, seção São Paulo que realiza discussões mensais, eventos e pesquisas vinculados ao Ensino de História tanto na Educação Básica, quanto no Ensino Superior
    • Nome do projeto: Grupo de Trabalho em Ensino de História e Educação (2018 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: LOURENÇO, Elaine. .
      Descrição: É um grupo vinculado à Associação Nacional de História - Seção São Paulo (ANPUH/SP) que pesquisa e divulga os temas relativos ao Ensino de História. O grupo realiza reuniões mensais, para os membros, e promove eventos voltados aos estudantes e professores de História com ênfase na Educação Básica. Sou a atual coordenadora, desde 2019.
    • Nome do projeto: A formação de professores no contexto das políticas educacionais: a implementação e as relações entre o Novo Ensino Médio, a BNCC e a BNC-FP (2023 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LOURENÇO, Elaine. , SANTOS, M. A. L. .
      Descrição: Neste projeto, interinstitucional e de alcance nacional, pretende-se configurar um panorama sobre os efeitos da reestruturação da etapa do Ensino Médio a partir da lei 13.415/17, que determina a implantação do Novo Ensino Médio (NEM). Objetiva-se observar as novas configurações curriculares implantadas nas escolas, abrigando pesquisas sobre os impactos em todos os componentes disciplinares, com ênfase àqueles concernentes à Área de Ciências Humanas, tendo em vista o atual cenário de atribuição de aulas de disciplinas que, anteriormente, não existiam no currículo, como aquelas que compõem os Itinerários Formativos ou a de Projeto de Vida. Em paralelo, intenta-se também analisar as reformulações curriculares e as incidências nas práticas docentes e na aprendizagem dos alunos da Base Nacional Comum Curricular com sua reconfiguração dos conteúdos em Áreas de conhecimento, a exemplo do que propõe o NEM, bem como as decorrências para a formação, inicial e continuada, de professores. Nossa intenção é constituir uma visão geral, de abrangência nacional, que permita tanto o enfrentamento das principais dificuldades com as quais docentes e estudantes vêm encontrando no processo de implementação, quanto fortalecer a perspectiva crítica na proposição de novos projetos para o Ensino Médio, colocando em sua centralidade as práticas docentes que já estavam estruturadas antes mesmo da Reforma..
    • Graduacao:
      • Curso: Bacharelado em História
        Nome da Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
        Ano de conclusão: 1986
      • Curso: Licenciatura em História
        Nome da Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
        Ano de conclusão: 1986
    • Mestrado:
      • Curso: Geografia (Geografia Humana)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1999
    • Doutorado:
      • Curso: História Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2011
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo
        Ano de conclusão: 1994
    • Colégio Maria Ward:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1987 - 1987 ).
        Outras informações: Professor - 5a a 8a séries
    • Secretaria de Estado da Educação de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
    • Universidade Nove de Julho:
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
    • Colégio São Francisco de Assis:
      • Tipo de vínculo: Livre (1998 - 1998 ).
        Outras informações: Professor
    • Universidade Federal de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2013 - Atual ).
        Outras informações: Professor Adjunto A
    • Educação Básica Revista:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - Atual ).
    • Revista Urutágua (Online):
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - Atual ).
        Outras informações: Membro do Conselho Editorial.
    • Associação Nacional de História - Seção São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - 2022 ).
        Outras informações: Atuação como membro do Conselho Consultivo
        Outras informações: Não há
    • Universidade Federal de Mato Grosso do Sul:
      • Tipo de vínculo: Livre (2023 - Atual ).