Não autenticado |

Antonio Augusto Castro do Nascimento

    • Possui graduação em Letras (Português e Alemão) pela Universidade de São Paulo (2016). Em 2015, realizou intercâmbio acadêmico na Universität zu Köln, Alemanha, sendo bolsista do Programa de Mobilidade Internacional Santander Universidades. Desenvolve, atualmente, uma pesquisa de mestrado sobre a primeira fase da revista Recreio, sob orientação da prof. dra. Sandra Trabucco Valenzuela, e atua como editor na Companhia das Letras.

       

      Links:    

    • NASCIMENTO, A. A. C. ; Antonio Augustro Castro do Nascimento . Para dentro e mais um pouco: Literatura infantil e pandemia. 2021 (Comunicacao)
  • Organização de eventos: 3
    • TONELLI, G. U. ; DIMAMBRO, N. C. ; SANTANA, P. R. ; Antonio Augustro Castro do Nascimento . Festival de Literatura Pop. 2021 (Companhia das Letras)
    • Antonio Augustro Castro do Nascimento ; TONELLI, G. U. ; DIMAMBRO, N. C. ; SANTANA, P. R. . Festival de Literatura Pop. 2020 (Companhia das Letras)
    • Antonio Augustro Castro do Nascimento ; TONELLI, G. U. ; DIMAMBRO, N. C. ; SANTANA, P. R. . Festival de Literatura Pop. 2019 (Companhia das Letras)
    • Nome do projeto: Levantamento de construções com verbo-suporte no par de línguas português - alemão para o Dicionário eletrônico de construções com verbo-suporte (CVS) e colocações em Português do Brasil/Alemão ? Alemão/Português do Brasil (Verbos G a K) (2014 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: Antonio Augustro Castro do Nascimento , BRAGA, C. , BATTAGLIA, M. H. V. , NASCIMENTO, R. D. .
      Descrição: Este projeto visa dar continuidade ao projeto de ?Ensinar com pesquisa? iniciado em 2011 em que foi realizado o levantamento dos verbos-suporte e colocações abrangendo as letras de A a F. O dicionário é um projeto de pesquisa de Eva Maria Ferreira Glenk e Maria Helena Voorsluys Battaglia. Ele reunirá construções com verbos-suporte e colocações, isto é, fraseologismos verbais não-idiomáticos ou com fraca idiomaticidade, em alemão e em português do Brasil, e seus respectivos equivalentes na outra língua. Essas construções são formadas por um verbo funcional (também verbo-suporte) e um substantivo deverbal ou derivado de adjetivo, com ou sem preposição. Exemplo de CVS com substantivo preposicionado é: (1) ?colocar em discussão?/ ?zur Diskussion stellen?; exemplo de CVS com substantivo sem preposição (objeto direto): (2) ?fazer uma pergunta?/ ?eine Frage stellen?. Características das CVS são: o verbo base, ?discutir? em (1) e ?perguntar? em (2), é nominalizado e forma com o verbo-suporte uma construção com alto índice de co-ocorrência e alto grau de fixidez. Seu significado emerge de processos de integração metafórica ou metonímica. ?Colocar em discussão? não mais significa ?discutir?, e sim, ?propor que algo seja discutido?; em ?fazer uma pergunta? uma parte do evento é destacada. CVS impulsionam a nominalização e permitem definir melhor o aspecto ou Aktionsart. Objetivo do projeto é organizar um dicionário de construções verbais fixas que englobe as construções com verbo-suporte e as colocações. Visa-se o envolvimento de alunos de graduação em Letras, habilitação alemão, em uma atividade de pesquisa que contribuirá para sua formação como pesquisadores, para o aprofundamento de seu conhecimento da língua alemã e de suas habilidades tradutórias, além de uma contribuição essencial para o dicionário de CVS. Procedimentos metodológicos: Os alunos deverão realizar um levantamento sistemático de verbos em dicionários monolíngues do Português e do Alemão e em bilíngues Alemão/Português e Português/Alemão para verificar quais verbos ocorrem como verbo-suporte e com quais substantivos deverbais e derivados de adjetivos podem ser combinados.
    • Nome do projeto: Arqshoah- Arquivo Virtual sobre Holocausto e Anti-semitismo. DE APÁTRIDAS À CIDADÃOS BRASILEIROS: Judeus refugiados do nazifascismo no Brasil,1933-1960 (2011 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: Antonio Augustro Castro do Nascimento , CARNEIRO, M. L. T. , FERNANDES, A. M. , NATALE, L. L. , CARDILO, L. R. .
      Descrição: Reconstituir as trajetórias de vida dos judeus que, classificados como apátridas pelo Terceiro Reich e países ocupados pelos nacional-socialistas, optaram por radicar-se no Brasil. Através dos inventários das Fichas Consulares de Imigração e dos Processos de Naturalização pretende-se formar uma Base de Dados (Arqshoah) que produza novos conhecimentos sobre este fenômeno, o da imigração forçada que, dificilmente, pode ser analisada sem analisar a persistência de uma mentalidade intolerante na Alemanha.
    • Graduacao:
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2016
    • Mestrado:
      • Curso: Letras (Est.Comp. de Liter. de Língua Portuguesa)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - 2013 ).
        Outras informações: O LEER- Laboratório de Estudos sobre Etnicidade, Racismo e Discriminação está sediado no Departamento de História da FFLCH/USP, sob a coordenação de Maria Luiza Tucci Carneiro desde a sua fundação em março de 2006. Desenvolve estudos em tres linhas de pesquisa: 1) Etnicidade; 2) Racismo; 3) Discriminação, coordenadas pelos Professores Doutores Federico Croci; Tucci Carneiro e Yara Monteiro, respectivamente. Cada linha de pesquisa abriga módulos temáticos que abrigam projetos em nível de Pós-Graduação e Pós-Doutorado, sendo multidisciplinares.
        Outras informações: Bolsista FAPESP TT1
    • Colégio Visconde de Porto Seguro:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - 2014 ).
        Outras informações: Monitor de aprendizagem de língua portuguesa e literatura no ensino médio do Colégio Visconde de Porto Seguro (Deutsche Auslandsschulen International).
        Outras informações: Monitor de aprendizagem
    • Companhia das Letras:
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - Atual ).