Luciana Martin Kanawati
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Resumo
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Mestre pelo Programa de Geografia Humana, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, desde 2016. Graduada e licenciada no curso de Geografia, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, desde 2009. Atualmente cursando a especialização "Ensino de História da África e das heranças afro-brasileiras", no Colégio Federal Pedro II, no Rio de Janeiro.Atua como professora na cidade do Rio de Janeiro desde 2017, na Escola Sá Pereira, da rede privada de ensino, onde leciona geografia para turmas de 6 a 9 ano e desenvolve trabalho como coordenadora de projeto, orientando pesquisas anuais interdisciplinares em um currículo integrado de Ciências, História e Geografia. É responsável pelo planejamento coletivo anual do currículo da instituição e por desenvolver trabalhos inovadores com tecnologias educativas conciliadas a procedimentos de pesquisa e, também, desenvolvimento criativo e artístico. Aplica metodologias ativas de ensino e de aprendizagem, com base construtivista, e promove estudos coletivos de letramento racial e práticas curriculares focadas na diversidade e em referências epistemológicas decoloniais. Além disso, é responsável pela elaboração de materiais didáticos autorais, de acordo com cada projeto desenvolvido, bem como pelo acompanhamento de alunos com diferentes necessidades de aprendizagem, criando e adaptando atividades e instrumentos avaliativos inclusivos, respeitando a neurodiversidade. Anualmente, participa de exposições na Mostra de Artes da escola e é parte da equipe responsável pela organização e desenvolvimento da Feira de Ciências institucional, com seminários e apresentações interativas promovidas pelos estudantes.Antes atuou como professora de Geografia na rede privada desde 2015, no Carandá Educação, desenvolvendo trabalhos no ensino médio, incluindo a elaboração de propostas de trabalho de campo, orientação de monografias, preparação para exames nacionais e, também, na elaboração e desenvolvimento de mostras em feiras de ciências e artísticas.Iniciou a carreira em 2010, como professora de geografia concursada na rede municipal de ensino de São Paulo, nas séries finais do ensino fundamental, onde desenvolveu pesquisas vinculadas ao acompanhamento do processo de aprendizagem de geografia mediada por sequências didáticas desenvolvidas entre 2010 e 2016, no Círculo de Pesquisa e Estudos das Fronteiras Teóricas para a Formação de Professores de Geografia e outras áreas do Ensino Básico", coordenado pela Prof. Dr. Maria Eliza Miranda, através do Laboratório de Ensino e Materiais Didáticos do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo.Antes disso, durante o período de graduação, foi pesquisadora bolsista do Programa de Extensão da ITCP-USP, em diferentes projetos de incubação de empreendimentos solidários, voltados para a geração de renda de comunidades periféricas e periurbanas, com destaque para a área de agricultura urbana e agroecológica - entre 2005 e 2008.
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Projetos de Pesquisa: 5
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Nome do projeto: Hortas Solidárias Urbanas: Alternativa para o Desenvolvimento Local Sustentável (2007
- 2008
Natureza: Extensao
Integrantes: KANAWATI, L. M. , GONÇALVES, Fernanda Silva , MARCELINO,Lucimara , ROMEU, Ana Paula Souza , BRAGA, Ana Terra , RIBEIRO, Felipe M. , DINIZ, João Rafael V de P. , OGAWA, Nicia Regina , MOURA, Luiz G. de O. , Cavalcanti, Bruno .
Descrição: Através de diagnóstico participativo e mapeamento dos agricultores locais de Parelheiros, o projeto realizou ao longo de 18 meses uma série de oficinas mensais nas quais foram trabalhados como principais temas: Economia Solidária, Agroecologia e Desenvolvimento Local. Numa parceria entre a Incubadora Tecnologica de Cooperativas Populares da Universidade ed São Paulo e o Núcleo de Ensino e Pesquisa Avançada (NEPA) e a Associação Comunitária Pequeno Príncipe o projeto visou a formação de um Centro de Referência em Economia Solidária e Agroecologia e a formação de uma rede de Comercialização Solidária. -
Nome do projeto: Círculo de Estudos das Fronteiras Teóricas para a Formação de Professores de Geografia e outras áreas do Ensino Básico (2009
Atual)
Natureza: Pesquisa
Integrantes: KANAWATI, L. M. , MIRANDA, Maria Eliza. .
Descrição: Círculo de Estudos das Fronteiras Teóricas para a Formação de Professores de Geografia e outras áreas do Ensino Básico" do Laboratório de Ensino e Materiais Didáticos do departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, sob a coordenação da Profª Drª Maria Eliza Miranda. -
Nome do projeto: Elaboração e Aplicação de Sequências Didáticas por Gêneros Discursivos Textuais no Ensino de Geografia e Outras Áreas do Currículo Escolar (2010
Atual)
Natureza: Pesquisa
Integrantes: KANAWATI, L. M. , MIRANDA, Maria Eliza. , BULGARELLI, M. , RODRIGUES, A. C. R. , MELLO, J. L. H. de. , PRADO, S. M. , LEMES, M. M. , MACEDO, F. G. , FIOCCO, K. E. T. W. , OLIVEIRA, C. A. , GARCIA, C. A. , ALMEIDA, G. H. M. de. , FERES, L. G. , SILVA, K. M. H. B. , BATISTA, A. J. , RIZZO, M. B. , IZIDORO, K. A. , CALDAS, E. C. S. , ZANETTI, I. M. , ROCHE, M. , CAVALCANTI, L. V. .
Descrição: Este Projeto tem como referência a concepção de Linguagem, segundo a Filosofia da Linguagem do Círculo de Bakhtin, a concepção de Mediação segundo a Teoria da Experiência de Aprendizagem Mediada de Reuven Feuerstein; as concepções de Pensamento e Linguagem do Círculo de Vigotski; e a questão da Complexidade segundo Edgar Morin. Estas concepções foram sendo assimiladas no processo da própria pesquisa pelos participantes, o que favoreceu o desenvolvimento inicial do modelo teórico-prático que foi elaborado e aplicado ao ensino de Geografia. O que se pretende é desenvolver uma mudança na prática de planejar dos professores e ao mesmo tempo aplicar e avaliar como proposta no trabalho do professor, considerando os textos elaborados pelos alunos envolvidos.Este Projeto teve uma etapa preliminar em que se prospectou junto aos professores envolvidos quais os aspectos possíveis de se modificar em suas práticas. A 1ª etapa se realizou no 2º semestre de 2010/2011 com a participação de 05 professores; a 2ª etapa em 2011/2012 com a participação de 14 ; e a 3ª etapa se realizou em 2012/2013 com a participação de 7 professores. A metodologia da Pesquisa conta com o registro audio visual do processo de desenvolvimento da própria pesquisa, além do tratamento estatístico qualitativo dos resultados obtidos tanto na prática dos professores envolvidos como no desempenho e aproveitamento dos alunos envolvidos. -
Nome do projeto: O perfil necessário do professor de Geografia para a valorização do ensino de geografia na Educação Básica (2008
Atual)
Natureza: Pesquisa
Integrantes: KANAWATI, L. M. , MIRANDA, Maria Eliza. , RODRIGUES, A. C. R. , PRADO, S. M. , LEMES, M. M. , MACEDO, F. G. , FIOCCO, K. E. T. W. , ARAUJO, G. , OLIVEIRA, C. A. , GARCIA, C. A. , ALMEIDA, G. H. M. de. , FERES, L. G. , RAHAL, C. , SEMINATTI, R. , CANHADAS, C. , VICENTE, T. R. , SILVA, K. M. H. B. , BATISTA, A. J. , RIZZO, M. B. , MARTINS, L. A. .
Descrição: Este Projeto está organizado em três etapas. A 1ª etapa visa caracterizar as demandas que se apresentam na sala de aula do ensino fundamental e médio, especialmente na educação pública. A 2ª etapa é dedicada ao estudo dos temas e conteúdos de Geografia que são objetos de trabalho no ensino fundamental e médio, bem como as metodologias predominantes nas práticas pedagógicas do ensino de Geografia. Também se analisa a contribuição do ensino de Geografia para a aprendizagem de habilidades envolvidas no aprimoramento das diversas competências com ênfase na competência de leitura e escrita. A 3ª e última etapa pretende demarcar as vinculações entre a Geografia como área de conhecimento acadêmico e a Geografia como disciplina escolar. Nesta etapa buscamos delinear as tendências atuais das práticas curriculares do ensino de Geografia para identificar os aspectos vulneráveis dessas práticas e prospectar os fundamentos psico-pedagógicos da aprendizagem de Geografia no sentido de projetá-la enquanto disciplina escolar integradora e articuladora do currículo escolar da educação básica, e assim contribuir para repensar novos eixos e núcleos de interesse para a área de licenciatura em Geografia. -
Nome do projeto: A Prioridade da Leitura e da Escrita no ensino de Geografia do Ensino Fundamental I e II (2014
Atual)
Natureza: Pesquisa
Integrantes: KANAWATI, L. M. , MIRANDA, Maria Eliza. , BULGARELLI, M. , RODRIGUES, A. C. R. , MELLO, J. L. H. de. , PRADO, S. M. , LEMES, M. M. , MACEDO, F. G. , FIOCCO, K. E. T. W. , ARAUJO, G. , OLIVEIRA, C. A. , GARCIA, C. A. , ALMEIDA, G. H. M. de. , RIBEIRO, N. S. , FERES, L. G. , RAHAL, C. , SEMINATTI, R. , CANHADAS, C. , VICENTE, T. R. , SILVA, K. M. H. B. , BATISTA, A. J. , RIZZO, M. B. , IZIDORO, K. A. , CALDAS, E. C. S. , ZANETTI, I. M. , ROCHE, M. , MARTINS, L. A. .
Descrição: Este projeto de pesquisa pretende investigar os resultados obtidos na elaboração e aplicação de sequências didáticas por gêneros discursivos textuais no ensino de Geografia com enfoque na aprendizagem da argumentação enquanto uma capacidade de linguagem, no contexto recente de priorização da leitura e da escrita na política curricular do ensino fundamental em escolas municipais de São Paulo. Do ponto de vista metodológico, esta pesquisa envolve um grupo de 07 professores de Geografia e seus alunos do Ensino Fundamental II no contexto do processo de elaboração e aplicação, pelos professores, de diferentes sequências didáticas de geografia, em condições cotidianas de vida escolar. Reconhecemos, de imediato, que a questão da leitura e da escrita tem muitas implicações já que o desempenho linguístico perpassa diversas dimensões da organização curricular, sendo necessário identificar e analisar as concepções que tem predominado nas políticas educacionais, e também prospectar as concepções que professores de Geografia do ensino público, individualmente e coletivamente, tem em relação à leitura e a escrita especialmente no Ensino Fundamental II. Assim os problemas que norteiam a pesquisa podem ser sintetizados: - quais os impactos que a adoção da leitura e da escrita como princípio norteador do currículo escolar promove no âmbito do ensino e aprendizagem de Geografia e nas práticas docentes de professores de Geografia no Ensino Fundamental II da Educação Pública? - quais são as possibilidades da adoção da prioridade da leitura e da escrita para as práticas didáticas do ensino de Geografia? - qual a contribuição que o ensino de Geografia pode dar para o desempenho da leitura e da escrita? As sequências didáticas se estruturam a partir de determinados princípios pedagógicos que respeitam os processos intelectuais de pré-adolescentes e adolescentes, observando-se o papel de mediador do professor, que assegura ao aluno de modo progressivo e continuado, a partir da leitura e da escrita, que elaborem dissertações com enfoque na aprendizagem de resolução de problemas e elaboração de argumentos de maneira progressiva e continuada.
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Nome do projeto: Hortas Solidárias Urbanas: Alternativa para o Desenvolvimento Local Sustentável (2007
- 2008
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Formação Acadêmica: 3
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Graduacao:
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Curso: Licenciatura em Geografia
Nome da Instituição: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
Ano de conclusão: 2009
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Curso: Bacharelado em Geografia
Nome da Instituição: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Título: Contribuição Crítica Para a Aprendizagem Mediada de Geografia
Ano de conclusão: 2009
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Curso: Licenciatura em Geografia
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Mestrado:
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Curso: Geografia (Geografia Humana)
Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
Ano de conclusão: 2016
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Curso: Geografia (Geografia Humana)
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Especializacao:
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Nome da Instituição: Colégio Pedro II
Ano de conclusão: Atual
Status do curso: Em_andamento
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Nome da Instituição: Colégio Pedro II
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Graduacao:
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Atuação Profissional: 6
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Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da USP:
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Tipo de vínculo: Livre (2007 -
2008
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Outras informações: Bolsista
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Tipo de vínculo: Livre (2007 -
2008
).
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Universidade de São Paulo:
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Tipo de vínculo: Colaborador (2009 -
Atual
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Outras informações: Pesquisadora em grupo de estudos
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Tipo de vínculo: Colaborador (2009 -
Atual
).
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Secretaria Municipal de Educação de São Paulo:
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Tipo de vínculo: Servidor_publico (2010 -
Atual
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Outras informações: Professora de Ensino fundamental II e Médio
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Tipo de vínculo: Servidor_publico (2010 -
Atual
).
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Secretaria Municipal de Educação da Cidade de São Paulo:
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Tipo de vínculo: Servidor_publico (2010 -
2017
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Outras informações: Cargo de professora efetiva de geografia nas séries finais do Ensino Fundamental II.
Outras informações: Efetiva
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Tipo de vínculo: Servidor_publico (2010 -
2017
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Carandá Educação:
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Tipo de vínculo: Livre (2015 -
2016
).
Outras informações: Efetiva
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Tipo de vínculo: Livre (2015 -
2016
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Escola Sá Pereira:
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Tipo de vínculo: Celetista (2017 -
Atual
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Outras informações: Efetiva
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Tipo de vínculo: Celetista (2017 -
Atual
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Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da USP: