Não autenticado |

Manoel Martins de Santana Filho

    • Manoel Martins de Santana Filho é Geógrafo-Educador. Mestre em Educação e doutorando em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo desde 2006. Atualmente é Professor Assistente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e professor na Escola Municipal Guilherme de Miranda Saraiva - Itaboraí/RJ. Destaca-se em sua produção científica os temas: ensino de geografia, educação, formação de professores, ensino-Aprendizagem, educação geográfica, geografia e literatura, procedimentos didático-pedagógicos, metodologia de ensino e pesquisa, Geografia Humana e Prática docente.

       

      Links:    

    • Os conceitos geográficos e aprendizagem da Geografia
    • Geografia e Educação Especial
    • Ensino de Geografia
    • Práticas de Ensino em Geografia
    • SANTANA FILHO, M. M. . O Livro das Histórias - 10 anos produzindo educação e cidadania. São Gonçalo : Do autor, 2002 . 110p. ISBN: 8590318117.
    • SANTANA FILHO, M. M. . A educação geográfica na escola: elementos para exercício desafiante da cidadania Revista Tamoios , v. , p. - , 2006. ISSN: 16761995.
    • SANTANA FILHO, M. M. . As concepções de escola, os conceitos de cultura e conhecimento Revista Fluminense de Geografia , v. 1 , p. - , 2005. ISSN: 16771796.
    • SANTANA FILHO, M. M. . Leituras do Mundo Enquanto Práticas de Ensino de Geografia Revista Geografares , v. 4 , p. 73 - 79 , 2003. ISSN: 1518-2002.
    • SANTANA FILHO, M. M. . As concepções de escola, os conceitos de cultura e pertencimento Revista Fluminense de Geografia , v. 1 , p. 21 - 50 , 2002. ISSN: 16771796.
    • SANTANA FILHO, M. M. . Sobre Uma Leitura Alegórica da Escola Terra Livre , v. 14 , p. - , 1999. ISSN: 01028030.
    • SANTANA FILHO, M. M. . Compreensões docentes sobre os conteúdos de ensino de Geografia. In: 12º Encuentro de Geógrafos de América Latina , 2009 , Montevidéu. Caminando en una América Latina en transformación. : , 2009.
    • CHALITA, A. L. ; SANTANA FILHO, M. M. . O jogo ocmo recurso didático no ensino de Geografia. In: 13o Uerj Sem Muros , 2002 , São Gonçalo. 13 Uerj Sem Muros. : , 2002.
    • SANTANA FILHO, M. M. . Os objetivos do ensino de Geografia. In: Por Uma Geografia Nova na Formação do Brasil , 2002 , . Por uma Geografia Nova na formação do Brasil. : , 2002.
    • SANTANA FILHO, M. M. ; SANTOS, Simone Coelho Pereira dos ; VARGAS, Irineu da Cunha ; SILVA, Julia Marques Pereira da ; CÁFFARO, Carla Ríos . O Projeto Político Pedagógico: uma construção possível na escola pública. In: 14º Uerj Sem Muros , 2003 , São Gonçalo. 14º Uerj Sem Muros. : , 2003.
    • SANTANA FILHO, M. M. . A prática de ensino numa articulação universidade-escola. In: 15º Uerj Sem Muros , 2004 , Rio de Janeiro. 15º UERJ Sem Muros. : , 2004.
    • SANTANA FILHO, M. M. . A prática de ensino numa articulação universidade-escola (ou o encontro de saberes e a introdução de novos fazeres). In: Conhecimento Local e Conhecimento Universal , 2004 , Curitiba. XIIi ENDIPE: Conhecimento Local e Conhecimento Universal. : , 2004.
    • SANTANA FILHO, M. M. . Uma leitura do lugar: revendo a (des)humanização da paisagem. In: Setenta anso da AGB: As transformações do espaço e a Geografia no Século XXI , 2004 , Goiânia. Setenta Anos da AGB: As transformações do espaço e a geografia no século XXI. : , 2004.
    • SANTANA FILHO, M. M. ; CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella ; SACRAMENTO, Ana Claudia Ramos . A leitura e a escrita como metodologia do ensino de Geografia. In: XI Encuentro de Geógrafos de América Latina , 2007 , Bogotá. XI EGAL Geopolítica globalizacion y cambio ambiental: retos en el desarollo latinoamericano. : , 2007.
    • SANTANA FILHO, M. M. . A formação de professores de Geografia e as reformas das licenciaturas no Brasil. In: XI Encuentro de Geógrafos de América Latina , 2007 , Bogotá. XI EGAL Geopolítica globalizacion y cambio ambiental: retos en el desarollo latinoamericano. Bogotá : Universidad Nacional de Colombia, 2007.
    • SANTANA FILHO, M. M. . Geografia e Literatura. In: 8º Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia , 2005 , Dourados-MS. Formação do Professor e Prática de Ensino de Geografia. Dourados : UFMS/UFGD, 2005.
    • SANTANA FILHO, M. M. . A Prática de Ensino numa articulação universidade-escola (ou encontro de saberes e a introdução de novos fazeres). In: XII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino , 2004 , Curitiba. Conhecimento Local e Conhecimento Universal. Curitiba : PUCPR, 2004.
    • SANTANA FILHO, M. M. . Uma leitura do lugar: revendo a (des)humanização da paisagem. In: VI Congresso Brasileiro de Geógrafos , 2004 , Goiânia. Setenta Anos da AGB: as transformações do espaço e a geografia no século XXI. Goiânia : Associação dos Geógrafos Brasileiros/UFGO, 2004.
    • SANTANA FILHO, M. M. ; ARRUDA, Érica Fernanda dos Santos ; CRUZ, Eliane . Novos caminhos para o aprendizado geográfico. In: UERJ Sem Muros , 2003 , São Gonçalo. Uerj Sem Muros 2003. Rio de Janeiro : UERJ, 2003.
    • SANTANA FILHO, M. M. . O jogo como recurso didático no Ensino de Geografia. In: UERJ Sem Muros , 2002 , Rio de Janeiro/São Gonçalo. UERJ Sem Muros. Rio de Janeiro : Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2002. p. 244 - 244.
    • SANTANA FILHO, M. M. . Os Objetivos no Ensino de Geografia. In: XIII Encontro Nacional de Geógrafos , 2002 , João Pessoa. Por Uma Geografia Nova na Formação do Brasil. São Paulo : Associação dos Geógafos Brasileiros, 2002.
    • SANTANA FILHO, M. M. . Os encontros da Cultura e do Pertencimento na Produção do Pertencimento da Escola. In: XII Encontro Nacional de Geógrafos , 2000 , Florianópolis. XII Encontro Nacional de Geógrafos Brasileiros. : , 2000.
    • SANTANA FILHO, M. M. . Os encontros da Cultura e do Pertencimento na Produção do Pertencimento da Escola . In: Encontro Nacional Geógrafos , 2000 , Florianópolis. Anais do XII Encontro Nacional de Geógrafos. Florianópolis : Associação dos Geógrafos Brasileiros, 2000.
    • SANTANA FILHO, M. M. . Leituras das Representações cartográficas na Revista Veja. In: Encontro Nacional de Ensino de Geografia - Fala Professor , 1999 , Curitiba. Anais do 4º Encontro Nacional de Ensino de Geografia - Fala Professor. : , 1999.
    • SANTANA FILHO, M. M. . Contra os povos sobre impérios e peões. Niterói : Associação dos Geógrafos Brasileiros , 2003 (Artigo)
    • SANTANA FILHO, M. M. ; CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella . LER E ESCREVER EM TODAS AS ÁREAS. 2006 (Assessoria)
    • SANTANA FILHO, M. M. ; ANTUNES, Charlles da França . Educação Geográfica Escolar: elementos para a formação da cidadania e leitura do mundo contemporâneo. 2004 (Assessoria)
    • SANTANA FILHO, M. M. . Curso de Aperfeiçoamento em Educação Básica. 2004 (Outra)
    • SANTANA FILHO, M. M. ; CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella ; SOUSA NETO, Manoel Fernandes de . Aprendendo e Compreendendo o Mundo - Recuperação na Férias 2003. 2002 (Assessoria)
    • SANTANA FILHO, M. M. ; CHALITA, A. L. . O Ensino de Geografia: exigências de Educação Contemporânea. 2000 (Assessoria)
    • SANTANA FILHO, M. M. ; CHALITA, A. L. . A Geografia na Escola: fronteiras de sentido e do fazer. 2001 (Assessoria)
    • SANTANA FILHO, M. M. ; CHALITA, A. L. . O saber-fazer na Geografia. 2001 (Assessoria)
    • SANTANA FILHO, M. M. . Uma visão geral sobre o Brasil de hoje. 2010 (Conferência)
    • COUTO, Marcos Antonio Campos Do ; SANTANA FILHO, M. M. . As transformações no mundo contemporâneo e o ensino de Geografia na educação básica. 2010 (Comunicacao)
    • SANTANA FILHO, M. M. . Compreensões docentes sobre os conteúdos de ensino de Geografia. 2009 (Comunicacao)
    • SANTANA FILHO, M. M. . Os conceitos e conteúdos de ensino como elementos da identidade da educação geográfica escolar. 2008 (Comunicacao)
    • SANTANA FILHO, M. M. . Os conceitos e conteúdos de ensino como elementos da Educação Geográfica Escolar. 2008 (Comunicacao)
    • SANTANA FILHO, M. M. . A prática de ensino e a formação do professor de Geografia. 2008 (Conferência)
    • SANTANA FILHO, M. M. . Há elementos da identidade da educação geográfica escolar?. 2008 (Comunicacao)
    • cavalcanti ; Lopes ; CARMO ; SANTANA FILHO, M. M. . Os laboratórios de ensino de Geografia - propostas, trajetórias e perspectivas para a educação geográfica. 2008 (Comunicacao)
    • SANTANA FILHO, M. M. ; SACRAMENTO, Ana Claudia Ramos ; CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella . A leitura e a escrita como metodologia de ensino de Geografia. 2007 (Comunicacao)
    • SANTANA FILHO, M. M. . A formação de professores de Geografia e as reformas das licenciaturas no Brasil. 2007 (Congresso)
    • SANTANA FILHO, M. M. . Alfabetização Geográfica na educação escolar. 2007 (Conferência)
    • SANTANA FILHO, M. M. . A Escola e o Ensino de Geografia. 2005 (Conferência)
    • SANTANA FILHO, M. M. . Geografia e Literatura. 2005 (Outra)
    • SANTANA FILHO, M. M. . O Ensino de Geografia: desafios novos . 2005 (Conferência)
    • SANTANA FILHO, M. M. ; MAIA, Eduardo Pereira . Geografia, Ensino, Pesquisa e Educação Básica. 2005 (Conferência)
    • SANTANA FILHO, M. M. . Os objetivos do ensino de Geografia. 2002 (Comunicacao)
    • SANTANA FILHO, M. M. . Uma leitura do lugar: revendo a (des)humanização da paisagem. 2004 (Comunicacao)
    • SANTANA FILHO, M. M. . A prática de ensino numa articulação universidade-escola (ou o encontro de saberes e a introdução de novos fazeres). 2004 (Comunicacao)
    • SANTANA FILHO, M. M. . Leituras do mundo enquanto práticas de ensino de Geografia. 2003 (Conferência)
    • SANTANA FILHO, M. M. ; VARGAS, Irineu da Cunha ; SILVA, Julia Marques Pereira da ; SANTOS, Simone Coelho Pereira dos ; CÁFFARO, Carla Ríos . O Projeto Político Pedagógico: uma construção possível na escola pública. 2003 (Conferência)
    • SANTANA FILHO, M. M. ; CARVALHO, Ronei de Aguiar ; RAMOS, Regina de Oliveira Ferreira . Uma leitura do lugar: revendo a (des)humanização da paisagem. 2003 (Comunicacao)
    • SANTANA FILHO, M. M. . Leituras do Mundo enquanto práticas de ensino de Geografia. 2003 (Conferência)
    • SANTANA FILHO, M. M. . As concepções de Escola e o Ensino de Geografia. 2003 (Conferência)
    • SANTANA FILHO, M. M. . O que tem de especial planejar na escola. 2002 (Conferência)
    • SANTANA FILHO, M. M. ; KAROL, Eduardo ; GENS, Armando . 1º Coloquio Diálogo entre Geografia e Literatura. 2007 (UERJ - Faculdade de Formação de Professores)
    • SANTANA FILHO, M. M. ; PAGANELLI, T. I. ; Lopes . 9º Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia e V Colóquio de Cartografia para Escolares. 2007 (Universidade Federal Fluminense)
    • SANTANA FILHO, M. M. . XV Encontro Nacional de Geógrafos. 2008 (Associação dos Geógrafos Brasileiros)
    • CARVALHO, Ronei de Aguiar ; SILVA, Julia Marques Pereira da ; SANTANA FILHO, M. M. . Vidas de Educador: as condições de trabalho e a organização sindical na escola. 2008 (Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação do Estado do Rio de Janeiro - Itaboraí)
    • SANTANA FILHO, M. M. . 10º Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia. 2009 (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
    • SANTANA FILHO, M. M. . Desafios do Educador Geógrafo no Cotidiano Escolar. 2002 (Universidade Salgado de Oliveira)
    • SANTANA FILHO, M. M. . Os conceitos geográficos no ensino de Geografia. 2003 (Secretaria Municipal de São Pedro D'Aldeia)
    • SANTANA FILHO, M. M. ; ANTUNES, Charlles da França . A educação geográfica na escola: elementos para o exercício e construção da cidadania. 2005 (Secretaria de Municipal de Educação do Rio de Janeiro)
    • SANTANA FILHO, M. M. . Leitura, Escrita e Literatura na aula de Geografia. 2007 (Associação dos Geógrafia Brasileiros)
    • Nome do projeto: Centro de Documentação Informação e Pesquisa sobre Ensino de Geografia (2005 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ANTUNES, Charlles da França , BRAGA, Jorge Luiz Raposo , KAROL, Eduardo , SANTANA FILHO, M. M. .
      Descrição: O projeto visa coletar, sistematizar e disponibilizar dados e informações relativas aos trabalhos e pesquisa sobre ensino de Geografia no Brasil. A divulgação das pesquisas sobre ensino de Geografia, em suas diversas formas de produção e apresentação constitui uma necessidade. Educadores que atuam em diferentes níveis de ensino da Geografia terão a possibilidade de acessar informações sobre os temas e questões que têm mobilizado os estudiosos desse campo. Além disso, a organização de tais informações na forma de banco de dados e a construção e organização de um acervo desses materiais representa um recurso bastante fecundo para a formação inicial e continuada de professores, e neste ponto, ganha relevância que tal projeto seja desenvolvido na Faculdade de Formação de Professores. Características: As atividades a serem desenvolvidas para implementação e consolidação desta proposta são diversificadas em suas formas e níveis de complexidade. Um tipo de trabalho será a realização de pesquisa documental, manuseio de diversos tipos de arquivos e a definição de uma metodologia de registro e classificação de trabalhos e materiais. Levantamentos bibliográficos de diversos tipos, conforme as questões a serem trabalhadas dentro da proposta do projeto por parte de seus pesquisadores e bolsistas. A formulação de banco de dados e produtos para consulta pública em diferentes formas (CDs ROM, publicações etc.). Investigações sobre as modalidades e tendências metodológicas das pesquisas e publicações cadastradas. E ainda, a representação da distribuição dos programas e pesquisas desenvolvidas conformando uma cartografia da pesquisa e produção sobre ensino de Geografia, somente para indicar algumas possibilidades de trabalhos que poderão caracterizar as ações dos componentes desse projeto.
    • Nome do projeto: O ensino de Geografia em condições especiais de ensino-aprendizagem (2005 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANTANA FILHO, M. M. .
      Descrição: O projeto visa atender à crescente demanda de licenciandos sobre o tema da educação especial relacionado ao ensino da Geografia. A caracterização da problemática como Ensino de Geografia em condições especiais de ensino-aprendizagem indica uma aproximação da pesquisa com a amplitude da temática. Por isto, numa primeira etapa o projeto desenvolve-se na forma de núcleo de estudos realizando levantamentos bibliográficos e coletando informações sobre instituições relacionadas ao tema. Num segundo momento, delimitadas as diversas abordagens sobre a questão e contextualizado o ensino da Geografia segue-se a problematização da questão a partir de propostas e sujeitos dentro do campo. Depois disto, a aproximação com as experiências instituicionais e de outros indivíduos serão analisadas e avaliados a fim de permitir a criação e desenvolvimento de metodologias e materiais didáticos.
    • Nome do projeto: Geografia e Literatura (2005 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: KAROL, Eduardo , GENS, Armando , SANTANA FILHO, M. M. .
      Descrição: A importância diálogo entre Geografia e Literatura se justifica na busca de uma nova episteme que contemple os atuais paradigmas dessas disciplinas, bem como dar a conhecer as relações possíveis entre ambas com o fito de implementar a pesquisa e promover o intercâmbio de idéias do interior das mesmas. Outra importância refere-se à articulação desses saberes a partir e para o ensino na educação básica tratado desde a formação inicial dos professores bem com a exploração da possibilidades metodológicas e prática para o cotidiano da docência..
    • Nome do projeto: Laboratórios de Pesquisa em Ensino: desenvolvimento de propostas e produção de material didático (2007 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: COUTO, Marcos Antonio Campos Do , MAGALHAES, M. S. , ALENTEJANO, P. R. R. , FRANCO, M. M. , TAVARES, M. T. G. , PINTO, M. I. R. , RIBAS, M. C. C. , ALVARENGA, M. S. , ARAUJO, M. S. , ENGEL, M. G. , DORVILLE, L. F. M. , ROCHA, H. A. B. , FONTOURA, H. A. , TAVARES, C. C. S. , BARBOSA, A. C. M. , AYRES, A. C. B. M. , LOZANO, A. R. G. , SANTANA FILHO, M. M. .
      Descrição: O projeto visar propor a constituição de espaços multifuncionais voltados à consolidação da pesquisa e da pós-graduação lato e stricto sensu, espaços que apresentam uma singularidade - estrutura física, recursos e equipamentos - que se distinguem das salas de aula dos cursos de graduação, cujo objetivo é a pesquisa em ensino, o desenvolvimento de propostas pedagógicas e de metodologias de ensino inovadoras nas diferentes áreas do conhecimento, e a produção de material didático.
    • Nome do projeto: Projeto Político Pedagógico (2003 - 2006
      Natureza: Outra
      Integrantes: CARVALHO, Ronei de Aguiar , VARGAS, Irineu da Cunha , SILVA, Julia Marques Pereira da , SANTANA FILHO, M. M. .
      Descrição: A elaboração do projeto político pedagógico da unidade escolar de educação, desde os estudos preliminares, a definição de metodologia e diagnóstica da escola até a implementação e acompanhamento permanente constitui importante experiência docente e de contribui para consolidar a formação docente bem como para o aperfeiçoamente do diálogo interdisciplinar e possibilitar mudanças na prpática cotidiano dos professores. Outro desafio é tratar o PPP da escola como produção coletiva e permanente.
    • SANTANA FILHO, M. M. . Novos olhares sobre a formação dos professores: política e cotidiano. 2002 - Coordenação de mesa redonda
    • Graduacao:
      • Curso: Geografia
        Nome da Instituição: Universidade Federal Fluminense
        Ano de conclusão: 1991
    • Mestrado:
      • Curso: Educação
        Nome da Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
        Ano de conclusão: 2000
    • Doutorado:
      • Curso: Geografia (Geografia Humana)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Faculdade de Humanidades Pedro II
        Ano de conclusão: 1993
    • Universidade do Estado do Rio de Janeiro:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2002 - Atual ).
        Outras informações: Professor Assistente
    • Semec E M Guilherme de Miranda Saraiva:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (1992 - Atual ).
        Outras informações: Docência no Ensino Fundamental
        Outras informações: Professor