Não autenticado |

Odair José Moreira da Silva

    • Dedica-se aos estudos que envolvem os conceitos teóricos e metodológicos da Linguística Geral e da Semiótica na análise do audiovisual e dos diversos meios expressivos da comunicação. A significação do discurso cinematográfico, a tradução intersemiótica entre o cinema e a literatura, e o sentido do corpo nas artes visuais são objetos de interesse do pesquisador. Pelo Departamento de Linguística da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP), possui os bacharelados em Linguística (2000) e em Português (2000). Licenciou-se em Português (2001) e em Linguística (2002) pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE/USP). Pelo programa de pós-graduação em Linguística Geral do Departamento de Linguística da FFLCH/USP, realizou o Mestrado (2004) e o Doutorado (2011) na área de concentração em Semiótica e Linguística Geral, ambos fundamentados na interseção analítica e teórica entre a semiótica francesa e o discurso cinematográfico, ambos com bolsas concedidas pelo CNPq. A ênfase do pesquisador destina-se, principalmente, aos seguintes temas, orientados pelas teorias do discurso: análise de filmes, enunciação no cinema, gêneros do discurso cinematográfico, tradução intersemiótica, o sincretismo das linguagens audiovisuais, o erotismo soft ou hard-core, a significação do corpo no cinema, estudos culturais, literatura em suas diversas formas e literatura comparada. No período de 2012-2015, desenvolveu o projeto de Pós-Doutorado - Prazeres visuais: a significação do corpo nos filmes eróticos hard-core - pelo Departamento de Linguística da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas / USP, com apoio da FAPESP (processo no. 2011/52105-5), no qual obteve o pós-doutoramento em Semiótica e Linguística Geral. Atualmente, é pesquisador vinculado ao GPLEC/CNPq (Grupo de Pesquisa em Literatura e Estudos Culturais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - campus São Paulo - IFSP).

       

      Links:    

    • Grupo de Pesquisas em Literatura e Estudos Culturais - GPLEC
    • SILVA, Odair José Moreira da . A manifestação de Cronos em 35 mm.: um estudo sobre a categoria de tempo no cinema. São Paulo : Amazon Servicos de Varejo do Brasil Ltda, 2016 . 266p. ISBN: 0000000000000.
    • SILVA, Odair José Moreira da . Erotismo, corpo e sentido nas relações intersemióticas de 'História de O' REVISTA METALINGUAGENS , v. 4 , p. 4 - 30 , 2017. ISSN: 23582790.
    • SILVA, Odair José Moreira da . Corpo e metamorfose: o monstro como reflexo autoral na significação do filme 'A mosca', de David Cronenberg International Journal of Cinema , v. 01 , p. 53 - 61 , 2016. ISSN: 21822158.
    • SILVA, ODAIR JOSÉ MOREIRA DA . AS PORTAS QUE GIRAM: UM ESTUDO DISCURSIVO SOBRE A DEGRADAÇÃO DO CORPO EM A ÚLTIMA GARGALHADA Linguagem em (Dis)curso (Impresso) , v. 14 , p. 633 - 651 , 2014. ISSN: 15187632.
    • SILVA, Odair José Moreira da . Por um modelo actancial do corpo em metamorfose no cinema de horror Estudos Semióticos (USP) , v. 9 , p. 33 - 46 , 2013. ISSN: 19804016.
    • SILVA, ODAIR JOSÉ MOREIRA DA . A significação e o sentido do corpo orgástico no cinema pornô Signum: Estudos da Linguagem , v. 16 , p. 149 - 170 , 2013. ISSN: 22374876.
    • SILVA, Odair José Moreira da . Do verbal ao visual: as estratégias de enunciação em duas narrativas de horror Itinerarios (UNESP. Araraquara) , v. 36 , p. 45 - 64 , 2013. ISSN: 0103815X.
    • SILVA, Odair José Moreira da . Bang bang burlesco: cinema e paródia sob um ponto de vista discursivo Veredas (UFJF. Online) , v. 17 , p. 453 - 475 , 2013. ISSN: 19822243.
    • SILVA, Odair José Moreira da . Corpo e sentido no cinema noir: o crime como desprogramação sistemática e singularização do sujeito Conexão: Comunicação e Cultura , v. 12 , p. 133 - 156 , 2013. ISSN: 21782687.
    • SILVA, Odair José Moreira da . Um estudo sobre a paixão do medo no cinema de horror Conexão: Comunicação e Cultura , v. 11 , p. 41 - 62 , 2012. ISSN: 21782687.
    • SILVA, Odair José Moreira da . Vozes múltiplas e incongruentes nas veredas do bandido: uma análise discursiva à luz das noções de Ducrot sobre os conceitos de polifonia, enunciador e locutor na profusão de vozes em "O Bandido da Luz Vermelha" Veredas (UFJF. Online) , v. 15 , p. (e) 81 - 95 , 2010. ISSN: 19822243.
    • SILVA, Odair José Moreira da . Entre a abjeção e a catarse: a figurativização do grotesco em José Mojica Marins Semeiosis: semiótica e transdisciplinaridade em revista , v. 01 , p. (e) 01 - 20 , 2010. ISSN: 21785368.
    • SILVA, Odair José Moreira da . A duração e as relações de identidade, expansão e condensação: um olhar sobre a programação textual no discurso cinematográfico Estudos Semióticos (USP) , v. 06 , p. (e) 35 - 45 , 2010. ISSN: 19804016.
    • SILVA, Odair José Moreira da . O observador no desenrolar do processo: a aspectualização qualitativa do tempo no discurso cinematográfico Alfa: Revista de Linguística (UNESP. Online) , v. 53 , p. (e) 557 - 573 , 2009. ISSN: 19815794.
    • SILVA, Odair José Moreira da . A programação temporal no cinema: a representação da ordem dos acontecimentos CASA (Araraquara) , v. 7 , p. (e) 1 - 15 , 2009. ISSN: 16793404.
    • SILVA, Odair José Moreira da . A estrada e a construção do Road movie: um estudo semiótico de 'Thelma & Louise', de Ridley Scott Conexão: Comunicação e Cultura , v. 08 , p. (e) 151 - 164 , 2009. ISSN: 21782687.
    • SILVA, Odair José Moreira da . Observações sobre o tempo e a memória em 'Cidadão Kane' Revista Poiésis , v. 14/1 , p. (e) 143 - 155 , 2009. ISSN: 21778566.
    • SILVA, Odair José Moreira da . Das origens do cinema às teorias da linguagem cinematográfica: um breve panorama sobre os modos de abordagem do texto fílmico Visualidades - Revista do Programa de Pós-graduação em Arte e Cultura Visual da Universidade Federal de Goiás , v. 7 , p. (e) 206 - 235 , 2009. ISSN: 23176784.
    • SILVA, Odair José Moreira da . A roteirização do corpo natural: elementos para um dramatização tensiva no cinema erótico. Histórias de Roteiristas: Roteiro, dispositivo audiovisual, v. , p. 125 - 136, 2013.
    • SILVA, Odair José Moreira da . Movimento grevista no cinema político. Linguagem e Política: estratégias, valores, interações e paixões, v. 2, p. 85 - 120, 2013.
    • SILVA, Odair José Moreira da . De King a Kubrick, a significação: questões sobre a fidelidade, a adaptação e o semissimbolismo em "O iluminado". Livro de Atas do II Seminário Histórias de Roteiristas - Arte e Comunicação na Era dos Roteiristas, v. 2/2010, p. - , 2010.
    • SILVA, Odair José Moreira da . A desconstrução do percurso das personagens no (anti) modelo de roteiro em O Bandido da Luz Vermelha. Seminário Histórias de Roteiristas. Novo Paradigma do Audiovisual, v. , p. 468 - 479, 2009.
    • SILVA, Odair José Moreira da . A paródia do Western - Para uma reflexão sobre o filme "Banzé no oeste", de Mel Brooks, à luz das teorias bakhtinianas sobre o discurso. Língua: uma questão de regras ou de usos?, v. 05, p. 169 - 181, 2003.
    • SILVA, Odair José Moreira da . Cabo do medo . Enfim , Ribeirão Preto , 11 mar. 1993.
    • SILVA, Odair José Moreira da . Thelma & Louise . Enfim , Ribeirão Preto , 18 mar. 1993.
    • SILVA, Odair José Moreira da . Jornada nas estrelas IV . Enfim , Ribeirão Preto , 25 mar. 1993.
    • SILVA, Odair José Moreira da . O exterminador do futuro II . Enfim , Ribeirão Preto , 01 abr. 1993.
    • SILVA, Odair José Moreira da . Sid & Nancy - O amor mata . Enfim , Ribeirão Preto , 08 abr. 1993.
    • SILVA, Odair José Moreira da . O passageiro do futuro . Enfim , Ribeirão Preto , 15 abr. 1993.
    • SILVA, Odair José Moreira da . Freejack . Enfim , Ribeirão Preto , 22 abr. 1993.
    • SILVA, Odair José Moreira da . A mosca . Enfim , Ribeirão Preto , 13 mai. 1993.
    • SILVA, Odair José Moreira da . Batman, o retorno . Enfim , Ribeirão Preto , 20 mai. 1993.
    • SILVA, Odair José Moreira da . O mensageiro do diabo . Enfim , Ribeirão Preto , 27 mai. 1993.
    • SILVA, Odair José Moreira da . 9 1/2 semanas de amor . Enfim , Ribeirão Preto , 03 jun. 1993.
    • SILVA, Odair José Moreira da . Último tango em Paris . Enfim , Ribeirão Preto , 10 jun. 1993.
    • SILVA, Odair José Moreira da . Cidadão Kane . Enfim , Ribeirão Preto , 11 mar. 1993.
    • SILVA, Odair José Moreira da . Paris, Texas . Enfim , Ribeirão Preto , 18 mar. 1993.
    • SILVA, Odair José Moreira da . Laranja mecânica . Enfim , Ribeirão Preto , 25 mar. 1993.
    • SILVA, Odair José Moreira da . Blade Runner . Enfim , Ribeirão Preto , 01 abr. 1993.
    • SILVA, Odair José Moreira da . Retrato de um assassino . Enfim , Ribeirão Preto , 08 abr. 1993.
    • SILVA, Odair José Moreira da . Mad Max . Enfim , Ribeirão Preto , 15 abr. 1993.
    • SILVA, Odair José Moreira da . Um corpo que cai . Enfim , Ribeirão Preto , 22 abr. 1993.
    • SILVA, Odair José Moreira da . Akira . Enfim , Ribeirão Preto , 13 mai. 1993.
    • SILVA, Odair José Moreira da . ...E o vento levou . Enfim , Ribeirão Preto , 20 mai. 1993.
    • SILVA, Odair José Moreira da . JFK - A pergunta que não quer calar . Enfim , Ribeirão Preto , 27 mai. 1993.
    • SILVA, Odair José Moreira da . Meu pé esquerdo . Enfim , Ribeirão Preto , 03 jun. 1993.
    • SILVA, Odair José Moreira da . Febre da Selva . Enfim , Ribeirão Preto , 10 jun. 1993.
    • SILVA, Odair José Moreira da . Um clássico inesquecível (Cidadão Kane) . Jornal Cultural Mi Acodi Maria , Ribeirão Preto , 04 mai. 1995.
  • Trabalhos em Anais: 19
    • SILVA, Odair José Moreira da . Figurativizações do corpo em êxtase na gênese do cinema pornô americano. In: II CID - II Colóquio Nacional do Grupo de Pesquisa o Corpo e a Imagem no Discurso I Colóquio Internacional do Grupo de Pesquisa o Corpo e a Imagem no Discurso , 2012 , Uberlândia-MG. Corpo, Arte, Cinema e outras mídias. Uberlândia - MG : UFU, 2012. p. 75 - 76.
    • SILVA, Odair José Moreira da . O corpo entre o superpoder, o fetiche e o sexo: quadrinhos, cinema e paródia hard-core dos superheróis. In: 2as. Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos , 2013 , São Paulo - SP. 2as. Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos. São Paulo-SP : Observatório de Histórias em Quadrinhos - ECA/USP, 2013. p. 24 - 25.
    • SILVA, Odair José Moreira da . Enunciação e questões de autoria no pornô gonzo. In: 61o. Seminário do GEL - Grupo de Estudos Linguísticos , 2013 , São Paulo - SP. 61o. Seminário do GEL. : , 2013.
    • SILVA, Odair José Moreira da . Depois do banquete, a morte: a significação do corpo grotesco no filme 'A comilança'. In: XIV Simpósio Nacional de Letras e Linguística e IV Simpósio Internacional de Letras e Linguística , 2013 , Uberlândia-MG. SILEL. : , 2013.
    • SILVA, Odair José Moreira da . Corpo e sentido na multiplicidade dos discursos. In: XIV Simpósio Nacional de Letras e Linguística e IV Simpósio Internacional de Letras e Linguística , 2013 , Uberlândia-MG. SILEL. : , 2013.
    • SILVA, Odair José Moreira da . Figurativizações do corpo em êxtase na gênese do cinema pornô americano. In: II CID - II Colóquio Nacional do Grupo de Pesquisa o Corpo e a Imagem no Discurso I Colóquio Internacional do Grupo de Pesquisa o Corpo e a Imagem no Discurso , 2012 , Uberlândia. Tema: Corpo, arte, cinema e outras mídias. Uberlândia - MG : , 2012. p. 183 - 196.
    • SILVA, Odair José Moreira da . Estratégias enunciativas na narrativa de horror: dois olhares sobre a transgressão ao primado da morte. In: 18o. INPLA - Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada , 2011 , São Paulo. 18o. INPLA - Linguística aplicada, Linguagens, Discurso. São Paulo : LAEL/PUCSP, 2011. p. 171 - 171.
    • SILVA, Odair José Moreira da . As motivações, as máscaras e o desnudamento da verdade em Anatomia de um crime, de Otto Preminger. In: 13.o Encontro Internacional da SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual , 2009 , São Paulo. Gêneros cinematográficos I. : , 2009.
    • SILVA, Odair José Moreira da . As motivações, as máscaras e o desnudamento da verdade em Anatomia de um crime, de Otto Preminger. In: 13.o Encontro Internacional da SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual , 2009 , São Paulo. Gêneros cinematográficos I. : , 2009. p. 83 - 83.
    • SILVA, Odair José Moreira da . Poe, Corman e a narrativa de horror em "A Máscara da Morte Rubra": a trangressão, a intertextualidade e as estratégias de enunciação. In: IX Seminário Nacional de Literatura, História e Memória: Literatura no Cinema/UNIOESTE/Cascavel e III Simpósio Gêneros Híbridos da Modernidade: Literatura no Cinema/UNESP/Assis , 2009 , Assis. ANAIS DO IX SEMINÁRIO NACIONAL DE LITERATURA HISTÓRIA E MEMÓRIA ? LITERATURA NO CINEMA e III Simpósio Gêneros Híbridos da Modernidade ? Literatura no cinema. : , 2009. p. 305 - 318.
    • SILVA, Odair José Moreira da . Poe, Corman, e a narrativa de horror em "A máscara da morte rubra": a transgressão, a intertextualidade e as estratégias de enunciação". In: IX Seminário Nacional de Literatura, História e Memória: Literatura no Cinema/UNIOESTE/Cascavel e III Simpósio Gêneros Híbridos da Modernidade: Literatura no Cinema/UNESP/Assis , 2009 , Assis. Literatura e Cinema: Intertextualidades. : , 2009.
    • SILVA, Odair José Moreira da . Investigações no processo de construção dos gêneros do discurso cinematográfico: o exemplo do road movie. In: III Simpósio Internacional sobre análise do discurso (UFMG) , 2008 , Belo Horizonte. Emoções, Éthos e Argumentação. Belo Horizonte : UFMG, 2008. p. 160 - 160.
    • SILVA, Odair José Moreira da . "O estranho mundo de Zé do Caixão" e os fundamentos para uma semiótica do grotesco no cinema de José Mojica Marins. In: 57° SEMINÁRIO DO GEL , 2009 , Ribeirão Preto. 40 anos de história da Linguística brasileira. : , 2009.
    • SILVA, Odair José Moreira da . Algumas observações sobre o sujeito no filme: éthos, páthos, veridicção e o sistema da sutura. In: II SELL - Simpósio Internacional de Estudos Lingüísticos e Literários , 2009 , Uberaba. Simpósio de Estudos Linguisticos e Literários. Uberaba : UFTM, 2009. p. 63 - 63.
    • SILVA, Odair José Moreira da . A dimensão figurativa do cinema abjeto em "O Despertar da Besta", de José Mojica Marins. In: 17o. InPLA - Intercâmbio em Pesquisa de Lingüística Aplicada , 2009 , São Paulo. 17.o InPLA - Perspectivas, Dimensões e Desafios da Linguística Aplicada. São Paulo : PUC, 2009. p. 309 - 309.
    • SILVA, Odair José Moreira da . A paródia do western: para uma reflexão sobre o filme "Banzé no oeste" de Mel Brooks à luz das teorias bakhtinianas sobre o discurso. In: V ENAPOL - USP , 2002 , São Paulo. V ENAPOL - USP. : , 2002. p. 66 - 67.
    • SILVA, Odair José Moreira da . "Hiroshima, mon amour" e as questões da enunciação: um exercício sobre o tempo. In: I Congresso Internacional de Semiótica , 2003 , Araraquara. Percepção e sentido: tendências atuais dos estudos semióticos. : , 2003. p. 183 - 183.
    • SILVA, Odair José Moreira da . A aspectualização do tempo no cinema: um estudo semiótico do filme "Feitiço do tempo". In: VI MiniENAPOL de Semiótica - USP , 2007 , São Paulo. VI MiniENAPOL de Semiótica. : , 2007. p. 19 - 19.
    • SILVA, Odair José Moreira da . Corra Lola, corra: devaneio, posterioridade e neutralizações. In: VI Encontro de Alunos de Pós-Graduação em Lingüística da USP - ENAPOL , 2003 , São Paulo. Português ou Brasileiro: que língua é esta? - Caderno de resumos e programação do VI ENAPOL. São Paulo : Humanitas/FFLCH/USP, 2003. p. 34 - 35.
    • SILVA, Odair José Moreira da . Análise semiótica do corpo grotesco em A mosca, de David Cronenberg. São Carlos - SP : I Socine Regional , 2011 (Resumo)
    • SILVA, Odair José Moreira da . O suplício na espera dilatada: a construção do gênero suspense no cinema. São Paulo - SP : FFLCH/USP , 2011 (Tese de Doutorado)
    • SILVA, Odair José Moreira da . A manifestação de Cronos em 35 mm: o tempo no cinema. São Paulo - SP : FFLCH/USP , 2004 (Dissertação de mestrado)
    • SILVA, Odair José Moreira da . Análise semiótica do corpo grotesco em A mosca, de David Cronenberg. São Carlos - SP : I Socine Regional , 2011 (Resumo expandido)
    • SILVA, Odair José Moreira da . O espaço dilatado e o aniquilamento: tensão e significação no cinema. Recife - PE : 14.o SOCINE , 2010 (Resumo expandido)
    • SILVA, Odair José Moreira da . Semiótica do filme: a paródia e o esquema tensivo da atenuação em Todo mundo em pânico. São Paulo - SP : XI ENAPOL , 2008 (Resumo)
    • SILVA, Odair José Moreira da . A imperfeição perfeita na metamorfose do corpo grotesco: uma análise semiótica de "A Mosca", de David Cronenberg. São Carlos : 58.o Seminário do GEL , 2010 (Resumo)
    • SILVA, Odair José Moreira da . Semiótica do filme: embreagens e neutralizações no campo imagético da narrativa cinemtográfica. São José do Rio Preto : 56.o Seminário do GEL , 2008 (Resumo)
    • SILVA, Odair José Moreira da . De King a Kubrick: questões sobre a fidelidade, a adaptação, a intertextualidade e o semi-simbolismo em O iluminado, livro e filme. Uberlândia - MG : XII SILEL , 2009 (Resumo)
    • SILVA, Odair José Moreira da . Parecer Ad Hoc para a Revista EID&A (UESC). 2018 (Parecer)
    • SILVA, Odair José Moreira da . Parecer ad hoc para artigo em submissão à revista Prolíngua/UFPB. 2017 (Parecer)
    • SILVA, Odair José Moreira da . Parecer para a Revista Estudos Semióticas / USP. 2017 (Parecer)
    • SILVA, Odair José Moreira da . Parecer para a Revista Texto Livre / UFMG. 2017 (Parecer)
    • SILVA, Odair José Moreira da . Parecer para a Revista Texto Livre / UFMG. 2016 (Parecer)
    • SILVA, Odair José Moreira da . Parecer para a Revista Texto Livre / UFMG. 2015 (Parecer)
    • SILVA, Odair José Moreira da . Parecer para a revista Texto Livre - UFMG. 2012 (Parecer)
    • SILVA, Odair José Moreira da . Parecer para a revista Miguilin - URCA. 2014 (Parecer)
    • SILVA, Odair José Moreira da . Parecer para a revista Texto Livre -UFMG. 2014 (Parecer)
    • SILVA, Odair José Moreira da . Parecer para a revista Texto Livre -UFMG. 2014 (Parecer)
    • SILVA, Odair José Moreira da . Parecer para a revista Texto Livre -UFMG. 2013 (Parecer)
    • SILVA, Odair José Moreira da . Parecer para a revista Texto Livre -UFMG. 2013 (Parecer)
    • SILVA, Odair José Moreira da . Parecer para a revista Texto Livre - UFMG. 2012 (Parecer)
    • SILVA, Odair José Moreira da . Parecer para a revista Estudos Semióticos - USP. 2015 (Parecer)
    • SILVA, Odair José Moreira da . Parecer para a revista Estudos Semióticos - USP. 2014 (Parecer)
    • SILVA, Odair José Moreira da . Parecer para a revista Estudos Semióticos - USP. 2014 (Parecer)
    • SILVA, Odair José Moreira da . Parecer para a revista Estudos Semióticos - USP. 2013 (Parecer)
    • SILVA, Odair José Moreira da . Parecer para a revista Estudos Semióticos - USP. 2013 (Parecer)
    • SILVA, Odair José Moreira da . Prazeres Visuais: a significação do corpo nos filmes eróticos hard-core. 2012 (Elaboracao_de_projeto)
    • SILVA, Odair José Moreira da . De Goya a Black Sabbath:a construção passional do medo. 2018 (Conferência)
    • SILVA, Odair José Moreira da . Depois do banquete, a morte: a significação do corpo grotesco no filme 'A comilança'. 2013 (Comunicacao)
    • SILVA, Odair José Moreira da . A roteirização do corpo natural: elementos para uma dramatização tensiva do cinema erótico. 2013 (Comunicacao)
    • SILVA, Odair José Moreira da . O corpo entre o superpoder, o fetiche e o sexo: quadrinhos, cinema e paródia hard-core dos superheróis. 2013 (Comunicacao)
    • SILVA, Odair José Moreira da . Enunciação e questões de autoria no pornô gonzo. 2013 (Comunicacao)
    • SILVA, Odair José Moreira da . Figurativizações do corpo na gênese do pornô americano. 2012 (Comunicacao)
    • SILVA, Odair José Moreira da . Corpo e sentido no cinema de horror: metamorfose, figurativização e a abjeção como estratégias discursivas. 2012 (Comunicacao)
    • SILVA, Odair José Moreira da . Entre a falta e o excesso libertinos: erotismo, figurativizações do corpo e construção de sentido nas relações intersemióticas de 'A história de O'. 2012 (Comunicacao)
    • SILVA, Odair José Moreira da . Semiótica e cinema: a localização temporal como estratégia discursiva. 2007 (Conferência)
    • SILVA, Odair José Moreira da . A aspectualização do tempo no cinema: um estudo semiótico do filme Feitiço do tempo. 2007 (Comunicacao)
    • SILVA, Odair José Moreira da . Hiroshima, mon amour e as questões da enunciação: um exercício sobre o tempo. 2003 (Comunicacao)
    • SILVA, Odair José Moreira da . Corra Lola, corra: devaneio, posterioridade e neutralizações. 2003 (Comunicacao)
    • SILVA, Odair José Moreira da . Para uma incursão no gênero do horror: elementos para uma semiotização do espaço em A bruxa de Blair. 2002 (Comunicacao)
    • SILVA, Odair José Moreira da . Uma paródia do Western: para uma reflexão sobre o filme Banzé no oeste, de Mel Brooks, à luz das teorias bakhtinianas sobre o discurso. 2002 (Comunicacao)
    • SILVA, Odair José Moreira da . Desconstrução do percurso narrativo dos personagens no anti-modelo de roteiro em O Bandido da Luz Vermelha. 2009 (Comunicacao)
    • SILVA, Odair José Moreira da . Estratégias enunciativas na narrativa de horror: dois olhares sobre a transgressão ao primado da morte. 2011 (Comunicacao)
    • SILVA, Odair José Moreira da . Poe, Corman e a narrativa de horror em A máscara da morte rubra: a transgressão, a intertextualidade e as estratégias de enunciação. 2009 (Simposio)
    • SILVA, Odair José Moreira da . Enunciador e enunciatário nas relações passionais e contagiosas do medo em A bruxa de Blair. 2010 (Comunicacao)
    • SILVA, Odair José Moreira da . De King a Kubrick, a significação: questões sobre a fidelidade, a adaptação e o semissimbolismo em O iluminado. 2010 (Comunicacao)
    • SILVA, Odair José Moreira da . As motivações, as máscaras e o desnudamento da verdade em Anatomia de um crime, de Otto Preminger. 2009 (Comunicacao)
    • SILVA, Odair José Moreira da . "O Estranho Mundo de Zé do Caixão" e os fundamentos para uma semiótica do grotesco no cinema de José Mojica Marins. 2009 (Comunicacao)
    • SILVA, Odair José Moreira da . Algumas observações sobre o sujeito no filme: éthos, páthos, veridicção e o sistema da sutura. 2009 (Comunicacao)
    • SILVA, Odair José Moreira da . Investigações no proceso de construção dos gêneros do discurso cinematográfico: o exemplo do road movie. 2008 (Seminário)
    • SILVA, Odair José Moreira da . A dimensão figurativa do cinema abjeto em "O Despertar da Besta", de José Mojica Marins. 2009 (Comunicacao)
    • SILVA, Odair José Moreira da . VI ENAPOL - Encontro dos Alunos de Pós-Graduação em Linguística da USP. 2003 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP (Departamento de Linguística))
    • SILVA, Odair José Moreira da . V ENAPOL- Encontro dos Alunos de Pós-graduação em Linguística pela USP. 2002 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP (Departamento de Linguística))
    • SILVA, Odair José Moreira da . Produção textual no ensino superior: o artigo acadêmico. 2018 (SEDCITEC / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo)
    • SILVA, Odair José Moreira da . Produção textual no ensino superior: o artigo acadêmico (Minicurso). 2018 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo)
    • SILVA, Odair José Moreira da . Relatório Final Pós-doutorado. 2015
    • SILVA, Odair José Moreira da . Relatório Parcial Pós-doutorado. 2013
    • Nome do projeto: Prazeres Visuais: a significação do corpo nos filmes eróticos hard-core (2012 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, Odair José Moreira da .
      Descrição: Três são as metas fundamentais visadas por esta pesquisa. A primeira consistirá em um aprofundamento aos estudos semióticos atuais que colocam o corpo em evidência, e pretende mostrar como o corpo significa e estabelece sentido mediante sua presença em narrativas cinematográficas. A segunda colocará a sétima arte em destaque pelo viés da semiótica francesa, partindo do princípio de que a semiótica visual, ainda atrelada aos estudos das imagens fixas, pouco espaço vem dedicando à exploração da imagem em movimento, como é o caso do cinema. A terceira envolverá, como objeto do corpus desta pesquisa, um gênero de filmes produtor de polêmicas, que tende a oferecer descobertas importantes na fundamentação do sentido, enquanto discurso: o cinema (e vídeo) erótico hard-core. Importa notar que a nossa visão de cinema erótico, enquanto gênero, é determinada por meio de uma ruptura que cria dois subgêneros a partir dessa matriz: o cinema erótico soft-core (motivado pela sugestão erótica), que representa atos sexuais implícitos, visualmente simulados, mas não detalhados, estabelecendo-o como um cinema erótico da falta; e o cinema erótico hard-core (cristalizado pelo advento da pornografia), em que os atos sexuais, em oposição ao soft-core, são explícitos, detalhados e direcionados, instituindo-o como um cinema erótico do excesso. Portanto, o corpo, enquanto instituidor de efeitos de sentido nos filmes hard-core, passará a ser observado por intermédio da corporeidade em quatro dimensões semióticas que constituem o processo da significação: a narrativa, a passional, a figurativa e a enunciativa. Com isso, o que se propõe aqui é lançar os fundamentos para uma semiótica da sexualidade e da representação sexual no cinema erótico do excesso, os famosos filmes pornôs.
    • Nome do projeto: O suplício na espera dilatada: a construção do gênero suspense no cinema (2007 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, Odair José Moreira da .
      Descrição: O estudo dos gêneros do cinema aponta para várias direções sem, no entanto, especificar a importância que deve ser dada às estratégias discursivas que engendram a significação de determinado filme. Por muito tempo, a teoria semiótica de linha francesa serviu apenas para salientar um perfil da significação fílmica, originada do percurso gerativo de sentido, na medida em que trata especificamente do esquema narrativo. De certo modo, os estudos da semiótica francesa concernentes ao cinema são exíguos. Diante da diversidade cinematográfica, um recorte pode ser feito de uma totalidade específica. A partir daí, os gêneros remetem a certa identidade do fazer cinematográfico. Os gêneros, pensados como enunciados que comportam um conteúdo temático, um estilo e uma construção composicional, fundam a identidade fílmica. Porém essa norma bakhtiniana de arquitetura, inerente a diversos enunciados fílmicos, parece ser pouco mencionada. Dessa forma, ignorar esse princípio básico é afastar um entendimento do processo de significação que, quando percebido e analisado, traz à tona o modo como o enunciador de um filme se utiliza de alguns recursos que revelam um modo próprio de manipular o espectador, o enunciatário ideal. O presente trabalho visa expor como um gênero fílmico particular, o suspense, surgido em um período histórico da sétima arte, conhecido como cinema clássico, pode ser desvendado, tomando como base a regra bakhtiniana referida. Com esse princípio em mente, a pesquisa adentra na teoria da significação e faz emergir várias possibilidades de exame ao texto fílmico. Sob tal orientação, este trabalho apresenta algumas ferramentas semióticas de análise do cinema, tais como a segmentação dos filmes e o levantamento das estruturas elementares e tensivas do gênero suspense. Seguindo esse horizonte, nossas investigações tendem a revelar uma gradação de intensidade constituinte da formação desse gênero. Além disso, como um dos recursos de uma identidade audiovisual, o exame das relações semissimbólicas aponta para um fator determinante na constituição das imagens fílmicas, entendido como as categorias paramétricas da imagem e seus contrastes. Relativamente a isso, será ressaltado o conteúdo temático e o modo como a configuração discursiva atua no desenvolvimento desse quesito. Com relação ao estilo, duas direções foram apontadas como constituintes do gênero suspense, o estilo do gênero e o estilo do autor. Tomando esses princípios como diretrizes, o corpus deste trabalho constitui-se de três filmes, representantes do cinema clássico, envoltos pela programação do suspense, o que dá a eles certo estatuto de referência: Cidadão Kane, de Orson Welles; Anatomia de um crime, de Otto Preminger; e Psicose, de Alfred Hitchcock.
    • Nome do projeto: A manifestação de Cronos em 35 mm: o tempo no cinema (2002 - 2004
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, Odair José Moreira da .
      Descrição: A pesquisa a que se propõe este projeto envolve-se na construção dedutiva de um sistema temporal que preside ao procedimento de temporalização no cinema. Para isso, estuda, com base na semiótica francesa, a localização temporal, a programação temporal, a programação textual e a aspectualização do tempo. Partindo da ideia de que o cinema é a arte do presente, a intenção é mostrar que os fatos narrados num filme podem localizar-se no presente do presente, no presente do passado, ou no presente do futuro. Os exames das possibilidades de presentificar anterioridades e posterioridades surgem, na sequência, como um novo acréscimo ao entendimento de como a categoria do tempo pode ser manipulada nas narrativas fílmicas. Outro aspecto relaciona-se com a programação temporal e programação textual na concepção da categoria de tempo no cinema: a primeira é a representação da ordem dos acontecimentos, que, por sua vez, podem ser contados concomitantemente, sucessivamente ou de maneira invertida; já a segunda, representa a duração dos fatos narrados. A duração da narração pode ser igual, maior ou menor do que a do acontecimento relatado. Sobre a aspectualização do tempo, outro fator determinante na produção das tramas temporais nos enunciados fílmicos, ela pode ser quantitativa (o andamento no processo diegético do filme) ou qualitativa. Esta é sempre durativa, e, por sua vez, a duratividade articula-se em aspectos incoativo, cursivo (contínuo ou descontínuo) e terminativo. O andamento pode ser normal, lento, acelerado ou congelado. Assim, a proposta de se estudar, no âmbito discursivo, a fundamentação da categoria de tempo no cinema visa a construir um modo de analisar os filmes naquilo que eles mais se caracterizam, ou seja, no trato temporal de sua manifestação, pois, como já se tornou notório, o cinema é a arte do tempo por excelência.
    • Nome do projeto: Semiótica e Literatura (2017 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, Odair José Moreira da , SANTOS, C. V. V. .
      Descrição: Estudo de textos literários por meio das categorias de análise desenvolvidas pela semiótica greimasiana. A análise semiótica contribui com o processo de interpretação da obra artística, examinando aspectos da estrutura imanente do texto e da relação com o contexto histórico e cultural com o qual se relaciona. Os parâmetros utilizados abarcam o percurso gerativo do sentido e seus diferentes níveis e as variações ligadas a valores de tensividade, que dialogam com a estrutura fundamental dos textos. Projeto de pesquisa desenvolvido no âmbito do Grupo de Pesquisa em Literatura e Estudos Culturais - GPLEC.
    • Nome do projeto: Literatura Comparada (2017 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, Odair José Moreira da , LIMA, K. M. , SOUTO, C. C. F. .
      Descrição: Estudo sobre a produção literária e cultural dos diversos povos e comunidades, a partir de ideia de que a Literatura Comparada é o espaço inter-relacional por excelência, compreendendo teorias clássicas e atuais, no diálogo com a Crítica Literária, com as Teorias Literárias e com outros ramos do saber. Aborda diferentes sistemas de significação e relações entre linguagens artísticas. Projeto de pesquisa desenvolvido no âmbito do Grupo de Pesquisa em Literatura e Estudos Culturais - GPLEC.
    • Nome do projeto: Estudos Culturais e pós-coloniais (2017 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, Odair José Moreira da , LARANJA, M. R. R. , ANTUNES, T. , CASEMIRO, C. B. .
      Descrição: Estudos culturais como campo interdisciplinar que, além dos conceitos da Teoria Literária, incorpora contribuições das demais Ciências Humanas. Toma a obra de arte como um produto ideológico-cultural, valorizando a cultura popular e a abertura do "cânone". O pós-colonialismo é uma das vertentes desse campo de estudos, que traz ao debate literário questões de gênero e sexualidade, identidades nacionais, etnia, pós-modernidade, interculturalismo, globalização etc. Projeto de pesquisa desenvolvido no âmbito do Grupo de Pesquisa em Literatura e Estudos Culturais - GPLEC.
    • SILVA, Odair José Moreira da . Corpo e sentido na multiplicidade dos discursos. 2013 - Coordenador de grupo temático
    • SILVA, Odair José Moreira da . Semiótica e Literatura. 2011 - Coordenação de sessão de comunicação oral
    • Graduacao:
      • Curso: Licenciatura em Lingüística
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2002
      • Curso: Licenciatura em Português
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2001
      • Curso: Bacharelado em Lingüística
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2000
      • Curso: Bacharelado em Português
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2000
    • Mestrado:
      • Curso: Lingüística
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2004
    • Doutorado:
      • Curso: Lingüística
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2011
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas / USP
        Ano de conclusão: 2015
    • Colégio e curso Oswaldo Cruz:
      • Tipo de vínculo: Livre (2002 - 2002 ).
        Outras informações: Estagiário
    • Colégio Leonardo da Vinci - Anglo-Osasco:
      • Tipo de vínculo: Livre (2002 - 2002 ).
        Outras informações: Professor de Língua Portuguesa
    • Faculdade de Educação - USP:
      • Tipo de vínculo: Livre (2001 - 2002 ).
        Outras informações: Estágio supervisionado em Lingua Portuguesa (120 horas) e Linguística (120 horas)
        Outras informações: Estágio supervisionado (240 horas)
    • Senac - Centro de Educação Comunitária para o Trabalho:
      • Tipo de vínculo: Livre (2001 - 2002 ).
        Outras informações: Professor de Comunicação e Expressão
    • Cursinho Humanitas (Projeto Social):
      • Tipo de vínculo: Livre (1999 - 2001 ).
        Outras informações: Professor de redação e interpretação de texto
    • Instituto de Geociências da USP:
      • Tipo de vínculo: Livre (1999 - 2001 ).
        Outras informações: Monitor estagiário em Biblioteca do Instituto
    • Grêmio Politécnico da USP (Cursinho da Poli):
      • Tipo de vínculo: Livre (1998 - 2000 ).
        Outras informações: Plantonista e corretor de redações - LP
    • Escola Estadual Francisco Matarazzo Sobrinho:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2005 - 2005 ).
        Outras informações: Professor efetivo de Lingua Portuguesa
    • Escola Estadual Pereira Barreto:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2006 - 2008 ).
        Outras informações: Professor efetivo de Lingua Portuguesa
    • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2015 ).
        Outras informações: Pesquisador-bolsista
    • Estudos Semióticos (USP):
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - Atual ).
    • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - 2018 ).
        Outras informações: Professor Substituto
    • EID&A - Estudos Integrados em Discurso e Argumentação (UESC):
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - Atual ).
        Outras informações: EID&A - REVISTA ELETRÔNICA DE ESTUDOS INTEGRADOS EM DISCURSO E ARGUMENTAÇÃO (UESC)
    • Texto Livre (UFMG):
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - Atual ).