Não autenticado |

Helga Kress Meirelles

    • Mestranda em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (PPGH/USP). Possui bacharel e licenciatura em Geografia pela mesma instituição. Integrante do projeto de extensão interdisciplinar de Educação Quilombola da Universidade de São Paulo e do grupo de pesquisa vinculado ao Laboratório de Geografia Agrária, ambos sob coordenação da Profa. Dra. Valéria de Marcos. Atualmente atua como monitora bolsista pelo Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) na disciplina Geografia Agrária II do curso de graduação em Geografia - USP. Atua nas áreas de pesquisa com temas ligados ao campesinato, agroecologia, soberania alimentar, cooperativismo, comunidades quilombolas, educação, ensino popular, ensino de geografia agrária e feminismos.

       

      Links:    

    • MEIRELLES, H. K. ; GONCALVES, I. G. R. ; SILVA, L. M. A. . Práticas e saberes quilombolas: pensando oficinas temáticas e as relações entre comunidade, escola e universidade em Barra do Turvo - SP. 2019 (Simposio)
    • MEIRELLES, H. K. . Agroecologia e Economia Feminista – O protagonismo das mulheres camponesas e quilombolas de Barra do Turvo. 2019 (Congresso)
    • MEIRELLES, H. K. . O protagonismo feminino nas comunidades quilombolas de Barra do Turvo. 2019 (Simposio)
    • MEIRELLES, H. K. . Mulheres e soberania Alimentar nas comunidades quilombolas de Barra do Turvo, Vale do Ribeira-SP. 2019 (Congresso)
    • MEIRELLES, H. K. . A reprodução camponesa na expansão cafeeira: o caso dos Produtores do Alto da Serra. 2016 (Simposio)
    • Nome do projeto: A reprodução camponesa na expansão cafeeira: o caso dos Produtores do Alto da Serra (2015 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MEIRELLES, H. K. , MARQUES, M. I. M .
      Descrição: A pesquisa analisou a atual situação da agricultura camponesa na área historicamente conhecida pela expansão capitalista da grande propriedade cafeicultora na região do Sul de Minas, espaço de territorialização do capital. Para compreender melhor a produção camponesa e sua integração no moderno sistema capitalista, foi escolhida como objeto de estudo uma associação cafeeira do Sul de Minas Gerais, Associação de Produtores do Alto da Serra (APAS). Assim, buscou-se analisar as ações realizadas pela associação e suas consequências para os produtores camponeses associados, avaliando se essas contribuem de forma positiva ou não para a reprodução destes.
    • Nome do projeto: Mulheres e soberania Alimentar nas comunidades quilombolas de Barra do Turvo, Vale do Ribeira-SP (2018 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MEIRELLES, H. K. , MARCOS, V. .
      Descrição: Dado o papel da mulher, quer na família quer na sociedade, e a luta pela Soberania Alimentar como ferramenta de transformação social, investigamos de que maneira esta luta poderia ser apropriada não somente no questionamento do modelo de desenvolvimento capitalista, se contrapondo aos processos de mercantilização da vida, mas também como questionamento da desigualdade de gênero e a forma como esta se materializa. A partir do recorte nas comunidades quilombolas do município de Barra do Turvo, buscamos destacar o papel que a mulher ocupa nas famílias e comunidades, assim como a sua relação com a construção e manutenção do território quilombola, buscando compreender a relação das mulheres com o território, suas estratégias de organização, assim como as inúmeras formas, papéis e realidades nas quais se reconhecem e são reconhecidas enquanto mulheres, agricultoras e quilombolas na família e na comunidade.
    • Nome do projeto: Saberes em diálogo: comunidade, escola e universidade na construção da educação quilombola em Barra do Turvo-SP (2019 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MEIRELLES, H. K. , MARCOS, V. , SILVA, L. M. A. , GONCALVES, I. G. R. , FURLAN, S. A. , FONSECA, F. P. , WISSENBACH, M. C. C. , GIAMPAOLI, V. , DRUCK, I. F. , REGO, Y. M. B. .
      Descrição: Projeto de extensão da Universidade de São Paulo (USP) em conjunto com a Prefeitura de 
Barra do Turvo que tem como objetivo contribuir para a construção e implementação da educação escolar quilombola no município. Elaboração, organização e execução de oficinas práticas com alunos da rede municipal e membros das comunidades quilombolas; visitas de campo nas comunidades 
com alunos de graduação e professores do município; oficinas de formação de
professores e produção de material didático; sistematização da atividades desenvolvidas e 
elaboração de relatórios.
    • Nome do projeto: O ensino de Geografia e o lugar: considerações a partir de uma escola pública em Itajubá, MG (2016 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MEIRELLES, H. K. , GIROTTO, E. D. .
      Descrição: A partir do acompanhamento de aulas de Geografia em um colégio estadual em Minas Gerais, a pesquisa teve por objetivo compreender em que medida a Geografia trabalhada em sala poderia ser significativa para o educando, investigando as condições e possibilidades da educação geográfica na formação de sujeitos críticos e questionadores, que consigam realizar reflexões acerca de seu cotidiano e da realidade onde vivem e estabelecendo, a partir dela, conexões com fenômenos que ocorrem em outras escalas espaço-temporais.
    • Graduacao:
      • Curso: Licenciatura em Geografia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2020
      • Curso: Geografia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: O ensino de Geografia e o lugar: considerações a partir de uma escola pública em Itajubá, MG
        Ano de conclusão: 2018
    • Mestrado:
      • Curso: Geografia (Geografia Humana)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
  • Atuação Profissional: 3
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
    • Colégio Coronel Carneiro Jr:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2017 - 2017 ).
        Outras informações: Professora Geografia
    • Centro de Cultura Anglo Americana:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2015 ).
        Outras informações: Professora de Inglês