Não autenticado |

Vanessa Generoso Paes

    • É Professora Adjunta de História vinculada ao Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Acre. É mestre (2011) e doutora em História Social pela Universidade de São Paulo em 2018 (USP). É graduada em História pela Universidade Federal de Rondônia em 2005. É pesquisadora do Núcleo de Estudos em História Oral (NEHO), da Universidade de São Paulo, e do Grupo de Pesquisa em Gênero e História vinculado ao Departamento de História (USP). Foi professora do curso em licenciatura em História da UNIESP (2013, 2014). Foi coordenadora do Núcleo de Estudos em História Oral e do Ciclo de Estudos em Oralidades durante o período de 2013 a 2017 (NEHO). Atuou no Ensino Médio em São Paulo. Foi professora substituta da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (2018). Foi professora interina da Universidade Estadual do Mato Grosso (2019). Atuou em oficinas e formação de professores e pesquisadores. Tem experiência na área de História, com ênfase em estudos de história oral e migração, atuando principalmente nos seguintes temas: experiência de mulheres nos seringais da Amazônia, imigração boliviana, política de imigração no Brasil e interseccionalidade.

       

      Links:    

    • História Oral
    • Interseccionalidade nas relações de gênero
    • Fronteiras, Deslocamentos e Mobilidades
    • História Oral, Memória e Identidade
    • PAES, Vanessa G. . Identidades e Negociação Familiar Boliviana: deslocamentos populacionais entre a Bolívia e o Brasil. Teresina : Cancioneiro, 2023 . 368p. ISBN: 9786553800878.
    • PAES, Vanessa G. ; OLIVEIRA, C. M. N. . Espaços Ambientais e Usos da Terra. São Paulo : Núcleo de Estudos em História Oral, 2015 . 260p. ISBN: 23170301.
    • PAES, Vanessa G. ; IOKOI, Z. M. G. . Oralidades: Revista de História Oral. São Paulo : Núcleo de Estudos em História Oral, 2012 . 284p. ISBN: 23170301.
    • PAES, Vanessa G. . Sujeitas de direito: mobilização de mulheres imigrantes na cidade de São Paulo entre os séculos XX e XXI HISTÓRIA ORAL , v. 25 , p. 135 - 154 , 2022. ISSN: 23581654.
    • PAES, Vanessa G. . Direito à imigração ? a representação do imigrante nas leis brasileiras do final do século XIX Revista Jamaxi , v. 5 , p. 111 - 122 , 2021. ISSN: 25945173.
    • VANESSA GENEROSO, PAES . CIRCULAÇÕES MIGRATÓRIAS DE BOLIVIANOS PARA CIDADES BRASILEIRAS: DINÂMICAS, MOBILIDADES E MEDIAÇÕES IDENTITÁRIAS LABIRINTO (UNIR) , v. 2 , p. 244 - 265 , 2020. ISSN: 15196674.
    • PAES, Vanessa G. . O Voo das Andorinhas: conflito e estratégias de negociação de identidades em uma comunidade boliviana em São Paulo https://doi.org/10.33836/interacao.v20i2 , v. Vol. 20 , p. 83 - 99 , 2018. ISSN: 24469874.
    • EVANGELISTA, M. B. ; PAES, Vanessa G. . História das relações de gênero: entrevista com as professoras Oralidades , v. 1 , p. 253 - 263 , 2014. ISSN: 23170301.
    • PAES, Vanessa G. . Narrando a Diáspora: deslocamentos e fluxos populacionais de bolivianos para o Brasil RESGATE - Revista Interdisciplinar de Cultura , v. 21 , p. 95 - 106 , 2013. ISSN: 21783284.
    • PAES, Vanessa G. . TRÂNSITOS FRONTEIRIÇOS: AS FACES CONTEMPORÂNEAS DO DESLOCAMENTO POPULACIONAL BOLIVIANO COM BASE NAS NARRATIVAS DOS PESQUISADORES DOS ESTUDOS MIGRATÓRIOS Cadernos Ceru (USP) , v. 23 , p. 217 - 236 , 2012. ISSN: 14134519.
    • PAES, Vanessa G. . Perspectiva Sociológica sobre o Deslocamento Transnacional Boliviano Oralidades: Revista de História Oral , v. 11 , p. 221 - 232 , 2011. ISSN: 23170301.
    • PAES, Vanessa G. . Entre (vistas): diálogos e performances na capoeira Oralidades (USP) , v. 7 , p. 253 - 260 , 2010. ISSN: 19814275.
  • Capítulos publicados: 4
    • PAES, Vanessa G. ; MOYA, J. . Mulheres em Movimento: empoderamento e lutas em coletivos migrantes na cidade de São Paulo. Vozes Femininas: a história oral de vida de mulheres extraordinárias, v. 1, p. 254 - 283, 2019.
    • PAES, Vanessa G. ; MACIEL, M. N. . História oral e coletivos: perspectivas da produção de conhecimento das mobilidades em diferentes contextos de articulação. História oral e coletivos: perspectivas da produção de conhecimento das mobilidades em diferentes contextos de articulação, v. 1, p. 275 - 300, 2019.
    • PAES, Vanessa G. . Imigração e Direitos Humanos: diálogos com operadores do Estado no Brasil. Fronteiras dos direitos humanos : direitos humanos nas fronteiras, v. 1, p. 127 - 140, 2016.
    • PAES, Vanessa G. ; Fernandez, Vanessa Paola Rojas . Identidades latino-americanas: história oral de imigrantes bolivianos e chilenos no Brasil. Imigração e imigrantes: uma coletânea interdisciplinar, v. 1, p. 151 - 180, 2015.
    • PAES, Vanessa G. . Estado, Imigração: políticas públicas em contextos democráticos no Brasil. In: XIV Encontro Nacional de História Oral História Oral e a expansão do registro audiovisual , 2018 , Campinas. Estado, Imigração: políticas públicas em contextos democráticos no Brasil. : , 2018.
    • PAES, Vanessa G. . Imigração, Estado e Política Pública: a problemática da vulnerabilidade social do imigrante no Brasil. In: 9º Noveno Congreso Latinoamericano de Ciencia Política , 2017 , Montevidéu. 9º Congresso Latino-americano de Ciência Política. : , 2017.
    • PAES, Vanessa G. . Imigração e Direitos: a luta pela cidadania no Brasil. In: XI Encontro Regional Sudeste de História Oral Dimensões do público: Comunidades de sentido e narrativas políticas , 2015 , Rio de Janeiro. Anais eletrônicos do XI Encontro Regional Sudeste de História Oral Dimensões do público: Comunidades de sentido e narrativas políticas. Rio de Janeiro : ABHO, 2015. p. 1 - 10.
    • PAES, Vanessa G. . Narrando a diáspora: deslocamentos e fluxos populacionais de bolivianos para o Brasi. In: X Encontro Regional Sudeste de História Oral: Educação das Sensibilidades, Violência, Desafios Contemporâneos , 2013 , Campinas - SP. Anais do X Encontro Sudeste de História Oral: Educação das Sensibilidades, violência, desafios contemporâneos. Campinas : ABHO-Regional Sudeste e CMU-Unicamp, 2013.
    • PAES, Vanessa G. ; Fernandez, Vanessa Paola Rojas . Deslocamentos populacionais e história oral: perspectivas metodológicas e aproximações entre pesquisas com migrantes latinos americanos. In: XXVII Simpósio Nacional de História: Conhecimento Histórico e Diálogo Social , 2013 , Nata - RN. Anais do XXVII Simpósio Nacional de História. : , 2013.
    • PAES, Vanessa G. . Dinâmica Migratória e História Oral: perspectiva sobre a diáspora boliviana para o. In: I Encontro Internacional Fronteiras e Identidades , 2012 , Pelotas. I Encontro Internacional Fronteiras e Identidades. Pelotas - RS : EDITORA E GRÁFICA UNIVERSITÁRIA, 2012. p. 1145 - 1158.
    • PAES, Vanessa G. . A Diáspora Boliviana para o Brasil: mediações culturais e família transnacional no mundo contemporâneo. In: XI Encontro Nacional de História Oral - Memória, Democracia e Justiça , 2012 , Rio de Janeiro. XI Encontro Nacional de História Oral: Memória, Democracia e Justiça. Rio de Janeiro : ABHO, 2012.
    • PAES, Vanessa G. . Experiências da Migração: narrativas de bolivianos na cidade de São Paulo. In: IV Encontro de Pós-Graduandos da FFLCH/USP , 2009 , São Paulo. IV Encontro de Pós-Graduandos da FFLCH/USP. : , 2009.
    • PAES, Vanessa G. . Experiência, Narrativa e Memória: histíroa oral de vida de famílias de bolivianos na cidade de São Paulo. In: VIII Encontro Regional Sudeste de História Oral , 2009 , Belo Horizonte. Centro de Pesquisas em História Oral: trajetórias, abordagens e avaliações. : , 2009.
    • PAES, Vanessa G. . Ser Estrangeiro no Brasil: trajetórias de vidas de migrantes bolivianos na cidade de São Paulo. In: X Encontro Nacional de História Oral Testemunhos: história e política , 2010 , Recife. X Encontro Nacional de História Oral: Testemulhos: história e política. : , 2010.
    • PAES, Vanessa G. . Vidas em trânsito: negociação identitária e deslocamentos populacionais entre a Bolívia e o Brasil. In: 39° Encontro Nacional de Estudos Rurais e Urbanos , 2012 , São Paulo. 39° ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS RURAIS E URBANOS. : , 2012.
    • PAES, Vanessa G. . História Oral e Migração: pertença e diversidade das redes sociais de migrantes bolivianos na cidade de São Paulo. In: IX Encontro Regional Sudeste de História Oral , 2011 , São Paulo. Diversidade e Diálogo: textos completos. : Associação Brasileira de História Oral, 2011. p. 327 - 335.
    • PAES, Vanessa G. . Afeto e Representação Identitária de Imigrantes Bolivianos no Brasil. In: XXVI simpósio nacional da ANPUH , 2011 , São Paulo. Anais do XXVI simpósio nacional da ANPUH - Associação Nacional de História. São Paulo : ANPUH-SP, 2011.
    • PAES, Vanessa G. . Memória, narrativa e identidade: historia oral de vida de famílias de bolivianos na cidade de São Paulo. In: IV Congresso Internacional de História , 2009 , Maringá. Anais do ... Congresso Internacional de História (Online). Maringá - PR : CLICHETEC, 2009. p. 4975 - 4983.
    • PAES, Vanessa G. . Mulheres no Seringal. In: Ciência na Fronteira - Ética e Desenvolvimento , 2004 , Cuiabá. http://www.sbpcnet.org.br/livro/56ra/banco_senior/RESUMOS/resumo_871.html. : , 2004.
    • PAES, Vanessa G. . Experiência e Narrativa: mulheres no seringal. In: Simpósio internacional de Autobiografia , 2005 , São Paulo/SP. Escrever a Vida: novas abordagens de uma teoria da autobiografia. São Paulo : Gráfica da FFLCH, 2005. p. 105 - 105.
    • PAES, Vanessa G. . Mulheres no Seringal. In: 56ª Reunião Anual da SBPC , 2004 , Cuiabá. http://www.sbpcnet.org.br/Anais/56ra/banco_senior/AUTORES/listagem.html. : , 2004.
    • PAES, Vanessa G. . Mulheres no Seringal. In: XIII Seminário de Iniciação Científica , 2004 , Porto Velho. Anais do XIII Seminário de Iniciação Científica. : , 2004.
    • PAES, Vanessa G. ; SANTOS, Z. G. C. ; MACHADO, T. M. R. . FRONTEIRAS MULTISSITUADAS, FRONTEIRAS EPISTEMOLÓGICAS E FRONTEIRAS NO ENSINO DE HISTÓRIA. Rio Branco : Jamaxi , 2021 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • PAES, Vanessa G. ; IOKOI, Z. M. G. . Editorial de Diversidades e Direitos. São Paulo : Núcleo de Estudos em História Oral , 2012 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • PAES, Vanessa G. ; OLIVEIRA, C. M. N. . Espaços ambientais e usos da terra. São Paulo : Núcleo de Estudos em História Oral , 2015 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • MENEZES, N. ; GUSMAO, D. I. ; PAES, Vanessa G. . Presídio da Ilha de Santo Antônio do Rio Madeira. Porto Velho : Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia - Centro de Documentação Histórica , 2005 (Colaboradora da Equipe de pesquisa do catálogo Presídio da Ilha de Santo Antônio do Rio Madeira)
    • PAES, Vanessa G. . parecer técnico-científico ad hoc de livro. 2022 (Parecer)
    • PAES, Vanessa G. . Tutora do curso 'Aperfeiçoamento em Ensino de História 'Pan-Amazônia: fronteiras e saberes de matriz africanas, indígenas e população tradicional. 2021 (Outra)
    • PAES, Vanessa G. . Tutoria. 2021 (Outra)
    • FLEURI, R. M. ; SANTOS, G. S. ; PAES, Vanessa G. . Avaliadora do V Colóquio Internacional Diálogos Sul Sul e II Congresso de Pesquisas e Práticas em Educação. 2021 (Parecer)
    • PAES, Vanessa G. ; Fernandez, Vanessa Paola Rojas . História Oral e Imigrantes. 2012 (Assessoria)
    • PAES, Vanessa G. . Pesquisa Sobre o Tráfico de Mulheres, Crianças e Adolescentes para Fins de Exploração Sexual Comercial no Brasil. 2002 (Relatorio_tecnico)
    • PAES, Vanessa G. . 'Nordestinas na Amazônia: memória, gênero e território na história de mulheres na Amazônia (1960 ? 2000). 2022 (Comunicacao)
    • PAES, Vanessa G. . 'Ensino de História. 2021 (Conferência)
    • PAES, Vanessa G. . Imigração e trabalho: o debate interseccional no setor têxtil brasileiro. 2021 (Comunicacao)
    • PAES, Vanessa G. ; CARVALHO, M. V. . Gênero, Violência e Ensino de História: diálogos para o ensino de história. 2022 (Conferência)
    • PAES, Vanessa G. . Sujeitas de Direitos: mobilização de mulheres em coletivos migrantes no Brasil. 2020 (Comunicacao)
    • PAES, Vanessa G. . Estudos Migratórios e História Oral: Sujeitos, Trajetórias e Perspectivas na História Contemporânea. 2020 (Conferência)
    • PAES, Vanessa G. . Estado, Imigração: políticas públicas em contextos democráticos no Brasil. 2018 (Congresso)
    • PAES, Vanessa G. . Estado, Imigração: políticas públicas em contextos democráticos no Brasil. 2018 (Congresso)
    • PAES, Vanessa G. . Imigração, gênero e instituições do Estado: a luta das mulheres imigrantes em contextos democráticos. 2017 (Congresso)
    • PAES, Vanessa G. . Imigração, Estado e Política Pública: a problemática da vulnerabilidade social do imigrante no Brasil. 2017 (Congresso)
    • PAES, Vanessa G. . Imigração e direitos ? diálogos com os operados do Estado no Brasil. 2015 (Conferência)
    • PAES, Vanessa G. . Identidades em movimento: uma problemática nas fronteiras latino-americanas. 2015 (Comunicacao)
    • PAES, Vanessa G. . Tecer palavras, criar imagens: apontamentos sobre imigração e direitos. 2014 (Conferência)
    • PAES, Vanessa G. . Imigração e gênero - conflito e negociação nas relações e parentesco de uma comunidade boliviana em São Paulo. 2014 (Comunicacao)
    • PAES, Vanessa G. ; Fernandez, Vanessa Paola Rojas . Deslocamentos populacionais e história oral: perspectivas metodológicas e aproximações entre pesquisas com imigrantes latino americanos. 2013 (Simposio)
    • PAES, Vanessa G. . Identidades em movimento: deslocamentos e circulação em áreas das fronteiras do Brasil com a Bolívia, a Colômbia e o Peru. 2013 (Comunicacao)
    • PAES, Vanessa G. . A Diáspora Boliviana para o Brasil: mediações culturais e família transnacional no mundo contemporâneo. 2012 (Congresso)
    • PAES, Vanessa G. . La Negociación de identidades - Historias de Vida y Desplazamientos Poblacionales Contemporaneos - La Experiencia Diaspórica de Bolivianos para Brasil. 2012 (Conferência)
    • PAES, Vanessa G. . Narrativa Fotográficas - A interface entre o relato de campo e o uso da fotografia nos estudos migratórios de uma comunidade boliviana em São Paulo. 2012 (Simposio)
    • PAES, Vanessa G. . Comunidade de Destino, Colônia, Rede, Colaboração, Mediação em História Oral. 2012 (Conferência)
    • PAES, Vanessa G. . Mediação e Colaboração em História Oral. 2011 (Conferência)
    • PAES, Vanessa G. . Migrações Internacionais na América Latina: perspectivas do século XXI. 2011 (Conferência)
    • PAES, Vanessa G. . História Oral e Migração: pertença e diversidade das redes sociais de migrantes bolivianos na cidade de São Paulo. 2011 (Congresso)
    • PAES, Vanessa G. . Afeto e Representação Identitária nas Narrativas de Imigrantes Bolivianos no Brasil. 2011 (Congresso)
    • PAES, Vanessa G. . Trânsito de Identidades e Deslocamentos Populacionais entre a Bolívia e o Brasil. 2011 (Congresso)
    • PAES, Vanessa G. . Ser estrangeiro no Brasil: trajetórias de vida de migrantes bolivianos na cidade de São Paulo. 2010 (Congresso)
    • PAES, Vanessa G. . Experiências da Migração. 2009 (Outra)
    • PAES, Vanessa G. . Memória, Narrativa e Identidade: história oral com bolivianos em São Paulo. 2009 (Congresso)
    • PAES, Vanessa G. . História oral de vida de famílias de bolivianos na cidade de São Paulo: a experiência migratória entre a Bolívia e o Brasil. 2008 (Comunicacao)
    • PAES, Vanessa G. . Experiência, Narrativa e Memória: história oral de vida de famílias de bolivianos na cidade de São Paulo. 2009 (Comunicacao)
    • BARBOSA, F. H. ; PAES, Vanessa G. ; RIBEIRO, S. L. S. ; SANTOS, A. P. . A importância do projeto e a definição de gêneros em História Oral. 2020 Internet
    • PAES, Vanessa G. ; EVANGELISTA, M. B. ; SOPELSA, K. ; TEODORO, I. L. . Imigração e Gênero. 2022 Internet
    • PAES, Vanessa G. ; YURJA, V. . Travessias: considerações sobre migrações, direitos humanos e vidas. 2020 Internet
    • CALDAS FILHO, Alberto Frederico Lins ; BARBOSA, F. H. ; PAES, Vanessa G. ; MACIEL, M. N. ; SOUZA, M. C. P. ; SOUZA, E. B. ; MENEZES, N. ; GUSMAO, D. I. ; BOAVENTURA, A. ; BARBOSA, X. C. . Encontro Regional de História Oral da Região Norte/ História Oral: Experiência e Narrativa. 2005 (Centro de Hermenêutica do Presente)
    • MEIHY, J. C. S. B. ; PAES, Vanessa G. ; SANTOS, A. P. ; DIETRICH, A. M. ; BARBOSA, X. C. ; BARBOSA, F. H. ; MACIEL, M. N. ; SALUN, A. . História Oral: 15 anos de experiência do NEHO/USP. 2006 (Núcleo de Estudos em História Oral)
    • PAES, Vanessa G. . JORNADA "HISTÓRIA ORAL EM DEBATE. 2009 (Núcleo de Estudos em História Oral)
    • PAES, Vanessa G. ; MEIHY, J. C. S. B. ; BARBOSA, F. H. ; TONINI, M. D. . Dossiê Corpo e Esporte da Oralidades: Revista de História Oral - USP. 2010 (Núcleo de Estudo em História Oral e Laboratório de Estudos sobre a Intolerância - USP)
    • PAES, Vanessa G. ; MEIHY, J. C. S. B. ; Rovai, Marta Goveira de Oliveira ; RIBEIRO, S. L. S. ; Marcela Boni Evangelista ; Guimarães, Fernanda Paiva ; Maranhão Filho, Eduardo Meinberg . Seminário Conhecimento, Compreensão e Memória: experiências em história oral e cine-documentário. 2010 (Núcleo de Estudos em História Oral e Laboratório de Estudos sobre Intolerância)
    • PAES, Vanessa G. ; MEIHY, J. C. S. B. ; RIBEIRO, S. L. S. ; BARBOSA, F. H. ; Marcela Boni Evangelista . NEHO 20 ANOS: HISTÓRIA ORAL, IDENTIDADE E COMPROMISSO. 2011 (Núcleo de Estudos em História Oral da USP e Laboratório de Estudos sobre a Intolerância da USP)
    • PAES, Vanessa G. ; RIBEIRO, S. L. S. ; MEIHY, J. C. S. B. . 3º ENCONTRO ANUAL DO NÚCLEO DE ESTUDOS EM HISTÓRIA ORAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS. 2008 (Núcleo de Estudos em História Oral da USP)
    • PAES, Vanessa G. ; MEIHY, J. C. S. B. ; Marcela Boni Evangelista ; Fernandez, Vanessa Paola Rojas . Curso de Fomação em História Oral. 2011 (Núcleo de Estudos em História Oral)
    • PAES, Vanessa G. ; Marcela Boni Evangelista . Curso de Formação de História Oral. 2011 (Núcleo de Estudos em História Oral da USP)
    • PAES, Vanessa G. ; MEIHY, J. C. S. B. ; Marcela Boni Evangelista ; Fernandez, Vanessa Paola Rojas . Oficina de História Oral - Procedimentos, Reflexão e Possibilidades Análiticas: em busca de uma história pública. 2012 (Núcleo de Estudos em História Oral)
    • FELDMAN-BIANCO, B. ; PAES, Vanessa G. . 28 RBA - Reunião Brasileira de Antropologia. Desafios Antropológicos Contemporâneos. 2012 (Associação Brasileira de Antropologia)
    • PAES, Vanessa G. ; MEIHY, J. C. S. B. ; Fernandez, Vanessa Paola Rojas . Oficina Oralidades e Performances na Cultura Digital. 2012 (Núcleo de Estudos em História Oral NEHO/DIVERSITAS - USP)
    • MEIHY, J. C. S. B. ; PAES, Vanessa G. ; Fernandez, Vanessa Paola Rojas ; CASALI, R. ; Marcela Boni Evangelista . Seminário Interno NEHO-USP. O movimento da história oral no Brasil e as propostas do Núcleo de Estudos em História Oral: balanços, perspectivas e dinâmicas.. 2013 (Núcleo de Estudos em História Oral da Universidade de São Paulo)
    • MEIHY, J. C. S. B. ; Marcela Boni Evangelista ; Fernandez, Vanessa Paola Rojas ; PAES, Vanessa G. ; MACIEL, M. N. . História Oral: a costura de conhecimentos. 2014 (Núcleo de Estudos em História Oral da USP)
    • PAES, Vanessa G. ; MACIEL, M. N. ; BORGES, L. R. M. . Tenharin: Etnocídio no Sul do Amazonas ? 2014. 2014 (Núcleo de Estudos em ´História Oral)
    • MEIHY, J. C. S. B. ; EVANGELISTA, M. B. ; PAES, Vanessa G. . Jornada de História Oral. 2017 (Núcleo de Estudos em História Oral da USP)
    • PAES, Vanessa G. . VII FÓRUM SOCIAL MUNDIAL DAS MIGRAÇÕES 2016. 2016 (FRENTE À DE$ORD?M E À CRISE GLOBAL DO CAPITAL¨ realizado entre 07 a 10 de julho de 2016, no Centro Esportivo e Lazer Tiete e na Faculdade Zumbi dos Palmares, São Paulo Brasil)
    • PEREIRA, I. A. M. C. ; PAES, Vanessa G. . I Seminário de Introdução à Arqueologia Histórica. 2019 (Universidade Estadual de Mato Grosso)
    • LIMA, G. P. ; FLEURI, R. M. ; CARVALHO, A. B. ; PAES, Vanessa G. . V COLÓQUIO INTERNACIONAL DIÁLOGOS SUL-SUL e II CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO,. 2021 (Universidade Federal do Acre)
    • RIBEIRO, S. L. S. ; EVANGELISTA, M. B. ; MEIHY, J. C. S. B. ; PAES, Vanessa G. . História Oral: Sujeitos e Lugares. 2021 (Universidade de São Paulo)
    • PAES, Vanessa G. . Curso de Aperfeiçoamento em Ensino de História "Pan-Amazônia: fronteiras e saberes de matriz africanas, indígenas e população tradicional". 2021 (Universidade Federal do Acre)
    • SOUZA, S. R. ; PAES, Vanessa G. . "XX Semana de História". 2020 (Universidade Federal do Acre)
    • PAES, Vanessa G. ; ALBUQUERQUE, N. B. M. . "REVISTA DISCENTE DAS AMAZÔNIAS VOLUME 04 NÚMERO 01 - JANEIRO A JUNHO DE 2021"; e VOLUME 04 NÚMERO 02 - JULHO A DEZEMBRO DE 2021".. 2021 (Universidade Federal do Acre)
    • ALBUQUERQUE, N. B. M. ; PAES, Vanessa G. . "REVISTA DISCENTE DAS AMAZÔNIAS VOLUME 03 NÚMERO 01 - JANEIRO A MAIO DE 2020. "NÚMERO 02 - JULHO A NOVEMBRO DE 2020". 2020 (Universidade Federal do Acre)
    • LIMA, G. P. ; PAES, Vanessa G. . III Seminário de ?Fronteiras em Movimento?: Amazônia e os desafios na conjuntura da Pandemia. E o I Seminário Internacional de Fronteiras, religião e religiosidades Pan Amazônia. E o III Seminário de ?Fronteiras em Movimento?: Amazônia e os desafios na conjuntura da Pandemia e o I Seminário Internacional de Fronteiras, religião e religiosidades na Pan Amazônia. 2020 (Universidade Federal do Acre)
    • PAES, Vanessa G. . Oficina de História Oral. 2016 (Instituto do Patrimônio Histórico de Guarulhos)
    • EVANGELISTA, M. B. ; PAES, Vanessa G. . Oficina de Transcriação. 2017 (Núcleo de Estudos em História Oral)
    • PAES, Vanessa G. ; RIBEIRO, S. L. S. ; BARBOSA, F. H. . Ensino de História e História Oral: memórias, projetos e arquivos. 2020 (Universidade Federal do Acre)
    • PAES, Vanessa G. . 'Linguagens no ensino-pesquisa no Curso de Aperfeiçoamento em Ensino de História 'Pan-Amazônia: fronteiras e saberes de matriz africanas, indígenas e população tradicional'. 2021 (Universidade Federal do Acre)
    • PAES, Vanessa G. . Avaliação dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) da linha de pesquisa: Colonialidade e Pedagogia Decolonial para refletir o Ensino de História'. 2021 (Universidade Federal do Acre)
    • LIMA, G. P. ; PAES, Vanessa G. ; KOYAMA, :. A. ; SERRAF, A. ; ALVES, A. ; SANTOS, A. ; PACHAMAMA, A. ; CARVALHO, A. ; BITTENCOURT, C. ; BELIK, D. ; KAXINAWA, A. ; CRUZ, T. A. . : Curso de Aperfeiçoamento em Ensino de História 'Pan-Amazônia: fronteiras e saberes de matriz africanas, indígenas e população tradicional'. 2021 (Universidade Federal do Acre)
    • PAES, Vanessa G. . TCC - Linha do Ensino-Pesquisa: Colonialidade e Pedagogia Decolonial para refletir o Ensino de História. 2021 (Universidade Federal do Acre)
    • PAES, Vanessa G. . Linguagens no ensino-pesquisa. 2021 (Universidade Federal do Acre)
    • PAES, Vanessa G. ; BARBOSA, X. C. . História Oral e Educação. 2004 (Universidade Federal de Rondônia)
    • PAES, Vanessa G. ; Fernandez, Vanessa Paola Rojas . Educação e memória: projetos em história oral. 2013 (Associação Nacional de História)
    • PAES, Vanessa G. ; MEIHY, J. C. S. B. . Iniciação à Pesquisa em História Oral: conceitos e práticas. 2014 (Núcleo de Estudos em História Oral)
    • PAES, Vanessa G. ; RIBEIRO, S. L. S. . História oral e Ensino de História: práticas de pesquisa e docência. 2021 (Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil)
    • PAES, Vanessa G. . Mulheres no Seringal. 2004
    • PAES, Vanessa G. . Mulheres no Seringal. 2004
    • PAES, Vanessa G. . Mulheres no Seringal. 2005
    • PAES, Vanessa G. . História Oral com Famílias de Migrantes Bolivianos na Cidade de São Paulo: a experiência migratória entre a Bolívia e o Brasil. 2010
    • PAES, Vanessa G. . Relatório Final - História Oral com Famílias de Bolivianos na Cidade de Paulo: a experiência migratória entre a Bolívia e o Brrasil. 2011
    • PAES, Vanessa G. . Mulheres no Seringal. 2005
    • MENEZES, N. ; GUSMAO, D. I. ; PAES, Vanessa G. ; SOUZA, M. I. ; LIMA, G. F. ; ARANTES, M. ; WREGE, A. . O Presídio da Ilha de Santo Antônio do Rio Madeira. 2005 (Catálogo histórico)
    • Nome do projeto: Pesquisa sobre tráfico de mulheres, crianças e adolescentes para fins de exploração sexual comercial no Brasil (2001 - 2002
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PAES, Vanessa G. , Sônia Ribeiro de Souza .
      Descrição: Esta pesquisa consistiu na copilação do material completo sobre o fenômeno do tráfico e exploração de mulheres, crianças e adolescentes, que foi realizado nos últimos anos. Mostra o quadro da violação dos direitos humanos e propõe uma ação política contra a organização criminosa do trafico humano, perpassando redes locais e transnacionais.
    • Nome do projeto: Mulheres no Seringal (2003 - 2005
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PAES, Vanessa G. , CALDAS, Alberto Frederico Lins , CALDAS FILHO, Alberto Frederico Lins .
      Descrição: A pesquisa Mulheres no Seringal foi fruto da compactação de entrevistas e suas posteriores análises resultantes de dois anos de pesquisas desenvolvido a partir da metodologia de História Oral de Vida. As mulheres entrevistadas para a pesquisa constituíram as percepções de si e do mundo em vivem a partir de suas experiências nos proporcionando múltiplas possibilidades interpretativas de suas narrativas. A importância desta pesquisa residiu aou criar um conjunto de compreensões sobre as experieências vivenciadas nos seringais da Amazônia.
    • Nome do projeto: Experiência e narrativa: mulheres no seringal (2006 - 2007
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PAES, Vanessa G. .
    • Nome do projeto: Desenvolvimento de Projeto de Pesquisa (2013 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PAES, Vanessa G. .
    • Nome do projeto: "XX Semana de História", (2020 - 2020
      Natureza: Extensao
      Integrantes: PAES, Vanessa G. , SOUZA, S. R. .
      Descrição: Possibilitar a o desenvolvimento de debates e reflexões sobre a pesquisa em história e o ensino de história, tendo como referência produções desenvolvidas por docentes e discentes da Universidade Federal do Acre, Institutos públicos e da educação básica pública. Esse movimento, que caracteriza-se como um posicionamento político, objetiva confrontar a concepção de que o que se produz nas Amazônias limita-se a uma historiografia regional. O intuito é demonstrar a amplitude das pesquisas e produções existentes, expressando seus diálogos com múltiplos territórios e sujeitos sociais, contrapondo-se a preceitos historicistas e abordagens eurocêntricas/etnocêntricas. Objetivos Específicos: 1) Debateu-se sobre questões do ensino e de pesquisas em História. 2) Rompeu-se com a metodologia e com temáticas etnocêntricas, apresentando propostas de minicursos e paletras/lives em contraponto a preceitos historicistas e abordagens eurocêntricas.
    • Nome do projeto: III Seminário de ?Fronteiras em Movimento?: Amazônia e os desafios na conjuntura da Pandemia e o I Seminário Internacional de Fronteiras, religião e religiosidades na Pan Amazônia (2020 - 2020
      Natureza: Extensao
      Integrantes: PAES, Vanessa G. , LIMA, G. P. , SANTOS, A. S. , CAVALCANTE, T. L. , ASSIS, F. P. , ALBUQUERQUE, E. N. S. , NASCIMENTO, D. R. .
      Descrição: O Projeto discutiu a região das Amazônias e suas múltiplas fronteiras no contexto da América do Sul, particularmente, o Estado do Acre a partir do contexto do chamado Arco Norte? Constitui, entre as fronteiras brasileiras, um espaço onde as experiências sociais de entre-lugares (BHABHA, 2005) fronteiriços de homens, mulheres, crianças expõem a fronteira tripartite: Brasil?Peru?Bolívia, como um campo de probabilidades de encontros/desencontros, de sobreposições de desigualdades e construções de diferenças políticos, econômicos e socioculturais em múltiplas perspectivas. No decorrer de mais de cinco décadas as experiências de vida são atravessadas por mediações culturais, hibridizações e dinâmicas de desigualdades complexas que necessitam ser analisadas a partir de vieses interdisciplinares. O espaço de fronteiras bi/trinacionais, atualmente, ante a conjuntura da pandemia precisam ser repensada tendo como consequência das ações de Estado e de normativas de segurança, o fechamento das fronteiras e tais intervenções no espaço e na dinâmica social, tais como : (i)emigrações, refúgio, trânsitos, fluxos, legalismos/ilegalismos, acesso à saúd,e aos direitos, direito ao trabalho e outros condicionantes da dinâmica social estão sendo violados e precisam serem problematizados pelos pesquisadores do campo, para que a sociedade civil construa as críticas as ser feitas nos atravessamentos das ausências/presenças de políticas públicas nos espaços das fronteiras do Arco Norte e das questões regionais, nacionais e internacionais que tais dinâmicas promovem ao debate. Deste modo, a fronteira Amazônica é compreendida como campo articulado de territorialidades disputadas pelos agentes que atravessam este espaço: pessoas, capital, empresas, Estado. É necessário interpretar esses espaços em razão das complexidades do vivido e das perspectivas dos sujeitos nos contextos contemporâneos.
    • Nome do projeto: Curso de Aperfeiçoamento em Ensino de História (2021 Atual)
      Natureza: Ensino
      Integrantes: PAES, Vanessa G. , NEPOMUCENO, F. A. , PACHECO, A. S. , FERREIRA JUNIOR, D. R. , MARTINS FILHO, F. , FRANCA, A. F. M. , ALVES, A. O. , SILVA, S. R. , OLIVEIRA, C. M. , BATISTA, S. R. A. , KAXINAWA, A. B. S. , PINTO, G. S. , BELIK, D. , SILVA, A. F. , AZEVEDO, P. A. , MACIEL, J. F. , LIMA, G. P. , REIS, M. V. F. , KOYAMA, A. C. , SANTOS, G. S. , PEREIRA, A. L. , FRANCA, E. N. , CRUZ, T. A. , SOUZA, J. D. , BITTENCOURT, C. M. F. , NASCIMENTO, D. R. , ALBUQUERQUE, E. N. S. , SANTOS, A. S. , CARVALHO, A. B. , FLEURI, R. M. , COSTA, J. S. .
      Descrição: O curso de aperfeiçoamento Trânsitos de saberes e fazeres no Ensino de História integra o Projeto do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Amapá sob o título: Trânsitos de religiosidades amazônicos no Ensino de História do Estado Amapá e do Acre como requisito avaliativo do Estágio Pós-Doutoral da Drª. Geórgia Pereira Lima. A equipe técnica colaboração: Andrisson F. da Silva, Emilly Nayra S. Albuquerque, Danilo R. do Nascimento, Paulo A. Azevedo e Thays L. Cavalcante e Thiago L. dos Santos. Equipe pedagógica: Armstrong da S. Santos e Vanessa G. Paes. Coordenadores: Geórgia Lima, José Dourado de Souza e Marcus Vinicius F. dos Reis. Ao analisar a gestão do sistema educação básica acreana é, marcadamente uma rede de ensino que envolve unidades públicas e particulares, marcada por processos diferenciados da implementação teórico-metodológica de a década de 1990 ao Currículo de Referencias Único do Acre ? CRUA/2018, a partir as questões colocadas pelas Leis: a) a constituição brasileira, 1988 e a LDB ? Lei de Diretrizes e Base da Educação, 1996. Subjacente a estas, as leis: b) Lei da Liberdade Religiosa, nº 16/2001; Lei 10.639/2003; Lei 11.645/2008, Lei ambiental nº 9.605/98 e, recentemente as mudanças introduzidas ao ensino brasileiro pela BNCC/2017. Expos a Amazônia no que tanges as fronteiras e saberes de matriz africana, indígenas e populações tradicionais, bem como, a História de outras sociedades em diversas temporalidades e a inclusão das metodologias ativas com o uso das Tecnologia das Informações e das Comunicações - TICs demonstrou a fragilidade do Ensino de História em tempo de Covid-19. Assim, as quatro competências apresentadas pela área de conhecimento traduzem no campo escolar desafios didáticos-pedagógicos sob múltiplos contextos do ensino acreano, bem como, a comunidade acadêmica, particularmente, os cursos de licenciaturas responsabilidades de repensar os modelos de formação do profissional. Uma vez em que a Amazônia, considerada a maior região brasileira, representa um espaço geopolítico de múltiplas fronteiras Pan-amazônicas: nacionais, internacionais, econômicas, políticas, cultural, socioambiental e sociocultural. Neste universo, temos a maior população originária do Brasil com o 37,39% de comunidades indígenas (IBGE, 2010), nos últimos anos diversos foram os enfrentamentos dessas comunidades, se considerar a alteridade, uma das principais questões que se apresenta é a forma como o governo tem ignorando as situações socioambientais locais e as implicações da visão homogenia de uma região marcada pelo pluralismo cultural e de modos de vidas. Sob outro prisma, a distribuição espacial da população segundo a cor ?pretos e pardos? (IBGE/2010) despertam maior criticidade dessa diversidade amazônica que por vezes são silenciadas e expõem a brusca realidade do racismo estrutural que apresenta seus signos, sentidos e ressignificados também nos ambientes escolares, reproduzidos mesmo com todas as políticas implementadas no início do século XXI. Nesse sentido, os estudos do pós-doutoramento somado as discussões nos grupos de pesquisas e a experiência no Pibid/História/Institucional/Formação docente se constituem a base desta proposta metodológica para o Ensino de História, numa perspectiva é problematizar saberes e fazeres para pensar as dimensões pedagógicas visando uma formação docente, inicial e continuada, em tempo de pandemia do Covid/19. Portanto, o ensino-pesquisa tem-se a visibilidade do Currículo de História ou dos silêncios teórico-metodológico a partir dos eixos da História e cultura africana e afro-brasileira; História e cultura Indígena; História, gênero e lutas sociais; Espaço, tempo e trabalho Movimentos Sociais; Interfaces do progresso e as questões ambientais; Novos corpos, novos sujeitos, sociabilidades e as inovações tecnológicas; História, Cidadania e Direitos Humanos.
    • Nome do projeto: Jornada de Estudos de Gênero, Violência e (Re)existência na História: contribuições teóricas e metodológicas (2022 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: PAES, Vanessa G. , Rovai, Marta Goveira de Oliveira , RIBEIRO, S. L. S. , Marcela Boni Evangelista , Fernandez, Vanessa Paola Rojas , KAMENSKY, A. P. S. O. , DELBONI, C. , OSMAN, S. A. , CARVALHO, M. V. , FREITAS, E. M. M. , NUNES, A. B. M. .
      Descrição: Este projeto visa analisar, debater e divulgar pesquisas que foram e estão sendo realizadas no espaço brasileiro e no território amazônico sobre as temáticas de gênero, violências e (re)existências na História a partir das contribuições teóricas e metodológicas no espaço acadêmico e social. A análise da proposta do evento assenta-se no entrecruzamento das temáticas que serão apresentadas pelos pesquisadores da área de estudo, com ênfase nas questões de gênero, nos dispositivos das violências e nos processos de (Re)existências dos sujeitos históricos dos diferenciados contextos das pesquisas a serem apresentadas durante o evento. A análise situada da historiografia sobre essas temáticas nos permitirá compreender o problema das violências nas regiões de fronteira Amazônica, principalmente no arco Norte no qual o Estado do Acre situa-se.
    • Nome do projeto: "REVISTA DISCENTE DAS AMAZÔNIAS VOLUME 04 NÚMERO 01 - JANEIRO A JUNHO DE 2021"; e VOLUME 04 NÚMERO 02 - JULHO A DEZEMBRO DE 2021". (2021 - 2021
      Natureza: Extensao
      Integrantes: PAES, Vanessa G. , ALBUQUERQUE, N. B. M. .
      Descrição: Estimular e divulgar a produção acadêmica científica dos discentes de História. Objetivos Específicos: ? Desenvolver habilidades e competências vinculadas à pluralidade conceitual e teórica da pesquisa em História, bem como as análises sobre sociedade e ao exercício do ensino básico; ? Atender a demanda dos PPC de Licenciatura e Bacharelado em História no sentido de fornecer condições/estímulos de pesquisa e produção historiográfica a fim de colaborar a formação do Historiador e do professor de História.
    • Nome do projeto: "Curso de Aperfeiçoamento em Ensino de História "Pan-Amazônia: fronteiras e saberes de matriz africanas, indígenas e população tradicional" (2021 - 2021
      Natureza: Extensao
      Integrantes: PAES, Vanessa G. , LIMA, G. P. .
      Descrição: Proporcionar uma formação geral aos cursistas e uma formação docente, inicial e continuada particularmente docentes da área de História, ativa na perspectiva do professor reflexivo, ensino-pesquisa, com desenvolvimento de atitudes; aplicação de conhecimentos; desenvolvimento de habilidades necessárias à prática educativa e profissional, visando domínio e a aprendizagens significativas pedagógicas para aplicabilidade no fazer metodológico crítico e inovador. Objetivos Específicos: 1. Promover encontros a partir dos Eixos temáticos ensino-pesquisa articulados com o conteúdo do professor da disciplina de história visando elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica a partir dos diversos diálogos como a Referencial Curricular de História/2018 para desenvolver uma visão crítica dos usos da metodologia Ensino-pesquisa; 2. Realizar aulas interativas articuladas a palestras com pesquisadores do ensino, visando a reflexão metodológica do uso de novas linguagens e TCIs no Ensino de História, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem; 3. Oportunizar o desenvolvimento do trabalho individual de pesquisa e estudos de conteúdo, bem como, o trabalho em equipe de habilidades práticas de ensino e aprendizagem, numa articulação entre teoria e prática. 4. A dimensão pedagógica das diferentes linguagens e TICs enquanto instrumentos que permitem uma compreensão dos conteúdos; 5. Apresentar e publicar em e-book a vivência pedagógica do curso.
    • Nome do projeto: Ensino de História e Interseccionalidade: práticas, saberes e desigualdades na Amazônia (2023 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PAES, Vanessa G. , LIMA, G. P. .
      Descrição: Este projeto tem como proposta analisar os processos interseccionais relacionais à docência e a aprendizagem em Ensino de História a partir das experiências de educadores e educadoras da cidade de Rio Branco. Deste modo, partimos do pressuposto de que a conjuntura neoliberal vivenciada por professores e alunos no chão da escola intensificaram a precarização e as condições do trabalho docente, além acionarem as desigualdades historicamente constituídas no contexto amazônico. Mesmo assim, conjecturamos que uma didática crítica e dialógica possibilita que a interseccionalidade possa ser usada para repensar as desigualdades sociais nos contextos espaço-temporais amazônico, assim como possa ser utilizada como ferramenta metodológica para avaliar a tendência neoliberal na fronteira amazônica.
    • Nome do projeto: "REVISTA DISCENTE DAS AMAZÔNIAS VOLUME 03 NÚMERO 01 - JANEIRO A MAIO DE 2020. "NÚMERO 02 - JULHO A NOVEMBRO DE 2020" (2020 - 2020
      Natureza: Extensao
      Integrantes: PAES, Vanessa G. , ALBUQUERQUE, N. B. M. .
      Descrição: Estimular e divulgar a produção acadêmica científica dos discentes de História. Objetivos Específicos: ? Desenvolver habilidades e competências vinculadas à pluralidade conceitual e teórica da pesquisa em História, bem como as análises sobre sociedade e ao exercício do ensino básico; ? Atender a demanda dos PPC de Licenciatura e Bacharelado em História no sentido de fornecer condições/estímulos de pesquisa e produção historiográfica a fim de colaborar a formação do Historiador e do professor de História.
    • Nome do projeto: V Colóquio Internacional Diálogos Sul-Sul: Territórios e Fronteiras de vida em plenitude: desafios, propósitos e articulações atuais de raízes ancestrais e, II Congresso Internacional de Pesquisa (2021 - 2021
      Natureza: Extensao
      Integrantes: PAES, Vanessa G. , LIMA, G. P. , FLEURI, R. M. , FRANCA, E. N. , SANTOS, G. S. .
    • Nome do projeto: Fronteiras em movimento: deslocamentos e circulação em áreas da fronteiras do Brasil com a Bolívia, Colômbia e o Peru (2014 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PAES, Vanessa G. .
      Descrição: A proposta desta pesquisa é analisar os deslocamentos de pessoas que, ao se utilizarem das fronteiras da Região Norte do Brasil com a Bolívia, a Colômbia e o Peru, no movimento pendular de ir e vir, passaram pela experiência da imigração. Espera-se, com isso, construir explicações acerca de como se dão os processos de deslocamentos entre fronteiras e circunscrever as experiências de vida resultante dessa mobilidade no cenário das migrações contemporâneas para o Brasil. Pesquisas em diversas áreas, principalmente nas áreas de sociologia e geografia, têm se debruçado sobre aspectos da imigração e sobre a inserção do sujeito no mercado de trabalho. Contudo, a maioria dos estudos produzidos não contempla relatos pessoais e coletivos dos imigrantes e não enfatiza a história deles pelos percursos e rotas transfronteiriças do Norte do Brasil. A partir disso, o presente projeto tem como objetivo desenvolver um estudo sobre as imigrações internacionais nas áreas das fronteiras Norte do Brasil. Temos como problema preliminar da investigação que os motivos da mobilidade que ocorre na região da fronteira Norte do Brasil com os países fronteiriços latino-americanos são influenciados pelas interconexões de culturas e dos processos de desigualdades sociais presentes nos espaços vivenciados pelos sujeitos. À luz dos pressupostos teóricos da história oral temática, tal como desenvolvida por Meihy ( 2005, 2007, 2008, 2011), será desenvolvida a pesquisa sobre a mobilidade dos imigrantes colombianos, haitianos e peruanos que se utilizam das rotas migratórias nas fronteiras Norte do Brasil para seus deslocamentos no período de 1970-2012. Esta pesquisa permitirá a construção de um corpus documental cujas análises possibilitarão ampliarmos o leque analítico sobre a questão dos deslocamentos contemporâneos em áreas de fronteiras; sobre a circulação, as trocas culturais e simbólicas que tais espaços incitam sobre as novas territorialidades no contexto global do capitalismo.
    • Nome do projeto: História Oral de Famílias de Bolivianos para São Paulo: a experiência migratória entre a Bolívia e o Brasil (2009 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PAES, Vanessa G. , MEIHY, J. C. S. B. .
      Descrição: endo como base a história oral desenvolvida no Núcleo de Estudos em História Oral da Universidade de São Paulo, esta dissertação objetiva analisar os deslocamentos de imigrantes bolivianos para a Cidade de São Paulo a partir da década de 1990. A escolha do período justifica-se porque corresponde ao período de maior incidência da migração boliviana para o Brasil de modo geral e, especificamente, para São Paulo. Busca-se como se constroem compreensões acerca de como ocorrem os processos de subjetivação a partir das experiências de vida resultantes dessa mobilidade. Os procedimentos metodológicos empregados para alcançar os objetivos serão os propostos pela história oral de vida. Acredita-se que estes permitam a construção de um corpus documental, mediante a constituição de entrevistas, cuja análise nos permitirá, por meio de histórias singulares e coletivas, compreender os elementos que hoje definem e impulsionam os movimentos migratórios. Esta pesquisa tem como problemática conhecer os motivos que levam as pessoas a migrarem, num processo de deslocamento próprio do mundo contemporâneo.
    • PAES, Vanessa G. . V COLÓQUIO INTERNACIONAL DIÁLOGOS SUL-SUL e II CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO,. 2021 - Avaliador v colÓquio internacional diÁlogos sul-sul e ii congresso internacional de pesquisa e prÁti
    • PAES, Vanessa G. . 'V Colóquio Internacional Diálogos Sul-Sul: Territórios e Fronteiras de vida em plenitude: desafios, propósitos e articulações atuais de raízes ancestrais e, II Congresso Internacional de Pesquisa. 2021 - Monitoria
    • VANESSA GENEROSO, PAES ; LIMA, G. P. . Curso de Aperfeiçoamento em Ensino de História 'Pan-Amazônia: fronteiras e saberes de matriz africanas, indígenas e população tradicional. 2021 - Monitoria
    • VANESSA GENEROSO, PAES ; LIMA, G. P. . 'Curso de Aperfeiçoamento em Ensino de História 'Pan-Amazônia: fronteiras e saberes de matriz africanas, indígenas e população tradicional'. 2021 - Monitoria
    • VANESSA GENEROSO, PAES . 'V Colóquio Internacional Diálogos Sul-Sul: Territórios e Fronteiras de vida em plenitude: desafios, propósitos e articulações atuais de raízes ancestrais e, II Congresso Internacional de Pesquisa e Pr'. 2021 - Monitoria
    • Graduacao:
      • Curso: Historia
        Nome da Instituição: Universidade Federal de Rondônia
        Ano de conclusão: 2004
    • Mestrado:
      • Curso: História Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2011
    • Doutorado:
      • Curso: História Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2018
    • Centro de Defesa da Criança E do Adolescente:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2001 - 2002 ).
        Outras informações: Lentamento e catalogação de documentos
        Outras informações: CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO
    • Universidade Federal de Rondônia:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Centro de Hermenêutica do Presente:
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Núcleo de Estudos em História Oral:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
    • Secretaria de Estado da Educação de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Oralidades (USP):
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Instituto Educacional do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
    • Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2018 - 2018 ).
        Outras informações: Ministrou as disciplinas: História do Brasil: política, redemocratização e movimentos sociais contemporâneos. História do Brasil II.
        Outras informações: Professora Contratada
    • Universidade do Estado de Mato Grosso:
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
    • Universidade Federal do Acre:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2018 ).
    • Das Amazônias:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).
        Outras informações: Revista Discente de História da UFAC
    • O Cosmopolítico:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).
        Outras informações: periódico acadêmico do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal Fluminense
    • Revista Eletrônica História em Reflexão:
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - 2021 ).
        Outras informações: Conselheira consultiva Ad Hoc da Revista Eletrônica História em Reflexão - REHR. ISSN 1981-2434
    • RIDPHE_R REVISTA IBEROAMERICANA DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO-EDUCATIVO:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - 2019 ).
    • Revista Canoa do Tempo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - 2020 ).
        Outras informações: Revista do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Amazonas (PPGH-UFAM)
    • HISTÓRIA ORAL:
      • Tipo de vínculo: Livre (2022 - 2022 ).
    • Das Amazônias: revista Discente de História da UFAC:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Revista Eletrônica da ANPHLAC:
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - 2021 ).