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Renata Schlumberger Schevisbiski

    • Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná (2005), Mestrado (2007) e Doutorado (2013) em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Professora Adjunta, nível AD-A, do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Londrina e membro do Corpo Docente do Curso de Especialização em Ensino de Sociologia. Coordenou o projeto PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Incentivo à Docência - CAPES) de 2012 a 2015, no referido Departamento. Atualmente coordena um projeto de pesquisa sobre o pensamento do político de Claude Lefort. Suas áreas de pesquisa são: teoria política, democracia e participação política e conteúdos de Ciência Política na disciplina de Sociologia no Ensino Médio.

       

      Links:    

    • LIMA, A. M. S. ; ARAUJO, A. L. ; LIMA, A. J. C. ; FERREIRA, A. F. ; CARVALHO, C. A. ; SILVA, I. F. ; SCHEVISBISKI, R. S. ; SILVEIRA, R. J. . Práticas e debates na formação de professores de Sociologia/Ciências Sociais. Londrina : Editora UEL, 2013 . 961p. ISBN: 9788578462284.
  • Artigos completos publicados em periódicos: 2
    • SCHEVISBISKI, R. S. . Lo politico y la política en Claude Lefort: aportes teóricos para una reflexión sobre la Democracia Utopía y praxis Latinoamericana , v. 64 , p. 125 - 132 , 2014. ISSN: 13155216.
    • SCHEVISBISKI, R. S. . Movimentos Sociais como alternativas à renovação democrática na América Latina Lutas e Resistências , v. 3 , p. 92 - 96 , 2007. ISSN: 19808100.
    • SCHEVISBISKI, R. S. . Os clássicos do pensamento político em sala de aula: o conceito de liberdade como autodeterminação coletiva em Jean Jaques Rousseau e autodeterminação individual em Montesquieu. Estágio, Formação e Trabalho Docente: experiências das jornadas/cursos do FOPE/PRODOCENCIA, v. 1, p. 330 - 346, 2014.
    • LIMA, A. M. S. ; FERREIRA, A. F. ; SCHEVISBISKI, R. S. . Desafios postos pelo trabalho na área de metodologia de ensino de sociologia: alguns apontamentos com base na observação com alunos do terceiro ano de ciências sociais nos últimos dois anos. O estágio na licenciatura: a formação de professores e a experiência interdisciplinar na Universidade Estadual de Londrina, v. , p. 43 - 70, 2009.
    • SCHEVISBISKI, R. S. ; SALES, Márcio Rojânio da Ponte ; FUKS, Mario . O Controle Social na Política de Saúde: um estudo sobre o Conselho MUnicipal de Saúde de Curitiba (1991-2001). Democracia e Participação: os Conselhos Gestores do Paraná, v. , p. 105 - 119, 2004.
    • SCHEVISBISKI, R. S. . O imaginário da crise em Claude Lefort. In: V Seminário Nacional de Sociologia & Política , 2014 , Curitiba. Anais do V Seminário Nacional de Sociologia & Política. : , 2014.
    • SCHEVISBISKI, R. S. . Apontamentos sobre a Democracia contemporânea na perspectiva de Claude Lefort: a questão da incerteza e da indeterminação. In: VIII Congresso Português de Sociologia - 40 anos de democracias: progressos, contradições e prospetivas , 2014 , Évora. Actas. : , 2014.
    • SCHEVISBISKI, R. S. . O político e a política em Claude Lefort. In: 36 Encontro Anual da ANPOCS , 2012 , Águas de Lindóia. Programas e Resumos do 36 Encontro Anual da ANPOCS. : , 2012. p. 332 - 332.
    • SCHEVISBISKI, R. S. . O Político e a Política na perspectiva de Claude Lefort. In: XV Encontro Nacional da ANPOF , 2012 , Curitiba. Anais de resumos do XV Encontro Nacional da ANPOF. : , 2012. p. 656 - 656.
    • SCHEVISBISKI, R. S. . Representação Política como mise en scène. In: Seminário de Teoria Política - Democracia e Republicanismo , 2009 , Maringá. Caderno de Resumos - Seminário de Teoria Política - Democracia e Republicanismo. Maringá : FAMMA - Gráfica e Editora, 2009. p. 45 - 48.
    • SCHEVISBISKI, R. S. . Controle Social na Política de Saúde: um estudo sobre o Conselho Municipal de Saúde de Curitiba (1991-2001). In: XII Jornadas de Jovens Pesquisadores da AUGM , 2004 , Curitiba. Anais das XII Jornadas de Jovens Pesquisadores da AUGM. : , 2004.
    • SCHEVISBISKI, R. S. . Controle Social na Política de Saúde: um estudo sobre o Conselho Municipal de Saúde de Curitiba (1991-2001). In: XII Jornadas de Jovens Pesquisadores da AUGM , 2004 , Curitiba. Resumos. Curitiba : Idealgraf Editora, 2004.
    • SCHEVISBISKI, R. S. . Democracia e Políticas Sociais no Paraná. In: Evento de Iniciação Científica - EVINCI , 2002 , Curitiba. Anais do 10º Evento de Iniciação Científica. Curitiba : Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, 2002. p. 156 - 156.
    • LIMA, A. M. S. ; SILVA, I. F. ; REZENDE, M. J. ; SCHEVISBISKI, R. S. . As persistentes desigualdades brasileiras como temas para o Ensino Médio. Londrina : Eduel , 2011 (Apresentação na contra capa de livro)
    • SCHEVISBISKI, R. S. . A ?obra? da ideologia e a invenção democrática. 2015 (Conferência)
    • SCHEVISBISKI, R. S. . O Imaginário da Crise em Claude Lefort. 2014 (Comunicacao)
    • SCHEVISBISKI, R. S. . Apontamentos sobre a democracia contemporânea na perspectiva de Claude Lefort: a questão da incerteza e da indeterminação. 2014 (Comunicacao)
    • SCHEVISBISKI, R. S. . Ciclo profissionalizante na formação do cientista social. 2012 (Seminário)
    • SCHEVISBISKI, R. S. . Liberdade e democracia na perspectiva de Claude Lefort. 2012 (Seminário)
    • SCHEVISBISKI, R. S. . O Político e a Política em Claude Lefort. 2012 (Comunicacao)
    • SCHEVISBISKI, R. S. . Ler e interpretar Maquiavel na perspectiva de Claude Lefort. 2013 (Conferência)
    • SCHEVISBISKI, R. S. . Representação política como mise en scéne. 2009 (Seminário)
    • SCHEVISBISKI, R. S. . Regras institucionais e formação de políticas públicas: um estudo sobre o Conselho Nacional de Saúde. 2009 (Outra)
    • SCHEVISBISKI, R. S. . Metodologias de ensino de sociologia: o projeto ?Oficina de Idéias?. 2008 (Simposio)
    • SCHEVISBISKI, R. S. . O Pensamento Social brasileiro no Ensino Médio. 2008 (Seminário)
    • SCHEVISBISKI, R. S. . Conselhos Gestores de Políticas Públicas: desenho institucional e formação de políticas. 2008 (Simposio)
    • SCHEVISBISKI, R. S. . Os Conselhos Gestores e a lógica da institucionalização da participação política na esfera pública brasileira. 2008 (Seminário)
    • LIMA, A. M. S. ; FIORELI, I. ; CARVALHO, C. A. ; SCHEVISBISKI, R. S. ; FERREIRA, A. F. ; SOUSA, N. R. . I Simpósio Estadual sobre a Formação de Professores de Sociologia. 2008 (Universidade Estadual de Londrina)
    • SCHEVISBISKI, R. S. . Oficina de Idéias: o ensino de Sociologia, seus conteúdos, metodologias e recursos didáticos. 2008 (Universidade Estadual de Londrina)
    • LIMA, A. M. S. ; SCHEVISBISKI, R. S. ; ARAUJO, A. L. ; LIMA, A. J. C. ; FERREIRA, A. F. ; FIORELI, I. ; CARVALHO, C. A. ; SILVEIRA, R. J. . VI Simpósio Estadual de Formação de Professores de Sociologia e VI Seminário de Estágio de Sociologia da UEL - "O lugar do estágio, dos laboratórios de ensino e dos programas de incentivo à docência na formação de professores de sociologia do Paraná". 2013 (Universidade Estadual de Londrina)
    • SCHEVISBISKI, R. S. ; MARLIER, R. M. . I Jornada de Humanidades do Colégio Estadual Benjamin Constant - "Diversidade Cultural e Movimentos Sociais: das resistências às alternativas". 2013 (Colégio Estadual Benjamin Constant e Projeto PIBID - Ciências Sociais/UEL)
    • SCHEVISBISKI, R. S. ; LIMA, A. M. S. . Desafios da Relação Pesquisa/Ensino no contexto atual das escolas de ensino médio da rede estadual pública. 2013 (Universidade Estadual de Londrina)
    • SCHEVISBISKI, R. S. . II Simpósio Estadual sobre a formação de professores de Sociologia: O Estágio curricular obrigatório nas Ciências Sociais, a licenciatura e a disciplina de Sociologia no Ensino Médio: lutas e desafios pela consolidação. 2010 (Universidade Estadual de Londrina)
    • SCHEVISBISKI, R. S. . Mesa redonda "Representações sociais e mapas mentais". 2012 (Universidade Estadual de Londrina)
    • SCHEVISBISKI, R. S. . Mesa redonda "Josué de Castro e a busca de soluções para os problemas sociais brasileiros". 2012 (Universidade Estadual de Londrina)
    • SCHEVISBISKI, R. S. . Congresso Nacional dos Colégios de Aplicação do Paraná/Mostra de práticas de ensino de estágios, do PRODOCENCIA e do PIBID. 2012 (Universidade Estadual de Londrina)
    • BALTAR, C. S. ; SOUZA, C. D. ; ALIAGA, L. ; SCHEVISBISKI, R. S. ; PELEGRINI, R. . XXV Semana de Ciências Sociais - 50 anos do Golpe Militar. 2014 (Departamento de Ciências Sociais - CLCH - Universidade Estadual de Londrina)
    • ROSSI, M. A. ; SILVA, I. F. ; FERREIRA, A. F. ; LIMA, A. M. S. ; LIMA, A. J. C. ; SCHEVISBISKI, R. S. ; WIK, F. ; ARAUJO, A. L. ; NARCISO, R. F. ; NUNES, M. O. ; GRISOTTO, A. ; SHISHITO, F. A. ; SILVEIRA, R. J. ; SOUZA, N. R. . IV Encontro Regional de Ensino de Sociologia e de Filosofia e VII Seminário de Estágio de Ciências Sociais. 2014 (UEL)
    • CARDOSO, S. ; RAMOS, S. ; SCHEVISBISKI, R. S. . Colóquio Internacional Claude Lefort: A invenção democrática hoje. 2015 (Universidade de São Paulo)
    • SANTOS, E. S. ; SCHEVISBISKI, R. S. ; LIMA, A. M. S. ; SOUSA, C. J. de ; ORTICELLI, M. T. ; ALBERTUNI, C. A. . O Ensino de Filosofia no nível médio: "Deleuze e a Educação e "Filosofia e o exercício do pensamento conceitual na educação básica. 2009 (Universidade Estadual de Londrina)
    • SCHEVISBISKI, R. S. . Sistemas Eleitorais Comparados. 2008 (Faculdades do Brasil)
    • SCHEVISBISKI, R. S. . Oficina de Idéias: o ensino de Sociologia, seus conteúdos, metodologias e recursos didáticos. 2008 (Universidade Estadual de Londrina)
    • SCHEVISBISKI, R. S. . Oficina de Idéias: o ensino de Sociologia, seus conteúdos, metodologias e recursos didáticos. 2008 (Universidade Estadual de Londrina)
    • SCHEVISBISKI, R. S. . Democracia e Totalitarismo:uma introdução ao pensamento de Claude Lefort. 2014 (Universidade Estadual de Londrina)
    • SCHEVISBISKI, R. S. . Políticas Públicas de Manejo e Conservação Ambiental. 2008 (Apostila)
    • Nome do projeto: Projeto de Extensão - Grupo de Apoio ao Ensino de Sociologia (2004 - 2008
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SCHEVISBISKI, R. S. , CARVALHO, C. A. .
      Descrição: Projeto que visa realizar diversas ações, entre elas: assessorar o Ensino de Sociologia nos diferentes níveis (fundamental, médio e superior); Desenvolver uma articulação maior entre Universidade e Ensino Básico (fundamental , médio), através da assessoria ao ensino de Sociologia; - Desenvolver um processo de formação continuada para os professores de Sociologia em exercício; Propiciar ao aluno do curso de Ciências Sociais o acesso e a reflexão sobre formas de ensinar e sobre materiais didáticos auxiliares no ensino de Sociologia; constituir um espaço de vivência e criação de novas práticas de ensino e de novos materiais pedagógicos, além de permitir a consolidação de um acervo de materiais pedagógicos para o ensino de Sociologia; possibilitar o desenvolvimento de pesquisas e de grupos de estudos sobre o ensino de Sociologia, a realidade sócio-educacional, a formação de professores, entre outros; amadurecer as possibilidades epistemológicas de ensino de Sociologia vislumbradas na primeira fase do Laboratório. constituir um espaço de vivência e criação de novas práticas de ensino e de novos materiais pedagógicos, além de permitir a consolidação de um acervo de materiais pedagógicos para o ensino de Sociologia.
    • Nome do projeto: Grupo de Estudos e Extensão sobre Materiais Didáticos de Sociologia (2008 - 2009
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SCHEVISBISKI, R. S. , LENARDAO, E. , FERREIRA, A. F. , FIORELI, I. , LIMA, A. M. S. , SOUSA, N. R. .
      Descrição: O projeto, realizado em parceria com o Núcleo Regional de Ensino de Londrina (NRE-Londrina) consiste em um grupo de estudos, de produção de materiais didáticos e trocas de experiências com professores de Sociologia que atuam nas escolas públicas estaduais do NRE-Londrina; possibilitando aos professores dessas escolas estaduais materiais de apoio e atividades diferenciadas que enriqueçam o ensino dessa disciplina
    • Nome do projeto: LENPES - Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de Sociologia (2012 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SCHEVISBISKI, R. S. , LENARDAO, E. , CESARIO, A. C. C. , FERREIRA, A. F. , FIORELI, I. , LIMA, A. M. S. , Claudinei Spirandelli .
      Descrição: O PROJETO INTEGRADO LENPES (LABORATÓRIO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DE SOCIOLOGIA), DO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, EM PARCERIA COM AS ESCOLAS ESTADUAIS DA REDE PÚBLICA DE LONDRINA, POR MEIO DE AÇÕES ARTICULADAS DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, PRETENDE APRIMORAR A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA PARA PROFESSORES DE SOCIOLOGIA, PROPICIAR INOVAÇÕES NAS METODOLOGIAS DE ENSINO E DE PESQUISA DE SOCIOLOGIA/CIÊNCIAS SOCIAIS PARA [PELO E COM] OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO E ENSINO SUPERIOR, QUE CONTRIBUAM PARA A SUPERAÇÃO DAS DESIGUALDADES SÓCIOEDUCACIONAIS, ENVOLVENDO, AO MESMO TEMPO, GRADUANDOS DA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS, PROFESSORES DE SOCIOLOGIA ATUANTES NAS ESCOLAS, ALUNOS (JOVENS) DA EDUCAÇÃO BÁSICA, PAIS, FUNCIONÁRIOS DAS ESCOLAS E EQUIPES DE ENSINO NESTAS RESPECTIVAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS. O PROJETO VISA AINDA A VALORIZAÇÃO E O APRIMORAMENTO DAS ATIVIDADES DE ENSINO, DENTRO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS, HABILITAÇÃO LICENCIATURA, ARTICULANDO AÇÕES ENTRE OS PROFESSORES DE ANTROPOLOGIA, CIÊNCIA POLÍTICA, DE SOCIOLOGIA, DE METODOLOGIA DE ENSINO DE SOCIOLOGIA E DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO, EM PROL DA MELHORIA DA QUALIDADE DA FORMAÇÃO DOS FUTUROS PROFESSORES PESQUISADORES DE SOCIOLOGIA QUE ATUARÃO COM JOVENS DO ENSINO MÉDIO.
    • Nome do projeto: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID Subprojeto Ciências Sociais (2013 - 2014
      Natureza: Outra
      Integrantes: SCHEVISBISKI, R. S. , SILVA, I. F. , MARLIER, R. M. , CARVALHO, C. A. , GUINZELINI, E. G. , LUZ, F. S. .
      Descrição: O Projeto PIBID - Ciências Sociais realiza a compreensão e sistematização dos processos de ensino-aprendizagem dos conceitos sociológicos por idade e série do Ensino Médio, dado que a obrigatoriedade do ensino da sociologia nas três séries do Ensino Médio data de 2008, as equipes pedagógicas das secretarias de educação e das escolas têm que enfrentar esse desafio junto com os professores da educação básica e das universidades formadoras de professores, o que leva este projeto a dedicar-se firmemente neste foco. Além disso, realiza o desenvolvimento de novas metodologias de ensino de Sociologia, inclusive, com produção de materiais didáticos como: cadernos de metodologia, vídeos, músicas, documentários, jogos e outros recursos que abordem temáticas das Ciências Sociais, numa visão interdisciplinar. O projeto também desenvolve materiais e novas metodologias elaboradas pelos participantes dos projetos nas escolas inseridas no projeto.
    • Nome do projeto: Projeto PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) - Subprojeto Ciências Sociais - Universidade Estadual de Londrina / CAPES (2012 - 2013
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SCHEVISBISKI, R. S. , FERREIRA, A. F. , LIMA, A. M. S. , SOUSA, N. R. , BILEK, L. L. , BARALDI JR., C. L , FABENI, J. , BORGES, A. C. .
      Descrição: O subprojeto PIBID-Ciências Sociais objetiva realizar a compreensão e sistematização dos processos de ensino-aprendizagem dos conceitos sociológicos por idade e série do Ensino Médio no contexto da obrigatoriedade do ensino da sociologia nas três séries do Ensino Médio que data de 2008; o desenvolvimento de novas metodologias de ensino de Sociologia, inclusive, com produção de materiais didáticos como: cadernos de metodologia, vídeos, músicas, documentários, jogos e outros recursos que abordem temáticas das Ciências Sociais, numa visão interdisciplinar; a aplicação efetiva desses materiais e dessas novas metodologias elaboradas pelos participantes dos projetos nas escolas que estiverem inseridas no projeto; a realização de um levantamento e da análise dos currículos dos diferentes estados brasileiros, identificando suas propostas de divisão de conteúdos por modulo e serie no Ensino Médio Regular e na EJA, visto ser essa uma questão fundamental para a consolidação da sociologia como disciplina escolar.
    • Nome do projeto: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID Subprojeto Ciências Sociais (2014 - 2015
      Natureza: Outra
      Integrantes: SCHEVISBISKI, R. S. , MARLIER, R. M. , LUZ, F. S. , OLIVEIRA, M. B. .
      Descrição: O subprojeto PIBID Ciências Sociais tem por objetivo promover a inserção de licenciandos na docência na disciplina de Sociologia no Ensino Médio. Para tanto, tem por objetivo pesquisar e desenvolver metodologias de ensino, materiais didáticos e a formação continuada através do aprofundamento de temas sociológicos, políticos e antropológicos por meio de ações relacionando pesquisa, ensino e extensão.
    • Nome do projeto: ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO CONCEITUAL DO POLÍTICO EM CLAUDE LEFORT E SUAS INFLUÊNCIAS NO PENSAMENTO DEMOCRÁTICO CONTEMPORÂNEO (2014 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SCHEVISBISKI, R. S. .
      Descrição: ESTE PROJETO TEM POR OBJETIVO ANALISAR O PROCESSO DE ELABORAÇÃO DE UM CONCEITO CENTRAL NO PENSAMENTO DE CLAUDE LEFORT (1924-2010), A SABER, O CONCEITO DO POLÍTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NA REFLEXÃO CONTEMPORÂNEA SOBRE A DEMOCRACIA. A PESQUISA REALIZA UMA INCURSÃO NOS ESCRITOS DO FILÓSOFO FRANCÊS, A FIM DE RECONSTITUIR OS PONTOS NODAIS NA TRAJETÓRIA POLÍTICA E INTELECTUAL DO AUTOR, NOS QUAIS ELE ELABORA E REELABORA O CONCEITO. NESTE TRABALHO, TORNA-SE FUNDAMENTAL COMPREENDER OS MOMENTOS DE ?VIRADA? TEÓRICA EM QUE LEFORT PRODUZ SUAS REFLEXÕES, PARTICULARMENTE QUANDO ABANDONA A MILITÂNCIA TROTSKISTA E O GRUPO SOCIALISMO OU BARBÁRIE, O QUAL FOI FUNDADOR JUNTAMENTE COM CORNELIUS CASTORIADIS, E O CÍRCULO DE REFLEXÃO MARXISTA, PARA SE DEDICAR AO ESTUDO DA OBRA DE MAQUIAVEL. ESSE MOVIMENTO TEÓRICO NÃO PODE SER COMPREENDIDO DE MANEIRA DISSOCIADA DE ALGUNS ACONTECIMENTOS HISTÓRICOS QUE IMPACTARAM SIGNIFICATIVAMENTE NAS REFLEXÕES DO AUTOR, ENTRE OS QUAIS SE DESTACAM O ADVENTO DO SOCIALISMO NA UNIÃO SOVIÉTICA, A ATUAÇÃO DOS PARTIDOS DE ESQUERDA NA FRANÇA E MAIO DE 1968. NESSE SENTIDO, ESTA PESQUISA PROCURA ESTABELECER, ATRAVÉS DO IMBRICAMENTO ENTRE REFLEXÃO TEÓRICA E ACONTECIMENTOS POLÍTICOS, ARTICULADOS À TRAJETÓRIA DO AUTOR, OS LUGARES NA OBRA QUE O LEVARAM À CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DO ?POLÍTICO?. PARA TANTO, REALIZA-SE UMA INCURSÃO EM SEUS INÚMEROS ARTIGOS E EM DIVERSAS ENTREVISTAS CONCEDIDAS POR LEFORT, A FIM DE ESTABELECER OS MOMENTOS NA OBRA EM QUE REALIZA A SUA ELABORAÇÃO CONCEITUAL. COM ISSO, PROCURA-SE EXPLICITAR QUE O SIGNIFICADO DO CONCEITO NÃO SE DESPRENDE DO CONJUNTO DE INTERROGAÇÕES ABERTAS PELO AUTOR AO LONGO DE SUA TRAJETÓRIA, DE MODO QUE ELE PERMANECE COMO ?CONSTRUÇÃO? PERMANENTE AO LONGO DE SEUS ESCRITOS, ESTANDO SEMPRE NA DEPENDÊNCIA DE NOVAS (RE)ELABORAÇÕES INTERPRETATIVAS DA PARTE DE LEFORT. DESSA MANEIRA, CONSIDERA-SE QUE HÁ UM FIO CONDUTOR QUE ESTABELECE OS CONTORNOS DA REFLEXÃO SOBRE O POLÍTICO, A QUAL PROPICIA, A CADA INTERCURSO INTERROGATIVO DO AUTOR, A INSTITUIÇÃO DE UM NOVO CONJUNTO DE DISCUSSÕES E REFLEXÕES RELATIVAS AO CONCEITO. UMA VEZ REALIZADA ESSA ANÁLISE PRELIMINAR, A PESQUISA VOLTA-SE PARA UMA COMPREENSÃO SOBRE A RECEPÇÃO DO CONCEITO ENTRE INTELECTUAIS QUE PROCURAM COMPREENDER A DEMOCRACIA EM UMA PERSPECTIVA CONTEMPORÂNEA. O OBJETIVO É COMPREENDER QUAIS FORAM AS RECENTES APROPRIAÇÕES DO CONCEITO LEFORTIANO, ENQUANTO ?SEQUÊNCIAS DO POLÍTICO? NAS OBRAS DE MARCEL GAUCHET E PIERRE ROSANVALLON, ENQUANTO DISCÍPULOS E EXPOENTES DA ?ESCOLA FRANCESA DO POLÍTICO? ORIGINADA COM LEFORT. ALÉM DISSO, CONVÉM ANALISAR A LEITURA INTERPRETATIVA DE CHANTAL MOUFFE E ERNESTO LACLAU DO CONCEITO DO POLÍTICO EM LEFORT E O MODO COMO CONSTROEM SUAS REFLEXÕES SOBRE A DEMOCRACIA. NESSE SENTIDO, ESTA PESQUISA NÃO SE LIMITA A UMA INVESTIGAÇÃO CENTRADA NAS QUESTÕES POLÍTICAS E NO LEVANTAMENTO E ANÁLISE DAS FONTES INTELECTUAIS QUE LEVARAM CLAUDE LEFORT A ELABORAR SEU CONCEITO, MAS TAMBÉM A UM ENTENDIMENTO SOBRE AS APROPRIAÇÕES TEÓRICAS QUE CONTRIBUÍRAM PARA O ESTABELECIMENTO DE UMA AGENDA DE PESQUISAS NA CIÊNCIA POLÍTICA CONTEMPORÂNEA, RESPONSÁVEIS POR ESTABELECER UMA REFLEXÃO SOBRE A DEMOCRACIA NA PERSPECTIVA DO POLÍTICO.
    • Nome do projeto: Projeto de Pesquisa em Ensino de Graduação - Leituras Complementares em Teoria Política Marxista (2008 - 2008
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SCHEVISBISKI, R. S. , MACHADO, E. R. , LENARDAO, E. , BERTERO, J. F. , ANGELI, J. M. , FERREIRA, P. R. , SANTOS, R. C. G. .
      Descrição: Projeto de pesquisa em ensino de graduação que visa desenvolver leituras complementares em teoria política marxista, servindo de apoio pedagógico à formação acadêmica dos alunos de Ciências Sociais.
    • Graduacao:
      • Curso: Ciências Sociais
        Nome da Instituição: Universidade Federal do Paraná
        Título: Controle Social na Política de Saúde: um estudo sobre o Conselho Municipal de Saúde de Curitiba (1991-2001)
        Ano de conclusão: 2005
    • Mestrado:
      • Curso: Ciência Política
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2007
    • Doutorado:
      • Curso: Ciência Política
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2013
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Museu Paranaense:
      • Tipo de vínculo: Livre (2000 - 2001 ).
        Outras informações: Atividades Desenvolvidas: Pesquisa em documentos históricos e Organização / Montagem de Exposições.
        Outras informações: Estagiária
    • Universidade Federal do Paraná:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Universidade Estadual de Londrina:
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).