Não autenticado |

Nicole Guim de Oliveira

    • Possui graduação em Letras (Português) pela Universidade de São Paulo (2014), tendo cursado o período de um semestre na Universidade de Coimbra. Mestra em Literatura Portuguesa pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH - USP), com período sanduíche na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

       

      Links:    

    • AYBAR-RAMIREZ, M. ; GUIM DE OLIVEIRA, N. ; TELAROLLI, S. H. ; FERREIRA, C. A. ; MENDES, A. M. ; GANDRA, L. F. ; BRAFF, R. D. ; MARCARI, M. F. A. O. ; RIBEIRO, F. A. ; MELLO, E. ; OLIVEIRA, M. A. ; BARBOSA, A. A. ; ANICETO, P. P. . Dez irmãs brasileiras de Shakespeare. Teresina : Cancioneiro, 2022 . 320p. ISBN: 9786553800526.
    • DUNDER, M. ; GUIM DE OLIVEIRA, N. . ECOS DE GRITOS EM CONTRALTO: NOÉMIA DE SOUSA E ELISA LUCINDA E A CONDIÇÃO DA MULHER NEGRA NA LITERATURA DE LÍNGUA PORTUGUESA REVISTA METALINGUAGENS , v. 7 , p. 83 - 95 , 2017. ISSN: 23582790.
    • GUIM DE OLIVEIRA, N. ; AMARAL, A. L. . ENTREVISTA COM ANA LUÍSA AMARAL, POETA E PROFESSORA DA FACULDADE DE LETRAS DA UNIVERSIDADE DO PORTO Revista Desassossego , v. 8 , p. 133 - 140 , 2016. ISSN: 21753180.
    • GUIM DE OLIVEIRA, N. ; DUNDER, M. . 'Depois das palavras vêm as palavras': as meninas de Maria Teresa Horta. O Sentido Primeiro das Coisas: Ensaios sobre a Obra de Maria Teresa Horta, v. 02, p. 253 - 263, 2019.
    • AGUIAR, Adriana ; DUARTE, Constância Lima ; PALMA, Daniela ; MOURA, Fadul ; PÁSCOA, Luciane ; SOUZA, M. L. G. ; BRIDI, M. V. ; SOUZA, N. S. ; ZUCOLO, N. ; OLIVEIRA, R. B. ; SERAFIM, Y. ; GUIM DE OLIVEIRA, N. . Entre teias e transgressões: a tessitura dos corpos em Novas Cartas Portuguesas. Jogos de Poder em Literatura: gênero, transgressão, violência, v. 1, p. 133 - 144, 2018.
    • GUIM DE OLIVEIRA, N. ; PALMA, Cristiane ; CASTRO, Elis Regina ; NASCIMENTO, Francisco Arrais ; LEITE, Francisco ; BORGES, Kelio Junior Santana ; SOUSA, Raimundo ; ALVES, Suênie ; MONTEIRO, Thaise . As verdadeiras palavras são mudas: a escrita de dentro na peça O Teatro, de Emma Santos. Sobre as mulheres e seus escritos: perspectivas femininas e feministas, v. 1, p. 9 - 182, 2016.
    • GUIM DE OLIVEIRA, N. . As navegações do olhar: reverberações da poesia camoniana na obra de Sophia de Mello Breyner Andresen. 2018 (Comunicacao)
    • GUIM DE OLIVEIRA, N. . O caráter paródico da poética de Ana Luísa Amaral. 2018 (Conferência)
    • GUIM DE OLIVEIRA, N. . O empoderamento feminino na poesia de Maria Teresa Horta (pôster). 2015 (Outra)
    • GUIM DE OLIVEIRA, N. . A problematização do conceito de loucura no conto Fatal, de Maria Teresa Horta. 2017 (Comunicacao)
    • GUIM DE OLIVEIRA, N. . Anas, Marias e Marianas: uma leitura de A Carta, de Ana Luísa Amaral. 2016 (Comunicacao)
    • GUIM DE OLIVEIRA, N. . As palavras e as teias: tessituras do feminino na obra de Maria Teresa Horta. 2015 (Comunicacao)
    • GUIM DE OLIVEIRA, N. ; DUNDER, M. . Duas forças (in)congruentes: a violência e o direito à palavra em Meninas, de Maria Teresa Horta. 2015 (Comunicacao)
    • GUIM DE OLIVEIRA, N. ; DUNDER, M. . Gritos de dor em contralto: a poesia de Noémia de Sousa e Elisa Lucinda. 2016 (Comunicacao)
    • GUIM DE OLIVEIRA, N. . Contigo me desavim: a representação da sexualidade feminina na obra Minha Senhora de Mim, de Maria Teresa Horta. 2014 (Simposio)
    • GUIM DE OLIVEIRA, N. . O caráter subversivo de Minha Senhora de Mim. 2014 (Simposio)
    • GUIM DE OLIVEIRA, N. . Minha Senhora de Mim e a transgressão dos valores tradicionais portugueses. 2014 (Conferência)
    • GUIM DE OLIVEIRA, N. . A tragédia e seus ensinamentos: a construção do ethos da Medeia senequiana e sua relação com a filosofia estóica. 2012 (Simposio)
    • GUIM DE OLIVEIRA, N. . A tragédia e seus ensinamentos: a construção do ethos da Medeia senequiana e sua relação com a filosofia estóica. 2012 (Simposio)
    • SEGUNDO, P. R. G. ; AQUINO, Z. G. O. ; GUIM DE OLIVEIRA, N. . I Congresso Internacional de Estudos do Discurso. 2014 (Universidade de São Paulo)
    • GARMES, H. ; GUIM DE OLIVEIRA, N. ; ROSA, C. G. . IV Jornadas de Literatura Portuguesa. 2016 (Universidade de São Paulo)
    • GUIM DE OLIVEIRA, N. ; JACOTO, Lilian ; FERNANDES, N. P. ; MELCHES, L. F. Q. . V Jornada de Literatura Portuguesa. 2017 (Universidade de São Paulo)
    • BRIDI, M. V. ; CORRADIN, F. M. F. S. ; ROSA, C. G. ; DOMENE, M. G. ; GUIM DE OLIVEIRA, N. . Jornadas de Literatura Portuguesa VII: a pesquisa em Literatura Portuguesa. 2019 (Universidade de São Paulo)
    • GUIM DE OLIVEIRA, N. . Ana Luísa Amaral e sua relação com a linguagem. 2017 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo)
    • Nome do projeto: Contigo me desavim: a representação da sexualidade feminina na obra Minha Senhora de Mim, de Maria Teresa Horta (2013 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GUIM DE OLIVEIRA, N. , BRIDI, M. V. .
      Descrição: Este trabalho de iniciação científica teve como objetivo propor uma breve análise da obra Minha Senhora de Mim, de Maria Teresa Horta, tendo como foco principal a aproximação de seus poemas com a lírica trovadoresca. Pensamos no modo como a autora buscou subverter a poesia canônica e quais os reflexos dessa subersão ? não só da poesia como também dos valores portugueses ? na recepção da obra pelo público leitor.
    • Nome do projeto: A recepção dos clássicos nos autores cristãos (2011 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GUIM DE OLIVEIRA, N. , SARTORELLI, E. C. , BAYCER, Ivan Jr. , FARIAS JR., J. P. , SANTOS, M. E. M. .
      Descrição: Este projeto de pesquisa visa a compilar, traduzir, comentar e analisar textos escritos em latim, mas que, embora herdeiros da tradição clássica, tenham sido escritos em contextos diferentes daqueles da Antiguidade, ou porque foram compostos em épocas tardias, ou por terem aplicado os preceitos da Retórica antiga a diferentes paradigmas (por exemplo, o uso dos genera oratórios clássicos nos debates cristãos).
    • Nome do projeto: Introdução à Literatura Portuguesa Contemporânea (2018 - 2018
      Natureza: Extensao
      Integrantes: GUIM DE OLIVEIRA, N. , SALES, P. E. A. , RECCHIA, M. A. , VANZELLI, J. C. , PEREIRA, P. R. , UECHI, F. , ROCHA, O. , BASTAZIN, V. L. , VENTURA, T. , SOUZA, C. C. M. , FABRIO, P. , LOPES, T. M. A. , CASEMIRO, C. B. , BUENO, A. F. .
      Descrição: Nos últimos anos, tem aumentado cada vez mais o interesse de investigadores pela produção literária portuguesa produzida ao longo do século XXI. Apesar da crescente quantidade de pesquisas nessa temática, ainda é de pouco conhecimento do público geral as obras literárias produzidas em Portugal no presente século. Com essa perspectiva, buscamos oferecer um curso que apresente uma introdução a autores relevantes da Literatura Portuguesa Contemporânea, bem como ao pensamento crítico de docentes e pós-graduandos vinculados a áreas de pesquisa de Literatura Portuguesa e Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa. Nossa ênfase será dada a obras do século XXI, mas não ignoraremos a produção literária das duas últimas décadas do século XX. Com isso, objetivamos não apenas despertar o interesse pela produção literária portuguesa atual, mas também contribuir para a formação e atualização profissional de professores e graduados.
    • Nome do projeto: Questões Identitárias no plano estético: autoras na Literatura Portuguesa (2011 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GUIM DE OLIVEIRA, N. , SERAFIM, Y. , BRIDI, M. V. , ZUCOLO, N. P. , BARREIROS, C. R. D. , VENTURA, S. , MACHADO, A. R. , FAZZILARI, F. , DUNDER, M. .
      Descrição: As questões de gênero e as questões identitárias estão intimamente imbricadas, ou melhor, as primeiras são uma dimensão forte das segundas por estas serem mais abrangentes. Por outro lado, quando tais questões têm por escopo estudar e investigar como elas se dão no ambiente estético, mais especificamente, em relação à criação literária realizada por mulheres, tornam-se objetos privilegiados de investigação, pois mostram como essas três dimensões (a do gênero, a da identidade e a da expressão estética) se inter-relacionam e constituem umas às outras, tanto na afirmação de semelhanças como de diferenças no plano geral da criação literária de uma época. Embora a pesquisa não se limite ao período da literatura portuguesa contemporânea, com mais frequência centra-se na produção da segunda metade do século XX e do início do XXI por ser o período em que a produção literária de autoria feminina mais se expandiu, fato sem dúvida vinculado a condições sociais e históricas da contemporaneidade.
    • Graduacao:
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2014
    • Mestrado:
      • Curso: Letras (Literatura Portuguesa)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2017
    • Doutorado:
      • Curso: Letras (Literatura Portuguesa)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
  • Atuação Profissional: 3
    • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2012 - 2012 ).
        Outras informações: Bolsista de Iniciação Científica
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - Atual ).
    • Revista Desassossego:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - Atual ).