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Sofia Inês Albornoz Stein

    • Pesquisa nas áreas de filosofia da linguagem, epistemologia e ciências cognitivas e é bolsista PQ do CNPq. Após estudo das obras de Willard van Orman Quine, defendeu, em 1996, dissertação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul intitulada O Holismo Semântico de Willard Quine: uma tentativa sistemática de compreender o significado. Desenvolveu pesquisa em 1998 na Universität Bielefeld, Alemanha, acerca das obras de Willard V. O. Quine e Rudolf Carnap e, em 2011, na University of Pittsburgh, investigou acerca do naturalismo na semântica, sob a supervisão de John McDowell. Atualmente é professora pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos e da Especialização em História da Filosofia, coordena o Grupo de Pesquisa Social-Brains e o Laboratório de Filosofia Experimental e Estudos da Cognição. Investiga, desde uma perspectiva naturalizada, questões relativas à aquisição linguística e à compreensão do significado de frases, assim como questões acerca dos processos de percepção, e de como seus conteúdos estão relacionados à expressão linguística.

       

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  • Capítulos publicados: 13
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    • STEIN, S. I. A. . O Realismo Inocente e a Classificação de Espécies Naturais. Racionalidade e Objetividade Científicas, v. , p. 127 - 141, 2013.
    • STEIN, S. I. A. . Os Propósitos da Linguagem: a naturalização da semântica. Filosofia e História da Ciência no Cone Sul: seleção de trabalhos do 7º Encontro da AFHIC, v. 1, p. 536 - 542, 2012.
    • STEIN, S. I. A. . Estruturalismo e Descritivismo: reflexões acerca das redes conceituais nas ciências. Filosofia e História da Ciência no Cone Sul: seleção de trabalhos do 6º encontro, v. 1, p. 604 - 610, 2010.
    • STEIN, S. I. A. . Dialética versus Analítica. Cirne: sistema & objeções, v. , p. 215 - 227, 2009.
    • STEIN, S. I. A. . Semântica Formal e Empirismo: o Diálogo de Tugendhat com a Tradição Analítica. Verdade e Respeito: a filosofia de Ernst Tugendhat, v. 1, p. 25 - 52, 2007.
    • STEIN, S. I. A. . Visões Convencionalistas de Ciência. Filosofia e Historia de la Ciencia en el Cono Sur, v. II, p. 21 - 29, 2007.
    • STEIN, S. I. A. . Empirismo, lógica e linguagem. Linguagem, Ciência e Valores: sobre as representações humanas do mundo, v. , p. 59 - 71, 2006.
    • STEIN, S. I. A. . Nova Luz sobre o ideal de unificação da linguagem cieníifica.. A filosofia e a ciência: redesenhando horizontes., v. , p. 94 - 107, 2005.
    • STEIN, S. I. A. . A epistemologia naturalizada e a negação de pincípios a priori do conhecimento. Princípios: seu papel na filosofia e nas ciências, v. 3, p. 191 - 202, 2000.
    • STEIN, S. I. A. . O limite da significatividade: Carnap e o ceticismo. Interação Comunicativa: aproximações filosófico lingüisticas., v. , p. 89 - 102, 2000.
    • STEIN, S. I. A. . Objetos abstratos e objetos concretos. Festschrift em homenagem a Ernildo Stein, v. , p. 727 - 739, 1996.
    • STEIN, S. I. A. . Holismo e gramática lógica. Aspectos da linguagem: filosofia, lingüística e informática, v. , p. 35 - 48, 1998.
    • STEIN, S. I. A. . Quadros de uma época . O Popular-Caderno 2 , Goiânia , 23 fev. 1997.
    • STEIN, S. I. A. . Harmonia entre desiguais. . Folha de São Paulo. Jornal de Resenhas , São Paulo , 04 jun. 1997.
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    • STEIN, S. I. A. . Parecer para Revista Aproximação. 2015 (Parecer)
    • STEIN, S. I. A. . Parecer para a International Studies in the Philosophy of Science. 2015 (Parecer)
    • STEIN, S. I. A. . Parecer Artigo Científico Revista Ipseitas - São Carlos. 2014 (Parecer)
    • STEIN, S. I. A. . Parecer de artigo científico - Revista Analytica. 2014 (Parecer)
    • STEIN, S. I. A. . Parecer de artigo científico - Revista Educação e Filosofia. 2014 (Parecer)
    • STEIN, S. I. A. . Avaliação de Projeto de Investigação Científica e Tecnológica. 2014 (Parecer)
    • STEIN, S. I. A. . Parecer para Revista Filosofia UNISINOS. 2014 (Parecer)
    • STEIN, S. I. A. . Parecer para Revista Filosofia UNISINOS. 2014 (Parecer)
    • STEIN, S. I. A. . Parecer ao CNPq - Consultoria ad hoc. 2013 (Parecer)
    • STEIN, S. I. A. . Parecer para CNPq - Consultoria ad hoc. 2014 (Parecer)
    • STEIN, S. I. A. . Parecer ao CNPq - Consultoria ad hoc. 2013 (Parecer)
    • STEIN, S. I. A. . Parecer ao CNPq - Consultoria ad hoc. 2013 (Parecer)
    • STEIN, S. I. A. . Parecer ao CNPq - Consultoria ad hoc. 2013 (Parecer)
    • STEIN, S. I. A. . Parecer ao CNPq - Consultoria ad hoc. 2013 (Parecer)
    • STEIN, S. I. A. . Parecer de artigo científico para coletânea. 2013 (Parecer)
    • STEIN, S. I. A. . Parecer para Revista Síntese. 2013 (Parecer)
    • STEIN, S. I. A. . Parecer para revista Kínesis. 2014 (Parecer)
    • STEIN, S. I. A. . Revista Kínesis. 2013 (Parecer)
    • STEIN, S. I. A. . Parecer Revista Filosofia UNISINOS. 2012 (Parecer)
    • STEIN, S. I. A. . Parecer Bolsa Pós-Doutorado Júnior. 2012 (Parecer)
    • STEIN, S. I. A. . Parecer Bolsa Produtividade em Pesquisa. 2012 (Parecer)
    • STEIN, S. I. A. . Parecer Bolsa Pós-Doutorado Senior. 2012 (Parecer)
    • STEIN, S. I. A. . Parecer Bolsa Pós-Doutorado no Exterior. 2012 (Parecer)
    • STEIN, S. I. A. . Parecer Bolsa Pós-Doutorado no Exterior. 2012 (Parecer)
    • STEIN, S. I. A. . Parecer de artigo Científico - Revista Principia. 2011 (Parecer)
    • STEIN, S. I. A. . Parecer Projeto Pós-doc CNPq. 2011 (Parecer)
    • STEIN, S. I. A. . Avaliação de Projetos Enviados ao CNPq. 2011 (Parecer)
    • STEIN, S. I. A. . Produtividade em Pesquisa - PQ - 2010. 2010 (Parecer)
    • STEIN, S. I. A. . Parecer Bolsas Produtividade em Pesquisa - PQ - 2010. 2010 (Parecer)
    • STEIN, S. I. A. . Parecerista do XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE). 2008 (Parecer)
    • STEIN, S. I. A. . Parecr Ad hoc - Edital 14/2010 - Universal. 2010 (Parecer)
    • STEIN, S. I. A. . Parecer Ad Hoc - Edital 14/2010 - Universal. 2010 (Parecer)
    • STEIN, S. I. A. . Parecer de artigo científico - Revista Filosofia Unisinos. 2009 (Parecer)
    • STEIN, S. I. A. . Avaliação de artigo para revista científica: Principia. 2009 (Parecer)
    • STEIN, S. I. A. . Avaliação de artigo para revista científica: Controvérsia. 2009 (Parecer)
    • STEIN, S. I. A. . Avaliação de artigo para revista científica: Analytica. 2009 (Parecer)
    • STEIN, S. I. A. . Revista Filosofia UNISINOS. 2007 (Parecer)
    • STEIN, S. I. A. . Revista Controvérsia. 2007 (Parecer)
    • STEIN, S. I. A. . Revista Manuscrito. 2006 (Parecer)
    • STEIN, S. I. A. . Revista Controvérsia. 2007 (Parecer)
    • STEIN, S. I. A. . Cadernos PET - Número 8. 2007 (Parecer)
    • STEIN, S. I. A. . Revista Filosofia Unisinos. 2006 (Parecer)
    • STEIN, S. I. A. . Cadernos PET - UFPR. 2004 (Parecer)
    • STEIN, S. I. A. . Cadernos PET - UFPR. 2004 (Parecer)
    • STEIN, S. I. A. . Episteme: filosofia e história das ciências em revista.. 2005 (Parecer)
    • STEIN, S. I. A. ; BRITO, A. N. DE B. . A NEURAL-PRAGMATIC PERSPECTIVE OF MEANINGFUL AND EVALUATIVE LANGUAGE. 2015 (Outra)
    • STEIN, S. I. A. . A Naturalização dos Pensamentos. 2014 (Comunicacao)
    • STEIN, S. I. A. . Philosophical Behaviorism and Self-Knowledge. 2015 (Conferência)
    • STEIN, S. I. A. . Embodied Representational Content: abandoning methodological dualism. 2014 (Conferência)
    • STEIN, S. I. A. . Embodied representational content and Self-knowledge. 2014 (Conferência)
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    • STEIN, S. I. A. . The Nature of Thoughts. 2014 (Conferência)
    • STEIN, S. I. A. . Intencionalidade e Propósitos: Como compreender aspectos teleológicos da natureza humana?. 2014 (Seminário)
    • SANZ, M. J. F. ; STEIN, S. I. A. . Concepções de Verdade. 2014 (Outra)
    • STEIN, S. I. A. . Can Naturalized Thoughts Still Be Knowledge?. 2014 (Conferência)
    • STEIN, S. I. A. . As origens do pensamento. 2013 (Conferência)
    • STEIN, S. I. A. . Fenomenologia Perceptual. 2013 (Conferência)
    • STEIN, S. I. A. . Can 'computing' and 'representing' be reduced by means of embodiment?. 2013 (Conferência)
    • STEIN, S. I. A. . 'Understanding' in a Neuro-pragmatic Perspective. 2013 (Comunicacao)
    • STEIN, S. I. A. . Naturalized Phenomenalism and the Talk of Impressions. 2013 (Comunicacao)
    • STEIN, S. I. A. . Mentes Sociais. 2013 (Outra)
    • STEIN, S. I. A. . A Filosofia da Ciência no âmbito das Ciências Cognitivas. 2013 (Conferência)
    • STEIN, S. I. A. . Vida, matéria, leis e normas: o que é o natural?. 2013 (Conferência)
    • STEIN, S. I. A. . Naturalized Phenomenalism and the Talk of Impressions. 2013 (Conferência)
    • STEIN, S. I. A. ; KAPCZINSKI, F. ; IANKILEVICH, E. . Novos Modelos de Mente em Psiquiatria. 2012 (Conferência)
    • STEIN, S. I. A. . O Método naturalista na Investigação do Conhecimento Humana. 2012 (Comunicacao)
    • STEIN, S. I. A. . Naturalismo e a Objetividade do Pensamento: retomada de antigos e recentes debates. 2012 (Comunicacao)
    • STEIN, S. I. A. ; KAPCZINSKI, F. ; IANKILEVICH, E. . Novos Modelos de Mente em Psiquiatria. 2012 (Conferência)
    • STEIN, S. I. A. . Representações internas em sistemas dinâmicos: vínculo entre cérebro, corpo e mundo. 2011 (Conferência)
    • STEIN, S. I. A. . Making Sense of Sense. 2012 (Conferência)
    • STEIN, S. I. A. . Porpósitos e ações significativas: compreendendo a justificação. 2012 (Conferência)
    • STEIN, S. I. A. . Replicantes: parte da deriva evolutiva ou não-humanos?. 2012 (Conferência)
    • STEIN, S. I. A. . Representações e Proposições: revendo a distinção fregeana. 2012 (Conferência)
    • STEIN, S. I. A. . Quine's Quandary: renewing empiricism or intensifying pragmatism. 2012 (Conferência)
    • STEIN, S. I. A. ; Lemos, T. ; FONTOURA, D. . Perceptions and internal representations: between antirepresentationalism and compatibilism. 2012 (Conferência)
    • STEIN, S. I. A. ; SPARANO, M. C. T. ; FONSECA, S. . Mental causation, property dualism and embodiment. 2012 (Conferência)
    • STEIN, S. I. A. . Filosofia da Linguagem: qual caminho seguir?. 2012 (Conferência)
    • STEIN, S. I. A. . Objetividade e Subjetividade na Ciência. 2011 (Conferência)
    • STEIN, S. I. A. . Como naturalizar o sentido? acompanhando o método da biosemântica. 2011 (Conferência)
    • STEIN, S. I. A. . Representations and Propositions: is it possible to identify meaning?. 2011 (Comunicacao)
    • STEIN, S. I. A. . Representations: between naturalism and rationalism. 2011 (Comunicacao)
    • STEIN, S. I. A. . A naturalização da semântica e o conhecimento empírico. 2011 (Conferência)
    • STEIN, S. I. A. . Comunicação sem Sentido e Semântica sem Pensamento. 2011 (Conferência)
    • STEIN, S. I. A. . Intencionalidade e representação contra o pano de fundo do evolucionismo. 2010 (Conferência)
    • STEIN, S. I. A. . Quine e Millikan: vestes do contextualismo. 2010 (Comunicacao)
    • STEIN, S. I. A. . O propósito da linguagem: duas visões complementares. 2010 (Comunicacao)
    • STEIN, S. I. A. . The purpose of meaning: two complementary perspectives. 2009 (Comunicacao)
    • STEIN, S. I. A. . Quine e Millikan: garments of contextualism. 2010 (Comunicacao)
    • STEIN, S. I. A. . O propósito da linguagem: duas visões complementares. 2010 (Conferência)
    • STEIN, S. I. A. . Como propósitos emergem de convenções?. 2009 (Conferência)
    • STEIN, S. I. A. . O propósito da linguagem: duas visões complementares. 2009 (Conferência)
    • STEIN, S. I. A. . The Purpose of Meaning: two complementary perspectives. 2009 (Comunicacao)
    • STEIN, S. I. A. . A classificação de objetos e a verdade das explicações científica. 2008 (Comunicacao)
    • STEIN, S. I. A. . O Convencionalismo na ciência. 2003 (Conferência)
    • STEIN, S. I. A. . Semântica formal e empirismo: o diálogo de Tugendhat com a tradição analítica. 2006 (Conferência)
    • STEIN, S. I. A. . Dispensing with references to elementary experiences. 2006 (Conferência)
    • STEIN, S. I. A. . Empirismo e a ontologia das ciências naturais. 2006 (Comunicacao)
    • STEIN, S. I. A. . Empirismo e realismo natural. 2006 (Comunicacao)
    • STEIN, S. I. A. . Reflexões sobre o realismo na epistemologia: a ontologia em Quine e Reichenbach. 2006 (Conferência)
    • STEIN, S. I. A. . Dispensing with reference to elementary experiences. 2006 (Comunicacao)
    • STEIN, S. I. A. . Empirismo, lógica e linguagem.. 2005 (Conferência)
    • STEIN, S. I. A. . Experiência e Razão na atividade científica. 2005 (Conferência)
    • STEIN, S. I. A. . Referência e Uso: duas concepções excludentes?. 2005 (Comunicacao)
    • STEIN, S. I. A. . A dimensão metafísica da inescrutabilidade da referência. 2004 (Comunicacao)
    • STEIN, S. I. A. . A superação do ideal de unificação da linguagem científica. 2004 (Conferência)
    • STEIN, S. I. A. . Quem tem medo do relativismo e do positivismo?. 2004 (Conferência)
    • STEIN, S. I. A. . Visões convencionalistas de ciência. 2004 (Comunicacao)
    • STEIN, S. I. A. . Convencionalismo e holismo: um estudo da epistemologia de Willard Quine. 2003 (Comunicacao)
    • STEIN, S. I. A. . Estrutura e fenômeno no Aufbau. 2003 (Conferência)
    • STEIN, S. I. A. . O papel das vivências no sistema de constituição do Aufbau. 2003 (Conferência)
    • STEIN, S. I. A. . Questões éticas relacionadas às OGMs. 2003 (Conferência)
    • STEIN, S. I. A. . A tese da extensionalidade no Aufbau. 2002 (Comunicacao)
    • STEIN, S. I. A. . Filosofia da Linguagem e Behaviorismo. 2002 (Conferência)
    • STEIN, S. I. A. . O holismo moderado de Quine: semântico ou epistemológico?. 2002 (Conferência)
    • STEIN, S. I. A. . O pensamento de Carnap. 2002 (Conferência)
    • STEIN, S. I. A. . Quine era eliminativista?. 2002 (Conferência)
    • STEIN, S. I. A. . Ciência e método. 2001 (Conferência)
    • STEIN, S. I. A. . Identidade em contextos modais. 2001 (Conferência)
    • STEIN, S. I. A. . A ciência e a criação de mundos. 1999 (Conferência)
    • STEIN, S. I. A. . A Epistemologia Naturalizada e a negação de princípios a priori do conhecimento. 1999 (Conferência)
    • STEIN, S. I. A. . A vontade livre: domínio da razão?. 1998 (Comunicacao)
    • STEIN, S. I. A. . A configuração do significado na linguagem: aspectos elementares. 1997 (Conferência)
    • STEIN, S. I. A. . Conteúdo empírico de teorias e subdeterminação em Willard Quine. 1997 (Comunicacao)
    • STEIN, S. I. A. . Pragmatismo e fisicalismo: critérios de escolha entre teorias científicas na epistemologia de w. Quine. 1997 (Conferência)
    • STEIN, S. I. A. . Da imprecisão do significado. 1996 (Comunicacao)
    • STEIN, S. I. A. . Da vaguidade do significado. 1996 (Conferência)
    • STEIN, S. I. A. . Objetos abstratos e objetos concretos: aspectos da ontologia de w. Quine. 1995 (Conferência)
    • STEIN, S. I. A. . Ciência e Linguagem. 1995 (Conferência)
    • STEIN, S. I. A. . Dos fundamentos semânticos do holismo quineano. 1995 (Comunicacao)
    • STEIN, S. I. A. . Holismo e Gramática. 1995 (Conferência)
    • STEIN, S. I. A. . Objetos abstratos e objetos concretos: aspectos da ontologia de w. Quine. 1995 (Comunicacao)
    • STEIN, S. I. A. . O argumento antiverificacionista em W. Quine. 1994 (Comunicacao)
    • STEIN, S. I. A. . Estruturalismo e Descritivismo: reflexões acerca das redes conceituais nas ciências. 2008 (Conferência)
    • STEIN, S. I. A. . Analítica versus Dialética. 2008 (Conferência)
    • STEIN, S. I. A. . Intensions and Intentions from the perspective of a semantic naturalism. 2008 (Conferência)
    • STEIN, S. I. A. . Auto-referência: as atitudes proposicionais em Wittgenstein e Quine. 2008 (Conferência)
    • STEIN, S. I. A. . Auto-referência: as atitudes proposicionais em Wittgenstein e Quine. 2007 (Conferência)
    • STEIN, S. I. A. . A Ontologia Analítica: críticas e perspectivas. 2007 (Comunicacao)
    • STEIN, S. I. A. . Ontologia Analítica: críticas e perspectivas. 2007 (Comunicacao)
    • STEIN, S. I. A. . Reflexões sobre o realismo na epistemologia: a ontologia em Quine e Reichenbach. 2006 (Conferência)
    • STEIN, S. I. A. ; BRITO, A. N. DE B. . I Colóquio Nacional de Filosofia da Linguagem. 2002 (UFG)
    • STEIN, S. I. A. ; BRITO, A. N. DE B. . II Colóquio Nacional de Filosofia da Linguagem. 2003 (Universidade Federal de Goiás)
    • STEIN, S. I. A. ; BRITO, A. N. DE B. ; HECK, J. N. . Simpósio Internacional Ética e Política.. 1996 (Universidade Federal de Goiás)
    • STEIN, S. I. A. ; BRITO, A. N. DE B. . II Simpósio Aspectos da Linguagem.. 1996 (UFG)
    • STEIN, S. I. A. ; BRITO, A. N. DE B. . III Simpósio Aspectos da Linguagem: linguagem e interação comunicativa.. 1997 (UFG)
    • STEIN, S. I. A. ; PORTO, A. DA S. ; BRITO, A. N. DE B. ; MARQUES, J. A. DOS S. . X Semana de Filosofia da UFG. 2003 (UFG)
    • STEIN, S. I. A. ; KUIAVA, E. . II Congresso Internacional do Centro de Filosofia e Educação da UCS. 2005 (Universidade de Caxias do Sul)
    • STEIN, S. I. A. ; KUIAVA, E. ; FARIAS, V. . III Congresso Internacional do Centro de Filosofia e Educação: Conhecimento e Ação. 2006 (Universidade de Caxias do Sul/Centro de Filosofia e Educação)
    • TUGENDHAT, E. ; STEIN, S. I. A. . Teoria Geral da Ética. 2007 (Universidade de Caxias do Sul)
    • STEIN, S. I. A. . XV Encontro de Jovens Pesquisadores da UCS. 2007 (Universidade de Caxias do Sul /RS)
    • STEIN, S. I. A. ; BRITO, A. N. DE B. ; BRAIDA, C. . IV Colóquio Nacional de Filosofia da Linguagem. 2007 (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    • STEIN, S. I. A. ; DOTTI, C. M. ; VERGAMINI, S. ; VEIGA, I. S. . IV Congresso Internacional do Centro de Filosofia e Educação: Trilhas da Argumentação nos Processos Educativos. 2008 (Universidade de Caxias do Sul)
    • STEIN, S. I. A. . XII Colóquio de Filosofia da UNISINOS: Argumentação e Pragmática. 2009 (UNISINOS)
    • STEIN, S. I. A. . V Colóquio Nacional de Filosofia da Linguagem. 2009 (UNISINOS)
    • STEIN, S. I. A. . Workshop On Embodied Cognition. 2011 (PPGFil - UNISINOS)
    • STEIN, S. I. A. ; BRITO, A. N. DE B. . Workshop A Proxytype Theory: sobre conceitos e categorias. 2012 (Filosofia UNISINOS)
    • STEIN, S. I. A. . Gt Filosofia da Linguagem. 2012 (ANPOF)
    • BRITO, A. N. DE B. ; STEIN, S. I. A. . Emotions & Morality: Challenging J. Prinz. 2012 (Filosofia UNISINOS - PPGFil/UNISINOS)
    • STEIN, S. I. A. ; TASCHETTO, D. ; DUTRA, J. M. ; PERERA, R. A. . VI Semana Acadêmica Filosofia UNISINOS. 2013 (DAFil; Filosofia UNISINOS)
    • STEIN, S. I. A. ; PERERA, R. A. ; STEIN, D. . The Neural Bases of Social Cognition. 2013 (UNISINOS)
    • STEIN, S. I. A. . Workshop Social-Brains Research Group. 2014 (UNISINOS)
    • STEIN, S. I. A. . II Ciclo de Palestras Filosofia e Ciência Hoje. 2014 (UNISINOS)
    • PESSOA JUNIOR, O. F. ; STEIN, S. I. A. ; TASCHETTO, D. ; DUTRA, J. M. ; PERERA, R. A. . Minicurso: Fundamentos da Mecânica Quântica. 2014 (UNISINOS)
    • STEIN, S. I. A. . A filosofia de Van Quine: uma tentativa sistemática de compreender o significado. 2007 (Programa de Pós-graduação em Filosofia da UERJ e Especialização em Filosofia Moderna e Contemporânea da UERJ)
    • STEIN, S. I. A. . Exorcizando angústias filosóficas: la experienci en el espacio lógico de las razones según John McDowell. 2012 (Faculdad de Humanidades y Ciencias de la Educación de la Universidad de la República)
    • STEIN, S. I. A. ; BRITO, A. N. DE B. . Mentes Sociais sob uma Perspectiva Naturalizada. 2012 (UNISINOS)
    • STEIN, S. I. A. . Intencionalidade e Propósitos: como compreender aspectos teleológicos da Natureza Humana?. 2014 (Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia)
    • STEIN, S. I. A. . A Filosofia Experimental vinculada às Ciências Cognitivas. 2014 (Filosofia UNISINOS)
    • STEIN, S. I. A. . O futuro da filosofia. 2014 (Filosofia UNISINOS)
    • STEIN, S. I. A. ; FONTOURA, D. ; CASSAL, C. ; DARGEL, A. . Tradução: Manipulações Mentais e o Problema da exclusão Causal de Lawrence Shapiro. 2011 (Tradução de artigo científico)
    • Nome do projeto: Projeto Passagem do Meio (2003 - 2004
      Natureza: Extensao
      Integrantes: STEIN, S. I. A. , BERNARDINO-COSTA, J. .
      Descrição: O projeto Passagem do meio visa a ampliação das condições de permanência de alunos negros de graduação e a sua inserção em atividades de pesquisa na UFG. Benefia alunos de várias áreas, incluindo a Filosofia. A idéia central do projeto é oferecer bolsas de estudos para estes alunos e prepará-los para concorrerem em condições de igualdade às bolsas oferecidas na própria universidade. O projeto conta com a participação voluntária de professores que ministram cursos em seus campos de estuido e pesquisa, além de orientarem os bolsistas.
    • Nome do projeto: Convencionalismo e holismo: um estudo das epistemologias de (2003 - 2004
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: STEIN, S. I. A. .
      Descrição: A pesquisa visa o esclarecimento de questões centrais da filosofia da ciência, no presente caso, o esclarecimento da influência do movimento convencionalista francês, cujo expoente é Poincaré, sobre autores que marcaram os rumos da pesquisa em teoria do conhecimento e a filosofia da ciência do séc.XX: Neurath, Carnap e Quine; mais precisamente, visa analisar a herança convencionalista no coerentismo holista de Neurath e nas obras de Carnap, culminando com a análise da influência das obras desses dois autores sobre a proposta epistemológica holista de Quine.
    • Nome do projeto: O holismo semântico de Willard Quine (1994 - 1996
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: STEIN, S. I. A. .
      Descrição: A escolha da análise do holismo como fio condutor na leitura e interpretação da obra de Quine tem o sentido de evitar que nos restrinjamos apenas a certas teses específicas de sua obra, conduzindo-nos, em vez disso, à tentativa de expor certos aspectos fundamentais da filosofia de Quine que possibilitem compreender sua obra como a exposição sistemática de um pensamento. Percebendo o seu holismo moderado como uma tentativa de resposta à teoria do significado do empirismo tradicional, estruturei a pesquisa em 3 etapas: 1. uma análise do método filosófico e de conceitos centrais à obra de Quine, como 'inescrutabilidade da referência' e 'indeterminação da tradução', que permitem compreender as bases teóricas do chamado 'holismo semântico' sustentado prlo autor, conjuntamente à apresentação do modo como Quine elabora a regimentação da linguagem e, com o auxílio desta, o seu critério ontológico; 2. a análise da discussão de Quine com os defensores da distinção entre sentenças analíticas e sintéticas, possibilitando uma compreensão mais apurada da noção de significado extensional, que fundamenta a visão de Quine da linguagem; 3. a exposição da tese da subdeterminação de teorias científicas abordada por Quine, que faz emergir uma distinção possível entre o 'holismo semântico' e um 'holismo epistemológico', tomando por base diferenças ontológicas encontradas pelo autor entre os objetos da linguagem natural e os objetos da ciência física.
    • Nome do projeto: Carnap e Quine: a construção da linguagem e do mundo (1999 - 2002
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: STEIN, S. I. A. .
      Descrição: O tema fundamental estudado é o seguinte: o que a obra de Quine preserva de relevantes posições encontradas nos escritos de Carnap, em especial no "Logische Aufbau der Welt". Procura-se mostrar que Quine explica a linguagem significativa de um ponto de vista 'extensionalista', de um ponto de vista semelhante ao assumido por Carnap no "Aufbau", e que Quine deve ser visto como um seguidor da tradição empirista, apesar de sua crítica a certos dogmas do empirismo clássico e contemporâneo. Para enfocar semelhanças e desacordos entre Carnap e Quine, a pesquisa segue uma ordem histórica, segue a sequência temporal dos escritos de ambos. A análise, que segue essa ordem cronológica, visa mostrar em que sentido Quine mantém posições de Carnap, principalmente as relacionadas à tese da extensionalidade e ao empirismo, e de que maneira evoluíram suas críticas a Carnap e vice-versa. A tese da extensionalidade é abandonada por Carnap em determinado momento de sua trajetória filosófica (década de 1940), mas não por Quine, o que acaba levando ambos a conflitos de opiniões sobre os objetos intensionais. As preocupações de ordem lógica determinantes das epistemologias de Carnap e Quine mantêm, nas obras de ambos, uma relação estreita com a posição empirista assumida. O discurso sobre 'extensões empíricas' é uma maneira de salvaguardar a possibilidade do uso de princípios lógicos, como a tese da extensionalidade. Mas as motivações empiristas de Carnap e Quine não devem ser interpretadas apenas como 'efeitos' das predileções lógicas de ambos. Assim como a lógica clássica traz segurança na manipulação de construções linguísticas, a 'base empírica' parece ser um solo firme para a avaliação do conteúdo dos conceitos da ciência, de cujas relações a lógica e a epistemologia tratam. Até o final da obra de Quine e até o período sintático de Carnap, a tese da extensionalidade e o empirismo aparecem como complementares.
    • Nome do projeto: Convencionalismo e Holismo: um estudo das epistemologias de (2004 - 2005
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: STEIN, S. I. A. .
      Descrição: A pesquisa visa o esclarecimento de questões teóricas centrais da epistemologia ou filosofia da ciência, no presente caso, o esclarecimento da influência do movimento convencionalista franc~es, cujo expoente é Henri Pincaré, sobre autores que marcaram os rumos da pesquisa em teoria do conhecimento e da filosofia da ciência do séc. XX: Otto Neurath, Rudolf Carnap e Willard Quine: mais precisamente, visa analisar a herança convencionalista no coerentismo holista de Neurath e nas obras de Carnap, culminando com a análise da influência das orbras desses autores sobre a proposta epistemológica holista de Quine.
    • Nome do projeto: As raízes empíricas da epistemologia de W. Quine (2005 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: STEIN, S. I. A. .
      Descrição: A pesquisa visa analisar a noção de referência a partir do pressuposto de que a tese da inescrutabilidade da referência de Willard Quine só pode ser compreendida de uma perspectiva que ultrapassa em visão o que pode ser dito em um discurso técnico-científico. Para tanto deverão ser tratadas as relações dessa tese com a tese da indeterminação da tradução, com a tese da relatividade ontológica e com o holismo semântico. O objetivo da pesquisa é esclarecer a noção de inescrutabilidade da referência com a pretensão de contribuir para o debate acerca das condições de possibilidade da significatividade de sistemas teóricos.
    • Nome do projeto: Referência e Uso: duas noções excludentes? (2005 - 2008
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: STEIN, S. I. A. .
      Descrição: Será abordada a relação entre o uso lingüístico de frases e a referência de palavras a objetos em Carnap, Wittgenstein, Quine e Davidson. Procuraremos estabelecer semelhanças e diferenças entre as abordagens desses quatro autores. Entre 1921 e 1924, Carnap elaborou o manuscrito posteriormente publicado sob o título "Der logische Aufbau der Welt" (1928). Este livro, que representa o pensamento do que chamarei a primeira fase da obra de Carnap, é caracterizado por uma posição fundacionalista e construtivista, que se propõe a reconstruir "o mundo", objeto do conhecimento científico, e, simultaneamente, os conceitos que o descrevem, que permitem representá-lo, a partir de vivências individuais. Os objetos físicos são, nessa concepção, agrupamentos de qualidades fenomenais percebidas pelo sujeito e representadas por meio de conceitos. O reducionismo presente no Aufbau, entretanto, contém traços do que podemos chamar de "holismo semântico". O significado de um signo que está por um objeto é dado pelas "condições de verdade" daquelas sentenças nas quais o signo aparece (definição implícita). Ao se distanciar da doutrina kantiana da constituição de objetos em direção a uma semântica sustentada por uma visão holista do significado de certos signos, Carnap distancia-se igualmente, em certo sentido, de concepções reducionistas como as de Mach e Russell. Em Quine encontramos uma perspectiva ainda empirista, na qual a ostensão, não propriamente de objetos, mas de situações, continua desempenhando um papel central na análise do aprendizado da linguagem. Ele, porém, utiliza a noção de uso de frases para explicar a compreensão intersubjetiva dessas. O segundo Wittgenstein sustentou a dispensabilidade da ostensão para o uso de palavras e frases na comunicação intersubjetiva. Todavia, Wittgenstein não pensava de fato em ostensão de situações globais, mas na ostensão de objetos. Isso permite uma aproximação com Quine.
    • Nome do projeto: A ontologia das ciências naturais (2006 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: STEIN, S. I. A. .
      Descrição: Um dos grandes temas da filosofia da ciência é a questão da realidade dos objetos científicos. Entre esses, os objetos matemáticos certamente são os mais aptos a serem chamados de abstratos. O que parece à primeira vista óbvio, entretanto, nunca o foi, como já os pitagóricos o demonstraram. A reflexão acerca dos números auxilia na reflexão acerca dos objetos chamados não-observáveis da ciência, dos quais se pode testar as reações por meio de experimentos, medições e cálculos estatísticos. Entidades primeiramente consideradas meramente prováveis podem, com o aprimoramento de instrumentos, medições e cálculos, serem consideradas reais, o que é o mesmo que afirmar que, com a investigação, é possível determinar quais são suas propriedades e como detectá-las. Investigaremos a questão de até que ponto ainda podemos manter uma posição empirista em relação à ontologia das ciências naturais e que tipo de realismo esta implica.
    • Nome do projeto: Abordagens Alternativas no Ensino de Ciências (2007 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: STEIN, S. I. A. , LHULLIER, C. , CATELLI, F. , SOARES, E. M. S. , VEIGA, I. S. , VERGAMINI, S. .
      Descrição: O Grupo de Pesquisadores enfrentará a questão da educação em ciências, incluindo entre as ciências a matemática, desde uma perspectiva teórica preocupada focada na formação integral de futuros professores de ciências, ou seja, licenciandos em ciências. Essa preocupação obviamente fica automaticamente transferida para os futuros alunos de ensino fundamental e médio desses professores. Investigar-se-á, primeiramente, por meio de consultas bibliográficas e de relatos de pesquisas na área de educação em ciências, princípios e concepções teóricas que possam embasar métodos novos de formação de professores de ciências, métodos e procedimentos que não só possam incentivar o desenvolvimento de competências por parte dos licenciandos, mas que também possibilitem a reflexão sobre o 'porquê' e o 'como' das leis e regras utilizadas em atividades científicas e ensinadas. A pergunta pelo porquê é a pergunta acerca dos fundamentos, das origens conceituais e práticas das leis em uso nas ciências. A pergunta pelo como é a pergunta pela origem histórica, temporal de leis e regras utilizadas, é uma questão que envolve aspectos sociais e históricos. Para responder a essas duas questões básicas é necessário pensar o ensino de ciências não só pelo viés do conteúdo a ser repassado como também enquanto fazendo parte de um propósito global da educação, daquilo que deve dar 'sentido à educação'. Também a educação científica está perpassada pela complexidade e incerteza de toda educação. Formar alunos para a investigação científica ou para ensinarem ciências exige não só prepará-los para saberem coletar informações, cada vez mais facilmente disponíveis a todos em nossa sociedade globalizada, como principalmente prepará-los para refletir e terem opiniões abalizadas e conscientes do próprio conhecimento e atividades. Por meio de investigações teóricas e pesquisas de campo serão desenvolvidas, além de um referencial teórico para futuros professores de ciências, propostas de estratégias, metodolo
    • Nome do projeto: SEMÂNTICA NATURALIZADA E A EVOLUÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS (2009 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: STEIN, S. I. A. .
      Descrição: Partindo da interpretação de clássicos do pensamento contemporâneo acerca da ciência, assim como da filosofia da linguagem naturalizada, busco estudar o papel da experiência entendida em um sentido geral, de forma a incluir aspectos sociais, culturais e históricos na constituição de objetos nas ciências. Exemplos recentes da pesquisa científica apresentam ilustrações ricas e desafiadoras para a investigação. A compreensão de que a relação entre os cientistas e seus objetos passa não só pela percepção do mundo, mas também pelos limites que a representação simbólica deste, culturalmente dependente, estipula, permite iniciar a pesquisa sem pressupor uma relação direta entre sujeito cognoscente e mundo. A linguagem enquanto mediação, por um lado, torna mais complexa a tentativa de esclarecimento de como objetos são constituídos, porém, por outro lado, apresenta a possibilidade de acesso a esses objetos por meio daquilo que os determina enquanto tais, que lhes dá forma: o discurso científico, contextualmente compreendido. A naturalização da epistemologia, que vem inspirando pesquisas recentes em teoria do conhecimento e filosofia da ciência, deve auxiliar na reflexão. Não ao ponto de substituir uma reflexão filosófica de ordem conceitual e abstrata, mas permitindo tecer limites do que pode ou não pode ser afirmado a respeito dos compromissos ontológicos das ciências naturais. São as seguintes as linhas mestras da investigação: a) um estudo da linguagem desde um ponto de vista naturalista; b) a descrição da relação complexa que se estabelece entre conceitos científicos e experiência humana, culturalmente determinada; c) e a reflexão sobre a dificuldade em definir com exatidão o grau de realismo que podemos aceitar como decorrendo de exemplos de conhecimento empírico. O objetivo fundamental da pesquisa é investigar, tendo como referência textos clássicos da filosofia contemporânea e artigos recentes, essas três questões, desde um ponto de vista semântico.
    • Nome do projeto: Mentes Sociais: ação, percepção e cognição sob a ótica naturalista (2012 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: STEIN, S. I. A. , BRITO, A. N. DE B. , OLIVEIRA DE AZEVEDO, M. A. , KAPCZINSKI, F. .
      Descrição: The problem of the mind-brain relationship has been a central philosophical issue in recent decades, related to the broader problems about the relationship between mind and body as a whole, and also to questions about the dependence moral action has of biological determinations. Simultaneously, there have been various rich and complex scientific attempts to draw up maps of the brain that may help a better understanding of perception, cognition, emotions, the underling biological causes of action and the very language of humans. These are questions that the philosophical tradition has always addressed. The role of philosophy, in this context, is an important one. It should help to reconcile the advances of science with the traditional philosophical theories, trying to understand the relationship between mind, brain and social human behavior. This project aims to investigate some of the main ongoing philosophical theories about a. perception, cognition trough perception, language acquisition (and how it is related to perception) b. and moral actions and judgments, in dialogue with the cognitive sciences. The project will be based on philosophical perspectives, but linking these to data of the empirical sciences. The naturalization of epistemology, which has inspired recent research in the theory of knowledge and philosophy of science, should assist in the investigation. Not to the point of substituting a conceptual philosophical reflection, but allowing weaving limits of what can or cannot be said about philosophical problems in theory of mind related to knowledge acquisition (propositional or not) and to moral human behavior.
    • Nome do projeto: MENTES SOCIAIS: sobre o significado e a representação (2013 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: STEIN, S. I. A. .
      Descrição: Procurando enfocar criticamente as posições semânticas de Millikan e McDowell, desejo propor uma reflexão, que suponho ser também próxima da visão pragmática do segundo Wittgenstein, acerca da possibilidade de pensar a comunicação como fundada em nossa capacidade de mostrar como agir aos outros, aqui incluindo na ação também ações linguísticas e mentais, ao invés de pensar a comunicação como um meio de fazer os outros representarem conteúdos mentais específicos. Significado é um fenômeno social que pode ser observado no comportamento público como algo que acontece quando indivíduos aprendem uns dos outros o que é possível fazer. A pesquisa seguirá a seguinte sequência: 1. investigação das aproximações e divergências entre as posições semânticas de McDowell e Millikan, principalmente relativas à noção de significado; 2. análise de alguns aspectos da origem das divergências, na interpretação que fazem das semânticas de Frege e Wittgenstein; 3. tomada de posição frente ao debate enfatizando a qualidade pragmática da comunicação; 4. aproximação desta discussão com o debate representacionalismo-anti-representacionalismo no contexto da filosofia da mente e das ciências cognitivas.
    • STEIN, S. I. A. ; KREUTZ, L. ; PAVIANI, J. . Programa de Pós-Graduação em Educação. 2007 - Projeto de programa de pós-graduação em educação stricto sensu
    • Graduacao:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul
        Ano de conclusão: 1987
    • Mestrado:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul
        Ano de conclusão: 1996
    • Doutorado:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2002
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: University of Pittsburgh
        Ano de conclusão: 2011
    • Universidade Federal de Goiás:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Universitat Bielefeld:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (1998 - 1999 ).
        Outras informações: Pesquisadora no âmbito do programa PROBRAL (Capes/DAAD).
        Outras informações: Bolsista
    • Universidade Federal de Pelotas:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2004 - 2005 ).
        Outras informações: Professor Adjunto I
    • Instituto de Filosofia e Teologia de Goias:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1994 - 1994 ).
        Outras informações: Professor
    • Universidade de Caxias do Sul:
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Instituto Centro Brasileiro de Cultura:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2003 - 2010 ).
        Outras informações: Membro de Conselho Editorial
    • Conjectura (Caxias do Sul):
      • Tipo de vínculo: Livre (2005 - 2009 ).
    • Cadernos PET-Filosofia (UFPR):
      • Tipo de vínculo: Livre (2003 - Atual ).
    • Universidade do Vale do Rio dos Sinos:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - Atual ).
        Outras informações: Professor Adjunto
    • Controvérsia (UNISINOS):
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - Atual ).
    • Cogency: Journal of Reasoning and Argumentation:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - Atual ).
        Outras informações: Integrante do Comitê Científico
    • Editora PHI Ltda.:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - Atual ).
    • Cadernos de História e Filosofia da Ciência (UNICAMP):
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - Atual ).
    • Revista de Filosofia: Aurora (PUCPR. Impresso):
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - Atual ).
        Outras informações: Membro do Conselho Editorial
    • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - Atual ).
        Outras informações: Consultor ad hoc
    • Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - Atual ).
        Outras informações: Consultor ad hoc
    • Agencia Nacional de Promoción Científica y Tecnológica:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - Atual ).
        Outras informações: Consultora ad hoc
    • Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - Atual ).
        Outras informações: Consultora ad hoc