Não autenticado |

Renata Margarido

    • Graduada em Letras (Habilitação Português/Inglês) e mestre em Letras (Estudos Linguísticos) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Doutora em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo. Desenvolve pesquisas na área de Linguística, com ênfase em Linguística Funcional. Os principais temas estudados são ensino de gramática, sintaxe funcional e gramaticalização.

       

      Links:    

    • MARGARIDO, Renata ; MODOLO, Marcelo . Um estudo das construções com "se..., é porque". Textos da memória: a memória dos textos, v. , p. 440 - 450, 2015.
    • MARGARIDO, Renata . A combinação de orações nas construções com 'se..., é porque' e nas construções com 'quando..., é porque'. In: III Simpósio Internacional de Linguística Funcional , 2015 , Niterói. III SILF: Caderno de Resumos. Niterói : Universidade Federal Fluminense, 2015. p. 96 - 97.
    • MARGARIDO, Renata . O uso argumentativo das construções concessivas. In: 63º Seminário do Gel , 2015 , Campinas. Programação do 63º Seminário do Gel. : , 2015.
    • MARGARIDO, Renata . Gramaticalização das construções correlativas condicionais (com 'se..., é porque'). In: I Simpósio Internacional sobre Linguagem e Cognição , 2014 , São Paulo. Anais de Resumo do I Simpósio Internacional sobre Linguagem e Cognição. : , 2014. p. 133 - 134.
    • MARGARIDO, Renata . A fluidez semântica nas construções condicionais: contribuições para o ensino de gramática. In: Abralin em Cena no Tocantins , 2014 , Araguaína. Anais do Congresso Abralin em Cena no Tocantins. Araguaína : Universidade Federal do Tocantins, 2014. p. 774 - 789.
    • MARGARIDO, Renata . A fluidez semântica nas construções condicionais: contribuições para o ensino de gramática. In: Abralin em Cena no Tocantins , 2014 , Araguaína. Caderno de Programação e de Resumos do Congresso Abralin em Cena no Tocantins.. Araguaína : Universidade Federal do Tocantins, 2014.
    • MARGARIDO, Renata . O emprego da construção correlativa com 'se..., é porque'. In: I Congresso Internacional de Estudos do Discurso , 2014 , São Paulo. I CIED. São Paulo : Universidade de São Paulo, 2014. p. 188 - 189.
    • MARGARIDO, Renata . A natureza lógico-semântica das construções concessivas. In: Abralin em Cena (Espírito Santo) , 2009 , . Abralin em Cena-Espírito Santo. : , 2009. p. 348 - 356.
    • MARGARIDO, Renata . Gramaticalização das construções correlativas condicionais. In: 62º Seminário do GEL , 2014 , Unicamp. Programação do 62º Seminário do GEL. : , 2014.
    • MARGARIDO, Renata . Construções (coordenadas) adversativas e construções (subordinadas) adverbiais concessivas: pontos de contato e de contraste. In: 58º Seminário do GEL , 2011 , São Carlos. Estudos Linguísticos. São Carlos : UFSCAR, . p. 168 - 182.
    • MARGARIDO, Renata . Construções "coordenadas" adversativas e construções "subordinadas" adverbiais concessivas: pontos de contato e de contraste. In: 58º Seminário do GEL , 2010 , São Carlos. Programação do 58º Seminário do GEL. : , 2010.
    • MARGARIDO, Renata . Construções adversativas e construções concessivas: uma perspectiva funcionalista. In: XIV Mostra de Pós-Graduação em Letras , 2010 , São Paulo. XIV Mostra de Pós-Graduação em Letras. : , 2010. p. 55 - .
    • MARGARIDO, Renata . Construções adversativas e construções concessivas: fluxo de informação. In: XIII Mostra de Pós-Graduação em Letras , 2009 , São Paulo. XIII Mostra de Pós-Graduação em Letras. : , 2009.
    • MARGARIDO, Renata . O ensino dos pronomes possessivos nos livros didáticos. In: Semana de Letras - Universidade Federal de Uberlândia , 2008 , Uberlândia. SELET 2008. : , 2008. p. 53 - .
    • MARGARIDO, Renata . Os valores semânticos do mas. In: Encontro Internacional de Texto e Cultura , 2008 , Fortaleza. Encontro Internacional Texto e Cultura. Fortaleza : UFC, 2008.
    • MARGARIDO, Renata . Avaliação do material de apoio usado no tratamento escolar da gramática (Ensino Fundamental: 5ª a 8ª série) em confronto com a proposta de uma gramática escolar do português baseada nos usos: advérbios. In: 14ª Jornada de Iniciação Científica (59ª Reunião Anual da SBPC) , 2007 , Belém do Pará. 59ª Reunião Anual da SBPC. : , 2007.
    • MARGARIDO, Renata . Indeterminação do pronome pessoal. In: 54º Seminário do GEL , 2006 , Araraquara. 54º Seminário do GEL. Araraquara : UNESP, 2006.
    • MARGARIDO, Renata . O tratamento de gramática na escola. In: II Jornada de Iniciação Científica (UPM) , 2006 , São Paulo. II Jornada de Iniciação Científica. São Paulo : Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2006. p. 1 - 23.
    • MARGARIDO, Renata . Construções adversativas e construções concessivas: semelhanças e contrastes. São Paulo : Universidade Presbiteriana Mackenzie , 2008 (Ensaio)
  • Apresentações de Trabalho: 17
    • MARGARIDO, Renata . A combinação de orações nas construções com 'se..., é porque' e nas construções com 'quando..., é porque'. 2015 (Simposio)
    • MARGARIDO, Renata . O uso argumentativo das construções concessivas. 2015 (Simposio)
    • MARGARIDO, Renata . Gramaticalização das construções correlativas condicionais (com 'se..., é porque'). 2014 (Simposio)
    • MARGARIDO, Renata . A fluidez semântica nas construções condicionais: contribuições para o ensino de gramática. 2014 (Comunicacao)
    • MARGARIDO, Renata . O emprego da construção correlativa com 'se..., é porque'. 2014 (Congresso)
    • MARGARIDO, Renata . Gramaticalização das construções correlativas condicionais. 2014 (Seminário)
    • MARGARIDO, Renata . A natureza lógico-semântica das construções concessivas. 2009 (Comunicacao)
    • MARGARIDO, Renata . Gramaticalização das estruturas correlativas "se..., é porque" e "quando..., é porque". 2011 (Comunicacao)
    • MARGARIDO, Renata . Construções adversativas (com "mas") e construções concessivas (com "embora"): pontos de contato e de contraste. 2010 (Comunicacao)
    • MARGARIDO, Renata . Construções adversativas e construções concessivas: uma perspectiva funcionalista. 2010 (Comunicacao)
    • MARGARIDO, Renata . Construções (coordenadas) adversativas e construções (subordinadas) adverbiais concessivas: pontos de contato e de contraste. 2010 (Seminário)
    • MARGARIDO, Renata . Construções adversativas e construções concessivas: fluxo de informação. 2009 (Comunicacao)
    • MARGARIDO, Renata . Os valores semânticos do "mas". 2008 (Congresso)
    • MARGARIDO, Renata . O ensino dos pronomes possessivos nos livros didáticos. 2008 (Outra)
    • MARGARIDO, Renata . Avaliação do material de apoio usado no tratamento escolar da gramática (Ensino Fundamental: 5ª a 8ª série) em confronto com a proposta de uma gramática escolar do português baseada nos usos: advérbios. 2007 (Congresso)
    • MARGARIDO, Renata . Indeterminação do pronome pessoal. 2006 (Seminário)
    • MARGARIDO, Renata . O tratamento de gramática na escola. 2006 (Comunicacao)
    • MARGARIDO, Renata . Monitora no II Congresso Internacional Todas as Letras - Universidade Presbiteriana Mackenzie. 2003 (Universidade Presbiteriana Mackenzie)
    • MARGARIDO, Renata . Monitora no II Congresso Internacional de Linguística Histórica - USP. 2012 ()
    • Graduacao:
      • Curso: Letras (Português-Inglês)
        Nome da Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
        Ano de conclusão: 2007
    • Mestrado:
      • Curso: Mestrado em Letras (Estudos Linguísticos)
        Nome da Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
        Ano de conclusão: 2010
    • Doutorado:
      • Curso: Filologia e Língua Portuguesa
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2016
    • Universidade Presbiteriana Mackenzie:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Colégio Anglo Leonardo da Vinci:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Curso Anglo Leonardo da Vinci:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2016 ).
        Outras informações: Auxiliar de Ensino das Disciplinas "Gramática" e "Redação" nas unidades de Osasco e Taboão da Serra.
        Outras informações: Auxiliar de Ensino
    • Secretaria Estadual da Educação:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2010 - 2013 ).
        Outras informações: Professora de Ensino Fundamental e Médio. Professora efetiva a partir de 2012.
        Outras informações: Professora de Língua Portuguesa