Não autenticado |

Katia Melo

    • Doutoranda na área de Filologia e Língua Portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo - USP (2025). Mestra em Letras pelo Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional - PROFLETRAS do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo - USP (2020). Licenciada em Letras com habilitação em Português e Alemão pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - USP (2011). Bacharela em Letras com habilitação em Português e Alemão pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo - USP (2010). Professora de Ensino Fundamental II e Médio, efetiva, titular de cargo da área de Língua Portuguesa na Prefeitura Municipal de São Paulo - SME-SP desde 04/2018, designada para prestar serviços técnico-educacionais no Gabinete da na Secretaria Municipal de Educação - SME-SP. Integrante do Grupo de Pesquisa "Linguagens Artísticas e Estilos Poéticos" (LAESP/CNPQ) e do Grupo de Pesquisa "Estudos do Léxico no Discurso Literário".

       

      Links:    

    • Literatura, escrita e estilo
    • MELO, KATIA . Os sujeitos periféricos no discurso literário: uma análise das escolhas lexicais para construção de personagens RE-UNIR ? Revista do Centro de Estudos da Linguagem da Universidade Federal de Rondônia , v. 10 , p. 10 - 26 , 2023. ISSN: 25944916.
    • MELO, KATIA ; CARETTA, ELIS DE ALMEIDA CARDOSO . FLORES DA RESISTÊNCIA: CRIAÇÃO POÉTICA NA SALA DE AULA REVISTA LINGUAGENS & LETRAMENTOS , v. 6 , p. 233 - 251 , 2021. ISSN: 24484520.
    • MELO, Katia . Racismo Estrutural: autoria e criação poética Educação Antirracista em tempos de pandemia Revista Ocupação Maí , v. 1 , p. 105 - 119 , 2021. ISSN: 27644995.
    • MELO, Katia . Fases da sexualidade infantil: interação família, pais e escola Revista Educar FCE , v. 1 , p. 344 - 354 , 2021. ISSN: 24477931.
    • MELO, Katia . O poema na sala de aula: campos léxico-semânticos e a visão do amor servil Revista Educar FCE , v. 1 , p. 334 - 345 , 2021. ISSN: 24477931.
    • MELO, Katia . O conflito psicológico no romance: uma análise comparativa Revista Educar FCE , v. 1 , p. 355 - 374 , 2021. ISSN: 24477931.
    • MELO, KATIA . Drummond e a poética do medo na sala de aula. Professores em diálogo: Profletras e Educação Básica, v. , p. 25 - 33, 2023.
    • MELO, Katia . A construção léxico-discursivo-ideológica na poesia de Rodrigo Ciríaco. Caminhando pela Filologia e Língua Portuguesa [recurso eletrônico], v. 1, p. 84 - 99, 2023.
    • MELO, Katia ; CARDOSO, E. A. . Léxico, variação e estilo na obra de Rodrigo Ciríaco. Estudos Literários, v. 10, p. 355 - 375, 2023.
    • MELO, Katia ; CARDOSO, E. A. . A construção poética do amor em Drummond: 'O Mito' e 'Caso do Vestido' na sala de aula. Anais da III Jornada Internacional Semântica e Enunciação, v. , p. 1 - , 2021.
    • MELO, Katia . A biqueira literária de Rodrigo Ciríaco: um estudo etimológico do neologismo semântico biqueira. Estudos do texto e do discurso [recurso eletrônico] : perspectivascontemporâneas, v. XII, p. 367 - 388, 2022.
    • MELO, Katia . Léxico, variação e estilo na obra de Rodrigo Ciríaco. In: SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa , 2023 , São Pauilo. Anais do VIII Simelp - VIII Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - Edição Especial Híbrida Angola-África. São Paulo : Even3, 2023.
    • MELO, KATIA . Pôster - Léxico, variação e estilo do neologismo semântico biqueira: uma análise etimológica. In: VIII Simelp - VIII Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - Edição Especial Híbrida Angola-África , 2022 , São Paulo. Anais do VIII Simelp - VIII Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - Edição Especial Híbrida Angola-África. : Even3, 2022.
    • MELO, KATIA ; CARDOSO, E. A. . Léxico, variação e estilo na obra de Rodrigo Ciríaco. In: VIII Simelp - VIII Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - Edição Especial Híbrida Angola-África , 2023 , São Paulo. Anais do VIII Simelp - VIII Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - Edição Especial Híbrida Angola-África. São Paulo : Estige Editorial, 2023. p. 355 - 375.
    • MELO, Katia ; CARDOSO, E. A. . A construção poética do amor em Drummond: O Mito e Caso do vestido na sala de aula.. In: III Jornada Internacional Semântica e Enunciação - III JISE - UNICAMP , 2021 , Campinas. Pré-Anais da III Jornada Internacional Semântica e Enunciação. Campinas : Galoá - ISBN: 978-65-89463-04-7, 2021. p. 1 - 1.
    • MELO, Katia . A poesia de ensinar poesia: roda de leitura e autoria na sala de aula. In: VII Colóquio de Pós-Graduação em Letras: 40 anos do Programa - Universidade Estadual Paulista 'Júlio Mesquita Filho' - UNESP , 2019 , Assis. VII Colóquio de Pós-Graduação em Letras: 40 anos do Programa - Universidade Estadual Paulista. Assis : UNESP, 2019. p. 1 - 1.
    • MELO, Katia . Autoria: poetas comenianos. In: 7º Congresso de Pesquisa do Ensino - Inovação e Educação: o Tempo dos Professores - Sindicato dos Professores de São Paulo - SINPRO-SP , 2018 , São Paulo. 7º Congresso de Pesquisa do Ensino - Inovação e Educação: o Tempo dos Professores - Sindicato dos Professores de São Paulo - SINPRO-SP. São Paulo : SINPRO/SP, 2018. p. 1 - 1.
    • MELO, Katia ; CARDOSO, E. A. . Diálogos com Drummond: leitura e escrita poética na escola. In: 8º Seminário Nacional e 2º Seminário Internacional de Língua e Literatura - Conversas Remotas - Universidade de Passo Fundo - UPF , 2020 , Passo Fundo. Seminário Nacional de Língua e Literatura. Passo Fundo : Ed. Universidade de Passo Fundo - UPF - ISSN: 2358-789X, 2020. p. 1 - 1.
    • MELO, Katia . Fases da sexualidade infantil - interação família, pais e escola. : , 2020 (Trabalho de Conclusão de Curso)
    • MELO, Katia . O conflito psicológico na literatura: uma análise comparativa. : , 2019 (Trabalho de Conclusão de Curso)
    • MELO, Katia . Vídeo Resenha: a língua em suas variações. : , 2019 (Proposta Didática)
    • MELO, Katia . Mostra vídeo-literária: círculo de leitura na escola. : , 2019 (Projeto de Leitura)
    • MELO, Katia . Livros infantis: a porta de entrada ao mundo da literatura. : , 2019 (Resenha Crítica)
    • MELO, KATIA . Parecerista ad hoc da Revista RE-UNIR. 2023 (Parecer)
    • MELO, KATIA . Parecerista ad hoc da Revista RE-UNIR. 2023 (Assessoria)
    • MELO, Katia . Parecerista ad hoc da Revista Espaço Pedagógico. 2023 (Assessoria)
    • MELO, Katia . Parecerista ad hoc da Revista Espaço Pedagógico. 2023 (Parecer)
    • MELO, KATIA . Escolhas lexicais no discurso literário: uma análise das marcas linguístico-expressivas no conto ?Um estranho no cano? de Rodrigo Ciríaco. 2023 (Comunicacao)
    • MELO, KATIA . Estudo do Léxico no Discurso Literário: periferia, poesia e autoria. 2023 (Simposio)
    • MELO, KATIA . Estilística léxica - léxico e expressividade no poema ?Criança de Trinta? de Rodrigo Ciríaco. 2023 (Simposio)
    • MELO, KATIA . O léxico da periferia: linguagem oral espontânea na escrita. 2023 (Seminário)
    • MELO, Katia . Léxico, variação e estilo do neologismo semântico biqueira: uma análise etimológica. 2022 (Outra)
    • MELO, Katia . Construção léxico-discursivo-ideológica na poesia de Rodrigo Ciríaco. 2022 (Comunicacao)
    • MELO, Katia . Léxico, variação e estilo na obra de Rodrigo Ciríaco. 2022 (Simposio)
    • MELO, Katia . Contradições periféricas: estudo dos campos léxico-semânticos na obra de Rodrigo Ciríaco. 2021 (Outra)
    • MELO, Katia . A biqueira literária de Rodrigo Ciríaco: um estudo etimológico do neologismo semântico biqueira. 2021 (Comunicacao)
    • MELO, Katia . Drummond e a poética do medo na sala de aula. 2021 (Seminário)
    • MELO, Katia . A poesia de ensinar poesia: roda de leitura e autoria na sala de aula. 2019 (Comunicacao)
    • MELO, Katia . Autoria: poetas comenianos. 2018 (Congresso)
    • MELO, Katia . Vídeo Resenha: autoria, oralidade e escrita. 2018 (Seminário)
    • MELO, Katia . Vídeo Resenha: os alunos contam quem é Malala. 2018 (Outra)
    • MELO, Katia . Vídeo Resenha: os alunos contam quem é Malala. 2018 (Seminário)
    • MELO, Katia . Autoria: criação poética na sala de aula. 2019 (Seminário)
    • MELO, Katia ; CARDOSO, E. A. . A construção poética do amor em Drummond: 'O Mito' e 'Caso do vestido' na sala de aula. 2021 (Comunicacao)
    • MELO, Katia ; CARDOSO, E. A. . Flores da resistência: criação poética na sala de aula. 2020 (Simposio)
    • MELO, Katia ; CARDOSO, E. A. . Diálogos com Drummond: leitura e escrita poética na escola. 2020 (Seminário)
    • MELO, Katia . Poesia: autoria e humanização. 2020 (Comunicacao)
    • MELO, Katia . Ensino de Língua Portuguesa e Literatura em tempos de pandemia. 2020 (Comunicacao)
    • MELO, Katia . Drummond e as flores da resistência. 2019 (Comunicacao)
    • MELO, Katia . Poesia na escola: a flor que nasce no asfalto. 2019 (Seminário)
    • MELO, Katia ; LIMA, R. M. S. ; SILVA, L. M. ; TSUCHIYA, J. H. . Ensino de Língua Portuguesa e Literatura em tempos de pandemia. 2020 Youtube
    • MELO, Katia ; REGO, E. M. ; PERALES, C. A. ; ISMAEL, V. ; VILHA JUNIOR, F. M. . Poesia: autoria e humanização. 2020 Youtube
    • MELO, Katia . Live: Aglomera Comenius - Acolhimento Digital: eu, escola, família e amigos. 2020 Página do Facebook da EE João Amos Comenius
    • MELO, Katia . Live: Aglomera Comenius - Sarau Virtual: poesia, literatura, música. 2020 Página do Facebook da EE João Amos Comenius
    • MELO, Katia . Live: Aglomera Comenius - Quarto de Despejo. 2020 Página do Facebook da EE João Amos Comenius
    • MELO, Katia . Live: Aglomera Comenius - Debate: retorno presencial. 2020 Canal do Youtube TV Comenius
    • MELO, Katia . Live: Aglomera Comenius - Drummond. 2020 Canal do Youtube: TV Comenius
    • MELO, Katia . Como trabalhar Drummond em sala de aula: formando leitores. 2020 Blog da Letrinhas - https://www.blogdaletrinhas.com.br/
    • MELO, Katia . Educação em Tempos de Pandemia - Papo Reto - Bendita Hora - 27/08/20. 2020 Canal do YouTube Rede Vida
    • MELO, Katia . Monitoria no II Colóquio de Pesquisa Discente do Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa - COPED - USP. 2020 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - Universidade de São Paulo)
    • MELO, Katia . Fiscal de Prova no Processo Seletivo PROFLETRAS. 2018 (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
    • MELO, KATIA . Monitoria na Exposição e Colóquio Afonso X e Galicia - permanência e itinerância. 2023 (UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO)
    • MELO, Katia . Monitoria no XIV Colóquio Os estudos lexicais em diferentes perspectivas. 2021 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo)
    • MELO, KATIA . Léxico e ideologia: uma análise dos campos léxico-semânticos na poesia de Rodrigo Ciríaco. 2023 (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul)
    • MELO, Katia . Escolhas léxico-semânticas no discurso literário: roda de leitura e autoria na sala de aula. 2019
    • MELO, Katia . Léxico, semântica e expressividade na obra de Rodrigo Ciríaco. 2022
    • MELO, Katia . Material Didático para o ensino do alemão: Elementar I (A1). 2010 (Material didático)
    • MELO, Katia . Vídeo Resenha: autoria, oralidade e escrita. 2018 (Relato prática)
    • MELO, Katia . Autoria: Poetas Comenianos. 2018 (Relato de prática)
    • MELO, Katia . Vídeo Resenha:autoria de adolescentes do 8º ano do Ensino Fundamental. 2018 (Relato de prática)
    • MELO, Katia . Projeto de Leitura: jornal interativo 'Guten News': o lúdico e a tecnologia para ampliação do repertório linguístico e semântico dos alunos do 8º ano. 2018 (Relato de prática)
    • MELO, Katia . A poesia de ensinar. 2018 (Ensaio acadêmico)
    • MELO, Katia . Material Didático para o ensino de alemão: Elementar II (A1). 2010 (Material didático)
    • Nome do projeto: Drummond e as flores da resistência: campos léxico-semânticos na criação poética em sala de aula (2018 - 2018
      Natureza: Ensino
      Integrantes: MELO, Katia , CARDOSO, E. A. .
      Descrição: Projeto de Dissertação de Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS Drummond e as flores da resistência: campos léxico-semânticos na criação poética em sala de aula. (Alteração do título em outubro de 2019) Título anterior: Escolhas léxico-semânticas no discurso literário: roda de leitura e autoria em sala de aula.
    • MELO, Katia . A língua alemã no âmbito empresarial: tradução e comunicação na Volkswagen do Brasil. 2000 - Monografia
    • MELO, Katia . A Internet e o ensino-aprendizagem de língua alemã. 2010 - Monografia
    • Graduacao:
      • Curso: Licenciatura em Letras - Português e Alemão
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2010
      • Curso: Letras Português e Alemão
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2009
    • Mestrado:
      • Curso: Letras (PROFLETRAS-USP) (Conceito CAPES 4)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2020
    • Doutorado:
      • Curso: Filologia e Língua Portuguesa
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Governo do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2014 - 2021 ).
        Outras informações: Língua Portuguesa e Literatura
        Outras informações: Professora de Educação Básica II
    • Prefeitura Municipal de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
    • Universidade do Estado do Pará:
      • Tipo de vínculo: Livre (2022 - Atual ).
        Outras informações: Grupo de Pesquisa em Linguagens Artísticas e Estilos Poéticos - LAESP O objetivo central desta linha de pesquisa é observar e analisar questões referentes a expressividade presente nos textos literários, discutir a relação estético-linguística do estilo individual de cada autor; bem como averiguar os traços de escritura e os rastros poéticos, distintos ou convergentes, perceptíveis em diferentes autores.
        Outras informações: Pesquisador
    • REVISTA ESPAÇO PEDAGÓGICO:
      • Tipo de vínculo: Livre (2023 - Atual ).
    • Revista Re-UNIR:
      • Tipo de vínculo: Livre (2023 - Atual ).
        Outras informações: Revista Re-UNIR (ISSN 2594-4916) - Qualis B2.
    • Revista Ensino UFMS:
      • Tipo de vínculo: Livre (2023 - Atual ).
        Outras informações: Avaliação Qualis Capes (2017-2020) A Revista Ensin@ UFMS é classificada no Qualis da CAPES no Estrato B2 nas áreas de Ensino; Educação; Matemática/Probabilidade e Estatística; Linguística e Literatura.