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Leandro Holanda Araujo

    • Mestrando do programa de pós-graduação em Filosofia da Faculdade de Filosofia Letras e Ciência Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP), onde também concluiu o seu bacharelado em Filosofia (2016); possui licenciatura na mesma área, além de ser técnico em Artes Cênicas (2011). As suas pesquisas foram financiadas por todas as mais importantes agências de financiamento do país: foi pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Reitoria da Universidade de São Paulo (RUSP), ambos com bolsa de Iniciação Científica (PIBIC), além de ter sido pesquisador da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Atualmente, é pesquisador da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) tendo linhas de pesquisa voltadas para Filosofia, com ênfase em Leibniz, Bayle e Hume, pesquisando: ceticismo, racionalismo, filosofia moderna e as relações entre Filosofia, teologia, moralidade e religião.

       

      Links:    

    • História da Filosofia Moderna
    • Educação
    • Ceticismo
    • Epistemologia
    • Cristianismo
    • HOLLANDA, Leandro . Da subversão do cético caminho filosófico. História da Filosofia; Filosofia Política Contemporânea; Filosofia do Direito., v. 3, p. 135 - 154, 2017.
    • HOLLANDA, Leandro . Realismo ontológico e antirrealismo epistemológico na problemática sobre o mundo externo em Hume. Ensaios sobre a filosofia de Hume, v. 1, p. 403 - 433, 2016.
    • HOLLANDA, Leandro . Entre a liberdade e o delito democrático . Observatório da Imprensa , São Paulo , 15 jun. 2015.
    • HOLLANDA, Leandro . O fruído do belo: Uma análise do debate entre Winckelmann e Moritz. In: Seminário Estética e crítica de arte , 2018 , São Paulo. Anais do III Seminário Estética e crítica de arte : As artes entre urgência e inoperância. : , 2018. p. 357 - 365.
    • HOLLANDA, Leandro . O pessimismo voltairiano e as questões que o otimismo impõe a Voltaire. In: I Congresso da Associação Brasileira de Estudos do Século XVIII: As luzes e o Brasil , 2017 , São Paulo. Caderno de Resumos. : , 2017. p. 70 - 70.
    • HOLLANDA, Leandro . The Collective Singularity of the Real: Reality and Passion into Social Construction. In: 10TH PRINCIPIA INTERNATIONAL SYMPOSIUM , 2017 , Florianópolis. Abstracts. : , 2017. p. 81 - 81.
    • HOLLANDA, Leandro . Philosophy, Reason and Scepticism in Bayle and Leibniz?s dispute over faith. In: 11th Symposium of Philosophical and Academic Advising , 2017 , Guarulhos. Sofia Proceedings. São Paulo : Blucher, 2017. p. XXII - XXII.
    • HOLLANDA, Leandro . Filosofia, razão e ceticismo no debate entre Bayle e Leibniz sobre a fé. In: 11th Symposium of Philosophical and Academic Advising , 2017 , Guarulhos. SOFiA Proceedings. São Paulo : Blucher, 2017. p. XXI - XXI.
    • HOLLANDA, Leandro . The Passionateness of Real: Hume and the reality and imagination univocity. In: Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USPe , 2016 , São Paulo. Publiações SIICUSP. : , 2016.
    • HOLLANDA, Leandro . A passionalidade do real: Hume e a univocidade entre realidade e imaginaçãoP. In: Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP , 2016 , São Paulo. Publicações SIICUSP. : , 2016.
    • HOLLANDA, Leandro . MEMÓRIA E SUBJETIVIDADE: A CONSTRUÇÃO IMAGINÁRIA DA IDENTIDADE PESSOAL NA FILOSOFIA. In: ENCFILUSP , 2015 , Marília. Anais X Encontro de Pesquisa na Graduação em Filosofia da UNESP. : , 2015. p. 71 - 71.
    • HOLLANDA, Leandro . A Importância do Hábito na formação do conhecimento em Hume. In: XIX Semana Universitária da UECE , 2014 , Fortaleza. Anais da Semana Universitária. : , 2014.
    • HOLLANDA, Leandro . Realismo-ontológico e antirrealismo-epistemológico na problemática sobre o mundo externo. In: V Encontro Hume , 2015 , Santa Catarina. Caderno de Resumos. : , 2015. p. 23 - 23.
    • HOLLANDA, Leandro . A influência do hábito na formação do conhecimento segundo David Hume. In: VI Encontro de Pesquisa na Graduação em Filosofia da UFScar , 2014 , São Carlos. Carderno de Resumos. : , 2014.
    • HOLLANDA, Leandro . Hume e Sua Inversão do 'Mundo das Ideias' de Platão.. In: XVIII Semana Universitária , 2013 , Fortaleza. Anais da Semana Universitária. : , 2013.
    • HOLLANDA, Leandro . Empirismo e Subjetividade: Uma Leitura Deleuziana Sobre David Hume.. In: XVIII Semana Universitária , 2013 , Fortaleza. Anais da Semana Universitária. : , 2013.
    • HOLLANDA, Leandro . A Filosofia e a Origem do Empirismo: Irmãs Univitelinas. In: XVIII Semana Universitária , 2013 , Fortaleza. Anais da Semana Universitária. : , 2013.
    • HOLLANDA, Leandro . Filosofia no Ensino Médio: Arena de Opiniões ou mero Panorama Histórico?. In: XVIII Semana Universitária , 2013 , Fortaleza. Anais da Semana Universitária. : , 2013.
    • HOLLANDA, Leandro . Fifteen years of a Classic: New Humean Studies. : Prometeus, ano 10, número 23, maio-agosto. , 2017 (Homenagem)
    • HOLLANDA, Leandro . Avaliação de trabalhos e de resumos de pesquisas apresentadas no 25º SIICUSP. 2017 (Parecer)
    • HOLLANDA, Leandro . Projeto de: 'A influência da crença sobre o conhecimento humano'. 2014 (Elaboracao_de_projeto)
    • HOLLANDA, Leandro . Projeto de: 'A Lógica Cristã: Bayle, Leibniz e a Filosofia como dissolução do ceticismo'. 2016 (Elaboracao_de_projeto)
    • HOLLANDA, Leandro . Projeto de: 'A influência da crença sobre o conhecimento humano'. 2015 (Elaboracao_de_projeto)
    • HOLLANDA, Leandro . Filosofia, razão e ceticismo no debate entre Bayle e Leibniz sobre a fé. 2017 (Congresso)
    • HOLLANDA, Leandro . On the emergency of a Christian Logic by Philosophy's sceptical way subversion. 2017 (Comunicacao)
    • HOLLANDA, Leandro . Do surgimento de uma lógica cristã mediante a subversão do cético caminho filosófico. 2017 (Comunicacao)
    • HOLLANDA, Leandro . O debate entre Winckelmann e Moritiz sobre a questão da fruição do Belo. 2017 (Comunicacao)
    • HOLLANDA, Leandro . O pessimismo voltairiano e as questões que o otimismo impõe a Voltaire. 2017 (Comunicacao)
    • HOLLANDA, Leandro . The Collective Singularity of the Real: Reality and Passion into Social Construction. 2017 (Simposio)
    • HOLLANDA, Leandro . Humeano, humano e mundano em conexão-necessária na crença da absurda realidade. 2017 (Comunicacao)
    • HOLLANDA, Leandro . A passionalidade do real: a univocidade entre realidade e imaginação. 2016 (Comunicacao)
    • HOLLANDA, Leandro . Passionalidade do real segundo Hume. 2016 (Comunicacao)
    • HOLLANDA, Leandro . Leibniz e a necessidade do desenvolvimento de uma teodiceia. 2016 (Comunicacao)
    • HOLLANDA, Leandro . Sensibilidade e Erudição: O Problema da Fruição do Belo no Século XVIII. 2015 (Seminário)
    • HOLLANDA, Leandro . A Influência da crença sobre o conhecimento humano. 2015 (Congresso)
    • HOLLANDA, Leandro . O mínimo perceptível e a dilatação criativa da imaginação segundo David Hume. 2015 (Comunicacao)
    • HOLLANDA, Leandro . Sobre as ideias que não derivam da experiência. 2015 (Congresso)
    • HOLLANDA, Leandro . MEMÓRIA E SUBJETIVIDADE: A CONSTRUÇÃO IMAGINÁRIA DA IDENTIDADE PESSOAL NA FILOSOFIA. 2015 (Congresso)
    • HOLLANDA, Leandro . A Importância do Hábito na Formação do conhecimento em Hume. 2014 (Comunicacao)
    • HOLLANDA, Leandro . Realismo-ontológico e antirrealismo-epistemológico na problemática sobre o mundo externo. 2015 (Congresso)
    • HOLLANDA, Leandro . A influência do hábito na formação do conhecimento segundo David Hume. 2014 (Congresso)
    • HOLLANDA, Leandro . A Influência da crença sobre o conhecimento humano. 2014 (Comunicacao)
    • HOLLANDA, Leandro . A gênese filosófica: mitos, tragédias e pré-socráticos. 2013 (Conferência)
    • HOLLANDA, Leandro . Hume e Sua Inversão do 'Mundo das Ideias' de Platão. 2013 (Comunicacao)
    • HOLLANDA, Leandro . Empirismo e Subjetividade: Uma Leitura Deleuziana Sobre David Hume. 2013 (Comunicacao)
    • HOLLANDA, Leandro . O Porquê de Filosofia no Ensino Médio e Como Abordar Temas Filosóficos. 2013 (Comunicacao)
    • HOLLANDA, Leandro . O Porquê de Filosofia no Ensino Médio e Como Abordar Temas Filosóficos. 2013 (Comunicacao)
    • HOLLANDA, Leandro . A Filosofia e a Origem do Empirismo: Irmãs Univitelinas. 2013 (Comunicacao)
    • HOLLANDA, Leandro . Filosofia no Ensino Médio: Arena de Opiniões ou mero Panorama Histórico?. 2013 (Comunicacao)
    • HOLLANDA, Leandro . Pequenas grandes cenas. 2010 O Povo (Jornal)
  • Organização de eventos: 3
    • HOLLANDA, Leandro . Encontros Filosóficos. 2013 (Universidade Federal do Ceará)
    • HOLLANDA, Leandro . XI Semana de Orientação Filosófica e Acadêmica (SOFiA). 2017 (Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP))
    • HOLLANDA, Leandro . Filosofia e Literatura: Elementos facilitadores do pensamento filosófico na educação básica. 2013 (Universidade Federal do Ceará)
    • HOLLANDA, Leandro . Alegoria da Caverna: A teoria do conhecimento segundo Platão. 2013 (Universidade Federal do Ceará)
    • HOLLANDA, Leandro . (Re) Pensado a Escrita Acadêmica: Formas e estruturas sintático-semânticas. 2017 (Universidade Federal de São Paulo)
    • Nome do projeto: A influência da crença sobre o ser humano segundo David Hume (2014 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: HOLLANDA, Leandro , HOLLANDA, Leandro , PIMENTA, P. .
      Descrição: Segundo David Hume, todos os raciocínios podem ser divididos em duas espécies: os demonstrativos e os morais (ou prováveis). Sobre estes se desenvolve todo o conhecimento humano. Os raciocínios demonstrativos são o campo das relações de ideias. Ou, propriamente dito, o campo das ciências matemáticas: álgebra, aritmética e geometria. Elas têm suas verdades fundadas em relações de ideias, são exatas e independem de qualquer necessidade de existência empírica. Que dois mais dois são quatro, ou que o quadrado da hipotenusa é igual à soma do quadrado dos dois lados (a² = b² + c²) são afirmações válidas sem necessidade da existência empírica de seus objetos. Porém, o filósofo alerta que, naquilo tangente às questões de fato, o conhecimento não é categórico. As questões de fato estão no âmbito dos raciocínios morais. E sobre estes é que se desenvolvem todas as verdades fundamentadas a partir da experiência. O que ele evidencia, todavia, é que tais verdades são absolutamente contestáveis. Hume afirma que aquilo o qual se tem como verdade fundada a partir da experiência não passa de algo denominado crença (belief). Com base em sua obra Investigações Acerca do Entendimento Humano será possível mostrar o que é a crença. Além disso, seu papel sobre o conhecimento humano e as complicações que tal afirmação trás para as verdades científicas, alicerçadas, acima de tudo, sobre dados empíricos. Para discutir o conceito de crença em David Hume é necessário percorrer quase toda sua obra Investigações Acerca do Entendimento Humano para termos uma visão mais clara do mesmo. O que essa pesquisa pretende é elucidar o conceito de crença (belief) fundado por David Hume. Além disso, dar-se-á um passo que é fundamental: a diferença entre crença e fantasia, que para Hume são conceitos antagônicos. Tal diferenciação é de suma importância e, por ser muito tênue, faz com que tais termos sejam frequentemente confundidos. Isto nos obriga à explicação do que é a imaginação e qual seu papel no entendimento. Em suma, Hume propõe uma Geografia Mental, delimitação das fronteiras de limites do conhecimento. (Investigações: Seção I, §13). Essa filosofia nos mostra o limite do conhecimento humano. Ela abre os nossos olhos para o quanto de ignorância está diante de nós. ?A mais perfeita metafísica nada mais faz do que nos mostrar imensas regiões de ignorância. Quando tentamos fazer metafísica, quando tentamos conhecer causas últimas, nos deparamos com essa impossibilidade e temos a consciência da nossa ignorância a respeito desses assuntos.? Esta consciência da ignorância é positiva, ela é uma maneira de evitar que a superstição se instale em nossa ciência, é uma maneira de evitar que a pseudociência se instale sobre aquilo que verdadeiramente conhecimento. Hume, nesse ponto, se aproxima do ceticismo originário, como o pirrônico, que vê a relação entre a filosofia e nossa vida comum como uma relação de continuidade, não como uma relação de rompimento. Para ele, a Filosofia não é uma esfera totalmente afastada das nossas preocupações da vida prática. A Filosofia não deve ignorar nunca que ela deve se fazer, assim como a ciência, a partir de uma visão sobre problemas da vida prática. ?Diz a natureza ao homem, satisfaz a tua paixão pela ciência, mas cuida para que seja uma ciência humana, com direta relevância para a prática e a vida social. Seja um filósofo, mas em meio a sua filosofia não deixes de ser um homem?. (Seção I, § 7).
    • Nome do projeto: Leibniz e a necessidade do desenvolvimento de uma teodiceia (2016 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: HOLLANDA, Leandro , HOLLANDA, Leandro , LACERDA, T. M. .
      Descrição: A tentativa de congraçamento entre razão e fé, nem de longe é uma inovação de Leibniz, afinal a escolástica deixou uma longa literatura sobre o assunto. Entretanto, a grande inovação de Leibniz está em ir para além do escopo escolástico. O seu desejo, e poderia dizer a sua inovação, haja vista a realização dessa vontade, é a superação de um pensamento demasiadamente teológico e com uma filosofia a mercê da teologia. Leibniz reconhece que tal esforço de conciliação entre fé e razão é antigo. Todavia, ele enxerga na escolástica uma tentativa que, embora engenhosa, acabou fracassada. O fracasso do esforço da escolástica em conciliar fé e razão se deu, segundo suas próprias palavras, em razão de que ?a teologia havia sido muito corrompida pelo infortúnio dos tempos, pela ignorância e pela teimosia?. E, em contrapartida a essa fato, o insucesso em fazer conhecer a supracitada conformidade também se deu porque ?a filosofia, além de seus próprios defeitos, que eram muito grandes, encontrava-se sobrecarregada pelos da teologia, que, por sua vez, se ressentia da associação com uma filosofia muito obscura e muito imperfeita?. Assim, tenho como objetivo principal expor de que maneira o desenvolvimento da ciência que Leibniz chamou de Teodiceia pode ser elucubrada como a pedra angular para o dilucidamento desse imbróglio. Para esse fim, usarei como base principal a obra homônima de Leibniz.
    • Nome do projeto: Bayle, Leibniz and Philosophy as dissolution of the scepticism (2017 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: HOLLANDA, Leandro , HOLLANDA, Leandro , LACERDA, T. M. .
      Descrição: Contrário à tentativa de congraçamento entre razão e fé, assunto qual a escolástica deixou uma longa literatura a respeito, Pierre Bayle afirmava que a razão humana é um princípio de destruição e não de edificação, sendo impossível tal conciliação. Para ele, os dogmas cristãos estão muito acima do que a razão é capaz de alcançar, uma vez que eles se enraízam em mistérios que a ultrapassam, estando o cristão condenado a perder no debate contra o cético. Inconformado com essa afirmação de Bayle, mas observando aquilo que acreditava ser falhas cometidas pela escolástica, Leibniz buscou dar uma resposta que satisfizesse os problemas bayleanos, mas que não caísse nos erros escolásticos. Segundo ele, esses últimos se devam em razão de um pensamento demasiadamente teológico e com uma filosofia a mercê da teologia. Leibniz propôs, então, o desenvolvimento de uma ciência dos mistérios da justiça de Deus, a Teodiceia, que poderia encontrar a fórmula para dissolver o ceticismo, o qual manduca e ceva das controvérsias cristãs. Tal doutrina, se não pode compreender os mistérios da justiça divina, ao menos pode recoloca-los num outro patamar, mais objetivo e vigoroso contra as supostas contradições que lhes são apontadas. É justamente nessa ciência em que estão traçados os pontos fundamentais daquilo que se pode chamar de lógica da fé, a Lógica Cristã. O objetivo dessa pesquisa é, portanto, esclarecer tal lógica, traçando seus principais pontos. Para isso, é usada como base principal dessa pesquisa a Teodiceia de Leibniz, e como suporte fundamental para sua contraposição o Dictionnaire Historique et Critique e também Reponse Aux Questions de Bayle
    • Nome do projeto: O porquê de filosofia no ensino médio e como abordar temas filosóficos (2013 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: HOLLANDA, Leandro , HOLLANDA, Leandro , COSTESKI, E. .
      Descrição: A primeira pergunta que um aluno de ensino médio faz a si mesmo - e, muitas vezes, não só para si, mas também para o professor - no seu primeiro contato, em sala de aula, com a disciplina, é o porquê de estudar a mesma. Com Filosofia não seria diferente: "Para que serve filosofia?" "Por que tenho de estudar Filosofia?" ou, até mesmo, "Filosofia cai o Enem?" são algumas das indagações tão rotineiras, em sala de aula, quanto fundamentais para traçar o nível de interesse de uma turma por Filosofia. Assim, é essencial que o professor esteja preparado a responder, com o máximo de precisão possível, estes questionamentos tão recorrentes, pois uma resposta não satisfatória pode causar um desinteresse geral que será muito difícil de reverter. E o grande busílis que, então, se instaura é: o que é uma resposta satisfatória? Como conseguir dar uma resposta satisfatória? Outra duvida recorrente é a respeito da abordagem de um tema filosófico em sala de aula. Qual é a melhor forma de abordar um conceito filosófico? O objetivo dessa pesquisa nada mais é que propiciar aos recém-professores ou futuros professores de Filosofia um caminho que os ajude na tarefa nada fácil de lecionar Filosofia para jovens do ensino médio. Para tanto, foi usado como base filosófica o texto A Filosofia e seu Ensino: Conceito e Transversalidade, de Silvio Gallo. Além, é claro, de algumas observações minhas feitas a partir da minha vivencia, em sala de aula, possibilitada pelo programa e iniciação à docência, PIBID. Essa pesquisa teve como desejo possibilitar a abertura da visão de novos horizontes aos docentes do ensino médio. Afinal, nada é mais importante para um professor de Filosofia do ensino médio que planejamento e metas muito bem traçados, além de muita clareza em seus objetivos, para que o mesmo não caia em sérias controvérsias inerentes especificamente à disciplina
    • Graduacao:
      • Curso: Bacharelado de Filosofia
        Nome da Instituição: Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas
        Título: A influência da crença sobre o conhecimento humano segundo David Hume
        Ano de conclusão: 2016
    • Mestrado:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - Atual ).
        Outras informações: discente pesquisador
    • Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - 2014 ).
        Outras informações: Desenvolveu pesquisa na área de educação básica no ensino médio em escolas públicas. Como resultado dessa pesquisa foi desenvolvido o trabalho: "O porquê de filosofia no ensino médio e como abordar temas filosóficos".
        Outras informações: Pesquisador PIBID
    • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2016 ).
        Outras informações: Pesquisador
    • Reitoria da Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2015 ).
        Outras informações: Pesquisador
    • Universidade Federal do Ceará:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2013 ).
        Outras informações: Pesquisador
    • Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - Atual ).
        Outras informações: Pesquisador
    • SOFiA Proceedings:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - Atual ).
        Outras informações: Editor Chefe a partir da segunda edição da revista