Não autenticado |

Bruna Auad Moreira Seixas

    • Atua no Grupo de pesquisa e documentação sobre Inquisição e Nazismo Anita Waingort Novinsky (USP). Mestranda em História Social pela Universidade de São Paulo - USP. Pesquisadora em história moderna, realiza estudo sobre as mulheres acusadas de cometerem ?crimes menores? durante a Primeira Visitação do Santo Ofício da Inquisição ao Brasil (1591 a 1595). Graduada em História Licenciatura pela Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL/MG (2015), Foi bolsista e pesquisadora através do PROBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica) no qual desenvolveu pesquisas relacionadas a História Moderna com ênfase na Igreja Católica e sobre a demonização da mulher através da bruxaria e de manuais como o Malleus Maleficarum na Europa do século XVI. Já realizou Monitoria de História Moderna I, na qual foi bolsista pela Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL-MG. Realizou pesquisas também nas áreas de Educação, História da África e História Indígena com ênfase nos movimentos sociais, religiosos e na desconstrução da história eurocêntrica na sala de aula, através do PIBID (Programa Institucional de Iniciação à Docência). Membro do Grupo de Pesquisa: História do Brasil: memória, cultura e patrimônio pela Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL/MG.

       

      Links:    

    • SEIXAS, B. A. M. ; FONSECA, G. B. G. B. . As interações culturais e sociais entre Brasil e África: Uma experiência na sala de aula. 2015 (Comunicacao)
    • GODOY, M.J. ; SEIXAS, B. A. M. ; CASTRO, R. F. ; SOUZA, P. H. ; SEIXAS, B. A. M. . As Geotecnologias Aplicadas no Processo de Ensino e Aprendizagem: relatos e experimentos. 2013 (Outra)
    • SEIXAS, B. A. M. . A BRUXARIA COMO DELITO E SUA RELAÇÃO COM A SOCIEDADE NA EUROPA NOS TEMPOS MODERNOS. 2015 (Simposio)
    • SEIXAS, B. A. M. ; SANTOS, V. L. R. ; BATISTA, V. S. ; LUIZ, G. F. . A contribuição do PIBID na formação docente: Uma experiencia sobre a diversidade indígena em sala de aula.. 2015 (Comunicacao)
    • SEIXAS, B. A. M. . II Semana de História da UNIFAL-MG ?. 2014 (Universidade Federal de Alfenas)
    • SEIXAS, B. A. M. ; BATISTA, V. S. . NDULE, NDULE: ASSIM BRINCAM AS CRIANÇAS AFRICANAS. 2015 (Universidade Federal de Alfenas)
    • Nome do projeto: A BRUXARIA COMO DELITO E SUA RELAÇÃO COM A SOCIEDADE NA EUROPA NOS TEMPOS MODERNOS (2015 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SEIXAS, B. A. M. , SABEH, L. A. .
      Descrição: Projeto de iniciação científica desenvolvido através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PROBIC). A pesquisa é relacionada com a História das Mulheres e a História Moderna e teve ênfase em identificar e compreenderas interações que levaram a bruxaria a ser considerada um crime de fé a ser combatido pela Igreja nos séculos XV e XVI na Europa. A proposta desse estudo se faz relevante, uma vez que é vista a complexidade da compreensão da bruxaria nos Tempos Modernos, e como a mesma corroborou na estruturação e configuração das relações sociais, religiosas e políticas desse período na Europa. Para confirmar tais proposições foi feita uma análise do Malleus Maleficarum, fonte da pesquisa, obra escrita por Heinrich Kramer e James Sprenger em 1484 com o intuito de ser um manual de como identificar, tratar e condenar uma bruxa.
    • Nome do projeto: Grupo de Pesquisa História do Brasil: memória, cultura e patrimônio (2014 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SEIXAS, B. A. M. , SANTOS, V. L. R. , BATISTA, V. S. , STEFFENS, M. H. , ALENCAR, A. P. R. , LEITE, F. S. , SILVA, E. H. , SILVA, C. E. A. , MELO JUNIOR, M. , AZEVEDO, F. E. M. , LIMA, J. E. A. , SANTOS, A. M. , SABEH, L. A. , DANIELI NETO, M. , ROVAI, M. G. O. .
      Descrição: O Grupo de Pesquisa realiza estudos sobre patrimônio e memória do sul de Minas Gerais, apresentando quatro linhas de pesquisa: 1) História Oral, Memória e Identidade; 2) História, memória e autoritarismo; 3) Patrimônio, memória e educação patrimonial; e 4) Religião, relações étnicas e culturais. Faço parte da linha de pesquisa "Religião, relações étnicas e culturais" que visa realizar levantamento de fontes sobre a escravidão na região de Alfenas, especialmente, os registros de batismo, casamento e óbitos que estão sob a guarda da paroquial. São documentos relevantes para uma história da escravidão na região no início do século XIX, tema ainda pouco estudado na historiografia regional. Outro objetivo é congregar estudos sobre os papéis realizados pelas ordens religiosas, clero secular, Inquisição e igrejas protestantes no âmbito político-religioso e social
    • Nome do projeto: AS MULHERES NA ?MIRA? DA INQUISIÇÃO PORTUGUESA: UMA ANÁLISE SOBRE A REPRESSÃO E A RESISTÊNCIA DO FEMININO DURANTE A PRIMEIRA VISITAÇÃO DO SANTO OFÍCIO AO BRASIL (1591-1595) (2017 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SEIXAS, B. A. M. , NOVINSKY, A. W. .
      Descrição: A pesquisa tem como objeto de estudo as mulheres acusadas de cometerem ?crimes menores? durante a Primeira Visitação do Santo Ofício da Inquisição ao Brasil (1591 a 1595). Esses ?crimes menores? eram definidos como atos de bigamia, sodomia, superstições, feitiçaria, crença gentílica, blasfêmia, proposições heréticas, entre outros, ou seja, ações presentes no cotidiano do Brasil colonial, decorrentes, dentre outros fatores, das relações sociais desse período. Busca-se aqui investigar a resistência feminina em suas diversas formas de expressão, mesmo que silenciadas, diante da repressão conduzida pela Igreja Católica no Brasil às práticas culturais, sexuais, religiosas e cotidianas da mulher da colônia, através de processos inquisitoriais abertos e julgados pelo Tribunal do Santo Ofício.
    • Graduacao:
      • Curso: História
        Nome da Instituição: Universidade Federal de Alfenas
        Título: A DEMONIZAÇÃO DA MULHER NO INÍCIO DA ÉPOCA MODERNA (1484) PELO O MALLEUS MALEFICARUM
        Ano de conclusão: 2015
    • Mestrado:
      • Curso: História Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Universidade Federal de Alfenas:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - Atual ).