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Marco Aurélio Werle

    • Nasceu em 10 de março de 1969, em São João, ex-distrito do município de Itapiranga-SC e atualmente o município de São João do Oeste-SC. Concluiu em 2000 o doutorado em Filosofia pela USP, onde é professor titular no Departamento de Filosofia. Suas publicações (artigos, livros e capítulos de livros) tratam principalmente de Hegel, Heidegger e da estética da época de Goethe. É tradutor, do alemão ao português, de Hegel, Goethe, Heidegger, August Schlegel e Herder. Seus atuais orientandos, em nível de iniciação científica, mestrado e doutorado, concentram-se na área da filosofia alemã clássica. Atua na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia, em Filosofia da arte e em Estética. Em seu Currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: estética, Filosofia alemã, Hegel, filosofia da arte, Heidegger, Filosofia contemporânea, Goethe, idealismo alemão, Teatro, Herder e Época de Goethe.

       

      Links:    

    • História da arte
    • Estética
    • estética e filosofia da arte
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    • VIEWEG, K. ; WERLE, MARCO AURÉLIO . O Pensamento da Liberdade, de Klaus Vieweg. São Paulo : EDUSP , 2019 (revisão técnica)
    • WERLE, MARCO AURÉLIO ; FRANCESCHINI, P. A. C. . Escritos sobre estética e literatura (Herder). São Paulo : Edusp , 2019 (Tradução)
    • WERLE, MARCO AURÉLIO ; FRANCESCHINI, P. A. C. . Plástica (Herder). São Paulo : Edusp , 2018 (Tradução)
    • TOLLE, O. ; WERLE, M. A. ; FANTUCCI, I. . História da Teoria da Arquitetura (Hanno-Walter Kruft). São Paulo : EDUSP , 2016 (revisão técnica)
    • WERLE, M. A. ; OLIVERIA, R. . O exterior do pensamento: pensamento e ação considerados a partir de uma perspectiva externalista. São Paulo : Revista Rapsódia/Gráfica da FFLCH-USP , 2015 (Tradução)
    • WERLE, M. A. . Orelha do livro 'Entre filosofia e literatura. Recados do dito e do não dito'. Belo Horizonte : Relicário , 2015 (apresentação de livro)
    • WERLE, M. A. . Doutrina da arte (August Schlegel). São Paulo : EDUSP , 2014 (Tradução)
    • WERLE, M. A. . Apresentação à Cência da Lógica de Hegel. São Paulo : Barcarolla , 2011 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • WERLE, M. A. . Ciência da Lógica (excertos) (Hegel). São Paulo : Barcarolla , 2011 (Tradução)
    • WERLE, M. A. . Klaus Vieweg: A arte moderna como consumação da orientalidade e do classcisimo - Hegel e o fim da arte. São Paulo : Barcarolla , 2009 (Tradução)
    • WERLE, M. A. . Coordenador da coleção "A formação da estética". São Paulo : Humanitas/Imprensa Oficial , 2005 (Coordenador da coleção "A formação da estética" pela Humanitas/Imprensa Oficial)
    • WERLE, M. A. . Goethe - Escritos sobre arte (tradução do original alemão - 2. edição). São Paulo : Imprensa Oficial/Humanitas , 2008 (Tradução)
    • WERLE, M. A. . Heidegger - A questão da técnica (tradução do original alemão). São Paulo : Revista Scientia Studia , 2007 (Tradução)
    • WERLE, M. A. . Prefácio à tradução do artigo de Ernst Gombrich - "Hegel e a história da arte". São Carlos : Revista olhar - Centro de Educação e Ciências da UFSCAR , 2007 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • WERLE, M. A. . Ernst Gombrich - Hegel e a história da arte. São Carlos : Revista , 2007 (Tradução)
    • WERLE, M. A. . Klaus Vieweg - Religião e saber absoluto. A passagem da representação para o conceito na Fenomenologia do Espírito de Hegel. São Paulo : Cadernos de Filosofia Alemã - Departamento de Filosofia da USP , 2007 (Tradução)
    • WERLE, M. A. . Georg Heym - Poemas Berlin I e Berlin II (In: Berardinelli, A. Da poesia para a prosa). São Paulo : Cosac&Naify , 2007 (Tradução)
    • WERLE, M. A. . Após o fim da arte (segunda revisão). São Paulo : Odisseus/Edusp , 2006 (revisão técnica)
    • WERLE, M. A. . Após o fim da arte (apresentação na quarta-capa). São Paulo : Odisseus/Edusp , 2006 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • WERLE, M. A. . Goethe - Escritos sobre arte (tradução do original alemão). São Paulo : Humanitas , 2005 (Tradução)
    • WERLE, M. A. . Hegel - Cursos de estética IV (tradução do original alemão). São Paulo : Edusp , 2004 (Tradução)
    • WERLE, M. A. . Hegel - Cursos de estética III (tradução do original alemão). São Paulo : Edusp , 2002 (Tradução)
    • WERLE, M. A. . Hegel - Introdução às Lições sobre a estética (tradução do original alemão). São Paulo : Departamento de Filosofia/USP , 1997 (Tradução)
    • WERLE, M. A. . Jünger - Sobre a linha (tradução do original alemão). São Paulo : Departamento de Filosofia/USP , 1998 (Tradução)
    • WERLE, M. A. . Heidegger - O conceito de tempo/A questão da técnica (tradução do original alemão). São Paulo : Departamento de Filosofia/USP , 1997 (Tradução)
    • WERLE, M. A. . Hegel - Cursos de estética II (tradução do original alemão). São Paulo : Edusp , 2000 (Tradução)
    • WERLE, M. A. . Hegel - Cursos de estética I (tradução do original alemão). São Paulo : Edusp , 1999 (Tradução)
    • WERLE, MARCO AURÉLIO ; ALBUQUERQUE, J. . Conversa com Juliana de Albuquerque. 2024 (Outra)
    • WERLE, MARCO AURÉLIO . Entrevista para o programa Filósofos em vida. 2023 (Outra)
    • WERLE, MARCO AURÉLIO ; ANDRADE, P. D. ; VIEIRA, V. M. . A posição der Heidegger na estética. 2023 (Conferência)
    • WERLE, MARCO AURÉLIO . Mitologia ou religião? Impulsos e desdobramentos do idealismo alemão. 2023 (Conferência)
    • WERLE, MARCO AURÉLIO . Kant e Hegel: o fim da arte e a estética do gênio'. 2023 (Conferência)
    • WERLE, MARCO AURÉLIO ; FRANCESCHINI, P. A. C. ; KAHLMEYER-MERTENS, R. . Comentário ao livro Arte e Existência em Heidegger. 2023 (Simposio)
    • WERLE, MARCO AURÉLIO . A doutrina da arte de August Schlegel como filosofia da arte e estética romântica. 2022 (Conferência)
    • WERLE, MARCO AURÉLIO . Teoria, história e crítica de arte: Hegel diante de sua época. 2022 (Conferência)
    • WERLE, MARCO AURÉLIO . Goethes Meister und Hegels Phänomenologie, vermittelt ducrch Schiller. 2022 (Conferência)
    • WERLE, MARCO AURÉLIO . Teoria da arte, crítica de arte e história da arte na época de Goethe. 2022 (Conferência)
    • WERLE, MARCO AURÉLIO . Vida e vivência entre Goethe e Nietzsche. 2021 (Conferência)
    • WERLE, MARCO AURÉLIO . O Meister de Goethe e a Fenomenologia de Hegel. 2021 (Conferência)
    • WERLE, MARCO AURÉLIO . Carl Dahlhaus: Perspectivas sobre o absoluto na música. 2021 (Conferência)
    • WERLE, MARCO AURÉLIO . Leitura e comentário do idílio O velho galo da torre de Eduard Mörike. 2021 (Conferência)
    • WERLE, MARCO AURÉLIO . 'Arte e estética em Verdade e método de H. G. Gadamer. 2021 (Outra)
    • WERLE, MARCO AURÉLIO . Discussão do livro de Francesco Campana: 'The End of literature, Hegel, and the contemporary novel. 2020 (Conferência)
    • WERLE, MARCO AURÉLIO . Motivos da estética de Kant na estética de Hegel. 2020 (Conferência)
    • WERLE, M. A. . Técnica e arte em Heidegger. 2020 (Conferência)
    • WERLE, MARCO AURÉLIO . O horizonte crítico e formativo da educação estética em Schiller. 2020 (Conferência)
    • WERLE, MARCO AURÉLIO . Arte e existência em Heidegger. 2020 (Conferência)
    • WERLE, MARCO AURÉLIO . A estética de Hegel diante de sua época. 2019 (Conferência)
    • WERLE, MARCO AURÉLIO . O grito de Laocoonte e a dor de Filoctetes. 2019 (Comunicacao)
    • WERLE, MARCO AURÉLIO . Das Bewusstsein der Absolutheit und Freiheit des Ichs selbst. 2019 (Comunicacao)
    • WERLE, MARCO AURÉLIO . A fundamentação da filosofia da bela arte em Hegel. 2019 (Conferência)
    • WERLE, MARCO AURÉLIO . A estética diante da teoria da arte, da história da arte e da crítica de arte. 2019 (Comunicacao)
    • WERLE, MARCO AURÉLIO . Goethe e Schiller sobre a relação entre a poesia e as artes plásticas. 2019 (Conferência)
    • WERLE, MARCO AURÉLIO . Herder e a constituição da estética como disciplina filosófica. 2019 (Conferência)
    • WERLE, MARCO AURÉLIO . O lugar insólito de Hölderlin entre filosofia e literatura. 2018 (Conferência)
    • WERLE, MARCO AURÉLIO . Herders Beitrag zur Begründung der Ästhetik. 2018 (Conferência)
    • WERLE, MARCO AURÉLIO . Ética e estética na filosofia da ação de Hegel. 2018 (Congresso)
    • WERLE, MARCO AURÉLIO . A origem da obra de arte em Heidegger. 2018 (Conferência)
    • WERLE, M. A. . A contribuição de Herder para a estética. 2018 (Comunicacao)
    • WERLE, M. A. . Mini-curso sobre a filosofia de Hegel. 2018 (Seminário)
    • WERLE, M. A. . A filosofia de Hegel entre o conceito e a realidade. 2018 (Conferência)
    • WERLE, M. A. . O movimento dialético na Fenomenologia do espírito de Hegel. 2018 (Conferência)
    • WERLE, M. A. . Estética e sonho: Herder e E. T. A. Hoffmann. 2017 (Conferência)
    • WERLE, M. A. . Ética e estética na filosofia da ação de Hegel. 2017 (Conferência)
    • WERLE, M. A. . Passagens estéticas entre Kant e Hegel. 2017 (Conferência)
    • WERLE, M. A. . Natureza e sociedade no Werther de Goethe. 2017 (Seminário)
    • WERLE, M. A. . Shakespeare no Meister de Goethe. 2017 (Conferência)
    • WERLE, M. A. . Dialética entre teatro e vida no Meister de Goethe. 2017 (Conferência)
    • WERLE, M. A. . A. W. Schlegels Kunstlehre als Philosophie der Kunst und romantische Ästhetik. 2017 (Conferência)
    • WERLE, M. A. . A subjetividade como fundamento da técnica. 2016 (Conferência)
    • WERLE, M. A. . Arte e poesia em Heidegger. 2016 (Conferência)
    • WERLE, M. A. . Teoria, crítica e história da arte: a estética de Hegel diante de A. Schlegel e Herder. 2016 (Comunicacao)
    • WERLE, M. A. . Die ästhetische Dimension des Humanus in der modernen Welt. 2016 (Comunicacao)
    • WERLE, M. A. . Herders Beitrag zur Begründung der Ästhetik. 2016 (Conferência)
    • WERLE, M. A. . A questão do fim da arte em Hegel. 2016 (Conferência)
    • WERLE, M. A. . El domingo de la vida y los días de semana. Ironia y negatividad en Hegel y en el romanticismo. 2015 (Congresso)
    • VACCARI, U. R. ; WERLE, M. A. . Mesa-redonda sobre 'A Relevância filosófica de Hölderlin'. 2015 (Conferência)
    • WERLE, M. A. . A relação entre a consciência e o absoluto em Hegel. 2015 (Conferência)
    • WERLE, M. A. . Hegel como transição entre a estética moderna e contemporânea. 2015 (Conferência)
    • WERLE, M. A. . A contribuição de Herder para a fundamentação da estética. 2015 (Conferência)
    • WERLE, M. A. . Notas sobre o Wilhelm Meister de Goethe e o Gato Murr de Hoffmann. 2015 (Conferência)
    • WERLE, M. A. . Ciclo de palestras sobre estética e filosofia da arte. 2015 (Conferência)
    • WERLE, M. A. . Lógica y estética en Hegel. 2014 (Conferência)
    • WERLE, M. A. . Passagens estéticas entre a crítica de Kant e o idealismo de Hegel. 2014 (Congresso)
    • WERLE, M. A. . Ästhetische Übergänge zwischen Kants Kritik und Hegels Idealismus. 2014 (Congresso)
    • WERLE, M. A. . A estética de Hegel: sua época e herança. 2013 (Conferência)
    • WERLE, M. A. . Os cruzamentos e a relação recíproca entre história e natureza. 2013 (Conferência)
    • WERLE, M. A. . O domingo da vida e os dias da semana. Ironia e negatividade emH egel e no romantismo. 2013 (Conferência)
    • WERLE, M. A. . Transiciones estéticas entre la crítica de Kant y el idealismo de Hegel. 2013 (Conferência)
    • WERLE, M. A. . El domingo de la vida e y los dias de semana. Ironia y negatividad en Hegel y en el romanticismo. 2013 (Conferência)
    • WERLE, M. A. . A energia poética das florestas críticas de Herder. 2013 (Conferência)
    • WERLE, M. A. . Lógica e estética em Hegel. 2012 (Conferência)
    • WERLE, M. A. . Traduzindo a tradução: tradução e filosofia no Ciclo Valério Rohden. 2012 (Conferência)
    • WERLE, M. A. . A doutrina da arte de August Schlegel. 2012 (Comunicacao)
    • WERLE, M. A. . Aspectos gerais da lógica de Hegel. 2012 (Conferência)
    • WERLE, M. A. . A pergunta e o caminho no pensamento de Heidegger. 2011 (Conferência)
    • WERLE, M. A. . A cor na pintura. Hegel em debate com Goethe e Diderot. 2011 (Conferência)
    • WERLE, M. A. . O conceito como duplicidade na unidade na lógica de Hegel. 2011 (Conferência)
    • WERLE, M. A. . Apontamentos sobre arte e verdade em Hegel. 2011 (Conferência)
    • WERLE, M. A. . "Técnica e ciência em Heidegger". 2011 (Conferência)
    • WERLE, M. A. ; JÙNIOR, Mário Rodrigues Videira . Imagens e pensamento de Benedito Nunes. 2011 (Comunicacao)
    • WERLE, M. A. . Teatro, formação e vida no Meister de Goethe. 2011 (Comunicacao)
    • WERLE, M. A. . "O acolhimento hegeliano do pensamento antinômico na época de Jena". 2011 (Conferência)
    • WERLE, M. A. . Estética no Idealismo Alemão. 2007 (Universidade de São Paulo)
    • WERLE, M. A. ; JÙNIOR, Mário Rodrigues Videira . Mesa-redonda sobre filosofia alemã clássica (com Zöller, G./Dörflinger, B./Sanchez-Madrid, N.). 2010 (Pós-Graduação em Filosofia da USP)
    • JÙNIOR, Mário Rodrigues Videira ; WERLE, M. A. . Filosofia e literatura. Homenagem a Benedito Nunes. 2011 (Departamento de Filosofia/Grupo de estética da USP)
    • WERLE, M. A. . Jornada sobre a lógica de Hegel. 2012 (USP)
    • TOLLE, O. ; WERLE, M. A. . Colóquio Hegel: ação e pensamento". 2014 (USP)
    • WERLE, M. A. . Jornada Estética Moderna e Estética Contemporânea. 2015 (Departamento de Filosofia da USP)
    • WERLE, MARCO AURÉLIO . Jornada sobre o Meister de Goethe e a Filosofia. 2022 (Universidade de São Paulo)
    • WERLE, MARCO AURÉLIO . O velho Galo da Torre, idílio de Eduard Mörike. Leitura e comentário. 2021 (Universidade de São Paulo)
    • Nome do projeto: Arte e verdade na estética de Hegel: um diálogo com Hölderlin e Heidegger (2009 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: WERLE, M. A. .
      Descrição: Como proposta de continuidade da pesquisa "A estética de Hegel: sua época e herança" (2002-2009), pretendemos aprofundar o tema ?arte e verdade?. Com efeito, pode-se dizer que, de um lado, uma das marcas características da estética de Hegel, diante de seus predecessores imediatos (Kant e o pós-kantismo) e inclusive mais longínquos (Platão), é a insistência no vínculo entre arte e verdade. A arte é para Hegel não apenas um mero jogo da imaginação com o entendimento nem o campo do que é somente ilusório, mas a expressão sensível da idéia (tomada como ideal), e implica um momento fundamental de reconciliação do espírito com a sua efetividade e história . Por outro lado, se pensarmos a posteridade da estética de Hegel e levarmos em conta que o tema do fim da arte é o ponto crucial e mais atual do pensamento estético hegeliano, vemos que esses tópicos põem em questão a própria possibilidade de a arte ainda exprimir a verdade. Assim, se ao olhar retrospectivamente para a história ocidental e moderna, Hegel verifica os laços entre arte e verdade, esse mesmo gesto reverte dialeticamente e ?negativamente? para o futuro, pois implica necessariamente o reconhecimento da dificuldade que a arte tem para ?exprimir os nossos mais altos interesses?, num mundo no qual o universal encontra-se emancipado da sensibilidade. Temos, portanto, indicadas duas frentes possíveis de investigação acerca do tema ?arte e verdade? na estética de Hegel: 1) em seu vínculo com o idealismo alemão, apresenta-se a confluência entre arte e filosofia ou entre arte e poesia, implicando uma dignificação do elemento artístico e 2) ao mesmo tempo, no interior desse mesmo idealismo alemão, também já surgem as primeiras manifestações da impossibilidade para a poesia e, portanto, para a arte, de constituir uma referência ao mundo. Cada vez mais se aprofunda a ?prosa do mundo? (Hegel) ou a ?ausência dos deuses? (Hölderlin) e, com isso, torna-se inevitável o advento do ?fim da arte?
    • Nome do projeto: Idealismo e romantismo: a estética de Hegel e a doutrina da arte de August Schlegel (2012 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: WERLE, M. A. .
      Descrição: Como proposta de continuidade de nossa pesquisa atual em torno da estética de Hegel, caracterizada pela investigação da relação entre a estética de Hegel e sua época e herança, pretendemos explorar a gênese da filosofia da arte de Hegel em contraste com a obra Doutrina da arte [Kunstlehre] de August Wilhelm Schlegel. Ao mesmo tempo, gostaríamos de colocar em questão a relação de Hegel com o romantismo como um todo, principalmente a partir dos Cursos de estética e a resenha que fez das obras de Solger. A obra Doutrina da arte constitui, nada mais nada menos, do que a primeira filosofia da arte surgida no período pós-kantiano e pode ser tomada como a antecessora da Filosofia da arte de Schelling e dos Cursos de estética de Hegel. Poder-se-ia dizer que foi August Wilhelm Schlegel, em seus cursos proferidos em Berlim, entre 1800-04, que fundamentou a categorização e contraposição entre o clássico e o romântico, a qual foi de fundamental importância para toda a estética alemã a partir de 1800. Informamos também que estamos trabalhando numa tradução, com notas, da Doutrina da arte, a ser publicada pela EDUSP (contendo em torno de 400 páginas). O objetivo da pesquisa é duplo: 1) Gostaríamos de compreender mais profundamente a doutrina da arte de Schlegel, em especial procurar saber como ela se insere na tradição da disciplina de estética, no horizonte de desdobramentos que vão, grosso modo, de Baumgarten a Hegel e também questionar sua relação com o romantismo de Jena e seus desdobramentos posteriores (por exemplo, no plano literário romântico com os contos de E. T. A. Hoffmann e de Ludwig Tieck). Quanto a isso, coloca-se a pergunta: como foi possível surgir uma proposta de estética sistemática no interior do romantismo? Pois, é sabido que o romantismo era avesso à estética como disciplina e a qualquer tipo de sistematização e tinha uma predileção pelo fragmento e pela atividade da crítica de arte. Nesse contexto, cabe também abordar o contraste entre uma posição mais classicista (Goethe e Hegel) e a posição romântica em relação à arte. 2) Em segundo lugar, vem a questão da relação de Hegel com o romantismo. Assim como Hegel, também o romantismo operou um rearranjo da estética tradicional com base numa aguda compreensão do papel da história (antigos e modernos) na arte e acentuou a emergência da subjetividade (como linguagem e mito poético). No entanto, a despeito dessa proximidade, são distintos os modos segundo os quais esses tópicos são pensados no idealismo e no romantismo e os mecanismos teóricos mobilizados. Também são diversas as consequências para o estabelecimento da tarefa que cabe à arte no presente e no futuro, diante do passado. Se em Os escritos póstumos e a correspondência de Solger, um texto da época de Berlim, Hegel ressalta a origem religiosa e absoluta do pensamento moderno, bem como a situação política e cultural na Alemanha, o romantismo, por seu lado, em sua versão tanto teórica quanto literária, apostará na peculiaridade do papel da imaginação, da linguagem e da ironia na literatura. Essa diferença de enfoques será examinada por contraste, a saber, entre a proposta teórica dos Cursos de estética de Hegel e a Doutrina da arte de August Schlegel.
    • Nome do projeto: Entre filosofia e literatura: a estética de Hegel na época de Goethe (2015 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: WERLE, M. A. .
      Descrição: Trata-se de desenvolver alguns tópicos situados no âmbito da fundamentação da estética como disciplina filosófica, cujo pano de fundo ou ponto de fuga é a proposta sistemática da estética de Hegel, na relação com o pré-romantismo (Herder), o classicismo de Weimar (Goethe e Schiller) e o romantismo literário alemão (Hoffmann). Com isso, dou continuidade às investigações em torno da estética de Hegel e sua época, assunto que me vem ocupando nos últimos 15 anos e que alcançou alguns desdobramentos, em termos de publicações: na direção do classicismo de Weimar (tradução dos Escritos sobre arte de Goethe, 2005) e do romantismo (tradução da Doutrina da arte de August Schlegel, 2014). Atualmente encontro-me ocupado com o pré-romantismo, em particular com o pensamento estético do jovem Herder. Minha abordagem de Herder é uma decorrência direta do ?retorno? que venho fazendo de Hegel (Cursos de estética) a August Schlegel (Doutrina da arte) e agora chegando a Herder. O fio condutor desse retorno aos fundamentos do surgimento da estética moderna, da qual Hegel é tributário, passa pela articulação entre as categorias da teoria da arte, da crítica de arte e da história da arte. Quem colocou explicitamente o problema foi August Schlegel, mas quem pela primeira vez mobilizou essas noções foi Herder, no debate com Baumgarten (teoria), Lessing (crítica) e Winckelmann (história da arte). Esse é precisamente o assunto das chamadas Florestas críticas. Nos Cursos de estética de Hegel, apenas a título de informação, a teoria da arte, a história da arte e a crítica de arte encontram-se na base da tríade concernente ao belo ou ao ideal (teoria); às formas de arte simbólica, clássica e romântica (história da arte) e ao sistema das artes particulares: arquitetura, escultura, pintura, música e poesia (assunto da crítica de arte).
    • Nome do projeto: A estética de Hegel em relação com sua época (Goethe e Schiller) e uma certa herança (Heidegger) (2020 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: WERLE, M. A. .
      Descrição: Trata-se de desenvolver alguns tópicos situados no âmbito da fundamentação da estética como disciplina filosófica, cujo pano de fundo ou ponto de fuga é a proposta sistemática da estética de Hegel, na relação com o pré-romantismo (Herder) e o classicismo de Weimar (Goethe e Schiller) e também com desdobramentos contemporâneos presentes na filosofia da arte de Heidegger. Com isso, dou continuidade às investigações em torno da estética de Hegel e sua época, assunto que venho pesquisando nos últimos 20 anos e que alcançou alguns desdobramentos, em termos de publicações: na direção do classicismo de Weimar (tradução dos Escritos sobre arte de Goethe, Humanitas/Imprensa Oficial, 2005) e do romantismo (tradução da Doutrina da arte de August Schlegel, EDUSP, 2014), bem como do chamado pré-romantismo (tradução da Plástica e de Escritos sobre estética e literatura de Herder, EDUSP, 2018 e 2019, junto com Pedro Franceschini). Em termos específicos, pretendo, pois, levar adiante três investigações, duas relacionadas à estética alemã clássica e outra à estética alemã contemporânea, sempre procurando ao mesmo tempo possíveis elos com a estética de Hegel e seu tempo: 1) Tradução, comentário e notas da Correspondência entre Goethe e Schiller. Essa proposta de trabalho envolve atualmente três tradutores e pesquisadores: além de mim, o prof. Vladimir Vieira (UFF) e o prof. Pedro Franceschini (UFBA). Trata-se de um projeto de longo prazo, que pretende realizar uma tradução completa e integral para a língua portuguesa, das 1015 cartas dessa correspondência. A tradução atualmente disponível no Brasil, em língua portuguesa, é parcial, correspondendo a somente 136 cartas . Ao mesmo tempo, pretende-se realizar colóquios regulares tendo essa correspondência como eixo norteador, considerando a relação que ela possui com a produção filosófica e poética de Goethe e Schiller, bem como com outros filósofos, poetas e pensadores da época: Kant, Schelling, Hölderlin, etc. 2) Conclusão de uma proposta de livro sobre o romance de Goethe, intitulado Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister, no qual venho trabalhando há alguns anos, tendo já escrito três artigos sobre o assunto. O enfoque de abordagem recai sobre a relação entre teatro e vida nesse romance, na medida em que esses dois temas representam duas posturas que se encontram numa espécie de relação dialética, correspondendo o teatro à dimensão da ?poesia do coração? e a vida às ?relações prosaicas?. 3) Elaboração de um livro sobre a filosofia da arte de Heidegger, a partir da reunião, revisão e reorganização de textos publicados nos últimos 15 anos em diferentes revistas brasileiras e como capítulos de livros, contendo em seu centro uma investigação do ensaio A origem da obra de arte. Pretendo investigar e explicitar tanto elementos que envolvem o estilo próprio do pensamento de Heidegger, desde o projeto da analítica existencial de Ser e tempo até o momento em que surge a temática da arte e da poesia em seu pensamento. Além disso, importa verificar como a investigação sobre a origem da obra de arte se apresenta diante da questão da técnica e da subjetividade, no horizonte da crítica que Heidegger realiza à filosofia moderna.
    • Nome do projeto: A estética de Hegel: sua época e herança (2002 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: WERLE, M. A. .
      Descrição: O tema da pesquisa é a estética de Hegel, tanto no que se refere aos tópicos internos do sistema quanto no que diz respeito à relação com a estética da época de Goethe, a assim chamada Goethezeit, e com a posteridade (tem-se em vista aqui principalmente a herança hermenêutica, representada por Heidegger e Gadamer, e a herança dialética, representada pela Escola de Frankfurt). Alguns tópicos desenvolvidos até agora: 1) A presença de Goethe na reflexão estética hegeliana, tanto do ponto de vista teórico quanto artístico; 2) A questão da poesia dramática, no seu desdobramento como filosofia do trágico e teoria da tragédia; 3) O tema do fim da arte em Hegel e em W. Benjamin.
    • Graduacao:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade Federal de Santa Catarina
        Ano de conclusão: 1992
    • Mestrado:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1996
    • Doutorado:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2000
    • Livre-docencia:
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2009
        Status do curso:
    • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho:
      • Tipo de vínculo: Livre (1999 - 2002 ).
        Outras informações: Professor
    • Universidade de Brasília:
      • Tipo de vínculo: Livre (1996 - 1996 ).
        Outras informações: Outro ? professor substituto
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2002 - Atual ).
    • Trans/Form/Ação:
      • Tipo de vínculo: Livre (2000 - Atual ).
    • Cadernos de Filosofia Alemã:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - Atual ).
    • Rapsódia (USP):
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - Atual ).
    • Ciências Humanas em Revista (UFMA):
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - Atual ).
    • GRIOT - Revista de Filosofia (Recôncavo da Bahia):
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - Atual ).
        Outras informações: Revista Griot - Revista de Filosofia do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. A Revista é uma publicação semestral, cujo objetivo é publicar pesquisas na área de filosofia e promover o debate filosófico.
    • Instituto de Estudos Avançados:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2024 - Atual ).
        Outras informações: Trata-se de desenvolver um projeto de pesquisa sobre a relação do romance de Goethe, intitulado Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister, com a filosofia.
        Outras informações: Pesquisador em Ano Sabático