Não autenticado |

Tatiana Roncador Vicente

    • Possui licenciatura e bacharelado em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2011) e mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2015) na área de pesquisa do Ensino de Geografia para a inclusão educacional. Possui ainda curso de Formação de Mediadores de PEI Standard - I, pelo Centro Brasileiro de Modificabilidade Cognitiva (CBM), com validação pelo Instituto Feuerstein e está em curso a formação de terapeuta neo-reichiano pelo Instituto Lumen. Atua na docência de geografia para o ensino básico, tendo experiência profissional na Inclusão educacional de jovens com necessidades educativas especiais, preparando materiais didáticos e projetos individuais e coletivos de aprendizagem de Geografia.

       

      Links:    

    • Nome do projeto: A Prioridade da Leitura e da Escrita no ensino de Geografia do Ensino Fundamental I e II. (2014 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: VICENTE, T. R. , Maria Eliza Miranda , Francis Gomes Macedo , Marcelo Bulgarelli , Ana Carolina Roman Rodrigues , Mariana Martins Lemes , José Leonardo Homem de Mello Gâmbera , Luiza Grieco Feres , Luciana Martin Kanawati , Simone Marassi Prado , Ketlin Elisa Thomé Wenceslau Fiocco , Cássio Alves de Oliveira , Angelica de Jesus Batista , Marilia Biscaia Rizzo , Cassio Alves Garcia , Gustavo Henrique Machado de Almeida , Natacha Soares Ribeiro , Cristiane Raha , Rafael Seminatti , Cesar Canhadas , Kivam Arruda Izidoro , Elaine Cristina de Souza Caldas , Ivan Mota Zanetti , Mariana Roche .
      Descrição: Este projeto de pesquisa pretende investigar os resultados obtidos na elaboração e aplicação de sequências didáticas por gêneros discursivos textuais no ensino de Geografia com enfoque na aprendizagem da argumentação enquanto uma capacidade de linguagem, no contexto recente de priorização da leitura e da escrita na política curricular do ensino fundamental em escolas municipais de São Paulo. Do ponto de vista metodológico, esta pesquisa envolve um grupo de 07 professores de Geografia e seus alunos do Ensino Fundamental II no contexto do processo de elaboração e aplicação, pelos professores, de diferentes sequências didáticas de geografia, em condições cotidianas de vida escolar. Reconhecemos, de imediato, que a questão da leitura e da escrita tem muitas implicações já que o desempenho linguístico perpassa diversas dimensões da organização curricular, sendo necessário identificar e analisar as concepções que tem predominado nas políticas educacionais, e também prospectar as concepções que professores de Geografia do ensino público, individualmente e coletivamente, tem em relação à leitura e a escrita especialmente no Ensino Fundamental II. Assim os problemas que norteiam a pesquisa podem ser sintetizados: - quais os impactos que a adoção da leitura e da escrita como princípio norteador do currículo escolar promove no âmbito do ensino e aprendizagem de Geografia e nas práticas docentes de professores de Geografia no Ensino Fundamental II da Educação Pública? - quais são as possibilidades da adoção da prioridade da leitura e da escrita para as práticas didáticas do ensino de Geografia? - qual a contribuição que o ensino de Geografia pode dar para o desempenho da leitura e da escrita? As sequências didáticas se estruturam a partir de determinados princípios pedagógicos que respeitam os processos intelectuais de pré-adolescentes e adolescentes, observando-se o papel de mediador do professor, que assegura ao aluno de modo progressivo e continuado, a partir da leitura e da escrita, que elaborem dissertações com enfoque na aprendizagem de resolução de problemas e elaboração de argumentos de maneira progressiva e continuada.
  • Formação Acadêmica: 2
    • Graduacao:
      • Curso: Geografia
        Nome da Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
        Título: A internacionalização do etanol - da produção ao uso em escala mundial. Implicações na resignificação das construções territoriais do rural brasileiro.
        Ano de conclusão: 2011
    • Mestrado:
      • Curso: Geografia (Geografia Humana)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2015
    • Colégio Monte Castelo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - Atual ).
        Outras informações: A escola atua há mais de 25 anos com alunos foco da inclusão. trabalho docente desenvolvido: Construção de projetos individuais de suporte para o aluno com necessidades intelectuais especiais; Desenvolvimento dos materiais didáticos; Construção de projetos de longo prazo a partir de temas que envolvam os conteúdos programáticos de geografia, diferentes usos de tecnologia, formas de linguagem, didáticas de aula, métodos de resolução de problemas; Planejamento e execução de trabalhos de campo interdisciplinares de meio período, período integral, na cidade de São Paulo sobre: transportes, arte urbana, migrações, ocupação e uso do solo, energia, abastecimento hídrico. .
        Outras informações: Professor de Educação Básica
    • Colégio Wellington:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2013 - 2014 ).
        Outras informações: Atuou no ensino fundamental e médio durante o período considerado na docência de Geografia; Construção de projetos interdisciplinares mensais, anuais, etc; Trabalhos de campos temáticos; Construção de materiais didáticos.
        Outras informações: Professor de Educação Básica
    • Colégio Módulo:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2012 - 2012 ).
        Outras informações: Atuou no ensino fundamental e médio durante o período considerado na docência de Geografia; Construção de materiais; Construção de projetos interdisciplinares mensais, anuais, etc.
        Outras informações: Professor de Educação Básica
    • Cursinho Foco PUC SP:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2008 ).
        Outras informações: Atuou no curso preparatório para exame vestibular durante o período considerado na docência de Geografia; Construção de materiais.
        Outras informações: Professor de cursinho pré vestibular
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2014 ).