Não autenticado |

Clara Rodrigues Couto

    • Graduada em História pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (2010), tendo participado de programa de mobilidade internacional na Université Lumière Lyon 2, em Lyon - França (jan/2009-jan/2010). Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em História Social, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, FFLCH-USP. Atualmente é bolsista FAPESP (mar/2013-ago/2015) e desenvolve pesquisa intitulada "O balé de corte como imagem prescritiva da harmonia cósmica e política na corte francesa (1610-1661)" sob a orientação da Profa. Dra. Ana Paula Torres Megiani. Contemplada com a bolsa BEPE-FAPESP (mar-set/2014), realizou estágio de pesquisa na França junto ao Centre Roland Mousnier da Université Sorbonne Paris IV, sob a supervisão do Prof. Denis Crouzet. Como bolsista PAE-USP (fev-jul/2013), realizou estágio de docência sob a supervisão da Profa. Dra. Laura de Mello e Souza. Participante do Grupo de Estudos de História Ibérica Moderna (GEHIM-USP - http://historiaibericamoderna.wordpress.com/). Pesquisadora na área de História Moderna, sob perspectivas da História Cultural e Política, especialmente no que concerne à sociedade de corte francesa, etiqueta e cerimonial, balés e danças de corte nos séculos XVI e XVII.

       

      Links:    

  • Artigos completos publicados em periódicos: 1
    • COUTO, C. R. ; LUZ, G. A. . Abordagens teórico-metodológicas para o estudo histórico da dança: o ballet e a corte na Europa seiscentista Revista Ars Histórica , v. 3 , p. 3 - , 2011. ISSN: 2178244X.
    • COUTO, C. R. . Reflexões teórico-metodológicas para um estudo histórico da dança: considerações sobre a dança e o ballet de corte na Europa do Antigo Regime. In: XVIII Encontro Regional (ANPUH-MG) Dimensões do Poder na História , 2012 , Mariana. Anais do XVIII Encontro Regional (ANPUH-MG) Dimensões do Poder na História. : , 2012.
    • COUTO, C. R. . Dança, etiqueta e distinção social em Espanha (séculos XVI e XVII) leitura do tratado 'Discursos sobre el arte del dançado' (1642), de Juan de Esquivel Navarro. In: IV Semana De Música Antiga da UFMG - bizzarie alegórica , 2013 , Belo Horizonte. Anais Eletrônicos da IV Semana De Música Antiga da UFMG - bizzarie alegórica. : , 2013.
    • COUTO, C. R. . Dançar e encenar o passado: reconstituição e recriação de danças e espetáculos de corte no panorama artístico atual. In: I Seminário de História e Cultura: Historiografia e Teoria da História , 2013 , Uberlândia. Anais do I Seminário de História e Cultura: Historiografia e Teoria da História. : , 2013.
    • COUTO, C. R. . Dança, etiqueta e distinção social em Espanha (séculos XVI e XVII) leitura do tratado 'Discursos sobre el arte del dançado' (1642), de Juan de Esquivel Navarro. In: XXVII Simpósio Nacional de História ANPUH - Conhecimento histórico e diálogo social , 2013 , Natal. Anais do XXVII Simpósio Nacional de História. : , 2013.
    • COUTO, C. R. . Uma leitura histórica dos balés de corte no tratado Des ballets anciens et modernes, selon les règles du théâtre (1682), de Ménestrier. In: XXI Encontro Estadual de História: trabalho, cultura e memória - ANPUH-SP , 2012 , Campinas. Anais do XXI Encontro Estadual de História: trabalho, cultura e memória - ANPUH-SP. : , 2012.
    • COUTO, C. R. . Os balés nas festas coloniais: a dança e a reafirmação dos pactos políticos na América Portuguesa (séculos XVII e XVIII). In: 3º Encontro Internacional de História Colonial: Cultura, Poderes e Sociabilidades no Mundo Atlântico (séc. XV - XVIII) , 2010 , Recife. Caderno de resumos. : , 2010.
    • COUTO, C. R. . Os Lusíadas: engenho poético e propaganda política do Império Português. In: XII Seminário de Iniciação Científica - VIII Encontro Interno , 2008 , Uberlândia. Anais do Encontro Interno e Seminário de Iniciação Científica / UFU. : , 2008.
    • COUTO, C. R. . Poética dos gestos: o Ballet e a corte em Des ballets anciens et modernes selon les règles du théâtre (1682), de Ménestrier. Uberlândia : , 2012 (Série Monografias V.1 n.1 - Publicação de Monografias de Graduação Prograd-UFU)
    • COUTO, C. R. . Uma leitura histórica dos balés de corte no tratado Des ballets anciens et modernes, selon les règles du théâtre (1682), de Ménestrier. 2012 (Comunicacao)
    • COUTO, C. R. . Dançar e encenar o passado: reconstituição e recriação de danças e espetáculos de corte no panorama artístico atual. 2013 (Comunicacao)
    • COUTO, C. R. . Dança, etiqueta e distinção social em Espanha (séculos XVI e XVII) leitura do tratado 'Discursos sobre el arte del dançado' (1642), de Juan de Esquivel Navarro. 2013 (Comunicacao)
    • COUTO, C. R. . Dança, etiqueta e distinção social em Espanha (séculos XVI e XVII) leitura do tratado 'Discursos sobre el arte del dançado' (1642), de Juan de Esquivel Navarro. 2013 (Comunicacao)
    • COUTO, C. R. . Le ballet de cour en tant qu'image prescriptive de l'harmonie cosmique et politique à la Cour française (1610-1661). 2014 (Comunicacao)
    • COUTO, C. R. . Las representaciones de América y de los americanos en el ballet de cour francés en el siglo XVII. 2014 (Comunicacao)
    • COUTO, C. R. . O Ballet de cour na corte francesa do XVI e XVII: imagem da harmonia cósmica, fabricação da harmonia política.. 2014 (Conferência)
    • COUTO, C. R. . Danças de baile e de cena na Época Moderna: a escrita do efêmero nos libretos de balés de corte (século XVII). 2014 (Conferência)
    • COUTO, C. R. . Reflexões teórico-metodológicas para um estudo histórico da dança: considerações sobre a dança e o ballet de corte na Europa do Antigo Regime. 2012 (Comunicacao)
    • COUTO, C. R. . COZINHA E MINEIRIDADE: RESTAURANTES TÍPICOS E A RE-ELABORAÇÃO DA IMAGEM DO MINEIRO. 2010 (Outra)
    • COUTO, C. R. ; MACHADO, E. S. Q. . Festas coloniais e a reafirmação dos pactos políticos na América Portuguesa (séculos XVII-XVIII). 2008 (Comunicacao)
    • COUTO, C. R. . Os Lusíadas: engenho poético e propaganda política do Império português. 2008 (Comunicacao)
    • COUTO, C. R. . A relação entre palavra e política em Voltaire e Rousseau. 2007 (Comunicacao)
    • COUTO, C. R. ; LEHMKUHL, L. ; PARANHOS, K. R. . Banco de Imagens e Banco de Referências (organização e utilização). 2006 (Centro de Documentação e Pesquisa em História)
    • Nome do projeto: Camões e João de Barros como modelos de escrita épica e panegírica na América Portuguesa (2008 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: COUTO, C. R. , LUZ, G. A. .
      Descrição: As obras de Camões (Os Lusíadas) e João de Barros (Panegíricos) são exemplos paradigmáticos de escrita encomiástica portuguesa do século XVI, inserindo-se, nos domínios da poética e da retórica laudatória ou epidítica. Pelo fato de tanto a épica quanto o panegírico (na sua variante historiográfica) buscarem gerar louvor e exaltação de valores e feitos dos notáveis , é possível propor uma aproximação dos dois gêneros. A proposta desse plano de trabalho seria identificar, a partir desses dois exemplares, os elementos formais (artísticos ou retóricos) que os constituem como modelos excelentes de seus gêneros (épico e panegírico) e os efeitos persuasivos (ou eficácias simbólicas) que lhes são próprios. Em seguida, caberia identificar, nas práticas letradas da América portuguesa entre os séculos XVI e XVIII, a aplicação e a imitação dos elementos retórico-poéticos tomados como modelos de escrita a partir desses cânones. (Projeto contemplado no Edital Fapemig - 02/2008 - Demanda Universal - Projetos de Pesquisa Científica e Tecnológica)
    • Nome do projeto: A História na sala de aula a partir dos documentos visuais (2006 - 2007
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: COUTO, C. R. , LEHMKUHL, L. , PARANHOS, A. , PARANHOS, K. R. , VIEIRA, T. B. , MUYLAERT, J. .
      Descrição: Este projeto pretende, no prazo de 12 meses, concretizar em formato de publicação impressa e/ou digital a proposta que foi desenvolvida entre os anos de 2004, 2005 e início de 2006, como projeto PIBEG intitulada: História e imagem: textos visuais e práticas de leitura. Ao longo deste período foi desenvolvida pesquisa concernente à utilização de imagens no campo dos estudos históricos, tanto na pesquisa quanto no ensino. Leituras de textos, fichamentos, elaboração de resumos, coleta e digitalizações de imagens, formam um conjunto de 163 títulos bibliográficos abordados e 590 imagens capturadas.
    • Nome do projeto: O balé de corte como imagem prescritiva da harmonia cósmica e política na corte francesa (1610-1661) (2013 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: COUTO, C. R. , MEGIANI, A. P. T. .
      Descrição: Espetáculo dramático dançado capaz de mobilizar simultaneamente diversas artes e artifícios como poesia, música, canto, dança, pintura, heráldica e maquinaria numa grande composição erudita e contando com a participação efetiva dos cortesãos e do próprio rei, o balé de corte revela-se como divertimento favorito e mais expressivo na corte francesa do XVII. Partindo do estudo dos libretos e das relações/descrições de balés de corte produzidos entre 1610 e 1661 na corte francesa, propõe-se neste projeto de pesquisa compreender como tal gênero dramático se constrói enquanto representação prescritiva do poder no contexto do Antigo Regime baseado na noção alegórica de harmonia . Assim, pretende-se investigar em que medida o gênero e as composições analisadas constroem alegoricamente uma imagem de harmonia cósmica e política e, a partir de suas linguagens e recursos próprios, de que maneira colabora para reforçar modos de pensar, ser e agir cortesãos, bem como valores morais e pactos políticos que mantêm (artificialmente) o corpo social em ordem. Em última instância, a presente pesquisa visa verificar a validade de se pensar o balé de corte como uma das dimensões possíveis do poder e do Estado monárquico na França moderna.
    • Graduacao:
      • Curso: História
        Nome da Instituição: Universidade Federal de Uberlândia
        Título: Poética dos gestos: o Ballet e a corte em "Des ballets anciens et modernes selon les règles du théâtre" (1682), de Ménestrier
        Ano de conclusão: 2010
    • Mestrado:
      • Curso: História Social
        Nome da Instituição: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Universidade Federal de Uberlândia:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - Atual ).
        Outras informações: Projeto: O balé de corte como imagem prescritiva da harmonia cósmica e política na corte francesa (1610-1661). Orientadora: Profa. Dra. Ana Paula Torres Megiani, DH-FFLCH.
        Outras informações: Mestranda em História Social
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - 2013 ).
        Outras informações: Estágio de Docência do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) da Universidade de São Paulo. Disciplina: História Moderna I. Supervisora: Profa. Dra. Laura de Mello e Souza, DH-FFLCH-USP.
        Outras informações: Estágio de Docência