Não autenticado |

Roberto Bezerra da Silva

    • é doutor em Estudos Lingüísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo (2012), onde desenvolveu pesquisa sobre ensino de literaturas de língua inglesa sob a perspectiva dos novos letramentos; mestre em Estudos Lingüísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo (1998), com dissertação sobre poesia norte-americana. Possui bacharelado em Letras - Inglês/Português pela Universidade de São Paulo (1992), licenciatura em Letras - Inglês pela Universidade de São Paulo (1992). Atuou por 11 anos como professor e coordenador em institutos de idiomas (1988-1999) e por três anos no ensino médio (1991-1993); é professor do ensino superior desde 1993: trabalhou nos cursos de graduação em Letras e pós-graduação (especialização) em Língua Inglesa e Estudos da Linguagem da Universidade de Mogi das Cruzes, e atualmente é professor da Universidade Federal de Sergipe. Suas áreas de interesse são: literaturas de língua inglesa, teorias da interpretação, ensino de literatura, formação de professores de língua e literaturas de língua inglesa.

       

      Links:    

    • Ensino de Literaturas de Língua Inglesa
    • Autoetnografia da interpretação literária
    • Formação de Professores de Língua Inglesa
    • SILVA, R. B. . Teaching literature in English for Brazilian undergraduate students: challenges and possibilities. Global citizenship education in post-secondary institutions: theories, practices, policies, v. 1, p. 173 - 183, 2011.
    • SILVA, R. B. ; FUGA, V. ; LOPES, J. C. . Docência em língua inglesa: práticas e representações. Educação e cotidiano escolar: pesquisas de iniciação científica para o aprimoramento da práxis educacional, v. , p. 77 - 81, 2008.
    • GRITTI, N. H. S. ; SILVA, R. B. ; VIANA., I. . O uso do texto literário no ensino de língua inglesa. Educação e cotidiano escolar: pesquisas de iniciação científica para o aprimoramento da práxis educacional, v. , p. 71 - 76, 2008.
    • SILVA, R. B. . Autobiografia, leitura literária e formação crítica. In: IV Simpósio Memória, (Auto)biografia e Documentação Narrativa , 2014 , Salvador. Caderno de Resumos IV Simpósio Memória, (Auto)biografia e Documentação Narrativa. Salvador : UNEB, 2014. p. 139 - 140.
    • SILVA, R. B. . Autoetnografia e ensino de literaturas de língua inglesa. In: XXVII Encontro Nacional da Anpoll 'Pensar e Produzir Inovação em Letras e Linguística' , 2012 , Niterói. Caderno de Resumos XXVII Encontro Nacional da Anpoll "Pensar e Produzir Inovação em Letras e Linguística". : , 2012.
    • SILVA, R. B. . Textualização como princípio metodológico no ensino de literaturas de língua inglesa. In: X Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada , 2013 , Rio de Janeiro. X Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada. : , 2013.
    • SILVA, R. B. . Ficção e etnografia: as aporias da representação do outro. In: II Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa - SEFELI , 2013 , São Cristóvão - SE. Caderno de Resumos II SEFELI. São Cristóvão : UFS, 2013. p. 09 - 10.
    • SILVA, R. B. . Texto literário, texto crítico. In: XI Congresso Internacional da Associação Brasileira de Estudos Canadenses , 2011 , Salvador. Resumos - XI Congresso Internacional da Abecan. : , 2011. p. 92 - 92.
    • SILVA, R. B. . Reflexões sobre a dimensão crítica de uma prática de letramento em ambiente digital. In: Abralin em Cena Sergipe e IV Encontro da Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Sergipe , 2012 , Aracaju. Matizes de Linguagem - Diálogos em Interação. : Ed. Universitária UFPB, 2012. p. 187 - 187.
    • SILVA, R. B. . Interpretação de poesia como prática de letramento. In: IV Encontro Nacional Developing New Literacies in Cross-Cultural Contexts , 2012 , São Paulo. IV Encontro Nacional Developing New Literacies in Cross-Cultural Contexts. : , 2012.
    • SILVA, R. B. . A aula de literatura de língua inglesa em ambiente virtual. In: I Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa , 2011 , Aracaju. Caderno de Resumos I Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa. : , 2011. p. 41 - 42.
    • SILVA, R. B. ; BEZERRA, F. S. . Práticas leitoras no ensino de língua inglesa: um olhar sobre as Orientações Curriculares para o Ensino Médio. In: XI Seminário de Linguística Aplicada e VII Seminário de Tradução , 2010 , Salvador. XI Seminário de Linguística Aplicada e VII Seminário de Tradução. : , 2010. p. 90 - 90.
    • SILVA, R. B. . Uma comunidade interpretativa online de textos literários em inglês. In: II Seminar Developing New Literacies in Cross-Cultural Contexts , 2010 , São Paulo. II Seminar Developing New Literacies in Cross-Cultural Contexts. : , 2010. p. 25 - 25.
    • SILVA, R. B. . Letramento crítico e interação na interpretação de textos literários em língua inglesa. In: Congresso Internacional Linguagem e Interação II , 2010 , São Leopoldo. Anais do Congresso Internacional Linguagem e Interaçao II. : , 2010. p. 221 - 222.
    • SILVA, R. B. . Formação crítica no ensino-aprendizagem de literaturas de língua inglesa. In: II Seminário Nacional Literatura e Cultura , 2010 , São Cristóvão. II Seminário Nacional Literatura e Cultura. São Cristóvão : GELIC-UFS, 2010. p. 128 - 129.
    • SILVA, R. B. . O trabalho com textos literários na formação de professores de língua inglesa. In: I Encontro Nacional Developing New Literacies in Cross-Cultural Contexts , 2009 , São Paulo. I Encontro Nacional Developing New Literacies in Cross-Cultural Contexts. : , 2009.
    • SILVA, R. B. . Ética, responsabilidade social e ensino de língua inglesa. In: XX JELI - Jornada de Ensino de Língua Inglesa , 2004 , Mogi das Cruzes. XX JELI - Caderno de Resumos: Ethical Education in English Teaching. Mogi das Cruzes : UMC, 2004. p. 7 - 7.
    • SILVA, R. B. ; MESQUITA, R. L. DA C. . Estudo comparativo das obras Dom Casmurro e Othello: uma visão sobre o homem. In: V Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Mogi das Cruzes , 2002 , Mogi das Cruzes. Anais do V Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Mogi das Cruzes. Mogi das Cruzes : UMC, 2002. p. 100 - 100.
    • SILVA, R. B. ; SOUSA, P. D. . A construção da personagem: represetnação masculina e feminina - Ernest Hemingway e Clarice Lispector. In: V Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Mogi das Cruzes , 2002 , Mogi das Cruzes. Anais do V Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Mogi das Cruzes. Mogi das Cruzes : UMC, 2002. p. 99 - 99.
    • SILVA, R. B. ; FUGA, V. ; LOPES, J. C. . Estudo sobre as representações de ensino-aprendizagem que permeiam a prática de uma professora de lígua inglesa da rede oficial de ensino. In: VIII Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Mogi das Cruzes , 2005 , Mogi das Cruzes. Anais do VIII Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Mogi das Cruzes. Mogi das Cruzes : UMC, 2005. p. 90 - 90.
    • GRITTI, N. H. S. ; SILVA, R. B. ; SOUZA, Izabel Cristina Martins de . Uma proposta de utilização de textos literários no ensino de língua inglesa. In: VIII Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Mogi das Cruzes , 2005 , Mogi das Cruzes. Anais do VIII Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Mogi das Cruzes. Mogi das Cruzes : UMC, 2005. p. 91 - 91.
    • SILVA, R. B. ; MALUF, Paula . A crônica como desmistificação dos preconceitos diante da leitura. In: VIII Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Mogi das Cruzes , 2005 , Mogi das Cruzes. Anais do VIII Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Mogi das Cruzes. Mogi das Cruzes : UMC, 2005. p. 87 - 87.
    • SILVA, R. B. ; OLIVEIRA, L. C. A. . Batman como herói mítico moderno. In: X Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Mogi das Cruzes , 2007 , Mogi das Cruzes. Anais do X Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Mogi das Cruzes. Bauru : Canal 6, 2007. p. 86 - 86.
    • SILVA, R. B. ; ARAÚJO, C. T. . A leitura crítico-reflexiva em língua inglesa por meio do gênero charge. In: X Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Mogi das Cruzes , 2007 , Mogi das Cruzes. Anais do X Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Mogi das Cruzes. Bauru : Canal 6, 2007. p. 81 - 81.
    • SILVA, R. B. ; XAVIER, M. C. A. S. . A morbidez romântica: um estudo comparado de contos de Álvares de Azevedo e Edgar Allan Poe. In: XI Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Mogi das Cruzes , 2008 , Mogi das Cruzes. Anais do XI Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Mogi das Cruzes. Bauru : Canal 6, 2008. p. 144 - 144.
    • SILVA, R. B. ; SAKAI, L. G. F. C. . Ideologia e narratologia do conto "Partida do audaz navegante" de Guimarães Rosa. In: XI Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Mogi das Cruzes , 2008 , Mogi das Cruzes. Anais do XI Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Mogi das Cruzes. Bauru : Canal 6, 2008. p. 143 - 143.
    • SILVA, R. B. ; TEIXEIRA, J. A. . Capão Pecado: à margem da vida e da literatura. In: XI Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Mogi das Cruzes , 2008 , Mogi das Cruzes. Anais do XI Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Mogi das Cruzes. Bauru : Canal 6, 2008. p. 140 - 140.
    • GATTOLIN, S. ; GRITTI, N. H. S. ; SILVA, R. B. ; BATISTA, M. A. . Formação contínua de professores de língua inglesa: reflexão e transformação. In: XXIII JELI - Jornada de Ensino de Língua Inglesa , 2007 , São José do Rio Preto. Caderno de resumos XXIII JELI. : , 2007. p. 20 - 20.
    • SILVA, R. B. ; KOBAYASHI, E. . A ação colaborativa e a produção de material didático: perspectivas para o projeto SEPPRAD. In: 16 InPLA Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística aplicada , 2007 , São Paulo. Caderno de resumos 16 InPLA. : , 2007. p. 292 - 292.
    • SILVA, R. B. . Exame de proficiência em língua estrangeira (Inglês) / Pós-graduação em Ed. Física UFS. 2013 (Outra)
    • YOUNG, M. ; SILVA, R. B. . What are schools for in a knowledge society?. 2010 (Outra)
    • SILVA, R. B. . Exame de proficiência em língua estrangeira (Inglês) - Pós-graduação em Educação. 2012 (Outra)
    • SILVA, R. B. . Exame de proficiência em língua estrangeira (Inglês) / Pós-graduação em História. 2012 (Outra)
    • SILVA, R. B. . Membro da comissão julgadora do Segundo Concurso Literário de Suzano. 2006 (Parecer)
    • SILVA, R. B. . Vice-presidente da Associação dos Professores de Língua Inglesa do Estado de São Paulo. 2007 (Outra)
    • SILVA, R. B. . Vice-presidente da Associação dos Professores de Língua Inglesa do Estado de São Paulo. 2006 (Outra)
    • SILVA, R. B. . Colaboração e formação crítica no PIBID-Inglês da Universidade Federal de Sergipe. 2014 (Conferência)
    • SILVA, R. B. . Autobiografia, leitura literária e formação crítica. 2014 (Comunicacao)
    • SILVA, R. B. . Autoetnografia da interpretação de textos literários em língua inglesa. 2013 (Conferência)
    • SILVA, R. B. . Poesia pós-colonial na aula de literatura de língua inglesa. 2013 (Conferência)
    • SILVA, R. B. . O trabalho com textos literários na formação de professores de língua inglesa. 2009 (Comunicacao)
    • SILVA, R. B. . O texto literário no ensino de língua inglesa. 2010 (Conferência)
    • SILVA, R. B. . Formação crítica no ensino-aprendizagem de literaturas de língua inglesa. 2010 (Comunicacao)
    • SILVA, R. B. . Letramento crítico e interação na interpretação de textos literários em língua inglesa. 2010 (Comunicacao)
    • SILVA, R. B. . Uma comunidade interpretativa online de textos liter´rios em inglês. 2010 (Comunicacao)
    • SILVA, R. B. . A aula de literatura de língua inglesa em ambiente virtual. 2011 (Conferência)
    • SILVA, R. B. . Texto literário, texto crítico?. 2011 (Comunicacao)
    • SILVA, R. B. . Interpretação de poesia como prática de letramento. 2012 (Comunicacao)
    • SILVA, R. B. ; MORGAN, B. ; BRYDON, D. . Literary approaches and literature in teaching English as a second language classroom: a transnational dialogue. 2012 (Conferência)
    • SILVA, R. B. . Entre o local e o global: ensino de literaturas de língua inglesa em espaço digital. 2012 (Conferência)
    • SILVA, R. B. . Neoliberalism: implications for Novos Letramentos/BRCAKE. 2012 (Outra)
    • SILVA, R. B. . Reflexões sobre a dimensão crítica de uma prática de letramento em ambiente digital. 2012 (Conferência)
    • SILVA, R. B. . Ficção e etnografia: as aporias da representação do outro. 2013 (Conferência)
    • GATTOLIN, S. ; GRITTI, N. H. S. ; SILVA, R. B. ; BATISTA, M. A. . Formação contínua de professores de língua inglesa: reflexão e transformação. 2007 (Simposio)
    • SILVA, R. B. . Langston Hughes Poesia Negra e Engajamento. 2001 (Comunicacao)
    • SILVA, R. B. ; GATTOLIN, S. . Pesquisa em prática docente de língua inglesa. 2007 (Simposio)
    • SILVA, R. B. ; KOBAYASHI, E. . A ação colaborativa e a produção de material didático: perspectivas para o projeto SEPPRAD. 2007 (Comunicacao)
    • SILVA, R. B. . A formação pré-serviço e em serviço de professores de línguas e a linguagem em uso. 2007 (Simposio)
    • SILVA, R. B. . Foreign literature in teacher education: pedagogical issues. 2008 (Comunicacao)
    • SILVA, R. B. . Teaching literature in English for Brazilian undergraduate studies: challenges and possibilities. 2008 (Conferência)
    • SILVA, R. B. . A obra de Lygia Fagundes Teles. 2008 (Seminário)
    • SILVA, R. B. . A obra de Jorge de Lima. 2008 (Seminário)
    • SILVA, R. B. . Ética, Responsabilidade Social e Ensino de Língua Inglesa. 2004 (Conferência)
    • SILVA, R. B. . A inutilidade da poesia de Carlos Drummond de Andrade. 2007 (Conferência)
    • SILVA, R. B. . XX Jornada de Ensino de Língua Inglesa - Ethical Education in English Teaching. 2004 (APLIESP - Assoc. dos Professores de Língua Inglesa do Estado de SP)
    • SILVA, R. B. . II Jornada das Licenciaturas do CCH - Letras e Pedagogia. 2001 (Universidade de Mogi das Cruzes)
    • SILVA, R. B. . V Jornada de Letras. 2006 (Universidade de Mogi das Cruzes)
    • SILVA, R. B. . I Simpósio SEPPRAD - Ensino de Línguas: pesquisa, formação e currículo. 2008 (Universidade de Mogi das Cruzes)
    • SILVA, R. B. . Seminário Letramentos Transnacionais Brasil-Canadá. 2012 (Universidade Federal de Sergipe)
    • SILVA, R. B. . XVIII SIEAG - Semana Interdisciplinar de Estudos Anglo-Germânicos. 2014 (Universidade Federal do Rio de Janeiro - Depto. de Letras Anglo-Germânicas)
    • SILVA, R. B. . Formação crítica por meio de poesia em língua inglesa. 2014 (Universidade Federal do Rio de Janeiro - Depto. de Letras Anglo-Germânicas)
    • Nome do projeto: Autoetnografia da interpretação de textos literários em língua inglesa (2013 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, R. B. .
      Descrição: Projeto que desenvolve pesquisa sobre interpretação de textos literários em língua inglesa, com vistas à formação de professores pré-serviço do curso de Letras da Universidade Federal de Sergipe como leitores críticos. A metodologia adotada é a autoetnografia de grupo, a qual pressupõe a construção colaborativa de sentidos a partir do entrecruzamento das narrativas pessoais dos participantes.
    • Nome do projeto: Formação Continuada de Professores de Língua Inglesa em Sergipe a Partir das Teorias dos Novos Letramentos (2011 - 2012
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SILVA, R. B. , ZACCHI, V. J. , NASCIMENTO, A. K. O. , FACANHA, M. A. V. .
    • Nome do projeto: Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Língua Estrangeira/Inglês (2010 - 2012
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SILVA, R. B. , NASCIMENTO, A. K. O. , RIBEIRO, M. A. S. .
      Descrição: Projeto de formação pré-serviço destinado à compreensão teórico-prática e desenvolvimento de ações pedagógicas colaborativas entre alunos da Universidade Federal de Sergipe e professores de língua inglesa da rede pública de ensino na cidade de Aracaju, SE, a partir da proposta de letramento das Orientações Curriculares para o Ensino Médio, com vistas à formação para a cidadania.
    • Nome do projeto: Programa Institucional de Inciação à Docência - Língua Estrangeira/Inglês - 2013 (2014 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SILVA, R. B. , SOUZA, M. A. A. , NEGROMONTE, F. .
      Descrição: Projeto de formação pré-serviço que desenvolve parcerias entre escolas da rede pública da cidade de Aracaju, Sergipe, e a Universidade Federal de Sergipe para desenvolvimento de práticas colaborativas de atuação sobre o ensino de língua inglesa na região.
    • Graduacao:
      • Curso: Bacharelado em Letras Inglês Português
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1992
      • Curso: Licenciatura em Letras Inglês
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1992
    • Mestrado:
      • Curso: Estudos Linguísticos e Literários em Inglês
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1998
    • Doutorado:
      • Curso: Estudos Linguísticos e Literários em Inglês
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2011
  • Atuação Profissional: 7
    • Universidade de Mogi das Cruzes:
      • Tipo de vínculo: Livre (1995 - 2009 ).
        Outras informações: Professor Assistente
    • Universidade Cruzeiro do Sul:
      • Tipo de vínculo: Livre (1996 - 1998 ).
        Outras informações: Professor auxiliar
    • Universidade Camilo Castelo Branco:
      • Tipo de vínculo: Livre (1995 - 1996 ).
        Outras informações: Professor auxiliar
    • Universidade Braz Cubas:
      • Tipo de vínculo: Livre (1993 - 1995 ).
        Outras informações: Professor auxiliar
    • Universidade Federal de Sergipe:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Polifonia (UFMT):
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - Atual ).
    • Universidade Federal do Rio de Janeiro:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2014 - Atual ).
        Outras informações: Professor Adjunto