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Fernando Seliprandy Fernandes

    • Professor Adjunto no Departamento de História da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atualmente desenvolve pesquisa sobre arquivos audiovisuais do período da ditadura brasileira (1964-1985). Pós-doutorado com bolsa Fapesp (processo n. 2021/07062-8) na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), com projeto sobre arquivos audiovisuais dos 150 anos da Independência do Brasil, em 1972. Doutorado e mestrado em História Social pela USP, pesquisando as relações entre história, memória e cinema nas representações das ditaduras do Brasil e do Cone Sul. Atuou como professor contratado de Teoria da História na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) (1 sem. 2022); professor substituto no Departamento de História da Universidade Federal do Paraná (UFPR) (2019-2020); e pesquisador bolsista do Programa Nacional de Apoio à Pesquisa da Fundação Biblioteca Nacional (2021). Autor do livro 'A luta armada no cinema: ficção, documentário, memória' (2015), entre outros capítulos de livro e artigos acadêmicos em revistas nacionais e internacionais. Foi 'Visiting student' no Centro di studi interdisciplinare su memorie e traumi culturali (TraMe), Universidade de Bolonha (Unibo), Itália (out. 2016 a mar. 2017). Fez estágio de pesquisa no Centro de Investigación y Nuevos Estudios sobre Cine (CIyNE), Universidade de Buenos Aires (UBA), Argentina (set. a nov. 2014). É membro dos grupos de pesquisa CNPq História e Audiovisual: circularidades e formas de comunicação (USP); Arte, Memória e Narrativa (UFPR); Núcleo de Artes Visuais (Navis) (Unespar); além da Red de Investigadores sobre Cine Latinoamericano (RICiLA).

       

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  • Livros publicados: 1
    • SELIPRANDY, Fernando . A luta armada no cinema: ficção, documentário, memória. São Paulo : Intermeios, 2015 . 218p. ISBN: 9788584990122.
    • SELIPRANDY, FERNANDO . 'Los rubios' e os limites da noção de pós-memória SIGNIFICAÇÃO: REVISTA DE CULTURA AUDIOVISUAL , v. 42 , p. 120 - 141 , 2015. ISSN: 15164330.
    • DÁVILA, IGNACIO DEL VALLE ; SELIPRANDY, FERNANDO . DISPERSIÓN Y RASTROS: ARCHIVOS AUDIOVISUALES EN CUATREROS (ALBERTINA CARRI, 2016) REVISTA DE HISTORIA SOCIAL Y DE LAS MENTALIDADES , v. 24 , p. 5 - 30 , 2020. ISSN: 07175248.
    • SELIPRANDY, Fernando . Percalços de um retrato majestático: história de uma gravura de D. Pedro I CONFLUENZE (BOLOGNA) , v. 14 , p. 92 - 114 , 2022. ISSN: 20360967.
    • MORETTIN, Eduardo ; NAPOLITANO, Marcos ; SELIPRANDY, Fernando . El perpetrador en el cine brasileño: genealogía de un personaje (1979-2007) Papeles Del Ceic-International Journal On Collective Identity Research , v. 2021/2 , p. 1 - 18 , 2021. ISSN: 16956494.
    • SELIPRANDY, Fernando . Aporias e apostas do representável: vazios e vestígios da memória em 'Os dias com ele' (Maria Clara Escobar, 2013) Fotocinema-Revista Cientifica De Cine Y Fotografia , v. 20 , p. 137 - 164 , 2020. ISSN: 21720150.
    • SELIPRANDY, Fernando . Perpetradores no cinema sobre as ditaduras do Cone Sul: do arquétipo ao círculo íntimo Revista Antíteses , v. 12 , p. 674 - 697 , 2019. ISSN: 19843356.
    • SELIPRANDY, Fernando . El papel de los festivales en la reconfiguración de la memoria de las dictaduras del Cono Sur en el cine documental de hijos CINE DOCUMENTAL , v. 18 , p. 117 - 143 , 2018. ISSN: 18524699.
    • SELIPRANDY, FERNANDO . Imagens de Marighella: o cineasta militante, a diretora-sobrinha, o mesmo heróiMarighella Images: the militant filmmaker, the niece, the same heroImages de Marighella : le cinéaste militant, la réalisatrice-nièce, le même héros IDEAS , v. * * * , p. 2 - 12 , 2016. ISSN: 19505701.
    • SELIPRANDY, Fernando . O monumental e o íntimo: dimensões da memória da resistência no documentário brasileiro recente Estudos Historicos (Rio de Janeiro) , v. 26 , p. 55 - 72 , 2013. ISSN: 01032186.
    • SELIPRANDY, Fernando . Divergência e conciliação: cinema e memória da luta armada no Brasil Cinémas d'Amérique Latine , v. , p. 68 - 79 , 2013. ISSN: 24251356.
    • SELIPRANDY, Fernando . O Monumento do Ipiranga no sesquicentenário da independência (1972): desconstruindo um cinejornal da ditadura. Monumentos, memória e violência, v. , p. 285 - 314, 2022.
    • SELIPRANDY, Fernando . Violência de Estado, impunidade e fabulação da justiça em 'Orestes' (Rodrigo Siqueira, 2015). Cinema e pensamento, v. , p. 163 - 178, 2021.
    • NAPOLITANO, Marcos ; SELIPRANDY, Fernando . O cinema e a construção da memória sobre o regime militar brasileiro: uma leitura de 'Paula, a história de uma subversiva' (Francisco Ramalho Jr., 1979). O cinema e as ditaduras militares: contextos, memórias e representações audiovisuais, v. , p. 77 - 100, 2018.
    • SELIPRANDY, Fernando . Instruções documentarizantes no filme 'O que é isso, companheiro?'. História e documentário., v. , p. 299 - 322, 2012.
    • SELIPRANDY, Fernando . O passado ausente em Marienbad . Espiralados: espiralações sobre cultura visual , On-line , 05 set. 2012.
    • SELIPRANDY, Fernando . O passado de luta na Argentina, da tela à sala . Espiralados: espiralações sobre cultura visual , On-line , 23 out. 2012.
    • SELIPRANDY, Fernando . Brasil berço esplêndido: um filme de exportação no Sesquicentenário da Independência (1972). In: Seminário Internacional Cinema em Perspectiva , 2023 , Curitiba. Caderno de resumos. Curitiba : Universidade Estadual do Paraná (Unespar), 2023. p. 47 - 47.
    • SELIPRANDY, Fernando . História (audio)visual do Sesquicentenário da Independência (1972) em São Paulo: explorando uma coleção do MIS/SP. In: 32 Simpósio Nacional de História - Anpuh Nacional , 2023 , São Luís. Programação ST 083. História e audiovisual: desafios políticos e epistemológicos. : , 2023. p. n.p. - .
    • SELIPRANDY, Fernando . Audiovisual nos 150 anos da Independência do Brasil (1972): discurso oficial e dissonâncias. In: V Colóquio Internacional de Cinema e História , 2022 , São Paulo. Cadernos de Resumos e Programação Completa. São Paulo : Grupo de Pesquisa CNPq História e Audiovisual: circularidades e formas de comunicação, 2022. p. 8 - 8.
    • SELIPRANDY, Fernando . Audiovisual nos 150 anos da independência: a Semana da Pátria de 1972 em um cinejornal da ditadura. In: 10º Seminário Nacional Cinema em Perspectiva , 2022 , Curitiba. Caderno de Resumos. Curitiba : Unespar, 2022. p. 48 - 48.
    • SELIPRANDY, Fernando . Iconografia do sesquicentenário da independência na exposição ?Independência do Brasil (1822-1972)? ? Biblioteca Nacional (1972). In: VII Jornada de Pesquisadores da Fundação Biblioteca Nacional , 2021 , Evento remoto. Caderno de Resumos. Rio de Janeiro : Centro de Pesquisa e Editoração - Fundação Biblioteca Nacional (CPE-FBN), 2021. p. 23 - 24.
    • SELIPRANDY, Fernando . Sesquicentenário da independência (1972): outras fontes audiovisuais. In: V Encontro Internacional de Estudos da Imagem (Eneimagem) , 2021 , Londrina. Caderno de Resumos. Londrina : Universidade Estadual de Londrina, 2021. p. 518 - 518.
    • SELIPRANDY, Fernando . Violência de Estado, impunidade e fabulação da justiça em 'Orestes' (Rodrigo Siqueira, 2015). In: XXV Encontro Estadual de História - Anpuh/SP , 2020 , São Paulo. XXV Encontro Estadual de História - Anpuh/SP. : , 2020.
    • SELIPRANDY, Fernando . Documentário e memória da ditadura: da matriz da resistência à ofensiva negacionista. In: Seminário Nacional Cinema em Perspectiva , 2019 , Curitiba. Caderno de Resumos - 8 Seminário Nacional Cinema em Perspectiva. : , 2019. p. 77 - 77.
    • SELIPRANDY, Fernando . A entrevista no cinema documental sobre a ditadura: usos testemunhais, abusos negacionistas. In: X Encontro Regional Sul de História Oral , 2019 , Curitiba. Resumos dos Simpósios Temáticos. : , 2019.
    • SELIPRANDY, Fernando . Raízes do negacionismo: contradições da memória da resistência à ditadura no cinema. In: XXX Simpósio Nacional de História (Anpuh) , 2019 , Recife. Resumos Simpósio Temático. Recife : , 2019.
    • SELIPRANDY, Fernando . Apontando culpas e cumplicidades com o autoritarismo: uma revisão de 'M' (Nicolás Prividera, Argentina, 2007) no Brasil pós-2018. In: IV Encontro Internacional de Estudos da Imagem , 2019 , Londrina. Caderno de resumos. Londrina : Universidade Estadual de Londrina (UEL), 2019. p. 172 - 172.
    • SELIPRANDY, Fernando . Perpetradores no cinema sobre as ditaduras do Cone Sul: do arquétipo ao círculo íntimo. In: III Colóquio Internacional Cinema e História , 2018 , Foz do Iguaçu. Caderno de Resumos. Foz do Iguaçu : Unila, 2018. p. 120 - 121.
    • SELIPRANDY, Fernando . Documentário contemporâneo e ditaduras: Argentina, Brasil e as circulações de uma memória de segunda geração. In: V Encontro Anual da Associação de Investigadores da Imagem em Movimento (AIM) , 2015 , Lisboa. V Encontro Anual da AIM. Lisboa : AIM, 2015. p. E3 - E3.
    • SELIPRANDY, Fernando . Aporías y apuestas de lo representable en el cine documental intergeneracional sobre las dictaduras del Cono Sur. In: VI Congreso Internacional de la a Asociación Argentina de Estudios sobre Cine y Audiovisual , 2018 , Santa Fe. Cuadernos de Resúmenes. Santa Fe : AsAECA, 2018. p. 81 - 81.
    • SELIPRANDY, Fernando . Ícones da esquerda e perpetradores anônimos: memória intergeracional da ditadura chilena nos documentários 'Allende mi abuelo Allende' (Marcia Tambutti, 2015) e 'El pacto de Adriana' (Lissette Orozco, 2017). In: XIII Encontro Internacional da Anphlac , 2018 , Mariana. Caderno de resumos. Mariana : Associação Nacional de Pesquisadores e Professores de História da América Latina, 2018. p. 143 - 143.
    • SELIPRANDY, Fernando . Forma e indeterminação no documentário contemporâneo sobre as ditaduras do Cone Sul. In: II Colóquio Internacional de Cinema e História , 2017 , São Paulo. II Colóquio Internacional de Cinema e História. São Paulo : Grupo de Pesquisa CNPq História e Audiovisual, 2017. p. 60 - 62.
    • SELIPRANDY, Fernando . Diacronia histórica vs. guinada subjetiva: dinâmicas temporais do documentarismo intergeracional sobre as ditaduras do Cone Sul. In: XXIX Simpósio Nacional de História , 2017 , Brasília. Caderno de resumos do XXIX Simpósio Nacional de História. Brasília : Anpuh, 2017. p. 1340 - 1341.
    • SELIPRANDY, Fernando . Festivais de cinema e memória transnacional: circulações de documentários de segunda geração sobre as ditaduras do Cone Sul. In: I Colóquio Internacional Cinema e História , 2016 , São Paulo. Caderno de Resumos. São Paulo : ECA/USP, 2016. p. 137 - 139.
    • SELIPRANDY, Fernando . Memoria transnacional de segunda generación: itinerancias de los documentales contemporáneos sobre las dictaduras del Cono Sur.. In: V Congreso de la Asociación Argentina de Estudios de Cine y Audiovisual (AsAECA) , 2016 , Quilmes. Cuaderno de resúmenes. Quilmes : AsAECA, 2016.
    • SELIPRANDY, Fernando . Infância exilada: memória transnacional de segunda geração no documentário contemporâneo sobre as ditaduras do Cone Sul. In: XXVIII Simpósio Nacional de História (SNH2015), Associação Nacional de História (Anpuh) , 2015 , Florianópolis. XXVIII Simpósio Nacional de História. Lugares dos historiadores: velhos e novos desafios. Florianópolis : Anpuh, 2015. p. 1373 - 1373.
    • SELIPRANDY, Fernando . Família e ditaduras: traços de um subgênero documental sul-americano. In: IV Congreso Internacional de la Asociación Argentina de Estudios de Cine y Audiovisual (AsAECA) , 2014 , Rosario. Actas IV Congreso de la Asociación Argentina de Estudios de Cine y Audiovisual. Buenos Aires : AsAECA, 2014. p. 1157 - 1161.
    • SELIPRANDY, Fernando . Memória de segunda geração no documentário brasileiro recente. In: Seminário 1964-2014: um olhar crítico, para não esquecer , 2014 , Belo Horizonte. Anais eletrônicos do Seminário 1964-2014: um olhar crítico, para não esquecer. Belo Horizonte : Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, 2014. p. 213 - 219.
    • SELIPRANDY, Fernando . Documentários de filhos de ex-guerrilheiros: intimidade e outras dimensões.. In: XXVII Simpósio Nacional de História - Anpuh , 2013 , Natal. Anais do XXVII Simpósio Nacional de História. Natal : Anpuh, 2013.
    • SELIPRANDY, Fernando . Documentários de filhos de ex-guerrilheiros: intimidade e outras dimensões. In: XXVII Simpósio Nacional de História - Anpuh , 2013 , Natal. Caderno de Resumos. Natal : Anpuh, 2013. p. 639 - 640.
    • SELIPRANDY, Fernando . Divergência e conciliação: cinema e memória da luta armada no Brasil. In: XVI Encontro Socine - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual , 2012 , São Paulo. XVI Encontro Socine: Cinema brasileiro e novas cartografias do cinema mundial. : , 2012.
    • SELIPRANDY, Fernando . Una ausencia en la conciliación nacional: memoria familiar de la guerrilla brasileña en 'Diario de una búsqueda'.. In: V Seminario Internacional Políticas de la Memoria , 2012 , Buenos Aires. Arte y Memoria: miradas sobre el pasado reciente. Buenos Aires : Centro Cultural de la Memoria Haroldo Conti, 2012.
    • SELIPRANDY, Fernando . Cine, memoria e impunidad en Brasil: representaciones de la lucha armada en las películas 'Cuatro días en septiembre' y 'Hércules 56'.. In: 54 International Congress of Americanists , 2012 , Viena, Áustria. 54 ICA Resumenes / Abstracts. Viena : , 2012.
    • SELIPRANDY, Fernando . Proletarian militancy and historical revisionism: memory of the Brazilian dictatorship in the film 'Four days in September'.. In: International Society for Cultural History 2012 - Annual Conference , 2012 , Lunéville, França. ISCH 2012 Programme. : , 2012.
    • SELIPRANDY, Fernando . A reflexividade diluída em 'Hércules 56'. In: XXVI Simpósio Nacional de História - Anpuh , 2011 , São Paulo. Anais do XXVI Simpósio Nacional da ANPUH - Associação Nacional de História. São Paulo : ANPUH-SP, 2011. p. 1 - 16.
    • SELIPRANDY, Fernando . Combate pela memória: a vocação realista do testemunho e da imagem nos filmes 'O que é isso, companheiro?' e 'Hércules 56'. In: XXV Simpósio Nacional de História , 2009 , Fortaleza. Anais do XXV Simpósio Nacional de História. Fortaleza : , 2009.
    • SELIPRANDY, Fernando . O Lar e o Lúdico. Equipamentos domésticos: Brinquedos e outras formas de diversão.. In: 10° Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo (SIICUSP) , 2002 , São Paulo. 10° Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo (SIICUSP). : , 2002.
    • SELIPRANDY, Fernando . Brincando de Modernidade. Os brinquedos e o lúdico na Paulicéia da virada do séc. XIX para o XX.. In: 11° Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo (SIICUSP) , 2003 , São Paulo. 11° Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo (SIICUSP). : , 2003.
    • SELIPRANDY, Fernando . Brincando de Modernidade. A Criança e os Brinquedos na Paulicéia da virada do séc. XIX para o XX.. In: I Jornada Internacional de História da Família , 2003 , São Paulo. Centro de Estudos de Demografia Histórica da América Latina (CEDHAL). Série Cursos e Eventos. I Jornada Internacional de História da Família: uma abordagem interdisciplinar, Sessão Jovens Pesquisadores (II): Família e novas vocações de pesquisa.. São Paulo : CEDHAL, 2003. p. 01 - 21.
    • SELIPRANDY, Fernando . Não é só uma estátua: notas sobre o documentário ?A arte de derrubar? (?The Art of Fallism?, Aslaug Aarsæther e Gunnbjörg Gunnarsdóttir, Noruega/África do Sul, 2019). São Paulo : Revista Brasileira de História - Anpuh , 2024 (Resenha)
    • SELIPRANDY, Fernando . Documentário e memória intergeracional das ditaduras do Cone Sul. : Doc On-line , 2018 (Resumo de tese)
    • SELIPRANDY, Fernando . Matizes da resistência: o cinema e as ditaduras da América do Sul. : Doc On-line , 2018 (Resenha)
    • MESTMAN, Mariano ; SELIPRANDY, Fernando . 'A hora dos fornos' e o cinema político italiano por volta de 1968. São Paulo : Significação: revista de cultura audiovisual , 2018 (Tradução)
    • SELIPRANDY, Fernando . Cinema e circulações culturais em Salvador nos anos 1970. São Paulo : Significação (ECA/USP) , 2017 (Resenha)
    • SELIPRANDY, Fernando . Outras topografias da memória. São Paulo : Galáxia, n. 30, dez. 2015 , 2015 (Resenha)
    • SELIPRANDY, Fernando . Sobre Leme, Caroline Gomes. 'Ditadura em imagem e som: trinta anos de produções cinematográficas sobre o regime militar brasileiro'.. Buenos Aires : Imagofagia / Asociación Argentina de Estudios de Cine y Audiovisual (AsAECA) , 2014 (Resenha)
    • SELIPRANDY, Fernando . Parecer a relatório de Iniciação Científica (Dehis/UFPR). 2023 (Parecer)
    • SELIPRANDY, Fernando . Parecer a relatório de Iniciação Científica (Dehis/UFPR). 2023 (Parecer)
    • SELIPRANDY, Fernando . Parecer a relatório de Iniciação Científica (Dehis/UFPR). 2023 (Parecer)
    • SELIPRANDY, Fernando . Parecer a relatório de Iniciação Científica (Dehis/UFPR). 2020 (Parecer)
    • SELIPRANDY, Fernando . Parecer a relatório de Iniciação Científica (Dehis/UFPR). 2019 (Parecer)
    • SELIPRANDY, Fernando . Debate na 13a Mostra de Cinema e Direitos Humanos. 2024 (Comunicacao)
    • SELIPRANDY, Fernando . Documentário e memória intergeracional das ditaduras do Cone Sul. 2023 (Conferência)
    • SELIPRANDY, Fernando . Relato de pesquisa em arquivos audiovisuais: das bases de dados às possibilidades de visionamento. 2023 (Comunicacao)
    • SELIPRANDY, Fernando . A Semana da Pátria nos 150 anos da independência (1972): desconstruindo um cinejornal da ditadura. 2022 (Comunicacao)
    • SELIPRANDY, Fernando . Comentário a 'O pacto de Adriana' (Lissette Orozco, 2017). 2022 (Conferência)
    • SELIPRANDY, Fernando . Comentário a 'Rashomon' (Akira Kurosawa, 1950). 2022 (Comunicacao)
    • SELIPRANDY, Fernando . História, memória, imagem e verdade. 2020 (Conferência)
    • SELIPRANDY, Fernando . Debate sobre 'O desafio' (Paulo César Saraceni, 1964). 2019 (Conferência)
    • SELIPRANDY, Fernando . Memória da ditadura no cinema: da matriz da resistência à ofensiva negacionista. 2019 (Conferência)
    • SELIPRANDY, Fernando . Documentário e memória intergeracional das ditaduras do Cone Sul. 2019 (Conferência)
    • SELIPRANDY, Fernando . O cinema e a construção da memória da Ditadura Militar. 2019 (Conferência)
    • SELIPRANDY, Fernando . Documentário e memória intergeracional das ditaduras do Cone Sul. 2017 (Conferência)
    • SELIPRANDY, Fernando . Documentario e memoria intergenerazionale delle dittature del Cono Sud. 2017 (Seminário)
    • SELIPRANDY, Fernando . Contribuições culturais e releituras da luta armada no Brasil. 2016 (Conferência)
    • SELIPRANDY, Fernando . Gênero fílmico e revisão do passado no 'cinema da retomada'. 2016 (Comunicacao)
    • SELIPRANDY, Fernando . A luta armada no cinema: ficção, documentário, memória. 2015 (Conferência)
    • SELIPRANDY, Fernando . Debate sobre 'Os dias com ele' (Maria Clara Escobar, 2013). 2015 (Comunicacao)
    • SELIPRANDY, Fernando . Documentários de filhos e a memória das ditaduras latino-americanas. 2015 (Conferência)
    • SELIPRANDY, Fernando . Documentales de hijos en Brasil y Argentina. 2014 (Comunicacao)
    • SELIPRANDY, Fernando . Memória de segunda geração no documentário sul-americano. 2014 (Seminário)
    • SELIPRANDY, Fernando . Gênero fílmico e revisão do passado no 'cinema da retomada'. 2014 (Comunicacao)
    • SELIPRANDY, Fernando . Memórias da ditadura no cinema. 2014 (Conferência)
    • SELIPRANDY, Fernando . Memórias e narrativas: o lugar do testemunho no cinema latino-americano. 2014 (Conferência)
    • SELIPRANDY, Fernando . História e Cinema. 2012 (Comunicacao)
    • SELIPRANDY, Fernando . 'Hércules 56': Divergências testemunhais e montagem da unidade da resistência. 2012 (Seminário)
    • SELIPRANDY, Fernando . Imagens divergentes, 'conciliação' histórica: memória, melodrama e documentário nos filmes 'O que é isso, companheiro?' e 'Hércules 56'.. 2012 (Conferência)
    • SELIPRANDY, Fernando . Instruções documentarizantes no filme 'O que é isso, companheiro?'. 2011 (Conferência)
    • SELIPRANDY, Fernando . Evolução dos equipamentos domésticos e seus usos no lar. São Paulo, 1889-1939.. 2001 (Comunicacao)
    • SELIPRANDY, Fernando . ​IV Colóquio Internacional de Cinema e História. 2019 (Universidade Federal do Paraná (UFPR))
    • SELIPRANDY, Fernando ; ADAMATTI, M. M. . Simpósio Temático 3 - Moderno e Contemporâneo: História e Estilo no Cinema. 2021 (Seminário Nacional Cinema em Perspectiva (Universidade Estadual do Paraná))
    • SELIPRANDY, Fernando ; NEVES, O. P. . Simpósio Temático 9 - História, memória e negacionismos. 2019 (Encontro Regional Sul de História Oral - Associação Brasileira de História Oral (ABHO), Seção Regional Sul)
    • SELIPRANDY, Fernando ; VALENTE, Sissi . Simpósio Temático 2 - Moderno e Contemporâneo: História e Estilo no Cinema. 2022 (Universidade Estadual da Paraná (Unespar))
    • SELIPRANDY, Fernando ; MELO, I. F. C. . Simpósio Temático 83 - História e audiovisual: desafios políticos e epistemológicos. 2023 (32 Simpósio Nacional de História da Anpuh)
    • SELIPRANDY, Fernando ; KAMINSKI, R. . A montagem da história no cinema brasileiro contemporâneo - Parte 1. 2023 (Universidade Federal do Paraná (UFPR))
    • SELIPRANDY, Fernando ; KAMINSKI, R. . A montagem da história no cinema brasileiro contemporâneo - Parte 2. 2023 (Universidade Federal do Paraná (UFPR))
    • SELIPRANDY, Fernando ; HALPERIN, Paula . Mesa Temática - Historia e investigación audiovisual: archivos y desafíos teórico-metodológicos. 2024 (Congreso de la Asociación Argentina de Estudios sobre Cine y Audiovisual (AsAECA))
    • SELIPRANDY, Fernando . II Encontro Cinemagem. 2022 (Universidade Estadual do Paraná (Unespar))
    • SELIPRANDY, Fernando . História e imagens da nação: superando o uso ilustrativo. 2021 (Fundação Biblioteca Nacional (FBN))
    • SELIPRANDY, Fernando . Aula 1 do curso 'Métodos e práticas de pesquisa em história do audiovisual' (2 ed.). 2023 (Cinusp; CTR/ECA/USP)
    • SELIPRANDY, Fernando . Relatório de Qualificação de Mestrado. 2010
    • SELIPRANDY, Fernando . Relatório de Qualificação de Doutorado. 2015
    • SELIPRANDY, Fernando . Relatório Parcial de Pesquisa (PNAP-FBN 2020). 2021
    • SELIPRANDY, Fernando . Relatório Científico Final de bolsa de pós-doutorado Fapesp. 2023
    • SELIPRANDY, Fernando . Relatório Final de Pesquisa (PNAP-FBN 2020). 2021
    • Nome do projeto: Cinema e história no Brasil: estratégias discursivas do documentário na construção de uma memória sobre o regime militar (2013 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SELIPRANDY, Fernando , MORETTIN, E. V. , LUSNICH, A. L. , GUTFREIND, C. F. , STIGGER, H. , DAVILA, I. V. , NAPOLITANO, M. , KORNIS, M. A. , KAMINSKI, R. , AGUIAR, C. A. , FOSTER, L. , ADAMATTI, M. M. , CARDENUTO FILHO, R. .
      Descrição: O projeto pretende discutir as relações entre cinema e história a partir dos documentários brasileiros que se ocuparam do período do regime militar, analisando as estratégias de autenticação de seu discurso, como o uso de material de arquivo, do testemunho e da voz over, dentre outros procedimentos. Ao mesmo tempo, pretende mapear a discussão teórica sobre o campo, realizando, dentre outras ações, o levantamento da produção de dissertações de mestrado e teses de doutorado defendidas no Brasil sobre história e cinema.
    • Nome do projeto: Audiovisual e espaços de perpetração: imagens e lugares de memória das ditaduras do Brasil e do Cone Sul (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SELIPRANDY, Fernando , KAMINSKI, R. , AGUIAR, C. A. , CARDENUTO FILHO, R. , VILLACA, M. M. , DEL VALLE DÁVILA, Ignacio , NAPOLITANO, Marcos , MORETTIN, Eduardo , FERRER, Anacleto , SALINAS, C. , PELLEGRINO, I. W. , BLANES, Jaume Peres , ZYLBERMAN, Lior , SANCHEZ-BIOSCA, Vicente .
      Descrição: Trata-se de projeto contemplando na Chamada CNPq/MCTI/FNDCT No 18/2021 - Faixa B - Grupos Consolidados. Este projeto procura compreender o papel do audiovisual na construção de representações sobre a relação entre memória, política e violência de Estado durante as ditaduras militares do Cone Sul. O debate sobre a relação entre memória e violência política em contextos ditatoriais se tornou central no debate contemporâneo na pesquisa acadêmica, no direito internacional e nos movimentos sociais comprometidos com a democracia e com os direitos humanos. Dentro deste debate, a produção audiovisual tem sido o canal de representações sobre a violência de Estado e sua memória em períodos ditatoriais, formulando sínteses originais sobre essas experiências traumáticas.
    • Nome do projeto: Mondes en transition/Mundos em transição (M.TRANS) (2023 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SELIPRANDY, Fernando , MORETTIN, Eduardo , CAPONE, S. , DONAZZAN, M. , MEZIE, N. , SINGER, P. , NICU, L. , LUCAS, M. L. , PEIXOTO, F. , MULLER, A. , STORTO, L. , GROLLA, E. , FERREIRA, M. B. , MALJEAN-DUBOIS, S. , MARIE, S. .
      Descrição: International Research Lab (IRL) em Ciências Humanas e Sociais inserido no contexto de estruturação de um International Research Center (IRC) em convênio entre o Centre national de la recherche scientifique (CNRS) francês e a Universidade de São Paulo (USP). Participação no Grupo de Trabalho do Eixo 2 Faire monde dans la diversité des langues et cultures.
    • Nome do projeto: Audiovisual e Sesquicentenário da Independência (1972): circulação de imagens da nação na encruzilhada da modernização autoritária (2022 - 2023
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SELIPRANDY, Fernando , MORETTIN, E. V. .
      Descrição: O objeto deste projeto são as formas breves audiovisuais que circularam intensamente nas comemorações dos 150 anos da independência brasileira (1972): cinejornais estatais ou privados; documentários educativos; "filmetes" de propaganda; telejornalismo. A pluralidade do 'corpus' justifica-se para suprir uma lacuna dos estudos do audiovisual daquela efeméride, concentrados nos longas-metragens históricos. O objetivo é resgatar os matizes e contrastes da visualidade fundacional mesmo dentro da produção oficial e oficiosa na órbita do ideário cívico-patriótico. Supera-se assim a dicotomia entre repressão ou resistência, bem como a redução da propaganda oficial a um bloco unívoco de manipulação. Duas hipóteses guiam as problemáticas: a) esses filmes "menores" compõem um panorama multifacetado das relações entre ditadura, sociedade e mercado cultural, em um gradiente de enunciadores oficiais, adesismos civis e tensas acomodações; b) a heterogeneidade desse mosaico audiovisual deriva da fase de transição das políticas culturais no período Médici, na ambivalência entre fomento e censura da modernização autoritária. Os desafios são o mapeamento e a análise de um 'corpus' audiovisual de diferentes origens e tipologias, disperso por acervos variados. As soluções metodológicas nessa empreitada serão, de início, o levantamento sistemático dos filmes relacionados aos festejos; depois, a subdivisão desse conjunto em graus de tratamento escalonados. Os resultados incluirão tanto a cartografia global do audiovisual do sesquicentenário quanto a análise da linguagem fílmica específica de um recorte representativo de títulos - na interdisciplinaridade entre história e audiovisual. Às vésperas do bicentenário de 2022, é relevante a crítica das visões de nação mobilizadas durante o período mais violento da ditadura, passíveis de serem retomadas ou questionadas na efeméride de agora.Supervisão: Prof. Dr. Eduardo Morettin
    • Nome do projeto: Arquivos audiovisuais da ditadura brasileira (1964-1985): formatos, circuitos e implicações entre produção oficial e privada (2024 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SELIPRANDY, Fernando , SILVA, J. P. C. , MARTINS, B. C. M. .
      Descrição: O ponto de partida é explorar arquivos audiovisuais do período da ditadura brasileira (1964-1985). Dentro desse intervalo cronológico, o objeto da pesquisa são formatos curtos audiovisuais de não ficção: cinejornais; documentários de curta-metragem; filmetes institucionais; telejornalismo. Os arquivos públicos selecionados são: Cinemateca de Curitiba; Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR); Arquivo Nacional; Centro Técnico Audiovisual (CTAv); e Cinemateca Brasileira. O recorte temático dos levantamentos é a abordagem dos setores do audiovisual e da cultura nas imagens das próprias películas. O objetivo geral é rastrear uma rede de produção e circulação de filmes menores composta pela associação entre órgãos oficiais e empresas audiovisuais. Há três justificativas para a abrangência dos formatos do 'corpus': a) ela oferece um panorama das dinâmicas da modernização autoritária do mercado de bens culturais e comunicações, entre formas tradicionais (cinejornais e documentários) e emergentes (filmetes e telejornalismo); b) essa heterogeneidade permite matizar a natureza e o grau das relações entre produtores audiovisuais e órgãos do regime; c) e serve de marco geral para abrigar pesquisas individuais de orientandos. Metodologicamente, o projeto se filia à área de História e Audiovisual, articulando duas vertentes: a análise imanente das imagens, atenta aos canais específicos da linguagem audiovisual; e a reconstituição da trajetória material dos artefatos audiovisuais, inserindo-os nos processos de produção, circulação e preservação. A fundamentação teórica cruza debates da historiografia do cinema brasileiro e da historiografia da ditadura brasileira: a tradição da cavação cinematográfica (produção interesseira elogiando o poder) é revista pelo prisma dos colaboracionismos, das zonas cinzentas e das implicações entre civis e militares no período autoritário. A hipótese é que, naquela conjuntura, formou-se um circuito audiovisual implicado na sustentação simbólica do regime, elevando a outro grau a antiga prática da cavação.
    • Nome do projeto: Iconografia do sesquicentenário da independência na exposição 'Independência do Brasil (1822-1972)', Biblioteca Nacional (1972) (2020 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SELIPRANDY, Fernando .
      Descrição: O objeto deste projeto é a iconografia incluída na exposição 'Independência do Brasil (1822-1972)', organizada pela Biblioteca Nacional em 1972 em comemoração aos 150 anos da independência. Metodologicamente, a proposta se filia à abordagem historiográfica que confere primazia às fontes visuais: neste caso, as peças do acervo iconográfico da Biblioteca Nacional no recorte do evento promovido pela própria instituição. O objetivo é compreender, com foco nessa exposição específica, os modos de apropriação do imaginário nacional construído pela iconografia oitocentista naquela conjuntura de 1972, quando a celebração do passado fundacional se desdobrava na legitimação do presente autoritário de 'milagre' econômico. A hipótese é que a memória visual patriótica exposta pela Biblioteca Nacional em 1972 sintetiza e ressignifica dois ideários herdados do século XIX: os cânones estéticos da arte acadêmica; a concepção de história historizante. (Edital Programa Nacional de Apoio à Pesquisa 2020)
    • Nome do projeto: Archives-Médias-Images-Sociétés (AMIS) (2021 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SELIPRANDY, Fernando , POELS, G. , CASTRO, M. L. D. , DUARTE, E. B. , SACRAMENTO, I. , HEYMANN, L. , GOULART, A. P. , SILVA, F. M. , TEIXEIRA, N. , VIANNA, G. M. , SERAFIM, J. F. , FERREIRA, T. , VILAS BOAS, V. M. , RIBEIRO, N. M. N. C. , GOMES, I. M. M. , ALEXIS, L. , MAGNIEN, A. , MORETTIN, Eduardo , GONNARD, C. , CHEYMOL, J. , JOST, F. , CHAMBAT-HOUILLON, M. , FOURNIER, P. , CESARO, P. , GEBEIL, S. , CRIVELLO, M. , MAZUET, F. , GINOUVES, V. , GOETSCHEL, P. , GRANET-ABISSET, A. , COHEN, E. , GAILLARD, I. , OLIVEIRA, W. A. .
      Descrição: International Research Project (IRP) entre Brasil e França financiado pelo Centre national de la recherche scientifique (CNRS): Ce projet est coordonné par Isabelle Gaillard avec la collaboration dEvelyne Cohen, au sein du Laboratoire de recherches historiques Rhône-Alpes (LARHRA, UMR CNRS 5190). Il regroupe des membres issus dinstitutions françaises et brésiliennes, spécialistes dhistoire de laudiovisuel, dhistoire culturelle, et de Sciences de linformation et de la communication. Il sappuie en France et au Brésil sur le partenariat avec les institutions culturelles spécialisées dans ces domaines. En particulier, en France, lInstitut National de lAudiovisuel (INA), au Brésil, la Cinémathèque brésilienne. Il se développe em trois axes de recherche, répartis en réflexions dune part, en tâches de lautre. À lissue du projet, ponctué par une série de rencontres scientifiques, alliant la théorie et la pratique, les outils, dont la réalisation est prévue tout au long des quatre années, seront mis à disposition pour le public.
    • SELIPRANDY, Fernando . Parecer de resumos submetidos ao IV Colóquio Internacional de Cinema e História. 2019 - Parecer
    • SELIPRANDY, Fernando . Parecer de resumos submetidos ao II Encontro Cinemagem. 2022 - Parecer
    • Graduacao:
      • Curso: História
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: Brincando de Modernidade. A criança e os brinquedos na Paulicéia da virada do séc. XIX para o XX. (Iniciação Científica)
        Ano de conclusão: 2004
    • Mestrado:
      • Curso: História Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2012
    • Doutorado:
      • Curso: História Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2018
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2023
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2022 - 2023 ).
        Outras informações: Pós-doutorando com bolsa Fapesp (processo n. 2021/07062-8) na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (CTR/ECA/USP), sob supervisão do Prof. Dr. Eduardo Morettin, com projeto intitulado "Audiovisual e Sesquicentenário da Independência (1972): circulação de imagens da nação na encruzilhada da modernização autoritária".
        Outras informações: Pós-doutorando
    • Dixit:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - Atual ).
        Outras informações: Universidad Católica del Uruguay
    • Epígrafe (História/USP):
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - Atual ).
    • SIGNIFICAÇÃO: REVISTA DE CULTURA AUDIOVISUAL:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - Atual ).
    • La Fuga:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - Atual ).
    • Cuadernos.info:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - Atual ).
    • Revista Antíteses:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - Atual ).
    • Sindicato dos Empregados no Comercio Hoteleiro e Similares de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2003 - 2005 ).
        Outras informações: professor de História, EJA, horista
    • MED Vestibulares:
      • Tipo de vínculo: Livre (2004 - 2004 ).
        Outras informações: professor de História, cursinho, horista
    • Colégio Externato São José:
      • Tipo de vínculo: Livre (2004 - 2005 ).
        Outras informações: professor de História, Ensino Médio, horista
    • Centro de Ensino Método:
      • Tipo de vínculo: Livre (2004 - 2005 ).
        Outras informações: professor de História, EJA, horista
    • HISTÓRIA ORAL:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - Atual ).
    • Instituto de Estudos Brasileiros:
      • Tipo de vínculo: Livre (2001 - 2003 ).
        Outras informações: Bolsista de Iniciação Científica
    • Universidade Federal do Paraná:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
    • DOC ON-LINE: REVISTA DIGITAL DE CINEMA DOCUMENTARIO:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - Atual ).
    • Revista Cadernos de Clio:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - Atual ).
    • CONTEMPORANEA (UFBA. ONLINE):
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - Atual ).
    • Fotocinema:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - Atual ).
    • MEMORANDUM (BELO HORIZONTE):
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).
    • ANUARIO DE LA ESCUELA DE HISTORIA - FACULTAD DE FILOSOFÍA Y HUMANIDADES, UN:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).
    • ANIKI: REVISTA PORTUGUESA DA IMAGEM EM MOVIMENTO:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).
    • Fundação Biblioteca Nacional:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - 2021 ).
        Outras informações: Pesquisador bolsista selecionado em primeiro lugar por edital 2020 do Programa Nacional de Apoio à Pesquisa (PNAP) da Fundação Biblioteca Nacional (FBN).
        Outras informações: Pesquisador bolsista PNAP
    • Revista Tempo e Argumento (Udesc):
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - Atual ).
    • Brasiliana: Journal for Bazilian Studies:
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - Atual ).
        Outras informações: King's College (London)
    • Glocalism: Journal of Culture, Politics and Innovation:
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - Atual ).
        Outras informações: Milão, Itália
    • TEMPOS HISTÓRICOS (EDUNIOESTE):
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - Atual ).
    • Revista Ciencias Sociales Y Educacion:
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - Atual ).
        Outras informações: Universidad de Medellín, Colômbia
    • Universidade Estadual de Campinas:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2022 - 2022 ).
        Outras informações: No primeiro semestre de 2022, trabalhou como professor contratado da área de Teoria da História do Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (IFCH/Unicamp).
        Outras informações: Professor Doutor, nível MS-3.1, RTP
    • FACES DA HISTÓRIA:
      • Tipo de vínculo: Livre (2022 - Atual ).
        Outras informações: Revista Discente do Programa de Pós-Graduação em História da Unesp de Assis
    • REVISTA ELETRÔNICA DA ANPHLAC:
      • Tipo de vínculo: Livre (2022 - Atual ).
    • Revista de Historia Social y de las Mentalidades:
      • Tipo de vínculo: Livre (2022 - Atual ).
        Outras informações: Universidad de Santiago de Chile (Usach)
    • REVISTA ECO-PÓS (ONLINE):
      • Tipo de vínculo: Livre (2023 - Atual ).
        Outras informações: Publicação do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGCOM/UFRJ).
    • ArtCultura_Revista de História, Cultura e Arte Uberlândia:
      • Tipo de vínculo: Livre (2023 - Atual ).
        Outras informações: Revista vinculada ao Instituto de História da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
    • A Barca (UFF):
      • Tipo de vínculo: Livre (2023 - Atual ).
        Outras informações: Periódico do Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense - PPGCine UFF.
    • DOMÍNIOS DA IMAGEM:
      • Tipo de vínculo: Livre (2023 - Atual ).
        Outras informações: Publicação dirigida pelo Laboratório de Estudos dos Domínios da Imagem (LEDI), um projeto integrado (pesquisa/extensão) do Departamento de História da Universidade Estadual de Londrina (UEL).
    • REVISTA IMAGOFAGIA:
      • Tipo de vínculo: Livre (2024 - Atual ).
        Outras informações: Revista da Asociación Argentina de Estudios de Cine y Audiovisual (AsAECA).