Não autenticado |

Marcelo Garson Braule Pinto

    • Doutorando em Sociologia pela USP e bolsista CNPq, possui mestrado e graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense. Atua como docente, desde 2010, na Universidade Estácio de Sá e no Centro Universitário Padre Anchieta. É fundador e coordenador do Grupo de Estudos em Música e Sociologia integrado ao Laboratório de Pesquisa Social e desenvolvido na âmbito do programa de Sociologia da Universidade de São Paulo. É também membro do grupo de pesquisa Musica Popular e Intelectuais, ligado ao departamento de Sociologia da Universidade Federal de Juiz de Fora. Desenvolve pesquisas conectadas às áreas de Culturas Juvenis, Música e Indústrias Culturais no Brasil, tendo diversos trabalhos apresentados em congresso, bem como publicações em livro e periódicos.

       

      Links:    

    • GARSON, Marcelo . Roquianos, suburbanos e dançarinos: rock and roll carioca (55-60) Música Popular em Revista , v. 2 , p. 148 - 171 , 2013. ISSN: 23167858.
    • GARSON, Marcelo . A lógica das discussões: o caso da musica eletrônica Entre.Meios , v. V , p. 405 - 419 , 2008. ISSN: 18090338.
    • GARSON, Marcelo ; SÁ, Simone ; WALTEMBERG, Lucas . Música eletrônica e rock: entre ruídos e riffs: gêneros musicais em tempos de hibridismo. Culturas Juvenis no Século XXI, v. , p. 171 - 194, 2008.
    • GARSON, Marcelo . Gritaria, baderna, trânsito interrompido, algumas prisões e muito consumo de coca-cola : Rock and roll e juventude no Brasil dos anos 50. In: XVI Congresso Brasileiro de Sociologia , 2013 , . Anais XVI Congresso Brasileiro de Sociologia. : , .
    • GARSON, Marcelo . Jovem Guarda, Consumo e Juventude. In: 6o Encontro de Musica e Mídia: Musica de/para , 2010 , Sao Paulo. Anais do 6o Encontro de Musica e Mídia: Musica de/para. : , 2010.
    • GARSON, Marcelo . Instâncias de Consagração Cultural e seu poder de Revelação Simbólica. In: XIX Encontro Anual da Compós , 2010 , Rio de Janeiro. Anais do XIX Encontro Anual da Compós. : , 2010.
    • GARSON, Marcelo . Remontando o Dj: a música eletrônica e suas estratégias de diferenciação. In: I Mostra Mídia e Música , 2008 , Pernambuco. Anais da I Mostra Mídia e Música. : , 2008.
    • GARSON, Marcelo . Música Eletrônica: Questões para uma análise estética. In: 15o Seminário de Iniciação Científica e Prêmio UFF Vasconcellos Torres de Ciências e Tecnologias , 2005 , Rio de Janeiro. Anais do 15o Seminário de Iniciação Científica e Prêmio UFF Vasconcellos Torres de Ciências e Tecnologias. : , 2005.
    • GARSON, Marcelo . Um novo personagem e um novo discurso: as reconfigurações da música eletrônica nos anos 90. In: 16o Seminário de Iniciação Científica e Prêmio UFF Vasconcellos Torres de Ciências e Tecnologias , 2006 , Rio de Janeiro. Anais do 16o Seminário de Iniciação Científica e Prêmio UFF Vasconcellos Torres de Ciências e Tecnologias. : , 2006.
    • GARSON, Marcelo . A Jovem Guarda e a construção da juventude no Brasil: Notas Exploratórias. In: IV Congresso Nacional de Estudantes de Comunicação , 2009 , Rio de Janeiro. Anais do IV Congresso Nacional de Estudantes de Comunicação. : , 2009.
    • GARSON, Marcelo . Bourdieu e as Cenas Musicais: Limites e Barreiras. In: Intercom - XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação , 2009 , Curitiba. Anais da Intercom - XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. : , 2009.
    • GARSON, Marcelo . A cena fraturada: disputas simbólicas na música eletrônica contemporânea. In: III Seminário Intermestrandos em Comunicação , 2008 , São Paulo. Anais do III Seminário Intermestrandos em Comunicação. : , 2008.
    • GARSON, Marcelo . Música Eletrônica como expressão musical: entre a inclusão e a exclusão. In: Intercom - XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação , 2008 , . Anais da Intercom - XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. : , 2008.
    • GARSON, Marcelo . A lógica das discussões: o caso da musica eletrônica. In: Poscom - V Seminário de Alunos de Pós-graduação em Comunicação, GT Comunicação e Entretenimento , 2008 , Rio de Janeiro. Anais do V Seminário de Alunos de Pós-graduação em Comunicação. : , 2008.
    • GARSON, Marcelo . Quem é o melhor Dj do mundo? Disputas de valor na cena de música eletrônica brasileira. In: III Congresso de Estudantes de Pós-graduação em Comunicação, GT Comunicação e Culturas Juvenis , 2008 , Rio de Janeiro. Anais do III Congresso de Estudantes de Pós-graduação em Comunicação. : , 2008.
    • GARSON, Marcelo . Fluidez e consumo: demarcando a diferença. In: 2º Congresso de Estudantes de Pós-Graduação em Comunicação , 2007 , Rio de Janeiro. Anais do 2º Congresso de Estudantes de Pós-Graduação em Comunicação. : , 2007.
    • GARSON, Marcelo . Cooptação versus underground - Hipóteses sobre a ascensão do Dj Superstar. In: I Encontro de Mídia e Música Popular Massiva , 2007 , Salvador. Anais do I Encontro de Mídia e Música Popular Massiva. : , 2007.
    • GARSON, Marcelo . A emergência do Dj Superstar e a reconfiguração dos discursos da música eletrônica. In: Intercom Junior , 2006 , Brasilia. Anais da Intercom - XXVIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. : , 2006.
    • GARSON, Marcelo . Por uma Estética da Música Eletrônica.. In: Intercom Junior , 2005 , Rio de Janeiro. Anais da Intercom - XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. : , 2005.
    • GARSON, Marcelo . O rock and roll carioca nos anos 50. 2013 (Outra)
    • GARSON, Marcelo . Trajetórias do rock brasileiro pré-jovem guarda. 2013 (Outra)
    • GARSON, Marcelo . Jovem Guarda: Repensando o engajamento Juvenil. 2011 (Comunicacao)
    • GARSON, Marcelo . Jovem Guarda, Consumo e Juventude. 2010 (Comunicacao)
    • GARSON, Marcelo . Instâncias de Consagração Cultural e seu poder de Revelação Simbólica. 2010 (Congresso)
    • GARSON, Marcelo . Remontando o Dj: a música eletrônica e suas estratégias de diferenciação. 2008 (Seminário)
    • GARSON, Marcelo . Um novo personagem e um novo discurso: as reconfigurações da música eletrônica nos anos 90. 2006 (Seminário)
    • GARSON, Marcelo . Música Eletrônica: Questões para uma análise estética. 2005 (Seminário)
    • GARSON, Marcelo . A Jovem Guarda e a construção da juventude no Brasil: Notas Exploratórias. 2009 (Congresso)
    • GARSON, Marcelo . Por uma Estética da Música Eletrônica.. 2006 (Congresso)
    • GARSON, Marcelo . A emergência do Dj Superstar e a reconfiguração dos discursos da música eletrônica. 2006 (Congresso)
    • GARSON, Marcelo . Fluidez e consumo: demarcando a diferença. 2007 (Congresso)
    • GARSON, Marcelo . Cooptação versus underground - Hipóteses sobre a ascensão do Dj Superstar. 2007 (Congresso)
    • GARSON, Marcelo . Quem é o melhor Dj do mundo? Disputas de valor na cena de música eletrônica brasileira. 2008 (Congresso)
    • GARSON, Marcelo . Música Eletrônica como expressão musical: entre a inclusão e a exclusão. 2008 (Congresso)
    • GARSON, Marcelo . A lógica das discussões: o caso da musica eletrônica. 2008 (Seminário)
    • GARSON, Marcelo . A cena fraturada: disputas simbólicas na música eletrônica contemporânea. 2008 (Seminário)
    • GARSON, Marcelo . Bourdieu e as Cenas Musicais: Limites e Barreiras. 2009 (Congresso)
    • MAGI, Erica ; SOUZA, Lucas ; GARSON, Marcelo . Rock Brasileiro dos anos 50 aos 80. 2013 Impresso/Web
    • Graduacao:
      • Curso: Comunicação Social - Cinema
        Nome da Instituição: Universidade Federal Fluminense
        Título: Juntando os fragmentos e mapeando o conceito: o que os estudos de música podem aprender com as subculturas?
        Ano de conclusão: 2006
    • Mestrado:
      • Curso: Comunicação
        Nome da Instituição: Universidade Federal Fluminense
        Ano de conclusão: 2009
    • Doutorado:
      • Curso: Sociologia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Universidade Federal Fluminense:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2008 ).
        Outras informações: Estágio docencia como parte do mestrado desenvolvido na Universidade Federal Fluminense. A disciplina foi dirigida ao curso de graduação em Estudos de Midia e ministrada integralmente por mim, com supervisão da orientadora , Simone Pereira de Sá. O curso buscou estudar a relação entre culturas juvenis, tribos urbanas e formação de gostos musicais: seu processo de construção histórica, a teoria relacionada a seu estudo e suas feições contemporâneas.
        Outras informações: Professor
    • Centro Universitário Padre Anchieta:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - Atual ).
        Outras informações: Professor Nivel I, Classe II
    • Centro Universitário Radial:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - Atual ).
        Outras informações: Professor Titular III-A
    • Ciberlegenda (UFF. Online):
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - Atual ).
        Outras informações: Parecerista