Não autenticado |

Milan Puh

    • Graduado em História pela Universidade de São Paulo (2019). Pós-doutorado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (2018). Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2017), orientado pelo prof.dr Valdir Heitor Barzotto. Mestre em Filologia e Língua Portuguesa pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (2012), com o mesmo orientador. Graduado em Antropologia e Língua e Literatura Portuguesa - Universidade de Zagreb (2008). Atualmente, é docente do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia, na área de Português Língua Segunda/Estrangeira. Desde 2023 coordenador acadêmico do Programa de Proficiência em Português como Língua Estrangeira para Estudantes e Servidores da UFBA. Entre 2019 e 2023 foi docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, atuando nas disciplinas de Metodologia de Ensino de Alemão, Latim, Grego e Línguas Orientais. Entre 2021 e 2023 foi coordenador do projeto de pesquisa "Estado da Arte do Ensino de Línguas Orientais: documentos oficiais, materiais didáticos e produção acadêmica". Coordenou o projeto de pesquisa "História da Croácia e dos imigrantes croatas no Brasil" entre 2015 e 2019, organizando quatro publicações. Trabalha com assuntos ligados a História, Línguas, Culturas e Educação em diferentes contextos latino-americanos, africanos e europeus, com enfoque especial em comunidades imigrantes tanto no Brasil como no exterior.

       

      Links:    

    • PUH, M. . Guia para retornados e imigrantes à República da Croácia. São Paulo : Svalbard Edições, 2024 . 153p. ISBN: 9786599396243.
    • LOVRIC, Eric ; PUH, M. . Croata para tod@s!: Ensino de língua e cultura croata para falantes do português brasileiro. São Paulo : Svalbard edições, 2021 . 112p. ISBN: 9786599396229.
    • PUH, M. . Antes que tudo acabe: o discurso da mídia e a crise econômica na Croácia e no Brasil. Curitiba : Unicentro/UFPR, 2021 . 208p. ISBN: 9786555970128.
    • PUH, MILAN . Guias formativos: para aprendizes e futuros profissionais de línguas na Universidade de São Paulo. São Paulo : Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação, 2021 . 413p. ISBN: 9786587047225.
    • PUH, M. ; BARZOTTO, V. H. . Conexão Brasil - Croácia: coletânea de textos dos Dias Brasileiros em Pula. São Paulo : Svalbard Edições, 2019 . 138p. ISBN: 9786581505028.
    • PUH, MILAN . Croácia no Brasil após 1941: terceira fase de imigração. Sao Paulo : Croatia Sacra Paulistana, 2019 . 740p. ISBN: 9788557980037.
    • PUH, M. . Croácia no Brasil entre 1918 e 1945: Segunda fase da imigração. São Paulo : Croatia Sacra Paulistana, 2018 . 532p. ISBN: 9788557980020.
    • PUH, M. ; LUQUES, S. U. ; MIRANDA, D. S. . Discurso em suas pluralidades teóricas. São Paulo : Paulistana editora, 2013 . 295p. ISBN: 9788599829660.
    • PUH, M. ; PADULA, R. M. ; SILVA, R. C. . Croácia no Brasil até 1918: primeira fase de imigração. São Paulo : Croatia Sacra Paulistana, 2017 . 320p. ISBN: 9788557980013.
    • PUH, M. . A Croácia no Brasil: histórias de uma imigração. : , 2016 . p. ISBN: 9788557980006.
  • Artigos completos publicados em periódicos: 31
    • PUH, M. ; SAMPAIO, I. H. . Ensino da língua alemã na contemporaneidade: algumas perspectivas críticas como oportunidades e desafios PROJEKT (CURITIBA) , v. 62 , p. 80 - 89 , 2023. ISSN: 15179281.
    • PUH, MILAN . Arhivsko gradivo o Hrvatima u BraziluArchival Records about Croats in Brazil Arhivski vjesnik , v. 66 , p. 225 - 246 , 2023. ISSN: 18483143.
    • PUH, M. ; GRILLI, MARINA ; SAMPAIO, I. H. . Ensino de Alemão e Línguas Teuto-Brasileiras no Brasil: Decolonialidades em curso Revista Interdisciplinar Sulear , v. 6 , p. 6 - 11 , 2023. ISSN: 25958569.
    • PUH, MILAN ; NUNES, ELAINE CRISTINA ROSCHEL . entrelugares e o futuro aberto da formação e atuação docente em língua alemã na luta contra o latifúndio linguístico DEBATES EM EDUCAÇÃO , v. 15 , p. e14201 - 26 , 2023. ISSN: 21756600.
    • PUH, MILAN ; FREIRE, Pedro Henrique Camargo ; FAVARO, L. V. . Extensão universitária enquanto democratização do ensino de línguas menos divulgadas: projeto 'Línguas na USP/Línguas da USP' Revista CBTecLE , v. 6 , p. 198 - 213 , 2022. ISSN: 25264478.
    • PUH, M. ; FREIRE, Pedro Henrique Camargo ; FAVARO, L. V. . Como organizar um curso de línguas: mapeamento linguístico, propostas formativas e ensino pluri/translíngue Revista Conexão ComCiência , v. 2 , p. 1 - 20 , 2022. ISSN: 27635848.
    • CARDOZO, POLIANA FABÍULA ; PUH, MILAN . WHAT DOES TOURISM DO TO TEACH?: ETHNIC TOURISM IN PARANA AND ITS EDUCATIONAL ACTIONS EDUCAÇÃO EM REVISTA (ONLINE) , v. 38 , p. 1 - 16 , 2022. ISSN: 19826621.
    • CARDOZO, POLIANA FABÍULA ; PUH, MILAN . COMO O TURISMO FAZ PARA ENSINAR?: TURISMO ÉTNICO PARANAENSE E SUAS AÇÕES EDUCATIVAS EDUCAÇÃO EM REVISTA (ONLINE) , v. 38 , p. 1 - 16 , 2022. ISSN: 19826621.
    • PUH, M. ; PITOL, A. . Um adendo moderno: a delegação iugoslava nas Bienais de São Paulo (1953-1961) Modos. Revista de História da Arte , v. 2 , p. 27 - , 2018. ISSN: 25262963.
    • PUH, MILAN . “Deixe-me te enquadrar”: orientações e parâmetros na formação e atuação de professores de alemão PROJEKT (CURITIBA) , v. 1 , p. 32 - 39 , 2021. ISSN: 15179281.
    • GRILLI, MARINA ; PUH, MILAN . O ENSINO DE ALEMÃO ENQUANTO ATO POLÍTICO-PEDAGÓGICO: REFLEXÕES A PARTIR DE UM ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NA UNIVERSIDADE REVISTA TRAMA (UNIOESTE. ONLINE) , v. 17 , p. 123 - 133 , 2021. ISSN: 19814674.
    • PUH, MILAN ; KRAUSE-LEMKE, CIBELE . Produção acadêmica em estudos eslavos no Brasil: balanços e perspectivas para o fomento de novas propostas de cooperação internacional Fórum Linguístico , v. 18 , p. 5675 - 5688 , 2021. ISSN: 19848412.
    • PUH, MILAN . Lições do expresso do oriente: metodologias de ensino de línguas não-hegemônicas no Brasil INICIAÇÃO & FORMAÇÃO DOCENTE , v. 7 , p. 822 - 827 , 2021. ISSN: 23591064.
    • PUH, MILAN . ESTUDOS ESLAVOS NO BRASIL: CONSTITUIÇÃO DE UMA ÁREA REVISTA X , v. 15 , p. 674 - 697 , 2020. ISSN: 19800614.
    • PUH, MILAN . “Tudo junto e misturado?”: as contribuições e os limites do multiculturalismo no ensino de línguas El toldo de Astier , v. 20-21 , p. 415 - 432 , 2020. ISSN: 18533124.
    • SOCOLOSKI, ADRIANA ; PUH, MILAN . -Da prática para a teoria-: caminhos e momentos de entrelaçamento cultural e linguístico na comunidade suábia da Colônia de Entre Rios Revista Interfaces , v. 11 , p. 33 - 48 , 2020. ISSN: 21790027.
    • PUH, MILAN ; CAMARGO, K. G. . 'Ver o invisível': patrimônio da imigração croata em São Paulo Revista de Estudos Interdisciplinares , v. 2 , p. 24 - , 2020. ISSN: 26748703.
    • PUH, M. . Pequena enciclopédia sobre os croatas do Brasil Anuário para emigração croata , v. 1 , p. 144 - , 2020. ISSN: 13303724.
    • PUH, M. . “O PASTICHEIRO”: O descobrimento do novo plagiador Revista Iniciação e Formação Docente , v. 6 , p. 2 - 17 , 2019. ISSN: 23591069.
    • PUH, M. . Ensino de língua croata no Brasil Anuário para a emigração croata , v. 1 , p. 76 - 84 , 2019. ISSN: 13303724.
    • PUH, M. ; BATISTA, A. S. . Ditos e não ditos sobre o perfil fo professor angolano em textos jornalísticos CADERNOS CIMEAC , v. 9 , p. 125 - 1467 , 2019. ISSN: 21789770.
    • PUH, MILAN . Hrvati u Brazilu kao nevidljivo iseljeništvoCroats in Brazil as an Invisible Diaspora Journal of contemporary history , v. 51 , p. 97 - 121 , 2019. ISSN: 18489079.
    • PUH, M. ; KRAUSE-LEMKE, C. ; RIBEIRO, H. A. . Entre Estratégias e Táticas: A Manutenção de Línguas de Imigração em Irati, Paraná LÍNGUAS & LETRAS (ONLINE) , v. 20 , p. 7 - 26 , 2019. ISSN: 19814755.
    • PUH, M. . TRIANGULAÇÕES LUSÓFONAS: ALGUNS APONTAMENTOS SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM ANGOLA INICIAÇÃO & FORMAÇÃO DOCENTE , v. 5 , p. 1 - 14 , 2018. ISSN: 23591064.
    • PUH, MILAN . Imigração como relato: experiências de viajantes croatas Epígrafe , v. 5 , p. 139 - 172 , 2018. ISSN: 23188855.
    • PUH, MILAN ; PITOL - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, ANDRÉ . Um adendo moderno: a delegação iugoslava nas Bienais de São Paulo (1953-1961) MODOS , v. 2 , p. 27 - 48 , 2018. ISSN: 25262963.
    • BATISTA, A. S. ; PUH, M. . ESCOLAS COMO FÁBRICAS: ANÁLISE DE REPRESENTAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO Revista Discurso & Imagem Visual em Educação , v. 1 , p. 25 - 41 , 2016. ISSN: 25260839.
    • ANKAVA, M. ; PUH, M. . MATERIAL DIDÁTICO DE ENSINO DO HEBRAICO: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE ELEMENTOS NACIONAIS E RELIGIOSOS Revista Vértices , v. 18 , p. 1 - 20 , 2015. ISSN: 21795893.
    • LIBRENJAK, S. ; PUH, M. . OLHARES CRÍTICOS E ENSINO INSTITUCIONAL: O JAPONÊS E O COREANO COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA EM DOCUMENTOS OFICIAIS HUMANIDADES & INOVAÇÃO , v. 3 , p. 178 - 187 , 2016. ISSN: 23588322.
    • PUH, M. . NAS MANHAS DO PODER: O HISTÓRICO DA INDEPENDÊNCIA LINGUÍSTICA E CULTURAL NA CROÁCIA E NO BRASIL NOS SÉCULOS XIX E XX Revista Escrita (PUCRJ. Online) , v. 19 , p. 183 - 199 , 2014. ISSN: 16796888.
    • PUH, M. ; LIBRENJAK, S. . O ser que se veste, tagarela e despe: identidade, ideologia e língua nos quatro séculos de revistas femininas Treća , v. 1 , p. 19 - 35 , 2009. ISSN: 13317237.
    • PUH, MILAN ; GOROVITZ ,S. ; MUNOZ, A. E. . Analisando o pluricentrismo do português na produção acadêmica no Brasil: um panorama a partir de três universidades brasileiras. Mobilidade internacional de estudantes do ensino superior na CPLP: questões de língua e cultura, v. 1, p. 31 - 52, 2023.
    • PUH, MILAN ; SAMPAIO, I. H. . "Ensinando alemão e cruzando realidades paulistas e baianas": considerações e articulações para um projeto de centros de estudos de línguas no Estado da Bahia. Práticas de ensino e de formação docente em línguas estrangeiras: projetos, programas, iniciativas de resistência e gestos glotopolíticos, v. 1, p. 135 - 157, 2022.
    • PUH, MILAN ; SIMÕES, José da Silva . Ensino e aprendizagem de línguas na "pós-pandemia": reflexões e experiências para o contexto universitário. Línguas, ensino e formação: experiências e aprendizagens da pandemia., v. 1, p. 79 - 103, 2022.
    • SUMMA, R. F. ; PUH, M. . Silence as practices of (in)security in post-Yugoslav region. Security, Ethnography and Discourse :Transdisciplinary Encounters, v. 1, p. 42 - 63, 2022.
    • PUH, MILAN ; CORREIA-DEUR, T. . Literatura contemporânea croata: temas e caminhos. Sábados literários: entre clássicos e releituras, v. 1, p. 166 - 182, 2021.
    • PUH, M. . Políticas linguísticas, decolonialidade e material didático no Brasil. Políticas de gestão do multilinguismo: práticas e debates, v. 1, p. 207 - 237, 2020.
    • PUH, M. ; SAMPAIO, I. H. . Da teoria para a prática: propostas formativas interculturais e decoloniais para quem ensina(rá) línguas no Brasil. Línguas em Movimento: Estudos em Linguagem e Movimento, v. 2, p. 107 - 125, 2020.
    • PUH, MILAN . Literatura croata no seu caminho da modernidade: Radovan Ivšić e Drago Štambuk. Sábados literários - 2019: A Literatura faz do saber uma festa, v. 1, p. 121 - 141, 2020.
    • PUH, MILAN . História da Língua Croata como História da Croácia. Croácia no Brasil após 1941: terceira fase de imigração, v. 1, p. 27 - 43, 2019.
    • PUH, MILAN . Identidades croatas em contato: lugar híbrido do imigrante croata no Brasil. CROÁCIA NO BRASIL ENTRE 1918 E 1941: SEGUNDA FASE DE IMIGRAÇÃO, v. 1, p. 23 - 37, 2018.
    • PUH, MILAN . Concepções de leitura entre o Oriente e Ocidente:Ensino de língua russa na Ásia Central. Leituras Errantes, v. 1, p. 184 - 197, 2019.
    • PUH, M. ; KRAUSE-LEMKE, C. ; JACUMASSO, T. D. . Sempre irmãos, sempre unidos, sempre ucranianos: diálogos entre comunidades ucranianas de imigração. Diálogos interculturais: extensão e pesquisa em contextos de imigração eslava, v. 1, p. 33 - 53, 2016.
    • RIOLFI, C. ; PUH, M. ; BATISTA, A. S. ; BARZOTTO, V. H. . Ensino e Formação de Docentes. Linguistica, História, Antropologia e Ensino no Kwanza-Sul, Angola, v. 1, p. 159 - 195, 2016.
    • PUH, M. ; BARZOTTO, V. H. . O PERFIL E A ATITUDE INVESTIGATIVA DO PROFISSIONAL DE LETRAS FRENTE AO DADO NO RELATÓRIO DE ESTÁGIO. Professor de Português: como se forma, trabalha e entende sua prática, v. 1, p. 56 - , 2015.
    • PUH, M. . Apropriação indevida de elaborações alheias nos trabalhos científicos. Dezescrita, v. , p. 125 - 137, 2014.
    • PUH, MILAN . Natal no Mundo . Hoje Centro-Sul , Irati , 21 dez. 2018.
    • PUH, MILAN . Primeiro congresso nacional dos croatas no Brasil . Matica - Jornal da Matriz dos Emigrantes croatas , Zagreb, Croácia , 15 dez. 2019.
    • PUH, M. . Mídia como órgão político-partidário: quando as revistas seguem sua política. In: Encontro de Pós-graduandos em Estudos Discursivos , 2012 , São Paulo. O gênero em diferentes abordagens discursivas. São Paulo : Paulistana Editora, 2012.
    • PUH, M. ; LIBRENJAK, S. ; NEKIC, M. ; SOSTARIC, S. . The Quest for the Golden Gloves. In: 6th MASN (Moving Anthropology Students Network) , 2008 , Osilnica. 6th MASN's conference book. : MASN Europe, 2008. p. 13 - 23.
    • PUH, M. ; POPOVIC, I. . Língua, Linguística, Nacionalismo e Ciência. Niteroi : Cadernos de Letras UFF , 2023 (Tradução)
    • PUH, M. ; CORREIA-DEUR, T. ; LOVRENČ . Literatura contemporânea croata: contato em três línguas. Porto Alegre : Zouk , 2023 (Tradução)
    • DUBOC, A. P. ; PUH, MILAN ; ALVES, F. . Ensinar línguas estrangeiras em tempos de pandemia. São Paulo : FEUSP , 2023 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • PUH, MILAN ; ILIČ . Mediterranean Issues, Book 4 PRESERVING, EVALUATING AND DEVELOPING THE MEDITERRANEAN. Zagreb : Institute of Social Sciences Ivo Pilar , 2023 (Parecerista)
    • PUH, M. ; GUIMARÃES, Rafael Siqueira de . (Des) caminhos narrativos: de vida, de militância e (por que não?) de pesquisa. Iguatu : Quipá Editora , 2021 (Membro de Conselho Editorial:)
    • PUH, M. . Prefácio ao livro Botas de Baba Dida. São Paulo : Pontes Editores , 2020 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • PUH, MILAN ; Bač . Croácia: história das famílias do Blato. São Paulo : Svalbard Edições , 2020 (Tradução)
    • PUH, MILAN . História da Ilha da Korčula. São Paulo : Svalbard Edições , 2020 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • PUH, MILAN . O Canto da Mar: estória musical. : , 2017 (Tradução)
    • PUH, M. . A criação inacabada do mundo. Rio de Janeiro : 7Letras , 2015 (Tradução)
    • STAMBUK, D. ; PUH, M. . Céu no Poço. Porto Alegre : Editora Universitária da PUCRS , 2014 (Tradução)
    • PUH, M. . XVI SEMINÁRIO ESTUDANTIL DE PESQUISA EM LETRAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. 2023 (Outra)
    • PUH, MILAN . Revista Projekt da Associação Brasileira de Professores de Alemão. 2023 (Parecer)
    • PUH, M. . 'Beyond the diaspora: Historical Overview of Complex Mobilities of Russian-Speakers in Brazil'. 2022 (Parecer)
    • PUH, MILAN . Corpo de Especialistas da Editora da Universidade Federal da Bahia - EDUFBA. 2021 (Assessoria)
    • PUH, MILAN . Bilinguismo em Cabo Verde. 2021 (Parecer)
    • PUH, MILAN . XI EPED. 2020 (Consultoria)
    • PUH, MILAN . Encontro com o Acervo. 2019 (Consultoria)
    • PUH, M. . Parecer de Artigo Científico – Revista TRAMA. 2017 (Parecer)
    • PUH, M. . IV Simpósio Internacional de Estudos Eslavos. 2016 (Outra)
    • PUH, M. . Reuniões de internacionalização universitária com Faculdade Juraj Dobrila. 2014 (Assessoria)
    • PUH, M. . IV Simpósio internacional de Estudos Eslavos. 2016 (Assessoria)
    • PUH, M. . II Seminário de Linguística e Ensino de Língua Portuguesa.. 2015 (Assessoria)
    • PUH, M. . II Seminário de Linguística e Ensino de Língua Portuguesa. 2015 (Parecer)
    • PUH, M. . Educação Aberta e a Distância para Migrantes e Refugiados Adultos. 2023 (Outra)
    • PUH, M. . Interculturalidade crítica, políticas linguísticas e políticas públicas brasileiras. 2023 (Conferência)
    • PUH, MILAN . Estrangeiros no Brasil: como lidam com suas heranças?. 2023 (Conferência)
    • PUH, MILAN . Decolonialidade do pluricentrismo na formação de professores de línguas. 2021 (Congresso)
    • PUH, MILAN ; LIMA, F. B. . Plurilinguismo. 2022 (Conferência)
    • PUH, MILAN . Decolonialidade na/enquanto formação em língua alemã. 2021 (Conferência)
    • PUH, M. . Políticas linguísticas para línguas minoritárias na Croácia. 2021 (Comunicacao)
    • PUH, M. ; MUNOZ, A. E. . Pluricentrismo da língua portuguesa na produção acadêmica no Brasil. 2021 (Comunicacao)
    • PUH, M. . Ensinando sobre línguas de imigração no Brasil, há como pensar em América Latina?. 2020 (Simposio)
    • PUH, MILAN . Croatian Emmigration in Brazil from within and without: Migrations, Education and Language between Science and Community. 2020 (Conferência)
    • PUH, MILAN . Methodology Issues in Researching Migration: the case fo Croatian Emigration in Brazil. 2020 (Conferência)
    • PUH, M. . Como se dezescreve uma tese: Umberto Eco, o pesquisador e a universidade. 2019 (Conferência)
    • PUH, M. . Literatura croata: Radovan Ivšić e Drago Štambuk. 2019 (Conferência)
    • PUH, M. . Comunidades eslavas e suas práticas educativas. 2019 (Conferência)
    • PUH, M. . Ensino de língua croata no Brasil: multiplicidade de possibilidades. 2019 (Comunicacao)
    • PUH, M. . Experiências de cultivo e preservação de identidades: pesquisas mapeamentos e ações. 2018 (Conferência)
    • PUH, MILAN . Mapeamentos de estudos acadêmicos: conectando o local e o global. 2018 (Conferência)
    • PUH, M. . Metodologias e Mapeamentos de Estudos Eslavos: do local ao internacional. 2018 (Comunicacao)
    • PUH, M. . 'Políticas linguísticas acadêmicas': metodologias e mapeamentos de estudos sobre línguas eslavas. 2018 (Comunicacao)
    • PUH, MILAN . Brasil e Croácia: uma 'outra' internacionalização. 2018 (Seminário)
    • PUH, M. ; KRAUSE-LEMKE, C. . Análise da produção acadêmica acerca de eslavos no Brasil: aspectos teóricos e metodológicos. 2018 (Simposio)
    • PUH, M. . Escolas como fábricas: análise de representações sobre Educação. 2016 (Simposio)
    • PUH, M. . Procurando malandros, sentenciando culpados: análise de documentos oficiais sobre plágio. 2013 (Outra)
    • PUH, M. . Universidade Brasileira. 2011 (Conferência)
    • PUH, M. . Intercâmbio Brasil e Croácia: o eslavo e o latino. 2016 (Conferência)
    • PUH, M. . Olhares críticos e ensino institucional: o japonês e o coreano como língua estrangeira em documentos oficiais. 2016 (Comunicacao)
    • PUH, M. . Quem conhece os eslavos? Pesquisas em cultura eslava na América do Sul. 2016 (Comunicacao)
    • PUH, M. . Culturas Deslocadas e seus efeitos. 2016 (Comunicacao)
    • PUH, M. . Multicultural discourse as ‘something old and something new’: Russian and Ucranian language teaching in Soviet Union. 2016 (Comunicacao)
    • PUH, M. . Education, Language and Migrants in Brazil. 2016 (Simposio)
    • PUH, M. . Pesquisa linguística em relatórios de estágio dos alunos de licenciatura. 2017 (Conferência)
    • PUH, M. . Métodos inovadores de ensino de português como língua estrangeira. 2017 (Conferência)
    • PUH, M. . Ensino e pesquisa acadêmica em países lusófonos: caso Angola. 2017 (Conferência)
    • PUH, M. . A influência da língua materna no ensino da língua portuguesa. 2017 (Conferência)
    • PUH, M. . Boas práticas de ensino de línguas: políticas, teorias e atuações culturais. 2017 (Conferência)
    • PUH, M. . Identidade na cinematografia balcânica. 2014 (Conferência)
    • PUH, M. . Produção literária croata contemporânea: nacional e europeu. 2014 (Conferência)
    • PUH, M. . Imagens da Língua: sujeito, conhecimento e tempo. 2013 (Seminário)
    • PUH, M. . Políticas linguísticas e identidade no contexto eslavo. 2011 (Conferência)
    • PUH, M. . Diversidade linguística do Brasil. 2014 (Conferência)
    • PUH, M. . Traçando novos caminhos: a criação de uma política linguística autônoma em discursos sobre ensino e preservação da língua e cultura ucraniana. 2014 (Comunicacao)
    • PUH, M. . Quando as análises encontram o mundo – abordando a constituição de políticas linguísticas no ensino não-formal. 2014 (Comunicacao)
    • PUH, M. . A pesquisa universitária no ensino superior brasileiro. 2013 (Conferência)
    • PUH, M. . Procedimentos de apropriação indevida de elaborações do outro nos trabalhos científicos. 2012 (Seminário)
    • PUH, M. . O aspecto didático na historização de dados estatísticos nas revistas semanais brasileiras. 2012 (Seminário)
    • PUH, M. . O discurso nas cartas de Heloisa e Abelardo: o pesquisador e a relação entre o discurso científico e a comunidade acadêmica. 2011 (Comunicacao)
    • PUH, M. . Quando a mídia escreve a sua história. 2010 (Comunicacao)
    • PUH, M. . Linguagem e identidade (40 anos de revistas de mulheres na Croácia). 2010 (Comunicacao)
    • LIBRENJAK, S. ; PUH, M. ; NEKIC, M. ; SOSTARIC, S. . Quest for the Glass Gloves – Empowering Croatian Deaf Culture. 2008 (Comunicacao)
    • PUH, M. . Movimentos da circulação de ideias em textos educativos e normativos. 2014
    • PUH, M. . Cultural and Linguistic Diversity of Brazil. 2013 Video
    • PUH, M. . Línguas em Contato: extensão, pesquisa e ensino. 2018
    • PUH, M. . IV Seminário de Internacionalização da FEUSP. 2018
    • ELIAS, F. P. D. ; DUBIN, M. ; BARZOTTO, V. H. ; PUH, M. . O ensino de línguas em contextos de diversidade linguística. 2019 Facebook e página da instituição
    • PUH, MILAN . A universidade e seus outros - com quem se fala quando não se fala consigo mesmo. 2019
    • PUH, MILAN ; LIMA, F. B. ; MARINELLI, V. L. . Políticas Linguísticas e multilinguismo: desafios e oportunidades. 2022
    • PUH, MILAN ; FANJUL, A. ; CORRIAS, V. . Estrangeiros no Brasil: como lidam com suas heranças?. 2023 https://www.nuclih.com.br/cursos-e-eventos
    • PUH, M. . Língua, Literatura e Atuação Docente. 2014 VII Seminário de Pesquisa e Extensão do Extremo Sul da Bahia – SEPEX
    • PUH, M. . Angola em trânsito: a circulação de ideias sobre leitura e escrita em textos acadêmicos e oficiais de angolanos. 2015
    • PUH, M. . Políticas de incentivo à pesquisa na graduação e seus impactos na formação em Letras. 2016
    • PUH, M. ; LIBRENJAK, S. . Percepções de língua formação linguística e atuação docente. 2015 Internet
    • PUH, M. . Língua Tupi: o Latim do Brasil. 2011 (Centro de Língua Portuguesa Instituto Camões/ Universidade de Zagreb)
    • PUH, M. . Diversidades e Universidades. 2011 (Universidade de Zagreb, Instituto Camões Zagreb)
    • PUH, M. . Cinema Brasileiro e suas relações com a cultura. 2012 (Universidade de Zagreb)
    • PUH, M. ; PITOL, A. L. C. . Élan Vitali - First International. 2012 (Ministério da Cultura da Croácia)
    • PUH, M. ; BARZOTTO, V. H. . I Jornada de Estudos do Leste Europei. 2012 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo)
    • PUH, M. . II Dias brasileiros em Pula. 2014 (Universide de Pula)
    • PUH, M. . III Dias Brasileiros em Pula. 2015 (Universidade de Pula/Biblioteca Municipal de Pula)
    • BARZOTTO, V. H. ; PUH, M. . Semana da Croácia. 2015 (Universidade de São Paulo)
    • PUH, M. . IV Dias Brasileiros em Pula. 2016 (Universidade de Pula/Biblioteca Municipal de Pula)
    • PUH, M. . Experiência Croata na Constituição de Ensino Técnico. 2017 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campinas)
    • PUH, M. . Imigração Croata no Brasil. 2017 (Instituto Federal São Paulo)
    • PUH, M. . Ciclo de Palestras. 2011 (Centro de Língua Portuguesa / Instituto Camões)
    • PUH, M. ; CAMARGO, K. G. . Eslavos no Brasil: Conexões e Legados. 2019 (SESC São Pailo)
    • PUH, M. ; SUMMA, R. F. . Estudos eslavos no Brasil: perspectivas e possibilidades. 2019 (Universidade Federal do Paraná)
    • PUH, M. . 7os Dias Brasileiros em Pula. 2019 (Biblioteca Universitária e Municipal Pula)
    • PUH, MILAN . Viagem de resgate cultural na Croácia do curso de língua croata. 2017 (Croatia Sacra Paulistana)
    • PUH, M. . Concursos SADA: Concurso Pesquisa. 2020 (Sociedade Amigos da Dalmácia)
    • PUH, M. ; KRAUSE-LEMKE, C. . Políticas linguísticas em contato. 2021 (UNICENTRO)
    • PUH, M. . II Encuentro Internacional Científico Profesional Procesos Migratorios entre Croacia y América del Sur. Hacia un campo de estudios transnacional y transdisciplinar. 2022 (Instituto de Migrações e Minorias)
    • PUH, MILAN . 1o Seminário Migração: Práticas Docentes e Pesquisa. 2022 (Faculdade de Educação da Universidade de São PAulo)
    • PUH, MILAN . Pedagogia interdisciplinar: música, tecnologia e educação. 2023 (Faculdade de Educação da USP (FEUSP))
    • PUH, MILAN . Migrações, transformações e identidades linguístico-culturais minoritárias no contexto do Leste Europeu: História e Educação. 2023 (Faculdade de Educação da USP (FEUSP))
    • PUH, MILAN . Diálogos Eslavos. 2017 (Grupo Folclórico Ivan Kupalo; Sociedade Amigos da Dalmácia e Croatia Sacra Paulistana)
    • BARZOTTO, V. H. ; PUH, M. . VIII Workshop Produção Escrita e Psicanálise (2012). 2012 (Faculdade de Educação)
    • PUH, M. ; KRAUSE-LEMKE, C. . Identidade, Cultura e Representação. 2018 (UNICENTRO)
    • PUH, M. . Ensino de língua portuguesa no exterior: métodos e propostas. 2018 (Departamento de Lenguas Modernas)
    • PUH, MILAN . Desbagunçando os documentos: políticas linguísticas e metodologias de ensino de línguas. 2019 (Universidade Federal do Pará)
    • PUH, MILAN . Politicas linguísticas e metodologias no ensino de língua(s). 2019 (Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa)
    • PUH, MILAN . Materiais digitais no estudo de coreano e japonês. 2017 (Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo)
    • PUH, M. ; BARZOTTO, V. H. ; ALMEIDA, S.R.O.P. ; PORTELA, F. R. . Imigrantes e Refugiados em Sala de Aula: Educação Linguística para Professores. 2021 (Associação de Professores de Escolas Públicas e Escolas sem fins lucrativos)
    • PUH, MILAN ; NOBRE, F. S. R. ; TOTH, J. C. ; BOLINI, C. . Oficinas Pedagógicas para ingressantes nas habilitações e licenciaturas em alemão, árabe, chinês, coreano, grego, latim, russo e português para imigrantes e refugiados. 2021 (Faculdade da Educação da Universidade de São Paulo)
    • PUH, M. ; LIMA, F. B. . Plurilinguismo. 2022 (Centro de Estudos de Língua Paulistano)
    • FREIRE, Pedro Henrique Camargo ; PUH, M. . Línguas em Diálogo. 2021 (Universidade Federal do Paraná)
    • PUH, M. . Abordagens plurais para ensino de língua portuguesa. 2023 (Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia)
    • RIOLFI, C. ; BARZOTTO, V. H. ; PUH, M. . Curso de língua portuguesa e cultura brasileira. 2014 (Universide de Pula)
    • PUH, M. ; BATISTA, A. S. . Diversidade ou diferença: os caminhos para uma política linguística. 2013 (Universidade Estadual da Bahia (Campus X))
    • PUH, M. . Reformulações da identidade eslava por meio da redefinição da História. 2011 (Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes)
    • PUH, M. . Produção de conhecimento e plágio. 2014 (UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB DEDC Campus X)
    • PUH, M. . A pesquisa como recurso para pensar a prática na escola. 2014 (Universidade Federal do Triângulo Mineiro)
    • PUH, M. . A prática cotidiana como objeto de reflexão. 2014 (Universidade Federal do Triângulo Mineiro)
    • PUH, M. . Curso de Língua Portuguesa e Cultura Brasileira. 2015 (Universidade de Pula)
    • PUH, M. . Grupos folclóricos: história e língua em novos caminhos. 2016 (Universidade do Centro-Oeste do Paraná)
    • PUH, M. . Pesquisas em Políticas Linguísticas e ensino de línguas. 2016 (Universidade do Oeste do Paraná)
    • BARZOTTO, V. H. ; PUH, M. ; BATISTA, A. S. ; RIOLFI, C. . Formação de professores de ensino primário no Libolo. 2013 ()
    • PUH, M. . Metodologias e mapeamentos de estudos eslavos: cenário brasileiro. 2019
    • PUH, MILAN . Croácia: História e Cultura. 2020 (Material didático)
    • PUH, MILAN . Guias formativos: para aprendizes e futuros profissionais de línguas na Universidade de São Paulo. 2021 (Guia)
    • PUH, M. . DEZESCRITA-DIÁRIO DE LEITURA. 2022 (Vídeo educacional)
    • Nome do projeto: Projeto Ler e Escrever (2010 - 2011
      Natureza: Extensao
      Integrantes: PUH, M. , BARZOTTO, V. H. .
      Descrição: Apio institucional aos alunos-pesquisadores do projeto Ler e Escrever da Fundação de Apio à Faculdade de Educação
    • Nome do projeto: Movimentos de Dezescrita (2013 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PUH, M. , BARZOTTO, V. H. , RIOLFI, C. R. .
      Descrição: O neologismo Dezescrita nomeia uma modalidade de leitura e de escrita na qual, na produção intelectual, seu autor não se limita a obedecer, irrefletidamente, a direção interpretativa presente nos textos que tomou como objeto de estudo. Tem três acepções: 1) A de reversão de um processo já concluído. Neste caso, apontamos para a necessidade de desfazer as construções intelectuais previamente feitas para construir algo novo; 2) A de pluralidade. Nesta acepção, pela presença do numeral “dez”, aludimos ao fato de que os modos singulares de agenciar múltiplas vozes devem ser respeitados; e 3) A de avaliação positiva. Aqui, lembramos a nota “dez” que se dá a um texto considerado muito bem feito, acima da média, fruto do trabalho de um autor que, costumeiramente, consegue sustentar sua excelência. Dezescrita aponta, portanto, para a importância de dezescrever as ficções sobre as quais alguém se ancora, dividido em múltiplas posições identitárias, e, consequentemente, não ultrapassando um nível de leitura multifacetada, incompleta, difícil de ser apreendida e de uma escrita opaca, pouco generosa com o leitor. Como solucionar isso? Responder esta questão é a missão assumida por nós no próximo quadriênio.
    • Nome do projeto: Estudos discursivos sobre mídia na USP e na UP: implicações teóricas e práticas (2013 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PUH, M. , BARZOTTO, V. H. , BATISTA, A. S. , RIOLFI, C. R. , SUGIYAMA JUNIOR, E. , PIETRI, E. , SILVA, J. M. O. , RIBEIRO, M. A. O. , SILVA, L. A. , ANDRADE, M. L. C. V. O. , AQUINO, Z. G. O. , SILVA, J. P. , ZANVETTOR, K. , NASCIMENTO, L. , GALHARDO, N. D. .
      Descrição: Projeto de investigação e desenvolvimento em parceria entre duas comunidades científicas: a Universidade de São Paulo, por meio de corpo docente e discente da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e da Faculdade de Educação (FE) e a Universidade do Porto (UP), por meio de corpo docente e discente da Faculdade de Letras (FLUP) e do Centro de Linguística (CLUP, unidade financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, PEST-OE/LIN/UI0022/2011). Desse modo, o projeto deve abranger quatro campos: os estudos discursivos, estudos de mídia, formação de professores e ensino de Língua Portuguesa. O projeto tem como propósitos: 1) estudar a produção acadêmica com vistas a verificar o que tem sido feito nas duas Universidades na área que abrange os Estudos do Discurso, e 2)contribuir para o aprimoramento das pesquisas da área dos Estudos Linguísticos, em especial, daquelas que têm os discursos veiculados pela mídia como objeto de preocupação investigativo-científica, visando a compreender em que medida as especificidades desse objeto afetam a área em que é estudado, bem como os efeitos de tais estudos para a formação do professor com vistas à sua atuação junto a um aluno cada vez mais afeito à mídia
    • Nome do projeto: Política linguística no estado do Paraná: línguas de imigração e línguas de fronteira (2013 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PUH, M. , BARZOTTO, V. H. , KRAUSE-LEMKE, C. .
      Descrição: Descrever e analisar as políticas linguísticas presentes nas práticas de ensino/aprendizagem de línguas em comunidades consideradas bilíngues seja por conta das línguas de imigração ou pelas línguas de fronteira existentes em certas regiões do estado do Paraná.
    • Nome do projeto: Produção de materiais didáticos e metodologias para ensino de línguas no contexto brasileiro (2020 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PUH, M. .
      Descrição: Este projeto focalizou na reflexão sobre e na produção de materiais didáticos e metodologias vinculadas ao ensino de línguas que fazem parte dos cursos de graduação e licenciatura no campus central da Universidade de São Paulo, especificamente as que fazem parte do escopo de atuação do docente, a saber: alemão, japonês, coreano, chinês, russo, armênio, hebraico, grego e latim. Levantamentos bibliográficos de um estado da arte da produção brasileira de materiais didáticos realizados junto com os alunos no âmbito das disciplinas: Metodologia de ensino do Alemão, Letras Clássicas e Letras Orientais, ministradas pelo docente durante o segundo semestre de 2019 e primeiro de 2020, indicaram a sua baixa produção e poucas estratégias macropolíticas para definir encaminhamentos para mudar este cenário. Trata-se de línguas para as quais não existem ainda políticas públicas de estímulo, como é o caso das línguas inglesa e espanhola, contempladas no Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), mas que representam línguas e estados com grande potencial econômico e cultural e comunidades imigrantes presentes na cidade de São Paulo e no Brasil. Portanto, aceitando a possibilidade de o material e as metodologias representarem uma multiplicidade de objetos/elementos a serem usados em sala de aula, o projeto visou oferecer aos estudantes de graduação/licenciatura da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas ou Pedagogia a possibilidade de entrar em contato com as discussões acerca de materiais e metodologias da sua língua de habilitação ou conhecimento no contexto brasileiro, e em segundo momento, proporcionou a criação de um material didático inédito, intitulado “Guias formativos: para aprendizes e futuros profissionais de línguas na Universidade de São Paulo”, com metodologias de ensino focadas em objetivos e propósitos educacionais da própria universidade.
    • Nome do projeto: História dos croatas e da imigração croata no Brasil (2015 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PUH, M. , SILVA, R. C. , PADULA, R. M. , MENEZES, G. O. T. .
      Descrição: Pesquisa que se propôs a localizar, analisar e sistematizar dados e informações sobre a presença da Croácia e sua gente no território brasileiro, cujos objetivos são elucidar o contexto de emigração – razões e causas que impulsionaram tantas pessoas residentes na Croácia a saírem para sempre de suas casas, como também explicar como se deu a presença desses imigrantes no Brasil. Foi contemplado pelo edital do Escritório para croatas fora da Croácia da República da Croácia.
    • PUH, M. . Escrita acadêmica. 2011 - Oficina
    • PUH, MILAN ; LIMA, F. B. . (I)migrantes em sala de aula. 2022 - Oficina
    • PUH, MILAN . Comissão Avaliadora do Prêmio CAPES de Tese 2023. 2023 - Avaliador
    • PUH, MILAN . Comissão Técnica da VI Simpósio Internacional de Estudos Eslavos. 2021 - Membro
    • Graduacao:
      • Curso: História
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2019
      • Curso: Língua e Literatura Portuguesa
        Nome da Instituição: Universidade de Zagreb
        Ano de conclusão: 2008
      • Curso: Lingística geral
        Nome da Instituição: Universidade de Zagreb
        Ano de conclusão: 2008
    • Mestrado:
      • Curso: Filologia e Língua Portuguesa
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2012
    • Doutorado:
      • Curso: Doutorado em Educação
        Nome da Instituição: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2017
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
        Ano de conclusão: 2019
    • University of Zagreb:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2006 - 2009 ).
        Outras informações: Bibliotecário
    • Embaixada do Brasil na Croácia:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2008 - 2008 ).
        Outras informações: Tradutor
    • Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - 2019 ).
        Outras informações: Atividades de pesquisa no projeto "Produção acadêmica em estudos eslavos no Brasil: internacionalização e os desafios para o ensino e a pesquisa institucionais" Disciplina co-ministrada com prof.Cibele Krause Lemke: TÓPICOS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO XXXII: Análise do Discurso, Ensino de Línguas e Políticas Linguística
        Outras informações: estágio pós-doutoral
    • Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2017 ).
        Outras informações: bolsa de doutorado
    • Fundação de Apoio à Faculdade de Educação da USP:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2011 ).
        Outras informações: Realização de oficinas de formação com os estagiários que atuaram na alfabetização das séries iniciais no ensino fundamental Participação nas reuniões de formação continuada com as Diretorias Regionais de Educação Elaboração de atividades e materiais utilizados no estágio.
        Outras informações: Auxiliar de coordenação
    • REVISTA TRAMA (UNIOESTE. ONLINE):
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - 2017 ).
    • CADERNOS CIMEAC:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - 2019 ).
        Outras informações: Parecerista ad-hoc para o dossiê "Educação, diversidade cultural e linguística: debates sobre questões de Angola e do Brasil"
    • Faculdade de Educação da Usp:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
    • MOARA:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - 2019 ).
    • Sociedade Amigos da Dalmácia:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2012 - 2023 ).
        Outras informações: Disciplinas ministradas: Língua croataHIstória e cultura croata
        Outras informações: professor contratado
    • Croatia Sacra Paulistana:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2018 ).
    • Revista Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste (GELNE):
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - 2021 ).
        Outras informações: Parecerista na avaliação de artigos submetidos ao volume 24, número 1, referente ao ano de 2022.
    • Editora da Universidade Federal da Bahia:
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - 2021 ).
        Outras informações: Parte do Corpo de Especialistas da Editora.
    • Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2022 - 2023 ).
        Outras informações: Ministrante da disciplina "Letramentos e Abordagens Plurais para Contextos Bilíngues e Não Bilíngues de Ensino de LE/L2"
        Outras informações: Professor convidado
    • Universidade Federal da Bahia:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2023 - Atual ).
        Outras informações: Ministrando disciplinas: Introdução ao ensino de português como língua estrangeira (LETB12)A produção de textos no ensino de português como língua estrangeira (LETB14)A leitura no ensino de português como língua estrangeira (LETB13)Estágio supervisionado no ensino de português como língua estrangeira (LETB16)
        Outras informações: Professor adjunto