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Ana Paula Ramos Patrocínio

    • Mestra em Língua Espanhola e Literaturas Hispano-Americanas pela USP - Universidade de São Paulo, com Bolsa CAPES. Graduação em Letras (Bacharel e Licenciatura) com habilitação Espanhol/Português pela USP - Universidade de São Paulo. Trabalha na área de Educação desde 2008, ministrando aulas de Português para nativos e para estrangeiros e de Espanhol. Fez 2 iniciações científicas: a primeira na área de Filologia; a segunda na área de Gramaticalização e Gêneros textuais em Livros didáticos. Ambos com a bolsa "Ensinar com Pesquisa" da USP. Participou por 2 anos e 6 meses do Projeto PIBID (Iniciação à docência) com bolsa CAPES. Paralelamente trabalhou como Professora de Espanhol, Redação e Literatura e na área de PLE (Português Língua Estrangeira), edição e revisão de textos e de Livros. Além disso, trabalhou por 10 meses como monitora do Departamento de Letras Modernas, na área de Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispanoamericana na USP. Tinha por função auxiliar alunos de graduação quanto às disciplinas da área e quanto aos trâmites necessários para os graduandos completarem o curso de Licenciatura. Experiência nos cursos pré-vestibulares mais renomados de São Paulo como Professora de português, estágio no Colégio Miguel de Cervantes e em outros colégios renomados. Trabalho também como corretora de vestibulares.

       

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  • Artigos completos publicados em periódicos: 1
    • PATROCINIO, ANA PAULA RAMOS . Ficção e Realidade autoral em Operación Masacre, de Rodolfo Walsh REVISTA CRIAÇÃO & CRÍTICA , v. 21 , p. 59 - 76 , 2018. ISSN: 19841124.
    • PATROCÍNIO, A. P. R. . Gramaticalização de advérbios e locuções adverbiais a partir de adjetivos e locuções adjetivas. In: MGPUSP Mudança Gramatical do Português da Universidade de São Paulo , 2010 , São Paulo. Anais do MGPUSP. : , 2010.
    • PATROCÍNIO, A. P. R. . Iniciação à literatura infanto-juvenil: como formar o gosto pela leitura. In: InREDO - Intercâmbio de relatos de Estágio em Docência , 2013 , São Paulo. ANAIS do InRedo. : , 2013.
    • PATROCÍNIO, A. P. R. . Gêneros discursivos e ensino de língua portuguesa nos livros didáticos: a classe de palavras dos adjetivos. In: SIICUSP , 2010 , São Paulo. ANAIS do 18º SIICUSP. : , .
    • COELHO, D. A. R. ; PATROCÍNIO, A. P. R. . Gêneros textuais. In: I ENCONTRO PIBID USP , 2012 , São Paulo. Anais do I Encontro PIBID USP. : , 2012.
    • PATROCÍNIO, A. P. R. . O controle do discurso na construção da memória histórica em Operação Massacre. 2015 (Comunicacao)
    • PATROCÍNIO, A. P. R. . Literatura e Jornalismo: a mescla desses gêneros em uma reportagem de Rodolfo Walsh em 'Revolución Nacional'. 2016 (Comunicacao)
    • PATROCÍNIO, A. P. R. . Iniciação à literatura infanto-juvenil: como formar o gosto pela leitura. 2013 (Outra)
    • PATROCÍNIO, A. P. R. ; COELHO, D. A. R. . Gêneros Textuais. 2012 (Congresso)
    • PATROCÍNIO, A. P. R. . Gramaticalização de advérbios e locuções adverbiais a partir de adjetivos e locuções adjetivas. 2010 (Congresso)
    • PATROCÍNIO, A. P. R. . Gêneros discursivos e ensino de Língua Portuguesa nos livros didáticos: a classe de palavras dos adjetivos. 2010 (Simposio)
    • HERNANDES, M. C. P. L. ; PATROCÍNIO, A. P. R. . MGPUSP. 2010 (USP)
    • PATROCÍNIO, A. P. R. . Filologia de textos modernos: edição de folhetins do século XIX e XX para a história do português de São Paulo. 2009
    • PATROCÍNIO, A. P. R. . O ensino de Português por meio dos |Gêneros textuais na escola pública. 2013
    • PATROCÍNIO, A. P. R. . Gêneros discursivos e ensino de língua portuguesa nos livros didáticos: a classe de palavras dos adjetivos. 2010
    • Nome do projeto: A FILOLOGIA DE MANUSCRITOS MODERNOS: EDIÇÃO DE TEXTOS PARA A HISTÓRIA DO PORTUGUÊS DE SÃO PAULO (2009 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PATROCÍNIO, A. P. R. , MODOLO, M. .
      Descrição: Este Projeto tenciona divulgar entre o alunado a necessidade de edições filológicas rigorosamente estabelecidas para o estudo lingüístico de textos antigos do Português. Depois de uma formação robusta em Filologia, pretendemos editar textos de português brasileiro dos sécs. XVI-XIX para uso da lingüística histórica, mais propriamente para os pesquisadores do Projeto de História do Português Paulista (PHPP) Projeto Temático de Equipe, com auxílio financeiro da FAPESP, nº. 06-55944-0 coordenado pelo Prof. Dr. Ataliba Teixeira de Castilho, sediado na FFLCH-USP. A metodologia empregada será uma transcrição conservadora, semidiplomática própria para documentação que será usada em pesquisas lingüísticas, segundo os critérios de transcrição de documentos já empregados pelos pesquisadores do Projeto para a História do Português Paulista e também por MEGALE &TOLEDO NETO (2006). Trataremos, igualmente, da tipologização dos textos recolhidos com base nas teorias que discutem sobre a sua historicidade, as assim chamadas Tradições Discursivas (Kabatek 2005). Desse modo faremos uma classificação refinada dos textos coletados/ transcritos e veremos as tipologias de textos faltantes, que deverão ser coletadas para o futuro.
    • Nome do projeto: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à docência (2011 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PATROCÍNIO, A. P. R. , PIETRI, E. .
      Descrição: O Pibid é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino. Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola. Objetivos do Programa Incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica; contribuir para a valorização do magistério; elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica; inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem; incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como coformadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério; e contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.
    • Nome do projeto: Gêneros discursivos e ensino de língua portuguesa nos livros didáticos: as classes de palavras chamadas nome. (2010 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PATROCÍNIO, A. P. R. , HERNANDES, M. C. P. L. .
      Descrição: O objetivo deste trabalho é mapear os textos literários mobilizados pelos autores de livros didáticos para o ensino de língua portuguesa. Portanto, são tarefas previstas no projeto o levantamento de gêneros discursivos associados aos ensinos das classes que podem ser rotuladas de nomes: substantivos, adjetivos e advérbios. Justificativa (face aos objetivos do Programa) A importância de se analisar o livro didático, material com que trabalharemos no final de nossa formação para o ensino de língua portuguesa, tem sido deixado à parte do tratamento analítico de profundidade. Ocorre que, a despeito de critérios bastante claros para a avaliação de livros didáticos, não há ainda a prática avaliativa de resolução de problemas e de identificação de pressupostos teóricos na base dos exercícios. O efeito disso é que livros são aprovados por uma comissão ad hoc constituída pelo MEC e, uma vez aprovados, os materiais são distribuídos por todo o território nacional. Perguntamo-nos, então, se seriam livros adequados às várias realidades, se veiculariam conteúdos adequados e, mais do que, eficientemente trabalhados para o aprendizado crítico da língua. É na falta de respostas a essas questões que nasce este projeto. (ver projeto anexo para a versão ampliada)
    • Graduacao:
      • Curso: Letras - Português
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2012
      • Curso: Letras - Espanhol
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2012
    • Mestrado:
      • Curso: Letras (Língua Espanhola e Lit. Espanhola e Hispano-Americ.)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2018
    • Etapa Educacional:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2013 - 2014 ).
        Outras informações: Plantão de dúvidas
    • Colégio Miguel de Cervantes:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - 2011 ).
        Outras informações: Professora de Espanhol
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2010 ).
    • Curso Objetivo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2015 ).
        Outras informações: Professora