Não autenticado |

Alexandre Cardoso Oshiro

    • É doutorando em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da USP e possui mestrado em Letras pelo programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Japonesa da FFLCH-USP. Tem experiência em Arte e Antropologia, realizando estudos sobre a relação ensino-aprendizagem em espaços artístico-pedagógicos com ampla influência da cultura japonesa. Durante o curso de mestrado, focalizou-se na compreensão do processo ensino-aprendizagem das danças tradicionais de Okinawa no Brasil, através da corporeidade observada, vivida e experienciada pelos seus mestres e discípulos. No doutorado, estuda-se o Dojo "Jardim dos Ventos" de Toshi Tanaka (mestre da prática Dô-hô), no intuito discutir questões relevantes à práxis artístico-pedagógica em sala de aula tradicional. Desde 2014, integra o Grupo Multidisciplinar de Estudo e Pesquisa em Arte e Educação (GMEPAE) do Departamento de Artes Plásticas da ECA-USP, coordenado pela Profa. Dra. Sumaya Mattar. Além disso, foi contemplado, por duas vezes, com a bolsa do Programa de Monitores-bolsistas - Programa de formação de professores (2018 e 2020), auxiliando, junto aos docentes de Licenciatura em Artes Visuais (CAP-USP), na formação docente.

       

      Links:    

  • Capítulos publicados: 7
    • MARCOLINO, A. M. ; SILVA, A. S. M. ; OSHIRO, A. C. ; ALBUQUERQUE, J. B. ; REZENDE, P. D. ; FRANCISCHINI, N. F. . Uma reflexão sobre a atuação do professor em nome próprio no mundo: dando forma a palavras, imagens e lugares.. Uma reflexão sobre a atuação do professor em nome próprio no mundo: dando forma a palavras, imagens e lugares., v. 1, p. 228 - 231, 2018.
    • OSHIRO, A. C. ; TARDEGO, C. C. . Nós: o que pode o corpo na relação educador-aprendiz?. Nós: o que pode o corpo na relação educador-aprendiz?, v. 1, p. 238 - 242, 2018.
    • OSHIRO, A. C. . Espelhos em trio: as interlocuções do eu, do professor e do aluno no processo ensino-aprendizagem de Ryûkyû Buyô. Espelhos em trio: as interlocuções do eu, do professor e do aluno no processo ensino-aprendizagem de Ryûkyû Buyô, v. 1, p. 158 - 166, 2018.
    • OSHIRO, A. C. . Cor(po)rvir - reflexões sobre o corpo-professor de artes. Cor(po)rvir - reflexões sobre o corpo-professor de artes, v. 2, p. 9 - 22, 2018.
    • TARDEGO, C. C. ; OSHIRO, A. C. . Nós: o que pode o corpo na relação educador-aprendiz?. Arte e Educação: Ressonâncias e Repercurssões, v. 1, p. 238 - 242, 2016.
    • OSHIRO, A. C. ; MARCOLINO, A. M. ; SILVA, A. S. M. ; ALBUQUERQUE, J. B. ; FRANCISCHINI, N. F. ; REZENDE, P. D. . Vivências com a arte para jovens e adolescentes: em nome próprio no mundo. Arte e Educação: Ressonâncias e Repercussões, v. 1, p. 31 - 40, 2016.
    • OSHIRO, A. C. . Espelhos em trio: as interlocuções do eu, do professor e do aluno no processo ensino-aprendizagem de Ryûkyû Buyô. Arte e Educação: ressonâncias e repercussões, v. 1, p. 158 - 166, 2016.
    • OSHIRO, A. C. . Ryûkyû Buyô: a evolução da prática e sua significação . Revista Saberes em Ação , Faculdade Messiânica , 01 jan. 2015.
    • OSHIRO, A. C. . O outro corpo, o outro caminho e o outro movimento: reflexões sobre o Dô-hô como proposta formativa para o corpo-professor de Arte.. In: VI Congresso SESC de Arte/Educação: Utopias Pedagógicas em Artes como Gesto de (Re)Existência , 2019 , Recife. VI Congresso SESC de Arte/Educação: Utopias Pedagógicas em Artes como Gesto de (Re)Existência. Recife : SESC Pernambuco, 2019. p. 540 - 546.
    • OSHIRO, A. C. . Entre a hierarquia de gêneros e a androginia no Ryûkyû Buyô. In: XXIII Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua, Literatura e Cultura Japonesa / X Congresso Internacional de Estudos Japoneses no Brasil , 2014 , Rio de Janeiro. Anais do XXIII Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua, Literatura e Cultura Japonesa. Rio de Janeiro : Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2014. p. 361 - 368.
    • OSHIRO, A. C. . A etnogênese okinawana no Brasil: por um olhar interpretativo do Ryûkyû Buyô. In: II Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Japoneses , 2013 , São Paulo. II Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Japoneses. Humanitas : Alexandre, 2013. p. 11 - 28.
    • OSHIRO, A. C. . A criação no universo do Ryûkyû Buyô: a construção da identidade étnica individual. In: Encontro Internacional de Pesquisadores de Arte Oriental , 2014 , São Paulo. Anais Oriente-se: Ampliando Fronteiras. São Paulo : , 2014. p. 63 - .
    • OSHIRO, A. C. . Entre Constructos De Si No Ryûkyû Buyô. In: 8° Seminário de Dança da Faculdade Angel Vianna , 2014 , Rio de Janeiro. 8° Seminário de Dança da Faculdade Angel Vianna. : Angel Vianna, 2014. p. 1 - 1.
    • OSHIRO, A. C. . Entre Constructos De Si No Ryûkyû Buyô. In: 8° Seminário de Dança da Faculdade Angel Vianna , 2014 , Rio de Janeiro. 8° Seminário de Dança da Faculdade Angel Vianna. Rio de Janeiro : Angel Vianna, 2014. p. 1 - 8.
    • OSHIRO, A. C. . A criação no universo do Ryûkyû Buyô: a construção da identidade étnica individual. In: Encontro Internacional de Pesquisadores de Arte Oriental , 2014 , São Paulo. Anais Oriente-se: Ampliando Fronteiras. São Paulo : , 2014. p. 787 - 803.
    • OSHIRO, A. C. . Ginástica Olímpica Escola: um incentivo político institucional para meios esportivos alternativos. In: V Simpósio Brasileiro de Psicologia Política , 2008 , São Paulo. Ginástica Olímpica Escola: um incentivo político institucional para meios esportivos alternativos. : , 2008.
    • OSHIRO, A. C. ; Lee, C. L. (Cristina Landgraf Lee) . A percepção de sinais não-verbais para a melhora de comunicação entre Técnicos e Atleta na Ginástica Olímpica. In: Simpósio Internacional de Iniciação Científica - SIICUSP , 2007 , São Paulo. A percepção de sinais não-verbais para a melhora de comunicação entre Técnicos e Atleta na Ginástica Olímpica. : , 2007.
    • OSHIRO, A. C. . Espelhos em trio: por uma reflexão sobre o corpo no processo ensinoaprendizagem de Ryûkyû Buyô. : , 2016 (Dissertação)
    • OSHIRO, A. C. . Aspectos não-verbais na Ginástica Olímpica: novas perspectivas de comunicação, ensino e direcionamento no esporte. São Paulo : USP , 2008 (Trabalho de Conclusão de Curso)
    • OSHIRO, A. C. . O OUTRO CORPO, O OUTRO CAMINHO E O OUTRO MOVIMENTO: REFLEXÕES SOBRE O DÔ-HÔ COMO PROPOSTA FORMATIVA PARA O CORPO-PROFESSOR DE ARTE. 2018 (Congresso)
    • OSHIRO, A. C. . Cor(po)rvir - reflexões sobre o corpo-professor de artes. 2018 (Comunicacao)
    • OSHIRO, A. C. . Espelhos em trio: as interlocuções do eu, do professor e do aluno no processo ensino-aprendizagem de Ryûkyû Buyô. 2016 (Comunicacao)
    • OSHIRO, A. C. . Espelhos em trio: as interlocuções do eu, do professor e do aluno no processo ensino-aprendizagem de Ryûkyû Buyô. 2016 (Seminário)
    • OSHIRO, A. C. . Experiências com o Ryûkyû Buyô: reflexões sobre a identidade artística, a arte e a dança.. 2015 (Simposio)
    • OSHIRO, A. C. . Corpo e experiência: discussão sobre o processo ensino-aprendizagem nas danças tradicionais de Okinawa.. 2015 (Comunicacao)
    • OSHIRO, A. C. . Ryûkyû Buyô: a evolução da prática e sua significação. 2014 (Comunicacao)
    • OSHIRO, A. C. . A criação no universo do Ryûkyû Buyô: a construção da identidade étnica individual. 2014 (Comunicacao)
    • OSHIRO, A. C. . Entre a hierarquia de gêneros e a androginia no Ryûkyû Buyô. 2014 (Comunicacao)
    • OSHIRO, A. C. . A criação no universo do Ryûkyû Buyô: a construção da identidade étnica individual. 2014 (Outra)
    • OSHIRO, A. C. . A etnogênese okinawana no Brasil: por um olhar interpretativo do Ryûkyû Buyô. 2013 (Outra)
    • OSHIRO, A. C. . Ginástica Olímpica Escola: um incentivo político institucional para meios esportivos alternativos. 2008 (Simposio)
    • OSHIRO, A. C. ; Lee, C. L. (Cristina Landgraf Lee) . A percepção de sinais não-verbais para a melhora de comunicação entre Técnicos e Atleta na Ginástica Olímpica. 2007 (Simposio)
    • OSHIRO, A. C. ; Lee, C. L. (Cristina Landgraf Lee) . A percepção de sinais não-verbais para a melhora de comunicação entre Técnicos e Atleta na Ginástica Olímpica. 2008 (Congresso)
    • OSHIRO, A. C. ; MASCITELLI, J. S. P. ; ABREU, T. ; TORQUATO, A. C. ; ALMEIDA, A. ; AIZAWA, E. ; S, I. ; ISHIHARA, T. ; PASTANA, R. . II Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Japoneses. 2013 (Universidade de São Paulo)
    • OSHIRO, A. C. ; OLIVEIRA, B. D. M. ; AIZAWA, E. A. ; ITOCAZO, G. R. ; MASCITELLI, J. S. P. ; IVASA, L. H. ; NISHIKIDO, L. M. T. ; ARRUDA, L. F. ; BODANESE, L. C. O. ; MIYAKE, M. ; YAMAMOTO, M. J. A. F. ; SILVA, O. O. ; PASTANA, R. D. L. ; IZAWA, S. ; WATANABE, S. C. N. E. ; NAKAGAWA, S. F. ; YAMASHIROYA, S. ; NEVES, T. M. O. . III Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Japoneses. 2015 (Universidade de São Paulo)
    • MATTAR, S. ; OSHIRO, A. C. ; SILVA, A. S. M. ; ALBUQUERQUE, J. B. ; FRANCISCHINI, N. F. ; FERREIRA, M. ; VAL, F. C. ; MARCOLINO, A. M. . ATELIÊ A CÉU ABERTO ?VARAL DO TEMPO/ESPAÇO?. 2015 (Universidade de São Paulo)
    • MATTAR, S. ; BRUNO, A. R. ; OSHIRO, A. C. ; SILVA, A. S. M. ; SUZUKI, C. L. ; NAKASHATO, G. ; ALBUQUERQUE, J. B. ; FRANCISCHINI, N. F. ; ALMEIDA, P. R. ; REZENDE, P. D. ; GIANNOTTI, S. M. . II Seminário Multidisciplinar de Estudo e Pesquisa em Arte e Educação: processos de criação na educação e nas artes. 2016 (Universidade de São Paulo)
    • MATTAR, S. ; OSHIRO, A. C. ; SILVA, A. S. M. ; ALBUQUERQUE, J. B. ; MARCOLINO, A. M. ; CAROLINA, A. ; MATTAR, A. ; MORAES, M. ; SOUZA, F. ; VAL, F. C. . Ateliê a Céu Aberto Oficina de Haicais e Batiks. 2016 (CCJ - Centro Cultural da Juventude)
    • OSHIRO, A. C. ; TARDEGO, C. C. . Nós: o que pode o corpo na relação educador-aprendiz?. 2016 (Universidade de São Paulo)
    • Graduacao:
      • Curso: Pedagogia
        Nome da Instituição: Claretiano Centro Universitário
        Título: Experiência Sensível: reflexões sobre o corpo do professor
        Ano de conclusão: 2019
      • Curso: Artes
        Nome da Instituição: Claretiano Centro Universitário
        Título: Por uma reflexão do corpo na escola
        Ano de conclusão: 2017
      • Curso: Letras - Alemão
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2013
        Status do curso: Incompleto
      • Curso: Educação Física e Saúde
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo - Campus Leste
        Título: Aspectos não-verbais na Ginástica Olímpica: novas perspectivas de comunicação, ensino e direcionamento no esporte
        Ano de conclusão: 2009
    • Mestrado:
      • Curso: Letras (Língua Literatura e Cultura Japonesa)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2016
    • Doutorado:
      • Curso: Artes Visuais
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Universidade Federal de São Paulo
        Ano de conclusão: 2019
    • Colégio Lema:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2019 - 2019 ).
    • Colégio Olivetano:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2020 - Atual ).
        Outras informações: Professor de Arte
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).