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Júlia de Macedo Rabahie

    • Mestra e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade de São Paulo (FFLCH- USP). Possui bacharelado (2017) e licenciatura (2018) em História pela Universidade de São Paulo e graduação em Habilitação em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero (2013). Tem experiência de quase dez anos como professora de História, com ênfase em História das Mulheres, História da Saúde, e História de São Paulo.

       

      Links:    

    • RABAHIE, J. M. . A Maternidade de S. Paulo e as mulheres na virada do século: parturientes, provedoras e parteiras. Caderno de resumos do Seminário de Pós-Graduação em História Social: Linhas de Pesquisa 2020, v. 1, p. 1 - , 2020.
    • RABAHIE, J. M. . Mulheres pobres e parteiras em São Paulo na virada para o século XX: assistência e caminhos até a sala de parto na Maternidade de São Paulo. Anais Eletrônicos do XXV Encontro Estadual de História da ANPUH-SP, v. 1, p. 1 - , 2020.
    • RABAHIE, J. M. . Raça e mestiçagem: o parto como meio de produção do saber médico racialista na virada do século (. Anais -3º Encontro Internacional História e Parcerias/ANPUH-RJ, v. 1, p. 1 - , 2022.
    • RABAHIE, J. M. . A medicalização do parto e as mulheres depossuídas: raça e gênero no pós-abolição em São Paulo. Anais do 31° Simpósio Nacional de História [livro eletrônico] : história, verdade e tecnologia, v. 1, p. 1 - , 2021.
  • Outras Produções Bibliográficas: 1
    • RABAHIE, J. M. . Mulheres Livres: a luta pela emancipação feminina e a Guerra Civil Espanhola. São Paulo : Editora Elefante , 2019 (Tradução)
    • RABAHIE, J. M. . Quem vai fazer essa comida? Mulheres, trabalho doméstico e alimentação saudável. 2023 (Assessoria)
    • RABAHIE, J. M. . A mãe pobre no pós-abolição: mulheres negras, imigração e maternidade nos discursos médicos (1890-1925). 2023 (Simposio)
    • RABAHIE, J. M. . Ser mãe no pós-emancipação em São Paulo: a 'mãe paulista' e a mulher filantropa (1894-1920). 2022 (Seminário)
    • RABAHIE, J. M. . Seminário de Pós Graduação em História Social: Linhas de Pesquisa, 2020. 2020 (Comunicacao)
    • RABAHIE, J. M. . XXV Encontro Estadual de História- ANPUH-SP. 2020 (Comunicacao)
    • RABAHIE, J. M. . 3º Encontro Internacional História e Parcerias - ANPUH/RJ. 2021 (Comunicacao)
    • RABAHIE, J. M. . 31° Simpósio Nacional de História. 2021 (Comunicacao)
    • RABAHIE, J. M. ; LEME, G. A. . Kits Didáticos - O uso de documentos históricos no ensino. 2018 (Simposio)
    • RABAHIE, J. M. ; LEME, G. A. . Kits Didáticos - Uso de Documentos Históricos no Ensino. 2017 (Simposio)
    • ACKELBERG, M. ; RABAHIE, J. M. ; FRANCO, S.M.S. ; RAGO, M. ; MARTIN, I. . Mulheres Livres: Uma raiz do pensamento libertário sobre gênero. 2019 Internet
    • FERNANDES, A. T. C. ; RABAHIE, J. M. ; LEME, G. A. . Oficina sobre sequências didáticas no curso de extensão de História da África do Núcleo de Apoio Institucional Brasil África da USP. 2017 (Núcleo de Apoio Institucional Brasil África da Universidade de São Paulo e Laboratório de Ensino e Material Didático do Departamento de História)
    • FERNANDES, A. T. C. ; RABAHIE, J. M. ; LEME, G. A. . Kits Didáticos: O uso de documentos históricos no ensino. 2017 (Material didático)
    • RABAHIE, J. M. ; LEME, G. A. ; FERNANDES, A. T. C. . Kits Didáticos: O uso de documentos históricos no ensino. 2018 (Material didático)
    • Nome do projeto: Kits Didáticos - Uso de documentos históricos no ensino (2016 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: RABAHIE, J. M. , FERNANDES, A. T. C. , LEME, G. A. .
      Descrição: Com a intenção de produzir um tipo de material para ser usado no ensino de História, nos propusemos a realizar uma pesquisa para organizar kits didáticos com recortes históricos específicos, contemplando temas decorrentes das demandas da sociedade contemporânea brasileira, envolvendo a História Indígena, a História dos Afro-brasileiros e a História das Mulheres, considerando a importância da Lei 11.645/08. O objetivo do material produzido é a proposição de uma forma de trabalhar as fontes históricas como disparadoras de situações de aprendizagem. Tais situações devem possibilitar uma leitura que identifique a agência dos sujeitos históricos envolvidos nos processos estudados. A pesquisa, a seleção e a organização de documentos se delinearam com a preocupação de que os alunos estudem determinadas problemáticas históricas a partir da relação que as fontes estabelecem entre si, sendo orientados pela proposição didática. Até o momento, Produzimos 4 kits didáticos: racismo estrutural no pós-abolição; mulheres quitandeiras do século XIX; processo da transição da mão de obra escrava para a assalariada; a mão de obra indígena na Amazônia no século XVIII. Todos estão disponíveis para empréstimo no Laboratório do Ensino e Material Didático (LEMAD) e também disponibilizados online em seu site. A pesquisa será renovada por mais um ano.
    • Nome do projeto: Escravidão, Gênero e Maternidade, (2018 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: RABAHIE, J. M. , MACHADO, M. H. P. T. , SOUSA, C. P. , TELLES, L. F. , ARIZA, M. B. A. , CARULA, K. , GOMES, F. S. , BERTIN, E. , CANELAS, L. G. , MARIANO, C. .
      Descrição: O Grupo de Pesquisa Escravidão, Gênero e Maternidade nas sociedades escravistas do Atlântico? tem por objetivo reunir pesquisadores/as das áreas de história da escravidão, das mulheres, da medicina e da infância, nas sociedades escravistas do Brasil, dos Estados Unidos e do Caribe, com foco nas questões relacionadas à maternidade, à amamentação, ao cuidado de crianças livres e escravas e à separação entre as escravas e seus filhos, analisando as múltiplas e complexas práticas da maternidade que marcaram as diversas sociedades escravistas das Américas. O entendimento histórico da experiência da escravidão feminina impõe uma reflexão a respeito das complexas questões relacionadas à instituição da escravidão baseada na apropriação legal do corpo e da força de trabalho e de como ela foi perpassada pela condição de gênero. Assim, a mulher escravizada foi duplamente apropriada, como ferramenta de trabalho geradora de riquezas e como espaço de reprodução da escravidão. O estudo da maternidade escrava, atravessada como foi pelas questões de gênero, raça e violência, requer o enfrentamento de problemas complexos, como o da violência sexual, da miscigenação e das dificuldades que tais mulheres enfrentaram para atuar como mães de seus próprios/as filhos/as. A atuação histórica de mulheres escravizadas, libertandas, libertas ou livres, africanas ou afrodescendentes, na escravidão e no pós-abolição, é foco dos interesses do grupo..
    • Graduacao:
      • Curso: História
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2017
      • Curso: Habilitação em Jornalismo
        Nome da Instituição: Faculdade Cásper Líbero
        Título: Contracorrente: A história de Raimundo Rodrigues Pereira
        Ano de conclusão: 2013
    • Mestrado:
      • Curso: História Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2022
    • Doutorado:
      • Curso: História Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (SP):
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
    • Colégio Poliedro São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2016 - 2020 ).
        Outras informações: Corretora/atendente de alunos
    • Útima Instância:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2014 ).
        Outras informações: Reportagem
    • Rede Brasil Atual:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2013 ).
        Outras informações: reportagem
    • Editora Elefante:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - Atual ).
        Outras informações: Tradução de livros e produção de aparato crítico, na área da História das Mulheres e Gênero.
        Outras informações: Tradutora
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
    • REVISTA EPÍGRAFE:
      • Tipo de vínculo: Livre (2023 - 2023 ).