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Daniela Cunha Blanco

    • Possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, graduação e mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo. Atualmente é doutoranda em Filosofia pela Universidade de São Paulo, com bolsa Capes. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Estética e Filosofia da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: Jacques Rancière, políticas da escrita, literatura e imagem. É membro do Grupo de Estudos em Estética Contemporânea da USP e da Associação Brasileira de Estética (ABRE).

       

      Links:    

    • BLANCO, D. C. . Democracia. São Paulo : Lafonte, 2020 . 96p. ISBN: 9786558700159.
    • BLANCO, D. C. . Descrição: efeito de real ou efeito de igualdade? Um diálogo de Rancière com (e contra) Barthes KRITERION , v. 63 , p. 589 - 612 , 2022. ISSN: 19815336.
    • BLANCO, D. C. . Ensaio para o acidental: a loucura e a queda em Rancière, Bas Jan Ader e dom Quixote ARTE & ENSAIO (UFRJ) , v. 27 , p. 233 - 250 , 2021. ISSN: 15161692.
    • BLANCO, D. C. . Para além das utopias: Rancière e as imagens heterotópicas VISO : CADERNOS DE ESTÉTICA APLICADA , v. 14 , p. 92 - 127 , 2020. ISSN: 19814062.
    • BLANCO, D. C. . Da palavra viva à palavra muda: um novo regime de escrita em Jacques Rancière ArteFilosofia , v. 27 , p. 176 - 191 , 2019. ISSN: 25267892.
    • BLANCO, D. C. . Jacques Rancière e a revolução sensível: uma (outra) leitura política de Madame Bovary PRINCIPIOS , v. 26 , p. 83 - 108 , 2019. ISSN: 19832109.
    • BLANCO, D. C. . (Re)escrita do nascimento da estética ou o regime estético das artes em Jacques Rancière RAPSÓDIA (USP) , v. 12 , p. 290 - 312 , 2018. ISSN: 15196453.
    • BLANCO, D. C. . Jacques Rancière e o regime estético das artes como recusa à ideia de modernidade PROMETEUS. FILOSOFIA EM REVISTA , v. 30 , p. 227 - 243 , 2019. ISSN: 21765960.
    • BLANCO, D. C. ; VINCI, C. F. R. G. . O corpo artístico como possibilidade de resistência Paralaxe - Revista de estética e filosofia da arte , v. 2014 , p. 23 - 39 , 2014. ISSN: 23189215.
    • DAMIÃO, C. M. ; OLIVEIRA, R. ; GASPAR, R. F. ; PRADO, V. O. ; FARIA, F. B. ; BLANCO, D. C. ; SANTOS, D. ; SILVA NETO, E. A. ; FRANCO, J. S ; TORMA, A. D. S. ; DIAS, K. ; GALLY, M. ; FIGUEIREDO, R. C. C. ; MARTINS, A. F. ; PENNA, J. ; HALLELUJAH, S. ; ADORNO, Y. ; SCHOLZ, N. ; SANTOS, W. B. ; RUFINONI, P. R. ; LIMA, C. H. M. ; KHOURI, T. P. ; SOBRAL, R. C. C. ; ROSSETTI, E. P. ; OLIVEIRA, L. ; FRUCHTL, J. ; OLIVEIRA, K. A. S. ; ARAUJO, L. G. F. ; RIBEIRO, P. R. ; JESUS, E. ; CALHEIROS, A. ; SOARES, D. H. E. M. ; GANHITO, L. C. P. ; FURTADO, R. M. M. ; SOUZA, C. ; PORTELLA, C. ; QUIROGA, T. ; DIAS, A. F. L. E. L. O. ; MELLO, L. ; PAULA, M. V. ; ANDRADE, M. ; BRAULE, P. O. ; COSTA, M. V. . Errância e falência da ação: uma nova figura da escrita e da viagem em Conrad e Rancière. Estéticas das viagens, v. , p. 97 - 103, 2022.
    • BLANCO, D. C. . A montagem como forma de pensamento em Jacques Rancière. Estética, v. , p. 20 - 27, 2019.
    • BLANCO, D. C. . O regime estético das artes em Jacques Rancière: (re)escrita do nascimento da estética. Coleção ANPOF XVII Encontro - Estética, v. , p. 149 - 155, 2017.
    • BLANCO, D. C. . A política da escrita e a temporalidade: uma interpretação de Ao farol, de Virginia Woolf, a partir de Jacques Rancière. In: V Seminário de Estética e Crítica de Arte: Sentidos na Asfixia , 2022 , São Paulo. Sentidos na asfixia [recurso eletrônico]: caderno de programação e resumos [do] V Seminário de Estética e Crítica de Arte da Universidade de São Paulo: 27 a 30 de setembro de 2022. São Paulo : , 2022. p. 44 - 44.
    • BLANCO, D. C. . O destino das imagens e das palavras: entre a polícia e a política. In: IV Seminário de Estética e Crítica de Arte da USP: Políticas da Recepção , 2021 , São Paulo. Anais do IV Seminário de Estética e Crítica de Arte da USP: Políticas da Recepção. São Paulo : FFLCH/USP, 2019. p. 123 - 131.
    • BLANCO, D. C. . Por uma outra emancipação: Rancière e a recusa à representação. In: Colóquio Internacional Educação, Política e Emancipação no pensamento de Jacques Rancière , 2021 , São Paulo. Caderno de resumos: Colóquio Internacional Educação, Política e Emancipação no pensamento de Jacques Rancière. : , 2021. p. 36 - 36.
    • BLANCO, D. C. . Rancière e as bordas da escrita: entre o sensível e a razão. In: IV Encontro de Pós-Graduação em Filosofia da USP: IMPASSES DA RACIONALIDADE , 2019 , São Paulo. IV Encontro de Pós-Graduação em Filosofia da USP: IMPASSES DA RACIONALIDADE. São Paulo : , 2019. p. 177 - 179.
    • BLANCO, D. C. . Emma Bovary e a revolução estética. In: IV Congreso Internacional de la Sociedad Filosófica del Uruguay , 2018 , Montevideo. IV Congreso Internacional de la Sociedad Filosófica del Uruguay - Libro de Resúmenes. : , 2018.
    • BLANCO, D. C. . Desvios e falhas da escrita: um plano-sequência do pensamento de Jacques Rancière. In: III Encontro de Pós-Graduação em Filosofia da USP , 2017 , São Paulo. III Encontro de Pós-Graduação em Filosofia da USP - Filosofia: Espaços e Fronteiras. São Paulo : , 2017. p. 62 - 65.
    • BLANCO, D. C. . Jacques Rancière e a estética: por um inconsciente expandido. In: IV Simpósio de Estética da PUC-SP , 2016 , São Paulo. Anais do IV Simpósio de Estética da PUCSP. : , 2016. p. 24 - 25.
    • BLANCO, D. C. . Arte e política: formas de vida na contemporaneidade. In: Simpósio Internacional de Iniciação Científica , 2013 , São Paulo. 21 Simpósio Internacional de Iniciação Científica. : , 2013.
    • BLANCO, D. C. . Arte e política: formas de vida na contemporaneidade. In: I Encontro Brasileiro de Pesquisa em Cultura , 2013 , São Paulo. I Encontro Brasileiro de Pesquisa em Cultura. : , 2013.
    • BLANCO, D. C. . Nenhum Paradigma é Confiável. : , 2010 (Site que reúne notícias e artigos sobre arte contemporânea)
    • BLANCO, D. C. . Parecer de artigo para a revista TRANS/FORM/AÇÃO. 2022 (Parecer)
    • BLANCO, D. C. . Parecer de artigo para a revista Philia: Filosofia, Literatura e Arte. 2021 (Parecer)
    • BLANCO, D. C. . Parecer de artigo para a revista Artefilosofia. 2021 (Parecer)
    • BLANCO, D. C. . Parecer de artigo para a revista Artefilosofia. 2021 (Parecer)
    • BLANCO, D. C. . Parecer de artigo para publicação na 'Princípios: Revista de Filosofia' do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). 2019 (Parecer)
    • BLANCO, D. C. . Parecer de artigo para publicação na 'Princípios: Revista de Filosofia' do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). 2018 (Parecer)
    • BLANCO, D. C. . Coordenação de mesa de comunicações no III Seminário de Estética e Crítica de Arte: as artes entre urgência e inoperância. 2017 (Outra)
    • BLANCO, D. C. . Coordenação de mesa no XIX Encontro Nacional de Pesquisa na Graduação em Filosofia da USP. 2016 (Outra)
  • Apresentações de Trabalho: 23
    • BLANCO, D. C. . De Althusser a Foucault: caminhos para uma política da escrita em Rancière. 2022 (Congresso)
    • BLANCO, D. C. . A política da escrita e a temporalidade: uma interpretação de Ao farol, de Virginia Woolf, a partir de Jacques Rancière. 2022 (Seminário)
    • BLANCO, D. C. . Lançamento e Debate: 'Tempos Modernos', de Jacques Rancière. 2021 (Outra)
    • BLANCO, D. C. . Errância, devaneio e falência da ação: uma viagem pela revolução literária a partir de Jacques Rancière. 2021 (Comunicacao)
    • BLANCO, D. C. . Materialidade sensível como modo de pensamento em Patricio Guzmán e Jacques Rancière. 2021 (Comunicacao)
    • BLANCO, D. C. . Por uma outra emancipação: Rancière e a recusa à representação. 2021 (Comunicacao)
    • BLANCO, D. C. . Rancière, bordas da escrita. 2020 (Comunicacao)
    • BLANCO, D. C. . Entre o corpo e a palavra: um novo regime de visibilidade em Jacques Rancière. 2019 (Congresso)
    • BLANCO, D. C. . O destino das imagens e das palavras: entre a polícia e a política. 2019 (Comunicacao)
    • BLANCO, D. C. . Rancière e as bordas da escrita: entre o sensível e a razão. 2019 (Comunicacao)
    • BLANCO, D. C. . A textura sensível da duração do tempo: Jacques Rancière e o plano-sequência. 2018 (Seminário)
    • BLANCO, D. C. . Entre a expectação do mesmo e expectativa do extraordinário: o plano-sequência como modo de pensamento em Jacques Rancière. 2018 (Seminário)
    • BLANCO, D. C. . A montagem como forma de pensamento em Jacques Rancière. 2018 (Congresso)
    • BLANCO, D. C. . Emma Bovary e a revolução estética. 2018 (Congresso)
    • BLANCO, D. C. . Partilha do sensível e Madame Bovary: a política do desejo de ser e sentir-se outra. 2018 (Comunicacao)
    • BLANCO, D. C. . Um plano-sequência da escrita rancieriana: a banalidade das coisas inanimadas, a fenda, o desvio, a suspensão. 2017 (Seminário)
    • BLANCO, D. C. . O regime estético das artes e a identidade de contrários: Apolo e Dionísio e a humanidade por vir. 2017 (Seminário)
    • BLANCO, D. C. . O regime estético das artes em Jacques Rancière: (re)escrita do nascimento da estética. 2016 (Congresso)
    • BLANCO, D. C. . Jacques Rancière e a estética: por um inconsciente expandido. 2016 (Simposio)
    • BLANCO, D. C. ; VINCI, C. F. R. G. . O corpo artístico como possibilidade de resistência. 2014 (Congresso)
    • BLANCO, D. C. . Arte e política: reconfigurações do sensível. 2014 (Simposio)
    • BLANCO, D. C. . Arte e política: formas de vida na contemporaneidade. 2013 (Simposio)
    • BLANCO, D. C. . Arte e política: formas de vida na contemporaneidade. 2013 (Outra)
    • Fabbrini, R. N ; BLANCO, D. C. ; BONFIGLIOLI, C. P. ; KON, A. S ; COSTA, P. ; ARRUDA, R. ; LUDUVICE, R. ; FREITAS, F. ; COLOSSO, P . III Seminário de Estética e Crítica de Arte: as artes entre urgência e inoperância. 2017 (Departamento de Filosofia - FFLCH - USP)
    • BLANCO, D. C. . Debate: Os excessos da imagem. 2019 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (USP))
    • Fabbrini, R. N ; ALMEIDA, F. A. ; BARTALINI, L. ; PRADO, V. O. ; RIBEIRO, A. C. M. ; BOAVENTURA, C. ; BLANCO, D. C. ; LUDUVICE, R. . IV Seminário de Estética e Crítica de Arte da USP - Políticas da recepção. 2019 (Universidade de São Paulo)
    • BLANCO, D. C. ; FABBRINI, R. N. ; RAMOS, P. H. V. ; CHATAIGNIER, G. ; SILVA, R. F. ; TAAM, P. ; BAEZ, L. . Lançamento e Debate: "Tempos Modernos", de Jacques Rancière. 2021 (Departamento de Filosofia da FFLCH - USP)
    • BLANCO, D. C. ; ALMEIDA, F. A. ; KON, A. S ; JUNIOR, A. L. G. ; BONFIGLIOLI, C. P. ; VIANA, F. B. . Curso de Difusão - Cursos de inverno 2021 - Figuras do outro na estética contemporânea. 2021 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP)
    • Nome do projeto: Formas de vida: arte e política na contemporaneidade (2012 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BLANCO, D. C. .
      Descrição: Pretendemos analisar dois conceitos-chave de dois filósofos contemporâneos que pensam as questões estéticas pelo viés das relações entre arte e política. Propomos uma leitura do conceito de estética relacional de Nicola Bourriaud que interpreta a política como reabilitação do social, e que, ao mesmo tempo, pensa o social como um tecido harmonioso. Bourriaud, ao pensar a arte a partir de ideias pré-concebidas do social e do político, estabelece uma limitação à reflexão sobre as relações entre arte e política. Político só pode ser o conteúdo, o tema de que trata a obra que, por sua vez, já estaria de certa forma determinado pela intencionalidade do artista. Através de um embate entre a estética relacional de Bourriaud e o conceito de partilha do sensível de Jacques Rancière, propomos pensar a política como pura contingência, em lugar de pensá- la como um ato de reabilitação de um social perdido. Pensar exatamente aquilo que escapa a toda causalidade, aquilo que escapa ao domínio da razão. No conceito de sensível de Rancière encontramos essa possibilidade de potencializar a arte para além de seu suposto conteúdo crítico. Em oposição ao binarismo de uma concepção hierárquica do social e do político, em que o sensível seria expressão de uma determinada razão, Rancière pensa o sensível como um conceito positivo, ou seja, como produtor de realidades e não como mero efeito ou reação. Assim posto, o conceito de sensível nos permite pensar a relação entre arte e política para além de uma ética e de uma moral. Permite-nos pensar a arte, tanto quanto a política ou mesmo a filosofia, como reconfigurações do sensível.
    • Nome do projeto: Descrição e palavra muda: a escrita sem sujeito em Rancière (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BLANCO, D. C. .
      Descrição: Esse projeto pretende pensar um certo modo da escrita que surge a partir do pensamento da morte ou descentramento do sujeito, tal qual pensado por uma série de autores da filosofia francesa contemporânea. Partindo do pensamento de Jacques Rancière, para quem a literatura romanesca teria operado uma revolução sensível na experiência estética, temos como hipótese que esse modo da escrita que surge nos textos de autores como Michel Foucault, Roland Barthes, Maurice Blanchot e Jacques Derrida, é aquela que Rancière identifica como descritiva - compreendendo a descrição como um modo da escrita sem função, capaz de suspender a ordenação comum das coisas, operando desvios na partilha do sensível. Uma palavra muda, como denomina Rancière, referindo-se ao fim de um regime de oralidade da palavra, substituído por um regime da escritura ou da escrita sem sujeito. Tendo, assim, essa geração de autores franceses que pensaram o descentramento do sujeito como ocasião para pensar o surgimento da descrição sem função, pretendemos estabelecer uma relação entre o pensamento de Rancière e o desses autores com o intuito de marcar suas aproximações e distâncias. As figuras de pensamento apresentadas por Rancière, como as de humanidade por vir, desidentificação social e subjetivação política serão aproximadas das discussões em torno da morte do sujeito ou de vazio de fala em autores como Foucault e Barthes, com o intuito de pensar como esse descentramento aparece em uma escrita que parece mais interessada na experiência sensível da materialidade das coisas descritas do que na ordenação linear de uma narrativa sem desvios. Trata-se de pensar aquilo que Rancière denominou de palavra muda, Derrida, de silêncio da escrita, Barthes, de vazio de fala, Foucault, de afasia da linguagem.
    • Nome do projeto: Jacques Rancière e a escrita do sensível: entre a estética da política e a política da estética (2016 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BLANCO, D. C. .
      Descrição: Partindo do entrelaçamento da tríade de conceitos partilha do sensível, estética da política e política da estética, esta pesquisa se propõe a pensar a concepção de escrita em Jacques Rancière. Trata-se de pensá-la como um gesto que realiza algo sobre aquilo mesmo que escreve, como um gesto que daria a ver uma certa comunidade da partilha e ao mesmo tempo seria capaz de nela operar reconfigurações. Tal concepção coloca a necessidade de compreender como Rancière entrelaça estética e política de maneira particular, especialmente em sua teorização sobre os regimes de identificação das artes, que serão considerados como ocasião para a análise de sua escrita. Pois, pode-se dizer que, na concepção dos regimes, expressa-se um modo particular do autor de articular em um mesmo plano filmes hollywoodianos, obras de arte e literatura, tanto quanto filosofia, sociologia e história; operação que não deve ser considerada como mera questão estilística, mas sim como expressão de uma certa partilha do sensível.
    • Graduacao:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: Formas de vida: arte e política na contemporaneidade
        Ano de conclusão: 2015
      • Curso: Desenho Industrial
        Nome da Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
        Título: Ambientação de Bar
        Ano de conclusão: 2006
    • Mestrado:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (USP)
        Ano de conclusão: 2019
    • Doutorado:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (USP)
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Serviço Social do Comércio:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2014 ).
        Outras informações: Arte-educadora
    • PRINCIPIOS:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - 2019 ).
    • Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (USP):
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
    • ARTEFILOSOFIA (UFOP):
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - 2021 ).
    • Revista PHILIA | Filosofia, Literatura & Arte:
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - Atual ).
    • TRANS/FORM/AÇÃO:
      • Tipo de vínculo: Livre (2022 - Atual ).