Não autenticado |

Priscila de Lima Souza

    • Graduada em Licenciatura e Bacharelado em História pela Universidade Federal do Paraná (2008). Também na UFPR concluiu o curso de mestrado em História (2011), na linha de pesquisa Espaço e Sociabilidades. Atualmente cursa doutorado em História Social na Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de História do Brasil colônia, com ênfase nas práticas políticas de homens de cor, livres e escravos, durante a segunda metade do século XVIII e início do XIX.

       

      Links:    

    • Espaços de sociabilidade de escravos e negros livres (séculos XVIII e XIX)
    • Espaços de sociabilidade de escravos e negros livres (séculos XVIII e XIX)
    • A Contra-Reforma nos espaços coloniais ibéricos: o Estado da Índia e a América Portuguesa no século XVII
    • LIMA, Priscila de . Certidão declarando a sentença da ação de proclamação da liberdade de alguns homens pretos que chegaram a Portugal, embarcados no porto de Pernambuco muitos anos depois da lei de 1761 e do aviso de 1776 (1778). Outros Tempos , v. 8 , p. 59 - 68 , 2011. ISSN: 18088031.
    • LIMA, Priscila de ; SOUZA, Fernando Prestes de . "Que haja paz e quietação": Controle social e irmandades negras na América portuguesa, século XVIII Revista Ágora (Vitória) , v. 11 , p. 1 - 22 , 2010. ISSN: 19800096.
    • LIMA, Priscila de . Direitos de escravos: maus-tratos e jusnaturalismo em petições de liberdade (América portuguesa, segunda metade do século XVIII e início do XIX) Histórica (São Paulo. Online) , v. 42 , p. 1 - 11 , 2010. ISSN: 18086284.
    • LIMA, Priscila de ; SOUZA, Fernando Prestes de . Músicos negros no Brasil colonial: trajetórias individuais e ascensão social (segunda metade do século XVIII e início do XIX) Revista Vernáculo , v. 19-20 , p. 30 - 66 , 2007. ISSN: 16770196.
    • SOUZA, Priscila de Lima ; SOUZA, Fernando Prestes de . Entre o defeito mecânico e a ascensão social. Trabalho artesanal e homens de cor livres na historiografia sobre o Brasil colonial. Pensar la historia del trabajo y los trabajadores en América, siglos XVIII y XIX, v. 1, p. 93 - 120, 2016.
    • LIMA, Priscila de . Do ler ao ouvir dizer: redes de sociabilidades e difusão de ideias entre negros e pardos (América portuguesa, segunda metade do século XVIII e início do XIX)). Perspectivas historiográficas, v. 1, p. 181 - 194, 2010.
    • LIMA, Priscila de . Escravos em busca da liberdade: interpretações e apropriações na América portuguesa das leis antiescravistas pombalinas (segunda metade do século XVIII e início do XIX).. Região: Espaço, Linguagem e Poder, v. , p. 337 - 350, 2010.
    • SOUZA, Priscila de Lima . OS DEBATES SOBRE A COR NO MUNDO IBERO-AMERICANO: OS CONCEITOS DE DEFEITO E ACIDENTE NA CONFIGURAÇÃO DA CONDIÇÃO SÓCIOJURÍDICA DOS PARDOS LIVRES (AMÉRICA IBÉRICA, SÉCULO XVIII). In: VI Encontro Internacional de História Colonial. Mundos coloniais comparados: poder, fronteiras e identidades , 2016 , Salvador. Caderno de Resumos. Salvador : Editora da Universidade do Estado da Bahia - EDUNEB, 2016. p. 302 - 303.
    • LIMA, Priscila de . "Porque me dissestes cousas que não esperava ouvir da boca de um soldado": as propostas de reforma para o Estado da Índia nas obras de Diogo do Couto e Francisco Rodrigues Silveira (1580-1620). In: II Semana Acadêmica de HIstória da UFPR: Os usos da História , 2008 , Curitiba. Caderno de Resumos. : , 2008. p. 15 - 15.
    • LIMA, Priscila de . Homens de armas e as propostas de reforma para o Estado da Índia: Diogo do Couto e Francisco Rodrigues Silveira. In: 16.º Evento de Iniciação Científica - EVINCI , 2008 , Curitiba. Livro de Resumos 16. EVINCI e 1. EINTI. Curitiba : Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, 2008. p. 1 - 566.
    • LIMA, Priscila de . O Cronista Diogo do Couto e o Estado da Índia Durante a União Ibérica. In: 15º Evento de Iniciação Científica (Evinci) da Universidade Federal do Paraná , 2007 , Curitiba/PR. Livro de Resumos - 15º Evinci / outubro/ 2007. Curitiba/PR : Editora da Universidade Federal do Paraná, 2007. p. 353 - 353.
    • SOUZA, Priscila de Lima . Resenha de: Eduardo França Paiva. Dar nome ao novo: uma história lexical da Ibero-América entre os séculos XVI e XVIII (as dinâmicas de mestiçagens e o mundo do trabalho). El Taller de la Historia, vol. 8, nº 8.. Cartagena de Indias : Programa de Historia, Facultad de Ciencias Humanas, Universidad de Cartagena de Indias , 2016 (Resenha)
    • SILVA, L. G. ; SOUZA, Priscila de Lima . Sem a nota de libertos: mudanças nas petições de homens pardos da América portuguesa ao longo do século XVIII. : , 2014 (Apresentação de trabalho)
    • LIMA, Priscila de . O alvará de 16 de janeiro de 1773 e o status dos homens livres de cor na América portuguesa - segunda metade do século XVIII e início do XIX. : , 2010 (Apresentação de trabalho)
    • SOUZA, Priscila de Lima . Os debates sobre a cor no mundo ibero-americano: os conceitos de defeito e acidente na configuração da condição sócio-jurídica dos pardos livres (América ibérica, século XVIII). 2016 (Comunicacao)
    • SILVA, L. G. ; LIMA, Priscila de . 'Without freedmen note': changes in the petitions of the pardos of Portuguese America throughout the eighteenth century. 2013 (Comunicacao)
    • LIMA, Priscila de . Do ler ao ouvir dizer: Redes de sociabilidades e difusão de ideias entre negros e pardos (América portuguesa, segunda metade do século XVIII e início do XIX. 2010 (Comunicacao)
    • LIMA, Priscila de . Senhores cruéis, escravos libertados: A violência contra o escravo como brecha legal para a obtenção da liberdade (América portuguesa, segunda metade do século XVIII e início do XIX). 2009 (Comunicacao)
    • LIMA, Priscila de . Escravos em busca da liberdade: Interpretações e apropriações na América portuguesa das leis antiescravistas pombalinas (1761-1810). 2009 (Comunicacao)
    • LIMA, Priscila de . Homens de Armas e as propostas de reforma para o Estado da Índia: Diogo do Couto e Francisco Rodrigues Silveira. 2008 (Outra)
    • LIMA, Priscila de . O cronista Diogo do Couto e o Estado da Índia durante a União Ibérica. 2007 (Outra)
    • LIMA, Priscila de . O cronista Diogo do Couto e o Estado da Índia durante a União Ibérica. 2007 (Comunicacao)
    • LIMA, Priscila de . Homens de armas e as propostas de reforma para o Estado da Índia: Diogo do Couto e Francisco Rodrigues Silveira. 2008 (Comunicacao)
    • LIMA, Priscila de . "Porque me dissestes cousas que não esperava ouvir da boca de um soldado": as propostas de reforma para o Estado da Índia nas obras de Diogo do Couto e Francisco Rodrigues Silveira (1580-1620). 2008 (Comunicacao)
  • Organização de eventos: 2
    • LIMA, Priscila de ; DORÉ, A. C. ; SANTOS, A. C. A. ; PORTELLA, J. R. B. ; LIMA, L. F. S. ; NADALIN, S. . VII Jornada Setecentista. 2007 (Centro de Documentação e Pesquisa Histórica dos Domínios Portugueses (CEDOPE-UFPR))
    • LIMA, Priscila de ; RANZI, S. M. F. ; BARIVIERA, L. ; GABARDO, R. M. ; SILVA, L. P. ; SOUZA, Fernando Prestes de . As relações entre homens e mulheres no século XX: uma construção histórica. 2007 (Departamento de Teoria e Prática de Ensino, Setor de Educação, Universidade Federal do Paraná)
    • SOUZA, Priscila de Lima ; SOUZA, Fernando Prestes de ; BARBOSA, F. G. ; PAULA, L. F. . Milícias de Homens de Cor Livres na América Portuguesa (sécs. XVII a XIX). 2016 (Departamento de História - Universidade Federal do Paraná)
    • LIMA, Priscila de ; SOUZA, Fernando Prestes de ; SILVA, L. P. ; GABARDO, R. M. ; BARIVIERA, L. . As relações entre homens e mulheres no século XX: uma construção histórica. 2007 (Departamento de Teoria e Prática de Ensino, Setor de Educação, Universidade Federal do Paraná)
    • LIMA, Priscila de . Homens de armas e as propostas de reforma para o Estado da India : Diogo do Couto e Francisco Rodrigues Silveira. 2008
    • LIMA, Priscila de . O Cronista Diogo do Couto e o Estado da Índia Durante a União Ibérica. 2007
    • Nome do projeto: Sociogênese e institucionalização de milícias negras nas Américas portuguesa e espanhola: articulando processos e configurações sociais (séculos XVII ao XIX) (2013 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LIMA, Priscila de , SOUZA, Fernando Prestes de , SILVA, L. G. , PAULA, L. F. , BARBOSA, F. G. .
      Descrição: Através deste projeto propõe-se análise de processos de gênese e institucionalização de milícias negras em distintas capitanias da América portuguesa Pernambuco, Rio de Janeiro, Bahia e Minas Gerais. Ademais, este projeto contempla o exame de processos conectados a estes em perspectiva atlântica, os quais referem-se a gênese e institucionalização daquele tipo de corpo militar nos impérios coloniais espanhol, francês e britânico. Contempla-se igualmente exame de documentação primária não apenas atinente àquelas capitanias da América portuguesa, mas igualmente para vice-reinado específico da América espanhola, o de Nova Granada. Tal procedimento de pesquisa se baseia no uso de categorias como as de sócio e psicogênese das milícias de pardos e pretos; na análise do desenvolvimento social desta instituição, isto é, desde sua gênese no século XVII até sua institucionalização nos séculos XVIII e XIX; no exame da base do processo sociogênico do século XVII o desenraizamento social de africanos e seus descendentes na América , o qual tende a tomar direção oposta ao longo do século XVIII, quando se processa o enraizamento social dos homens de cor livres nas distintas capitanias da América portuguesa; e, finalmente, na análise das capitanias como configurações sociais distintas, porém conectadas e interdependentes. Este conjunto de procedimentos requer, vis a vis à reflexão teórica, elementos empíricos abundantes e tratamento refinado de informações mediante procedimentos metodológicos convergentes com aquela reflexão. Não se trata, pois, de se fazer uso de uma teoria teórica, nem de mera narrativa baseada em amplo material empírico, porém destituída de problematização e formulação de modelo de análise. As ciências sociais são disciplinas teórico-práticas, e como tal demandam a conexão constante entre postulados teóricos e demonstração empírica
    • Nome do projeto: Milícias do mundo atlântico: do barroco ao liberalismo político (2010 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LIMA, Priscila de , SOUZA, Fernando Prestes de , SILVA, L. G. , PAULA, L. F. , BARBOSA, F. G. .
      Descrição: Análise da gênese e desenvolvimento social de milícias negras em capitanias específicas da América portuguesa (Pernambuco, Bahia, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro) entre os séculos XVII e XIX. Incorpora documentação oriunda de arquivos estaduais (APEJE, APESP, APM), nacionais (BN, AN, IHGB) e estrangeiros (AHU, AGI). Examina comparativamente tais configurações sociais com configuração social particular do império espanhol (Audiência de Santa Fé e, depois, vice-reinado de Nova Granada). Problematiza dialética inimigos internos/externos, controle social e autocontrole, governo dos negros sobre os negros, poder e hierarquia entre estes
    • LIMA, Priscila de ; COSTA, V. A. A. . COHAB/CT: 41 anos de planejamento e realizações. 2006 - Assistente de pesquisa
    • Graduacao:
      • Curso: Historia
        Nome da Instituição: Universidade Federal do Paraná
        Título: Uma leitura do arbitrismo português a partir das obras de Diogo do Couto e Francisco Rodrigues Silveira
        Ano de conclusão: 2008
    • Mestrado:
      • Curso: História
        Nome da Instituição: Universidade Federal do Paraná
        Ano de conclusão: 2011
    • Doutorado:
      • Curso: História Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Universidade Federal do Paraná:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Secretaria da Educação do Estado do Paraná:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Revista Vernáculo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2009 ).
    • Companhia de Habitação Popular de Curitiba:
      • Tipo de vínculo: Livre (2005 - 2006 ).
        Outras informações: Desenvolvi atividades de pesquisa e coleta de fontes primárias, as quais fundamentaram a elaboração de livro concernente à história da COHAB-Curitiba, publicado em: Boletim da Casa Romário Martins. COHAB-CT: 41 anos de planejamento e realizações. Curitiba: Fundação Cultural de Curitiba, v. 30, n. 133, 156p., dez. 2006.
        Outras informações: Estagiário