Não autenticado |

Ciro Martins Lubliner

    • Artista, pesquisador e tradutor. Doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com tese a partir da noção de recomposição na arte contemporânea. Mestre em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa na Universidade de São Paulo (USP) e graduado em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Dedica-se à construção de uma formação transdisciplinar que alie teoria e prática em arte e filosofia. Traduziu artigos e livros na área da comunicação, das artes, da literatura, do cinema e da filosofia. É vice-coordenador do labmenos - laboratório de poéticas e políticas menores (CNPq/Unifesp/USP/UFSCar), e integra o grupo Tradução em Relação (CNPq/USP/UFJF/UFS). Atualmente realiza um pós-doutorado na Universidade de São Paulo, pesquisando a relação entre tradução, escrita e desrazão, com estágio na Universidade Paris X - Paris-Nanterre.

       

      Links:    

    • LUBLINER, CIRO ; FALEIROS, Álvaro ; MATTOS, Thiago . Entre-Lugares em Tradução. Campinas : Mercado de Letras, 2023 . p. ISBN: 9788575916940.
    • LUBLINER, CIRO . INSISTIR NA PRESENÇA: RETRATO DE UMA TRADUÇÃO A PARTIR DE GERTRUDE STEIN TRADUÇÃO EM REVISTA (ONLINE) , v. 2022 , p. 100 - 113 , 2023. ISSN: 18086195.
    • LUBLINER, C. M. . Sense in Translation: Essays on the Bilingual Body de Caroline Rabourdin TRADTERM , v. 39 , p. 216 - 221 , 2021. ISSN: 23179511.
    • LUBLINER, CIRO ; CFER, TIAGO . Encontros Complexos REVISTA ECO-PÓS (ONLINE) , v. 24 , p. 285 - 293 , 2021. ISSN: 21758689.
    • LUBLINER, CIRO ; MURARI, LUCAS . Editorial: -Apropriações e ressignificações na arte e no pensamento- REVISTA ECO-PÓS (ONLINE) , v. 24 , p. 1 - 10 , 2021. ISSN: 21758689.
    • LUBLINER, C. M. . Revisitar para revirar: três atos de recriação transgressora em Histórias que nosso cinema (não) contava, de Fernanda Pessoa DOC ON-LINE: REVISTA DIGITAL DE CINEMA DOCUMENTARIO , v. 1 , p. 33 - 48 , 2021. ISSN: 1646477X.
    • LUBLINER, C. M. . Ciberliteratura, geopersonagens, cultura pop e tecnoexperiência ? quatro pontos de leitura para Favelost: (The Book) de Fausto Fawcett Revista Olho d'água , v. 8 , p. 71 - 85 , 2016. ISSN: 21773807.
    • LUBLINER, C. M. . O Desastre como substância alquímica: mergulho e tentativa de apreensão através de L'Écriture du Désastre OUTRAS TRAVESSIAS , v. , p. 193 - 212 , 2015. ISSN: 21768552.
    • LUBLINER, C. M. . O Fragmento e a Escrita Fragmentária: dois recortes ? F. Schlegel e Nietzsche Revista Athena , v. 5 , p. 1 - , 2013. ISSN: 22379304.
    • LUBLINER, C. M. . Tudo (se) traduz ou o transitar da tradução. Entre-lugares em tradução, v. 1, p. 49 - 76, 2023.
    • LUBLINER, CIRO . Do Desastre, entre silêncios e fragmentos. Livro-lápis: escrita e teoria, v. 1, p. 87 - 92, 2024.
    • LUBLINER, CIRO . Louis Wolfson: vida&obra de um estudante de línguas esquizofrênico. Questões de Tradução, v. 1, p. 182 - 197, 2023.
    • LUBLINER, C. M. . Arte em imanência ou da insensibilidade à sensibilidade: Postais para Charles Lynch. Que histórias desejamos contar?, v. 1, p. 146 - 158, 2019.
    • LUBLINER, C. M. . Testemunhos da Desrazão - alguns exemplos na literatura brasileira dos séculos XX e XXI. Comparativismo Contemporâneo, v. 1, p. 50 - 75, 2017.
    • LUBLINER, C. M. . Da Internet como arte . O Povo , Jornal O Povo , 14 abr. 2014.
    • LUBLINER, C. M. . Cine-Natureza-Canção . RUA. Revista Universitária do Audiovisual , http://www.rua.ufscar.br/site/ , 15 mar. 2013.
    • LUBLINER, C. M. ; QUEIROZ, L. S. . À cata de entrelaçamentos ético-estético-políticos: do trapeiro ao cinema de profanação. In: XX Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF , 2024 , Recife. Caderno de resumos do XX Encontro ANPOF ? Vol. 1 - grupos de trabalho. Toledo/PR : Instituto Quero Saber, 2024. p. 157 - 157.
    • LUBLINER, C. M. . Chelpa Ferro e a arte do ruído: movimentos virtuais do repouso. In: VII GT Deleuze-Guattari , 2020 , online. Anais do VII GT Deleuze-Guattari: pensar em veredas que se bifurcam: clínica, política, técnica, educação, estética. Montes Claros/MG : Unimontes, 2020. p. 9 - 9.
    • LUBLINER, C. M. . Arte em Imanência ou da Insensibilidade à Sensibilidade: Postais Para Charles Lynch. In: V Colóquio de Cinema e Arte da América Latina , 2017 , São Paulo. Anais do V Colóquio de Cinema e Arte da América Latina: ESTADO CRÍTICO América Latina resistente. São Paulo : Universidade Anhembi Morumbi, 2017. p. 50 - 50.
    • LUBLINER, C. M. . A arte como repetição da diferença. In: 1º Conexão Pós - Encontro de Pesquisas dos Programas de Pós-Graduação da ECO/UFRJ , 2017 , Rio de Janeiro. Caderno de Resumos - Conexão Pós. Rio de Janeiro : UFRJ, CFCH, Escola de Comunicação, 2017. p. 31 - 31.
    • LUBLINER, C. M. . O exorcismo e o exercício dos afetos em ?Mixturação? de Walter Franco. In: Simpósio de Estética e Filosofia da Música , 2016 , Porto Alegre. Anais do SEFiM. : , 2016. p. 189 - 190.
    • LUBLINER, C. M. . A Metal Machine Music de Lou Reed: niilismo musical e música cósmica. In: II Congresso Internacional de Estudos do Rock , 2015 , Cascavel/PR. Anais do II Congresso Internacional de Estudos do Rock. Cascavel/PR : UNIOESTE, 2015. p. 1 - 13.
  • Outras Produções Bibliográficas: 16
    • LUBLINER, CIRO . Textos do Cahiers du Cinéma (Catálogo CCBB Mostra Spielberg). Rio de Janeiro : Firula Filmes , 2023 (Tradução)
    • LUBLINER, CIRO . Espremer a linguagem-fruta. São Paulo : Laranja Original , 2022 (Prefácio, Pósfacio/Posfacio)
    • LUBLINER, C. M. . Catálogo do DOBRA - VII Festival Internacional de Cinema Experimental. Rio de Janeiro : MAM-Rio , 2021 (Tradução)
    • LUBLINER, C. M. . Do Desastre: entre silêncios e fragmentos. São Paulo : USP , 2021 (Texto publicado em site)
    • LUBLINER, C. M. . Precisa cisão. São Paulo : Patuá , 2020 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • LUBLINER, C. M. . Scorsese por ele mesmo (Catálogo CCBB Mostra Scorsese). Rio de Janeiro : Firula Filmes , 2019 (Tradução)
    • LUBLINER, C. M. . O ator no sistema textual do filme. Rio de Janeiro : Escola de Comunicação - UFRJ , 2019 (Tradução)
    • LUBLINER, C. M. . Iteração, reiteração, repetição - Uma análise especulativa do signo desprovido de sentido. Rio de Janeiro : ECO/UFRJ , 2018 (Tradução)
    • LUBLINER, C. M. . Maio-Junho de 1968 na França. Rio de Janeiro : ECO-UFRJ , 2018 (Tradução)
    • LUBLINER, C. M. . Informação, contra-informação, ur-informação fílmicas. : , 2017 (Tradução)
    • LUBLINER, C. M. . Sobre a tecnicidade da filosofia: a obra de Simondon à luz da Note complémentaire. : , 2017 (Tradução)
    • LUBLINER, C. M. . Entrevista com Jean Renoir (Catálogo CCBB Mostra Jean Renoir). Rio de Janeiro : Firula Filmes , 2017 (Tradução)
    • LUBLINER, C. M. ; CFER, T. . Literatura de Esquerda. Belo Horizonte : Relicário Edições , 2017 (Tradução)
    • LUBLINER, C. M. . O popular na comunicação: culturas bastardas + cidadanias celebrities. : , 2016 (Tradução)
    • LUBLINER, C. M. . Passagens Passeios. : , 2016 (Texto para Exposição de Caio Kenji no Nova Fotografia 2016 do MIS (SP))
    • LUBLINER, C. M. ; FERNANDES, T. C. . Literatura de Esquerda - O escritor sem público. São Paulo : Instituto Moreira Sales (IMS) , 2016 (Tradução)
    • LUBLINER, CIRO . Parecerista ad hoc - Revista Caligrama. 2024 (Parecer)
    • LUBLINER, CIRO . Parecerista ad hoc - Revista Criação & Crítica. 2023 (Parecer)
    • LUBLINER, CIRO . Parecerista ad hoc - Revista eLyra. 2023 (Parecer)
    • LUBLINER, C. M. . Parecerista ad hoc - Revista Eco-Pós. 2022 (Parecer)
    • LUBLINER, C. M. ; QUEIROZ, L. S. . À cata de entrelaçamentos ético-estético-políticos: do trapeiro ao cinema de profanação. 2024 (Comunicacao)
    • LUBLINER, C. M. . Depoimento: Livro-Lápis. 2024 (Conferência)
    • LUBLINER, CIRO . Traduzir uma língua aberrante: Louis Wolfson. 2023 (Comunicacao)
    • LUBLINER, CIRO . O caso Louis Wolfson: é possível traduzir uma línguaesquizo?. 2023 (Comunicacao)
    • LUBLINER, CIRO . A apropriação entre a forma e o contexto: travessias para uma recomposição imanente. 2023 (Comunicacao)
    • LUBLINER, CIRO . Poésie et traduction comme recomposition des corps et des voix : une étude à partir de Testimony. 2023 (Comunicacao)
    • LUBLINER, C. M. . Tudo (se) traduz: filosofia da tradução entre noções e torções. 2022 (Comunicacao)
    • LUBLINER, C. M. . Esquizocultura: Deleuze encontra Louis Wolfson. 2021 (Comunicacao)
    • LUBLINER, C. M. . Louis Wolfson: Vida&Obra de um Estudante de Línguas Esquizofrênico. 2021 (Comunicacao)
    • LUBLINER, C. M. . Chelpa Ferro e a arte do ruído: movimentos virtuais do repouso. 2020 (Comunicacao)
    • LUBLINER, C. M. . Transdizendo Gertrude Stein: retrato de uma tradução. 2019 (Comunicacao)
    • LUBLINER, C. M. . Arte da diferença: Postais para Charles Lynch. 2017 (Comunicacao)
    • LUBLINER, C. M. . Arte em imanência ou da insensibilidade à sensibilidade: Postais para Charles Lynch. 2017 (Comunicacao)
    • LUBLINER, C. M. . A arte como repetição da diferença. 2017 (Comunicacao)
    • LUBLINER, C. M. . Estética do Remix Imanente. 2016 (Comunicacao)
    • LUBLINER, C. M. . Fragmento, Escrita do Desastre e Narrativa Contemporânea: Rodrigo de Souza Leão. 2014 (Comunicacao)
    • LUBLINER, C. M. . Mescla e/ou separação: encontros e desencontros entre Filosofia e Poesia. 2014 (Comunicacao)
    • LUBLINER, C. M. . Testemunhos da Desrazão: alguns exemplos na literatura brasileira dos séculos XX e XXI. 2015 (Comunicacao)
    • LUBLINER, C. M. . A Metal Machine Music de Lou Reed: niilismo musical e música cósmica. 2015 (Comunicacao)
    • LUBLINER, C. M. . A literatura fora de órbita: Maurice Blanchot e Rodrigo de Souza Leão. 2013 (Comunicacao)
    • LUBLINER, C. M. ; SALES, A. C. ; FORNAZARI, S. K. ; FERREIRA, C. O. . Cineclube Cinemas de Esquerda. Edição 2016: Alphaville, de Godard, 48, de Susana de Sousa Dias, Jovens Infelizes, de Thiago Mendonça, Febre do Rato, de Cláudio Assis.. 2016 (Unifesp/Coletivo Casa Vazia)
    • LUBLINER, C. M. ; SALES, A. C. ; FORNAZARI, S. K. ; FERREIRA, C. O. . Cineclube Cinemas de Esquerda. Edição 2017: Depois da Chuva, de Marília Hughes e Claudio Marques, O Bandido da Luz Vermelha de Rogério Sganzerla, Stalker de Andrei Tarkovski, A Guerra acabou de Alain Resnais, O Grupo Baader-Meinhof de Uli Edel, Os Homens que eu tive de Tereza Trautman e Intervenção de Tales Ab'Sáber, Rubens Rewald e Gustavo Aranda.. 2017 (Unifesp/Coletivo Casa Vazia)
    • LUBLINER, CIRO ; SALES, A. C. . I Jornada do labmenos - laboratório de poéticas e políticas menores. 2023 (UNIFESP)
    • LUBLINER, C. M. . Tradução: Entre - Colóquio do Grupo de Estudos "Tradução em Relação". 2022 (USP/UFJF/UFS)
    • LUBLINER, C. M. ; SALES, A. C. . David Bowie e a filosofia: constelações criativas (Centro de Pesquisa e Formação - Sesc/SP). 2016 (Centro de Pesquisa e Formação do Sesc (SP))
    • LUBLINER, C. M. ; SALES, A. C. . David Bowie e a filosofia: constelações criativas (Livraria/Centro Cultural Tapera Taperá). 2018 (Tapera Taperá)
    • LUBLINER, C. M. ; SALES, A. C. . David Bowie - Filosofia e Arte (MIS - Museu da Imagem e do Som de São Paulo). 2019 (MIS - Museu da Imagem e do Som de São Paulo)
    • LUBLINER, C. M. . Panorâmicas Sônicas: arte sonora em tempos e espaços. 2021 (Univerdade Federal do Rio de Janeiro)
    • LUBLINER, C. M. . O Gênero Poesia (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO). 2014 (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO))
    • Nome do projeto: Filosofia Pop (2014 - 2015
      Natureza: Outra
      Integrantes: LUBLINER, C. M. , FEITOSA, C. , SALES, A. C. .
      Descrição: O objetivo é investigar, de um ponto de vista de uma "filosofia pop", os principais temas e questões da cultura brasileira contemporânea, seja nas artes, nas mídias, nas ciências ou na vida cotidiana. Por "filosofia pop" entenda-se a associação de conceitos com imagens, em uma linguagem acessível e bem-humorada, sem perder o rigor e a densidade inerentes ao pensar. A idéia é usar recursos híbridos: imagens de artes plásticas, cinema, desenhos animados, canções, extraídas tanto do universo erudito quanto popular, além de textos tradicionais de pensadores e artistas.
    • Nome do projeto: Escrita do Desastre, Desrazão e Testemunho na Literatura Brasileira dos séculos XX e XXI (2013 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LUBLINER, C. M. , VASCONCELOS, M. S. .
      Descrição: Essa pesquisa pretende colocar em diálogo, em um movimento de mútua iluminação, parte dos conceitos expostos no livro "L'Écriture du Désastre" de Maurice Blanchot e da produção de um grupo de escritores brasileiros, reunidos na forma de uma dita "comunidade da desrazão". Reuni-se assim, por meio dos conceitos de fragmento, desrazão e comunidade, autores da literatura brasileira que produziram escritos provenientes de estados de desatino, tendo mesmo parte de seus testemunhos registrados durante ou após períodos de internações psiquiátricas. Estes autores são: Lima Barreto, Maura Lopes Cançado, Renato Pompeu e Rodrigo de Souza Leão. Por conta da carga confessional que muitos desses textos apresentam, apoia-se ainda - para uma análise mais profunda na relação entre a ficção e o real - no pensamento quanto ao testemunho proposto por Jacques Derrida. Busca-se também vislumbrar como os elementos da alquimia do desastre pairam e operam nesses escritos, relacionando a teoria e prática na literatura.
    • Nome do projeto: O caso Louis Wolfson: é possível traduzir uma língua-esquizo? (2021 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LUBLINER, C. M. , FALEIROS, Álvaro .
      Descrição: O presente projeto trata da tradução do primeiro livro do escritor estadunidense Louis Wolfson (1931-): Le Schizo et les langues. Por meio da investigação da vida e da obra de Wolfson buscaremos constituir uma pesquisa que aborda a tradução como ato de criação, destacando a experiência que envolverá o processo tradutório, acompanhado pelos mais diversos temas que a escrita do autor provoca. Diagnosticado desde a juventude com esquizofrenia, Wolfson passou a se dedicar ? nos períodos de internação em hospitais psiquiátricos ?, ao estudo de línguas, tarefa iniciada devido à extrema repulsa que sentia diante de sua língua materna, o inglês. Decidido a registrar os acontecimentos de sua vida e os gestos exercidos para escapar da língua inglesa foi que o autor iniciou a escrita dessa primeira obra. Esses movimentos de fuga da língua materna acabaram por erigir um certo procedimento que fazia com que Wolfson esquecesse da sonoridade das palavras no inglês. A descrição desse procedimento é o que ocupa boa parte de sua escrita testemunhal. Ao mesmo tempo em que concentrando nossos esforços na tradução de Le Schizo et les langues, procuraremos construir uma crítica para a obra, mediada por acompanhamentos e aparatos teóricos que auxiliem na condução do processo tradutório. Dessa forma, serão contemplados os vetores pertencentes à tríade própria à tradução imersa na ideia de criação: a teoria, a prática e a crítica. Vislumbraremos então, acima de tudo, ao traduzir, averiguar quais são os delírios que a língua-esquizo de Wolfson instiga, ou qual é a língua-esquizo que a desrazão do autodenominado ?estudante de línguas esquizofrênico? inventa.
    • Nome do projeto: Tradução em Relação (2020 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: LUBLINER, C. M. , FALEIROS, Álvaro , COSTA, Wellington , OLIVEIRA, T. M. .
      Descrição: O grupo de pesquisa Tradução em Relação nasceu em 2018, reunindo inicialmente orientandos do Prof. Álvaro Faleiros (USP). Rapidamente, juntaram-se ao grupo outros membros, sendo hoje formado por pesquisadores (IC, mestrado, doutorado, pós-doutorado) e docentes da USP, UFJF e UFS, além de colaboradores da UFPR, PUC-SP e UFSCar. Atualmente, a liderança do grupo se divide entre UFJF e USP. Em 2019, organizamos a conferência "Tradução e o (ter) lugar da relação", proferida pelo Prof. Maurício M. Cardozo (UFPR). No mesmo ano, organizamos a primeira Jornada do Grupo de Estudos Tradução em Relação, que deu origem ao livro Tradução em relação: espaços de transformação (Mercado de Letras, 2021), com financiamento do PPG em Letras Estrangeiras e Tradução (USP). Em abril de 2022, o grupo organizou o colóquio Tradução: Entre (na Casa Guilherme de Almeida), com colaboração das professoras Leila Darín (PUC-SP) e Ma. Sílvia Cintra Martins (UFSCar). Prevê-se a publicação de um novo livro em 2023.
    • Nome do projeto: Grupo Portátil (2013 - 2016
      Natureza: Outra
      Integrantes: LUBLINER, C. M. , VASCONCELOS, M. S. .
      Descrição: Foi produzido o primeiro vídeo do Núcleo Portátil, no ano de 2011, TITANIC WORLD FOREVER - Poética de Marcelo Ariel, com direção de Daniel Fagundes. A peça videográfica resultou do Seminário realizado no curso de pós-graduação ministrado pelo Prof. Mauricio Salles de Vasconcelos (líder do grupo) - "Poesia, cinema e outras artes - A cena cultural contemporânea" (2008), na área de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa. O vídeo foi exibido na FFLCH, em maio de 2011, por ocasião do Encontro de Estudos Comparados, tendo sido debatido após apresentação do poeta Marcelo Ariel. Em 2014, foi concluído o segundo video realizado pelo Núcleo Portátil - UMA ÁRVORE NO ZAIRE Atores: Irene Stefania, Edson D'Santana e Mauricio Sval Fotografia e Câmera: Ciro Lubliner Edição: Douglas Siqueira Produção: Ciro Lubliner e Mauricio Salles Vasconcelos Roteiro e Direção: Mauricio Salles Vasconcelos A produção se dedica a uma leitura/encenação de poemas contemporâneos de língua portuguesa. Foi realizada com recursos do Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa (FFLCH/USP)
    • Nome do projeto: Recomposições: a arte como repetição da diferença (2016 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LUBLINER, C. M. , MACIEL, K. .
      Descrição: Tensiona-se, nessa pesquisa, descrever processos pelos quais se desenvolve a recomposição na arte, isto é, de que modo ? nas obras que fazem uso de materiais e fontes prévias (não necessária e originalmente dotadas de viés artístico) ? se dá a reconfiguração e o rearranjo renovador de sentidos e sensações, produtores da diferença, por meio da utilização de diversas técnicas: remix, détournement, sampleagem, colagem etc. Na tentativa de elencar critérios de avaliação para uma crítica clínica, realiza-se uma tipologia da arte da recomposição, constituída pela recomposição formalista, pela recomposição contextual e pela recomposição imanente. Valorizando esse último caso, a recomposição imanente (palavra que deriva do conceito de plano de imanência de Gilles Deleuze e Félix Guattari) pretende-se revelar como a arte pode levar a repetição à diferença, expondo-a a arriscados gestos que atingem camadas mais profundas de problematização e colocando-a na posição de iluminadora e provocadora do pensamento. Aposta-se, então, em um trajeto de operação ética e estética dentro da recomposição imanente que atravessa a criação artística. Esse caminho diz respeito à outra tipologia, por meio das ?três dimensões de recomposição?, locais onde a arte e o pensamento entram em conjunção, imprimindo saltos e giros radicais ressignificadores ? anteriormente impensados ? nos materiais de que faz uso, sendo essas dimensões compostas pela apropriação, pela deformação, e pela conexão.
    • Nome do projeto: Cinemas de Esquerda (2016 - 2017
      Natureza: Outra
      Integrantes: LUBLINER, C. M. , SALES, A. C. , FORNAZARI, S. K. , FERREIRA, C. O. , GUIDEROLI, I. C. Z. .
      Descrição: A série de encontros Cinemas de Esquerda convida, uma vez ao mês, artistas, pensadores, ativistas, professores etc, que mantêm conexões com a produção audiovisual, tendo em vista a exibição de um filme escolhido pelo convidado, seguida de um debate sobre as perspectivas políticas e micropolíticas da atualidade, uma vez disparadas no entorno da obra em questão. As premissas são as seguintes: Cinemas de Esquerda, assim no plural, pois trata-se de vasculhar e valorizar movimentos de um amplo espectro de regimes audiovisuais possíveis, desde que desencadeados por concepções e lugares de pensamento que prezem e problematizem ideias avançadas de liberdade. Foram realizadas cerca de 11 edições, entre agosto de 2016 e dezembro de 2017.
    • Nome do projeto: labmenos - laboratório de poéticas e políticas menores (2019 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: LUBLINER, C. M. , SALES, A. C. .
      Descrição: O Labmenos é um projeto transdisciplinar de estudos, pesquisas e atividades variadas, voltados para o que chamamos de perspectivas menores. Pensar, descrever, problematizar algumas dessas perspectivas ou modos, tendo em vista sobretudo a ótica em devir que diz respeito à afirmação singular de toda sorte de minoria, eis o horizonte principal do projeto. Ao mesmo tempo, busca-se considerar as diferentes áreas do saber segundo contracorrentes por vezes nem tão conhecidas e disseminadas, frente às suas tessituras mais tradicionais ou hegemônicas. Trata-se então, finalmente, de buscar detectar e aprender a ler os movimentos dos devires-minoritários, percebendo-os em suas diferenças complexas, uma vez que atravessam - rotas de fuga e de resistência - o lugar e o instante político-sociais, mas também epistemológicos, que são os nossos. O que pode ser aí um pensamento de menos, ou do menor?
    • LUBLINER, C. M. . A Marcha do Curupira: o aprofundamento da reversão neocolonial nos governos Lula e Dilma. 2019 - Capa de livro
    • LUBLINER, C. M. . Sobre Economia. 2020 - Capa de livro
    • LUBLINER, C. M. . A grilagem de terras na formação territorial brasileira. 2020 - Capa de livro
    • LUBLINER, C. M. . Programa NO AR - artes atualidade atos. 2021 - Podcast
    • LUBLINER, C. M. . Programa NO AR - artes atualidade atos. 2022 - Podcast
    • Graduacao:
      • Curso: Imagem e Som
        Nome da Instituição: Universidade Federal de São Carlos
        Título: Desmantelando o Real: A Liberdade Segundo Luis Buñuel
        Ano de conclusão: 2007
    • Mestrado:
      • Curso: Letras (Est.Comp. de Liter. de Língua Portuguesa)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2015
    • Doutorado:
      • Curso: Comunicação
        Nome da Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro
        Ano de conclusão: 2020
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Universidade Federal de São Carlos:
      • Tipo de vínculo: Livre (2004 - 2006 ).
        Outras informações: Bolsista do PPGEEs (Programa de Pós-Graduação em Educação Especial) da UFSCar, sob a orientação da Profa. Dra. Enicéia Gonçalves Mendes. Bolsista na Modalidade AT(Apoio Técnico) do CNPq.
        Outras informações: Técnico Audiovisual.
    • Conselho Regional de Enfermagem - SP:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2014 ).
        Outras informações: Trabalho no campo audiovisual do Centro de Aprimoramento Profissional do Coren-SP.
        Outras informações: Técnico de Imagem e Som
    • Estúdios Flávio Medeiros:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2010 ).
        Outras informações: Estúdio de gravação e edição de som. Trabalho na captação, edição e finalização de aúdio para peças publicitárias, documentários, spots para rádio e etc.
        Outras informações: Editor de Som
    • Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2015 ).
        Outras informações: Participante do grupo pesquisa de Filosofia Pop.
        Outras informações: Integrante do Grupo de Pesquisa FIlosofia Pop
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
    • Universidade Federal do Rio de Janeiro:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - 2020 ).
        Outras informações: Doutorando
    • Revista ECO Pós:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - Atual ).
        Outras informações: Tradutor, parecerista e editor de número para a Revista ECO Pós - ligada ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da UFRJ.
    • Universidade Federal de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - Atual ).
        Outras informações: Vice-coordenador do labmenos
    • Universidade Paris X - Paris-Nanterre:
      • Tipo de vínculo: Livre (2022 - 2023 ).
        Outras informações: Financiamento FAPESP (BEPE - Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior).
        Outras informações: Pesquisador
    • ELYRA: REVISTA DA REDE INTERNACIONAL LYRACOMPOETICS:
      • Tipo de vínculo: Livre (2023 - Atual ).
        Outras informações: Revisor/Parecerista.
    • REVISTA CRIAÇÃO & CRÍTICA:
      • Tipo de vínculo: Livre (2023 - Atual ).
    • CALIGRAMA: REVISTA DE ESTUDOS ROMÂNICOS:
      • Tipo de vínculo: Livre (2024 - Atual ).