Não autenticado |

Simone Marassi Prado

    • Mestre em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (2014). Graduação em Geografia (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade de São Paulo (2007). Experiência profissional e acadêmica na área do ensino e formação de professores. Professora de ensino básico desde 2008 e pesquisadora com ênfase na área de formação de professores. Especialista em Neurociência Aplicada à Educação pela Faculdade de Ciências Médicas Santa Casa de São Paulo (2021).

       

      Links:    

    • PRADO, S. M. ; MIRANDA, M.E. ; Mello, J.L.G.H ; ARAUJO, C.S. . O Sentido do Estágio na Formação Inicial de Professores. In: IV Congresso Brasileiro de Educação 'Ensino e Aprendizagem na Educação Básica - desafios curriculares' , 2013 , Bauru. O sentido da Formação Inicial de professores. : , 2013.
    • PRADO, S. M. . Natureza e Ensino: Exposição de uma realidade. 2008 (Outra)
    • PRADO, S. M. . A prática discursiva dos professores de Geografia no ensino fundamental II e médio. 2011 (Outra)
    • PRADO, S. M. . Formação do Professor de Geografia: outras possibilidades. 2011 (Outra)
    • PRADO, S. M. . Sujeito Discursivo: contribuições da Filosofia da Linguagem para a formação de professor de Geografia. 2012 (Seminário)
  • Projetos de Pesquisa: 5
    • Nome do projeto: A Prioridade da Leitura e da Escrita no ensino de Geografia do Ensino Fundamental I e II (2013 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PRADO, S. M. , MIRANDA, M.E. .
      Descrição: Este projeto de pesquisa, coordenado pela Prof. Dra Maria Eliza Miranda, pretende investigar os resultados obtidos na elaboração e aplicação de sequencias didáticas por gêneros discursivos textuais no ensino de Geografia com enfoque na aprendizagem da argumentação enquanto uma capacidade de linguagem, no contexto recente da priorização da leitura e da escrita na política curricular do ensino fundamental em escolas municipais de São Paulo.
    • Nome do projeto: Elaboração e Aplicação de Sequências Didáticas por Gêneros Discursivos Textuais no Ensino de Geografia e Outras Áreas do Currículo Escolar (2010 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PRADO, S. M. , MIRANDA, M.E. , Mello, J.L.G.H , RIBEIRO, N. S. , FERES, L. G. , BATISTA, A. J. , MOTA, I. Z. , MACEDO, G. F. , VIDAL, M. R. , RODRIGUES, A. C. R. , LEMES, M. M. , KANAWATI, L. M. , FIOCCO, K. E. T. W. , MANGABEIRA, F. , OLIVEIRA, L. G. A. , ALMEIDA, G. H. M. , SEMINATTI, R. , CANHADAS, C. , SILVA, K. M. H. B. , RIZZO, M. B. , IZIDORO, K. A. , CALDAS, E. C. S. , OLIVEIRA, C. A. , PRADO, C. A. G. , BULGARELLI, M. , CAVALCANTE, L. V. .
      Descrição: Este Projeto tem como referência a concepção de Linguagem, segundo a Filosofia da Linguagem do Círculo de Bakhtin, a concepção de Mediação segundo a Teoria da Experiência de Aprendizagem Mediada de Reuven Feuerstein; as concepções de Pensamento e Linguagem do Círculo de Vigotski; e a questão da Complexidade segundo Edgar Morin. Estas concepções foram sendo assimiladas no processo da própria pesquisa pelos participantes, o que favoreceu o desenvolvimento inicial do modelo teórico-prático que foi elaborado e aplicado ao ensino de Geografia. O que se pretende é desenvolver uma mudança na prática de planejar dos professores e ao mesmo tempo aplicar e avaliar como proposta no trabalho do professor, considerando os textos elaborados pelos alunos envolvidos.Este Projeto teve uma etapa preliminar em que se prospectou junto aos professores envolvidos quais os aspectos possíveis de se modificar em suas práticas. A 1ª etapa se realizou no 2º semestre de 2010/2011 com a participação de 05 professores; a 2ª etapa em 2011/2012 com a participação de 14 ; e a 3ª etapa se realizou em 2012/2013 com a participação de 7 professores. A metodologia da Pesquisa conta com o registro audio visual do processo de desenvolvimento da própria pesquisa, além do tratamento estatístico qualitativo dos resultados obtidos tanto na prática dos professores envolvidos como no desempenho e aproveitamento dos alunos envolvidos. Também contou com a organização e realização em 2012 do 1º Seminário Interno de Leitura Crítica das pesquisas sobre formação de professores para o Ensino de Geografia e outras áreas do currículo escolar com apoio do Programa de Pós-Graduação de Geografia Humana da USP.
    • Nome do projeto: O perfil necessário do professor de Geografia para a valorização do ensino de geografia na Educação Básica (2008 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PRADO, S. M. , MIRANDA, M.E. , Mello, J.L.G.H , RIBEIRO, N. S. , BATISTA, A. J. , MOTA, I. Z. , MACEDO, G. F. , VIDAL, M. R. , KANAWATI, L. M. , FIOCCO, K. E. T. W. , MANGABEIRA, F. , SILVA, K. M. H. B. , RIZZO, M. B. , IZIDORO, K. A. , CALDAS, E. C. S. , BULGARELLI, M. , CAVALCANTE, L. V. , OLIVEIRA, P. G. , ALVES, T. S. F. , LOBO, D. G. , PERUSSO, L. , ESTEVES, M. G. .
      Descrição: Este Projeto está organizado em três etapas. A 1ª etapa visa caracterizar as demandas que se apresentam na sala de aula do ensino fundamental e médio, especialmente na educação pública. A 2ª etapa é dedicada ao estudo dos temas e conteúdos de Geografia que são objetos de trabalho no ensino fundamental e médio, bem como as metodologias predominantes nas práticas pedagógicas do ensino de Geografia. Também se analisa a contribuição do ensino de Geografia para a aprendizagem de habilidades envolvidas no aprimoramento das diversas competências com ênfase na competência de leitura e escrita. A 3ª e última etapa pretende demarcar as vinculações entre a Geografia como área de conhecimento acadêmico e a Geografia como disciplina escolar. Nesta etapa buscamos delinear as tendências atuais das práticas curriculares do ensino de Geografia para identificar os aspectos vulneráveis dessas práticas e prospectar os fundamentos psico-pedagógicos da aprendizagem de Geografia no sentido de projetá-la enquanto disciplina escolar integradora e articuladora do currículo escolar da educação básica, e assim contribuir para repensar novos eixos e núcleos de interesse para a área de licenciatura em Geografia. A pesquisa está na etapa de sistematização dos dados e preparação de publicação dos resultados.
    • Nome do projeto: Desenvolvimento de Tecnologias da Informação Aplicadas ao Ensino de Geografia e à Formação de Professores e Pesquisadores (2013 - 2015
      Natureza: Desenvolvimento
      Integrantes: PRADO, S. M. , MIRANDA, M.E. , Mello, J.L.G.H , MACEDO, G. F. , RODRIGUES, A. C. R. , KANAWATI, L. M. , FIOCCO, K. E. T. W. , ARAUJO, R. , CARMO, W. R. .
      Descrição: Trata-se de atualização da Infraestrutura do LEMADI - Laboratório de Ensino de Geografia e Material Didático do Departamento de Geografia para o incremento de pesquisas com tratamento estatístico quantitativo e qualitativo no campo educacional, tanto na esfera da Geografia Física como da Geografia Humana e também da Formação de Professores de Geografia. Este Projeto foi desativado em setembro de 2015 devido à política de contingenciamento de recursos financeiros da Universidade de São Paulo a partir de 2014.
    • Nome do projeto: A Contribuição das "figuras de Wolff" e das concepções de mediação para o ensino de Geografia na Era da Conectividade e da Informação (2015 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PRADO, S. M. , MIRANDA, M.E. , RIBEIRO, N. S. , MACEDO, F. G. , FERES, L. G. , BATISTA, A. J. , RAHAL, C. C. , REIS, M. O. S. , FELÌCIO, L. H. P. , BRAGA, M. M. B. , MOTA, I. Z. , LUCENA, L. V. , LOPES, T. O. , OLIVEIRA, A. C. B. , PEREIRA, D. D. , GAMBERA, J. L. H. M. , REIS, J. M. S. , LIMA, M. J. , LOVADINI, M. , TEODORO, S. S. , BRUZATI, V. .
      Descrição: Este Projeto visa explorar as diversas concepções de Homem que permeiam as tendências teóricas da Geografia Moderna tendo como base as 'figuras de Wolff", recolocando o valor formativo que o ensino de Geografia possui na Educação Básica. Além disso, investiga as concepções de mediação segundo Vigotski e Feuerstein aplicadas ao ensino de Geografia na Educação Básica por 11 professores de geografia participantes desta pesquisa. Também, o projeto se desenvolve a partir de 2015 em nível de graduação do Curso de Geografia da USP com as turmas da disciplina "Ensino de Geografia na Educação Básica".
    • PRADO, S. M. ; MIRANDA, M.E. ; Mello, J.L.G.H ; ARAUJO, C.S. ; SCARAMUSSA, D. . Educação em Transe. 2012 - Produtos tecnológicos
    • Graduacao:
      • Curso: geografia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: O diagnóstico de uma realidade: o conceito de natureza no ensino de geografia
        Ano de conclusão: 2007
      • Curso: Licenciatura Plena
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2007
    • Mestrado:
      • Curso: Geografia (Geografia Humana)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2014
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Secretaria da Educação do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2016 ).
        Outras informações: Professora de Geografia do ensino médio e fundamental.
        Outras informações: Professor da Educação Básica
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2012 ).
        Outras informações: Estágio no Programa de Aperfeiçoamento de Ensino Superior nas disciplinas de licenciatura dos departamentos de Geografia e Letras da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências HUmanas da Universidade de São Paulo.
        Outras informações: Bolsista - PAE
    • Colégio Padre Anchieta:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2008 - 2010 ).
        Outras informações: Professora de Geografia do ensino médio e fundamental.
        Outras informações: Professor da Educação Básica
    • Fundação Bradesco:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2018 - 2019 ).
        Outras informações: Professora de Geografia do Ensino Médio
    • Colégio Albert Sabin:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2019 - Atual ).
        Outras informações: Professora de Geografia do Ensino Fundamental