Não autenticado |

Ivan Cardoso Martineli

    • Possui graduação em Geografia (bacharelado) pela Universidade Estadual de Londrina (2014). É mestre em Geografia Humana na FFLCH-USP (2020). Atualmente é doutorando pela mesma instituição (2022-2026)

       

      Links:    

    • Geografia, Rede, Território e Poder
    • MARTINELI, I. C. . DIMENSÃO GEOPOLÍTICA E GEOECONÔMICA DA PANDEMIA DE COVID-19. In: OS BRASIS DA FOMIV CONGRESSO BRASILEIRO DE ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO XVI SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA , 2023 , Rio Claro. IV CONGRESSO BRASILEIRO DE ORGANIZAÇÃO DO OS BRASIS DA FOME: OS REGIMES DE ACUMULAÇÃO CAPITALISTA NA ORGANIZAÇÃO DO TERRITÓRIOESPAÇO XVI SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA. Rio Claro : IGCE/UNESP/Rio Claro, 2023. p. 261 - 266.
    • MARTINELI, I. C. . A órbita da Geografia de Jean Gottmann. In: XIX Encontro Nacional de Geógrafos , 2018 , João Pessoa. Anais Eletrônicos do XIX ENG. : , 2018.
    • MARTINELI, I. C. . Nenhum conceito deve ser invocado como um princípio explanatório quando, ele mesmo, precise de explicação: apontamentos sobre o conceito de território. In: Encontro Nacional da Anpege (ENANPEGE) , 2017 , Porto Alegre. Anais Enanpege 2017. : , 2017.
    • MARTINELI, I. C. . Notas sobre o sentido do conceito de território. In: SEPEGE 2017 , 2017 , São Paulo. No prelo. : , 2017.
    • MARTINELI, I. C. . Disjunções da cidadania e territorialidade no estado de exceção. In: XI Encontro Nacional da Enanpege , 2015 , Presidente Prudente. Anais do XI ENANPEGE: Presidente Prudente. : , 2015.
    • MARTINELI, I. C. ; TEIXEIRA, G. S. . TERRITORIALIZAÇÃO DA INDÚSTRIA ENCARROÇADORA DE ÔNIBUS EM CASCAVEL- PR, PARTICIPAÇÃO DE MERCADO NACIONAL E EXPORTAÇÃO: ESTUDO DE CASO MASCARELLO. In: XVII Encontro Nacional de Geógrafos , 2012 , Belo Horizonte. Espaços de Diálogo e Práticas. : , 2012.
    • MARTINELI, I. C. ; NEVES, C. E. . ESTUDO SOB A ÓTICA BERTRANDIANA: CARACTERÍSTICAS ACERCA DO FUNDO DE VALE DA BACIA DO RIBEIRÃO CAMBÉ LONDRINA/PR. In: Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC) , 2011 , Ponta Grossa - PR. XIX EAIC - Encontro Anual de Iniciação Científica, 2011. : , 2011.
    • NEVES, C. E. ; MARTINELI, I. C. . ANÁLISE AMBIENTAL A PARTIR DO SISTEMA TRIPOLAR GTP (GEOSSISTEMA-TERRÍRIO-PAISAGEM) NO MÉDIO E BAIXO CURSO DO RIBEIRÃO CAMBÉ - LONDRINA-PR. In: XVII Encontro Nacional de Geógrafos - XVII ENG , 2012 , Belo Horizonte. Anais - XVII Encontro Nacional de Geógrafos. : , 2012.
    • MARTINELI, I. C. . DISJUNÇÕES DA CIDADANIA E TERRITORIALIDADE NO ESTADO DE EXCEÇÃO. 2015 (Comunicacao)
    • MARTINELI, I. C. . TERRITORIALIZAÇÃO DA INDÚSTRIA ENCARROÇADORA DE ÔNIBUS EM CASCAVEL- PR, PARTICIPAÇÃO DE MERCADO NACIONAL E EXPORTAÇÃO: ESTUDO DE CASO MASCARELLO. 2012 (Congresso)
    • MARTINELI, I. C. ; NEVES, C. E. . Estudo sob a ótica bertrandiana: características acerca do fundo de Vale da bacia do ribeirão Cambé - Londrina/PR. 2011 (Outra)
    • NEVES, C. E. ; MARTINELI, I. C. . ANÁLISE AMBIENTAL A PARTIR DO SISTEMA TRIPOLAR GTP (GEOSSISTEMA-TERRÍTÓRIO-PAISAGEM) NO MÉDIO E BAIXO CURSO DO RIBEIRÃO CAMBÉ - LONDRINA-PR.. 2012 (Congresso)
    • MARTINELI, I. C. . SEPEGE 2017. 2017 (Universidade de São Paulo)
    • Nome do projeto: Planetário de Londrina (2013 - 2013
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MARTINELI, I. C. , SANZOVO, G. C. , Romanzini, J .
      Descrição: O Projeto Planetário de Londrina, é um projeto de Extensão da Universidade Estadual de Londrina, e foi inicialmente idealizado pelos professores Cleiton Joni Benetti Lattari e Rute Helena Trevisan. Ele faz parte do Museu de Ciência e Tecnologia da UEL, que é constituído por três grandes setores: o Centro de Ciências, o Observatório e o Planetário, cuja implantação foi realizada mediante convênio firmado entre Vitae, Universidade Estadual de Londrina e Itedes, em 15 de dezembro de 2003, sob coordenação do Prof. Dr. Sérgio Mello de Arruda. Seu prédio foi construído no centro da cidade de Londrin. A sala de projeção tem 8 metros de diâmetro e capacidade para 44 expectadores por sessão. O projetor de estrelas do Planetário de Londrina, é um modelo BS 3200a, fabricado pela Gambato ? Costruzione per Astronomia. É um projetor ôptico-mecânico que simula o céu visível de qualquer ponto sobre a superfície da Terra e em qualquer data, com precisão. É um espaço de experiências que reúnem não apenas o conhecimento já adquirido, mas que despertam para o novo e nos colocam frente a frente com o Universo.
    • Graduacao:
      • Curso: Graduação em Geografia bacharelado
        Nome da Instituição: Universidade Estadual de Londrina
        Título: REDES E FLUXOS ESPACIAIS UNIVERSITÁRIOS: A MIGRAÇÃO ESTUDANTIL DO ESTADO DE SÃO PAULO PARA A UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA, NO PARANÁ.
        Ano de conclusão: 2013
    • Mestrado:
      • Curso: Geografia (Geografia Humana)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Universidade Estadual de Londrina:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2013 - 2013 ).
        Outras informações: O Grupo de Pesquisa vem desenvolvendo suas atividades investigativas na Universidade Estadual de Londrina, no Departamento de Geociências e na Universidade Federal do Paraná - PPGG/Geografia/UFPR (onde o Coordenador da pesquisa atua como professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Geografia, na Linha de pesquisa: Produção e Transformação do Espaço Urbano-Regional; estão envolvidos no Grupo de Pesquisa, alunos de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado das IES envolvidas. Entre 2011 e 2012 foram produzidos muitos trabalhos investigativos, sendo a maioria voltada às análises territoriais do Norte do Paraná, onde se realizou um colóquio para apresentação de trabalhos sobre as cidades da Região da Guerra de Porecatu, no Departamento de Geociências da UEL, em 2012, especificamente, foram organizados três eventos sobre o Centenário da Guerra do Contestado: na UEL, na UFPR e na EE Estanislau Schumann. Devido aos acidentes ambientais extremos ocorridos em Londrina, nos anos de 2011 e 2012, foram direcionados estudos para a análise desta demanda investigativa, que envolve a relação sociedade/natureza na principal cidade da região norte paranaense. O presente projeto vem analisando "a(s) Geografia(s) territoriais paranaenses, numa perspectiva do território, das redes e dos conflitos na formação do Paraná", por isso se constitui num grupo de pesquisa aberto as Geografias possíveis e necessárias ao entendimento da realidade paranaense. Está se analisando, ainda, os principais conflitos que deram origem a formação territorial atual do estado, dentre eles, a Guerra de Porecatu (trabalhos mais adiantados), no Norte, a Chacina de Pitanga, no Centro-Oeste, o Levante dos Posseiros de 1957, no Sudoeste e a Guerra do Contestado, no Sul, considerando serem estas regiões marcadas por altos e por baixos Índices de desenvolvimento humano e infraestrutura na Região Sul do Brasil. As pesquisas, visam, ainda, averiguar as diferenças regiões no que tange o desenvolvimento existente.
        Outras informações: Pesquisador
    • AIESEC Douala:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2014 - 2014 ).
        Outras informações: Partcipação no projeto CSR, pela Aiesec Douala, Trabalho realizado na Modern Primary Bilingual Wafo School.
        Outras informações: Serviço voluntário
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - Atual ).
        Outras informações: Mestrando