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Caroline Passarini Sousa

    • Doutoranda e Mestra em História Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, na Universidade de São Paulo (USP). Pesquisa de mestrado realizada com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Possui bacharelado e licenciatura em História pela mesma instituição. Estuda gênero, escravidão e emancipação nas Américas com enfoque nos discursos e representações feitas sobre mulheres negras escravizadas, construção do feminino, corpo, maternidade e sexualidade no século XVIII e XIX. Sua pesquisa de doutorado, financiada pela FAPESP, tem como objetivo acompanhar todas as formulações e opiniões colocadas em torno das Leis de Ventre Livre, brasileira e cubana, em relação às mulheres escravizadas, buscando analisar como a figura desta mulher está sendo avaliada no tocante à sua atuação, seu corpo, sexualidade, capacidade reprodutiva, e qual o papel histórico atribuído a essas mulheres no exercício da maternidade.

       

      Links:    

    • CANELAS, L. G. ; PASSARINI SOUSA, Caroline ; TARDIVO, Giovana Puppin . MULHERES ESCRAVIZADAS, DIREITO E ALFORRIA NO BRASIL E NO CARIBE FRANCÊS REVISTA DE HISTÓRIA COMPARADA (UFRJ) , v. 16 , p. 230 - 266 , 2022. ISSN: 1981383X.
    • PASSARINI SOUSA, Caroline . Escravidão, abolição e gênero: mulheres negras, corpo e reprodução nas Américas REVISTA ELETRÔNICA DA ANPHLAC , v. 21 , p. 188 - 222 , 2021. ISSN: 16791061.
    • PASSARINI SOUSA, Caroline ; TARDIVO, Giovana Puppin ; HAACK, Marina Camilo . Localizando a Mulher Escravizada nos Mundos do Trabalho CANTAREIRA (UFF) , v. 1 , p. 54 - 75 , 2021. ISSN: 16777794.
    • PASSARINI SOUSA, Caroline . Raça, gênero e maternidade: as mulheres escravizadas na proposta de emancipação gradual de José Bonifácio EM TEMPO DE HISTÓRIAS , v. 1 , p. 177 - 195 , 2020. ISSN: 23161191.
    • MARIANO, C. S. ; PASSARINI SOUSA, Caroline ; TARDIVO, Giovana Puppin ; SOUZA, Lígya E. S de ; HAACK, Marina Camilo . Perspectivas sobre raça e gênero:mulheres escravizadas, libertas e livres pobres no Brasil do século XIX. Dossiê Gêneros e Feminismos na FFLCH, v. 1, p. 50 - 57, 2022.
    • PASSARINI SOUSA, Caroline . As primeiras experiências de ventre livre no mundo atlântico: norte dos Estados Unidos e América Latina (17801842). Ventres Livres? Gênero, maternidade e legislação, v. 1, p. 167 - 188, 2021.
    • SOUSA, Caroline Passarini . A Lei do Ventre Livre e as representações da mulher negra no século XIX. In: Seminário do Programa de Pós Graduação em História Social: linhas de pesquisa 2020 , 2020 , São Paulo. Seminário do Programa de Pós Graduação em História Social: linhas de pesquisa 2020. : , 2020.
    • PASSARINI SOUSA, Caroline . A mulher negra no discurso abolicionista. In: XXIV Encontro Estadual de História da ANPUH-SP , 2018 , São Paulo. Anais do XXIV Encontro Estadual de História da ANPUH-SP. : , 2018.
    • PASSARINI SOUSA, Caroline . A Libertação do Ventre Escravo no Brasil: Legislatura, Gênero e Maternidade no Declínio da Escravidão. In: 9º Encontro Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional , 2019 , Florianópolis- SC. 9º Encontro Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional. : , 2019.
    • MARIANO, C. S. ; PASSARINI SOUSA, Caroline ; CANELAS, L. G. . História das relações de gênero, história global e escravidão atlântica sobre capitalismo racial e reprodução social. Salvador - BA : Afro-ásia , 2023 (Tradução)
    • PASSARINI SOUSA, Caroline . Abolicionismo e gênero: mulheres escravizadas e políticas de abolição gradual nos séculos XVIII e XIX. 2023 (Simposio)
    • PASSARINI SOUSA, Caroline . MULHERES NEGRAS E REPRESENTAÇÃO ABOLICIONISTA: FEMINILIDADE, MATERNIDADE E POLÍTICAS DE ABOLIÇÃO GRADUAL NOS SÉCULOS XVIII E XIX. 2022 (Seminário)
    • PASSARINI SOUSA, Caroline . Mulheres negras, reprodução e representação no Brasil e em Cuba (séculos XVIII e XIX). 2022 (Comunicacao)
    • PASSARINI SOUSA, Caroline . ?As primeiras experiências de ventre livre no mundo atlântico: Norte dos Estados Unidos e América Latina (1780-1842)?. 2022 (Comunicacao)
    • PASSARINI SOUSA, Caroline . Mulheres Negras Escravizadas: representações na história e literatura. 2021 (Conferência)
    • SOUSA, Caroline Passarini . Ventres Livres nas Américas: escravidão, corpo e gênero em uma perspectiva atlântica. 2021 (Simposio)
    • SOUSA, Caroline Passarini . A Lei do Ventre Livre e as representações da mulher negra no século XIX. 2020 (Seminário)
    • PASSARINI SOUSA, Caroline . A Libertação do Ventre Escravo no Brasil:Legislatura, Gênero e Maternidade no declínio da Escravidão. 2019 (Simposio)
    • SOUZA, M. S. ; FERNANDES, A. T. C ; GONCALVES, T. R. ; PASSARINI SOUSA, Caroline . Oficina didática Biografia de Mulheres Negras. 2017 (Seminário)
    • PASSARINI SOUSA, Caroline . 'A mulher negra no discurso abolicionista'. 2018 (Simposio)
    • FERNANDES, A. T. C ; PASSARINI SOUSA, Caroline ; Moreira, André P. ; SANTOS, E.A . Ensino de História e Ditadura no Brasil. 2014 (LEMAD História - FFLCH)
    • SOUSA, Caroline Passarini ; HAACK, Marina Camilo ; MARIANO, C. S. ; TARDIVO, Giovana Puppin ; SOUZA, Lígya E. S de . Perspectivas sobre raça e gênero: mulheres escravizadas, libertas e livres pobres no Brasil do século XIX. 2020 (Faculdade de Fisolofia, Letras e Ciências Humanas - USP)
    • SOUSA, Caroline Passarini ; MARIANO, C. S. ; TARDIVO, Giovana Puppin ; SOUZA, Lígya E. S de ; HAACK, Marina Camilo . Perspectivas sobre raça e gênero: mulheres escravizadas, libertas e livres pobres no Brasil do século XIX. 2021 (Faculdade de Fisolofia, Letras e Ciências Humanas - USP)
    • Nome do projeto: Kits Didáticos - Uso de Documentos Históricos no Ensino - Material impresso e Digital (2017 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PASSARINI SOUSA, Caroline , FERNANDES, A. T. C , SOUZA, M. S. , RABAHIE, J. M. , LEME, G. A. .
      Descrição: RG/Santander Universidades/2: Santander e-Grad ? Edição 2015/2016 - Santander Universidade USP Organização de um acervo de documentos históricos temáticos, a partir de atividades específicas, integradas à disciplina Ensino de História: teoria e prática, ministrada no Departamento de História, e incorporadas aos grupos de estudo do Laboratório de Ensino e Material Didático ? LEMAD ? História..
    • Nome do projeto: PIBID - Diversidade (2014 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PASSARINI SOUSA, Caroline , Moreira, André P. , FERNANDES, A. T. C , SANTOS, E.A , SOUZA, M. S. , GONCALVES, T. R. , SILVA, M. V. T. .
      Descrição: O PIBID tem como objetivo contribuir para aproximação entre o ambiente universitário e o escolar, com especial ênfase na formação inicial dos bolsistas da licenciatura. As principais atividades do grupo eram desenvolvidas em escolas da rede básica de ensino de São Paulo, através da realização de oficinas e exposições para os alunos dessas escolas. O trabalho é realizado no grupo coordenado pela Profa. Dra. Antonia Terra de Calazans Fernandes, onde temos como enfoque principal o tema "Diversidade", com especial atenção as questões trazidas pelas leis 10.639-03 e 11.645-08.
    • Nome do projeto: Escravidão, Gênero e Maternidade (2018 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PASSARINI SOUSA, Caroline , GOMES, F. S. , BERTIN, E. , CANELAS, L. G. , MARIANO, C. S. , TARDIVO, Giovana Puppin , HAACK, Marina Camilo , SOUZA, Lígya E. S de , ARIZA, Marília B. de A , TELLES, Lorena F. S , MACHADO, Maria Helena P.T. .
      Descrição: O Grupo de Pesquisa Escravidão, Gênero e Maternidade nas sociedades escravistas do Atlântico? tem por objetivo reunir pesquisadores/as das áreas de história da escravidão, das mulheres, da medicina e da infância, nas sociedades escravistas do Brasil, dos Estados Unidos e do Caribe, com foco nas questões relacionadas à maternidade, à amamentação, ao cuidado de crianças livres e escravas e à separação entre as escravas e seus filhos, analisando as múltiplas e complexas práticas da maternidade que marcaram as diversas sociedades escravistas das Américas. O entendimento histórico da experiência da escravidão feminina impõe uma reflexão a respeito das complexas questões relacionadas à instituição da escravidão baseada na apropriação legal do corpo e da força de trabalho e de como ela foi perpassada pela condição de gênero. Assim, a mulher escravizada foi duplamente apropriada, como ferramenta de trabalho geradora de riquezas e como espaço de reprodução da escravidão. O estudo da maternidade escrava, atravessada como foi pelas questões de gênero, raça e violência, requer o enfrentamento de problemas complexos, como o da violência sexual, da miscigenação e das dificuldades que tais mulheres enfrentaram para atuar como mães de seus próprios/as filhos/as. A atuação histórica de mulheres escravizadas, libertandas, libertas ou livres, africanas ou afrodescendentes, na escravidão e no pós-abolição, é foco dos interesses do grupo.
    • Nome do projeto: Cotidiano e Resistência Escrava nas Américas (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PASSARINI SOUSA, Caroline , MACHADO, M. H. P. , GOMES, F. S. , SOUSA, L. E. S. , TARDIVO, G. P. , BERTIN, E. , CANELAS, L. G. , LUIZ, R. J. , MOTA, L. G. R. , MARIANO, C. S. .
      Descrição: Grupo de pesquisa formado por pesquisadores em todos os níveis, interessados em discutir diferentes aspectos da vida de africanos e afrodescendentes na escravidão, como também se desdobrando para os estudos do pós-emancipação. Temas de interesse: práticas religiosas, revoltas escravas, gênero e discurso.
    • Graduacao:
      • Curso: Licenciatura
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2018
      • Curso: História
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2016
    • Mestrado:
      • Curso: História Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2021
    • Doutorado:
      • Curso: História Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2018 ).
        Outras informações: O PIBID tem como objetivo contribuir para aproximação entre o ambiente universitário e o escolar, com especial ênfase na formação inicial dos bolsistas da licenciatura. As principais atividades do grupo eram desenvolvidas em escolas da rede básica de ensino de São Paulo, através da realização de oficinas e exposições para os alunos dessas escolas. O trabalho é realizado no grupo coordenado pela Profa. Dra. Antonia Terra de Calazans Fernandes, onde temos como enfoque principal o tema "Diversidade", com especial atenção as questões trazidas pelas leis 10.639-03 e 11.645-08.
        Outras informações: Bolsista de iniciação à docência
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).