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Conrado Moreira Mendes

    • Doutor em Semiótica e Linguística Geral pela Universidade de São Paulo (2013), tendo realizado estágio doutoral de um ano na Université Paris 8 Vincennes-Saint-Denis, França (2011-2012). Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009) e Bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela mesma Instituição (2006). É Professor Adjunto I da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), Departamento de Comunicação Social. É docente do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da PUC Minas, tendo sido aprovado em Processo de Seleção Interna em 2017 (Edital 003/2017). Atualmente é professor dos cursos de Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Cinema e Audiovisual PUC Minas campus Coração Eucarístico. Foi professor do curso de Publicidade e Propaganda, campus Poços de Caldas, de 2013 a 2017, tendo sido efetivado por meio de Concurso (Processo de Seleção Externa de Docentes - Edital Nº 046/2015), em 2015. É líder do Grupo de Pesquisa em Estudos Comunicacionais (GPEC) certificado pelo CNPq, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. É pesquisador do grupo de pesquisa certificado pelo CNPq Semiótica: modelos teóricos e descritivos (USP), liderado pelos Profs. Drs. Luiz Augusto de Moraes Tatit e Ivã Carlos Lopes. Foi Editor-Convidado da Revista Estudos Semióticos (ISSN 1980-4016), entre 2011 e 2013, publicação semestral em meio eletrônico do Programa de Pós-Graduação em Semiótica e Linguística Geral da Universidade de São Paulo. Atua principalmente nas seguintes áreas: Semiótica Discursiva e Comunicação. É organizador da obra 'Em torno do acontecimento: uma homenagem a Claude Zilberberg' (Appris, 2016), juntamente com Glaucia Muniz Proença Lara.

       

      Links:    

    • Mediação, imagens e narrativas
    • MENDES, C. M. ; LARA, G. M. P. . Em torno do acontecimento: uma homenagem a Claude Zilberberg. Curitiba/PR : Appris, 2016 . 343p. ISBN: 9788547302412.
  • Artigos completos publicados em periódicos: 25
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    • VIEIRA, A. V. ; BOTIGELLI, G. M. ; ASSIS, V. M. ; MENDES, C. M. . O éthos de Silvio Santos: complexidade e construção da imagem Revista Mediação , v. 18 , p. 51 - 66 , 2016. ISSN: 21799571.
    • MENDES, C. M. . Semiótica tensiva: fundamentos teóricos Línguas & Letras (UNIOESTE) , v. 16 , p. 321 - 342 , 2015. ISSN: 15177238.
    • MENDES, C. M. . Fait divers, um gênero do discurso Recorte (UninCor) , v. 11 , p. 1 - 14 , 2014. ISSN: 18078591.
    • MENDES, C. M. . A extensão do acontecimento midiático: uma leitura semiótica pelos conceitos de fidúcia e concessão CASA (Araraquara) , v. 12 , p. 259 - 290 , 2014. ISSN: 16793404.
    • MENDES, C. M. . Algumas abordagens para o estudo da voz Texto Livre , v. 7 , p. 129 - 138 , 2014. ISSN: 19833652.
    • MATTE, A. C. F. ; PEREIRA, Daniervelin Renata Marques ; MENDES, C. M. . Semiótica e tecnologia: algumas experiências interdisciplinares Texto Livre , v. 7 , p. 171 - 176 , 2014. ISSN: 19833652.
    • MENDES, C. M. . Dialogismo e tensividade Estudos Semióticos (USP) , v. 10 , p. 45 - 52 , 2014. ISSN: 19804016.
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    • MENDES, C. M. . Um olhar tensivo sobre a estrutura barthesiana do fait divers Estudos Semióticos (USP) , v. 09 , p. 22 - 27 , 2013. ISSN: 19804016.
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    • SOUZA, G. M. ; AGUIAR, A. C. P. ; CIACCO, M. V. D. ; SIMOES, M. H. D. ; SILVA, M. Y. E. ; MENDES, C. M. . Análise Semiótica da Peça Publicitária: The Last Game, da Nike. 2015 (Comunicacao)
    • LIMA, A. C. B. ; SILVA, G. H. ; FERREIRA, M. P. A. ; SOARES, M. H. ; MARTINS, T. H. C. ; PEREIRA, W. B. ; MENDES, C. M. . O cooking show como subgênero televisivo: uma análise de MasterChef Brasil. 2016 (Comunicacao)
    • OLIVEIRA, N. B. ; MENDES, C. M. . Facebook e Comunicação Organizacional: uma Análise do Modelo de Comunicação da Prefeitura de Curitiba. 2015 (Comunicacao)
    • MENDES, C. M. . Comunicación, semiótica y texto: un recorrido teórico-epistemológico. 2010 (Congresso)
    • MENDES, C. M. . O acontecimento pela semiótica: paroxismo do afeto, negação do dizer. 2014 (Simposio)
    • MENDES, C. M. . A extensão do acontecimento midiático. 2014 (Comunicacao)
    • MENDES, C. M. . O fait divers à luz dos conceitos de fidúcia e concessão. 2014 (Comunicacao)
    • MENDES, C. M. . Semiótica e mídia: uma abordagem tensiva do fait divers. 2013 (Conferência)
    • MENDES, C. M. . A semiotic approach of features. 2013 (Comunicacao)
    • MENDES, C. M. ; MATTE, A. C. F. ; PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Semióticas do Semiotec. 2011 (Conferência)
    • MENDES, C. M. . Semiótica francesa aplicada a textos audiovisuais: considerações sobre a cobertura midiática do Caso Isabella Nardoni. 2011 (Conferência)
    • MENDES, C. M. . Exterioridade Discursiva em "A Ceia", de Lygia Fagundes Telles: uma perspectiva semiótica. 2011 (Comunicacao)
    • MENDES, C. M. . Comunicação e Acontecimento. 2010 (Conferência)
    • MENDES, C. M. . Sincretismo e tensividade. 2010 (Conferência)
    • MENDES, C. M. . Identidade e Gênero. 2010 (Conferência)
    • MENDES, C. M. . Comunicación, semiótica y texto: un recorrido teórico-epistemológico. 2010 (Comunicacao)
    • MENDES, C. M. . Acontecimento na enunciação: uma análise do conto ?A Ceia?, de Lygia Fagundes Telles. 2010 (Comunicacao)
    • MENDES, C. M. . Caso Isabella: Um Acontecimento de Longa Duração. 2010 (Seminário)
    • MENDES, C. M. . Comunicação e Semiótica: em torno do texto. 2010 (Comunicacao)
    • MENDES, C. M. . Textos sincréticos no ensino: uma abordagem semiótica. 2010 (Comunicacao)
    • MENDES, C. M. . Concessão e implicação no Jornal Nacional: uma análise do Caso Isabella. 2010 (Comunicacao)
    • MENDES, C. M. . Concessão e Implicação no Telejornalismo. 2010 (Comunicacao)
    • MENDES, C. M. . Narrativa e Acontecimento no Caso Isabella: algumas reflexões preliminares. 2010 (Comunicacao)
    • MENDES, C. M. . Sincretismo verbovisual: cotejando portadas de revistas. 2010 (Comunicacao)
    • MENDES, C. M. . Paixões no discurso, emoção na fala: acontecimento e telejornalismo. 2009 (Congresso)
    • MENDES, C. M. . Semiotizando dados fonético-acústicos: o sentido da expressão da fala no Jornal Nacional. 2009 (Comunicacao)
    • MENDES, C. M. . Relaciones entre contenido y expresión en el habla del noticiero brasileño Jornal Nacional. 2009 (Comunicacao)
    • MENDES, C. M. . Língua espanhola: tópicos gramaticais, comunicação e produção de texto. 2009 (Conferência)
    • MENDES, C. M. . Mesa Redonda: TV em Debate. 2009 (Conferência)
    • MENDES, C. M. . Uma abordagem semiofonoestilística da fala do Jornal Nacional. 2009 (Comunicacao)
    • MENDES, C. M. . Efeitos de sentido da expressão e do conteúdo da fala do Jornal Nacional. 2009 (Comunicacao)
    • MENDES, C. M. . Sincretismo em capas de revistas masculinas: uma abordagem semiótica. 2008 (Comunicacao)
    • MENDES, C. M. . Fonética, semiótica e tecnologia: interfaces possíveis. 2008 (Seminário)
    • MENDES, C. M. . A expressão e o conteúdo da fala do Jornal Nacional: uma abordagem pela fonética acústica e pela semiótica do discurso. 2008 (Seminário)
    • MENDES, C. M. . A semiótica do discurso e a fonética acústica: possíveis convergências. 2008 (Comunicacao)
    • MENDES, C. M. . El habla de un noticiero brasileño: un abordaje por la semiótica tensiva y por la fonética acústica. 2008 (Comunicacao)
    • MENDES, C. M. . Uma abordagem cognitiva da percepção da fala midiática. 2008 (Comunicacao)
    • MENDES, C. M. . Uma análise semiótica comparativa entre capas de revistas masculinas. 2008 (Comunicacao)
    • MENDES, C. M. . A semiótica do discurso e a fonética acústica como perspectivas complementares da análise do signo lingüístico. 2008 (Comunicacao)
    • MENDES, C. M. . A percepção do sotaque do Jornal Nacional: uma abordagem cognitiva. 2008 (Seminário)
    • MENDES, C. M. . A expressão da fala do Jornal Nacional. 2008 (Comunicacao)
    • MENDES, C. M. . A decodificação da expressão e do conteúdo da fala do Jornal Nacional: uma abordagem pelas teorias de L. Hjelmslev e S. Hall. 2008 (Comunicacao)
    • MENDES, C. M. . O discurso do racismo na telenovela. 2008 (Comunicacao)
    • MENDES, C. M. . Acobertamento e irrupção do racismo na novela Duas Caras: uma análise sociossemiótica. 2008 (Comunicacao)
    • MENDES, C. M. . O sotaque do Jornal Nacional: decodificação do plano da expressão vs. decodificação do plano do conteúdo. 2007 (Comunicacao)
    • MENDES, C. M. . Dois vieses para a compreensão de ideologia: a semiótica francesa e os Estudos Culturais Ingleses. 2007 (Comunicacao)
    • MENDES, C. M. . Sotaque naturalizado e telejornalismo: como o ?Jornal Nacional? corrobora a idéia de nação. 2007 (Comunicacao)
    • MENDES, C. M. . O falar do "Jornal Nacional": produção e recepção de um sotaque de natureza ideológica. 2007 (Comunicacao)
    • MENDES, C. M. . Semiótica francesa e Estudos Culturais: possíveis articulações no campo da ideologia. 2007 (Comunicacao)
    • MENDES, C. M. . "Acorda, menina! Acorda, menino!": Euforia e disforia do R retroflexo de Ana Maria Braga no programa "Mais Você". 2007 (Comunicacao)
    • MENDES, C. M. . Entrevista com Conrado Mendes. 2010 TV Super 8
    • MENDES, C. M. . V Congresso Internacional da ABRALIN. 2007 (ABRALIN)
    • MENDES, C. M. . II Simpósio de Linguística e Semiótica da USP - Em torno da Prosódia. 2009 (Universidade de São Paulo)
    • MENDES, C. M. . IX MiniENAPOL de Semiótica. 2010 (Universidade de São Paulo)
    • MENDES, C. M. . IV Encontro Tricordiano de Linguística e Literatura. 2014 (Universidade Vale Rio Verde de Três Corações)
    • MENDES, C. M. ; PADUA, L. B. ; OLIVEIRA, E. F. ; NOGUEIRA, A. C. ; FERREIRA JUNIOR, S. ; PETRONILHO, R. V. F. ; CARVALHO, L. F. T. . I CONEC: Congresso Nacional de Estudos Comunicacionais da PUC Minas em Poços de Caldas. 2016 (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais)
    • MENDES, C. M. . Redação acadêmica: o artigo científico. 2014 (Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações)
    • MENDES, C. M. . Análise de textos midiáticos. 2014 (Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações)
    • MENDES, C. M. . Leitura e análise de textos (Nivelamento). 2014 (Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações)
    • MENDES, C. M. . 2º Relatório Científico Parcial submetido à FAPESP. 2012
    • MENDES, C. M. . 3º Relatório Científico Final submetido à FAPESP. 2013
    • MENDES, C. M. . 1º Relatório Científico Parcial submetido à FAPESP. 2010
    • Nome do projeto: SetFon - algoritmo para produção e organização de semioetiquetas fonológicas (2007 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MENDES, C. M. , MATTE, A. C. F. .
      Descrição: O Objetivo deste projeto é a modelagem orientada ao objeto e elaboração do Algoritmo do SetFon, programa automático de anotação em mídia contínua com a finalidade de agilizar as etapas que precedem à etapa de análise prosódica e/ou fonoestilística de dados de fala com corpus composto por textos com mais de uma sentença e que atualmente ocupam uma substancial parte do tempo da pesquisa lingüística em prosódia e fonoestilística. A concepção de orientação ao objeto permite a transposição do conhecimento lingüístico para a linguagem computacional sem distorcer as premissas e hipóteses lingüísticas envolvidas. Trata-se, portanto, da automatização e gerenciamento/disponibilização de dados e resultados de análises fonético-fonológicas e fonoestilísticas para diversas finalidades, dentre elas a síntese de fala. Portanto, é possível prever a utilização do sistema do SetFon, como passo seguinte, num sistema de síntese de fala por meio de uma reengenharia do programa, o que poderá ser testado ainda durante a realização dessa pesquisa como piloto para projetos futuros. Verba do Edital Universal 2007/CNPq e bolsa de Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora de 2006 a 2010
    • Nome do projeto: DadosSemiotica: programa para coleta e análise de dados (2010 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MENDES, C. M. , MATTE, A. C. F. .
      Descrição: A análise semiótica prima por uma metodologia científica a qual permite ao analista, de forma imparcial, discutir como o texto gera o sentido e quais as estratégias discursivas e textuais determinam uns e não outros significados. O texto é compreendido como qualquer totalidade dotada de sentido, não restringindo-se à linguagem verbal. A mesma metodologia que garante imparcialidade permite também abordar os diferentes tipos de linguagem usando-se as mesmas ferramentas teóricas, ampliando a compreensão do universo comunicativo humano. No entanto, essa metodologia é bastante custosa, no que diz respeito à sua aplicação, de modo que, enquanto inúmeras análises são feitas sobre corporas específicos e restritos, existe uma grande dificuldade de aplicar a teoria em um corpus vasto, de grandes dimensões e com grande quantidade de dados. Na grande maioria dos casos, esse custo não afeta os trabalhos de semiótica, cujos objetos são suficientemente pontuais dados os objetivos da maioria das análises. No entanto, nossas pesquisas sobre a expressão da emoção na fala tem esbarrado nesse problema pois temos como horizonte de aplicação a automação de algumas partes da metodologia de análise semiótica tendo em vista sua aplicação em inúmeros projetos, tais como a síntese de fala emotiva. A criação do programa DadosSemiotica vai organizar a coleta de dados de forma padronizável e em grande escala, permitindo uma investigação concreta cujo objetivo futuro é a automação da obtenção de dados de análises semióticas específicas voltadas para os estudos da emoção na fala. O programa DadosSemiotica é uma ferramenta para coleta e organização de dados resultantes de análises semióticas e análises semânticas cuja finalidade é, além da coleta propriamente dita, possibilitar a formação de um corpus de análises suficientemente grande para permitir a discussão da automação desse tipo de análise. Trata-se de um programa em PHP/MySQL baseado no framework SIMP. O programa será licenciado em GPLv
    • Nome do projeto: Reflexões sobre o conceito de imanência em semiótica. Por uma espistemoloia discursiva. (2009 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MENDES, C. M. , BEIVIDAS, W. .
      Descrição: (a) examinar o modo como o conceito de imanência se erigiu e instalou no interior do campo lingüístico, primeiramente (Saussure, via Hjelmslev), e semiótico, em seguida (Greimas e discípulos). A hipótese de partida da pesquisa se funda em alguns indícios a permitirem entender que o alcance e a economia de tal conceito ainda não foram de todo aquilatados e explorados pela teoria semiótica. A força conceptual da imanência parece abranger questões que ficaram deficitárias, a meu ver, no andamento que a teoria semiótica teve até aqui. De modo que o objetivo dessa primeira tarefa é rever, recolher, resgatar determinadas linhas de força para (b), segundo movimento, explorar potencialidades que permaneceram um tanto ocultas, dentre as que remanesceram espalhadas e parcialmente difusas nos vários textos, quanto ao conceito em foco. Segundo a hipótese de trabalho, a ser melhor especificada em item concernente adiante, a potencialidade do conceito de imanência é capaz de delinear as condições e o estatuto de uma epistemologia discursiva
    • Nome do projeto: Semiótica Discursiva e Psicanálise Freudo-Lacaniana. Bases epistemológicas para estudos de interface (2009 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MENDES, C. M. , BEIVIDAS, W. .
      Descrição: Aquisição de material bibliográfico (lista em expansão dos livros clássicos e as publicações mais atuais nas disciplinas aqui convocadas); 2. Custeio de visita de pesquisador estrangeiro, para fomentar e solidificar o projeto de reflexão e de estudo de interface, cuja justificativa e relevância procuro demonstrar a seguir, bem como para cooperar no fomento do grupo de estudos constituído para tal fim (LabOreS- Laboratório de Orientação e Estudos Semióticos); 3. Alicerçar a mínima infra-estrutura informática de material de trabalho (2 note-book, um dos quais mini para maior facilidade de transporte em apresentações de congressos); Resumo do projeto: A hipótese de trabalho que mobiliza as reflexões do presente projeto, sobre as bases epistemológicas do estudo de interface, inspira-se em proposição do filósofo de K.O.Apel para propor um entendimento próximo ao seu, mas atualizado para cobrir os quarenta anos que se escoaram após o lançamento dela. Refiro-me ao fato de que o avanço do naturalismo científico obriga-nos a entender que paira hoje uma nova modalidade de paradigma ontológico . Certamente não mais saído ou retornado a Aristóteles, mas ainda assim uma nova ontologia global e realista. Dito de outra forma, o tripé paradigmático, das prima philosophia, de Apel, toma hoje a forma de uma tríplice epistemologia que parece dominar o cenário do universo das ciências (exatas e humanas): (a) a epistemologia científica, realista, materialista, que entende a linguagem como simples meio de expressão do pensamento ou da razão, e que entende esta como amparada nos esquemas mentais saídos do funcionamento neurocerebral; (b) a epistemologia filosófica, amparada pela grande maioria das grandes filosofias, advindas do paradigma do cogito cartesiano, avançadas no regime da transcendentalidade da razão kantiana e prolongamentos de seus sucessores, adeptos ou críticos; (c) a epistemologia discursiva, que veio sendo gestada no nascimento da linguística saussuriana.
    • Nome do projeto: Corpo e Afeto em Semiótica Discursiva e Psicanálise. Bases epistemológicas para estudos de interface (2010 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MENDES, C. M. , BEIVIDAS, W. .
      Descrição: A hipótese de trabalho inspira-se em proposição do filósofo de K.O.Apel na década dos anos 70 do século passado para propor um entendimento próximo ao seu, mas atualizado para cobrir os quarenta anos que se escoaram após o lançamento dela. Diante do tripé paradigmático, das três prima philosophia (ontologia, epistemologia, semiótica transcendental), proposto por Apel, o avanço do naturalismo científico obriga-nos a entender que paira hoje uma nova modalidade de paradigma ontológico . Certamente não mais saído ou retornado a Aristóteles, mas ainda assim uma nova ontologia global e realista. Dito de outra forma, o tripé paradigmático, de Apel, toma hoje a forma de uma tríplice epistemologia a dominar o cenário do universo das ciências (exatas e humanas): (a) a epistemologia científica, realista, materialista, que entende a linguagem como simples meio de expressão do pensamento ou da razão, e que entende esta como amparada nos esquemas mentais saídos do funcionamento neurocerebral; (b) a epistemologia filosófica, amparada pela grande maioria das grandes filosofias, advindas do paradigma do cogito cartesiano, avançadas no regime da transcendentalidade da razão kantiana e prolongamentos de seus sucessores, adeptos ou críticos; (c) a epistemologia discursiva, que veio sendo gestada no nascimento da linguística saussuriana. É com base nessa última epistemologia que semiótica e psicanálise podem se legitimar e acionar estudos e conceitos de interface
    • Nome do projeto: A imanência da linguagem no inconsciente. Psicanálise e Semiótica do Discurso. Estudos de Interface (2009 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MENDES, C. M. , BEIVIDAS, W. .
      Descrição: Este novo projeto de pesquisa, diagramado para o período de 2--7-10, dá continuidade à pesquisa anterior Psicanálise do sentido. Estudo interdisciplinar : Psicanálise e Semiótica cujo período se encerra em fevereiro-2007. Tal como o anterior, situa-se no âmbito e em progressão à linha de pesquisa O homem e sua subjetividade no limiar do século XXI.
    • Nome do projeto: A discursivização da nova classe média na telenovela: um estudo de I Love Paraisópolis e A Regra do Jogo (2016 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MENDES, C. M. , SILVA, T. M. F. .
      Descrição: O presente projeto de pesquisa pretende estudar, pela perspectiva da semiótica de linha francesa, as diversas construções discursivas da chamada nova classe média na teledramaturgia brasileira, de forma especial, na telenovela. Assim, este projeto visa a analisar de que maneira a a nova classe média, enquanto discurso e, portanto, efeito de sentido, engendra-se em duas produções brasileiras, a saber: I love Paraisópolis, escrita por Alcides Nogueira e Mário Teixeira, exibida pela Rede Globo, na faixa das 19h, desde 11 de maio de 2015, e A regra do jogo, de João Emanuel Carneiro, com exibição a partir de 31 de agosto de 2015, na faixa das 21h, pela mesma emissora. Em I love Paraisópolis, a personagem principal, Marizete, interpretada por Bruna Marquezine, é moradora da favela de Paraisópolis em São Paulo. Em A regra do jogo, por sua vez, a história também se passa numa favela, a ficcional Morro da Macaca. Nota-se, dessa maneira, que em ambas as produções audiovisuais, a dita nova classe média não apenas faz parte, mas protagoniza as tramas centrais. A presença e a importância desse grupo social nas telenovelas relaciona-se com o momento atual do Brasil, em que 35 milhões de pessoas entraram para a classe média, segundo dados oficiais. Assim, este projeto de pesquisa gira em torno do seguinte problema: como se discursiviza a chamada nova classe média nas referidas telenovelas? Dessa maneira, o objetivo geral deste projeto é flagrar as condições de emergência de sentido da chamada nova classe média ou classe C nas telenovelas I love Paraisópolis e A regra do Jogo. Dito de outro modo, procurar-se-á analisar a discursivização da nova classe média nas referidas produções teledramatúrgicas, entendendo-a como efeito de sentido orquestrada por meio de uma enunciação (sincrética, no caso do texto audiovisual) da qual se depreende um ponto de vista, ou seja, um enunciador. Desse modo, pela perspectiva adotada, será possível compreender as duas dinâmicas articuladas pela telenovela, a saber: a narrativa e o discurso. Enquanto aquela se refere à estrutura folhetinesca em que se assenta telenovela, este é o lugar privilegiado da manifestação da ideologia nos textos e da relação entre linguagem e sociedade.
    • Nome do projeto: Luz, Câmera, Escola: Inserção dos dispositivos móveis nos processos pedagógicos (2016 - 2016
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MENDES, C. M. .
      Descrição: O presente projeto visa a capacitar jovens poços-caldenses quanto às potencialidades dos dispositivos móveis como produtores de conteúdo na realidade contemporânea da comunicação. Ao longo da aplicação, este projeto busca promover uma nova visão quanto ao uso de celulares, câmeras digitais, tablets e demais dispositivos tecnológicos móveis que atualmente são vistos com maus olhos por alguns docentes no ambiente escolar. Dessa forma, os envolvidos poderão identificar, de maneira gradativa, formas produtivas de gerar conteúdo intelectual com os equipamentos comuns, já disponíveis na vida do estudante do ensino fundamental e médio. Os produtos gerados ao longo do processo de aplicação das oficinas servirão como acervo de material audiovisual autoral com o reflexo da realidade estudantil e da comunidade local que a escola atende. Esses produtos contribuem também ao fomentar e despertar o interesse na produção cinematográfica independente, levantando questões e esclarecendo dúvidas sobre a produção de material audiovisual. Para isso, parte-se de um percurso metodológico que resgata a origem das imagens em movimento, seu desenvolvimento de acordo com o contexto social-político e econômico, chegando à introdução de técnicas de roteirização, produção e edição de vídeos, demonstrando as potencialidades comunicativas dos dispositivos disponíveis. A proposta é mostrar que hoje todo cidadão que tenha força de vontade e boas ideias pode produzir um bom filme e expressar seu potencial artístico com baixo custo e um resultado final de boa qualidade.
    • Nome do projeto: Reconstruindo uma imagem: Um estudo semiótico comparativo sobre as identidades visuais do PT nas eleições municipais de 2012 e 2016 em São Paulo, Belo Horizonte e Poços de Caldas (2017 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MENDES, C. M. , SANAIOTTE, M. H. .
      Descrição: Este projeto se propõe a analisar as mudanças na identidade visual das campanhas eleitorais de candidatos do Partido dos Trabalhadores (PT) à prefeitura das cidades de São Paulo (SP), Fernando Haddad (2012 e 2016); Belo Horizonte (MG), Patrus Ananias (2012) e Reginaldo Lopes (2016); e Poços de Caldas (MG), Eloísio do Carmo Lourenço (2012 e 2016). Em virtude de escândalos políticos como o ?mensalão?, o ?pretrolão?, denúncias envolvendo o ex-presidente Lula, entre outros, que culminaram no impeachment da presidenta Dilma Rousseff, o Partido dos Trabalhadores passa atualmente por uma profunda crise de identidade. Desse modo, a imagem negativa que passou a estar atrelada ao PT, largamente fomentada pelos meios de comunicação, tornou-se um obstáculo aos candidatos da legenda na campanha de 2016 às prefeituras municipais . Portanto, colocou-se a esses candidatos o seguinte dilema: como ser candidato do PT sem parecer sê-lo ou, ainda, como desvincular a imagem de um candidato à imagem de seu respectivo partido, não obstante esse candidato seja um candidato filiado ao PT? Assim, se em 2012, na identidade visual das campanhas políticas de Fernando Haddad, Patrus Ananias e Eloísio do Carmo Lourenço, figuravam as cores vermelha e branca e a estrela que simboliza o partido, o mesmo não se verifica nas identidades visuais dos candidatos à (re)eleição pelo PT em 2016, Fernando Haddad, Reginaldo Lopes e Eloísio do Carmo Lourenço. Em cada uma das identidades visuais desses candidatos, adota-se uma estratégia de identidade visual que foge do vermelho, em alusão direta ao partido, e outras artimanhas, como diminuir a importância da estrela ou bani-la por completo. Entende-se que tais procedimentos da linguagem visual visam a desvincular esses candidatos à imagem negativa que atualmente tem o Partido dos Trabalhadores no Brasil. Desse modo, pretende-se desenvolver uma pesquisa que tem como objeto as identidades visuais dos candidatos do PT à prefeitura de São Paulo, Belo Horizonte e Poços de Caldas nas eleições de 2012 e 2016, tendo como base a teoria semiótica de Charles Sanders Peirce (cf. SANTAELLA 2002; SANTAELLA; NOTH, 2010; PINTO, 1995) no que diz respeito às estratégias comunicacionais/semióticas adotadas nessas peças de propaganda política, a semiótica da marca (Cf. PEREZ, 2007), os estudos sobre sintaxe visual (cf. DONDIS; CAMARGO, 1997), além dos estudos sobre a cor como informação (cf. GUIMARÃES, 2000).
    • Nome do projeto: CINE-ESCOLA: cinema e produção audiovisual como formas de multiletramentos de crianças e jovens (2017 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MENDES, C. M. .
      Descrição: O presente projeto visa a fomentar as formas de multiletramentos de jovens e crianças de Poços de Caldas por meio do contato com a linguagem cinematográfica e de técnicas de produção audiovisual. O conceito de multiletramentos se refere, segundo Rojo (2012), a duas formas de multiplicidade que se encontram presentes nas sociedades urbanas e contemporâneas. A primeira delas diz respeito à multiplicidade cultural das populações; a segunda, por sua vez, à multiplicidade semiótica ? linguagens verbais e não verbais articuladas ? que constituem os mais diversos tipos de textos que circulam em sociedade. Assim, o projeto ?CINE-ESCOLA: cinema e produção audiovisual como formas de multiletramentos de crianças e jovens? pretende, ao possibilitar o acesso às mais diversas formas de manifestações cinematográficas, às técnicas de produção de roteiro, captação de imagens e edição, fomentar as formas de multiletramentos dos alunos das redes municipal e estadual de ensino de Poços de Caldas. Com isso, o projeto pretende capacitar o público para compreender produções cinematográficas no que diz respeito: (1) aos estilos cinematográficos a que pertencem (linguagem audiovisual, questões estéticas, etc.); (2) a fazer uma leitura crítica dessas produções (questões éticas e sociais que perpassam obras); (3) oferecer subsídios para a produção de materiais audiovisuais, especificamente, técnicas de produção de roteiro, captação de imagens e edição de vídeo. Dessa forma, ao capacitar público do projeto quanto à questões de natureza técnica, ética e estética do universo cinematográfico, possibilitar-se-á o fomento de formas de multiletramentos desses jovens, por meio de uma perspectiva dialógica de construção de conhecimento. Para isso, parte-se de um percurso metodológico que resgata a origem das imagens em movimento, seu desenvolvimento de acordo com o contexto social-político e econômico, chegando à introdução de técnicas de roteirização, produção e edição de vídeos. Segundo Soares (2012), se o conceito de alfabetização se refere à codificação/decodificação da leitura e da escrita e se o conceito de letramento diz respeito aos usos sociais da leitura e da escrita, pode-se afirmar, na esteira de Freire (1970, 1987), que o principal objetivo do letramento é a promoção da mudança social. Desse modo, considerando que, na sociedade contemporânea, jovens e crianças, desde muito cedo, têm acesso aos mais diversos tipos de linguagens (fotografia, desenhos, pinturas, cinema, etc.), a importância do presente projeto é oferecer subsídios para se trabalhar criticamente essas linguagens de caráter multissemiótico. O projeto pretende, assim, promover o fomento das formas de multiletramentos de jovens para que possam, efetivamente, fazer uso social das formas de linguagem não somente escritas, mas da articulação das linguagens verbal e visual, sendo o cinema umas de suas principais formas de manifestação.
    • Nome do projeto: Política em jogo: uma análise semiótica do discurso político-ideológico do game Call of Duty: Ghosts (2016 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MENDES, C. M. , DIAS, R. A. .
      Descrição: Este projeto visa a estudar o game Call of Dutty: Ghots, um jogo popular e mercadologicamente representativo, cujo enredo é uma guerra fictícia entre América Latina e Estados Unidos. O referido jogo eletrônico será abordado sob a perspectiva comunicacional e semiótica, sendo o propósito deste projeto evidenciar como se constrói no e pelo game um discurso de caráter ideológico. Dessa forma, parte-se do princípio de que tal jogo eletrônico enquadra-se no que Althusser (2003) chama de aparelho ideológico do estado. A pesquisa que ora se propõe tem, dessa maneira, o propósito de contribuir para os estudos dos games no campo da comunicação, já que o tema tem ganhado cada vez mais destaque, muito embora estudos sobre jogos eletrônicos no campo comunicacional ainda sejam pouco numerosos. Para evidenciar o que aqui se propôs, será utilizada a teoria semiótica francesa (cf. BARROS, 2002), da qual far-se-á uso do percurso gerativo de sentido (simulacro de interpretação do sentido dos textos no qual a significação se constrói em três patamares: nível fundamental, narrativo e discursivo). O percurso gerativo do sentido prestar-se-á à análise de cunho narratológico e discursivo do jogo em questão. Complementarmente, adotar-se-á a perspectiva sociossemiótica de Eric Landowski (2014) para analisar o aspecto ludológico do jogo em questão, uma vez que tal teoria permite que se estudem as interações entre jogador e jogo. Assim, o referido objeto será analisado tanto no que se refere a seu aspecto narratológico, quanto no que tange a seu caráter ludológico, de modo a fazer convergir as duas perspectivas. Considerando ainda o jogo eletrônico como um texto sincrético, isto é, aquele que articula várias linguagens de manifestação, o presente projeto procurará analisar de que maneira se conjugam tais linguagens e quais os sentidos político-ideológicos podem ser depreendidos de tal texto, considerando, para tal, teorias sobre ideologia como as de Althusser (2003) e Chauí (2001), para demonstrar a relação do jogo eletrônico em questão com ideologias políticas. Além disso, para abordar o game Call of Dutty: Ghots será necessário realizar uma metodologia de natureza participava (cf. FALCÃO, 2011), com o intuito de considerar o enredo do jogo eletrônico como um todo, em todos os aspectos que lhe são próprios, do início ao fim.
    • MENDES, C. M. . Revista Estudos Semióticos, vol. 5, n. 2.. 2009 - Revisor de periódico
    • MENDES, C. M. . Intercom ? Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. 2011 - Parecerista ad hoc
    • MENDES, C. M. . Revista Estudos Semióticos, vol. 6, n. 1.. 2010 - Revisor de periódico
    • MENDES, C. M. . Revista Estudos Semióticos, vol 6, n. 2.. 2010 - Revisor de periódico
    • MENDES, C. M. . Revista Estudos Semióticos, vol. 7, n. 2.. 2011 - Revisor de periódico
    • MENDES, C. M. . Revista Texto Livre: Linguagem e Tecnologia. 2011 - Parecer de artigo
    • MENDES, C. M. . Revista Texto Livre: Linguagem e Tecnologia. 2011 - Revisor de periódico
    • MENDES, C. M. . Revista Raído - Editora da Universidade Federal da Grande Dourados. 2012 - Parecerista ad hoc
    • MENDES, C. M. . Revista Casa - Cadernos de Semiótica Aplicada. 2013 - Parecerista ad hoc
    • MENDES, C. M. . Revista Casa - Cadernos de Semiótica Aplicada. 2014 - Parecer de artigo
    • MENDES, C. M. . Revista Recorte. 2014 - Parecer de artigo
    • MENDES, C. M. . Vol. 13, nº 2, dezembro de 2015, dos CASA: Cadernos de Semiótica Aplicada. 2015 - Parecer de artigo
    • MENDES, C. M. . Revista de Estudos da Linguagem da Faculdade de Letras da UFMG. 2016 - Parecer de artigo
    • MENDES, C. M. . Revista Diálogo das Letras (ISSN 2316-1795) vol. 05, n. 01, jan./jun. 2016 - Parecer de artigo
    • MENDES, C. M. . Comissão Avaliadora de Projetos do Fundo de Incentivo à Pesquisa (FIP). 2016 - Parecerista ad hoc
    • MENDES, C. M. . Parecer para Revista Significação: Revista de Cultura Audiovisual (ISSN DIGITAL: 2316-7114). 2017 - Parecer de artigo
    • MENDES, C. M. . Parecer para Revista Estudos Semióticos (USP). 2017 - Parecer de artigo
    • MENDES, C. M. . Parecer para Revista Matrizes. 2017 - Parecer de artigo
    • MENDES, C. M. . Parecer para Revista Prolíngua. 2017 - Parecer de artigo
    • MENDES, C. M. . Parecer para Revista Entreletras. 2017 - Parecer de artigo
    • MENDES, C. M. . Parecer para Projeto de Pós-doutorado. 2017 - Parecerista ad hoc
    • Graduacao:
      • Curso: Comunicação Social
        Nome da Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais
        Título: O falar do Jornal Nacional: produção e recepção de um sotaque de natureza ideológica
        Ano de conclusão: 2006
    • Mestrado:
      • Curso: Estudos Lingüísticos
        Nome da Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais
        Ano de conclusão: 2009
    • Doutorado:
      • Curso: Lingüística
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2013
    • Universidade Federal de Minas Gerais:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Revista Texto Livre: Linguagem e Tecnologia:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - Atual ).
        Outras informações: Parecerista
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Revista Estudos Semióticos:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2013 ).
        Outras informações: ISSN 1980-4016
    • Estudos Semióticos (USP):
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - Atual ).
        Outras informações: Editor-Convidado, entre 2011 e 2013, da Revista Estudos Semióticos, publicação semestral em meio eletrônico do Programa de Pós-Graduação em Semiótica e Linguística Geral da Universidade de São Paulo. ISSN 1980-4016. Homepage do periódico: http://revistas.usp.br/esse/index. Atualmente atua como parecerista.
    • Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - Atual ).
    • Centro Universitário de Belo Horizonte:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2013 - 2014 ).
        Outras informações: Professor Adjunto I
    • CASA (Araraquara):
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - Atual ).
        Outras informações: Parecerista
    • Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2015 ).
        Outras informações: Docente
    • Recorte (UninCor):
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2015 ).
    • Memento (Três Corações):
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2015 ).