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Clarice Cohn

    • Clarice Cohn é professora associada do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de São Carlos. Coordenou o Observatório da Educação Escolar Indígena da UFSCar, com financiamento CAPES, e o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Antropologia da Criança (LEPAC), tendo feito parte, nesta mesma universidade, da Comissão de Ações Afirmativas e, posteriormente, do Grupo Gestor do Programa de Ações Afirmativas. Possui graduação em Ciências Sociais (1994), mestrado (2000) e doutorado em Antropologia Social (2006) pela Universidade de São Paulo, e é Pós-Doutora pela Université Paris Ouest Nanterre La Défense (2016). É associada da Associação Brasileira de Antropologia (ABA) e membro do Public Issues and Action Committee (PIAC) ligado à associação internacional de antropologia Society for the Anthropology of Lowland South America (SALSA). Tem experiência de pesquisa, docência e orientação na área de Antropologia, com ênfase em Etnologia Indígena. Pesquisa com os Mebengokré-Xikrin, povo indígena de língua Jê que vive no Pará, e atua principalmente nos seguintes temas: antropologia, etnologia indígena, estudos Jê, crianças indígenas, antropologia da criança, antropologia da educação e educação escolar indígena.

       

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    • A INTERCULTURALIDADE NA ESCOLA INDÍGENA E NA INCLUSÃO DOS ÍNDIOS NA UNIVERSIDADE
    • A INTERCULTURALIDADE NA ESCOLA INDÍGENA
    • Etnografias de escolas indígenas: da gestão ao cotidiano escolar
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    • Cohn, Clarice . Grafismo Indígena - ensaios de antropologia estética. São Paulo : Revista de Antropologia , 1991 (Resenha de Livro)
    • Cohn, Clarice . Urucum, jenipapo e giz: a educação escolar indígena em debate. Brasília : Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais/MEC , 2003 (Resenha de Livro)
    • Cohn, Clarice . Ensaios sobre a riqueza do pensamento ameríndio. São Paulo : ANPOCS , 2003 (Resenha de Livro)
    • Cohn, Clarice . Accountability Horizontal: Novas Poliarquias. : , 1998 (Tradução)
    • Cohn, Clarice . A guerra fiscal e as incertezas do desenvolvimento. : , 1999 (Tradução)
    • Cohn, Clarice . O construtivismo no estudo das relações internacionais. : , 1999 (Tradução)
  • Trabalhos técnicos: 30
    • COHN, CLARICE . Membro da Rede Interinstitucional de Contenção do COVID-19 no Médio XIngu. 2019 (Assessoria)
    • COHN, CLARICE ; Mantovanelli da Silva, T. R. ; BELTRAME, C. B. ; TSELOUIKO, S. A. . Projeto Menire: fortalecimento da organização social e política das menire/mulheres Xikrin da TI Trincheira-Bacajá. 2014 (Assessoria)
    • Cohn, Clarice . Parecer ad hoc para o ?Concurso Brasileiro ANPOCS de Obras Cientificas, Teses e Dissertações Universitárias em Ciências Sociais ? Edição 2014?,. 2014 (Parecer)
    • Cohn, Clarice . Parecer ad hoc à revista Ethnos: Journal of Anthropology. 2014 (Parecer)
    • Cohn, Clarice . Parecer ad hoc à revista Ethnos: Journal of Anthropology. 2014 (Parecer)
    • Cohn, Clarice . Participação como consultora na reunião com a Procuradoria da República no Município de Altamira. 2013 (Outra)
    • Cohn, Clarice . Estudos Complementares do Rio Bacajá. 2012 (Outra)
    • Cohn, Clarice . Estudos Complementares do Rio Bacajá. 2012 (Assessoria)
    • Cohn, Clarice . Parecer ad hoc a pedido enviado à CAPES. 2012 (Parecer)
    • Cohn, Clarice . Parecer ad hoc a pedido enviado à CAPES. 2012 (Parecer)
    • Cohn, Clarice . Programa Médio Xingu - Plano Básico Ambiental Componente Indígena. 2011 (Consultoria)
    • Cohn, Clarice ; KAXINAWA, J. M. ; BONFIM, A. B. ; CREMONERE, C. ; ALMEIDA, A. C. ; BELISARIO, C. ; GOBBI, I. . Grupo de Trabalho Técnico Multidisciplinar para as Diretrizes da Educação Escolar Indígena. 2010 (Outra)
    • Cohn, Clarice ; GIARRIZO, T. ; ASSIS, V. . Plano de Trabalho para os Estudos Complementares do Rio Bacajá. 2010 (Elaboracao_de_projeto)
    • Cohn, Clarice . Parecer ad hoc de pedido de auxílio a Professor Visitante para a FAPESP. 2009 (Parecer)
    • Cohn, Clarice . Parecer ad hoc de solicitação de bolsa de Pós-Doutorado para a FAPESP. 2009 (Parecer)
    • Cohn, Clarice . Parecer ad hoc de solicitação de bolsa de Iniciação Científica para a FAPESP. 2009 (Parecer)
    • Cohn, Clarice . Parecer ad hoc para a Revista Tellus. 2009 (Parecer)
    • Cohn, Clarice . Parecer ad hoc para a Revista de Antropologia (USP). 2009 (Parecer)
    • Cohn, Clarice . Parecer ad hoc para a Revista Brasileira de Ciências Sociais. 2009 (Parecer)
    • Cohn, Clarice . Mostra de Etnologia Brasileira - Brasil Indígena. 2002 (Consultoria)
    • Cohn, Clarice . Aprendendo com a diferença. 1997 (Assessoria)
    • Cohn, Clarice . Parecer ad hoc para a revista Horizontes Antropológicos. 2010 (Parecer)
    • Cohn, Clarice . Parecer ad hoc de relatório final de pesquisa em Iniciação Científica para a FAPESP. 2009 (Parecer)
    • Cohn, Clarice ; GIANNINI, I. V. . EIA/RIMA Vol.35, Tomo 5, Estudo Socioambiental da TI Trincheira Bacajá. 2009 (Relatorio_tecnico)
    • Cohn, Clarice . Parecer de solicitação de bolsa de pesquisa em nível Mestrado para a FAPESP. 2009 (Parecer)
    • Cohn, Clarice . Parecer sobre projeto de pesquisa apresentado em solicitação de bolsa de mestrado FAPESP. 2009 (Parecer)
    • Cohn, Clarice . Parecer de projeto de pesquisa para solicitação de bolsa de mestrado FAPESP. 2009 (Parecer)
    • Cohn, Clarice . Revisão técnica - Globalização e integração regional: atitudes sindicais e impactos sociais. 1998 (Outra)
    • Cohn, Clarice . Parecer para os Referenciais para a Formação de Professores Indígenas. 2000 (Parecer)
    • Cohn, Clarice . Bolsa Família - Indigenous/Quilombolas Peoples Development Plan. 2004 (Relatorio_tecnico)
    • COHN, CLARICE . ?Xikrin Children and the Bacajá River?. 2022 (Comunicacao)
    • COHN, CLARICE . Os Xikrin do Bacajá e a UHE Belo Monte. 2023 (Conferência)
    • COHN, CLARICE . ETNOGRAFIA EM TEMPOS DE BELO MONTE: REFLEXÕES SOBRE PESQUISA E POLÍTICAS INDÍGENAS COM OS XIKRIN DO BACAJÁ. 2022 (Conferência)
    • COHN, CLARICE . Da política e da guerra ameríndias: os Xikrin do Bacajá e a construção de Belo Monte. 2023 (Comunicacao)
    • COHN, CLARICE . Debatedora do Panel Economias alimentares em transformação na América indígena. 2023 (Outra)
    • COHN, CLARICE . Gestar, parir, nascer: mudanças na saúde reprodutiva das mulheres Xikrin do Bacajá. 2023 (Comunicacao)
    • COHN, CLARICE . Políticas e culturas: mobilizações contemporâneas dos Xikrin do Bacajá. 2023 (Seminário)
    • COHN, CLARICE ; SOUZA . Saúdes xikrin: terapêuticas e o feminino. 2021 (Comunicacao)
    • COHN, CLARICE . Debatedora no GT31: Diálogos antropológicos com o fazer científico, literário, artístico ameríndio. 2022 (Outra)
    • COHN, CLARICE . Debatedora no evento Perspectivas Feministas na Amazônia Indígena. 2021 (Outra)
    • COHN, CLARICE . Fazendo pessoas, fazendo coletivos: as mulheres Xikrin do Bacajá. 2021 (Conferência)
    • COHN, CLARICE . Fazer pesquisa com crianças indígenas em tempos de pandemia. 2020 (Conferência)
    • COHN, CLARICE . Os Xikrin do Bacajá frente à COVID-19. 2020 (Conferência)
    • COHN, CLARICE ; DE SANTANA, JOSÉ VALDIR JESUS . Tornar-se forte na cultura e experimentar a alteridade: dois projetos de escolarização em diferentes povos indígenas no Brasil, os Tupinambá de Olivença e os Xikrin do Bacajá. 2021 (Comunicacao)
    • COHN, CLARICE . Indigenous Women in Brazilian Universities: Deconstructing Gender and Scientific Knowledges. 2016 (Conferência)
    • COHN, CLARICE . What does it mean to learn by observing? Hearing and seeing among the Xikrin, Brazilian Amazonia. 2016 (Conferência)
    • COHN, CLARICE . 'Ques?t que ce que les enfants xikrin nous apprennent sur les Xikrin (Amazonie brésilienne)'. 2016 (Conferência)
    • COHN, CLARICE . Indigenous rights and national projects in Brazil. 2016 (Conferência)
    • COHN, CLARICE . Etre enfant indigène dans le Brésil contemporain : réflexions à partir de l?anthropologie de l?enfance et de l?éducation et de l?ethnologie indigène. 2016 (Conferência)
    • COHN, CLARICE . Hearing and Seeing: Xikrin (Brazil) ways of knowing and the schooling system. 2016 (Conferência)
    • COHN, CLARICE . Antropologia da criança: sua consolidação e futuros caminhos. 2017 (Conferência)
    • COHN, CLARICE . Antropologia da Criança. 2017 (Conferência)
    • COHN, CLARICE . A ANTROPOLOGIA DA CRIANÇA E A ANTROPOLOGIA TRANSESPECÍFICA: DIÁLOGOS COM E A PARTIR DAS CRIANÇAS INDÍGENAS. 2018 (Conferência)
    • COHN, CLARICE . Retornado o material audiovisual: os dilemas de uma antropóloga. 2018 (Comunicacao)
    • COHN, CLARICE . A educação escolar indígena. 2018 (Conferência)
    • COHN, CLARICE . O BRASIL INDIGENA E A GESTÃO ANTI-INDÍGENA. 2019 (Comunicacao)
    • COHN, CLARICE . Quando a consulta prévia não é feita: o caso de Belo Monte. 2019 (Comunicacao)
    • COHN, CLARICE . Pesquisas em antropologia da criança. 2019 (Conferência)
    • COHN, CLARICE . Ciências e saberes Indígenas. 2019 (Conferência)
    • COHN, CLARICE . Memória Indígena, silenciamento e resistência. 2019 (Conferência)
    • COHN, CLARICE . AS CRIANÇAS INDÍGENAS E SUAS ANTROPOLOGIAS. 2019 (Conferência)
    • Cohn, Clarice ; TSELOUIKO, S. A. . Transformando as relaçlões, transformando a comida na produção de pessoas Mebengokre-Xikrin.. 2015 (Comunicacao)
    • Cohn, Clarice ; TSELOUIKO, S. A. . Fazer roças: a produção de pessoas e relações pelas mulheres Mebengpkré Xikrin.. 2015 (Comunicacao)
    • COHN, CLARICE . A 'infância? nas propostas de educação escolar indígena diferenciada no Brasil. 2014 (Comunicacao)
    • Cohn, Clarice . Direitos de crianças indígenas e violência sexual no contexto de Grandes Obras. 2013 (Conferência)
    • SANTANA, V. ; Cohn, Clarice . ?Sobre escolas indígenas e sobre crianças indígenas: algumas reflexões'. 2013 (Comunicacao)
    • Cohn, Clarice . A cultura na escola indígena. 2013 (Simposio)
    • Cohn, Clarice . A escolarização dos Xikrin do norte do Brasil: noções indígenas de aprendizagem e contextos.. 2013 (Comunicacao)
    • Cohn, Clarice ; DAL'BÓ, T. L. . O ingresso dos estudantes indígenas em cursos regulares nas universidades e os desafios da interculturalidade: o caso da Universidade Federal de São Carlos, Brasil. 2013 (Comunicacao)
    • Cohn, Clarice . COMER BEM E PARTILHAR A COMIDA: A ALIMENTAÇÃO DAS CRIANÇAS MEBENGORKÉ-XIKRIN. 2012 (Comunicacao)
    • Cohn, Clarice ; BELTRAME, C. . A educação indígena no Brasil: as e culturas indígenas nas práticas pedagógicas. 2012 (Comunicacao)
    • Cohn, Clarice . A inclusão dos índios no Ensino Superior: o PAA da UFSCar. 2011 (Comunicacao)
    • Cohn, Clarice . A inclusão dos índios no Ensino Superior: o PAA da UFSCar. 2011 (Comunicacao)
    • Cohn, Clarice . Políticas públicas ambientais. 2011 (Outra)
    • Cohn, Clarice . La Ricerca sul Campo in Amazzonia. 2010 (Outra)
    • Cohn, Clarice . Os Mebengokré-Xikrin: um debate sobre identidade. 2010 (Comunicacao)
    • Cohn, Clarice . Convivência Familiar e Comunitária - Desafios atuais no mundo da cultura. 2009 (Seminário)
    • Cohn, Clarice . Children Drawings and Indigenous Cultures: how Mebengokre-Xikrin children from Brazil picture their culture. 2011 (Comunicacao)
    • Cohn, Clarice . Children Drawings and Indigenous Cultures: how Mebengokre-Xikrin children from Brazil picture their culture. 2011 (Conferência)
    • Cohn, Clarice . Indigenous schooling education in Brazil: from colonial times to to-day`s experiences. 2011 (Conferência)
    • Cohn, Clarice . CHAIRMAN - PANEL 11: CHILDREN IN INTER-ETHNIC RELATIONS. 2011 (Outra)
    • Cohn, Clarice ; SZULC, A. . Anthropology & Childhood in South America. 2011 (Conferência)
    • Cohn, Clarice . Indigenous culture as viewed by mebengokre children of Brazil. 2011 (Comunicacao)
    • Cohn, Clarice . A tradução de cultura para os Mebengokré da perspectiva de suas crianças. 2010 (Comunicacao)
    • Cohn, Clarice . A tradução de cultura: o kukradjà mebengokré. 2010 (Comunicacao)
    • Cohn, Clarice ; TRAGANTE, C. ; Mantovanelli da Silva, T. R. ; SOUZA, F. J. A. ; BEGMAMI, P. S. . ENSAIOS SOBRE ANTROPOLOGIA DA CRIANÇA: METODOLOGIA E PERCURSOS DE PESQUISA. 2010 (Comunicacao)
    • Cohn, Clarice . Childhood and Indigenous Schooling in Brazil. 2010 (Comunicacao)
    • Cohn, Clarice . A ornamentação corporal das crianças mebengokré-xikrin. 2009 (Comunicacao)
    • Cohn, Clarice . Infancia Indígena en Brasil. 2009 (Conferência)
    • Cohn, Clarice . Uma revisão do fechamento social jê: o caso mebengokré. 2004 (Comunicacao)
    • Cohn, Clarice ; COHN, A. ; NAKAMURA, E. . O Programa Saúde da Família entre o público e o privado. 2004 (Comunicacao)
    • Cohn, Clarice . Modelos de acesso diferenciado á Universidade: o Vestibular Indígena da UFSCar. 2008 (Conferência)
    • Cohn, Clarice . A infância indígena: percurso de uma pesquisa. 2007 (Comunicacao)
    • Cohn, Clarice . Os Mebengokré-Xikrin e a 'pacificação': a guerra ameríndia reinventada. 2007 (Comunicacao)
    • Cohn, Clarice ; MARQUI, A. . Tornar-se aluno indígena: uma etnografia de uma escola Guarani Mbyá. 2009 (Comunicacao)
    • Cohn, Clarice . Relações de Diferença no Brasil Central: os Mebengokré e seus Outros. 2009 (Comunicacao)
    • Cohn, Clarice . A?infância? nas propostas de educação escolar indígena. 2009 (Comunicacao)
    • Cohn, Clarice . A criança, a morte e os mortos: o caso mebengokré-xikrin. 2009 (Comunicacao)
    • Cohn, Clarice . Adornments and toys. Mebengokre-Xikrin children and their objects. 2008 (Comunicacao)
    • Cohn, Clarice . Participação na Mesa Redonda "Modelos de acesso diferenciado à Universidade". 2008 (Seminário)
    • Cohn, Clarice . A tradução de cultura: os Mebengokré-Xikrin. 2008 (Comunicacao)
    • Cohn, Clarice . A Função Social da Guerra na Sociedade Tupinambá, de Florestan Fernandes. 2001 (Conferência)
    • Cohn, Clarice . Antropologia e Educação. 2002 (Conferência)
    • Cohn, Clarice . Antropologia e Educação ? a criança em perspectiva. 2002 (Comunicacao)
    • Cohn, Clarice . Antropologia, Infância e Educação. 2003 (Comunicacao)
    • Cohn, Clarice . Religiosidade Xikrin. 2003 (Conferência)
    • Cohn, Clarice . A Boa Fala: língua e cultura para os Mebengokré. 2004 (Comunicacao)
    • Cohn, Clarice . Território do sentido para as aprendizagens escolares: uma antropologia a serviço do aprender. 2005 (Comunicacao)
    • Cohn, Clarice . Educação Indígena. 2005 (Conferência)
    • Cohn, Clarice . Desenho das crianças Mebengokré-Xikrin: produção e comunicação de sentidos sobre o mundo. 2005 (Comunicacao)
    • NAKAMURA, E. ; Cohn, Clarice ; COHN, A. . O papel do ACS na consituição dos espaços públicos: entre as esferas pública e privada da vida social. 2005 (Comunicacao)
    • Cohn, Clarice . Criança indígena e aprendizagem: uma escuta antropológica. 2006 (Conferência)
    • Cohn, Clarice . Como trabalha o antropólogo. 1996 (Conferência)
    • Cohn, Clarice . A pesquisa em etnologia indígena. 1997 (Conferência)
    • Cohn, Clarice . História social da família. 1998 (Conferência)
    • Cohn, Clarice . História Social da Família. 1999 (Conferência)
    • Cohn, Clarice . A pesquisa em etnologia indígena. 2001 (Conferência)
    • Cohn, Clarice . A infância nas sociedades indígenas brasileiras. 2003 (Conferência)
    • Cohn, Clarice . Educação Indígena. 2000 (Conferência)
    • Cohn, Clarice . Uma revisão do fechamento jê: o caso mebengokré. 2004 (Comunicacao)
    • COHN, A. ; NAKAMURA, E. ; Cohn, Clarice . O Programa Saúde da Família entre o público e o privado. 2004 (Comunicacao)
    • Cohn, Clarice . Índios missionários: cultos protestantes entre os Xikrin do Bacajá. 2000 (Comunicacao)
    • Cohn, Clarice ; TASSINARI, A. M. I. . ST Do ponto de vista das crianças: pesquisas recentes em ciências sociais. 2007 (ANPOCS - Associação Nacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais)
    • Cohn, Clarice ; TASSINARI, A. M. I. . GT Do ponto de vista das crianças: pesquisas recentes em ciências sociais. 2008 (ANPOCS - Associação Nacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais)
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    • FAULHABER, P. ; Cohn, Clarice . GT 33 - A Tarefa da Tradução Cultural em Antropologia. 2008 (Associação Brasileira de Antropologia)
    • Cohn, Clarice ; Peggion, Edmundo ; BOLLETTIN, P. . Amazonia Indigena. 2009 (Centro de Stufdi Americanistici Circolo Amerindiano)
    • Cohn, Clarice . As Ciências Sociais e as Crianças. 2010 (ANPOCS (TEM Ciência))
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    • TASSINARI, A. M. I. ; Cohn, Clarice . ST 09 - Do ponto de vista das crianças: pesquisas recentes em ciências sociais. 2010 (ANPOCS)
    • TASSINARI, A. M. I. ; Cohn, Clarice . GT Antropologia da Criança: reconhecendo conhecimentos e saberes infantis na 27a. Reunião Brasileira de Antropologia. 2010 (Associação Brasileira de Antropologia)
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    • Cohn, Clarice . Seminário Nacional População em situação de rua. 2008 (Universidade Federal de São Carlos)
    • Cohn, Clarice . Simpósio Mundos Visuais e Sensoriais Andinos e Amazônicos: pesquisas recentes. 2010 (Universidade Federal de São Carlos)
    • Cohn, Clarice ; TASSINARI, A. M. I. ; GOMES, A. M. R. ; RIBEIRO, F. B. . Mesa: Antropologia da criança - qual antropologia?. 2011 (ANPOCS)
    • Cohn, Clarice ; CARVALHO, Maria Rosário . GT "Conflitos Ambientais, Terras e Territórios" do 1o. Encontro ANPOCS de Iniciação Científica. 2012 (ANPOCS)
    • Cohn, Clarice ; SUREMAIN, C-E. . Simpósio CHILDREN?S FOOD HERITAGE. ANTHROPOLOGICAL ISSUES. 2012 (54o. Congresso Internacional dos Americanistas)
    • Cohn, Clarice ; SANTIAGO, A. E. ; ROMAO, A. C. ; MARQUI, A. ; BELTRAME, C. ; MIRANDA, X. B. ; SILVA, C. B. ; BELEZINI, E. C. ; CAPELLI, C. . Seminário do Observatório da Educação Escolar Indígena - UFSCar. 2012 (Universidade Federal de São Carlos)
    • Cohn, Clarice ; BELTRAME, C. ; SANTIAGO, A. E. ; MIRANDA, X. B. ; MARQUI, A. ; CAPELLI, C. ; BELEZINI, E. C. ; SOUZA, E. ; SILVA, C. B. ; MONTEIRO, P. M. ; BOTELHO, T. . I Oficina de Material Didático para os povos indígenas de Altamira/PA. 2012 (Universidade Federal de São Carlos)
    • Cohn, Clarice ; SANTIAGO, A. E. ; MARQUI, A. ; BELTRAME, C. ; MIRANDA, X. B. ; BELEZINI, E. C. ; CAPELLI, C. ; MONTEIRO, P. M. ; SOUZA, E. ; SILVA, C. B. ; CLAUDIO, J. ; SILVA, D. B. . Reunião Final do Observatório da Educação Escolar Indígena ? UFSCar. 2012 (Universidade Federal de São Carlos)
    • Cohn, Clarice ; SANTOS, M. W. ; RODRIGUES, E. S. . I Encontro Nacional de Estudantes Indígenas. 2013 (Universidade Federal de São Carlos)
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    • Cohn, Clarice ; SANTOS, E. R. ; SILVA, C. B. ; SUNI, M. ; Silva, Jaime da ; Deivid, Wander . Políticas Públicas e Povos Indígenas no Brasil. 2013 (PPGPol e PPGAS - UFSCar)
    • VELDEN, F. V. ; Cohn, Clarice . GT Estudos Ameríndios - coordenação com Felipe Vander Veldem. 2013 (UFSCar)
    • Cohn, Clarice ; BELTRAME, C. ; MARQUI, A. ; SANTIAGO, A. E. ; SOLDAN, R. ; SILVA, C. B. ; BELEZINI, E. C. ; DANAGA, A. ; LAZZARINI, F. ; SANTANA, J. V. J. ; Mantovanelli da Silva, T. R. . II Seminário Criança/Infância Indígenas. 2014 (Universidade Federal de São Carlos)
    • COHN, CLARICE ; Peggion, Edmundo . GT Estudos Etnológicos com Edmundo Peggion. 2014 (Universidade Federal de São Carlos)
    • COHN, CLARICE ; GUERREIRO JUNIOR, A. ; CUNHA, E. T. ; GAMO, Alessandro . O Cinema Indígena e a Antropologia. 2014 (Universidade Federal de São Carlos)
    • COHN, CLARICE ; MARQUI, A. ; SILVA, C. B. . Oficina de Material Didático para as Escolas Indígenas Baniwa e Coripaco do Alto Rio Negro. 2014 (Universidade Federal de São Carlos)
    • COHN, CLARICE ; BELTRAME, C. ; BELEZINI, E. C. . Oficina de Materiais Didáticos para uso nas Escolas Indígenas Xikrin do Bacajá e Arara do Laranjal do Município de Altamira. 2014 (Universidade Federal de São Carlos)
    • COHN, CLARICE ; LEITE, Luiza . Oficina de texto e imagens em Materiais Didáticos. 2014 (Universidade Federal de São Carlos)
    • COHN, CLARICE ; BELTRAME, C. ; Mantovanelli da Silva, T. R. ; SANTIAGO, A. E. ; SOLDAN, R. L. ; SIQUEIRA, J. . Oficina de Elaboração de Material Didático sobre Ictiofauna para as escolas Xikrin do Bacajá. 2014 (Universidade Federal de São Carlos)
    • Cohn, Clarice ; COLANGELO, A. . Coordenação da Mesa ?Construcciones diversas de niñez, crianza y aprendizaje en América Latina y su lugar en las políticas públicas de educación y salud. 2014 (CLACSO)
    • Cohn, Clarice ; OLIVEIRA, J. P. . Povos indígenas, educação superior e ações afirmativas: discutindo experiências.. 2015 (67ª Reunião Anual SBPC)
    • Cohn, Clarice . IV Seminário de Antropologia da UFSCar. 2017 (Universidade Federal de São Carlos)
    • COHN, CLARICE ; RIFIOTIS, F. C. . Coordenação do Grupo de Trabalho 09. Antropologia da Criança: conjugando direitos e protagonismo social na 31a. RBA - Reunião Brasileira de Antropologia. 2018 (Associação Brasileira de Antropologia - ABA)
    • RIFIOTIS, F. C. ; COHN, CLARICE ; SZULC, A. . GT 35 - Crianças nas Antropologias do Sul: conjugando sujeitos, direitos e protagonismo social.. 2019 (XIII Reunião de Antropologia do Mercosul (RAM))
    • COHN, CLARICE . Coordenadora da Sessão "(Etno)desenvolvimento: Projetos e Autonomia: indígenas face ao Estado. 2019 (CPEI/Unicamp e LETs/UFSCar)
    • COHN, CLARICE ; FISHER, W. . Fórum Indigenous rights reversals in Brazil under Bolsonaro. 2019 (Society for the Anthropology of Lowland South America)
    • COHN, CLARICE ; DIAS, D. M. ; ATHILA, A. . Panel "Economias alimentares em transformação na América indígena". 2023 (SALSA - Sociedad para la Antropología de las Tierras Bajas de Sur América)
    • Cohn, Clarice ; SZULC, A. . Simpósio Niños y niñas indígenas de Americas: continuidades y transformacionas. 2009 (53 Congresso Internacional de Americanistas)
    • Cohn, Clarice ; PEREIRA, Levi Marques . Pesquisa com crianças indígenas. 2008 (Universidade Católica Dom Bosco - UCDB)
    • Cohn, Clarice ; TASSINARI, A. M. I. . A prática cotidiana na escola indígena: os processos próprios de ensino e aprendizado e as interações em aula. 2006 (Comissão de Ensino da Associação Brasileira de Antropologia)
    • Cohn, Clarice . Os índios e a sociedade brasileira. 2001 (Departamento de Antropologia - FFLCH/USP)
    • Cohn, Clarice ; WEBER, I. ; Mantovanelli da Silva, T. R. ; BRANDAO, L. ; MATOS, K. ; LADEIRA, A. . História e Direitos Indígenas no Curso de Agentes Ambientais Xikrin (módulo 1). 2017 (Plano de Gestão Territorial e Ambiental (PGTA) da Terra Indígena Trincheira Bacajá)
    • Cohn, Clarice ; Mantovanelli da Silva, T. R. ; MATOS, K. ; BRANDAO, L. . História e Direitos Indígenas no Curso de Agentes Ambientais Xikrin (módulo 2). 2017 (Plano de Gestão Territorial e Ambiental (PGTA) da Terra Indígena Trincheira Bacajá)
    • COHN, CLARICE . História e Direitos Indígenas no curso de Formação de Agentes Ambientais Xikrin - 3o. Módulo. 2018 (TNC/BNDES/PNGATI)
    • COHN, CLARICE . História e Direitos Indígenas no curso de Formação de Agentes Ambientais Xikrin - 4o. Módulo. 2018 (TNC/BNDES/PNGATI)
    • Cohn, Clarice ; COHN, A. ; ELIAS, P. E. . Avaliação da experiência de gestão do Hospital de Ensino em São Bernardo: uma parceria inovadora entre o governo local e a Fundação do ABC (Relatório da primeira etapa). 1999
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    • Cohn, Clarice ; DAL'BÓ, T. L. ; MARQUI, A. . A INTERCULTURALIDADE NA ESCOLA INDÍGENA E NA INCLUSÃO DOS ÍNDIOS NA UNIVERSIDADE. 2009
    • Cohn, Clarice . Relatório Parcial - Observatório da Educação Escolar Indígena da UFSCar. 2010
    • Cohn, Clarice ; BELEZINI, E. C. ; BELTRAME, C. ; GALLI, E. ; Mantovanelli da Silva, T. R. ; MARQUI, A. ; MIRANDA, X. B. ; PATRIOTA, B. ; ROMAO, A. C. ; SANTIAGO, A. E. ; SILVA, C. B. ; SILVA, D. B. ; SOUZA, E. ; CLAUDIO, J. . Relatório Parcial - Observatório da Educação Escolar Indígena da UFSCar. 2011
    • Cohn, Clarice ; SANTIAGO, A. E. ; ROMAO, A. C. ; BELTRAME, C. ; MIRANDA, X. B. ; BELEZINI, E. C. ; MARQUI, A. ; CLAUDIO, J. ; SILVA, C. B. ; SILVA, D. B. ; SOUZA, E. . Relatório Parcial do Projeto 'A educação escolar indígena em duas realidades: uma comparação entre os Territórios Etnoeducacionais Amazônia Oriental e do Rio Negro'. 2012
    • Cohn, Clarice ; COHN, A. ; ELIAS, P. E. . Avaliação da experiência de gestão do Hospital de Ensino em São Bernardo: uma parceria inovadora entre o governo local e a Fundação do ABC (2o. Relatório Parcial). 2000
    • Nome do projeto: Análise dos Custos Econômicos, Sociais e Humanos dos Acidentes de Trabalho no Município de São Paulo (2002 - 2003
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: Cohn, Clarice , SAITA, E. K. .
    • Nome do projeto: Consultoria dos componentes sociiais do programa de Atuação em Cortiços (PAC-BID) - Disseminação e resultados de investigações realizadas sobre as condições sociais, de vida, habitação e saúde das populações vivendo em condições precárias nas áreas c (2000 - 2001
      Natureza: Desenvolvimento
      Integrantes: Cohn, Clarice , NAKAMURA, E. , COHN, A. , GOUVEIA, N. .
      Descrição: Como resultado da participação no projeto financiado pela Comunidade Européia (EC Concerted Action: Health and Human Settlements in Latin America) três parceiros ? um europeu (South Bank University), um da África do Sul (Johannesburg) e o Cedec ? promoveram uma oficina de trabalho durante uma semana para comparar e disseminar resultados de investigações realizadas sobre as condições sociais, de vida, habitação e saúde das populações vivendo em condições precárias nas áreas centrais das cidades de São Paulo e Johannesburg. Foram também envolvidos os agentes do serviço público (no caso de São Paulo, a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano - CDHU) e a comunidade no desenvolvimento de políticas habitacionais, na recomendação de programas de atuação e no estabelecimento de futuras investigações.
    • Nome do projeto: Avaliação da experiência de gestão do Hospital de Ensino em Sâo Bernardo do Campo: uma parceria inovadora entre o governo local e a Fundação do ABC (1999 - 2001
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: Cohn, Clarice , COHN, A. , ELIAS, P. E. , LUCIANO, A. R. , VERAS, D. B. , AKERMAN, M. , CARNEIRO JUNIOR, N. , PUGIN, S. R. , NASCIMENTO, V. B. .
      Descrição: No decorrer dos anos 90 a realidade brasileira vem surpreendendo os analistas, administradores e gestores da saúde com uma multiplicidade de experiências de gestão local que extrapolam os limites estreitos da possibilidade dicotômica entre o público (confundido sempre como sendo o exclusivamente estatal) e o privado. É dentro desse contexto ? o de identificar essa nova configuração do setor público da saúde ? que ganha importância a avaliação dessa experiência do Hospital Anchieta, por configurar uma parceria entre o nível municipal ? a Prefeitura de São Bernardo do Campo ? e uma organização fundacional, tendo como dupla finalidade a oferta de serviços hospitalares na região e o ensino. Trata-se de identificar os seus aspectos facilitadores e possíveis riscos aí presentes no sentido de imprimir uma racionalidade na gestão que possa distanciá-la da universalidade e da eqüidade na prestação de serviços hospitalares na região.
    • Nome do projeto: Direitos sociais, políticas de saúde e a construção da cidadania (2000 - 2002
      Natureza: Desenvolvimento
      Integrantes: Cohn, Clarice , NAKAMURA, E. , COHN, A. , ELIAS, P. E. , MARSIGLIA, R. M. G. , LUCIANO, A. R. .
      Descrição: O programa de atividades prevê: 1) Dar seguimento à publicação A Voz do Movimento, boletim trimestral, com tiragem de 5.000 exemplares, a ser distribuído para 1.200 Conselheiros Populares de Saúde com atuação nas Unidades de Saúde da Zona Leste de São Paulo e usuários dos serviços de saúde organizados sob a liderança do próprio Movimento de Saúde e da Pastoral de Saúde da Igreja Católica; 2) Dar seguimento ao projeto ?Descentralização da Saúde: novas formas de gestão no setor?. Trata-se agora de estudar em profundidade duas experiências das mais significativas no que diz respeito às conseqüências da interpenetração das lógicas pública e privada dos serviços públicos estatais sobre o acesso das classes populares aos serviços de saúde: o Hospital das Clínicas, no município de São Paulo; e o Hospital Anchieta, no município de São Bernardo do Campo?; 3) Dar início a uma nova vertente de investigação, complementar à anterior, e que diz respeito à análise de uma experiência concreta de implantação do Programa de Saúde da Família (PSF); 4) Adotar estratégias para fortalecer a sustentabilidade financeira do Cedec.
    • Nome do projeto: Programa Reforma do Estado e Cidadania: Combate a Corrupção e Modalidades de Gestão de Saúde (2001 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: Cohn, Clarice , NAKAMURA, E. , COHN, A. , ELIAS, P. E. , IANNI, A. M. Z. , BOUSQUAT, A. , QUITERIO, L. A. D. , MARSIGLIA, R. M. G. .
      Descrição: O projeto é composto por dois subprojetos: 1. Avaliação e Monitoramento de Programas de Atenção Básica no Brasil, que tem por objetivo investigar as diferenças entre as condições de vida e saúde das populações de regiões do município onde foi implantado o Programa de Saúde da Família (PSF), dividindo-as entre atendidas ou não atendidas por este Programa, para analisar seu impacto no que diz respeito ao acesso da população aos serviços de saúde e de como ela avalia o Programa, mas sobretudo o impacto da presença dos agentes comunitários de saúde, moradores da própria localidade, nas casas dos usuários no que diz respeito à representação que eles têm sobre saúde e sobre o direito à saúde; e 2. Sistema Supletivo de Assistência Médica no Brasil Contemporâneo e sua Função Social, que busca identificar as diversas lógicas de produção de serviços de distintas unidades hospitalares de saúde segundo seu perfil institucional de incorporação de tecnologia e seu perfil de articulação com as diferentes modalidades de provedores desse Sistema Supletivo de Assistência Médica (seguros e planos de saúde). São os seguintes os estudos de caso a serem aprofundados: Hospital Sírio Libanês (privado filantrópico, com alta incorporação tecnológica); Hospital Nove de Julho (privado lucrativo, com alta incorporação tecnológica); Hospital Evaldo Foz (privado lucrativo, vinculado a plano e seguro de saúde especifico, sem ofertar procedimentos médicos que impliquem tecnologia de ponta); Fundação Incor (público não estatal, com alta incorporação tecnológica).
    • Nome do projeto: A interação das esferas pública e privada da vida social e saúde: o estudo de quatro experiências do Programa de Saúde da Família na Grande São Paulo (2003 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: Cohn, Clarice , NAKAMURA, E. , COHN, A. , GOMES, A. P. A. , GUTIERRES, K. A. , TRINDADE, J. R. .
      Descrição: O eixo central das preocupações que norteiam esta pesquisa reside em, a partir do estudo de experiências de implementação do PSF em municípios da área metropolitana de S. Paulo, investigar a nova forma de interação entre as esferas pública e privada da vida social. Isso porque a proposta neles presente reside em co-responsabilizar profissionais de saúde e a população coberta pelo Programa nos processos envolvidos nos problemas de saúde presentes naquele território definido, já que as equipes de saúde responsabilizam-se pela população sediada em determinada base territorial. Especial atenção será dada à estratégia nuclear do PSF de visitação domiciliar por agentes comunitários e profissionais de saúde e a potencial normatização da vida familiar aí presente. Para tanto serão realizados quatro estudos de caso nos municípios de São Paulo, Diadema, São Bernardo do Campo e Santo André, não de uma perspectiva comparativa entre eles, mas a partir do confronto das realidades apresentadas pelas respectivas populações cobertas pelos Programas. Registre-se que o trabalho de campo envolvido conta com financiamento da Ford Foundation, que apóia um projeto de pesquisa mais amplo sobre o PSF nesses municípios, desenvolvido pelo Cedec.
    • Nome do projeto: Mudanças no sistema de saúde na América Latina: promoção e proteção da saúde no sistema descentralizado (1998 - 2001
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: Cohn, Clarice , NAKAMURA, E. , COHN, A. , LUCIANO, A. R. .
      Descrição: A pesquisa objetiva identificar os fatores que, no âmbito de sistemas descentralizados de saúde, favorecem ou impedem mudanças voltadas a um modelo de atenção à saúde de promoção, proteção e prevenção à doença, conforme defendido pelo atual discurso dos formuladores de políticas públicas de saúde latino-americanos. Prevê-se a análise comparativa de oito sistemas locais de saúde, selecionados para permitir três níveis de comparação: 1) entre sistemas locais de saúde similares no âmbito de um mesmo sistema nacional de saúde (Brasil e Chile); 2) entre sistemas locais de saúde urbanos e rurais no âmbito de um mesmo sistema nacional de saúde; 3) entre sistemas locais de saúde similares em dois distintos sistemas de saúde nacionais, ambos em processo de intenso debate sobre a reforma de seus respectivos sistemas de saúde (Brasil e Chile). Para tanto, são analisados dois sistemas locais de saúde rurais e dois urbanos para cada país (Brasil e Chile).
    • Nome do projeto: Antropologia, História e Educação: a questão indígena e a escola (1996 - 2000
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: Cohn, Clarice , SILVA, A. L. , Ferreira, Mariana K. L. .
    • Nome do projeto: Redes Ameríndias. Geração e Transformação de Relações nas Terras Baixas Sul-Americanas (2007 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: Cohn, Clarice , PERRONE-MOISES, B. , GALLOIS, D. T. .
      Descrição: Este projeto versa sobre a temática antropológica das redes de relações no universo ameríndio das terras baixas sul-americanas. Considerando a fecundidade heurística da noção de 'rede', em alternativa às noções clássicas de 'tribo', 'etnia' e 'sociedade', pretendemos investir em estudos etnográficos que serão desenvolvidos a partir de princípios comuns, relativos à geração e transformação de redes de relações. Como resultado, estaremos propondo uma nova síntese comparativa de como se organizam, em diferentes conjuntos regionais, redes de sujeitos, redes de discursos e redes de saberes, de acordo com as linhas de investigação aqui propostas. Este é um Projeto Temático, financiado pela FAPESP e desenvolvido no Núcleo de História Indígena e do Indigenismo da Universidade de São Paulo - NHII-USP
    • Nome do projeto: A INTERCULTURALIDADE NA ESCOLA INDÍGENA E NA INCLUSÃO DOS ÍNDIOS NA UNIVERSIDADE (2007 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: Cohn, Clarice , DAL'BÓ, T. L. , MARQUIS, A. .
      Descrição: Atualmente, experiências de educação escolar indígena diferenciada têm sido implantadas nos três níveis de ensino, inclusive na educação superior, seja por inclusão dos índios nas universidades, seja pela implantação de cursos voltados a essa população, como os de licenciatura intercultura, havendo já experiências várias e das mais variadas de formulação e implantação de escolas indígenas no Brasil, de acordo com diferenças socioculturais, demandas locais e sua especificidade. Esse projeto propõe a análise, por meio de pesquisas etnográficas em escolas indígenas e universidades, de como essa diferença é posta em prática e define experiências escolares e a experiência acadêmica universitária dos índios no Brasil, por meio de uma reflexão sobre os preceitos que as embasam e de análises de processos de implantação de escolas indígenas e da inclusão de índios nas universidades. O projeto conta com financiamento do CNPq, por meio do Edital MCT/CNPq 50/2006 (Proc. 400945/2007-0)
    • Nome do projeto: A INTERCULTURALIDADE NA ESCOLA INDÍGENA (2006 - 2008
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: Cohn, Clarice , MARQUI, A. .
      Descrição: A pesquisa visa discutir a interculturalidade na escola indígena, discutindo este que é um dos preceitos da educação escolar diferenciada para os índios por meio da observação das práticas pedagógicas em escolas indígenas, especialmente em uma escola guarani da Grande São Paulo. O projeto tem financiamento da UFSCar, por meio Programa Integrado de Apoio ao Docente Recém-Doutor (PIADRD).
    • Nome do projeto: A educação escolar indígena em duas realidades: uma comparação entre os Territórios Etnoeducacionais Amazônia Oriental e do Rio Negro - Observatório da Educação Escolar Indígena (2010 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: Cohn, Clarice , MARQUI, A. , SANTIAGO, A. E. , ROMAO, A. C. , PATRIOTA, B. , GALLI, E. , SILVA, C. B. , CLAUDIO, J. , SILVA, D. B. , BELEZINI, E. C. , BELTRAME, C. , TRAGANTE, C. , MIRANDA, X. B. , SILVA, V. C. , SANTANA, V. .
      Descrição: Esse projeto propõe uma pesquisa comparativa entre duas regiões com histórico e experiências de educação escolar indígena diferenciados, de modo a refletir sobre as possibilidades e as dificuldades para a efetivação de uma educação escolar intercultural, bilíngüe (ou multilíngüe) e que respeite os processos próprios de ensino e aprendizagem, tal como assegurado pela Constituição e demais normatizações, desenvolvendo pesquisas interdisciplinares, envolvendo professores e estudantes das áreas de Antropologia, Educação e Letras vinculados à Universidade Federal de São Carlos e professores indígenas atuantes em escolas, nos Territórios Etnoeducacionais 11 (Amazônia Oriental) e 1 (Rio Negro). Espera-se que a comparação entre essas duas realidades, com a participação ativa dos índios na formulação e execução das pesquisas e análise dos dados, contando com pesquisas etnográficas atentas ao ponto de vista indígena e um viés interdisciplinar, possa nos revelar o que tem sido bem sucedido e o que não, e talvez suas razões, na escolarização indígena diferenciada.
    • Nome do projeto: Etnografias de escolas indígenas: da gestão ao cotidiano escolar (2011 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: Cohn, Clarice , MARQUI, A. , SANTIAGO, A. E. , SILVA, C. B. , BELTRAME, C. .
      Descrição: Esse projeto propõe abordar experiências de escolarização indígena tomando como referência os pontos de vista indígenas. Propomos para tal realizar etnografias dos processos de gestão e do cotidiano e das práticas pedagógicas em escolas indígenas, de modo a entendê-las a partir dos povos indígenas que são atendidos por elas, e que se engajam nestes projetos escolares e demandam a implementação de escolas em suas aldeias e comunidades. Entendemos que a demanda e a adesão dos povos indígenas por todo o Brasil requer um esforço analítico da parte dos antropólogos de entendê-los, o que propomos fazer por meio da etnografia. Assim, selecionamos realidades diversas mas em que já temos trabalhando, inclusive em um esforço comparativo , de escolas no Pará - em que a educação escolar diferenciada é ainda uma possibilidade distante - e da região do Alto Rio Negro. No Pará, dedicar-no-emos a estudar a gestão escolar do Município de Altamira, em período de transição administrativa para o Território Etnoeducacional e em momento de mudanças por conta do empreendimento de aproveitamento hidrelétrico Belo Monte, e as escolas indígenas dos Xikrin da Terra Indígena Trincheira-Bacajá, neste mesmo município, e a escola Kariwassu Guarani, dos Guarani-Mbyá de Nova Jacundá, no município de Marabá. Na região do Alto Rio Negro, de larga experiência histórica de escolarização, debate, mobilização e implantação da educação escolar indígena diferenciada, e na qual o Território Etnoeducacional já se encontra em implantação, estudaremos a Escola Indígena Municipal Baniwa Paraattana/AM, no Médio Içana.
    • Nome do projeto: Observando a Educação Escolar Indígena: pesquisas etnográficas em gestão, formação de professores e cotidiano escolar em escolas indígenas (2013 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: Cohn, Clarice , Peggion, Edmundo , MARQUI, A. , SANTIAGO, A. E. , SOUZA, E. , SILVA, C. B. , BELEZINI, E. C. , BELTRAME, C. , MIRANDA, X. B. , MONTEIRO, P. M. , SOLDAN, R. , SANTOS, T. C. , DANAGA, A. .
      Descrição: O projeto será desenvolvido pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social e pelo Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, sob a coordenação da Profa. Dra. Clarice Cohn, e por uma equipe de pesquisa composta por estudantes em nível de Pós-Graduação em Antropologia Social e de graduação em Ciências Sociais, Antropologia, Educação e Letras, todos regularmente matriculados na UFSCar, professores atuantes em escolas indígenas e docentes de universidades parceiras. O projeto propõe uma reflexão e um diagnóstico sobre a educação escolar indígena, abordando a formação de professores, as políticas públicas e a gestão das escolas indígenas em níveis local, municipal, estadual e federal, e as práticas e os cotidianos escolares em comunidades e aldeias indígenas, por meio de pesquisas de campo que acompanham as experiências, os debates e as definições de cada comunidade escolar pesquisada (Asurini do Koatinemo, Xikrin do Bacajá, Arara do Laranjal, Baniwa do Içana e Cuiarí, Manchineri de Xapuri e Tenharim de Humaitá).
    • Nome do projeto: PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA AS ESCOLAS INDÍGENAS E PARADIDÁTICO PARA AS ESCOLAS MUNICIPAIS DE SÃO CARLOS (2014 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: Cohn, Clarice , MARQUI, A. , SANTIAGO, A. E. , SOUZA, E. , SILVA, C. B. , CLAUDIO, J. , SILVA, D. B. , BELEZINI, E. C. , BELTRAME, C. , MIRANDA, X. B. , MONTEIRO, P. M. , SOLDAN, R. , SANTOS, T. C. , DANAGA, A. .
      Descrição: A equipe do Observatório da Educação Escolar Indígena da UFScar vem trabalhando desde 2010 em projetos de diagnóstico e avaliação das políticas e da gestão da educação escolar indígena e no acompanhamento da formação de professores e do cotidiano escolar com os Baniwa do Rio Içana e Cuiari (Amazonas) e com os Arara do Laranjal, Asurini do Koatinemo e Xikrin do Bacajá (Altamira/PA). Tem também atuado junto às escolas do Município de São Carlos, onde está radicada a IES, com palestras e atividades sobre a realidade e a história indígena. Propomos dar continuidade a estas atividades e ações com a formulação, junto às comunidades indígenas, de materiais didáticos específicos e diferenciados para suas escolas por meio de oficina, ação já iniciada em 2012. Pretendemos também utilizar o material fotográfico já produzido e os conhecimentos etnográficos sobre as comunidades indígenas para realizar exposições e oficinas com escolas de São Carlos sobre as infâncias indígenas, debatendo a diversidade indígena do Brasil contemporâneo, e visando uma publicação de ampla distribuição.
    • Nome do projeto: Oficina de Materiais Didáticos para as Escolas Indígenas de Altamira/PA UFSCar-PROEXT 2014 (2014 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: Cohn, Clarice , MARQUI, A. , SANTIAGO, A. E. , SOUZA, E. , SILVA, C. B. , CLAUDIO, J. , SILVA, D. B. , BELEZINI, E. C. , BELTRAME, C. , MIRANDA, X. B. , SOLDAN, R. L. .
      Descrição: As escolas indígenas da região de Altamira/Pará não efetivam atualmente os preceitos de educação escolar específica e diferenciada tal como previstos pela legislação. Como parte da atuação do Observatório da Educação Escolar Indígena da UFSCar na região, propomos o debate e o apoio logístico e técnico para a formulação e elaboração de materiais didáticos específicos e diferenciados. O evento ainda possibilita o encontro e debate de acadêmicos indígenas e não-indígenas, e de indígenas e pesquisadores.
    • Nome do projeto: Ver, ouvir, registrar: modos de aprender e contar o mundo entre os Xikrin do Bacajá (2014 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: Cohn, Clarice , BELTRAME, C. , Mantovanelli da Silva, T. R. , SOLDAN, R. L. , TSELOUIKO, S. A. .
      Descrição: O projeto propõe atividades colaborativas com os Xikrin da Terra Indígena Trincheira-Bacajá, pelas quais imagens produzidas sobre eles desde 1990 serão digitalizadas, inventariadas e devolvidas, com produções textuais e audiovisuais conjuntas, e novas imagens e novos textos serão produzidos, utilizando-se de recursos audiovisuais e textuais. A colaboração se dará entre a equipe de pesquisadores sediada na UFSCar que tem trabalhado com eles e homens, mulheres e crianças xikrin que sejam por eles indicados e queiram colaborar no projeto. O projeto será desenvolvido na universidade e nas aldeias, com digitalização de material fotográfico e gravações originais realizadas desde 1990, com inventariação, sistematização e catalogação deste material; produção de vídeos com homens, mulheres e crianças; edição de vídeos; produção de material textual ilustrado para diversos usos, inclusive escolares, sobre a pesca e o manejo do rio, a partir de material que vem sido produzido desde 2009; material sobre grafismos. Essa produção fotográfica, imagética, textual e audiovisual fornecerá oportunidade para retornar aos Xikrin o material produzido desde a década de 1990, respondendo a seus pedidos; a retornar a eles, também, por meios (midias) a serem construídos colaborativamente, trabalhos de etnoictiologia, fundamentais no momento presente pela ameaça ao rio devido à construção da UHE Belo Monte; e o debate e exercício de novas mídias para registros e exercícios narrativos e reflexivos. Este projeto é de especial interesse para os Xikrin não só pela demanda já explicitada por eles, e pelo contexto político e econômico contemporâneo, como pelo valor que dão à audição e à visão para a aprendizagem e para a percepção do mundo, e o interesse atual pela escrita, pelo desenho em papel, e pela produção audiovisual.
    • Nome do projeto: PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA AS ESCOLAS INDÍGENAS E PARADIDÁTICO PARA AS ESCOLAS MUNICIPAIS DE SÃO CARLOS (2014 - 2014
      Natureza: Extensao
      Integrantes: Cohn, Clarice , MARQUI, A. , BELTRAME, C. .
      Descrição: Elaboração de material didático diferenciado
    • Nome do projeto: Oficina de materiais didáticos Baniwa e Coripaco (2014 - 2014
      Natureza: Extensao
      Integrantes: Cohn, Clarice , MARQUI, A. .
      Descrição: Elaboração de material didático diferenciado
    • Nome do projeto: ACIEPE: História e cultura indígena na escola (2014 - 2014
      Natureza: Extensao
      Integrantes: Cohn, Clarice , MARQUI, A. , BELTRAME, C. , SANTOS, T. C. .
      Descrição: Disciplina ministrada para professores da rede de ensino da cidade de São Carlos
    • Nome do projeto: Educação Baniwa (2014 - 2014
      Natureza: Extensao
      Integrantes: Cohn, Clarice , MARQUI, A. .
    • Nome do projeto: Antropologia e cinema: entrelaçando saberes (2015 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: Cohn, Clarice , SOLDAN, R. L. .
    • Nome do projeto: Organização do IV Seminário de Antropologia da UFSCar (2017 - 2017
      Natureza: Extensao
      Integrantes: Cohn, Clarice , CAETANO, M. , LAAHR, M. .
      Descrição: Projeto de Extensão aprovado pela Pro-Reitoria de Extensão da UFSCar sob o número 23112.004635/2017-71
    • Nome do projeto: Os Xikrin da Terra Indígena Trincheira-Bacajá: suas políticas e a relação com políticas públicas e projetos de desenvolvimento (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: Cohn, Clarice , Mantovanelli da Silva, T. R. , TSELOUIKO, S. A. , CAVALCANTE, J. , GONCALVES, M. , GONCALVES, R. .
      Descrição: Este projeto visa dar continuidade a pesquisas que vêm sido realizadas na Universidade Federal de São Carlos tendo os Xikrin do Bacajá como foco, e que já resultaram em dissertações de mestrado e teses de doutorado, além de diversas contribuições em eventos acadêmicos e publicações de artigos e capítulos de livro. Ele dá também continuidade às pesquisas e reflexões da coordenadora, que tem realizado pesquisas desde a década de 1990, com diversas contribuições em forma de dissertação e tese, além de artigos, capítulos de livros e apresentações em eventos acadêmicos. Mas ele amplia também estas contribuições, incorporando à equipe de pesquisa novos colaboradores, em início de formação, que participarão do projeto tendo então nele sua iniciação ao tema e suas primeiras possibilidades de pesquisa etnográfica. Propomo-nos a dar continuidade e a ampliar nossas pesquisas, incorporando novos temas ou novas abordagens, assim como novos pesquisadores, tendo por foco as atuações e reflexões dos Xikrin sobre sua condição de vida atual, suas reflexões sobre as lutas de seus velhos e suas lutas atuais, seus projetos de futuro, e as relações entre uma política xikrin e as políticas de Estado com que têm que interagir, seja em suas tensões, nos confrontos com essas políticas, seja na análise de um estabelecimento contemporâneo de novas alianças, novas territorialidades, novas políticas, novas corporalidades, novas pessoas, novos aparentamentos. Assim sendo, o projeto se organiza em itens que se referem às abordagens específicas que propomos e que serão desenvolvidos, em diálogo, mas especificamente por membros da equipe, e que dizem respeito às novas políticas xikrin depois do fim das guerras e com os novos enfrentamentos, a uma análise das narrativas xikrin em suas atuações nestes processos, em reuniões e no curso de formação de Agentes Ambientais Xikrin, às relações coma biomedicina e o sub-sistema de saúde indígena e as interfaces com os modos xikrin de pensar saúde, doença, cura e medicação, e este processo que tem sido criado e vivenciado recentemente pelas mulheres, tendo por foco principal sua relação com a terra e sua produção de parentesco e alianças. Por isso, pensamos este projeto como uma nova proposta de reflexão sobre as histórias e as políticas xikrin, no entrelaçamento de diversos temas e de modo a melhor compreender o modo como os Xikrin têm construído sua vida, refletido sobre suas condições atuais de estar-no-mundo e pensando as possibilidades (e impossibilidades) de projetos de futuro. A pesquisa visa contribuir com a bibliografia específica sobre os povos Jê, os Mebengokré e os Xikrin, assim como para o debate sobre políticas indígenas, guerra ameríndia, pessoa, processos de aparentamento e parentesco, antropologia transespecífica, e sobre políticas públicas voltadas a povos indígenas, em especial as políticas de saúde indígena. Visa, ainda, contribuir para a melhor compreensão dos modos como povos indígenas têm enfrentado e confrontado projetos de desenvolvimento que os impacta.
    • Nome do projeto: Ações para prevenção e atenção à saúde indígena durante a pandemia de COVID-19 (2021 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: Cohn, Clarice , SOUZA , MELO , PEDROSO , JABRA , ABREU .
      Descrição: Este projeto de extensão reúne pesquisadores vinculados ao PPGAS/UFSCar e orientados pela coordenadora do projeto. Em meio a suas atividades de pesquisas junto a diversos povos indígenas - Xikrin do Bacajá, Krahô, Yanomami, Xavante -, esses pesquisadores se viram com a pandemia do COVID-19, que, por um lado, impedia a continuidade de suas pesquisas em campo mas, por outro, demandavam ações e diálogos com os povos indígenas (em especial tendo em vista sua maior vulnerabilidade a doenças transmissíveis e viróticas) e com os serviços que os atendem, visando seu aprimoramento e readequação para fazer frente a essa nova situação. Essas ações permitiram ao mesmo tempo a continuidade do diálogo com os povos com que se pesquisa e ações de prevenção, readequação dos serviços públicos de atenção à saúde, apoio ao isolamento social, comunicação sobre ações de prevenção e campanhas de vacinação, e divulgação ao público amplo sobre a situação. 1. Apoio a povos indígenas na compreensão da COVID-19, ações de prevenção e campanhas de vacinação. 2. Apoio aoisolamento sociial, como barreiras sanitárias e segurança alimentar; 3. Diálogo com serviços públicos (Distritos Sanitários Especiais Indígenas - DSEI -, FUnadação Nacional do Índio - FUNAI -, Ministério Público - MPF - para reogrganização dos serviços para prevenção da transmissão da COVID-19, protocolos de ação e campanhas de vacinação; 5. Parcerias e captação de recursos para apoio a essas ações; 6. Divulgação ao público amplo sobre a situação; 7. Incorporação em dissertações e teses do debate e publicação de artigos em jornais e revistas acadêmicas
    • Nome do projeto: Impactos socioambientais e crianças indígenas: os Xikrin e a UHE Belo Monte (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: Cohn, Clarice .
      Descrição: Como pesquisadora, tenho atuado tanto nas questões da antropologia da criança, em especial das crianças indígenas, como no debate sobre os impactos socioambientais da construção e dos processos de licenciamento de megaempreendimentos, tendo por foco central o caso dos Xikrin e da construção de Belo Monte. Tanto o foco nas crianças indígenas foi desenvolvido em projetos e em publicações em artigos, capítulos de livros e livros, como o tema dos impactos tem sido, além de analisados em projetos por mim coordenados e em eventos que organizei e de que tenho participado, importante parte de minha atuação política e no debate público, e tema de publicações. A convite dos Xikrin, tenho participado de diversas ocasiões em que debatem e atuam para fazer frente aos impactos de Belo Monte, e colaborado em espaços formativos que visam seu fortalecimento político na relação com o Estado e com empreendedores. Tenho acompanhado também uma nova atuação política das mulheres, que são fonte de reflexão acadêmica e fruto de atuação política e projetos de extensão. Este projeto, portanto, apoia tanto a continuidade de minhas reflexões como antropóloga, em especial contribuindo para a antropologia da criança e os estudos sobre e com crianças indígenas e com os debates sobre desenvolvimento, territorialidade, direitos constitucionais como os territoriais e de reprodução cultural e da consulta livre, prévia e informada tal como definida pela onvenção 169 da OIT, como minha atuação política junto aos Xikrin e a convite deles, tendo assim uma ontribuição social. Mais especificamente, ele contribui tanto em termos acadêmicos quanto socialmente no debate sobre os impactos dos megaempreendimentos para as crianças indígenas. As crianças têm estado ausentes, seja dos Estudos de Impacto Ambiental feitos com povos indígenas, seja no debate político sobre sses impactos, seja mesmo na produção acadêmica que reflete sobre esse tema. Sendo uma das minhas áreas de especialidade, a antropologia da criança e em especial as crianças indígenas, essa pesquisa tem odo o potencial para debater as razões dessa lacuna e para contribuir para preenchê-la. Em particular, tendo m vista que os próprios Xikrin pensam e agem politicamente em relação a esses impactos tendo as crianças como centro de suas estratégias, discursos, mobilização e atuação política, essa contribuição não se dá em termos genéricos, mas calçada em um caso que a expressa de modo privilegiado. Em suma, a pesquisa contribui em termos da produção científica nos campos da antropologia dos direitos indígenas, da política indígena e da política indigenista, e da antropologia da criança, nos estudos das crianças indígenas, e em termos sociais ao alavancar as crianças como tema a ser necessariamente reconhecido em documentos, políticas e nos debates sobre impactos ambientais.
    • Nome do projeto: Criar, gestar, cultivar, fazer: uma abordagemcomparativa da etnologia indígena e da antropologia da criança (2019 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: Cohn, Clarice .
    • Nome do projeto: ?La investigación etnográfica sobre y con niños y niñas: Revisión y exploración?, acreditado por la Facultad de Filosofía y Letras de la Universidad de Buenos Aires (Res. C.D. Nº 3223 del 29/04/2008), coordenado por Andrea Paola Szulc (2008 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: Cohn, Clarice .
    • Nome do projeto: PROJETO DE FORMAÇÃO DE ASSOCIAÇÃO DAS MULHERES XIKRIN (2014 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: Cohn, Clarice , BELTRAME, C. , Mantovanelli da Silva, T. R. , SOLDAN, R. L. , TSELOUIKO, S. A. , LIBARDI, E. .
      Descrição: O projeto nasce da relação de pesquisa e extensão do Observatório da Educação Escolar Indígena da UFSCar, a pedido das mulheres. A relevância acadêmica está na consolidação da formação dos pesquisadores da equipe, e a social está no apoio às mulheres para seu associativismo. Objetivos: 1. Fortalecimento das atividades sociais e políticas das mulheres xikrin; 2. Emponderamento das mulheres xikrin; 3. Capacitação das mulheres para formular e gerenciar projetos.
    • Nome do projeto: ENTRE A GUERRA E A NEGOCIAÇÃO POLÍTICA: Os Xikrin do Bacajá e os projetos de desenvolvimento (2020 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: Cohn, Clarice .
      Descrição: O projeto propõe uma ampliação e complementação de estudos, pesquisas e reflexões que venho desenvolvendo, como antropóloga, desde 1992, junto aos Xikrin da Terra Indígena Trincheira-Bacajá. A análise anterior a ser complementada, apresentada neste projeto, foi dedicada ao fim das guerras a partir do processo de pacificação pelo Estado brasileiro, ou, mais precisamente, sua continuidade por outros meios, apontava a produtividade da guerra para os Xikrin, um dos meios pelos quais, como argumento, potencializam seu kukradjà, conceito de amplo campo semântico que cobre tanto os meios para a produção como os produtos do que é propriamente mebengokré, ou seja, o modo de ser dos Xikrin, uma condição de ser e estar no mundo, mas também o processo pelo qual abdicaram das atividades guerreiras propriamente ditas e as reinventaram, fazendo a guerra por outros meios e com isso mantendo a potência de seu kukradjà, partindo das reflexões feitas pelos xikrin sobre esse processo, e dos eventuais benefícios e riscos que apontavam. O projeto busca sistematizar e analisar a última década, em que, por conta de desafios colocados pelo mesmo Estado, com o desenvolvimentismo, na construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, a iminência da abertura da mineração a céu aberto Belo Sun, e as invasões na Terra Indígena, os Xikrin reviram esta opção da sua história recente, colocando em dúvida a eficácia destes outros meios de fazer a guerra, em especial as negociações políticas com os não-indígenas (os kuben), e a debatendo. Este debate não só colocou os Xikrin em um momento de intensas reflexões, mas minha própria análise antropológica. Sugerindo ser tempo de retomar a análise, tendo por base uma nova bibliografia produzida mas principalmente a etnografia continuada com eles, proponho aqui refletir sobre os dilemas e soluções por eles experimentados neste período. Espera-se, ao fim do período de pós-doutorado, ter preparado um texto, em continuidade a três capítulos já redigidos, a ser apresentado para publicação em forma de livro.
    • Cohn, Clarice . Entrevista. 2008 - Entrevista
    • Cohn, Clarice . História dos Índios no Brasil. 1992 - Índice remissivo
    • Graduacao:
      • Curso: Ciências Sociais
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: (procedimento não exigido pelo curso)
        Ano de conclusão: 1994
    • Mestrado:
      • Curso: Ciência Social (Antropologia Social)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2000
    • Doutorado:
      • Curso: Ciência Social (Antropologia Social)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2006
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Université Paris-Ouest Nanterre la Défense
        Ano de conclusão: 2016
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Universidade Federal Fluminense
        Ano de conclusão: 1998
    • Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2000 - 2006 ).
        Outras informações: Professora responsável pelos cursos "Antropologia V - Etnologia Indígena" e "Antropologia VI - Antropologia Brasileira", na Graduação em Sociologia e Política da Escola de Sociologia e Política; "Antropologia", do curso de pós-graduação lato sensu "Sociopsicologia", e "Antropologia e Meio Ambiente", do curso de Pós-Graduação lato sensu "Meio Ambiente e Sociedade",na Escola Pós-Graduada em Ciências Sociais.
        Outras informações: Professora
    • Faculdades Metropolitanas Unidas:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2000 - 2001 ).
        Outras informações: Professora Mestre Nível I
    • Centro de Estudos de Cultura Contemporânea:
      • Tipo de vínculo: Livre (1999 - 2014 ).
        Outras informações: Colaboradora
    • MARI - Grupo de Educação Indígena - USP:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (1996 - 2000 ).
        Outras informações: Pesquisadora no âmbito de Projeto Temático financiado pela Fapesp (processo nº 94/03492-9), coordenado pela Profa. Dra. Aracy Lopes da Silva e pelos Profs. John Monteiro e Mariana Kawall Leal Ferreira, estando responsável pelo sub-projeto ?Socialização e aprendizado entre os Kayapó-Xikrin do Bacajá".
        Outras informações: Pesquisador
    • Associação Brasileira de Antropologia:
      • Tipo de vínculo: Livre (1997 - Atual ).
        Outras informações: Membro da Comissão de Ensino em Antropologia desde 2005
        Outras informações: Associada
    • Núcleo de História Indígena e do Indigenismo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - Atual ).
    • Instituto Socioambiental:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (1998 - 1999 ).
        Outras informações: pesquisador
    • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2002 - 2002 ).
        Outras informações: Faculdade de Ciências e Letras - Câmpus de Araraquara
        Outras informações: Professor substituto
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (1996 - 2001 ).
        Outras informações: Monitor do Programa de Auxilio ao Ensino - CAPES
        Outras informações: Monitor
    • Universidade Federal de São Carlos:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
    • Universidad de Buenos Aires:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2007 - Atual ).
        Outras informações: Colaboradora
    • Cadernos de Campo (USP):
      • Tipo de vínculo: Livre (2000 - Atual ).
    • Revista de Antropologia (São Paulo):
      • Tipo de vínculo: Livre (2005 - Atual ).
    • Tellus (Campo Grande):
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - Atual ).
    • Núcleo de Estudos da Infância e Juventude:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2009 - Atual ).
        Outras informações: Núcleo de debate, pesquisa e divulgação vinculado ao Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA). Reúne pesquisadores portugueses e internacionais que compartilham o interesse em pesquisa sobre infâcia e juventude, sob a coordenação de Ângela Nunes e Lorenzo Borndonaro.
        Outras informações: Pesquisador
    • PROA. Revista de Antropologia e Arte:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - Atual ).
        Outras informações: Membro do Conselho Editorial. http://www.ifch.unicamp.br/proa/
    • Horizontes Antropológicos (UFRGS. Impresso):
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - Atual ).
    • Olhar (UFSCar):
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - Atual ).
    • AnthropoChildren:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - Atual ).
        Outras informações: Membro do Comitê Editorial da revista internacional AnthropoChildren. Perspectives ethnographiques sur les enfants et l?enfance. Ethnographic Issues in Children & Childhood
    • VU University Amsterdam:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - Atual ).
        Outras informações: Membro do Anthropology of Children Working Group, coordenado pela Profa. Sandra Evers
        Outras informações: nenhum
    • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - Atual ).
    • Revista Brasileira de Ciências Sociais (Impresso):
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - 2014 ).
        Outras informações: Membro da Comissão Editorial
    • Society for the Anthropology of Lowland South Am:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - Atual ).
    • Oxford University:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - 2020 ).
    • Centro de Antropologia de Processos Educativos:
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - Atual ).
        Outras informações: O o Centro de Antropologia de Processos Educativos (Ceape) está vinculado à Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (FE/UNICAMP)
        Outras informações: Colaboradora