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José Roberto do Carmo Junior

    • É luthier e linguista. Como luthier, projetou e construiu instrumentos musicais para destacados artistas da cena da música instrumental brasileira, além de atuar como docente do Curso Superior de Luteria da UFPR. Como linguista, interessa-se pelas relações entre música e linguagem. É autor do livro Da voz aos instrumentos musicais: um estudo semiótico (2005), co-organizador do volume Linguagens na Cibercultura (2013) e co-organizador do volume Sémiotique de la musique - Music and Meaning (2015). Membro fundador do Grupo de Pesquisas Semióticas da USP, é graduado em Ciências Sociais (FESP, 1983), mestre em Linguística (USP, 2003) e doutor em Linguística (USP, 2007). Fez estágios de pós-doutorado na Freie Universität Berlin (2010), na University of Cambridge (2011) e na Université de Liège (2012).

       

      Links:    

    • Gramática da Palavra Cantada
    • Linguagem & Música: Aspectos Fonológicos, Cognitivos e Semióticos.
    • Design de instrumentos musicais
    • CARMO Jr, José Roberto ; BRANDT, P. A. . Sémiotique de la musique - Music and Meaning. Liège : Presses Universitaires de Liège, 2015 . 500p. ISBN: 9782875620873.
    • CARMO Jr, José Roberto ; TEIXEIRA, L. . Linguagens na Cibercultura. São Paulo : Estação das Letras e Cores, 2013 . p. ISBN: 9788560166831.
    • CARMO Jr, José Roberto . Da voz aos instrumentos musicais: um estudo semiótico. São Paulo : Anna Blume/Fapesp, 2005 . 122p. ISBN: 857419543X.
    • CARMO Jr, José Roberto ; BRANDT, P. A. . Music and Meaning Signata - Annales des Sémiotiques / Annals of Semiotics , v. 6 , p. 15 - 21 , 2015. ISSN: 20329806.
    • CARMO Jr, José Roberto ; FREITAS, T. C. . Melodic Primitives and Semiosis Signata - Annales des Sémiotiques / Annals of Semiotics , v. 6 , p. 23 - 41 , 2015. ISSN: 20329806.
    • CARMO Jr, José Roberto . Sobre a gramática da palavra cantada Cadernos de Estudos Linguísticos (UNICAMP) , v. 54 , p. 205 - 222 , 2012. ISSN: 01025767.
    • CARMO Jr, José Roberto . O papel da frase melódica na gramática da palavra cantada Synergies Brésil , v. 9 , p. 19 - 29 , 2011. ISSN: 15188779.
    • CARMO Jr, José Roberto ; SANTOS, R. S. . Hierarquia prosódica e hierarquia melódica na canção Gabriela DELTA. Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada (PUCSP. Impresso) , v. 26 , p. 319 - 343 , 2010. ISSN: 01024450.
    • CARMO Jr, José Roberto . A enunciação musical em duas interpretações de um prelúdio de Chopin Alfa: Revista de Linguística (UNESP. Online) , v. 53 , p. 479 - 499 , 2009. ISSN: 19815793.
    • CARMO Jr, José Roberto . Eu te amo: canção de Chico Buarque e Tom Jobim.http://www.fclar.unesp.br/grupos/casa/artigos/v3n1/casa2005-v3n1-art-carmojr.pdf CASA (Araraquara) , v. 3 , p. 1 - , 2005. ISSN: 16793404.
    • CARMO Jr, José Roberto . Fisionomia prosódica. Publicação em CD Rom Caderno de Discussão do Centro de Pesquisas Sociossemióticas , v. 1 , p. 18071099 - , 2004. ISSN: 15194175.
    • CARMO Jr, José Roberto . Matéria melódica Caderno de Discussão do Centro de Pesquisas Sociossemióticas , v. 1 , p. 22 - , 2004. ISSN: 15194175.
    • CARMO Jr, José Roberto ; MANCINI, R. C. . Efeitos de sentido em "Cidade de Deus" Caderno de Discussão do Centro de Pesquisas Sociossemióticas , v. 1 , p. 379 - 390 , 2003. ISSN: 15194175.
    • CARMO Jr, José Roberto ; MANCINI, R. C. . Semiótica e canção: desvendando os sentidos do texto Projeto História (PUCSP) , v. 26 , p. 219-221 - , 2003. ISSN: 01024442.
    • CARMO Jr, José Roberto . A voz: entre a palavra e a melodia Teresa (USP) , v. 4/5 , p. 215 - 227 , 2003. ISSN: 15179737.
    • CARMO Jr, José Roberto ; MANCINI, R. C. ; NOVAK, R. . Análise Rítmica de uma Canção Popular VIII Caderno do Centro de Pesquisas Sociossemióticas , v. 1 , p. 183 - 202 , 2002. ISSN: 18194175.
    • CARMO Jr, José Roberto . Estética e Poética em Sócrates, Platão e Aristóteles Plural (USJT) , v. 1 , p. 16 - 24 , 2001. ISSN: 15194205.
    • CARMO Jr, José Roberto ; LEMOS, C. L. ; SHIMODA, L. T. . A interação entre expressões na canção: repetições e hierarquias. Estudos Semióticos do Plano da Expressão, v. , p. 222 - 241, 2018.
    • CARMO Jr, José Roberto ; TEIXEIRA, L. . Apresentação. Linguagens na Cibercultura, v. , p. 7 - 11, 2014.
    • CARMO Jr, José Roberto ; BRANDT, P. A. . Introduction. Introduction, v. , p. 15 - 21, 2015.
    • CARMO Jr, José Roberto ; BRANDT, P. A. . Melodic Prinitives and Semiosis. Sémiotique de la musique, v. , p. 23 - 41, 2015.
    • CARMO Jr, José Roberto . Quantificando a semiótica. Do sensível ao inteligível, v. , p. 335 - 350, 2014.
    • CARMO Jr, José Roberto . Critérios Semióticos No Desenvolvimento de Sistemas de Recomendação Musical para a Internet. Linguagens na Cibercultura, v. , p. 151 - 165, 2013.
    • CARMO Jr, José Roberto . Music as semiotics. Janus. Quaderni del Circolo Glossematico, v. XII, p. 207 - 221, 2013.
    • CARMO Jr, José Roberto . Estratégias enunciativas na produção do texto publicitário verbovisual. Linguagens na comunicação: desenvolvimentos de semiótica sincrética, v. , p. 169 - 184, 2009.
    • CARMO Jr, José Roberto . Prothèses, interfaces et énonciation musicale. Analytiques du sensible: pour Claude Zilberberg, v. , p. 141 - 158, 2009.
    • CARMO Jr, José Roberto . Semiótica e futebol. Semiótica: objetos e práticas, v. , p. 29 - 44, 2005.
    • CARMO Jr, José Roberto . Métodos de representação da palavra cantada. In: IX Congresso Internacional da associação Brasileira de Linguística , 2015 , Belém. Caderno de resumos do IX congresso internacional da Abralin. Belém : Abralin, 2015. p. 456 - 457.
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    • CARMO Jr, José Roberto . Gramática da Interação Texto-Melodia na Canção Popular. In: IX Simpósio de Congnição e Artes Musicais , 2013 , Belém. SIMCAM 9 - IX Simpósio de Congnição e Artes Musicais. : , 2013.
    • CARMO Jr, José Roberto . Music Phonology. In: XXI Congresso da ANPPOM , 2011 , Uberlândia. Caderno de Resumos do XXI Congresso da ANPPOM. : , 2011.
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    • CARMO Jr, José Roberto . The role of singing rate and pitch range on emotional meaning of pop song melodies. In: Language of Music, Music of Language II , 2010 , Cambridge. Language of Music, Music of Language II. : , 2010.
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    • CARMO Jr, José Roberto . Deslocamento acentual na palavra cantada. In: II Colóquio Brasileiro de Prosódia da Fala , 2009 , Campinas. Caderno de Resumos. : , 2009.
    • CARMO Jr, José Roberto . Hipermidia e sincretismo de linguagens: uma aproximação possivel?. In: III simposio internacional sobre analise do discurso , 2008 , Belo Horizonte. caderno de resumos do III simposio internacional sobre analise do discurso. : , 2008. p. 95 - 95.
    • CARMO Jr, José Roberto . A interação humano-computador na perspectiva da semiotica tensiva. In: III Congresso Internacional de Semiotica , 2007 , Vitoria - ES. Anais III Congresso Internacional de Semiotica. Vitoria : CDPoint, 2007.
    • CARMO Jr, José Roberto . Corpo, gestualidade e enunciação musical. In: II Congresso Internacional da Associação Brasileira de Semiótica , 2005 , São Paulo. Anais do II Congresso Internacional da Associação Brasileira de Semiótica. São Paulo : PUC, 2005. p. 58 - 58.
    • CARMO Jr, José Roberto ; MANCINI, R. C. ; NOVAK, R. . Análise rítmica de uma canção popular. In: VIII Colóquio do Centro de Pesquisas Sociossemióticas , 2002 , São Paulo. Caderno de discussão do Colóquio do Centro de Pesquisas Sociossemióticas. São Paulo : PUC, 2002.
    • CARMO Jr, José Roberto . Efeitos de sentido em "Cidade de Deus", de Fernando Meireles. In: IX Colóquio do Centro de Pesquisas Sociossemióticas , 2003 , São Paulo. Caderno de discussão do Colóquio do Centro de Pesquisas Sociossemióticas. São Paulo : PUC, 2003. p. 379 - 390.
    • CARMO Jr, José Roberto . Matéria melódica. In: Colóquio do Centro de Pesquisas Sociossemióticas , 2004 , São Paulo. Caderno de discussão do Colóquio do Centro de Pesquisas Sociossemióticas. São Paulo : PUC, 2004.
    • CARMO Jr, José Roberto . Fisionomia prosódica. In: Colóquio do Centro de Pesquisas Sociossemióticas , 2004 , São Paulo. Caderno de discussão do Colóquio do Centro de Pesquisas Sociossemióticas. São Paulo : PUC, 2004.
    • CARMO Jr, José Roberto . Vozes e instrumentos: características semióticas dos instrumentos musicais. In: I Encontro Nacional de Cognição e Artes Musicais , 2006 , Curitiba. Anais do I Encontro Nacional de Cognição e Artes Musicais. Curitiba : Editora do Departamento de Artes da Universidade Federal do Paraná, 2006. p. 281 - 287.
    • CARMO Jr, José Roberto . Aplicação do método glossemático na determinação do sistema de categorias melódicas. In: VI ENAPOL , 2003 , São Paulo. VI ENAPOL - Caderno de Resumos. São Paulo : Humanitas, 2003. p. 44 - 45.
    • CARMO Jr, José Roberto . Texturas Rítmicas num Soneto de Fernando Pessoa. In: I Congresso Internacional da Associação Brasileira de Estudos Semióticos , 2003 , Araraquara. I Congresso Internacional da Associação Brasileira de Estudos Semióticos. : , 2003. p. 102 - 103.
    • CARMO Jr, José Roberto . Tensividade Dinâmica na Canção Popular. In: XVII Encontro Nacional da ANPOLL , 2002 , Gramado. ANPOLL- Boletim Informativo. Rio Grande do Sul : ANPOLL, 2002. p. 317 - 318.
    • CARMO Jr, José Roberto . Modalidades no Plano da expressão Verbal e Musical. In: 51 Seminário do GEL , 2003 , Taubaté. Caderno de Resumos do 51 Seminário do GEL. São Paulo : FFLCH-USP, 2003. p. 232 - 232.
    • CARMO Jr, José Roberto ; COELHO, M. ; MONTEIRO, R. ; NOVAK, R. . Semiótica e Canção. In: 50 Seminário do GEL , 2002 , São Paulo. Caderno de Resumos do 50 Seminário do GEL. São Paulo : Contexto, 2002. p. 69 - 69.
    • CARMO Jr, José Roberto ; TEIXEIRA, L. . Linguagens na Cibercultura. São Paulo : Estação das Letras e Cores , 2014 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • CARMO Jr, José Roberto . Parecerista da Revista Estudos Semióticos. 2019 (Parecer)
    • CARMO Jr, José Roberto . Parecerista da revista Estudos Semióticos. 2012 (Parecer)
    • CARMO Jr, José Roberto . Parecerista da revista Estudos Semióticos. 2013 (Parecer)
    • CARMO Jr, José Roberto . parecer ad-hoc de pós-doutorado da FAPESP. 2012 (Assessoria)
    • CARMO Jr, José Roberto . Parecerista da Revista Estudos Semioticos. 2010 (Parecer)
    • CARMO Jr, José Roberto . Parecerista da Revista Estudos Semioticos. 2009 (Parecer)
    • CARMO Jr, José Roberto . Parecerista da Revista Estudos Semioticos. 2008 (Parecer)
    • CARMO Jr, José Roberto . Parecerista da Revista Casa, Cadernos de Semiotica Aplicada. 2007 (Parecer)
    • CARMO Jr, José Roberto . Parecerista da Revista Casa, Cadernos de Semiotica Aplicada. 2004 (Parecer)
    • CARMO Jr, José Roberto . Parecerista da Revista Casa, Cadernos de Semiotica Aplicada. 2003 (Parecer)
    • CARMO Jr, José Roberto . Raízes greimasianas de alguns conceitos da semiótica tensiva.. 2017 (Conferência)
    • CARMO Jr, José Roberto . A semiótica da canção em tempos de cultura digital. 2016 (Conferência)
    • CARMO Jr, José Roberto . Quantificando a semiótica. 2014 (Comunicacao)
    • CARMO Jr, José Roberto . O conceito de sincretismo na linguística e na semiótica. 2008 (Conferência)
    • CARMO Jr, José Roberto . Comunicação e Semiótica. 2013 (Conferência)
    • CARMO Jr, José Roberto . Gramática da interação Texto-Melodia na Canção Popular. 2013 (Comunicacao)
    • CARMO Jr, José Roberto . Cibercultura e semiótica. 2013 (Comunicacao)
    • CARMO Jr, José Roberto . A evolução dos instrumentos musicais elétricos. 2014 (Conferência)
    • CARMO Jr, José Roberto . Synchronie et diachronie chez Saussure et Hjelmslev. 2013 (Congresso)
    • CARMO Jr, José Roberto . Music as semiotic according the Résumé of a Theory of Language. 2012 (Outra)
    • CARMO Jr, José Roberto . What musical instruments can teach us about the divergence in evolution of music and language. 2011 (Comunicacao)
    • CARMO Jr, José Roberto . A comparison between the phonological and melodic systems from the standpoint of the source-filter theory. 2011 (Outra)
    • CARMO Jr, José Roberto . What can musical instruments teach us about the relationship between music and language. 2010 (Comunicacao)
    • CARMO Jr, José Roberto . The role of singing rate and pitch range on emotional meaning of pop song melodies. 2010 (Comunicacao)
    • CARMO Jr, José Roberto . Semiótica dos sistemas de recomendação de música na internet. 2009 (Seminário)
    • CARMO Jr, José Roberto . Deslocamento acentual na palavra cantada. 2009 (Comunicacao)
    • CARMO Jr, José Roberto . A música na Web 2.0 : Perspectivas para a semiótica aplicada. 2008 (Conferência)
    • CARMO Jr, José Roberto . Hipermidia e sincretismo de linguagens: uma aproximação possivel?. 2008 (Comunicacao)
    • CARMO Jr, José Roberto . O papel do ritmo na compatibilidade melodia/prosodia na canção popular. 2008 (Conferência)
    • CARMO Jr, José Roberto . A fonologia prosodica e a descrição da estrutura hierarquica da melodia tonal. 2007 (Comunicacao)
    • CARMO Jr, José Roberto . Semiotica e Hjelmslev. 2007 (Conferência)
    • CARMO Jr, José Roberto . Semiotica e Hjelmslev. 2007 (Conferência)
    • CARMO Jr, José Roberto . Análise das funções da dinâmica melódica na canção popular. 2001 (Comunicacao)
    • CARMO Jr, José Roberto ; MANCINI, R. C. ; NOVAK, R. . Análise rítmica de uma canção popular. 2002 (Comunicacao)
    • CARMO Jr, José Roberto . Tensividade dinâmica na canção popular. 2002 (Comunicacao)
    • CARMO Jr, José Roberto . Semiótica e canção. 2002 (Comunicacao)
    • CARMO Jr, José Roberto . Texturas rítmicas num soneto de Fernando Pessoa. 2003 (Comunicacao)
    • CARMO Jr, José Roberto . Aplicação do método glossemático na determinação do sistema de categorias melódicas.. 2003 (Comunicacao)
    • CARMO Jr, José Roberto ; MANCINI, R. C. . Efeitos de sentido em "Cidade de Deus", de Fernando Meireles.. 2003 (Comunicacao)
    • CARMO Jr, José Roberto . Semiótica e música. 2003 (Conferência)
    • CARMO Jr, José Roberto . Semiótica da canção. 2003 (Comunicacao)
    • CARMO Jr, José Roberto . Modalidades no plano da expressão verbal e musical. 2003 (Comunicacao)
    • CARMO Jr, José Roberto . Semiótica da canção. 2003 (Comunicacao)
    • CARMO Jr, José Roberto . Vozes e instrumentos: características semióticas dos instrumentos musicais.. 2005 (Simposio)
    • CARMO Jr, José Roberto . Sincretismo strito sensu e sincretismo lato sensu. 2005 (Comunicacao)
    • CARMO Jr, José Roberto . Corpo, gestualidade e enunciação musical. 2005 (Comunicacao)
    • CARMO Jr, José Roberto . Lingüística e musicologia: a questão das unidades estruturais mínimas. 2005 (Comunicacao)
    • CARMO Jr, José Roberto . Procedimentos enunciativos em textos sonoros. 2006 (Conferência)
    • CARMO Jr, José Roberto . Sincretismo e metáfora em outdoors. 2006 (Comunicacao)
    • CARMO Jr, José Roberto . Sincretismo e ambiguidade em objetos visuais. 2006 (Comunicacao)
    • MANCINI, R. C. ; CARMO Jr, José Roberto . O esperado e o inesperado: duas estratégas de manipulação no texto publicitário. 2007 (Comunicacao)
    • CARMO Jr, José Roberto . Em torno da prosódia: II Simpósio de Linguística e Semiótica da USP. 2009 (Departamento de Linguística da FFLCH-USP)
    • BADIR, S. ; CARMO Jr, José Roberto . Colloque International Lire le Résumé d'une Théorie du langage. 2012 (Université de Liège)
    • CARMO Jr, José Roberto . Atualidade de Hjelmslev. 2008 (Grupo de Estudos Semióticos e Núcleo de Estudos em Linguística Cognitiva e Interacional)
    • CARMO Jr, José Roberto . Hjelmslev hoje. 2018 (Departamento de Linguística da USP)
    • CARMO Jr, José Roberto . Relatório Científico de Pós-doutorado. 2010
    • CARMO Jr, José Roberto . Representações visuais em modelos fonológicos. 2013
    • CARMO Jr, José Roberto . LUTERIA_UFPR - Moldes para instrumentos musicais. 2019 (Video aula)
    • CARMO Jr, José Roberto . LUTERIA_UFPR - Formas para instrumentos musicais. 2019 (Vieo-aula)
    • CARMO Jr, José Roberto . LUTERIA_UFPR - Dispositivos de afiação para plainas. 2019 (Vieo-aula)
    • Nome do projeto: Plano da expressão verbal e musical: uma aproximação glossemática (2000 - 2003
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CARMO Jr, José Roberto .
      Descrição: O projeto explora alguns conceitos e procedimentos da Glossemática, segundo a redação do Résumé of a Theory of Language, de Louis Hjelmslev, propondo uma descrição do sistema de categorias da melodia. Segundo a glossemática, toda linguagem é uma dependência entre duas grandes categorias: a categoria dos constituintes e a categoria dos expoentes. As linguagens podem ser descritas e comparadas pela amplitude e organização interna de cada uma dessas categorias e pela função que cada uma delas desempenha na produção de efeitos de significação, decorrentes de seu mútuo relacionamento. A hipótese a ser testada é a de que a melodia musical poderia ser descrita como um caso singular de organização dessas categorias, caracterizado pelo sincretismo total dos constituintes ? o timbre -, e pela resolução máxima da categoria dos expoentes ? altura, duração e intensidade. A pesquisa também investiga alguns efeitos de sentido decorrentes dessa organização.
    • Nome do projeto: Hierarquia Prosódica e Hierarquia Melódica: Uma Comparação Possível? (2008 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CARMO Jr, José Roberto , TATIT, L. A. M. .
      Descrição: A canção popular constitui uma rica e extensa fonte para a investigação de fenômenos linguísticos, musicais e semióticos. O projeto "Hierarquia Prosódica e Hierarquia Melódica: Uma Comparação Possível?" objetiva reunir numa base de dados online um conjunto controlado e normalizado de informações sobre a palavra cantada de modo a tornar possível sua análise comparada. Três módulos compõem a base dados: um corpus, um glossário e um protocolo de coleta de dados. Todos os textos do corpus são registrados com base em um protocolo que fixa critérios para a anotação da letra, da melodia e da interpretação, assim como para a descrição linguística (sândi, deslocamento acentual etc), musical (tessitura, tonalidade, andamento etc) e semiótica (tematização, passionalização e figurativização). A URL do projeto é www.fflch.usp.br/dlprosodia
    • Nome do projeto: Grafias Sonoras: Representações Visuais no Desenvolvimento de Modelos Fonológicos (2011 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CARMO Jr, José Roberto , BADIR, S. , BEIVIDAS, W. .
      Descrição: O presente projeto de pesquisa investiga o papel das representações visuais no desenvolvimento da teoria fonológica, tendo como corpus um conjunto de textos representativos dessa teoria, que dá seus primeiros passos com Saussure, ganha corpo com o estruturalismo (Jakobson e Hjelmslev) e com o gerativismo (Halle, Chomsky),  e atinge a maturidade com as  chamadas fonologias não-lineares (Nespor&Vogel, Liberman, Goldsmith, Ladd, Prince & Smolensky). Um exame dos textos mais representativos da teoria fonológica do seculo XX revela o que parece ser um mútuo condicionamento entre modelos descritivos cada vez mais sofisticados e recursos visuais progressivamente mais abstratos. Análises preliminares do corpus revelam que, muito além de meras ilustrações, os fonólogos desenvolveram todo um arsenal de conceitos visuais que passaram a moldar o próprio desenvolvimento da teoria, estabelecendo verdadeiras linhas de argumentação. As imagens deixam de ser figuras e passam a ser conceitos. Se em Saussure o uso da imagem ainda tem um caráter acessório, preponderantemente ilustrativo, à medida que a análise fonológica revela a complexidade inerente aos sons da língua, mais e mais os recursos visuais adquirem um caráter conceitual abstrato, a ponto de se transformarem em verdadeiras  ferramentas de análise. Um exemplo desse quadro é o que ficou conhecido como debate grade versus árvore - um debate em torno de imagens e de suas consequência teóricas ? e que é ainda hoje uma questão em aberto no domínio da fonologia. O fato a ser destacado aqui é o caráter abstrato desse tipo de representação gráfica. A mesma estrutura arbórea pode ser utilizada para representar qualquer cadeia de uma língua dada (mas não de qualquer língua, pois a gramática fonológica pode ser diferente entre duas línguas), dando a este elemento gráfico o status de conceito teórico, ainda que seja um conceito visual. Mais do que exibir um conjunto de fatos, o gráfico - no caso a árvore e a grade - explica de maneira diferente como estes fatos se relacionam, o que lhes confere a força de um argumento. Não parece ser diferente o papel desempenhado pelas ?matrizes de traços? na fonologia chomskyana, pelas ?estruturas arbóreas? na fonologia prosódica ou pelos ?tableaux? na teoria da otimidade.  Podendo servir de suporte a modelos teóricos por vezes divergentes, cabe indagar quais informações estas construções visuais veiculam e quais informações elas ocultam. Desse modo, ao longo da investigação, procuraremos elencar, classificar e analisar um conjunto de construções gráficas que acompanharam o desenvolvimento da teoria fonológica, tentando extrair dessas análises uma melhor compreensão sobre as relações semióticas entre texto e imagem no discurso científico, principal objeto teórico do Programa de Investigação USP/WBI.
    • Nome do projeto: Melodia & Prosódia: um modelo para a interface música-fala com base no estudo comparado do aparelho fonador e dos instrumentos musicais reais e virtuais. (2003 - 2007
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CARMO Jr, José Roberto .
      Descrição: A presente investigação procura reconstituir o sistema de categorias da melodia tonal a partir da investigação de algumas propriedades comuns ao aparelho fonador humano e aos instrumentos musicais reais e virtuais. Analisando essas propriedades à luz da teoria glossemática (Hjelmslev, 1975) e da fonologia prosódica (Nespor & Vogel, 1986), a investigação chegou aos seguintes resultados: (i) dado que o sistema musical e o sistema fonológico possuem categorias comuns, pode-se sustentar a existência de um parentesco genético entre expressão verbal e expressão musical; (ii) os sistemas apresentam orientações opostas: no sistema fonológico das línguas naturais, a categoria dos segmentos (ou constituintes) é relativamente expandida, enquanto a categoria dos suprasegmentos (ou caracterizantes) é concentrada. Inversamente, no sistema da melodia tonal é a categoria dos suprasegmentos que é relativamente expandida, enquanto a categoria dos segmentos é concentrada; (iii) o efeito de sentido característico da melodia tonal é fruto de uma configuração sintagmática de suprasegmentos (cronemas, tonemas e dinamemas) hierarquicamente organizados; (iv) outras categorias do sistema melódico (andamento, dinâmica e timbre) ocupam um papel à parte na hierarquia melódica e são as principais responsáveis pelas marcas deixadas no enunciado pela instância intérprete do sujeito da enunciação.
    • Nome do projeto: Tradução comentada do Résumé of a Theory of Language, de Louis Hjelmslev (2017 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CARMO Jr, José Roberto , BORGES NETO, J. .
    • Nome do projeto: Gramática da palavra cantada: uma base de dados online (2020 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CARMO Jr, José Roberto .
      Descrição: O projeto Gramática da palavra cantada: uma base de dados online, propõe um método de análise da canção que sistematiza os resultados dos últimos 30 anos de pesquisa nos campos da semiótica da canção, da fonologia prosódica e da musicologia gerativa. A partir da observação trivial de que não há canção na qual o texto não se veja afetado pela melodia ou em que a melodia não seja modificada pelo texto, formulamos a hipótese de que o encontro entre texto e melodia deve satisfazer certas condições de boa formação, que constituem uma quase-gramática, um conjunto de princípios e regras para o alinhamento ou associação entre constituintes prosódicos e unidades melódicas. Sumariamente, as regras dessa quase-gramática determinam que a nota (N) alinha-se necessariamente à sílaba (σ); o pulso (P) associa-se ao pé (K), podendo ou não reestruturá-lo; o núcleo da célula harmônica (C) atrai os núcleos lexicais (nome, adjetivo, verbo e advérbio); por fim, o enunciado melódico (E) tende a associar-se à frase entoacional (IP) e, consequentemente, ao verso. Desse modo, sustentamos a hipótese de um sistema subjacente à interação entre proeminências linguísticas (o acento nuclear, frasal e entoacional) e prominências melódicas (a marcação do pulso, do núcleo da células, da predicação harmônica da frase), hipótese esta que emerge da análise de um corpus de cerca de 600 canções populares. Pela natureza de seu objeto o projeto situa-se numa região de fronteira entre a linguística, a musicologia e a semiótica. Toma como referência da primeira a teoria dos domínios prosódicos de Nespor&Vogel (1986); da segunda, acolhe certas assunções sobre as estruturas musicais hierárquicas (Lerdahl & Jackendoff, 1983); por fim, linguística e musicologia são integradas à semiótica (Tatit, 1996), uma vez que o objetivo último da investigação é compreender como o sentido melódico é engendrado tomando por base de análise a canção popular.
    • Nome do projeto: Transdutores híbridos para instrumentos musicais de corda (2018 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CARMO Jr, José Roberto .
      Descrição: Captadores híbridos são transdutores que conjugam as funções de um captador de contato e de um microfone. Em princípio, tal característica pode propiciar (i) um nível de sinal de intensidade suficiente para excitar um amplificador de áudio, (ii) uma resposta em frequência relativamente plana, quando comparada aos transdutores piezoelétricos convencionais, e (iii) um nível relativamente baixo de realimentação acústica (feedback), quando comparado aos microfones. Investigar os valores ótimos para esses três parâmetros e a tecnologia necessária para obtê-los constitui o objetivo principal deste projeto.
  • Formação Acadêmica: 4
    • Graduacao:
      • Curso: Música - Composição e Regência
        Nome da Instituição: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
        Ano de conclusão: 1984
        Status do curso: Incompleto
      • Curso: Ciências Políticas e Sociais
        Nome da Instituição: Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo
        Ano de conclusão: 1983
    • Mestrado:
      • Curso: Lingüística
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2003
    • Doutorado:
      • Curso: Lingüística
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2007
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Université de Liège
        Ano de conclusão: 2012
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2011
      • Nome da Instituição: Universidade Federal do Paraná
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Outro ( - ).
      • Tipo de vínculo: Outro ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante ( - ).
    • CASA. Cadernos de Semiótica Aplicada:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - Atual ).
    • Estudos Semióticos:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - Atual ).
    • E.E.P.S.G. Profa. Maria Peccioli Gianasi:
      • Tipo de vínculo: Livre (1983 - 1983 ).
        Outras informações: celetista
    • E.E.P.S.G. Padre Anchieta:
      • Tipo de vínculo: Livre (1984 - 1984 ).
        Outras informações: celetista
    • Centro Pan Americano de Artes, Ciências e Humanidades:
      • Tipo de vínculo: Livre (1985 - 1985 ).
        Outras informações: celetista
    • Atelier de Lutheria Dicarmo:
      • Tipo de vínculo: Livre (1986 - Atual ).
        Outras informações: Design, construção e restauração de instrumentos musicais
        Outras informações: luthier
    • Estudos Semióticos:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - Atual ).
    • Centre de Recherches Semiotiques:
      • Tipo de vínculo: Livre (2004 - 2004 ).
        Outras informações: Estágio realizado como parte do projeto de pesquisa "Melodia & Prosódia: um modelo pra a interface música-fala com base no estudo comparado do aparelho fonador e dos instrumentos musicais reais e virtuais"
        Outras informações: Bolsista de doutorado
    • Institut für Romanische Philologie, Freie Universität Berlin:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2010 ).
        Outras informações: Pesquisador
    • Faculty of Music, Cambridge University:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - 2011 ).
        Outras informações: Visiting Scholar
    • Ford do Brasil S.A:
      • Tipo de vínculo: Livre (1975 - 1977 ).
        Outras informações: aprendiz
    • Université de Liège:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - 2012 ).
        Outras informações: pesquisador
    • Universidade Federal do Paraná:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).