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Márcio José Silveira Lima

    • Graduado (2002), licenciado (2003), mestre (2005) e doutor (2010) em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professor da Universidade Federal do Sul da Bahia. Tem experiência na área de Filosofia, cujo tema de pesquisa é a obra de Nietzsche; como docente, tem buscado uma atuação numa perspectiva interdisciplinar, principalmente nos seguintes temas: música, mito, tragédia, cultura artística, literatura, ética, política e universidade. Orienta estudantes de Iniciação Científica em pesquisa sobre Nietzsche e ética. Publicou o livro As máscaras de Dioniso - filosofia e tragédia em Nietzsche (Discurso/Ed. Unijui, 2006) e coorganizou Verdade e linguagem em Nietzsche (EDUFBA, 2014). Tem artigos publicados sobre Nietzsche no Brasil e no exterior. É editor Responsável do periódico Cadernos Nietzsche, classificado como A1 pela Qualis/CAPES. Participou da implantação do Campus avançado da UFBA em Barreiras, ajudando a implantar cursos na área de Humanidades, como o de História e o Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades, do qual foi o primeiro coordenador; vinculado a este curso, foi autor do projeto interdiscplinar do PET- Humanidades, do qual foi o primeiro Tutor. Desde 2014 tem trabalhado na implantação da Universidade Federal do Sul da Bahia, onde foi o primeiro Decano do Instituto de Artes, Humanidades e Ciências, do Campus Paulo Freire, em Teixeira de Freitas, contribuindo para a formulação dos documentos iniciais da Instituição, como a Carta de Fundação e o Estatuto.

       

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    • Reflexões Musicais em Wagner, Nietzsche e Debussy (CNPQ)
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    • Estado, Instituições e Governança
    • LIMA, Márcio J. S. . As faces de Proteu: perspectivismo e verdade em Nietzsche. São Paulo/Curitiba : Humanitas/CRV, 2018 . 172p. ISBN: 9788577323661.
    • LIMA, Márcio J. S. ; ITAPARICA, A. L. M. . Verdade e linguagem em Nietzsche. Salvador : Edufba, 2014 . 159p. ISBN: 9788523211448.
    • LIMA, Márcio J. S. . As máscaras de Dioniso: filosofia e tragédia em Nietzsche. Unijuí/São Paulo : Editora Unijuí/Discurso, 2006 . 215p. ISBN: 8586590657.
    • LIMA, Márcio J. S. . Percursos de Dioniso e Zaratustra: Nietzsche crítico de si mesmo ESTUDOS NIETZSCHE , v. 9 , p. 67 - 77 , 2018. ISSN: 21793441.
    • LIMA, MÁRCIO JOSÉ SILVEIRA . Canção popular e música dionisíaca em Nietzsche CADERNOS NIETZSCHE , v. 38 , p. 58 - 83 , 2017. ISSN: 23168242.
    • LIMA, Márcio J. S. . Nietzsche e Villa-Lobos: da música dionisíaca à canção folclórica. DISCURSO , v. 48 , p. 155 - 175 , 2018. ISSN: 23188863.
    • LIMA, Márcio J. S. . Filosofia e interdisciplinaridade PRÓ-POSIÇÕES (UNICAMP. ONLINE) , v. 28 , p. 125 - 140 , 2017. ISSN: 19806248.
    • LIMA, MÁRCIO JOSÉ SILVEIRA . Funções regulativas em Kant e Nietzsche Kriterion (UFMG. Impresso) , v. 54 , p. 367 - 382 , 2013. ISSN: 0100512X.
    • LIMA, Márcio J. S. . Nietzsche e a história: o problema da objetividade e do sentido histórico Cadernos Nietzsche , v. 30 , p. 159 - 181 , 2012. ISSN: 14137755.
    • LIMA, Márcio J. S. . O caráter vulgar da linguagem segundo Nietzsche Trágica: Estudos sobre Nietzsche , v. 3 , p. 28 - 38 , 2010. ISSN: 19825870.
    • LIMA, Márcio J. S. . Em torno do gosto musical Cadernos Nietzsche , v. 24 , p. 59 - 85 , 2008. ISSN: 14137755.
    • LIMA, Márcio J. S. . Discussões éticas contemporâneas: perspectivas literárias e filosóficas. Do belo ao ético: diálogos a partir da filosofia, da arte e da literatura, v. 1, p. 101 - 121, 2019.
    • LIMA, Márcio J. S. . Música e temporalidade em Nietzsche. Nietzsche, v. , p. 64 - 73, 2017.
    • LIMA, Márcio J. S. . Verdade. Dicionário Nietzsche, v. 1, p. 408 - 422, 2016.
    • LIMA, Márcio J. S. . Razão. Dicionário Nietzsche, v. 1, p. 352 - 354, 2016.
    • LIMA, Márcio J. S. . Metáfora. Dicionário Nietzsche, v. 1, p. 304 - 306, 2016.
    • LIMA, Márcio J. S. . Mentira. Dicionário Nietzsche, v. 1, p. 300 - 302, 2016.
    • LIMA, Márcio J. S. . Ilusão. Dicionário Nietzsche, v. 1, p. 264 - 266, 2016.
    • LIMA, Márcio J. S. . Filósofos do futuro. Dicionário Nietzsche, v. 1, p. 233 - 234, 2016.
    • LIMA, Márcio J. S. . Eu. Dicionário Nietzsche, v. 1, p. 219 - 220, 2016.
    • LIMA, Márcio J. S. . Conceito. Dicionário Nietzsche, v. 1, p. 149 - 151, 2016.
    • LIMA, Márcio J. S. . Arte. Dicionário Nietzsche, v. 1, p. 122 - 124, 2016.
    • LIMA, Márcio J. S. . Apolíneo. Dicionário Nietzsche, v. 1, p. 118 - 120, 2016.
    • LIMA, Márcio J. S. . Aparência. Dicionário Nietzsche, v. 1, p. 115 - 118, 2016.
    • LIMA, Márcio J. S. . Alma. Dicionário Nietzsche, v. 1, p. 107 - 109, 2016.
    • LIMA, Márcio J. S. . O nascimento da tragédia. Dicionário Nietzsche, v. 1, p. 38 - 42, 2016.
    • LIMA, Márcio J. S. . O que Nietzsche deve aos antigos. Nietzsche, v. 1, p. 443 - 456, 2015.
    • LIMA, Márcio J. S. . Ciò che Nietzsche deve agli antichi. Nietzsche dal Brasile Contributi alla ricerca contemporanea, v. 1, p. 131 - 145, 2014.
    • LIMA, Márcio J. S. . Nietzsche e a linguagem: algumas considerações sobre retórica, lógica e interpretação. Filosofia alemã: de Marx a Nietzsche, v. 1, p. 137 - 147, 2013.
    • LIMA, Márcio J. S. . Lógica e retórica no jovem Nietzsche. Verdade e linguagem em Nietzsche, v. 1, p. 121 - 134, 2014.
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    • LIMA, Márcio J. S. . Música e mito na época trágica dos gregos. In: Encontro de Pesquisa na Graduação em Filosofia , 2002 , São Paulo. Primeiros Escritos. : , 2002.
    • LIMA, Márcio J. S. . Nietzsche: um crítico da modernidade. In: Encontro da Graduação em filosofia , 2001 , São Paulo. Primeiros Escritos. : , 2001.
    • DREWS, P. ; LIMA, Márcio J. S. . O conceito de cultura no período extemporâneo de Nietzsche. Porto Seguro/Guarulhos : GEN , 2018 (Tradução)
    • CRAGNOLINI∗ ; LIMA, Márcio J. S. . Proposições nietzschianas para pensar a questão animal. Guarulhos-Porto Seguro : GEN-Letra 1 , 2018 (Tradução)
    • CRAGNOLINI, M. B. ; LIMA, Márcio J. S. . GEN. Dicionário Nietzsche. São Paulo: Edições Loyola, 2016.. Guarulhos/Porto Seguro : GEN , 2017 (Tradução)
    • LIMA, Márcio J. S. . Cadernos Nietzsche: trazem quarta parte do dossiê Nietzsche no Brasil. Guarulhos/Porto Seguro : GEN , 2016 (Editorial)
    • LIMA, Márcio J. S. ; SILVA JUNIOR, I. . Cadernos Nietzsche completam 20 anos. Guarulhos/Porto Seguro : GEN , 2016 (Editorial)
    • SANCHEZ, S. ; LIMA, Márcio J. S. . Auf dem Rücken eines Tigers in Träumen hängend: Animalidade, sonho e razão. Porto Alegre : Editora ZOUK , 2017 (Tradução)
    • GONZALEZ, M. R. ; LIMA, Márcio J. S. . ?Mantenha-se mediterrâneo!?: Razões do entusiasmo de Nietzsche por Carmen. : , 2017 (Tradução)
    • LOPES, R. A. ; LIMA, Márcio J. S. . Cadernos Nietzsche trazem discussão sobre as tradições morais. Guarulhos/Porto Seguro : GEN , 2016 (Editorial)
    • MOYA, G. L. ; LIMA, Márcio J. S. . MARTON, Scarlett (Org.). Nietzsche em chave hispânica.. Guarulhos/Porto Seguro : GEN , 2016 (Tradução)
    • CONILL-SANCHO, J. ; LIMA, Márcio J. S. . A 'grande política'. Guarrulhos/Porto Seguro : GEN , 2015 (Tradução)
    • LIMA, Márcio J. S. . Os Cadernos Nietzsche receberam a classificação A1 na última avaliação da Qualis/ CAPES. São Paulo : Scielo , 2015 (Editorial)
    • LIMA, Márcio J. S. . Os Cadernos Nietzsche iniciam um novo ciclo. : , 2015 (Editorial)
    • LLINARES, J. B. ; LIMA, Márcio J. S. . Filosofia e linguagem no jovem Nietzsche. : , 2015 (Tradução)
    • LLINARES, J. B. ; LIMA, Márcio J. S. . A filosofia da linguagem em Nietzsche. São Paulo : Edições loyola , 2015 (Tradução)
    • LIMA, Márcio J. S. ; ITAPARICA, A. L. M. . Verdade e Linguagem em Nietzsche. Salvador : EDUFBA , 2014 (Apresentação de obra)
    • SIEMENS, H. ; TONGEREN, P. V. ; LIMA, Márcio J. S. . Introdução: o dicionário Nietzsche. : , 2012 (Tradução)
    • ACUÑA, G.A.M. ; LIMA, Márcio J. S. . Filosofia e interpretação no pensamento do jovem Nietzsche. São Paulo : Editora da Unifesp , 2011 (Tradução)
    • LIMA, Márcio J. S. . Nietzsche, Debussy e a música do sul. 2018 (Conferência)
    • LIMA, Márcio J. S. . Os percursos de Dioniso e Zaratustra: Nietzsche crítico de si mesmo. 2018 (Conferência)
    • LIMA, Márcio J. S. . Música e temporalidade em Nietzsche. 2017 (Conferência)
    • LIMA, Márcio J. S. . História e método: o caso da Genealogia da moral. 2016 (Conferência)
    • LIMA, Márcio J. S. . Canção popular e música dionisíaca em Nietzsche. 2016 (Conferência)
    • LIMA, Márcio J. S. . Da atualidade da crítica de Nietzsche à construção do conhecimento. 2016 (Conferência)
    • LIMA, Márcio J. S. . Estudo sobre a vida e a obra do escritor Sosígenes Costa. 2015 (Conferência)
    • LIMA, Márcio J. S. . Nietzsche e o futuro da música. 2015 (Comunicacao)
    • LIMA, Márcio J. S. . Notas sobre a filosofia e ciência em Nietzsche. 2014 (Comunicacao)
    • LIMA, Márcio J. S. . Ciência estética em O nascimento da tragédia de Nietzsche. 2014 (Conferência)
    • LIMA, Márcio J. S. . Antidogmatismo e verdade: uma tentativa de interpretar Nietzsche a partir de seu perspectivismo. 2013 (Conferência)
    • LIMA, Márcio J. S. . Peter Singer e a discussão ética sobre os direitos dos animais. 2012 (Conferência)
    • LIMA, Márcio J. S. . Nietzsche e a linguagem: algumas considerações sobre retórica, lógica e interpretação. 2012 (Comunicacao)
    • LIMA, Márcio J. S. . Nietzsche frente às ciências naturais. 2012 (Outra)
    • LIMA, Márcio J. S. . Nietzsche e as ficções metodológicas: da unidade lógica ao pluralismo metodológico. 2012 (Conferência)
    • LIMA, Márcio J. S. . Lógica e retórica no jovem Nietzsche. 2012 (Conferência)
    • LIMA, Márcio J. S. . Modernidade e história: o problema da memória na subjetividade do homem moderno. 2011 (Conferência)
    • LIMA, Márcio J. S. . Nietzsche: genealogia como história. 2011 (Conferência)
    • LIMA, Márcio J. S. . O caráter vulgar da linguagem segundo Nietzsche. 2010 (Comunicacao)
    • LIMA, Márcio J. S. . Perspectivismo e verdade na obra de Nietzsche. 2010 (Conferência)
    • LIMA, Márcio J. S. . O contrato natural de Michel Serres. 2010 (Seminário)
    • LIMA, Márcio J. S. . O nascimento da tragédia, de Nietzsche. 2009 (Conferência)
    • LIMA, Márcio J. S. . Vontade de potência: interpretação e método. 2008 (Comunicacao)
    • LIMA, Márcio J. S. . Ética e responsabilidade. 2007 (Conferência)
    • LIMA, Márcio J. S. . Nietzsche e o perspectivismo. 2006 (Comunicacao)
    • LIMA, Márcio J. S. . As máscaras de Dioniso: filosofia e tragédia em Nietzsche. 2006 (Seminário)
    • LIMA, Márcio J. S. . Perspectivismo e criação em Nietzsche. 2005 (Comunicacao)
    • LIMA, Márcio J. S. . Em torno do gosto musical. 2005 (Conferência)
    • LIMA, Márcio J. S. . Nietzsche e o pessimismo da força. 2004 (Comunicacao)
    • LIMA, Márcio J. S. . A vida: insustentável leveza ou o mais pesado dos pesos. 2004 (Conferência)
    • LIMA, Márcio J. S. . Nietzsche e Schopenhauer: semelhanças e dessemelhanças. 2003 (Comunicacao)
    • LIMA, Márcio J. S. . O papel de O nascimento da tragédia na obra de Nietzsche. 2002 (Comunicacao)
    • LIMA, Márcio J. S. . Dois olhares de Nietzsche para Richard Wagner. 2002 (Comunicacao)
    • LIMA, Márcio J. S. . Mito e Cultura na Antigüidade Grega: a propósito de alguns escritos iniciais de Nietzsche. 2001 (Comunicacao)
    • LIMA, Márcio J. S. . Mito e Cultura na Antigüidade Grega: a propósito de alguns escritos iniciais de Nietzsche. 2001 (Comunicacao)
    • LIMA, Márcio J. S. . Música e mito na época trágica dos gregos. 2001 (Comunicacao)
    • LIMA, Márcio J. S. . Nietzsche e o ideal ascético como guardião do niilismo. 2000 (Comunicacao)
    • LIMA, Márcio J. S. . Nietzsche e o niilismo como expressão da decadência. 2000 (Comunicacao)
    • LIMA, Márcio J. S. . Nietzsche: um crítico da modernidade. 2000 (Comunicacao)
    • LIMA, Márcio J. S. . Pensar contra Nietzsche (Colóquio). 2005 (Universidade de São Paulo)
    • LIMA, Márcio J. S. . Nietzsche: filosofia e música. 2005 (Departamento de filosofia da USP)
    • LIMA, Márcio J. S. . XXXII Encontros Nietzsche: Verdade e Linguagem. 2012 (Universidade Federal da Bahia)
    • LIMA, Márcio J. S. . Fórum de Debates: Relação Entre Desenvolvimento Econômico e Desenvolvimento Humano no Município de Barreiras/BA. 2011 (Universidade Federal da Bahia)
    • LIMA, Márcio J. S. . II Colóquio A Paciência do Texto. 2013 (Universidade Federal da Bahia)
    • LIMA, Márcio J. S. . XXXVIII Encontros Nietzsche. 2016 (Universidade Federal do Sul da bahia)
    • LIMA, Márcio J. S. . III ENABLI - Encontro Nacional dos Bacharelados e Licenciaturas Interdisciplinares. 2014 (Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB)
    • LIMA, Márcio J. S. . Curso de capacitação para os professores do Ensino Fundamental. 2007 (Secretaria de Educação do Município de Barreiras-BA)
    • LIMA, Márcio J. S. . Filosofia para o ensino fundamental e médio. 2008 (Universidade Federal da Bahia)
    • LIMA, Márcio J. S. . Filosofia para o ensino fundamental e médio. 2007 (Universidade Federal da Bahia)
    • Nome do projeto: Consciência e linguagem em Nietzsche (2011 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LIMA, Márcio J. S. .
      Descrição: Este projeto de pesquisa visa a investigar a relação entre consciência e linguagem na obra de Nietzsche. Analisando as rupturas e continuidades por que passa o pensamento nietzschiano, busca-se analisar em que medida a crítica à consciência e à linguagem que revela a incapacidade de elas validarem um conhecimento seguro abre um campo de possibilidade para um outro uso da linguagem, mais raro e apenas atingido pela arte. Essa possibilidade se apresenta de duas maneiras. Nas primeiras obras, a música wagneriana é tomada como essa nova linguagem capaz de atingir níveis superiores da linguagem; já nas últimas obras, é o próprio filosofar nietzschiano que ocupa este lugar. Dada a pluralidade de questões que se entrelaçam à concepção de Nietzsche sobre a consciência e a linguagem, procura-se confrontar, nesta proposta de trabalho, o caráter positivo que o filósofo atribui a sua própria filosofia a fim de estabelecer o nível dessa mesma atribuição. Noutras palavras, será investigado se a face positiva do filosofar nietzschiano corresponde às críticas que faz, ou, ao contrário, ela não consegue preencher o vazio deixado pela crítica corrosiva à linguagem.
    • Nome do projeto: Problemas contemporâneos de ética: uma abordagem interdisciplinar (2012 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LIMA, Márcio J. S. .
      Descrição: Um dos traços mais fortes das discussões éticas contemporâneas é a denúncia ao caráter antropocêntrico das reflexões, tentativas de fundamentações e práticas que caracterizaram as tradições morais. Embora não tenham faltado discussões e argumentos acerca do estatuto dos outros seres vivos, as correntes predominantes no Ocidente estiveram de acordo ao negar-lhes ou fazer-lhes mínimas concessões quanto ao seu estatuto ético e moral. No entanto, desde pelo menos a segunda metade do século XX essa situação começa a sofrer uma forte guinada, na medida em que pensadores de diversas áreas do conhecimento criticam as concepções éticas marcadas por preocupações meramente humanas, ou seja, antropocêntricas, negando um papel positivo aos animais e ao meio ambiente. Essas críticas podem ser consideradas a partir de duas tendências gerais: primeiro, posicionam-se contra a ideia de que o homem possui natural ou ontologicamente um status superior, o que leva à exclusão dos outros seres da esfera moral; a seguir, combatem os princípios, normas e atos baseados nessa ideia de superioridade. Como são várias as visões sobre a natureza e status do homem diante dos outros seres vivos, assim como são variadas as contribuições relativas ao enfrentamento a essas visões, este projeto propõe uma abordagem interdisciplinar, em que são considerados problemas levantados por diferentes áreas do conhecimento e, por consequência, diferentes metodologias serão adotadas.
    • Nome do projeto: XXXII Encontros Nietzsche (2012 - 2012
      Natureza: Extensao
      Integrantes: LIMA, Márcio J. S. , FREZZATTI, W. A. , ITAPARICA, A. L. M. , MARTON, S. Z. , SILVA JUNIOR, I. .
      Descrição: Os Encontros Nietzsche consistem num fórum permanente de debates acerca da filosofia nietzschiana. Promovidos duas vezes ao ano pelo GEN, acolhem os seus parceiros intelectuais, tanto da cena acadêmica nacional como internacional. Tendo lugar nos mais diversos estados do território nacional, procuram concorrer desde 1996 para a difusão da pesquisa sobre o pensamento de Nietzsche no Brasil.
    • Nome do projeto: Verdade e linguagem em Nietzsche (2013 - 2014
      Natureza: Outra
      Integrantes: LIMA, Márcio J. S. , ITAPARICA, A. L. M. .
      Descrição: Projeto de publicação do livro Verdade e Linguagem em Nietzsche, submetido e aprovado ao edital da 031/2012 Apoio à Publicação de livro, da FAPESB.
    • Nome do projeto: Decadência e niilismo (2000 - 2001
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LIMA, Márcio J. S. .
      Descrição: O objetivo da pesquisa é analisar como Nietzsche desenvolve dois temas correntes em sua obra: a decadência e o niilismo. Pretende-se demonstrar que o niilismo é um acontecimento histórico surgido por conta da decadência grega, cuja gênese se encontra platonismo, atingindo seu auge na modernidade mercê da queda de todos os valores estabelecidos pela moral cristã. O trabalho concentra-se nos escritos publicados, tais como Genealogia da moral, Para além de bem e mal, O caso Wagner e O crepúsculo dos ídolos. pois esses textos trazem aquilo que poderíamos denominar de diagnóstico nietzschiano do niilismo e da decadência, ao passo que escritos póstumos conteriam em grande medida para a superação do niilismo.
    • Nome do projeto: Perspectivismo e verdade em Nietzsche (2006 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LIMA, Márcio J. S. .
      Descrição: A pesquisa investiga o perspectivismo na obra de Nietzsche, bem como o confronto com a verdade que ele representa. Pretende-se mostrar que esse confronto atravessa toda a obra de Nietzsche, pois já os seus escritos iniciais revelam as condições para o surgimento da crença na verdade, além dos interesses a que ela atendia. Expondo que Nietzsche, apropriando-se do legado crítico de Kant em suas primeiras obras, ensaia uma destruição completa da verdade, pretendemos demonstrar que ele falha em seus objetivos porque a radicalidade de seus argumentos destruiria os próprios pressupostos em que estão baseados, ou seja, os do idealismo transcendental kantiano. Nesse momento em que circunscrevemos nossa análise aos escritos inicias, tentamos demonstrar que Nietzsche limita-se a refutar a noção de verdade como adequação com a coisa-em-si, mas falha ao querer ampliar esse refutação além desses limites. Por isso, analisando a maneira pela qual o combate à verdade se posiciona a partir dos escritos da década de 80, defendemos que neles o perspectivismo se torna decisivo para os problemas enfrentados inicialmente por Nietzsche. Interpretando o perspectivismo como um fenomenalismo da consciência e um interpretacionismo, investigamos, no decorrer da pesquisa, a forma pela qual Nietzsche re-elabora a crítica à verdade em seus escritos tardios. Considerando essa crítica ainda a partir da apropriação de Kant, busca-se demonstrar que ela atinge os fins perseguidos por Nietzsche sem, contudo, ficar preso aos impasses das primeiras obras. Isso implica mostrar que Nietzsche vai recusar não apenas a noção de verdade como adequação com a coisa-em-si, mas também a concepção moderna de verdade como certeza e fundamento para o conhecimento. Eis por que Nietzsche alveja a noção cartesiana do eu penso como a primeira verdade, assim como a concepção kantiana de verdade expressa nos juízos lógicos. Por isso o fenomenalismo da consciência representar a possibilidade de refutação da noção de uni
    • Nome do projeto: Filosofia e tragédia, um exame do dionisíaco na obra de Nietzsche (2003 - 2005
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LIMA, Márcio J. S. .
      Descrição: Esta pesquisa visa a investigar o estatuto que O nascimento da tragédia no contexto geral obra de Nietzsche a partir das análises que o próprio filósofo faz do livro no período tardio de seu pensamento. Examinando a maneira pela qual suas teses sobre o surgimento da tragédia na antiguidade grega se filiam à metafísica da vontade de Schopenhauer, busca-se compreender as interpretações posteriores de Nietzsche, quando ele já havia rompido com seu mestre de outrora e já o tomara como alvo de suas críticas. Nesse contexto, Nietzsche pretende retornar às suas teses sobre a tragédia grega a fim de concatená-las à face afirmativa de seu último e mais ambicioso projeto: a transvaloração de todos os valores. Avaliando esse procedimento nietzschiano de retomar seu primeiro livro a partir de várias leituras, investigamos as razões pelas quais essas interpretações revelam ambigüidades. Num primeiro momento, procura-se demonstrar que, tendo vinculado suas concepções mais próprias à filosofia pessimista de Schopenhauer, as avaliações de O Nascimento das tragédia devem passar pelo crivo da autocrítica. Dado esse passo, pesquisamos como Nietzsche doravante trata do livro, fazendo emergir dele a face positiva, ou seja, transpondo o dionisíaco em pathos filosófico, de modo a justificar a sua afirmação de que O nascimento da tragédia foi a sua primeira transvaloração de todos os valores.
    • Nome do projeto: Arte trágica e filosofia dionisíaca (2001 - 2003
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LIMA, Márcio J. S. .
      Descrição: Trata-se de uma interpretação de O nascimento da tragédia de Nietzsche a partir de uma dupla estratégia: primeiramente, compreender as teses do filósofo quando publicou a obra, em 1871 e, depois, analisá-la de acordo com as releituras e análises que o próprio autor tem de seu escrito, num olhar retrospectivo. Apesar de afastar-se das concepções metafísicas que O nascimento da tragédia defende, a pesquisa pretende demonstra que, a partir da crítica à metafísica e da caracterização de uma filosofia dionisíaca, tal como aparecem nas últimas obras de Nietzsche, não se poderia mais entender a arte trágica em O nascimento da tragédia por meio de uma metafísica de artista. Pois, embora ele siga, em linhas gerais, o modelo da estética schopenhaueriana, sua compreensão do artista trágico, em vez de visar a uma negação da vontade de viver, representa a afirmação mesma da vida.
    • Nome do projeto: Problemas contemporâneos de ética (2015 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LIMA, Márcio J. S. .
      Descrição: Um dos traços mais fortes das discussões éticas contemporâneas é a denúncia ao caráter antropocêntrico das reflexões, tentativas de fundamentações e práticas que caracterizaram as tradições morais. Embora não tenham faltado discussões e argumentos acerca do estatuto dos outros seres vivos, as correntes predominantes no Ocidente estiveram de acordo ao negar-lhes ou fazer-lhes mínimas concessões quanto ao seu estatuto ético e moral. No entanto, desde pelo menos a segunda metade do século XX essa situação começa a sofrer uma forte guinada, na medida em que pensadores de diversas áreas do conhecimento criticam as concepções éticas marcadas por preocupações meramente humanas, ou seja, antropocêntricas, negando um papel positivo aos animais e ao meio ambiente. Essas críticas podem ser consideradas a partir de duas tendências gerais: primeiro, posicionam-se contra a ideia de que o homem possui natural ou ontologicamente um status superior, o que leva à exclusão dos outros seres da esfera moral; a seguir, combatem os princípios, normas e atos baseados nessa ideia de superioridade. Como são várias as visões sobre a natureza e status do homem diante dos outros seres vivos, assim como são variadas as contribuições relativas ao enfrentamento a essas visões, este projeto propõe uma abordagem interdisciplinar, em que são considerados problemas levantados por diferentes áreas do conhecimento e, por consequência, diferentes metodologias serão adotadas.
    • Nome do projeto: Estado e processos de legitimação (2015 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LIMA, Márcio J. S. , REIS, I. C. , RIBEIRO, M. W. T. , SOARES, A. M. C. .
      Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objeto as relações entre o Estado enquanto ente político e os processos sociais de legitimação. Inclui a análise das disputas de influência entre os poderes e os fenômenos discursivos e retóricos de defesa e de promoção da legitimidade de seus agentes e instâncias decisórias. Inclui ainda os modos específicos pelos quais a participação individual e coletiva dos cidadãos, por um lado e, a ampliação dos instrumentos de transparência e accountability por outro, convertem-se em elementos promotores de aceitação das decisões públicas. Abrange os procedimentos políticos de tomada de decisão e a adequação destes ao modelo de Estado Democrático de Direito, incluindo desde o tradicional esquema de representação política às experiências de democracia direta. Por fim, objetiva estudar formas alternativas de participação política alheias à estrutura estatal, mantidas por grupos sociais como indígenas, quilombolas, moradores de periferias e áreas rurais, além de outras comunidades tradicionais cujos processos decisórios possam ter influência sobre o modelo ocidental de democracia liberal.
    • Nome do projeto: Processos de subjetivação e contemporaneidade (2015 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LIMA, Márcio J. S. , GUIMARAES, R. S. , OROZCO, R. A. P. , ROCHEBOIS, C. B. , NUNES, S. A. N. .
      Descrição: A Modernidade representou uma série de transformações epistemológicas, estéticas, culturais e políticas que modificaram as práticas sociais e permitiram a constituição da subjetividade, entendida como interioridade reflexiva; e da individualidade, como campo de singularização valorativa, no âmbito coletivo. Tal contexto de mudanças implicou uma tensão entre as possibilidades de ser, derivadas da valorização do plano individual, e sua contraparte, o domínio e controle de tais individualidades. Por esse motivo, a época moderna implantou uma tensão entre a diversidade que surge das novas formas de ser, comunicar-se e relacionar-se, e a propensão dos saberes (incluídos os das humanidades) a normatizar e homogeneizar as pluralidades resistentes aos ideais e exigências do sistema econômico e político. Da mesma forma, apesar dos questionamentos pós-modernos ao sujeito e à dimensão emancipatória da modernidade, o valor do individualismo aprofundou-se nas últimas décadas, unido à promessa de felicidade oferecida pelo mercado. O antagonismo descrito observa-se atualmente na exclusão ou não reconhecimento de grupos, indivíduos, saberes, práticas sociais e valores que não respondem às tentativas de normalização. Evidencia-se também no surgimento de fanatismos e fundamentalismos religiosos e políticos. No entanto, ao mesmo tempo, a contemporaneidade é um espaço de diálogo entre o universal e o particular, cenário de movimentos sociais e lutas políticas por direitos, construção de políticas públicas, cidadania e novas formas de subjetivação. Considerando este panorama, este projeto de pesquisa objetiva estudar tais processos e modos de subjetivação no contexto das transformações socioculturais acontecidas durante a contemporaneidade. São objetos de estudo, então, os fenômenos relacionados aos devires de sujeitos e grupos nestas tensões que se estabelecem no Brasil em sua transição democrática e em sua colocação nas políticas econômicas globalizadas, desde uma perspectiva interdisciplinar, utilizando múltiplas possibilidades teórico-metodológicas.
    • Nome do projeto: Reflexões musicais em Wagner, Nietzsche e Debussy (2016 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LIMA, Márcio J. S. , MARTON, S. Z. , BARROS, F. R. M. , FREITAS, A. S. .
      Descrição: Este projeto de pesquisa visa analisar as reflexões musicais dos compositores Richard Wagner e Claude Debussy, e do filósofo Friedrich Nietzsche, estabelecendo alguns marcos conceituais e teóricos da uma perspectiva estética e cultural que sirvam de fio condutor para unificar essas reflexões. Essa relação entre música e cultura se estabelece inicialmente pelo intenso diálogo e contato que mantiveram Nietzsche e Wagner, no início da década de 1870, o que nos permite questionar quais fins perseguiam ao estabelecer esse vínculo e por que os pressupostos de que se valeram afetaram a reflexão e a música de Debussy. Wganer sempre se preocupou com o significado das artes, buscando nos poetas alemães um caminho para situar a relação entre a palavra e a música, mas cujo fundamento de que precisa vai encontrar em Schopenhauer, uma vez que o filósofo logrou um redimensionamento da música na escala das artes e o qual será importante na concepção de Tristão e Isolda. Ora, tanto as considerações estéticas quanto as óperas wagnerianas irão ressoar nas reflexões filosóficas de Nietzsche em seu livro O nascimento da tragédia, que integra os posicionamentos wagnerianos numa reflexão mais ampla, pois além de estabelecer um liame entre música e cultura, projeta-os numa reflexão histórica sobre as matrizes do ocidente, identificando a racionalidade socrática como algo a ser superado pelo renascimento de uma cultura trágica, como foi aquela que o filósofo grego fez perecer. Para Nietzsche, a música de Wagner significava a coroação de um processo cultural cujas bases teriam começado com pensadores, poetas e filósofos alemães, como Lessing, Goethe, Schiler, Beethoven. Kant e Schopenhauer. Essa, todavia, é uma postura que será abandona por Nietzsche em suas obras posteriores, quando Wagner começa a ser duramente criticado. Entender por que o filósofo assume essa nova postura passa pela compreensão por dos pressupostos estéticos da primeira fase do filósofo. Não se trata apenas de uma mudança de perspectiva teórica, pois em muitos textos do mesmo período, veremos em estado germinal as ideias que depois seriam a arma de combate ao projeto wagneriano. Isso porque a postura de Nietzsche, condensada em O caso Wagner, retoma e amplia ideias de seus textos de juventude que não foram publicados, e projeta-se num horizonte cultural mais amplo de sua época, cujas reflexões revelam que o lugar da música no final do século XIX seria o reflexo das transformações ético, políticas, filosóficas etc. Característica dessa contexto é a obra de Claude Debussy, cuja música reflete uma intensa reflexão sobre o papel da cultura para a música, alertando, também, para os problemas logrados pela influência de Wagner. Sem estabelecer uma contato ou influência de Nietzsche para a construção dessa crítica, o projeto procurar mostrar que as exigência da época e as afinidades eletivas levaram Nietzsche e Debussy a assumir posturas semelhantes em relação ao liame entre música e palavras, arte e cultura, tendo na adesão inicial a Wagner e no rompimento posterior com esse compositor um lugar central preocupações de ambos.
    • Nome do projeto: Projeto de editoração dos Cadernos Nietzsche. (2017 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: LIMA, Márcio J. S. .
      Descrição: Ligados ao GEN ? Grupo de Estudos Nietzsche, os Cadernos Nietzsche contam difundir textos de especialistas brasileiros e traduções de trabalhos de autores estrangeiros. Os textos podem ser em forma de artigo ou de resenha. Os Cadernos Nietzsche visam assim a constituir um fórum de debates em torno das múltiplas questões colocadas acerca e a partir da reflexão nietzschiana. Nos cem anos que nos separam do momento em que o filósofo interrompeu a produção intelectual, as mais variadas imagens colaram-se à sua figura, as leituras mais diversas juntaram-se ao seu legado. Conhecido sobretudo por filosofar a golpes de martelo, desafiar normas e destruir ídolos, Nietzsche, um dos pensadores mais controvertidos de nosso tempo, deixou uma obra polêmica que continua no centro da discussão filosófica. Daí, a oportunidade dos Cadernos. Espaço aberto para o confronto de interpretações, os Cadernos Nietzsche pretendem veicular artigos que se dedicam a explorar as ideias do filósofo ou desvendar a trama dos seus conceitos, escritos que se consagram à influência por ele exercida ou à repercussão de sua obra, estudos que comparam o tratamento por ele dado a alguns temas com os de outros autores, textos que se detêm na análise de problemas específicos ou no exame de questões precisas, trabalhos que se empenham em avaliar enquanto um todo a atualidade do pensamento nietzschiano. Além disso, publicamos resenhas de obras dedicados ao pensamento do filósofo alemão. Completando, em 2016, vinte anos de existência, os cadernos Nietzsche publicaram trabalhos dos mais renomados pesquisadores da filosofia nietzschiana nas esferas nacional e internacional. Integrando a base de dados da Scielo, os Cadernos passaram a adotar o sistema Scielo de avaliação de artigos, o Scielo Submission. Para tanto, conta com a colaboração de seu corpo editorial, formado por professores e pesquisadores de várias partes do Brasil e do exterior, que atuam como avaliadores dos artigos submetidos. Publicação que se dispõe a acolher abordagens plurais, os Cadernos Nietzsche querem levar a sério este filósofo tão singular.
    • Nome do projeto: PET-Humanidades (2010 - 2013
      Natureza: Outra
      Integrantes: LIMA, Márcio J. S. , CARVALHO, M. A. V. , SUGIYAMA JUNIOR, E. , SANTOS, A. A. , CASTRO, A. A. C. , TELES, W. O. , PESSOA, A. R. .
      Descrição: A proposta PET BI em Humanidades possui como objetivo principal constituir um conjunto de atividades de ensino, pesquisa e extensão capaz de elevar a qualidade de formação dos estudantes. Nessa medida, as atividades desenvolvidas pelo grupo devem concentrar-se em três eixos temáticos, a saber: história, arte e conhecimento. Além dos componentes obrigatórios da Grade do Bacharelado Interdisciplinar voltados para as culturas artísticas e científicas, os estudantes serão incentivados e cursar, no leque de optativas, outros componentes que integram esses três eixos. Além disso, os temas serão sempre reforçados em atividades extra-classes ? oficinas, mini-cursos, palestras, seminários temáticos etc. ?, que deverão explorar um horizonte mais amplo, o que é possível devido à multiplicidade de áreas de formação dos professores do ICADS. Busca-se, portanto, ampliar a formação acadêmica a partir de conteúdos ministrados para além dos componentes curriculares. Procurando estabelecer desde logo uma relação estreita entre ensino e extensão, os alunos serão orientados a promover atividades de extensão, sobretudo nas escolas públicas dos Ensinos Fundamental e Médio, mas também junto à comunidade.
    • LIMA, Márcio J. S. . As Paixões. 2003 - Mini-curso
    • LIMA, Márcio J. S. . Pensar contra Nietzsche. 2005 - Mesa-redonda
    • LIMA, Márcio J. S. . Um Século de Sartre. 2005 - Mesa-redonda
    • LIMA, Márcio J. S. . Reflexões musicais em Wagner, Nietzsche e Debussy. 2014 - Mini-curso
    • LIMA, Márcio J. S. . O que Nietzsche deve aos antigos.. 2014 - Mini-curso
    • LIMA, Márcio J. S. . Estética. 2005 - Mesa-redonda
  • Formação Acadêmica: 3
    • Graduacao:
      • Curso: Licenciatura em filosofia
        Nome da Instituição: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2003
      • Curso: filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2002
    • Mestrado:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2005
    • Doutorado:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2010
    • Cadernos Nietzsche (1413-7755):
      • Tipo de vínculo: Livre (2004 - Atual ).
    • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico:
      • Tipo de vínculo: Livre (2000 - 2002 ).
        Outras informações: Bolsista de Iniciação Científica
    • Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2003 - 2005 ).
        Outras informações: Bolsita de Mestrado
    • Comissão de Cooperação Internacional - USP:
      • Tipo de vínculo: Livre (2002 - 2003 ).
        Outras informações: Atendimento aos estudantes da USP que pretendiam fazer intercâmbio em Universidades Estrangeiras e alunos destas que também queriam fazer intercâmbio na USP. Colaboração na Organização de Eventos relacionados à cooperação estudantil e na divulgação e organização de processos seletivos para a escolha de canditados para efetuar intercâmbio.
        Outras informações: Estágio
    • Universidade Federal da Bahia:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2013 ).
        Outras informações: Professor Adjunto, nível II
    • Cadernos de Ética e Filosofia Política (USP):
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - 2010 ).
    • Philósophos (UFG) (Cessou em 2000. Cont. ISSN 1982-2928 Revista Philósophos:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - Atual ).
        Outras informações: Parecerista
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2000 - 2010 ).
        Outras informações: Bolsista
    • Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2013 ).
        Outras informações: Tutor do PET Humanidades, vinculado ao Curso de Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades do ICADS/UFBA.
        Outras informações: Tutor do Programação de Educação Tutorial
    • Universidade Federal do Sul da Bahia:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
    • Universidade Federal do Oeste da Bahia:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2013 - 2014 ).
        Outras informações: Professor Adjunto II