Não autenticado |

Ana Carolina Pais

    • Doutoranda, com bolsa CAPES, em Filologia e Língua Portuguesa, pela Universidade de São Paulo, sob a orientação da Profa. Dra. Sheila Vieira de Camargo Grillo. Integrante do Grupo de Pesquisa Diálogo (USP/CNPq) e do grupo GEM/USP (Grupo de Estudos Mitopoéticos). Mestre em Letras (Filologia e Língua Portuguesa) pela mesma instituição (2020), também com bolsa CAPES e sob a orientação da Profa. Dra. Sheila Grillo. Graduada em Letras português/inglês pela Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista (2009). Curso de Extensão em "Estudo das Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, na Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista (FESB). Especialista em Ensino de Língua Inglesa e Uso de Novas Tecnologias. Atuou durante 15 anos como professora de Língua Inglesa do Ensino Fundamental e Médio, de escola pública estadual. Temas de pesquisa: teorias da linguagem e do discurso, em especial a análise dialógica do discurso (ADD); Linguagem verbivocovisual; Tradução; Literatura de massa; Literatura de fantasia; Séries de TV; Contracultura; Carnavalização e Realismo Grotesco.

       

      Links:    

    • PAIS, A. C. ; FACCHINI, N. C. . A cronotopia e a exotopia no enunciado verbo-visual da ?tourada?, de Kobra, e da ?Gloriosa Victoria?, de Rivera Revista eletrônica Aboré , v. 19 , p. 187 - , 2019. ISSN: 19806930.
    • PAIS, A. C. . Chapter 8: The Symbology of Popular Culture in Game of Thrones: Carnivalization and Tyrion?s Wedding Party.. Game of Thrones - A View from the Humanities Vol. 1: Time, Space and Culture (no prelo), v. 01, p. 100 - , 2023.
    • Gonçalves - Segundo, Paulo ; PAIS, A. C. . O simbolismo do corpo grotesco em Game of Thrones. Discurso e poder: teoria e análise, v. 01, p. 19 - 32, 2020.
    • PAIS, A. C. ; Gonçalves - Segundo, Paulo ; Aquino, Zilda . A simbologia da cultura popular nas cenas de Game of Thrones: uma análise verbo-visual da carnavalização e do grotesco. Pesquisas em Andamento: Caminhos pelas Teorias do Texto e do Discurso e pela Linguística Aplicada, v. 01, p. 244 - 270, 2020.
    • PAIS, A. C. ; Cristina Casagrande ; Diego Genu Klautau ; CUNHA, M. Z. . A simbologia do corpo feminino na literatura fantástica: Tolkien e Martin. A Subcriação de Mundos: Estudos sobre a literatura de J.R.R. Tolkien., v. 01, p. 107 - 134, 2019.
    • PAIS, A. C. . Keflavike e a Pedra Sagrada. A ASES no mundo da imaginação, v. 01, p. 11 - 16, 2016.
    • PAIS, A. C. ; FACCHINI, N. C. . A cronotopia e a Exotopia no enunciado verbo-visual da ?Tourada?, de Kobra, e da ?Gloriosa Victoria?, de Rivera.. A cronotopia e a exotopia no enunciado verbo- visual da ?Tourada?, de Kobra, e da ?Gloriosa Victoria?, de Rivera, v. 19, p. 187 - 202, 2019.
    • PAIS, A. C. . Ana Carolina Pais. Nas asas da ASES, v. 01, p. 17 - 25, 2015.
    • PAIS, A. C. ; Facchini, Norma de Carvalho . A CRONOTOPIA E A EXOTOPIA NO ENUNCIADO VERBO -VISUAL DA ?TOURADA?, DE KOBRA, E DA ?GLORIOSA VICTORIA?, DE RIVERA. In: 7º Seminário Internacional de Linguística ? 7º SIL, III Congresso Interdisciplinar de Cortesia e o II Simpósio de Linguística Textual. , 2017 , São Paulo. ?DISCURSO E INTERDISCIPLINARIDADE ?. São Paulo : Terracota Editora, 2017. p. 1 - 1201.
    • PAIS, A. C. ; Facchini, Norma de Carvalho . A CRONOTOPIA E A EXOTOPIA NO ENUNCIADO VERBO -VISUAL DA ?TOURADA?, DE KOBRA, E DA ?GLORIOSA VICTORIA?, DE RIVERA. In: 7º SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE LINGUÍSTICA / 3º Congresso Interdisciplinar de Cortesia / 2º Simpósio de Linguística Textual , 2017 , São Paulo. ?DISCURSO E INTERDISCIPLINARIDADE ?. São Paulo : Carlos Augusto Baptista de Andrade, 2017. p. 01 - 1201.
    • PAIS, A. C. ; VASSILIEV, N. L. . Readers? Notes on the Book by M. M. Bakhtin Problems of Dostoevsky?s Creation/Poetics. São Paulo : Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso , 2021 (Tradução / Artigo)
    • PAIS, A. C. . O peritexto da obra 'A Song of Ice and Fire', de George R. R. Martin, em língua inglesa e em língua portuguesa. 2022 (Conferência)
    • PAIS, A. C. . Barbara Cassin e Mikhail Bakhtin: olhares para a diversidade entre as culturas presente na linguagem re-enunciada.. 2022 (Comunicacao)
    • PAIS, A. C. . CARNAVALIZAÇÃO EM GAME OF THRONES: UM OLHAR VERBIVOCOVISUAL. 2019 (Comunicacao)
    • PAIS, A. C. . The symbology of popular culture in the scenes os Game of Thrones: a verbivocovisual analysis of carnavalization and the grotesque. 2019 (Congresso)
    • PAIS, A. C. . Tyrion Lannister: a buffoon character. 2019 (Congresso)
    • PAIS, A. C. . A simbologia da cultura popular nas cenas de Game of Thrones: uma análise verbo-visual da carnavalização e do grotesco. 2018 (Comunicacao)
    • PAIS, A. C. ; Facchini, Norma de Carvalho . A Cronotopia e a Exotopia no Enunciado Verbo-Visual da 'Tourada', de Kobra, e da 'Gloriosa Victoria', de Rivera.. 2017 (Comunicacao)
    • PAIS, A. C. . Conceitos norteadores no ensino de Línguas. 2014 (Conferência)
    • PAIS, A. C. . Colóquio de Pesquisa Discente (CoPed) do Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa. 2018 (Universidade de São Paulo)
    • PAIS, A. C. ; GRILLO, S. V. C. ; Campos, Maria . Colóquio Internacional GPs Diálogo e Redes Bakhtinianas. 2018 (Universidade de São Paulo)
    • PAIS, A. C. ; GRILLO, S. V. C. . Colóquio Internacional 90 anos de Problemas da Obra de Dostoiévski (1929-2019). 2019 (Grupo de Pesquisa Diálogo (USP/CNPq))
    • GRILLO, S. V. C. ; DOMINGUES, T. ; BARBOSA, V. F. ; PAIS, A. C. . IV Jornada Internacional do GP Diálogo (USP-CNPq) - Diálogos da obra de Bakhtin e do Círculo com outras teorias e áreas do saber.. 2023 (FFLCH - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO)
    • GRILLO, S. V. C. ; PAIS, A. C. . II Jornada Internacional do Grupo de Pesquisa Diálogo. 2022 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP))
    • PAIS, A. C. . A cultura no ensino de Língua Estrangeira. 2014 (Diretoria de Ensino de Bragança Paulista _Secretaria da Educação do Estado de São Paulo)
    • PAIS, A. C. . Um novo olhar sobre o trabalho com as habilidades de fala e audição nas aulas de Língua Inglesa. 2014 (Diretoria Regional de Ensino de Bragança Paulista - Secretaria de Educação do Estado de São Paulo)
    • PAIS, A. C. ; GRILLO, S. V. C. ; Cavalcante Filho, Urbano ; BARBOSA, V. F. ; Landim, Alessandra Folha Mós . Orientações metodológicas da teoria de Bakhtin e do Círculo. 2024 (FFLCH - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO)
  • Projetos de Pesquisa: 4
    • Nome do projeto: Grupo de Estudos - Hibridismos nas linguagens verbal, visual e verbo-visual (2014 - 2021
      Natureza: Outra
      Integrantes: PAIS, A. C. , ANDRADE, P. D. C. A. B. .
      Descrição: Participação em grupo de estudos sobre a área de Bakhtin e análise linguística
    • Nome do projeto: Associação dos escritores de Bragança Paulista (2014 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: PAIS, A. C. , Apparecida Pereira Moreira .
      Descrição: Associação, sem fins lucrativos, de escritores de Bragança Paulista. Objetivo de divulgar literatura e produção literária dos cidadãos de Bragança Paulista, bem como de toda produção dos associados e disseminação de cultura
    • Nome do projeto: Orientações metodológicas da teoria de Bakhtin e do Círculo (2024 - 2024
      Natureza: Extensao
      Integrantes: PAIS, A. C. , GRILLO, S. V. C. , BARBOSA, V. F. , Cavalcante Filho, Urbano , Landim, Alessandra Folha Mós .
      Descrição: Proporcionar o conhecimento de orientações, princípios e procedimentos metodológicos da teoria de Bakhtin e do Círculo a graduandos, pós-graduandos, pesquisadores e professores interessados na temática.
    • Nome do projeto: Análise de discursos comparativa: construindo fundamentos teóricos e metodológicos (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PAIS, A. C. , GRILLO, S. V. C. , Cavalcante Filho, Urbano , Azevedo e Silva, Beatriz Amorim de .
      Descrição: A análise comparativa de discursos em duas ou mais línguas/culturas (brasileira e russa, francesa e americana, espanhola e japonesa etc.) é um campo de pesquisa ainda pouco explorado no universo dos estudos do discurso no Brasil. A construção de fundamentos teórico-metodológicos para análises comparativas/contrastivas de discursos tem sua mais importante justificativa no fato de que a perspectiva comparativa ou o encontro dialógico entre culturas permitem uma melhor compreensão dos discursos e culturas em contraste, ao revelar aspectos inacessíveis à análise de uma única língua-cultura. Por meio de análises de enunciados concretos serão desenvolvidos os seguintes princípios teórico-metodológicos: o conceito de cultura discursiva, o tertium comparationis, a tensão entre descrição e interpretação, o papel dos planos de expressão (verbal, visual, verbovisual etc.).
    • Graduacao:
      • Curso: Pedagogia
        Nome da Instituição: Faculdade Paulista São José
        Título: Ensino de Língua Estrangeira para a Educação Infantil e Fundamental I: um desafio a vencer
        Ano de conclusão: 2015
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista
        Título: Tragédia Grega:uma percepção de sua função através da obra de Sófocles
        Ano de conclusão: 2009
    • Mestrado:
      • Curso: Filologia e Língua Portuguesa
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2020
    • Doutorado:
      • Curso: Filologia e Língua Portuguesa
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Universidade Gama Filho
        Ano de conclusão: 2012
      • Nome da Instituição: Universidade Virtual do Estado de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Governo do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2008 - 2023 ).
        Outras informações: Escola Estadual Prof. Luiz Roberto Pinheiro Alegretti. Cargo: Professor eventual de 2008 a 2009. Professor titular de sala de Língua Portuguesa e Língua Inglesa 2010; - Escola Estadual Prof. Maria José Moraes Salles. Cargo: Professora de Sala de Recuperação e de Leitura e Produção de Textos 2011;- Instituto Social e Educacional De Bragança Paulista ISE. Cargo: Professora de Recuperação e Plantão de Dúvidas de Língua Portuguesa e Língua Inglesa de 2010 a 2011;- Efetiva no cargo de professora de Língua Inglesa na Escola Estadual Doutor Fernando Amos Siriani (aprovada em Concurso Público, 2010, da Secretaria da Educação do Estado São Paulo). Atuando nas séries: 5 série do Ensino Fundamental à 3 ano do Ensino Médio (até março de 2014);- Aprovada em Concurso Público SESI 2010 Cargo de Docente em Língua Portuguesa;- Aprovada em Concurso Público Prefeitura Municipal de Pinhalzinho (2013) - Cargo de Docente em Língua Portuguesa e Língua Inglesa;- Professora de Língua Inglesa para as séries iniciais do Ensino Infantil e Fundamental I (Jardim II ao 4 ano) no Colégio Porto Bragança Bragança Paulista de janeiro de 2013 a julho de 2013;- Designada como Professora Coordenadora de Núcleo Pedagógico de Língua Estrangeira Moderna, Diretoria de Ensino de Bragança Paulista no ano de 2014;- Designada como Professora Coordenadora do Centro de Estudo de Línguas, na Escola Estadual Ministro Alcindo Bueno de Assis - inicio em 02 de fevereiro de 2015 até julho de 2015;- Designada como Professora Coordenadora de Núcleo Pedagógico de Projetos Especiais, cuidando também do Programa de Ensino Integral - Inicio em agosto de 2015 até janeiro de 2016;- Professora de Língua Inglesa na Escola Estadual Doutor Fernando Amos Siriani (aprovada em Concurso Público, 2010, da Secretaria da Educação do Estado São Paulo). Atuando nas séries: 5 série do Ensino Fundamental à 3 ano do Ensino Médio - 2016;
        Outras informações: Efetivo
    • Instituto Social e Educacional De Bragança Paulista ? ISE:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2010 - 2011 ).
        Outras informações: CLT
    • Colégio Porto Bragança:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2013 - 2013 ).
        Outras informações: CLT
    • Associação de escritores de Bragança Paulista:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - Atual ).
    • Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2024 - 2024 ).