Barbara Falcão
-
Resumo
-
Autora, escritora, tradutora e professora de Língua Portuguesa e Espanhola. Atualmente trabalha como professora de Língua Portuguesa na rede pública de São Paulo. Especialista em Design Instrucional, também atua como autora de material didático para diversas editoras, incluindo projetos transmidiáticos.Mestra em Letras pelo programa PROFLETRAS - USP, é doutoranda do Programa de Filologia e Língua Portuguesa - USP e participa do grupo de estudos Linguagens, Discurso e Ensino do Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa.
-
-
Artigos completos publicados em periódicos: 2
- FALCÃO, BARBARA . Narrativa transmídia Letras & Letras (UFU) , v. 37 , p. 309 - 334 , 2021. ISSN: 19815239.
- FALCÃO, B. ; FONTES, M. F. . The Siriricando Block and the Lesbians and Bisexual Women at São Paulo?s Carnival Caribbean Review of Gender Studies , v. 14 , p. 153 - 168 , 2020. ISSN: 19951108.
-
Capítulos publicados: 1
- CABRAL, A. L. T. ; FALCÃO, B. . A importância da leitura na aplicação pedagógica da narrativa transmídia. Multiletramentos, práticas de leitura e compromisso social, v. , p. 117 - 127, 2021.
-
Apresentações de Trabalho: 10
- FALCÃO, BARBARA . A aplicação pedagógica da narrativa transmídia no ensino de língua portuguesa. 2021 (Simposio)
- FALCÃO, BARBARA . Multiletramentos e gêneros discursivos na aula de LP. 2024 (Conferência)
- FALCÃO, BARBARA . Gêneros discursivos e multiletramentos: uma proposta pedagógica. 2024 (Conferência)
- FALCÃO, BARBARA . Ensino, campos de atuação e gêneros discursivo. 2023 (Conferência)
- FALCÃO, BARBARA . Os campos de atuação e os gêneros discursivos: o que ensinar?. 2023 (Conferência)
- FALCÃO, B. . A argumentação na narrativa transmidiática discente: a tensão dialógica na formação da cidadania.. 2023 (Seminário)
- FALCÃO, B. . Análise do discurso digital: da teoria à prática. 2022 (Conferência)
- FALCÃO, B. . A Narrativa Transmídia no ensino de Língua Portuguesa no nono ano: uma proposta pra promover os multiletramentos. 2020 (Simposio)
- FALCÃO, B. . A narrativa transmídia e a produção de textos no ensino fundamental. 2020 (Simposio)
- FALCÃO, B. . Narrativa Transmídia como estratégia para a produção textual nos anos finais do Ensino Fundamental. 2020 (Seminário)
-
Formação Acadêmica: 3
-
Graduacao:
-
Curso: Letras
Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
Ano de conclusão: 2008
-
Curso: Letras
-
Doutorado:
-
Curso: Doutorado em Letras
Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
Ano de conclusão: Atual
Status do curso: Em_andamento
-
Curso: Doutorado em Letras
-
Especializacao:
-
Nome da Instituição: Centro Universitário Senac
Ano de conclusão: 2018
-
Nome da Instituição: Centro Universitário Senac
Ano de conclusão: 2012
-
Nome da Instituição: Centro Universitário Senac
-
Graduacao:
-
Atuação Profissional: 3
-
Associação cultural de pesquisadores e estudantes da USP:
-
Tipo de vínculo: Colaborador (2005 -
2009
).
Outras informações: Professora de espanhol e português
-
Tipo de vínculo: Colaborador (2005 -
2009
).
-
Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul:
-
Tipo de vínculo: Servidor_publico (2008 -
2018
).
Outras informações: Professora de espanhol e português
-
Tipo de vínculo: Servidor_publico (2008 -
2018
).
-
Prefeitura Municipal de São Paulo:
-
Tipo de vínculo: Servidor_publico (2018 -
Atual
).
Outras informações: Professora de português
-
Tipo de vínculo: Servidor_publico (2018 -
Atual
).
-
Associação cultural de pesquisadores e estudantes da USP: