Não autenticado |

Clarissa Menezes Jordão

    • Doutora em Letras - Língua Inglesa e Literaturas Inglesa e Norte-Americana pela USP (2001), mestre em Literaturas de Língua Inglesa pela Universidade Federal do Paraná (1992) e graduada em Letras Português e Inglês pela Universidade Federal do Paraná (1986), realizou pós-doutorados em globalização e estudos culturais na Universidade de Manitoba, em Winnipeg, Canadá (2007), e em formação crítica de professores de línguas no Glendon College, Universidade de York (2013), ambos com bolsa da CAPES. Atualmente é professora sênior no Programa de Pós Graduação em Letras da UFPR, e professora visitante no Programa de Pós-graduação em Letras da UERJ, Campus São Gonçalo. Na UFPR coordena o Grupo de Pesquisa Identidade e Leitura da UFPR. Participa ainda de outros dois grupos de pesquisa: (1) Novos letramentos, multiletramentos e o ensino de línguas estrangeiras, liderado por Ana Paula Duboc e Daniel Ferraz; e (2)Rede de Pesquisas em Inglês como Língua Franca no Brasil, que tem como líder Telma Gimenez. Clarissa Menezes Jordão tem experiência na área de formação inicial e continuada de professores de línguas estrangeiras, tendo atuado constantemente junto a professores de língua inglesa nas escolas públicas do Paraná. Seus principais interesses de pesquisa giram em torno dos seguintes temas: letramento crítico e ensino de línguas e literaturas estrangeiras; inglês como língua franca; internacionalização do ensino superior; formação de professores de línguas estrangeiras; práxis pós-estruturalista, pós-colonial e decolonial, especialmente ligada a noções de discurso e representação.

       

      Links:    

    • Teorias de Aquisição de Segunda Língua
    • Letramento Crítico e Inglês como Língua Internacional
    • Letramento Crítico na Escola Pública
    • Línguas Estrangeiras, Ética e Internacionalização no Ensino Superior
    • Formação de Professores
    • Globalização e estudos culturais
    • Globalization and Critical Literacies
    • Inglês como língua internacional
    • JORDÃO, Clarissa Menezes ; BRAHIM, A.C.S.de M. ; BEATO-CANATO, A. P. ; MONTEIRO, D. R. . Decolonialidade e Linguística Aplicada. Campinas : Pontes, 2023 . 298p. ISBN: 9786556376547.
    • JORDÃO, C. M. ; BRAHIM, A.C.S.de M. ; DINIZ DE FIGUEIREDO, E. H. ; COUTINHO, A. F. ; MARTINEZ, J. ; BEATO-CANATO, A. P. . A Linguagem na Vida. Campinas : Pontes, 2021 . 103p. ISBN: 9786556372051.
    • Jordão, Clarissa Menezes ; MARSON, I.C.V. ; FRANCO, Z. . Devaneios em Atas: distopias teóricas nos multiletramentos e inglês como lingua franca. Campinas : Pontes, 2018 . 182p. ISBN: 9788521700104.
    • JORDÃO, C. M. ; MARTINEZ, J. Z. ; MOR, W. M. ; JORDÃO, C.M. . Letramentos em Prática na Formação Inicial de Professores de InglÊs. Campinas : Pontes, 2018 . 380p. ISBN: 9788521700111.
    • JORDÃO, C. M. . A Linguística Aplicada no Brasil: rumos e passagens. Campinas : Pontes, 2016 . 527p. ISBN: 9788571137912.
    • JORDÃO, C. M. ; EDMUNDO, E. G. S. ; GOMES, H. ; ALBUQUERQUE, M.L.V. ; GALOR, A.L. ; DA ROSA, A. ; BREDA, F. ; OLIVEIRA, L.C. ; TRINKEL, M. . O PIBID nas aulas de inglês: divisor de águas e formador de marés. Campinas : Pontes, 2013 . 124p. ISBN: 9788571134324.
    • EDMUNDO, E. G. S. ; JORDÃO, C. M. ; PAULA, D. J. ; FOGACA, F. . AS PRÁTICAS DISCURSIVAS NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA: LÍNGUA INGLESA. Curitiba : SEED/PR, 2007 . 272p. ISBN: 9788585380656.
    • JORDÃO, C. M. . A Educação Literária ao Lado dos Anjos: por uma atitude epistemofágica transformadora das relações de poder-saber na sala de aula. São Paulo : Blucher, 2011 . 220p. ISBN: 9788580390544.
    • JORDÃO, C. M. ; MARTINEZ, J. ; HALU, R. . Formação Desformatada: práticas com professores de língua inglesa. São Paulo : Pontes, 2011 . 307p. ISBN: 978-85-7113-3.
    • JORDÃO, C. M. ; EDMUNDO, E. G. S. ; FOGACA, F. ; PAULA, D. J. . Orientações Pedagógicas para o Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas. Curitiba : SEED, 2006 . p. ISBN: 9788585380.
    • JORDÃO, C. M. ; MARTINEZ, J. . Fundamentos do Texto em Língua Inglesa II. Curitiba : IESDE Brasil, 2009 . 292p. ISBN: 9788538707974.
    • JORDÃO, C. M. ; ANDREOTTI, V. ; GIMENEZ, T. . Perspectivas Educacionais e o Ensino de Inglês na Escola Pública. Pelotas : EDUCAT, 2005 . 241p. ISBN: 8575900498.
    • JORDÃO, Clarissa ; MANDARINO SILVA, NAYARA STEFANIE . Languages without Borders COMPARATIVE AND INTERNATIONAL HIGHER EDUCATION , v. 15 , p. 57 - 67 , 2023. ISSN: 21510407.
    • JORDÃO, Clarissa Menezes . A case for ELT Journal , v. 77 , p. 1 - 9 , 2023. ISSN: 14774526.
    • JORDÃO, C. M. ; MARQUES, A. N. . Translinguagem e desinvenção no ensino-aprendizagem de inglês Arboles y Rizomas , v. 4 , p. 114 - 130 , 2022. ISSN: 07199805.
    • NIETO, C. H. G. ; JORDÃO, C. M. ; VERONELLI, G. . Decoloniality in ELT: A Political Project Íkala, Revista de Lenguaje y Cultura , v. 28 , p. 1 - , 2022. ISSN: 2145566X.
    • JORDÃO, C. M. ; MARSON, I.C.V. . Multiliteracies, English as a lingua franca and translingual practices: opening Pandora?s box MUITAS VOZES , v. 1 , p. 1 - 19 , 2022. ISSN: 22387196.
    • BEATO-CANATO, A. P. ; JORDÃO, C. M. ; BRAHIM, A.C.S.de M. . Paulo Freire em memes: caricaturas de um país dividido Calidoscópio , v. 19 , p. 463 - 480 , 2022. ISSN: 21776202.
    • ANDREOTTI, VANESSA DE OLIVEIRA ; SILVA, JHULIANE EVELYN DA ; Jordão, Clarissa Menezes . NOSSA CASA ESTÁ CAINDO... E AGORA, VANESSA? CAPITALISMO, DECOLONIALIDADE E FUTUROS RE-IMAGINADOS TRABALHOS EM LINGUÍSTICA APLICADA , v. 60 , p. 595 - 607 , 2021. ISSN: 2175764X.
    • JORDÃO, C. M. ; DINIZ DE FIGUEIREDO, E. H. ; CONS, T. R. ; ANTUNES, B. P. ; EMMERICH, A. . Perspectives of postgraduate professors and students on internationalization and English language use at a university in the south of Brazil Scholarship of Teaching and Learning in the South , v. 5 , p. 6 - , 2021. ISSN: 25231154.
    • JORDÃO, C. M. ; DINIZ DE FIGUEIREDO, E. H. ; LAUFER, G. F. ; FRANKIW, T. C. . Internacionalização em Inglês: sobre esse tal de unstoppable train e de como abordar a sua locomotiva Nemityra , v. 1 , p. 30 - 43 , 2020. ISSN: 27071634.
    • JORDÃO, C. M. ; DINIZ DE FIGUEIREDO, E. H. ; MARTINEZ, J. Z. . Trickstering Applied Linguistics with Pennycook and Makoni: Transglobalizing North and South TRABALHOS EM LINGUÍSTICA APLICADA , v. 59 , p. 834 - 843 , 2020. ISSN: 2175764X.
    • JORDÃO, C. M. . Southern epistemologies, decolonization, English as a Lingua Franca: ingredients to an effective Applied Linguistics potion Waseda Working Papers in ELF , v. 8 , p. 33 - 52 , 2019. ISSN: 2187994X.
    • Fogaça, Francisco Carlos ; HIBARINO, DENISE AKEMI ; KLUGE, DENISE CRISTINA ; Jordão, Clarissa Menezes . ENTREVISTA COM CLARISSA JORDÃO REVISTA X , v. 12 , p. 187 - 195 , 2017. ISSN: 19800614.
    • Jordão, Clarissa Menezes . Decolonizing identities: English for internationalization in a Brazilian university Interfaces Brasil/Canadá , v. 16 , p. 191 - 209 , 2016. ISSN: 19845677.
    • JORDAO, CLARISSA MENEZES . Tradition and difference: can mainstream academic discourse in Applied Linguistics ever change? INTERNATIONAL JOURNAL OF APPLIED LINGUISTICS , v. 25 , p. n/a - n/a , 2014. ISSN: 08026106.
    • JORDÃO, C. M. . Desvincular o inglês do imperialismo: hibridismo e agência no inglês como língua internacional versalete , v. 1 , p. 278 - , 2013. ISSN: 23181028.
    • PALLÚ, N.M. ; JORDÃO, C. M. . English as a Global Lingua Franca in Brazil SPELT Quarterly Journal , v. 29 , p. 2 - 19 , 2014. ISSN: 18157661.
    • Jordão, Clarissa Menezes . ILA - ILF - ILE - ILG: quem dá conta? Revista Brasileira de Linguística Aplicada , v. 14 , p. 13 - 40 , 2014. ISSN: 19846398.
    • JORDÃO, C. M. ; BUHRER, E. A. C. . A Condição de Aluno-Professor de Língua Inglesa em Discussão: estágio, identidade e agência Educacao e Realidade , v. 38 , p. 669 - 682 , 2013. ISSN: 21756236.
    • JORDÃO, C. M. ; Fogaça, Francisco Carlos . Critical literacy in the english language classroom DELTA. Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada (Online) , v. 28 , p. 69 - 87 , 2012. ISSN: 1678460X.
    • Jordão, Clarissa Menezes ; Fogaça, Francisco Carlos . Carvalhos, juncos, árvores e rizomas: paradigmas na formação de professores Revista Brasileira de Linguística Aplicada , v. 12 , p. 493 - 510 , 2012. ISSN: 1984-6398.
    • JORDÃO, C. M. ; PASSOS, J. S. ; MARTINS, L. L. . Concepções de leitura e práticas escolares: de código a discurso Cadernos de Letras (UFRJ) , v. ano 23 , p. 167 - 179 , 2008. ISSN: 14130238.
    • JORDÃO, C. M. . Epistemofagia transformadora: saberes locais e inclusão no ensino superior brasileiro Educação em Revista (UFMG. Impresso) , v. 27 , p. 249 - 276 , 2011. ISSN: 01024698.
    • JORDÃO, C. M. . New designs for new identities: Are we going anywhere? Critical Literacy , v. 5 , p. 36 - 44 , 2011. ISSN: 17530873.
    • JORDÃO, C. M. . A posição de professor de inglês no Brasil: hibridismo, identidade e agência Letras & Letras (Online) , v. 26 , p. 427 - 442 , 2010. ISSN: 19815239.
    • JORDÃO, C. M. . Identidade e Leitura: (des)identificação na construção de sentidos Revista X , v. 1 , p. i - ix , 2008. ISSN: 19800614.
    • JORDÃO, C. M. ; AMATO, L.J.D. . O Poder de Foucault na Sala de Aula Revista X , v. 1 , p. 17 - 24 , 2008. ISSN: 19800614.
    • JORDÃO, C. M. . Dossiê Identidade e Leitura Revista X , v. 1 , p. 1 - 40 , 2009. ISSN: 19800614.
    • JORDÃO, C. M. ; Vaz Boni, V. . Perspectivas Teóricas na Aquisição/Aprendizagem de Línguas na Contemporaneidade Luminária (União da Vitória) , v. 10 , p. 34 - 39 , 2009. ISSN: 1519745X.
    • JORDÃO, C. M. ; HALU, R. . Língua, cultura e letramentos: reflexões sob o olhar de um tigre Acta Scientiarum. Language and Culture (Impresso) , v. 31 , p. 231 - 232 , 2009. ISSN: 19834675.
    • JORDÃO, C. M. . Reading the World as Social Practice: Conceptual Questioning as a Tool for Enhancing Critical Literacies English Quarterly , v. 39 , p. 2 - 21 , 2008. ISSN: 00138355.
    • JORDÃO, C. M. . A postcolonial framework for teachers' social identities MATICES EN LENGUAS EXTRANJERAS , v. 2 , p. 1 - 15 , 2008. ISSN: 20111177.
    • JORDÃO, C. M. . English as a foreign language, globalisation and conceptual questioning GLOBALISATION, SOCIETIES AND EDUCATION (PRINT) , v. 7 , p. 95 - 107 , 2009. ISSN: 14767724.
    • JORDÃO, C. M. . South-North Dialogue on Globalization Research: a non-typical Brazilian perspective Globalization and Autonomy , v. 1 , p. 1 - , 2008. ISSN: 19165579.
    • JORDÃO, C. M. ; ROMAO, J. E. . An Interview with José Eustáquio Romão LANG INTERCULT COMM , v. 7 , p. 291 - 295 , 2007. ISSN: 14708477.
    • JORDÃO, C. M. ; FOGACA, F. . Ensino de Inglês, Letramento Crítico e Cidadania: um triângulo amoroso bem-sucedido Línguas & Letras (UNIOESTE) , v. 8 , p. 79 - 105 , 2007. ISSN: 15177238.
    • JORDÃO, C. M. . As lentes do discurso: letramento e criticidade no mundo digital Trabalhos em Lingüística Aplicada , v. 46.1 , p. 19 - , 2007. ISSN: 01031813.
    • JORDÃO, C. M. . A Morte (e a Volta) do Leitor - ou de como usar a voz do outro para reforçar distâncias na aula de literatura Critical literacy , v. 2 , p. 2 - , 2006. ISSN: 17530873.
    • JORDÃO, C. M. . O que todos sabem.... ou não: letramento crítico e questionamento conceitual Crop (FFLCH/USP) , v. 12 , p. 21 - 46 , 2007. ISSN: 14156253.
    • JORDÃO, C. M. . O Professor de Língua Estrangeira e o Compromisso Social Leitura. Teoria & Prática (Campinas) , v. 45 , p. 43 - 51 , 2005. ISSN: 0102387X.
    • JORDÃO, C. M. . Thinking Critically of Critical Thinking: critical pedagogies revisited Situation Analysis , v. 4 , p. 21 - 30 , 2004. ISSN: 14782014.
    • JORDÃO, C. M. . A epistemologia pós-moderna na educação literária Revista da ANPOLL , v. 17 , p. 55 - 92 , 2004. ISSN: 14147564.
    • JORDÃO, C. M. . A educação literária como espaço para transformação Claritas (PUCSP) , v. 8 , p. 135 - 142 , 2002. ISSN: 14145243.
    • JORDÃO, C. M. . Uma Breve História da Leitura no Século XX, ou de Como Se Podem Calar as Nativas Revista de Letras (Curitiba. 1996) , v. , p. - , 2001. ISSN: 01049992.
    • JORDÃO, C. M. . Heterogeneidade: amiga pública no1 do ensino de literatura Revista Brasil de Literatura (Rio de Janeiro) , v. , p. - , 2000. ISSN: 18073794.
    • JORDÃO, C. M. . Critical Pedagogy and the Teaching of Literature Critical literacy , v. 21 , p. 9 - 14 , 1999. ISSN: 17530873.
    • JORDÃO, C. M. . The don´t do it yourself of education: literature and heterogeneity in the classroom Ilha do Desterro (UFSC) , v. 37 , p. 49 - 59 , 2001. ISSN: 01014846.
    • JORDÃO, Clarissa Menezes . Epilogue: The South Writing Back. Foundational Concepts of Decolonial and Southern Epistemologies, v. 1, p. 182 - 186, 2024.
    • JORDÃO, Clarissa Menezes ; SCHMICHEK, J. V. . Ativismo otherwise e ELF feito no Brasil: um patchwork de narrativas autobiográficas de professoras de inglês. Transculturalidade, linguagem e educação: diálogos e (re)começos, v. 1, p. 315 - 332, 2023.
    • JORDÃO, Clarissa Menezes ; BRAHIM, A.C.S.de M. . Educação Linguística Crítica ou Educação Linguística Decolonial? Uma ópera (sério-bufa) em 5 atos. Tempos Para (Re)Existir E Decolonizar Na Linguística Aplicada, v. 1, p. 205 - 222, 2023.
    • JORDÃO, Clarissa Menezes . Prefácio, ou de como alguém ousa escrever missivas em pleno século XXI. Palavras encharcadas de mundo: cartas para Paulo Freire em seu centenári, v. 1, p. 8 - 9, 2023.
    • JORDÃO, C. M. ; DINIZ DE FIGUEIREDO, E. H. ; MARTINEZ, J. Z. . Narratives of Invisibility: racism and anti-racism in academic spaces in Brazil. Tne Anti-Racism Linguist: a book of readings, v. , p. 85 - 105, 2023.
    • JORDÃO, C. M. . Intersecting Languages, Cultures and Identities in Decoloniality. Critical Intercultural Pedagogy for Difficult Times Conflict, Crisis, and Creativity, v. 1, p. 176 - 189, 2023.
    • JORDÃO, C. M. . Rosencrantz e Guildenstern are Dead ? eu, não!. Criticidade E Educação Linguística: Experiências E Práticas Em Contextos (Super)Diversos, v. 1, p. 97 - 120, 2022.
    • BEATO-CANATO, A. P. ; JORDÃO, C. M. . Escolas e partidos: ideologias, letramentos e decolonialidade. Linguística Aplicada de Resistência: transgressões, discursos e política, v. 1, p. 97 - 120, 2021.
    • JORDÃO, C. M. . Epistemophagy in Brazilian Higher Education ? Yes, Nós Temos Bananas. English in the South, v. 1, p. 60 - , 2019.
    • Jordão, Clarissa Menezes . Intelligibility, mimicry and internationalization. English-Medium Instruction from an English as a Lingua Franca Perspective, v. 1, p. 32 - 45, 2018.
    • JORDÃO, C. M. . O Lugar da Emoção na Criticidade do Letramento. Bate-papo com educadores linguísticos: letramentos, formação docente e criticidade, v. 1, p. 58 - 66, 2019.
    • JORDÃO, C. M. . Uma Jornada Crítica em Retrospecto, ou de como se respira no mar. Perspectivas críticas de educação linguística no Brasil : trajetórias e práticas de professoras(es) universitárias(os) de inglês, v. , p. 69 - 80, 2018.
    • JORDÃO, C. M. ; MARQUES, A. N. . ELF and Critical Literacy in Teacher Education: shaking off some good(??) old(??) habits. English as a Lingua Franca in Teacher Education A Brazilian Perspective, v. 1, p. 53 - 68, 2018.
    • JORDÃO, C. M. . TEFL as Hydra: rescuing Brazilian teacher educators from ?privilege?. Why English? Confronting the Hydra, v. 1, p. 255 - 266, 2016.
    • JORDÃO, C. M. . No Tabuleiro da Professora Tem.... Letramento Crítico?. Práticas de Multiletramentos e Letramento Crítico: outros sentidos para a sala de aula de línguas, v. 1, p. 41 - 56, 2016.
    • JORDAO, CLARISSA MENEZES . Identidades e Letramentos em Discurso. Letramentos, discursos midiáticoa e identidades: novas perspectivas, v. 1, p. 17 - 42, 2015.
    • JORDÃO, C. M. . BraSilian teacher education: decolonizing the 'local south'. Transculturalidade e De(s)colonialidade nos Estudos em Inglês no BraZil, v. 1, p. 227 - 256, 2014.
    • JORDAO, CLARISSA MENEZES ; MARTINEZ, J. Z. . Entre as Aspas da Fronteira: internacionalização como prática agonística. Políticas Linguísticas, Ensino de Línguas e Formação Docente: desafios em tempos de globalização e internacionalização, v. 1, p. 61 - 88, 2015.
    • JORDÃO, C. M. ; MARTINEZ, J. ; HALU, R. . (Des)conforto nas práticas de professores de inglês. Novos Letramentos, Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa, v. , p. 21 - 52, 2014.
    • JORDÃO, C. M. . Conversa com Clarissa Menezes Jordão. Conversas com Formadores de Professores de Línguas: avanços e desafios, v. 1, p. 77 - 91, 2013.
    • JORDÃO, C. M. . Letramento Crítico: complexidade e relativismo em discurso. Reflexões sobre Ensino de Línguas e Formação de Professores no Brasil, v. 1, p. 351 - 371, 2013.
    • JORDÃO, C. M. . Abordagem comunicativa, pedagogia crítica e letramento crítico ? farinhas do mesmo saco?. Língua Estrangeira e Formação Cidadã: entre discursos e práticas, v. 1, p. 37 - 54, 2013.
    • JORDÃO, C. M. ; DARRIBA RODRIGUES, R. ; COELHO, M. J. B. . Formação Docente Universitária na Universidade Federal do Paraná. Construcción Cooperativa de Políticas e Estrategias de Formación de Docentes Universitarios en la Región, v. 1, p. 105 - 122, 2012.
    • Jordão, Clarissa Menezes . Letramento Crítico, Inglês como Língua Internacional e Ensino: as marés do PIBID-Inglês da UFPR. Experiências de formação de professores de línguas e o pibid: contornos, cores e matizes, v. 1, p. 21 - 48, 2013.
    • JORDÃO, C. M. ; CALVO, L.C.S. ; EL KADRI, M.S. ; GIMENEZ, T. . A posição do inglês como língua internacional e suas implicações para a sala de aula. Inglês como língua franca: ensino-aprendizagem e formação de professores, v. , p. 221 - 252, 2011.
    • JORDÃO, C. M. . Discurso e Identidade em Língua Estrangeira: Crusoé e Sexta-feira na sociedade em rede. Linguagens em Interação II: leitura e ensino de línguas, v. 1, p. 105 - 126, 2010.
    • JORDÃO, C. M. ; HALU, R. . Práticas de Sala de Aula de Inglês: aprender em comunidade. Formação "Desformatada": práticas com professores de língua inglesa, v. 01, p. 93 - 106, 2011.
    • JORDÃO, C. M. . Da Educação literária.. Margens Instáveis: tensões entre teoria, crítica e história da literatura, v. , p. 287 - 296, 2011.
    • JORDÃO, C. M. ; FOGACA, F. . EFL teaching, critical literacy and citizenship: a happy love triangle?. Global citizenship in the English language classroom, v. 1, p. 20 - 28, 2008.
    • JORDÃO, C. M. . O Ensino de Línguas Estrangeiras - de código a discurso. Tendências Contemporâneas no Ensino de Línguas, v. , p. - , 2006.
    • JORDÃO, C. M. . A língua inglesa como 'commodity': direito ou dever de todos?. Conhecimento Local e Conhecimento Universal, v. 3, p. 287 - 296, 2004.
    • JORDÃO, C. M. . A construção do sujeito na educação literária: um passeio pela crítica literária e os papéis do bom leitor. Literaturas de Língua Inglesa: Visões e Revisões, v. , p. 231 - 244, 2005.
    • JORDÃO, C. M. . Agir brandindo a espada e fomentando o caos? A educação em tempos pós-modernos. Perspectivas Educacionais e o Ensino de Inglês na Escola Pública, v. 1, p. 23 - 36, 2005.
    • JORDÃO, C. M. . O Professor de Língua Estrangeira e o Compromisso Social. ENFOPLI: construindo uma comunidade de formadores de professores de inglês, v. , p. 1 - 4, 2005.
    • JORDÃO, C. M. . No Brasil não desenvolvemos o habitus da leitura?. Ensinando e aprendendo inglês na universidade: formação de professores em tempos de mudança, v. , p. 345 - 353, 2003.
    • JORDÃO, C. M. . Literary Education, Critical Pedagogy and Postmodernity. Inglês como Língua Estrangeira: identidades, práticas e textualidade., v. , p. 55 - 66, 2001.
    • JORDÃO, C. M. ; FOGACA, F. . EFL Teaching, Critical Literacy and Citizenship in Brazil. In: BAICE - International Conference , 2008 , Glasgow. Proceedings of the British Association of International Comparative Education. : , 2008.
    • JORDÃO, C. M. ; MARTINS, M. L. L. ; PASSOS, J. . A Construção de Espaços Abertos na Educação. In: IV Seminário de Pesquisa , 2006 , Curitiba. IV Seminário de Pesquisa e IV Seminário de Iniciação Científica. Curitiba : Uniandrade, 2006. p. 118 - 119.
    • JORDÃO, C. M. . A língua inglesa como ´commodity´: direito ou obrigação de todos?.. In: Simpósio Internacional de Ensino de Língua Estrangeira , 2002 , Curitiba. Conhecimento Local e Conhecimento Global. Curitiba : , 2002. p. 272 - 295.
    • JORDÃO, C. M. . As Diferentes Políticas de Implantação da LE no Ensino Público Brasileiro. In: 15º Congresso de Leitura do Brasil , 2005 , Campinas. COLE-Congresso de Leitura do Brasil. : , 2005.
    • JORDÃO, C. M. ; PASSOS, J. ; MARTINS, M. L. L. . Concepções de leitura e práticas escolares: de código a discurso. In: Encontro de Professores de Línguas Estrangeiras , 2005 , Maringá. XIII EPLE. Maringá : , 2005.
    • JORDÃO, C. M. . O programa de capacitação em língua inglesa para professores da rede pública estadual no Paraná: da capacitação à formação. In: XIV Congresso de Leitura , 2003 , Campinas. As coisas. Que tristes são as coisas, consideradas sem ênfase.. Campinas : Graf. FE, 2003.
    • JORDÃO, C. M. . Um currículo para as línguas estrangeiras?. In: XI Encontro de Professores de Línguas Estrangeiras , 2004 , Londrina. No prelo. : , 2003.
    • JORDÃO, C. M. . Concepções de leitura na crítica literária e nas abordagens de inglês como língua estrangeira. In: XIV CELLIP , 2003 , Londrina. Anais do CELLIP. : , 2003.
    • JORDÃO, C. M. . A educação literária no lado dos anjos. In: EPLE , 2002 , campo Mourão. no prelo. : , 2002.
    • JORDÃO, C. M. . Voices from Within Literary Education in Brazil. In: International Congress on the Teaching of English at University Level , 2002 , Cancún. no prelo. : , 2002.
    • JORDÃO, C. M. . A Educação literária: de onde viemos e para onde vamos?. In: XV Seminário do CELLIP , 2001 , Curitiba. Anais do XV Seminário do CELLIP. : , 2001.
    • JORDÃO, C. M. . A educação literária 'virou pizza' em tempos pós-modernos?. In: IV Colóquio de Pós- Graduação de Língua Inglesa e Literaturas Inglesa e Norte-americana da USP , 2000 , Sao Paulo. Resumos das Apresentações do IV Colóquio de Pós- Graduação de Língua Inglesa. São Paulo : FFLCH, 2000.
    • JORDÃO, C. M. . O Controle de Qualidade na Sala de Aula de Literaturas Estrangeiras. In: I Congresso de Humanidades , 2000 , Curitiba. Primeiro Congresso de Humanidades: diálogo entre saberes. Curitiba : Editora da UFPR, 2000. p. 94 - 94.
    • JORDÃO, C. M. . O Olhar 43 da Pós-modernidade na Educação Literária em Língua Inglesa. In: I Encontro Nacional sobre Ensino de Literaturas de Língua Inglesa , 2000 , Brasília. Anais do I Encontro Nacional sobre Ensino de Literaturas de Língua Inglesa. : , 2000.
    • JORDÃO, C. M. . Voices from within Literary Education in English in Brazil. In: Conferência Internacional Education and Social Action , 2000 , Sydney. Annals to the International Conference on Education for Social Action. : , 2000.
    • JORDÃO, C. M. . Simpósio Debate within debates: stylisyics, literary education and critical pedagogy, comunicação: Critical pedagogy and the teaching of literatures. In: XV Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua Inglesa (ENPULI) , 1999 , Sao Paulo. . : , 1999.
    • JORDÃO, C. M. . Reading the third millenium: where are we going. In: II Convenção De Professores de Inglês dos Estados do Paraná (Apliepar), Santa Catarina (APLISC) e Rio Grande do Sul (APIRS) , 1999 , Londrina. Anais da II Convenção De Professores de Inglês dos Estados do Paraná (Apliepar), Santa Catarina (APLISC) e Rio Grande do Sul (APIRS). : , 1999.
    • JORDÃO, C. M. . Oficina de Pesquisa sobre Leitura na Aula de Literatura. In: Seminário de Metodologia de Investigação em Lingüística Aplicada: foco na pesquisa Interpretativista , 1998 , Campinas. . : , 1998.
    • JORDÃO, C. M. . Fazendo Sentidos: Concepções de Leitura na Sala de Aula. In: XLVI Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo (GEL), , 1998 , Sao Paulo. . : , 1998.
    • JORDÃO, C. M. . The Reader and the Phoenix: what about the ashes?, or of How to silence the natives. In: BRAZ-TESOL Regional Chapter - South of Parana , 1998 , Curitiba. . : , 1998.
    • JORDÃO, C. M. . The Death and Return of the Reader, or of How to Use the Other's Voice and Reinforce Cultural Gaps in the Classroom. In: XIV Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua Inglesa (ENPULI) , 1997 , Belo Horizonte. XIV ENPULLI. : , 1997.
    • JORDÃO, C. M. . Texto: um caso de vida ou de morte?. In: VI EPPLLE , 1997 , Londrina. . : , 1997.
    • JORDÃO, Clarissa Menezes . The South Writing Back. Bristol : Multilingual Matters , 2023 (Prefácio, Pósfacio/Posfacio)
    • JORDÃO, C. M. ; VERONELLI, G. ; NIETO, C. H. G. . Decoloniality in ELT: A Political Project. Medellín : Universidad de Antioquia , 2022 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • MAGNANI, L. H. ; FERRAZ, D. de M. ; DUBOC, A. P. M. ; MATTOS, A. M. de A. ; WIELEWICKI, V. H. G. ; COSTA, E. G. de M. ; TAGATA, William Mineo. ; LOURENÇO, D. da S. ; PEREIRA, Tayane K dos Santos. ; ROCHA, A. ; JUCA, L. ; JORDÃO, C. M. . Letramento Crítico e Multiletramentos. : Sistema Eletrônico de Revistas , 2011 (Edição especial de volume de revista especializada internacional)
    • MONTE-MOR, W. ; JORDÃO, C. M. . Critical Literacy: Theories and Practices. online : Other Horizons Publishing , 2010 (Edição especial de volume de revista especializada internacional)
    • JORDÃO, C. M. . An Interview with José Eustáquio Romão. Glasgow : University of Glasgow , 2007 (Entrevista com Especialista em Revista da Área)
    • JORDÃO, Clarissa Menezes . Applied Linguistics. 2023 (Parecer)
    • JORDÃO, Clarissa Menezes . Revista Brasileira de Linguística Aplicada. 2023 (Parecer)
    • JORDÃO, Clarissa Menezes . Revista HOW. 2023 (Parecer)
    • JORDAO, CLARISSA MENEZES . Coleção ?Estudos Críticos em Linguagens?. 2022 (Consultoria)
    • JORDAO, CLARISSA MENEZES . ?Ivory Tower? or ?Tower of Babylon?? The Challenge of Multilingualism for the Globally Embedded University. 2021 (Parecer)
    • JORDAO, CLARISSA MENEZES . Curadoria de sentidos em multiletramentos digitais no curso de Letras inglês da Universidade Federal do Acre. 2021 (Parecer)
    • JORDÃO, C. M. . ID 18386. 2021 (Parecer)
    • JORDAO, CLARISSA MENEZES . Representações de papéis de uma professora de língua inglesa em um contexto escolar de EJA. 2021 (Parecer)
    • JORDAO, CLARISSA MENEZES . Revista Brasileira de Linguística Aplicada. 2018 (Consultoria)
    • JORDAO, CLARISSA MENEZES . Pesquisador Produtividade do CNPq. 2022 (Consultoria)
    • JORDÃO, C. M. . Congresso Paraguaio de Linguística Aplicada. 2020 (Consultoria)
    • JORDÃO, C. M. . The challenges and complexities of decolonizing internationalization in a time of global crises. 2020 (Parecer)
    • JORDÃO, C. M. . Parecer de artigos para a Revista X. 2019 (Assessoria)
    • JORDÃO, C. M. . III Seminário de Pesquisa. 2019 (Parecer)
    • JORDÃO, C. M. . Revista Signum. 2011 (Parecer)
    • JORDÃO, C. M. . Revista Brasileira de Linguística Aplicada. 2017 (Parecer)
    • JORDÃO, C. M. . Revista Ilha do Desterro. 2015 (Parecer)
    • JORDÃO, C. M. . Revista Calidoscópio. 2017 (Parecer)
    • JORDÃO, C. M. . Argentinian Journal of Applied Linguistics. 2017 (Parecer)
    • JORDÃO, C. M. . Revista Árboles y Rizomas. 2018 (Parecer)
    • JORDÃO, C. M. . Revista Acta Scientiarum. 2014 (Parecer)
    • JORDÃO, C.M. ; JORDÃO, C. M. . Fórum Internacional de Literatura, Cultura e Linguística Aplicada. 2018 (Assessoria)
    • BARBOSA DA SILVA, C. M. M. ; JORDÃO, C. M. ; SCHNACK, C. M. ; AMARANTE, F. ; CUNHA, F. M. F. B. da ; VIEIRA, E. ; LOPES, F. A. . Matriz da prova ENADE 2017. 2017 (Outra)
    • BARBOSA DA SILVA, C. M. M. ; SCHNACK, C. M. ; CUNHA, F. M. F. B. da ; AMARANTE, M. F. S. ; Jordão, Clarissa Menezes . Relatório Final da Comissão Assessora da Área de Letras - Português e Inglês Enade. 2017 (Relatorio_tecnico)
    • JORDAO, CLARISSA MENEZES . CIELIN 2018. 2018 (Consultoria)
    • JORDÃO, C. M. ; BARBOSA DA SILVA, C. M. M. ; SCHNACK, C. M. ; VIEIRA, E. ; CUNHA, F. M. F. B. da ; AMARANTE, F. ; LOPES, F. A. . Comissão Assessora de Area do ENADE. 2017 (Assessoria)
    • JORDAO, CLARISSA MENEZES ; FLORES, C. M. M. ; SILVA, R. T. E. ; WERKHAUSEN, R. . O POLH na Europa. 2017 (Consultoria)
    • Jordão, Clarissa Menezes . Currículo do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Curitiba. 2015 (Consultoria)
    • Jordão, Clarissa Menezes . Currículo do Ensino Fundamental. 2015 (Consultoria)
    • Jordão, Clarissa Menezes . Comissão Técnico-Científica - V International Conference on Multicultural Discourses. 2016 (Assessoria)
    • Jordão, Clarissa Menezes . Comissão Acadêmico-Científica Nacional do XI CBLA. 2015 (Consultoria)
    • JORDÃO, C. M. . Comissão técnica do International Congress of Critical Applied Linguistics - ICCAL. 2016 (Assessoria)
    • JORDAO, CLARISSA MENEZES . Argentinian International Journal of Applied Linguistics. 2015 (Consultoria)
    • JORDÃO, C. M. . ?Liberte-se dos rótulos?: questões de gênero e sexualidade em práticas de letramento em comunidades ativistas do facebook. 2014 (Parecer)
    • JORDÃO, C. M. . O ensino crítico a partir de atividades de língua estrangeira. 2014 (Parecer)
    • JORDÃO, C. M. . Comissão Assessora de Área ENADE. 2013 (Assessoria)
    • JORDÃO, C. M. . Revista Scripta Uniandrade. 2009 (Consultoria)
    • JORDÃO, C. M. . Conselho Consultivo para o livro "E-learning Methodologies for Language Acquisition". 2009 (Consultoria)
    • JORDÃO, C. M. . Rajagopalan, Kumaravadivelu e Jordão: resenhas. 2008 (Parecer)
    • JORDÃO, C. M. . UMA EXPERIÊNCIA COM A AUTO-AVALIAÇÃO NO CURSO DE LETRAS. 2008 (Parecer)
    • JORDÃO, C. M. . Education-medium and African linguistic rights in the context of globalisation: The devaluation of indigenous language, knowledge, and cultural identity and the implications for social justice in sub-Saharan Africa. 2009 (Parecer)
    • JORDÃO, C. M. . A Formação dos Professores de Língua Estrangeira e suas Influências. 2008 (Parecer)
    • JORDÃO, C. M. . Como desplasmar de um método franqueado? reflexões sobre as abordagens incidentes em salas de aula (não)franqueadas. 2008 (Parecer)
    • JORDÃO, C. M. ; BRYDON, D. ; MONTE-MOR, W. ; KOURITZIN, S. . Critical Literacy Research Cluster. 2008 (Assessoria)
    • COLEMAN, W. ; BRYDON, D. ; JORDÃO, C. M. . Globalization and Autonomy Research Team. 2007 (Assessoria)
    • JORDÃO, C. M. ; FOGACA, F. . Elaboração de unidade modelo. 2008 (Assessoria)
    • JORDÃO, C. M. . International Congress of the Canadian Association of Studies in International Development. 2008 (Parecer)
    • JORDÃO, C. M. . Non-American-English-Speaking Teachers of English in ‘Americanised’ English-Language Classrooms in Brazil. 2007 (Parecer)
    • JORDÃO, C. M. . Correção de Erros Gramaticais Orais na Sala de Aula de Inglês - LE: um estudo da prática e das crenças de uma professora. 2007 (Parecer)
    • JORDÃO, C. M. . Critical Literacy in English Language Teaching. 2007 (Parecer)
    • JORDÃO, C. M. . Reading Literature. 2007 (Parecer)
    • JORDÃO, C. M. . Revista X. 2007 (Parecer)
    • JORDÃO, C. M. . Revista UNOPAR Científica. 2007 (Parecer)
    • JORDÃO, C. M. . Parecer para Coleção de Livros Didáticos de 5 a 8 séries. 2007 (Parecer)
    • JORDÃO, C. M. . Editora IBPEX. 2007 (Parecer)
    • JORDÃO, C. M. ; TORRES & MARRIOTT . Handbook of Research on E-Learning Methodologies for Language Acquisition. 2007 (Parecer)
    • JORDÃO, C. M. ; BRAGA, D. B. ; MONTE-MOR, W. ; MENEZES DE SOUZA, L.T. ; ANDREOTTI, V. . Implicated and called upon: challenging an educated position of self, others, knowledge and knowing as things to acquire. 2007 (Consultoria)
    • JORDÃO, C. M. ; PREECE, J. . CRADALL - Centre for Research and Development in Adult and Lifelong Learning. 2007 (Assessoria)
    • JORDÃO, C. M. . Literatura e cultura na sala de aula de língua portuguesa e estrangeira. 2007 (Relatorio_tecnico)
    • JORDÃO, C. M. . O Significado da Violência e o Sentido da não Violência. 2006 (Parecer)
    • JORDÃO, C. M. . Around the World: introdução à leitura em língua inglesa. 2005 (Parecer)
    • ANDREOTTI, V. ; JORDÃO, C. M. ; MENEZES DE SOUZA, L.T. . Open Spaces for Dialogue and Enquiry. 2006 (Elaboracao_de_projeto)
    • JORDÃO, C. M. . A Reescrita como Processo Reflexivo na Construção do Conhecimento e como Ferramenta Colaborativa para a Produção Textual em Língua Estrangeira. 2006 (Parecer)
    • JORDÃO, C. M. . Revista Entretextos, Pós-graduação em Letras, Universidade Estadual de Londrina. 2006 (Parecer)
    • JORDÃO, C. M. . Avaliação de Projetos de Ensino. 2005 (Assessoria)
    • JORDÃO, C. M. . UNIVILLE- Projetos de Pesquisa. 2005 (Parecer)
    • JORDÃO, C. M. ; EDMUNDO, E. G. S. ; FERRARI, A. ; FOGACA, F. . Cadernos de Orientações Pedagógicas para Línguas Estrangeiras. 2005 (Assessoria)
    • JORDÃO, C. M. ; PARANA, J. F. . Ambientes Pedagógicos Colaborativos ? APCs. 2003 (Consultoria)
    • JORDÃO, C. M. ; GIMENEZ, T. . Diretrizes Curriculares Estaduais do Paraná - Versão Preliminar. 2004 (Consultoria)
    • JORDÃO, C. M. . Análise de projetos de pesquisa e extensão. 2003 (Consultoria)
    • JORDÃO, C. M. . Revista Letras Uniandrade. 2003 (Parecer)
    • JORDÃO, C. M. . Revista Letras. 2003 (Parecer)
    • JORDÃO, C. M. . Revista Letras, Pós-graduação em Letras, Universidade Federal do Paraná. 2001 (Parecer)
    • JORDÃO, C. M. . Revista Acta Scientiarum, Pós-graduação em Letras, Universidade Estadual de Maringá. 2001 (Parecer)
    • JORDÃO, C. M. ; SIQUEIRA, S. ; AMATO, L.J.D. ; BRAHIM, A.C.S.de M. . Práticas transculturais e dialógicas como espaços de resistência. 2021 (Comunicacao)
    • JORDÃO, C. M. ; GIMENEZ, T. ; COUTINHO, A. F. ; TULIO, M. . 'NAP: suas origens e trajetórias'. 2021 (Simposio)
    • Jordão, Clarissa Menezes . A Decolonial view on language: ELF and its impact on Brazilian English teacher education. 2019 (Comunicacao)
    • JORDÃO, C. M. . ELF and Applied Linguistics: Southern ontoepistemologies in language teacher education. 2019 (Conferência)
    • JORDÃO, C. M. . A colonialidade do 'falante-nativo' nas construções identitárias de professorxs de línguas: tradução cultural, performatividade e resistência. 2015 (Conferência)
    • JORDÃO, C. M. . Linguística Aplicada e Internacionalização. 2015 (Simposio)
    • JORDÃO, C. M. . Linguistic Imperialism and the Myth of the Native Speaker: responses from professors in Brazil. 2015 (Simposio)
    • JORDÃO, C. M. . Internacionalização do Ensino Superior: questões de língua inglesa. 2016 (Simposio)
    • JORDÃO, C. M. . Estudo 2. 2016 (Simposio)
    • JORDÃO, C. M. . Language as Local Practice: Decolonizing Language Teacher Education. 2016 (Simposio)
    • JORDÃO, C. M. . Translanguaging and epistemic break. 2017 (Simposio)
    • JORDÃO, C. M. . Turritopsis, concepção de (trans)língua e formação de professores como prática decolonizadora. 2017 (Simposio)
    • JORDÃO, C. M. . Inglês para Internacionalização - Identidade Docente e EMI. 2017 (Simposio)
    • MENEZES DE SOUZA, L.T. ; MARTINEZ, J. Z. ; JORDÃO, C. M. . Transnational issues in language policies - English as a 'medium of discussion' in Brazilian Higher Education. 2017 (Simposio)
    • JORDÃO, C. M. . Assimilation and resistance in higher education: a matter of either/or?. 2016 (Conferência)
    • Jordão, Clarissa Menezes . Currículo e Cultura no Ensino de Línguas Estrangeiras. 2016 (Conferência)
    • JORDÃO, C. M. ; KHOO, S. ; HAAPAKOSKI, J. ; HELLSTEN, M. . Inter and Transdisciplinary Methodologies for Researching Higher Education Internationalisations: critical challenges and innovations. 2016 (Simposio)
    • JORDÃO, C. M. ; MARTINEZ, J. Z. . South-North Student Mobility: subverting the hegemonic practices in internationalization in higher education. 2015 (Congresso)
    • JORDÃO, C. M. . BraSilian English Teacher Education: decolonizing the 'local south'. 2014 (Comunicacao)
    • JORDÃO, C. M. . O Letramento Crítico e a Identidade de Professorxs de Inglês. 2014 (Simposio)
    • JORDÃO, C. M. ; GALOR, A.L. ; ALBUQUERQUE, M.L.V. ; DA ROSA, A. . Letramento crítico, formação de professores e ensino de inglês como língua internacional. 2012 (Comunicacao)
    • Jordão, Clarissa Menezes ; DA ROSA, A. ; GALOR, A.L. ; TRINKEL, M. ; ALBUQUERQUE, M.L.V. . Keep Calm and Use Your English: um projeto do PIBID-INGLÊS da UFPR no Colégio Costa Viana.. 2012 (Comunicacao)
    • JORDÃO, C. M. . Projetos de Aprendizagem como Terceiro Espaço na Formação Inicial. 2012 (Comunicacao)
    • JORDÃO, C. M. . As lentes do discurso: letramento e criticidade no mundo digital. 2012 (Conferência)
    • JORDÃO, C. M. . Práticas de Sala de Aula em Inglês: aprender em comunidade. 2011 (Conferência)
    • GALOR, A.L. ; GOMES, H. ; OLIVEIRA, L.C. ; JORDÃO, C. M. . Keep Calm and Use your English: um projeto do PIBID- Inglês da UFPR. 2012 (Comunicacao)
    • JORDÃO, C. M. ; ALBUQUERQUE, M.L.V. ; EDMUNDO, E. G. S. ; DA ROSA, A. ; TRINKEL, M. . Letramento Crítico, Formação de Professores e Ensino de Inglês como Língua Internacional. 2012 (Comunicacao)
    • JORDÃO, C. M. ; SANTOS, R. . English and Globalization: what do Brazilian students and teachers have to say?. 2012 (Comunicacao)
    • Jordão, Clarissa Menezes . A Escola Pública no Desenvolvimento Profissional dos Professores: uma análise do PIBID na formação de licenciandos em inglês. 2012 (Comunicacao)
    • JORDÃO, C. M. . Communicative approach, critical pedagogy and critical literacy - birds of a feather?. 2012 (Simposio)
    • JORDÃO, C. M. . Critical Literacy and the Postmethod. 2012 (Simposio)
    • JORDÃO, C. M. . Critical pedagogy and critical literacy: discourse, relativism and criticality. 2012 (Conferência)
    • JORDÃO, C. M. . New literacies: criticality, discourse and relativism in English teaching and learning. 2012 (Conferência)
    • JORDÃO, C. M. . Letramento Crítico, discurso e hibridismo: projetos de aprendizagem como componente curricular. 2011 (Seminário)
    • JORDÃO, C. M. . Novos Letramentos, Multiletramentos e Ensino de Línguas Estrangeiras. 2009 (Simposio)
    • JORDÃO, C. M. ; FOGACA, F. ; HALU, R. . Alternativas Pós Método na Formação Inicial e Continuada de Professores. 2008 (Simposio)
    • JORDÃO, C. M. . Anthropophagy and Globalization in Brazil. 2008 (Conferência)
    • JORDÃO, C. M. . Identidade e Língua Estrangeira: Crusoé ou Sexta-Feira?. 2008 (Conferência)
    • JORDÃO, C. M. . Reading the World as Social Practice: Conceptual Questioning as a Tool for Enhancing Critical Awareness. 2007 (Conferência)
    • JORDÃO, C. M. . South-North Dialogue on Globalization Research: a non-typical Brazilian perspective. 2007 (Conferência)
    • JORDÃO, C. M. . Questionamento conceitual, letramento crítico e formação de professores. 2006 (Comunicacao)
    • JORDÃO, C. M. . Núcleo de Assessoria Pedagógica. 2003 (Comunicacao)
    • JORDÃO, C. M. . O programa de capacitação em língua inglesa para professores da rede pública estadual: da capacitação à formação. 2003 (Comunicacao)
    • JORDÃO, C. M. . A Construção do Sujeito na Educação Literária: um passeio pela crítica literária e os papéis do bom leitor. 2003 (Comunicacao)
  • Programa de Rádio ou TV: 3
    • JORDÃO, C. M. ; MATTOS, A. M. de A. ; JUCA, L. ; ANDRADE, M. M. . Formação Crítica de Professores de Línguas. 2020 you tube
    • JORDÃO, C. M. ; JUCA, L. ; ANDRADE, M. M. ; BATISTA, S. . DebaRtendo. 2020 You Tube
    • JORDÃO, C. M. ; MENEZES DE SOUZA, L.T. ; NASCIMENTO, G. ; JUCA, L. . Reflexões sobre o Desconhecido e o Que Não se Pode Conhecer: crise e mudança. 2020 you tube
    • JORDÃO, C. M. . Globalisation, Identity, Critical Literacy and English Language Teaching. 2006 (UFPR)
    • JORDÃO, C. M. . Cursos de Extensão em Língua Inglesa. 2006 (UFPR-Centro de Línguas e Interculturalidade)
    • JORDÃO, C. M. ; PARANA, J. F. . Ensino de Línguas Estrangeiras e de Português como Língua Estrangeira. 2005 (UFPR-Centro de Línguas e Interculturalidade)
    • JORDÃO, C. M. ; PARANA, J. F. ; ROLOFF, V. L. P. . Formação de Professores de Línguas Estrangeiras. 2005 (UFPR-Centro de Línguas e Interculturalidade)
    • JORDÃO, C. M. . Curso de Aprefeiçoamento em Língua Inglesa para Professores. 2008 (Universidade Federal do Paraná)
    • JORDÃO, C. M. ; MARTINEZ, J. . Reflexão & Criatividade: (des)construindo a aula de inglês. 2008 (Universidade Federal do Paraná)
    • JORDÃO, C. M. ; MARTINS, M. L. L. ; RAGGIO, I . Construindo espaços abertos: curso de conversação avançada em inglês. 2008 (Universidade Federal do Paraná)
    • JORDÃO, C. M. ; MARTINS, M. L. L. ; RAGGIO, I ; PAZELLO, E. . Metodologias Alternativas no Ensino de Cultura: questionamento conceitual e projetos de estudo. 2008 (UFPR)
    • JORDÃO, C. M. . Inglês para compreensão de textos acadêmicos. 2006 (CELIN - UFPR)
    • JORDÃO, C. M. . Tópicos para Conversação em Língua Inglesa: intercultural studies, other worlds and new technologies. 2006 (CELIN - UFPR)
    • JORDÃO, C. M. . Inglês - níveis básico, pré-intermediário, intermediário e intermediário avançado. 2006 (CELIN - UFPR)
    • JORDÃO, C. M. ; RETORTA, M. S. . Desafios no Ensino-aprendizagem de Língua Inglesa e na Formação Continuada de Professores. 2010 (UFPR)
    • JORDÃO, C. M. ; MARTINEZ, J. . Capacitação de Professores de Língua Inglesa. 2008 (UFPR)
    • JORDÃO, C. M. ; MARTINEZ, J. . Reflexão & Criatividade: (des)construindo a aula de inglês. 2008 (UFPR)
    • ALMEIDA, M. R. de ; JORDÃO, C. M. ; MARTINEZ, J. ; Stoltz, T. . Perspectivas Teóricas Pós-Vygotskianas - uma Postura Ativista e Transformadora. 2010 (Universidade Tecnológica Federal do Paraná)
    • ALMEIDA, M. R. de ; JORDÃO, C. M. ; RETORTA, M. S. ; Stoltz, T. ; MARTINEZ, J. . Vygotsky and Language Teaching/Learning. 2010 (Universidade Federal do Paraná)
    • JORDÃO, C. M. ; RETORTA, M. S. . Ensino, Aprendizagem e Desenvolvimento: uma Perspectiva Pós-Vygotskiana - uma Postura Ativista e Transformadora. 2010 (UFPR, UTFPR e Embaixada dos Estados Unidos no Brasil)
    • JORDÃO, C. M. ; WIELEWICKI, V. H. G. . LETRAMENTO CRÍTICO E MULTIMODALIDADES: ALGUMAS REFLEXÕES EM LÍNGUAS E LITERATURAS ESTRANGEIRAS. 2010 (UEM)
    • JORDÃO, C. M. ; HALU, R. ; MARTINEZ, J. . A Construção Curricular de Cursos de Língua Inglesa para Professores. 2009 (UFPR)
    • JORDÃO, C. M. ; GIMENEZ, T. . A Formação de Professores de Inglês como Língua Franca. 2010 (UFPR)
    • JORDÃO, C. M. . Cpacitação de Professores de Língua Inglesa. 2009 (UFPR)
    • JORDÃO, C. M. . O uso de cenas de filmes no processo de ensino/aprendizagem de língua inglesa. 2009 (UFPR-NAP)
    • JORDÃO, C. M. ; HALU, R. ; MARTINEZ, J. . Alternativas para a prática de sala de aula. 2009 (UFPR - NAP)
    • JORDÃO, C. M. ; ALMEIDA, M. R. de ; AMATO, L.J.D. ; Arato, M.A. ; EDMUNDO, E. G. S. ; HALU, R. ; MARTINEZ, J. ; PALLÚ, N.M. ; ZAMBONI, A. S. Q. ; JAMOUSSI, T. de A. . Aquisição, Aprendizagem e Ensino de Língua Estrangeira: pesquisas sobre formação de professores. 2010 (UFPR)
    • JORDÃO, C. M. . I Fórum de Áreas do PIBID. 2011 (UFPR e UTFPR)
    • JORDÃO, C. M. . Projetos de Aprendizagem: oficinas. 2011 (UFPR)
    • JORDÃO, C. M. ; MARTINEZ, J. ; SIMÕES, F. S. . Reunião Técnica preparatória. 2012 (Secretaria Estadual de Educação do Paraná)
    • JORDÃO, C. M. . Material Didático na Escola Pública. 2011 (Universidade Federal do Paraná)
    • JORDAO, CLARISSA MENEZES ; MORGAN, B. . Critical English Language Teaching. 2014 (UFPR)
    • JORDAO, CLARISSA MENEZES ; MORGAN, B. . Language Teacher Education and Critical Studies. 2014 (UFPR)
    • JORDÃO, C. M. ; Miller, I. K de. . Prática Exploratória: questionando nossas vidas em sala de aula. 2014 (UFPR)
    • JORDÃO, C. M. ; BRUZ, I. M. . Abordagens para o Ensino de Línguas: dançando (des)conforme a música. 2016 (UFPR)
    • JORDÃO, C. M. ; MENEZES DE SOUZA, L.T. . Translingualismo, superdiversidade, língua franca, EMI: que suco fazer desses limões?. 2017 (UFPR)
    • MARTINEZ, J. Z. ; JORDÃO, C. M. . Fórum Internacional de Cultura, Literatura e Linguística Aplicada. 2018 (Universidade Federal do Paraná)
    • JORDÃO, C. M. ; MENEZES DE SOUZA, L.T. ; NASCIMENTO, Gabriel . Reflexões sobre o desconhecido e o que não se pode conhecer: crise e mudança. 2020 (UFPR)
    • JORDÃO, C. M. ; JESUS, G. M. ; SCHWENDLER, S. F. ; PICCIN, G. . Por uma Educação Onde Caibam Outras Educações. 2020 ()
    • JORDÃO, C. M. ; BATISTA, S. ; JUCA, L. ; ANDRADE, M. M. . DebaRtendo: linguagem, sociedade e educação. 2020 ()
    • JORDÃO, C. M. . Conversas sobre Linguagens, Culturas e Identidades. 2020 (UFPR)
    • JORDÃO, C. M. ; MARTINEZ, M. ; DINIZ DE FIGUEIREDO, E. H. . TEFL in Colombia. 2020 (UFPR)
    • JORDÃO, C. M. ; NASCIMENTO, A. K. O. ; DUBOC, A. P. M. ; MATTOS, A. M. de A. ; FERRAZ, D. de M. ; JUCA, L. ; FIOROT, L. F. O. ; MENEZES DE SOUZA, L.T. ; TAKAKI, N. H. ; SILVA, R. A. ; Maciel, Ruberval ; GATTOLIN, S. R. ; ROCHA, S. S. ; SILVA, S. B. ; MIZAN, S. ; MOR, W. M. . Educação Linguística e Decolonialidade. 2022 (Universidade Estadual de São Paulo)
    • JORDÃO, Clarissa Menezes . Bi-national meeting of research groups in education. 2023 (UFPR)
    • DUBOC, A. P. M. ; JORDÃO, Clarissa Menezes ; FERRAZ, D. de M. . XIV Encontro do Projeto Nacional de Letramentos / Ciclo III - Educação Linguística, Formação Docente, Políticas e Decolonialidade. 2023 (Universidade de São Paulo)
    • JORDÃO, C. M. . Primeiro Encontro de Formadores de Professores de Língua Inglesa. 2003 (UFPR)
    • JORDÃO, C. M. . Curso de Proficiência em Língua Inglesa. 2002 (UFPR)
    • JORDÃO, C. M. . Educação pós-moderna e o ensino de língua e literatura. 2004 (Universidade Estadual de Ponta Grossa)
    • JORDÃO, C. M. . Produção e avaliação de materiais didáticos. 2002 (UFPR)
    • JORDÃO, C. M. ; MARTINEZ, J. ; HALU, R. . A construção curricular de cursos de língua Inglesa para professores. 2008 (UFPR)
    • Jordão, Clarissa Menezes ; MARTINEZ, J. ; HALU, R. ; EDMUNDO, E. G. S. ; Arato, M.A. . Material Didático na Escola Pública. 2011 (Universidade Federal do Paraná)
    • JORDÃO, C. M. . Análise e produção de materiais didáticos para o ensino de línguas estrangeiras. 2001 (UFPR)
    • JORDÃO, C. M. . O Ensino de Línguas e Literaturas na Pós-Modernidade. 2002 (Universidade Estadual de Ponta Grossa)
    • JORDÃO, C. M. ; ANDREOTTI, V. ; GIMENEZ, T. . CONSTRUINDO UMA PROPOSTA CURRICULAR PARA LÍNGUA INGLESA NO PARANÁ - inglês como língua internacional e o currículo pós-moderno. 2002 (Universidade Estadual de Londrina)
    • JORDÃO, C. M. . Letramento Crítico e Ensino de Línguas. 2017 (Universidade Federal do Mato Grosso)
    • JORDÃO, C. M. . Estudos em Lingüística Aplicada I. 2002 (UFPR)
    • JORDÃO, C. M. . Estudos em Lingüística Aplicada III. 2003 (UFPR)
    • JORDÃO, C. M. . Um olhar decolonial sobre a Síndrome do Impostor: professorus de línguas e ?epistemofagia?. 2018 (Universidade de Brasília)
    • JORDAO, CLARISSA MENEZES . A Síndrome do Impostor ?Epistemofagizada?, ou ?Yes, nós temos bananas!?: decolonizando o ensino-aprendizagem de inglês no Brasil. 2018 (Universidade Federal do Paraná)
    • JORDÃO, C. M. . A Educação Literária na Sala de Aula. 2003 (Universidade Estadual do Centro-Oeste)
    • JORDÃO, C. M. . Aprender sobre os outros, aprender sobre si: a pedagogia dos espaços abertos. 2005 (UFPR)
    • PETERS, I. ; JORDÃO, C. M. ; BARROS, E. M. D. . O Ensino de Línguas na Educação Hospitalar e Domiciliar: Discussões Teóricas e Práticas. 2020 (Universidade Estadual do Norte do Paraná)
    • JORDÃO, C. M. ; MARTINS, M. L. L. ; AMATO, L.J.D. ; HALU, R. ; PASSOS, J. . Língua e concepções de conhecimento ? discurso, poder e linguagem. 2007
    • JORDÃO, C. M. . Projeto Livro-Texto. 2002
    • JORDÃO, C. M. ; FOGACA, F. . Orientações Pedagógicas para Professores. 2006 (Manual didático para professores de inglês)
    • Nome do projeto: Os rumos do Império: concepções de leitura nas abordagens de inglês como língua estrangeira e nos movimentos da crítica literária em língua inglesa (2003 - 2007
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: JORDÃO, C. M. , PETRY, P. , PASSOS, J. , EDMUNDO, E. G. S. , MARTINS, M. L. L. .
      Descrição: Esse projeto visa investigar as relações ou descontinuidades entre as concepções de leitor/leitura nas diferentes abordagens de inglês como língua estrangeira e os movimentos da crítica literária contemporâneos às abordagens, bem como pretende averiguar as concepções de leitura e as posições de leitor/a assumidas por alunos de língua e literaturas de língua inglesa durante as suas aulas no Curso de Letras em uma universidade brasileira. Para tanto, estaremos realizando uma pesquisa etnográfica de caráter interpretativo em que lançaremos mão, paralelamente à investigação e discussão teórica, de observações de aula e anotações em diários produzidos por participantes voluntários escolhidos dentre os alunos do Curso de Letras.
    • Nome do projeto: Língua e concepções de conhecimento ? discurso, poder e linguagem (2007 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: JORDÃO, C. M. , FOGACA, F. , JAMOUSSI, T. de A. , MARQUES, A. N. .
      Descrição: A relação entre a língua inglesa como língua internacional (Jenkins, 2006; McKay, 2004; 2003), usada principalmente para comunicação entre usuários não-nativos, e as formas de letramento que tal concepção demanda para o ensino/aprendizagem da língua inglesa em sala de aula na escola pública, constituem os principais elementos a nortear a análise dos dados obtidos no levantamento das pesquisas brasileiras sobre globalização e ensino de inglês (obtido como parte dos resultados da pesquisa ?Building North-South Dialogue on Globalization Research?), bem como das formações discursivas construídas por pesquisadores e professores de inglês sobre o inglês como língua internacional, em sua relação com as práticas de sala de aula. Esta pesquisa tratou de questões voltadas ao estatuto social das línguas no processo de construção de epistémes e formações discursivas, e seu impacto nos efeitos de verdade do conhecimento científico e escolar (Foucault) e no capital cultural (Bourdieu) associado especificamente à língua inglesa. Tal relação tem sido feita apenas recentemente em estudos sobre desenvolvimento e globalização (Appadurai 2000; 2006), constituindo-se na perspectiva inovadora deste projeto e já divulgada em artigos científicos publicados internacionalmente (Jordão, 2009; 2008). Além de resenhas da bibliografia existente sobre o assunto, esta pesquisa acompanhou aulas de inglês em escolas públicas brasileiras, bem como realizou entrevistas com professores e alunos de inglês a fim de conhecer suas perspectivas sobre o estatuto social da língua inglesa e sua relação com a globalização. Os resultados finais serão apresentados em congressos e publicados em forma de artigo científico em 2011.
    • Nome do projeto: Oficinas para Formação de Moderadores de Espaços Abertos (2007 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: JORDÃO, C. M. , MARTINS, L. , HALU, R. , RAGGIO, I .
      Descrição: esta pesquisa visa estudar o desenvolvimento de professores e pesquisadores para trabalhar com a metodologia do questionamento conceitual, criada por um grupo internacional de pesquisadores para fomentar a atitude de engajamento crítico e abertura para a transformação de perspectivas. Através de tal metodologia, busca-se entender melhor o processo de engajamento discursivo, ou seja, de comprometimento com diferentes perspectivas e de construção de atitudes reflexivas críticas nos participantes de diversos tipos de comunidades, inclusive a escolar, através do engajamento crítico, entendido como o comprometimento dos participantes em questionar perspectivas e abrir suas próprias perspectivas ao questionamento, dentro de espaços abertos construídos de modo que os participantes se sintam seguros ao questionar e ser questionados. Faz-se necessário formar pessoas capacitadas a desenvolver a metodologia junto a diferentes grupos de pessoas. Assim, este projeto busca observar o desenvolvimento e execução de cursos de formação de moderadores de espaços abertos, espaços de discussão que devem ser elaborados a partir do estabelecimento de algumas regras básicas, construídas por cada grupo mas gerenciadas pelo facilitador, a fim de levar o grupo à disposição por uma discussão engajada sobre assuntos de relevância pessoal e mundial. Para isso, investigaremos o processo de planejamento e desenvolvimento de 3 oficinas de extensão de 20 horas cada para professores de línguas estrangeiras: uma em português, outra em inglês e outra em alemão. Estaremos adotando o seguinte procedimento metodológico: elaboração de propostas de oficinas e planos de aula; execução das oficinas; observação de aulas; elaboração de diários de observação; aplicação de questionários de avaliação aos participantes no início, meio e final das oficinas; análise dos dados; redação de artigo científico
    • Nome do projeto: Help Hour - aulas individualizadas (2006 - 2008
      Natureza: Outra
      Integrantes: JORDÃO, C. M. , DAGGIOS, M. , JASINSKI, L. .
      Descrição: Esta pesquisa foi construída em busca de uma maior especificação da dificuldade de alguns alunos de língua inglesa em cursos de extensão em acompanhar o ritmo normal das aulas. Portanto, tratou-se de observar quais os pontos de maior dificuldade dos alunos e traçar alternativas para que eles superassem tais dificuldades. A alternativa cosnstruída é o programa Help Hour, em que professores atendem individualmente os alunos com problemas encaminhados por seus professores de turma. Ao encaminhar os alunos, os professores indicam os aspectos em que os alunos têm encontrado maiores dificuldades, e o professor Help Hour então prepara atividades a serem executadas em conjunto com os alunos, num sistema de tutoria individual. Após as sessões recomendadas, o professor de turma avalia a atuação dos alunos e indica ao grupo Help Hour se houve progresso. O programa tem sido bem sucedido e continua em andamento.
    • Nome do projeto: Projeto Livro-Texto (2006 - 2008
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: JORDÃO, C. M. , MARTINS, L. , RAGGIO, I , FERREIRA, A. P. P. , STOCKCHNEIDER, E. , VARGAS, G. , Sanches, M. , Reali, J. , Cordeiro, J. .
      Descrição: Este projeto tem como objetivo estabelecer critérios para a seleção de livros-textos para o ensino de inglês, através do desenvolvimento de um modelo para análise de materiais didáticos. Para tanto, foram analisados livros-texto disponíveis no mercado, bem como estudados modelos já existentes para seleção de livros-texto. O projeto seguiu 8 etapas: contatar editoras; realizar uma primeira seleção do material disponível; desenvolver um template para avaliação de livros-texto voltado para a realidade de trabalho dos participantes da pesquisa; analisar os livros-texto disponíveis de acordo com o template desenvolvido; apresentar os resultados iniciais a outros professores do mesmo contexto; coordenar a pilotagem de parte dos livros selecionados; apresentar e discutir os resultados da pilotagem.
    • Nome do projeto: O questionamento conceitual na formação de professores de LE: unidades didáticas para o desenvolvimento do letramento crítico (2006 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: JORDÃO, C. M. , PASSOS, J. , MARTINS, L. , EDMUNDO, E. G. S. , AMATO, L.J.D. , HALU, R. .
      Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo geral desenvolver materiais para uso em comunidades educacionais que estabeleçam grupos de discussão dentro da metodologia de questionamento conceitual. Tal metodologia está voltada para a construção de ?espaços abertos? como ambientes para debates e mudanças de paradigmas, ou seja, como espaços pedagógicos promotores de uma atitude receptiva e transformadora de procedimentos interpretativos. Ao realizar esta pesquisa, partimos do duplo pressuposto de que (1) é possível desenvolver nos alunos, em ambientes educacionais formais, uma visão sistêmica do mundo, e (2) é fundamental para um bom professor saber interpretar o mundo de maneira sistêmica. Acreditamos que, para construir tal visão de mundo, seja primordial desenvolver uma atitude em que paradigmas diferentes possam coexistir e ser acionados pelo sujeito, dependendo de sua análise das circunstâncias em que ele se encontra. Nosso objetivo específico é portanto elaborar materiais em inglês, alemão e português para uso com professores em formação inicial e continuada destas línguas. Para isso, faremos inicialmente uma seleção de conteúdos de interesse específico para professores de língua, acompanhada de leituras e discussão em grupo de textos teóricos sobre questões relacionadas à metodologia do questionamento conceitual, como noções de discurso, desenvolvimento, poder, pedagogia crítica, sustentabilidade. Realizaremos então a elaboração de unidades na estrutura metodológica construída pelo grupo OSDE (estímulo, perspectivas informadas, questões reflexivas, questões para discussão, ações e avaliação). O material produzido será pilotado em forma de curso de extensão ministrado pelos participantes da pesquisa e re-analisado para eventual publicação.
    • Nome do projeto: Letramento Crítico na Escola Pública: uma proposta colaborativa (2009 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: JORDÃO, C. M. , FOGACA, F. , HALU, R. , MARTINEZ, J. Z. , MULIK, K. , MARQUES, A. N. .
      Descrição: Esta pesquisa se propõe a estabelecer uma relação colaborativa entre pesquisadores e professores de inglês da rede pública com o objetivo de selecionar uma abordagem de ensino consoante às novas DCE-PR (2009). Para tanto, partiremos da leitura e análise crítica das DCE-PR, investigando sua relação com diferentes discursos educacionais e assim situando o documento em sua filiação com determinada(s) perspectiva(s) de ensino/aprendizagem de inglês. Tal análise será feita pelos pesquisadores juntamente com professores voluntários atuantes em escolas públicas na educação básica, a fim de trocar experiências e leituras críticas com vistas à elaboração e publicação de artigos acadêmicos em co-autoria. Esta pesquisa faz parte de um projeto nacional envolvendo várias IES públicas coordenado pelos professores Walkyria Monte Mór e Lynn Mario T. M. de Souza, intitulado "Formação de professores nas teorias dos novos letramentos e multiletramentos: o ensino crítico de línguas estrangeiras na escola?. Resultados parciais publicados em JORDÃO, C.M. Discurso e Identidade em Língua Estrangeira: Crusoé e Sexta-Feira na sociedade em rede. DOS SANTOS & ANDRELINO (orgs.). Linguagens em Interação II: leitura e ensino de línguas. Maringá: Clichetec, 2010.
    • Nome do projeto: Projetos de Aprendizagem na Formação de Alunos de Letras: um estudo do currículo das habilitações em japonês e polonês da UFPR. (2010 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: JORDÃO, C. M. .
      Descrição: Os objetivos deste projeto são primeiramente (1) traçar o perfil sociológico de alunos e professores das habilitações em japonês e polonês da UFPR e (2) conhecer as atitudes e respostas de alunos e professores destas habilitações em relação ao currículo do curso. Como conseqüência do estabelecimento deste perfil e da avaliação que alunos e professores fazem de seu curso, esperamos ser possível (3) sugerir estratégias para a continuidade e/ou alteração de práticas de formação dentro destas habilitações.
    • Nome do projeto: Literatura e Leitura: concepções de leitura na crítica literária e nas abordagens de inglês como língua estrangeira (2003 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: JORDÃO, C. M. , PASSOS, J. , FRANCO, Z. .
      Descrição: A presente pesquisa visa investigar processos de construção de interpretações por alunos e professores de literaturas estrangeiras. Para tanto, realizaremos um levantamento bibliográfico sobre letramento transnacional, auto e teleopoiesis, cognição, paradigmas, pós-colonialismo, educação sistêmica e pedagogias para mudanças, buscando aprofundar as relações entre a crítica literária e o ensino de língua e literatura estrangeiras. Utilizaremos a metodologia dos "espaços abertos" para investigar a fundo os pressupostos e o embasamento teórico da visão sistêmica educacional que propõe o acúmulo processual de paradigmas interpretativos, dos quais o sujeito idealmente lançaria mão de acordo com o contexto em que se encontrasse. Tal pesquisa também desenvolverá material didático a ser utilizado com alunos e professores de línguas e literaturas estrangeiras, a fim de levá-los a uma visão sistêmica de mundo construída durante oficinas coordenadas pelo grupo com a finalidade de promover a criação de ?espaços abertos? e conseqüentemente possibilitar a teleopoiesis, ou seja, permitir aos participantes imaginarem-se outro e se deixarem imaginar pelo outro, experimentando vicariamente a alteridade, ao invés de simplesmente aprender sobre outras culturas.
    • Nome do projeto: Literature in the classroom (2005 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: JORDÃO, C. M. , PASSOS, J. .
      Descrição: Investigar as concepções de leitura e as posições de leitor/a assumidas por alunos de literaturas de língua inglesa durante as suas aulas nos Cursos de Letras em duas universidades públicas no estado do Paraná, bem como estudar as relações ou descontinuidades entre concepções de leitura e leitor/a em e entre áreas teóricas afins mas distintas: os movimentos da crítica literária no século XX e a sala de aula de literaturas de língua estrangeira em nível universitário. Com essa proposta de aproximação entre as duas grandes áreas de lingüística aplicada ao ensino de línguas estrangeiras e da crítica literária, ainda tratadas como bastante distintas, mesmo em meio à popularidade recente da inter e transdisciplinaridade, acreditamos estar contribuindo para um melhor entendimento da leitura em língua estrangeira, tanto em seus aspectos processuais em sala de aula quanto em relação ao desenvolvimento de teorias sobre a leitura enquanto atividade social. Pretendemos assim também possibilitar um intercâmbio maior entre as duas áreas envolvidas e os pesquisadores que nelas atuam.
    • Nome do projeto: Representações discursivas da língua inglesa na globalização (2008 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: JORDÃO, C. M. , FOGACA, F. .
      Descrição: Os objetivos deste projeto são primeiramente (1) mapear e analisar as pesquisas acadêmicas sobre globalização realizadas em diferentes áreas do conhecimento no Brasil, a fim de determinar se existe ou não um enfoque nacional comum (e caso exista, qual seria ele), bem como (2) verificar as maneiras pelas quais uma formação discursiva específica ? aquela produzida por pesquisas acadêmicas sobre globalização ? constrói procedimentos discursivos de representação tanto dos sujeitos pesquisadores e pesquisados, quanto de diferentes áreas, conhecimentos e formas de conhecer, tendo como linha mestra o papel da língua inglesa como língua internacional e o impacto de seu eventual uso em pesquisas realizadas em território nacional. Como conseqüência, esperamos ser possível (3) determinar estratégias de assimilação e/ou resistência de pesquisadores brasileiros no contato com procedimentos de representação e legitimação que acompanham o uso da língua inglesa por comunidades científicas internacionais. Como produtos cumpre destacar, além do mapeamento dos pesquisadores que tratam do assunto e o levantamento das perspectivas teóricas, apresentações em congresso e artigos acadêmicos.
    • Nome do projeto: Línguas Estrangeiras, Educação Crítica e Cidadania: (re) construindo espaços de deliberação com pesquisadores e educadores de línguas (2012 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: JORDÃO, C. M. , MATEUS, E. F. , SILVA, K. .
      Descrição: Esse projeto interinstitucional de pesquisa crítica, inserido na interface de práticas de ensino-aprendizagem-formação de professores de línguas estrangeiras/adicionais, visa ao desenvolvimento de entendimentos negociados de teorias de (multi) letramentos e de práticas de transform(ação) cidadã e crítica e, portanto, à (re) criação de um estado da arte e de propostas de novas políticas de diálogo entre universidade e escola. Para tanto, o projeto congrega pesquisadores de diferentes regiões brasileiras que têm em comum estudos empíricos no campo de parcerias universidade-escola e de (multi) letramentos necessários à participação ativa e ética na sociedade atual, também por meio de outras línguas, que não a materna, considerando-se a importância da confluência de culturas, de línguas e linguagens sociais nesse processo.
    • Nome do projeto: PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (2009 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: JORDÃO, C. M. .
      Descrição: Projeto financiado pelo MEC-CAPES para fomento das licenciaturas e formação de professores.
    • Nome do projeto: Formação continuada de professores de inglês como língua adicional: NAP-SEB (2012 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: JORDÃO, C. M. , ALMEIDA, M. R. de , FOGACA, F. , HALU, R. , PAZELLO, E. , NODARI, J. , COUTINHO, A. F. , HIBARINO, D. A. , KLUGE, D.C. , MARTINEZ, J. Z. , MARRIOTT, R. , LINDSTRON, J. A. .
      Descrição: Este projeto é uma ação de formação inicial e continuada de professores de inglês que busca ampliar as oportunidades de ensino e aprendizagem da língua inglesa como prática social, contextualizada e situada, em escolas públicas, numa parceria entre universidade e escola, com a participação de formadores de professores, licenciandos, pós-graduandos e professores da educação básica da rede pública de ensino. Ele integra ações desenvolvidas por (1) professores formadores (docentes das IES parceiras), (2) professores em formação continuada (professores de escolas municipais e estaduais da educação básica), (3) licenciandos (graduandos dos cursos de Letras-Inglês das IES parceiras) e (4) pós-graduandos (da linha de pesquisa Linguagens, Culturas e Identidades: ensino e aprendizagem do programa de pós-graduação em Letras da UFPR) em torno do ensino e aprendizagem da língua inglesa nas escolas públicas da região de Curitiba. As ações previstas constituem-se basicamente em oficinas e vivências nas escolas dos professores da rede pública participantes, atividades essas registradas em forma de diários de observação e relatos etnográficos sobre o processo de implementação de propostas de ação. Como desdobramento, os envolvidos desenvolverão, de forma colaborativa, propostas interventivas nas escolas públicas participantes, a serem avaliadas mediante observação participante, portfólios e relatórios escritos.
    • Nome do projeto: Multiletramentos, Internacionalização e Línguas Estrangeiras: em se plantando, tudo dá? (2018 - 2023
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: JORDÃO, C. M. , BRAHIM, A.C.S.de M. , FRANCO, Z. , COUTINHO, A. F. , MARTINEZ, J. Z. , DINIZ DE FIGUEIREDO, E. H. , SCHMICHEK, J. V. , LENHARO, R. , PETERS, I. , SANCHEZ, G. V. .
      Descrição: O presente projeto de pesquisa foi desenvolvido em colaboração com colegas parceiros que participarão de diferentes atividades em seu andamento. Essa pesquisa tem como objetivos gerais: 1) relacionar as perspectivas práticas e teóricas dos multiletramentos (novos letramentos e letramento crítico) com estudos sobre inglês como língua franca e/ou língua internacional. 2) analisar a posição de alunos/alunas e professores/professoras de licenciatura em Letras em relação à presença ou ausência das perspectivas de multiletramentos e discussões sobre o estatuto social e político da língua inglesa no currículo do curso e no processo de formação de professores/professoras desta língua. 3) investigar diferentes construções discursivas da língua inglesa no atual contexto de internacionalização do ensino de graduação e pós-graduação da UFPR. 4) analisar as percepções de alunos/alunas e professores/professoras de cursos de inglês na educação profissional e tecnológica em nível superior sobre práticas de multiletramentos e sobre o estatuto social e político da língua inglesa na formação profissional. A metodologia adotada será de cunho etnográfico, valorizando as percepções de discentes e docentes sobre o processo de internacionalização, por meio de observações de aulas, questionários e entrevistas. Adotaremos uma perspectiva pós-colonial para a elaboração dos instrumentos de pesquisa e das análises, privilegiando questões relacionadas ao papel da língua inglesa em processos de internacionalização.
    • Nome do projeto: debaRtendo: desobediência, (r)existência e esperança para pronunciar o mundo (2020 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: JORDÃO, C. M. , JUCA, L. , FIOROT, L. F. O. , SILVA, S. B. .
      Descrição: Programa no youtube para popularização dos conhecimentos e perspectivas da linguística aplicada feita no Brasil. Objetiva levar a academia para o público leigo e trazer para a reflexão acadêmica questões do cotidiano que não costumam fazer parte do pensamento científico na área.
    • Nome do projeto: Por uma Internacionalização Crítica do Ensino Superior (2020 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: JORDÃO, C. M. , MARTINEZ, J. Z. , DINIZ DE FIGUEIREDO, E. H. , SILVA, N. S. M. , FIORESE, J. .
      Descrição: O presente projeto de pesquisa dá continuidade a uma pesquisa anterior, que envolveu docentes e discentes de programas de pós-graduação de uma IES pública no Sul do Brasil. Agora, a pesquisa acontecerá junto a administradores responsáveis pela elaboração e implementação de políticas educacionais e linguísticas em IES públicas brasileiras. A ação principal será conhecer e analisar as práticas institucionais privilegiadas pelos responsáveis institucionais por políticas de internacionalização de programas de pós-graduação, a fim de pensar sobre alternativas para a práxis da internacionalização das universidades no Brasil. A metodologia adotada será a realização de entrevistas com voluntários, presencialmente ou a distância, buscando conhecer as perspectivas sobre o processo de internacionalização dos encarregados em posição administrativa interna nas IES participantes. Suas perspectivas serão então analisadas à luz do pensamento crítico voltado à decolonialidade, esta última concebida de forma integrada às epistemologias do sul.
    • Nome do projeto: Decolonialidade em Inglês como Língua Franca: uma praxiologia em versão brasileira (2023 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: JORDÃO, C. M. , SCHMICHEK, J. V. , PETERS, I. , NADALINE, M. , SILVA, M. C. L. .
      Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar os rumos que a língua inglesa tem tomado no Brasil, especialmente na formação inicial e continuada de professores na interface entre estudos de inglês como língua franca (ILF) e decolonialidade. Para tanto, busca responder as seguintes perguntas: 1) Quais são os principais elementos caracterizadores da interface entre decolonialidade e ILF? 2) Como a decolonialidade e ILF, enquanto perspectivas teóricas, são experienciadas pelos docentes participantes da pesquisa? a) Como os participantes percebem os principais desafios e potenciais dessas perspectivas em suas práticas de sala de aula e de pesquisa? b) Os participantes percebem uma interface entre essas perspectivas? Se sim, quais são os principais elementos que a constituem, segundo eles? Para responder a tais questões, a pesquisa tem os seguintes objetivos específicos: 1) Caracterizar a interface entre decolonialidade e ILF, apontando suas dimensões e elementos principais 2) Verificar como os docentes participantes, licenciandos e professores de língua inglesa no ensino superior, afirmam entender e experienciar ILF e decolonialidade em suas práticas profissionais A pesquisa que aqui se delineia trata de aprofundar a leitura de textos publicados nas últimas duas décadas no Brasil sobre decolonialidade relacionada à translinguagem e ILF, e desenvolver uma pesquisa de campo com docentes de inglês, dentre eles formadores de professores de inglês (tanto na formação inicial quanto continuada). Inicialmente inspirado por uma pesquisa em andamento com docentes colombianos de inglês e as práticas de pesquisa que consideram decoloniais (Carlo Granado Beltrán, Institución Universitaria Colombo Americana ÚNICA, em correspondência pessoal), este projeto replica tal pesquisa parcialmente (em colaboração consentida com seu autor) e expande seu objetivo inicial de investigar as percepções e vivências dos docentes sobre o fazer pesquisa de modo decolonial, para incluir as vivências dos participantes em geral com perspectivas decoloniais (não apenas na pesquisa, mas principalmente em sua prática docente), bem como suas práticas em relação à translinguagem e ILF. Nosso propósito, meu e do pesquisador colombiano, é cotejarmos os resultados concernentes às percepções sobre decolonialidade e ensino-aprendizagem de inglês em nossos respectivos países, sendo que as questões concernentes à translinguagem e língua franca serão também investigadas na Colômbia num futuro próximo. Desse modo, teremos duas pesquisas em moldes semelhantes acontecendo simultaneamente nesses dois países sul-americanos.
    • Nome do projeto: Mudando concepções: uma experiência com formação de professores à distância (2002 - 2006
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: JORDÃO, C. M. , FELIX, J. , ANDREOTTI, V. .
      Descrição: Esta pesquisa é um estudo que envolve o acompanhamento e a avaliação do componente de leitura do curso Internet English 1, um curso a distância elaborado e ministrado pelos próprios participantes da pesquisa (que serão tutores do curso) e oferecido pela SEED aos professores de inglês da rede estadual no período de junho a outubro de 2002. OBJETIVOS GERAIS 1. Possibilitar a re-elaboração de conceitos visando a mudança de atitude educacional através de leituras reflexivas. 2. Mapear o processo de mudança de atitude dos professores participantes. 3. Avaliar a validade da sistemática escolhida para atingir os objetivos 1 e 2. ESPECÍFICOS 4. Verificar a atitude educacional inicial vigente entre os professores de inglês como língua estrangeira participantes do curso à distância Internet English, da Secretaria de Educação do Paraná, edição 2002. 5. Identificar os pontos de ?aporia? (Derrida) mais significativos no processo reflexivo de mudança de atitude dos professores participantes.
    • Nome do projeto: Learning About Others, Learning About Ourselves (2004 - 2007
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: JORDÃO, C. M. , ANDREOTTI, V. , MENEZES DE SOUZA, L.T. .
      Descrição: Elaboração e testagem, em diferentes contextos, de uma metodologia para o desenvolvimento de perspectivas críticas de leitura (da palavra e do mundo). Trabalho de pesquisa colaborativo envolvendo um grupo internacional de pesquisadores do Brasil, Índia, Havaí, Hong Kong, Nova Zelândia, Inglaterra e Israel, dentre outros, para experimentação da metodologia e análise dos resultados obtidos.
    • Nome do projeto: Building South-North Dialogue on Globalization Research (2008 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: JORDÃO, C. M. , FOGACA, F. .
      Descrição: Estudar as formações discursivas sobre globalização que têm sido produzidas na academia brasileira, bem como investigar as relações entre linguagem e poder de forma transdisciplinar, partindo de um mapeamento das pesquisas sobre globalização em universidades brasileiras, estudo a ser posteriormente cotejado com estudos semelhantes em países representados no grupo de estudos internacional da Universidade de McMaster. Através de uma análise dos diferentes aspectos sobre globalização e o enfoque dado a eles nos diferentes países, em campos diversos do conhecimento acadêmico, objetivamos construir entendimentos mais abrangentes de como uma determinada formação discursiva (neste caso aquela entendida sob o termo ?globalização?) se estabelece e diferencia (ou não) em diferentes culturas no mundo contemporâneo. A presente pesquisa se propõe a realizar tal estudo tendo como linha mestra mapear os elementos principais recorrentes em estudos sobre globalização nas várias áreas do saber acadêmico. Com isso poderemos entender melhor as maneiras como são representadas diferentes pessoas, culturas e agrupamentos sociais em diferentes discursos acadêmicos, assim como o impacto que tais representações têm nas maneiras como cada nação e cada área do conhecimento se constrói, constrói os outros e o mundo e, principalmente, seu impacto nas maneiras como tais representações cruzam ou não cruzam fronteiras, como elas são enfatizadas ou silenciadas internacionalmente.
    • Nome do projeto: Inglês como Língua Internacional numa Abordagem por Letramento Crítico (2013 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: JORDÃO, C. M. , MARQUES, A. N. , PAIVA, R. C. , ATAIDE, D. P. , SILVA, J. E. .
      Descrição: Esta pesquisa teve uma primeira parte desenvolvida em forma de pesquisa bibliográfica realizada no Canadá sobre teorias em torno da globalização e ensino de línguas, bem como sua interface com teorias de letramentos, especialmente letramento crítico e novos letramentos. O objetivo principal desta etapa no exterior, desenvolvida como um estágio sênior pela coordenadora do projeto, foi realizar um estudo teórico aprofundado destes temas, com a finalidade de contribuir para o estado da arte nesta área. Esta fase servirá de base para um trabalho posterior, no retorno ao Brasil, voltado à educação de professores de inglês como língua internacional em formação inicial e continuada.
    • Nome do projeto: Ética na Internacionalização do Ensino Superior em Tempos de Crises Globais (2014 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: JORDÃO, C. M. , ANDREOTTI, V. , MARTINEZ, J. Z. , BRUZ, I. M. , MENEZES DE SOUZA, L.T. .
      Descrição: Essa pesquisa se propõe a examinar maneiras pelas quais diferenças epistêmicas, letramento transnacional e noções de cidadania global e de responsabilidade social são construídos em processos de internacionalização do Ensino Superior, incluindo políticas oficiais bem como percepções de docentes, estudantes e administradores engajados em processos de internacionalização. A equipe de pesquisa conta com 15 docentes de ensino superior de 19 universidades em quatro continentes: América do Sul e do Norte (Universidades de São Paulo, Federal do Paraná, Alberta, Toronto, Manitoba, Saskatchewan, Bishop, British Columbia, Texas-San Antonio e Wisconsin-Madison), Europa (Universidades de Oulu, Stockholm, Stirling, Ireland, London), África (Universidade de Cape Town) e Oceania (Universidade de Auckland, Massey e Te Wananga o Aotearoa). Os pesquisadores formam uma equipe multi-disciplinar, envolvendo as áreas de ciência educacional, formação de professores, linguística, filosofia, administração, geografia, sociologia, development studies, estudos indígenas e teoria política. O projeto é sediado e financiado pela Universidade de Oulu, na Finlândia, onde é coordenado pelo grupo de pesquisa Education, Ethics, Diversity and Globalization (EDGE). A abordagem metodológica adotada lança mão de métodos quantitativos e qualitativos para mapear tendências em relação a valores, pré-disposições e atitudes relacionados a processos de internacionalização que envolvem relações institucionais entre estudantes, corpo docente e administração do ensino superior, bem como estruturas curriculares e colaborações interinstitucionais. Os dados serão coletados mediante questionários com alunos e entrevistas individuais com docentes e administradores de 3 áreas distintas: no caso das universidades brasileiras, os cursos selecionados são Letras, Engenharia Mecânica e Pedagogia. A abordagem analítica, baseada em estudos de caso, combinará análise documental e entrevistas de foma etnográfica. Um dos principais desdobramentos da pesquisa será a criação de um banco de dados internacional na área de ética na internacionalização do Ensino Superior, sediado na Finlândia mas de acesso livre aos pesquisadores da equipe.
    • Nome do projeto: O Impacto da Seletividade de Pesquisas na Identidade Acadêmica, na Prática Acadêmica e no Conhecimento (2019 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: JORDÃO, C. M. , WARREN, S. , TSATSARONI, A. , VOGOPOULOU, A. , ZGAGA, P. , STARNAWSKI, M. .
      Descrição: Esta pesquisa, de caráter internacional, reúne pesquisadores de diferentes países em torno de seus objetivos principais, quer sejam: identificar semelhanças e diferenças quanto ao impacto da seletividade em pesquisas nos diferentes países participantes; identificar quadros conceituais e metodologias para examinar os impactos específicos nas práticas acadêmicas e identidades, bem como construir uma metodologia para o diálogo entre tais variações linguísticas e epistemológicas, contribuindo assim para uma ecologia de pesquisa mais ampla; oferecer recomendações gerais e específicas, baseadas em pesquisas sistemáticas, relativas aos diferentes sistemas e tradições de pesquisa, considerando as conjunturas e necessidades locais. Com isso, espera-se poder também desenvolver práticas colaborativas alternativas que valorizem as tradições epistemológicas locais e suas práticas disciplinares, suas linguagens e especificidades, e ao mesmo tempo engajar-se significativamente com os movimentos contemporâneos de internacionalização de resultados de pesquisa. Nesse sentido, as ações do grupo de pesquisa visam encorajar o desenvolvimento de projetos locais baseados nas práticas colaborativas do grupo, ao mesmo tempo em que se desenvolve um conjunto de perguntas de pesquisa e plano de trabalho comum ao projeto internacional a ser utillizado para mais pesquisas no futuro. Pretendemos ainda construir estratégias de disseminação e recomendação de políticas e pesquisas que podem vir a incluir documentos orientadores a políticas locais e internacionais de governos e instituições, a publicação de uma edição especial de revista internacional ou uma proposta de publicação em livro.
    • JORDÃO, C. M. ; VERONELLI, G. ; NIETO, C. H. G. . Decoloniality in ELT: the South writes back. 2022 - Organização de número especial de revista
    • Graduacao:
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade Federal do Paraná
        Ano de conclusão: 1985
    • Mestrado:
      • Nome da Instituição: Universidade Federal do Paraná
        Ano de conclusão: 1991
      • Nome da Instituição: Universidade Federal do Paraná
        Ano de conclusão: 1991
    • Doutorado:
      • Curso: Estudos Linguísticos e Literários em Inglês
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2001
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: York University
        Ano de conclusão: 2014
      • Nome da Instituição: University of Manitoba
        Ano de conclusão: 2008
    • Centro de Estudos da Língua Inglesa Liberty:
      • Tipo de vínculo: Livre (1987 - 1991 ).
        Outras informações: regime de trabalho CLT
        Outras informações: Professora efetiva
    • Universidade Estadual de Londrina:
      • Tipo de vínculo: Livre (1991 - 1994 ).
        Outras informações: professor assistente
    • Universidade Federal do Paraná:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
    • Oxford Brookes University:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2005 - 2006 ).
        Outras informações: Esta pesquisa envolve pesquisadores do Canadá, EUA, Inglaterra, China, Israel, Índia e Havaí, no desenvolvimento e testagem da metodologia de questionamento conceitual em espaços educacionais formais.
        Outras informações: Pesquisadora colaboradora
    • Revista X:
      • Tipo de vínculo: Livre (2005 - Atual ).
    • Critical Literacy: theory and practice:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - Atual ).
        Outras informações: Periodico ligado ao projeto "Through Other Eyes", ambos hospedados pelo Centre for Social and Global Justice da Universidade de Nottingham.
    • Acta Scientiarum (UEM):
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - Atual ).
        Outras informações: A convite do Prof. Thomas Bonnicci, passei a integrar o comitê consultivo da Revista Acta Scientiarum, da Universidade Estadual de Maringá, sem prazo para desligamento.
    • McMaster University:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - 2008 ).
        Outras informações: Integro um grupo de pesquisa internacional e multidisciplinar coordenado pelo Prof. William Coleman. Os estudos do grupo giram em torno dos impactos da globalização e suas práticas tanto econômicas e políticas quanto culturais e sociais.
        Outras informações: Pesquisadora colaboradora
    • University of Manitoba:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2019 ).
        Outras informações: Membro do grupo de pesquisa "Critical Literacies" do Centre of Globalization and Cultural Studies, do Departamento de Inglês da Faculdade de Artes da Universidade de Manitoba, Canadá.
        Outras informações: Pesquisadora visitante
    • Acta Scientiarum (UEM):
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - Atual ).
        Outras informações: ISSN 1983-4675 (papel) e 1983-4683 (on-line)
    • Globalisation, Societies and Education:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - Atual ).
    • Revista X (Online):
      • Tipo de vínculo: Livre (2004 - Atual ).
    • Olhar de Professor (UEPG):
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - Atual ).
    • Revista Letras (Curitiba):
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - Atual ).
    • Signum. Estudos de Linguagem:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - Atual ).
    • York University:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2013 - 2014 ).
        Outras informações: Pesquisadora visitante
    • University of Oulu:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2013 - 2015 ).
        Outras informações: Pesquisadora colaboradora
    • Calidoscopio (UNISINOS):
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - Atual ).
    • Revista Brasileira de Linguística Aplicada:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - Atual ).
    • Critical Literacy:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - Atual ).
    • National University of Ireland Galway:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - 2017 ).
        Outras informações: Pesquisadora
    • Árboles y Rizomas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - Atual ).
        Outras informações: Árboles y Rizomas é uma revista de Estudios Lingüísticos e Literários do Departamento de Lingüística e Literatura da Universidad de Santiago de Chile http://linguisticayliteratura.usach.cl/arboles-y-rizomas
    • Applied Linguistics:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
    • Revista Brasileira de Linguística Aplicada:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
    • Trabalhos em Linguística Aplicada:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
    • MATICES EN LENGUAS EXTRANJERAS:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - Atual ).
    • Higher Education:
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - Atual ).