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Ana Clara Cerminaro

    • Pedagoga com especialização e aperfeiçoamento em Pedagogia Waldorf. Mestre em Geografia Física com ênfase nas relações solo relevo pela USP, bacharela e licenciada em Geografia na mesma instituição. Atuou com projetos de consultoria ambiental e como professora na área de meio ambiente no ensino universitário e na área de geografia no ensino fundamental (ciclo II). Atua na produção de conteúdos digitais para o ensino superior nas áreas de educação e meio ambiente e é Professora de Classe Regente no 2º ano do Ensino Fundamental na Escola Waldorf Moara, localizada em Brasília- DF.

       

      Links:    

    • Participação no Grupo de Educação em Solos, Geografia-USP, sob coordenação da Profa. Dra. Déborah de Oliveira (DG/USP).
    • Participação no Grupo de Estudos em Geografia Física, vinculado ao Laboratório de Geomorfologia do Departamento de Geografia, FFLCH/USP.
    • OLIVEIRA, D. ; MANGANOTTE, M. B. ; MACHADO, A. R. ; CERMINARO, A. C. ; SILVEIRA, L. A. ; PATUCCI, N.N. . João Torrão: um pedacinho de solo. São Paulo : Universidade de São Paulo, 2021 . 55p. ISBN: 9788575063.
    • CERMINARO, A. C. ; OLIVEIRA, D. . Relações solo-relevo através da Compartimentação Geomorfológica da Bacia Hidrográfica do Ribeirão Feijão, nos municípios de São Carlos, Analândia e Itirapina no Estado de São Paulo-BR: ordenações de unidades para uso e ocupação adequados Revista Brasileira de Geografia Física , v. v.08 , p. 352 - 364 , 2015. ISSN: 19842295.
    • Nome do projeto: Educação em solos na escola básica (2010 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CERMINARO, A. C. , OLIVEIRA, D. , PATUCCI, N.N. , MANGANOTTE, M. B. , MACHADO, A. R. , SILVEIRA, L. A. .
      Descrição: O projeto tem como objetivo o estudo e desenvolvimento de materiais didáticos em solos. Integra alunos de graduação em Geografia com bolsa Ensinar com Pesquisa e Aprender com Cultura e Extensão da USP. Projeto em parceria com o Projeto Solo na Escola da ESALQ-USP,sob coordenação do Prof. Dr. Antonio Carlos de Azevedo, com o Projeto Solo na Escola da UFPR, sob sub-coordenação do Prof. Dr. Marcelo Ricardo de Lima e com o Museu de Ciências da Terra da UFV, sob coordenação da Profa. Dra. Cristine Carole Müggler..
    • Nome do projeto: Educação em solos na escola básica (2011 - 2016
      Natureza: Extensao
      Integrantes: CERMINARO, A. C. , OLIVEIRA, D. , PATUCCI, N.N. , MANGANOTTE, M. B. , MACHADO, A. R. , SILVEIRA, L. A. , MONTEIRO, R. R. .
      Descrição: As iniciativas de pesquisa e difusão sobre solos no âmbito do ensino fundamental e secundário estão vinculadas à Sociedade Brasileira de Ciência do Solo- SBCS, onde a Comissão de SOLOS, AMBIENTE E SOCIEDADE, em sua subdivisão Comissão 4.1. Educação em solos e percepção pública do solo ampara a iniciativa de pesquisas e extensão de seus associados desenvolvidos em universidades estaduais e federais de todo território nacional. Tendo como parceria oficial o projeto ?Solos da Escola? ? da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, ESALQ- USP, o objetivo geral do projeto é promover, aos professores, estudantes do ensino fundamental, médio e superior, pesquisadores e ao público em geral, a conscientização de que o solo é um componente do ambiente natural que deve ser preservado, conhecido e valorizado tendo em vista sua importância para a manutenção dos ecossistemas e sobrevivência dos organismos que dele dependem. O Grupo de Educação em Solos Geografia - USP têm como objetivo a produção de pesquisas, materiais e experimentos que possam ser utilizados como suporte a divulgação da educação em solos. Vinculado ao Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo, sob iniciativa da Profa. Dra. Déborah de Oliveira, as atividades do projeto iniciaram-se em 2009, através de pesquisas de iniciação científica financiados pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo. O grupo conta hoje com dez alunos bolsistas e voluntários de graduação e pós-graduação. No momento, as atividades concentram-se na finalização da elaboração de um livro paradidático destinando à educação em solos para o ciclo I do Ensino Fundamental. Também trabalhamos na organização das atividades do espaço que será a sede física do projeto ?Solo na Escola? o CIENTEC- Centro de Ciências e Tecnologia da USP, e ainda desenvolvemos novos projetos para captação de recursos e divulgação através de trabalhos científicos nossas atividades.
    • Nome do projeto: rojeto Financiado Fapesp - Processo 2010/51233-7 - Recuperação de áreas degradadas de mineração associando técnicas de bioengenharia de solos com geração e manutenção de serviços ambientais (2012 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CERMINARO, A. C. , GALLARDO, A.L.C.F. , SOLERA, M.L. , BRAGA, T.de O. , SOUZA, C.A. , ROMAGNANDO, L.F.T., di. , CARNESECA, M.H. , CAMPOS, S.J.A.M. .
      Descrição: presenta-se um projeto de pesquisa a ser desenvolvido sob coordenação do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) em atendimento à Chamada de Proposta de Pesquisa nº 1/2010 FAPEMIG/FAPESP/FAPESPA/VALE S.A., na modalidade individual nas macro-áreas de mineração e biodiversidade. A proposição da pesquisa tem como motivação técnica a ocorrência de extensas áreas com ambientais associados à mineração de agregados que alteram a paisagem, promovem perda de idade e modificam a dinâmica dos processos de dinâmica superficial e de circulação das águas superficiais, causando significativos impactos ambientais. Realizar a recuperação adequada dessas áreas, garantindo a manutenção dos serviços ambientais afetados consiste em desafio atual e relevante. O entendimento e a solução do problema devem ser subsidiados pela integração de áreas tecnológicas diversas. A insuficiência de estudos detalhados e aplicados de técnicas de bioengenharia de solos na recuperação de áreas degradadas que associem serviços ambientais a atividades minerárias demonstram a existência de lacunas no conhecimento, cujo desenvolvimento permite gerar inovação e disseminação. O projeto tem como objetivo geral desenvolver um modelo com base em técnicas de bioengenharia , que melhor contribua com a manutenção de serviços ambientais, na recuperação de áreas degradadas por mineração de agregados. Para tanto está prevista a identificação, análise, seleção e aprimoramento de técnicas de bioengenharia de solos passíveis de serem aplicadas neste contexto, bem como o desenvolvimento de indicadores ambientais e parâmetros de avaliação de serviços ambientais que também serão valorados. A pesquisa, além de vasta revisão do estado da arte atual da bioengenharia e da recuperação de áreas degradadas, será realizada por meio de experimento de campo, de longo prazo de acompanhamento avaliação contínua. O desempenho ambiental do modelo implantado quanto aos serviços ambientais, considerando os indicadores e parâmetros desen.
    • SANTOS, A. H. B. ; CERMINARO, A. C. ; PATUCCI, N.N. . Introdução ao Estudo de Solos. 2014 - Curso de curta duração/extensão
    • Graduacao:
      • Curso: Licenciatura Plena em Pedagogia
        Nome da Instituição: Faculdade de Conchas
        Título: "A PRONTIDÃO PARA A ALFABETIZAÇÃO: COMPARATIVOS ENTRE A PEDAGOGIA WALDORF E O ENSINO PÚBLICO ESTADUAL"
        Ano de conclusão: 2018
      • Curso: Licenciatura em Geografia
        Nome da Instituição: Faculdade de Educação, USP
        Ano de conclusão: 2014
      • Curso: Geografia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: As relações solo-relevo através da Compartimentação Morfopedológica da bacia hidrográfica do Ribeirão Feijão nos municípios de São Carlos, Analândia e Itirapina no Estado de São Paulo-BR
        Ano de conclusão: 2013
    • Mestrado:
      • Curso: Geografia (Geografia Física)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2016
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2013 ).
        Outras informações: Estagiária no Laboratório de Recursos Hídricos e Avaliação Geoambiental (LABGEO) do Centro de Tecnologias Energéticas e Ambientais -CETAE/IPT.
        Outras informações: Estagiário
    • Reenvolta Socioambiental:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2018 ).
        Outras informações: membro cooperado
    • Faculdade Católica Paulista:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2016 - 2017 ).
        Outras informações: Professora no curso de Engenharia Civil, disciplina Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil.
        Outras informações: Professor
    • Escola Livre de Botucatu:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2018 - 2021 ).
        Outras informações: Professora Regente de Classe, do 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental.
        Outras informações: Professora de Ensino Fundamental
    • Escola Waldorf Moara:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2022 - Atual ).
        Outras informações: Professor Regente de Classe
    • CAACATU - Engenharia, Soluções Ambientais e Agroflorestais Ltda.:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - 2019 ).
        Outras informações: Pesquisadora no projeto de Atualização do Plano Diretor Ambiental e Implementação de um Sistema WebGISde Gestão Ambiental do Município de São Roque, SP.
        Outras informações: Pesquisadora nível 1
    • Colégio Liceu Arcanjos:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2017 - 2018 ).
        Outras informações: 6º ao 9º ano
        Outras informações: Professora de Geografia do Ensino Fundamental