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Paulo Borges de Santana Junior

    • Professor do Colegiado de Filosofia da Universidade Estadual do Paraná (Unespar-União da Vitória). Doutor em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/USP, 2022), tese realizada junto com um estágio de pesquisa no exterior, vinculado ao grupo NoSoPhi da Universidade Paris I (Panthéon-Sorbonne, ano letivo 2018-19). Mestre em filosofia (FFLCH/USP, 2015); Bacharel e Licenciado em filosofia (FFLCH/USP, 2011-2012). Dedica-se desde o mestrado a uma interpretação sistemática da filosofia kantiana com um foco na noção de crítica. Mais recentemente, interessa-se pelas temáticas da área de Ensino de Filosofia e de Filosofia da Educação.

       

      Links:    

    • Filosofia kantiana
    • Ensino de Filosofia
    • Filosofia da Educação
    • História da Filosofia Moderna
    • BORGES, P.S.JR . Móbil e sentimento moral no horizonte transcendental Revista Eletrônica Espaço Acadêmico (Online) , v. 23 , p. 18 - 26 , 2024. ISSN: 15196186.
    • BORGES, P.S.JR . As acepções de crítica no Kant pré-crítico TRANS/FORM/AÇÃO (UNESP. MARÍLIA. ON LINE) , v. 47 , p. 1 - 17 , 2024. ISSN: 1980539X.
    • SANTANA JÚNIOR, PAULO BORGES DE . A FONTE COMUM E A FONTE EXCEPCIONAL DA MORAL EM BERGSON KÍNESIS (MARÍLIA) , v. 14 , p. 372 - 394 , 2022. ISSN: 19848900.
    • BORGES, PAULO SANTANA JÚNIOR . Os dois lados do limite da crítica: por que o númeno faz parte da analítica? GRIOT , v. 22 , p. 34 - 48 , 2022. ISSN: 21781036.
    • BORGES, P.S.JR . A possibilidade moral da ação e a vantagem das categorias da liberdade Studia Kantiana , v. 19 , p. 65 - , 2023. ISSN: 23177462.
    • BORGES, P.S.JR . A crítica na república das letras: os limites da polêmica no mundo erudito segundo baillet e bayle CADERNOS ESPINOSANOS (USP) , v. , p. 161 - 189 , 2021. ISSN: 24479012.
    • BORGES, P.S.JR . A autonomia do campo estético e suas relações com o campo moral segundo Schiller. Ressonâncias filosóficas, v. II, p. 13 - 26, 2018.
    • BORGES, P.S.JR . Sumo bem: a questão teleológica da vontade moral finita. In: VII Congresso da Sociedade Kant Brasileira , 2024 , Campinas. Kant 300 anos: Heranças e perspectivas. : , 2024.
    • BORGES, P.S.JR . A Equivocidade do Estético e a Espontaneidade do Prazer Puro segundo a Crítica da Faculdade de Julgar. In: I Encontro de Estética Moderna , 2023 , São Paulo. Anais do I Encontro de Estética Moderna. São Paulo : FFLCH/USP, 2022. p. 19 - 29.
    • BORGES, P.S.JR . A moral versus o mundo. O problema de uma apresentação adequada à moral. In: XV Encontro Nacional da Anpof , 2012 , Curitiba. anais de resumos do XV ENCONTRO NACIONAL DE FILOSOFIA DA ANPOF. : , 2012.
    • BORGES, P.S.JR . O pensamento livre tem algum poder? A relação entre liberdade e obediência à luz de Kant. In: IV Colóquio Nacional de Ética e Filosofia política da UFS , 2018 , São Cristóvão. A democracia em questão. São Cristóvão-SE : , 2018. p. 167 - 169.
    • BORGES, P.S.JR . Kant e a irônica escolha da Filosofia: liberdade ou poder?. In: I Congresso Internacional Rousseau x Kant , 2018 , São Luís-MA. I Congresso Internacional Rousseau x Kant. São Luís-MA : EDUFMA, 2018. p. 101 - 101.
    • BORGES, P.S.JR . Os dois lados de um limite para razão. In: IV Encontro de Pós- Graduação em Filosofia da USP. , 2019 , São Paulo-SP. Impasses da Racionalidade. São Paulo : FFLCH/USP, 2019. p. 320 - 322.
    • BORGES, P.S.JR . A passagem do direito formal ao seu exercício no Mundo. In: XVII Congresso Interamericano de Filosofia , 2013 , Salvador. XVII Congresso da Sociedade Interamericana de Filosofia: Livro de Resumos. Salvador, BA : Quarteto, 2013.
    • BORGES, P.S.JR . Parecer de artigo científico à 'Revista Paranaense de Filosofia' (ISSN: 2763-9657). 2023 (Parecer)
    • BORGES, P.S.JR . Parecer de artigo científico à 'Pensando - Revista de Filosofia' (ISSN 2178-843X). 2023 (Parecer)
    • BORGES, P.S.JR . Sumo bem: a questão teleológica da vontade moral finita. 2024 (Comunicacao)
    • BORGES, P.S.JR . A doutrina do Direito como alargamento da filosofia prática pura. 2023 (Comunicacao)
    • BORGES, P.S.JR . A inofensividade da liberdade de pensamento: Kant e o postulado da obediência. 2022 (Comunicacao)
    • BORGES, P.S.JR . A equivocidade do estético e a espontaneidade do prazer puro segundo a KU. 2022 (Comunicacao)
    • BORGES, P.S.JR . A crítica na República das Letras: Os limites da polêmica no mundo erudito segundo Pierre Bayle. 2021 (Comunicacao)
    • BORGES, P.S.JR . Filosofia Primeira: definir ou não definir. 2011 (Simposio)
    • BORGES, P.S.JR . Um problema chamado Protágoras. 2010 (Simposio)
    • BORGES, P.S.JR . O que é o esclarecimento à luz de Kant. 2020 (Conferência)
    • BORGES, P.S.JR . A marca histórica da modernidade em KrV e o sentido social de crítica. 2021 (Comunicacao)
    • BORGES, P.S.JR . Época da crítica? Reflexões sobre a disputa em torno da origem e do significado de crítica. 2019 (Comunicacao)
    • BORGES, P.S.JR . Limitação do conhecimento e alargamento negativo. 2019 (Comunicacao)
    • BORGES, P.S.JR . Os dois lados de um limite para razão. 2019 (Comunicacao)
    • BORGES, P.S.JR . Kant e a irônica escolha da Filosofia: liberdade ou poder?. 2018 (Comunicacao)
    • BORGES, P.S.JR . O negativo da crítica à luz do período pré-crítico. 2018 (Comunicacao)
    • BORGES, P.S.JR . O PENSAMENTO LIVRE TEM ALGUM PODER? A RELAÇÃO ENTRE LIBERDADE E OBEDIÊNCIA À LUZ DE KANT. 2018 (Comunicacao)
    • BORGES, P.S.JR . Móbile e sentimento moral no horizonte transcendental. 2017 (Comunicacao)
    • BORGES, P.S.JR . A autonomia do campo estético e suas relações com o campo moral segundo Schiller.. 2017 (Comunicacao)
    • BORGES, P.S.JR . A Crítica da razão prática e a anterioridade da lei moral em relação ao conceito de bom. 2014 (Congresso)
    • BORGES, P.S.JR . A passagem do direito formal ao seu exercício no mundo. 2013 (Congresso)
    • BORGES, P.S.JR . Kant e os obstáculos ao pensamento livre. 2013 (Seminário)
    • BORGES, P.S.JR . A moral versus o mundo: o problema de uma apresentação adequada à moral. 2012 (Simposio)
    • VIANA, K. C. B. ; MACHADO, C. J. ; SCHENA, V. A. ; LORSCHEIDER, C. A. ; BORGES, P.S.JR . I Mostra de Estágios Curriculares do Campus de União da Vitória. 2023 (Unespar (Universidade Estadual do Paraná)
  • Projetos de Pesquisa: 4
    • Nome do projeto: Filosofia, Educação, Linguagem e Pragmática (2016 - 2020
      Natureza: Outra
      Integrantes: BORGES, P.S.JR , GOTTSCHALK, C. M. C. .
      Descrição: Este grupo originou-se em 2004, como grupo de estudos com alunos de graduação e de pósgraduação da Faculdade de Educação da USP, sob a supervisão da Profª Dra. Cristiane Maria Cornelia Gottschalk, docente dos cursos de pedagogia e de licenciatura da FEUSP desde 2003, coordenadora da área de Filosofia e Educação (2010 a 2016) e atualmente coordenadora da área de pesquisa de Cultura, Filosofia e História da Educação no Programa de Pós-Graduação da FEUSP. Seus integrantes têm nos últimos anos participado de inúmeros eventos nacionais e internacionais nas áreas de filosofia da educação, ensino de ciências e de matemática, como também têm atuado em políticas educacionais do estado de São Paulo e em ONGs
    • Nome do projeto: Olimpíada de Filosofia da UNESPAR (2023 - 2023
      Natureza: Extensao
      Integrantes: BORGES, P.S.JR , COLETTO, M. G. C. , CRUZ, E. L. , STADLER, T. D. , COSTA, L. S. , ALMEIDA, A. C. S. , SILVA, D. S. , ZMIJEWSKI, M. A. .
      Descrição: As Olimpíadas de Filosofia da UNESPAR tem o objetivo de estimular o ensino e a prática da Filosofia por meio de metodologias e atividades lúdicas, artísticas e acadêmicas. O foco da proposição não está na competitividade, mas sim, em consonância com o sentido original da olimpíada grega, na busca pela excelência, pela superação de si junto ao outro e pelo sentido de comunidade e cooperação.
    • Nome do projeto: Cine-debate: reflexões e práticas educativas em cena (2023 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: BORGES, P.S.JR , CRUZ, E. L. , Santos, M. F. , Schroh, O. A. .
      Descrição: O projeto de extensão Cine-debate: reflexões e práticas educativas em cena, voltado aos estudantes da escola básica, professores, gestores e familiares, tem por objetivo fomentar o intercâmbio de ideias entre a universidade e a comunidade local no que diz respeito às questões fundamentais que atravessam a realidade das escolas brasileiras no presente. Por meio da exibição de filmes criteriosamente selecionados, visa-se estimular a conscientização e o debate crítico sobre as relações que constituem o universo escolar: relação professor-aluno, aluno-instituição, aluno-saber, aluno-sociedade. A exibição dos filmes, seguida de debates e/ou oficinas, almeja construir um ambiente horizontal de partilha e construção de conhecimentos. Deste modo, espera-se estimular um ambiente capaz de democratizar o acesso a obras culturais junto à comunidade, cultivar as virtudes do debate público e fornecer aos(às) atuais e futuros(as) professores(as) referências práticas e teóricas em vista de uma educação humanizada e emancipadora.
    • Nome do projeto: A criação kantiana de uma estética transcendental do Juízo (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BORGES, P.S.JR .
      Descrição: Na seção VIII da primeira introdução e na seção VII da introdução publicada de C3, a equivocidade do termo ?estético? ganha uma relevância transcendental que contrasta com a nota endereçada a Baumgarten, em que era considerada como imprecisão ou uma má apropriação germânica (C1 B35). Essa relevância, contudo ? como já comentaram Amoro (1998) e Wieland (2001) ?, requer que Kant evite utilizar o substantivo estética em prol da forma adjetiva. De nossa parte, explorando essa astúcia da argumentação kantiana, trataremos da mudança de critério que o autor opera acerca do que seria a natureza estética ou natureza lógica de uma representação; mudança, por sua vez, que reverbera uma apropriação peculiar de proposições de Meier ? Auszug aus der Vernunftlehre ? sobre uma concepção subjetiva do conhecimento prático (§ 221) e sobre os juízos não lógicos (§311). Se em C1, foi importante demarcar o campo estético segundo a origem das representações, em C3, porém, a qualidade estética diz respeito à referência da representação ao sujeito ou nas palavras de Kant: ?Aquilo que é meramente subjetivo na representação de um objeto, isto é, que estabelece a sua relação ao sujeito, e não ao objeto, é a sua natureza estética? (Ak. V, 188). Defenderemos que, através dessa nova definição, a natureza estética conseguirá superar a condição de uma modificação do estado do sujeito, cujo fundamento indicaria sempre uma receptividade da sensibilidade. Ao fazer do juízo de gosto um tema transcendental, o autor explicará o sentimento de prazer não mais por uma modificação ou afecção do estado do ânimo, e sim por uma ligação ocorrida imediatamente na apreensão, isto é, por um jogo livre das faculdades de conhecimento antes da intervenção de conceitos. Nosso objetivo será, numa sutil discordância com Dumouchel, reforçar como tal ligação aponta para uma atividade no campo estético analogamente comparável às espontaneidades do conhecimento teórico e da moral.
    • Graduacao:
      • Curso: Pedagogia
        Nome da Instituição: Universidade Metropolitana de Santos
        Ano de conclusão: 2020
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: A definição da Ciência Primeira e sua relação com a Dialética, a partir do Livro Γ da Metafísica de Aristóteles.
        Ano de conclusão: 2011
    • Mestrado:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2015
    • Doutorado:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2022
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Universidade Metropolitana de Santos:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2016 - 2017 ).
        Outras informações: Professor Mestre
    • Prefeitura do Município de Itupeva:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2017 ).
        Outras informações: Professor de Filosofia no Ensino Básico
    • Universidade Estadual do Paraná:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2022 - Atual ).
        Outras informações: Professor Colaborador