Eduardo Vilar Bonaldi
-
Artigos completos publicados em periódicos: 11
- BONALDI, E. V. . ENTRE O ?MÉRITO? E A ?VIRAÇÃO?: COMENTÁRIOS SOBRE O ?NÃO LUGAR? DOS VESTIBULANDOS POBRES NA ANÁLISE DE ADRIANO SENKEVICS E MARÍLIA DE CARVALHO EDUCAÇÃO EM REVISTA (ONLINE) , v. 39 , p. 1 - , 2023. ISSN: 19826621.
-
BONALDI, EDUARDO VILAR
.
VEJA E O CAMPO DAS REVISTAS SEMANAIS NO BRASIL: 1930-2000
VEJA AND THE BRAZILIAN FIELD OF WEEKLY MAGAZINES: 1930-2000 REVISTA PÓS-CIENCIAS SOCIAIS , v. 19 , p. 47 - , 2022. ISSN: 22369473. - BONALDI, E. V. ; DAVILA, A. P. F. . Apresentação - Dossiê 'Educação e Trabalho na Pandemia NORUS - NOVOS RUMOS SOCIOLÓGICOS , v. 8 , p. 3-7 - 7 , 2021. ISSN: 23181966.
- BONALDI, EDUARDO VILAR . Licenciados e licenciadas em Ciências Sociais na UFSC: Experiências, sentidos e trajetórias POLÍTICA & SOCIEDADE (IMPRESSO) , v. 18 , p. 147 - 186 , 2019. ISSN: 16774140.
- BONALDI, E. V. . ENTRE A ?AUTOELIMINAÇÃO? E O ENFRENTAMENTO INCERTO: disposições e dissonâncias frente ao ensino superior público POLÍTICA & TRABALHO (UFPB. IMPRESSO) , v. 1 , p. 246 - 265 , 2018. ISSN: 15175901.
- BONALDI, EDUARDO VILAR . Tentando -chegar lá-: as experiências de jovens de um cursinho popular Tempo Social , v. 30 , p. 259 - 282 , 2018. ISSN: 01032070.
- BONALDI, E. V. . O PEQUENO INVESTIDOR NA BOLSA BRASILEIRA Ascensão e queda de um agente econômico REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS SOCIAIS (ONLINE) , v. 33 , p. 1 - 19 , 2018. ISSN: 18069053.
- BONALDI, E. V. . 'Eu e meus amigos': capital social, estilos de vida e trajetórias educacionais Revista Política e Sociedade , v. 16 , p. 348 - 376 , 2018. ISSN: 21757984.
- BONALDI, EDUARDO VILAR . ARTICULANDO OS NÍVEIS MICRO E MACRO NA ANÁLISE DA COMUNICAÇÃO PEDAGÓGICA: A INTERAÇÃO FACE A FACE E SUA ESTRUTURAÇÃO SOCIAL EDUCAÇÃO EM REVISTA (ONLINE) , v. 31 , p. 281 - 307 , 2015. ISSN: 19826621.
- BONALDI, E. V. . Resenha: Karl Polanyi - A subsistência do homem e ensaios correlatos Tempo Social (USP. Impresso) , v. 26 , p. 287 - 291 , 2014. ISSN: 01032070.
- BONALDI, E. V. ; SILVA, E. B. . Gendered Habitus in Engineering: Experiences of Brazilian Students International Journal of Gender, Science and Technology , v. 6 , p. 144 - , 2014. ISSN: 20400748.
-
Capítulos publicados: 1
- BONALDI, E. V. . A MEIO CAMINHO DA UNIVERSIDADE... A INCLINAÇÃO AO ENSINO SUPERIOR SEM OS SEUS MEIOS ADEQUADOS. Entre crise e euforia: práticas e políticas educativas no Brasil e em Portugal, v. , p. 423 - 447, 2014.
-
Textos em jornais de notícias/revistas: 3
- BONALDI, E. V. . Sobre ?ataques? a museus e perspectivas para 2018 . socioeconomica.org , , 10 dez. 2017.
- BONALDI, EDUARDO VILAR . Quais dificuldades jovens de cursinhos populares enfrentam para entrar no ensino superior? . Nexo Jornal , , 02 fev. 2017.
- BONALDI, E. V. . "Fundos de pensão: A incerteza prolongada" . Sociologia, Ciência e Vida , São Paulo , 14 dez. 2007.
-
Trabalhos em Anais: 8
- BONALDI, EDUARDO VILAR . Mesa Redonda 6 - A expansão relativa do ensino superior público brasileiro: algumas de suas transformações, contradições e alcances. In: 41 Encontro Nacional da ANPOCS , 2017 , Caxambu, MG. 41 Encontro Nacional da ANPOCS. : , 2017.
- BONALDI, E. V. . De que forma o ?conservadorismo apolítico? reage quando desafiado? Notas sobre uma interação contenciosa peculiar.... In: 40° Encontro Nacional da ANPOCS , 2016 , Caxambu, MG. 40 Encontro Nacional da ANPOCS. : , 2016.
- BONALDI, E. V. . Sistemas e patrimônios de disposições: uma articulação complementar entre Bourdieu e Lahire. In: XXIX Congreso Latinoamericano de Sociología ALAS , 2013 , Santiago. Acta Científica XXIX Congreso Latinoamericano de Sociología ALAS. : , 2013.
- BONALDI, E. V. . Pensando um novo problema na sociologia da educação a partir da sociologia da cultura: o uso da Internet nas práticas de estudo de alunos de escolas públicas de São Paulo. In: XVI Congresso Brasileiro de Sociologia , 2013 , Salvador. Anais do XVI Congresso Brasileiro de Sociologia. : , 2013.
- BONALDI, E. V. . SOBRE O ?PRIVILÉGIO DOS PRIMOGÊNITOS? E AS DIFERENÇAS NAS TRAJETÓRIAS EDUCACIONAIS DE IRMÃOS. In: 37 Encontro Nacional da ANPED , 2015 , Florianópolis. Anais do 37 Encontro Nacional da ANPED. : , 2015.
- BONALDI, E. V. . De estudantes a militantes: a politização de jovens em um cursinho popular. In: 39 Encontro Anual da Anpocs , 2015 , Caxambu. Anais do 39 Encontro Anual da Anpocs. : , 2015.
- BONALDI, E. V. . A diversidade das instâncias de socialização juvenil e as múltiplas formas de 'ser jovem' em um cursinho popular na cidade de São Paulo. In: 38º Encontro anual da ANPOCS , 2014 , Caxambu. Anais do 38º Encontro Anual da Anpocs. : , 2014.
- BONALDI, E. V. . A constituição sociológica de um agente econômico singular. In: XV Encontro da Sociedade Brasileira de Sociologia , 2011 , Curitiba. Anais do XV Encontro da Sociedade Brasileira de Sociologia. : , 2011.
-
Outras Produções Bibliográficas: 3
- BONALDI, E. V. ; BARBOSA, R.J. ; GISI, B. ; Bernarva, C. ; Tanigutchi, G. . Entrevista com Arne Kalleberg. : , 2009 (Entrevista)
- BONALDI, E. V. ; FERREIRA, M. T. ; ROSATTI, C. G. . Uma crítica para o presente': entrevista com Luc Boltansk. : , 2014 (Entrevista)
- BONALDI, E. V. ; Bernava, C. ; GISI, B. ; BARBOSA, R.J. . ' Entrevista com Terry Shinn''. : , 2008 (Entrevista)
-
Apresentações de Trabalho: 7
- BONALDI, E. V. . 'Eu e meus amigos': capital social, estilos de vida e trajetórias educacionais. 2017 (Comunicacao)
- BONALDI, E. V. . A expansão do investimento acionário no Brasil. 2009 (Comunicacao)
- BONALDI, EDUARDO VILAR . A Financeirização da Burocracia Sindical: Uma revisão sobre os debates na Europa e no Brasil. 2007 (Comunicacao)
- BONALDI, E. V. . Class, Gender and Professions: some links between professionalization and social reproduction. 2014 (Congresso)
- BONALDI, E. V. . O investidor leigo e o mercado de ações: sobre a noção de um dinheiro especial, as associações com os jogos de azar e as primeiras representações sobre a crise financeira.. 2009 (Congresso)
- BONALDI, E. V. . Home-brokers in the expanding Brazilian stock market: regular issues and social diversity.. 2010 (Congresso)
- BONALDI, E. V. . A Bolsa de Valores como uma figuração específica de interdependências. 2009 (Comunicacao)
-
Programa de Rádio ou TV: 1
- BONALDI, EDUARDO VILAR ; ALMEIDA, A. M. F. ; NOGUEIRA, C. M. M. . MR 6- ANPOCS 2017 - A expansão relativa do ensino superior público brasileiro: algumas de suas transformações, contradições e alcances. 2017
-
Organização de eventos: 2
- BONALDI, E. V. ; ADELL, D.G. ; Cunha, M. ; RODRIGUES, I. J. ; Tanigutchi, G. . II Simpósio de pós-graduandos em sociologia da USP, Unicamp, UFScar, UFRJ e Unesp. 2009 (Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de São Paulo)
- RODRIGUES, I. J. ; BONALDI, E. V. ; Tanigutchi, G. ; Cunha, M. ; ADELL, D.G. ; OTA, N. . ' I Simpósio de Pós-Graduandos em sociologia USP, Unicamp e UFscar'. 2008 (Departamento de Sociologia - FFLCH - USP)
-
Desenvolvimento de material didático ou instrucional: 1
- BONALDI, E. V. . Curso de Sociologia - Cursinho Popular Salvador Allende. 2013 (Material didático)
-
Projetos de Pesquisa: 12
-
Nome do projeto: Os 'pequenos investidores' na bolsa brasileira: a construção social de um agente econômico (2003-2010) (2008
- 2010
Natureza: Pesquisa
Integrantes: BONALDI, E. V. .
Descrição: Abordando os contextos do vertiginoso crescimento do mercado acionário brasileiro (entre 2003 e 2008) e da crise financeira global (entre 2008 e 2010), a pesquisa buscou apreender a construção duplamente material e social da figura econômica dos ?pequenos investidores?, inicialmente leigos em finanças, em um mercado comumente representado por seu alto risco e complexidade técnica. Nesse sentido, o estudo foi capaz de tematizar três dimensões relevantes à construção social e material dessa figura econômica empreendida por instituições e agentes, ideal e materialmente interessados na ?popularização? do investimento acionário. Tais dimensões tematizadas pelo estudo são: (1) a elaboração e a difusão dos discursos de legitimação do investimento acionário, circulados pelas instituições e agentes interessados na ?popularização? dessa prática econômica durante o período abordado no estudo; (2) os dispositivos tecnológicos destinados a habilitar o acompanhamento do mercado e a tomada de decisões de investimento por parte dos ?pequenos investidores? e (3) os modos e estilos de operação e de cognição econômica recomendados a esses investidores pelo campo de iniciativas e de recursos educacionais que buscam ?formar? e ?educar? esses ?pequenos investidores?. -
Nome do projeto: Tentando chegar lá: As experiências de jovens em um cursinho popular (2012
- 2016
Natureza: Pesquisa
Integrantes: BONALDI, E. V. .
Descrição: Esse projeto articula um exercício de observação participante (conduzido em um "cursinho popular" no qual o pesquisador atuou como professor durante a pesquisa de campo) ao manejo de entrevistas em profundidade junto a estudantes da iniciativa, a alguns de seus pais ou mães, bem como junto aos demais professores e coordenadores da iniciativa. Desse modo, o estudo tematiza as dinâmicas e agenciamentos de socialização e de escolarização, bem como a operação das redes de relações entre esses jovens de camadas populares e urbanas, que os atraem a esses cursinhos populares. Ademais, a pesquisa também evidencia perfis e trajetórias distintas de tentativa de acesso ao ensino superior (ES) a partir da passagem desses jovens pela iniciativa referida. Pois, conforme discutido na pesquisa, após a passagem pelo cursinho, os estudantes que logram acessar o ES dividem-se, grosso modo, entre 1-) graduandos de universidades públicas em carreiras socialmente desprestigiadas, 2-) 'estudantes-trabalhadores' que financiam, total ou parcialmente, seus itinerários de educação superior através de uma dupla jornada de estudo e trabalho ou 3-) 'Prounistas', inseridos no sistema privado de ES, a partir de uma bolsa integral acessada via o 'Programa Universidade para Todos' (PROUNI). -
Nome do projeto: Após a licenciatura em Ciências Sociais na UFSC: trajetórias e e perfis de egressos (2017
- 2019
Natureza: Pesquisa
Integrantes: BONALDI, E. V. .
Descrição: Este projeto de pesquisa busca prever e organizar uma proposta coletiva de estudo qualitativo, a ser conduzida no âmbito do NEJUC, visando reconstruir as trajetórias a) sociais (compreendidas aqui como as origens e as trajetórias performadas pelos grupos familiares dos licenciados através do espaço social estratificado, sobretudo, em termos de volumes desiguais de capital econômico e cultural), b) escolares (origens e percursos que caracterizam diferentes trajetos dos licenciados pela educação básica) e c) acadêmicas (trajetórias pelo ensino superior que caracterizam sua passagem pelos itinerários formativos da licenciatura e/ou do bacharelado na carreira de Ciências Sociais da UFSC, que envolvem ou não o ingresso e passagem por outras carreiras em diferentes instituições de ensino superior [IES, doravante], nas condições de graduando em tempo integral ou de estudante-trabalhador. -
Nome do projeto: A formação social da classe média brasileira: identidades, estilos de vida e propensões político-ideológicas (2017
- 2020
Natureza: Pesquisa
Integrantes: BONALDI, E. V. , GARCIA, Humberto , MOREIRA, R. M. M. .
Descrição: Esse projeto articula um exercício de pesquisa documental à condução de entrevistas em profundidade com o intuito de, primeiro, acompanhar e reconstruir como noções sobre identidades, estilos de vida e propensões políticas são construídas e circuladas por um fonte documental amplamente consumida pelas classes médias brasileiras, isto é, a Revista VEJA, cujo acervo digital (de 1968 a 2016) constitui o objeto desse exercício de pesquisa documental. Ademais, como o projeto também se interessa em observar de que modos essas noções sobre classe média seriam (ou, eventualmente, não) incorporadas e expressas por indivíduos e famílias que tendem a reivindicar tal estatuto identitário, o projeto também abrange a realização de entrevistas em profundidade com indivíduos (inicialmente, nas cidades de São Paulo e de Florianópolis) selecionados a partir de inserções ocupacionais tipicamente associadas à identidade e aos estilos de vida de classe média de acordo com a literatura, nacional e internacional, especializada no tema. -
Nome do projeto: As potencialidades pedagógicas da sociologia da educação: discutindo estratégias de ensino no EM a partir de pesquisas recentes na área" (2017
- 2017
Natureza: Extensao
Integrantes: BONALDI, E. V. .
-
Nome do projeto: V ENCONTRO NACIONAL DOS PRÉ-UNIVERSITÁRIOS POPULARES (PUPs) (2017
- 2017
Natureza: Extensao
Integrantes: BONALDI, E. V. , SILVEIRA, L. F. , ROSA, E. A. .
-
Nome do projeto: Formação Continuada de Professores: problemas e desafios no 'chão' da sala de aula em Sociologia (2019
- 2019
Natureza: Extensao
Integrantes: BONALDI, E. V. , SCHULTZ, S. , VALVERDE, R. S. , SCIREA, L. B. .
Descrição: Oficinas de formação continuada de professores de Sociologia no ensino médio das redes pública e privada na cidade de Florianópolis, SC. -
Nome do projeto: "Iguais ou Diferentes?" Perfis e Trajetórias de universitários "cotistas" nas carreiras de Medicina e de Pedagogia da UFSC (2022
Atual)
Natureza: Pesquisa
Integrantes: BONALDI, E. V. , VIRICIMO, L. .
-
Nome do projeto: PIBID/UFSC - SOCIOLOGIA (2021-2022) (2021
- 2022
Natureza: Ensino
Integrantes: BONALDI, E. V. .
Descrição: Coordenador do subprojeto de Sociologia do PIBID-UFSC (2021-2022) -
Nome do projeto: Embaixadores e Embaixadoras das ações afirmativas na UFSC (2023
Atual)
Natureza: Extensao
Integrantes: BONALDI, E. V. , SILVA, B. W. M. , LIMA, E. S. , LIMA, S. Y. B. , SOUZA, T. C. F. .
Descrição: Difusão de informações e materiais sobre os Centros e cursos da UFSC, sobre seu vestibular e o ENEM, bem como sobre as ações afirmativas e políticas de permanências existentes na Universidade. -
Nome do projeto: PIBID, SOCIOLOGIA/UFSC: "Imaginação Sociológica no Ensino Medio" (2022
Atual)
Natureza: Extensao
Integrantes: BONALDI, E. V. , PHILIPPI, C. , COSME, A. C. , PINELLI, B. C. , MARTINS, H. S. , SANTOS, I. F. , DAY, J. M. , ZEMOR, R. F. F. , DOMINGOS, L. M. , CORREA, W. V. .
Descrição: Sob financiamento do Programa Institucional de Bolsas p/ Iniciação à Docência (PIBID) Capes, elaboramos coletivamente oito (8) atividades e aula, inicialmente apresentadas para o grupo (composto por mim, 12 bolsistas da licenciatura e duas professoras supervisoras do ensino médio) e, posteriormente, apresentado em turmas do ensino médio do EEB Júlio da Costa Neves, Florianópolis, SC -
Nome do projeto: O pensamento social brasileiro na sala de aula (2021
- 2021
Natureza: Extensao
Integrantes: BONALDI, E. V. .
Descrição: Programação de dez palestras (online) sobre autores/as do pensamento social brasileiro, ministrados para professores/as e licenciandos/as de Ciências Humanas, visando estimular a abordagem desses/as autores/as nas aulas de Humanidades do Ensino Médio.
-
Nome do projeto: Os 'pequenos investidores' na bolsa brasileira: a construção social de um agente econômico (2003-2010) (2008
- 2010
-
Formação Acadêmica: 3
-
Graduacao:
-
Curso: Ciências Sociais
Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
Ano de conclusão: 2008
-
Curso: Ciências Sociais
-
Mestrado:
-
Curso: Sociologia
Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
Ano de conclusão: 2010
-
Curso: Sociologia
-
Doutorado:
-
Curso: Sociologia
Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
Ano de conclusão: 2016
-
Curso: Sociologia
-
Graduacao:
-
Atuação Profissional: 13
-
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP:
- Tipo de vínculo: Livre ( - ).
- Tipo de vínculo: Livre ( - ).
-
Indaiauba Empreendimentos:
-
Tipo de vínculo: Celetista (2010 -
2011
).
Outras informações: Professor de Ensino Fundamental
-
Tipo de vínculo: Celetista (2010 -
2011
).
-
Plural (São Paulo. Online):
- Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2009 ).
-
Plural (São Paulo. Online):
- Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2009 ).
-
Ciências Sociais Unisinos:
- Tipo de vínculo: Livre (2016 - Atual ).
-
Centro de Filosofia e Humanidades da Universidade Federal de Santa Catarina:
-
Tipo de vínculo: Servidor_publico (2016 -
Atual
).
Outras informações: Professor Adjunto
-
Tipo de vínculo: Servidor_publico (2016 -
Atual
).
-
Tempo Social:
- Tipo de vínculo: Livre (2017 - Atual ).
-
REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS SOCIAIS (ONLINE):
- Tipo de vínculo: Livre (2017 - Atual ).
-
NORUS - NOVOS RUMOS SOCIOLÓGICOS:
- Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).
-
Cadernos de Campo:
- Tipo de vínculo: Livre (2022 - Atual ).
-
Revista Configurações - Uminho:
- Tipo de vínculo: Livre (2022 - Atual ).
-
Revista Eletrônica de Educação - UFSCar:
- Tipo de vínculo: Livre (2022 - Atual ).
-
EDUCAÇÃO EM REVISTA (ONLINE):
- Tipo de vínculo: Livre (2023 - Atual ).
-
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP: